O que há de Novo?
  • Novo tema VIP está disponível
    Visitante, um novo tema com fundo escuro agora está disponível para aqueles que contribuíram com doações ao fórum e têm o status VIP. Veja os detalhes aqui.


[Tópico Oficial] VestibulandOS 2019 - DICAS, ASSUNTOS, APOSTILAS, LIVROS, PROVAS, DÚVIDAS E ETC.

Maladino

Bam-bam-bam
Mensagens
6.318
Reações
7.566
Pontos
459
Paga quanto de mensalidade?
Meu cursinho é caro bagarai, é 24k por ano (É 1800 de mensalidade mais o material). Isso o curso específico pra medicina, o Extensivo lá é uns 15k+material por ano.

Eu só faço porque eu tenho bolsa de 95% pelo desempenho do ano passado no vestibular que eu (não)passei raspando. Infelizmente eu não tenho um carro popular por ano pra investir. =/

 


Polla el niño

Habitué da casa
Mensagens
333
Reações
210
Pontos
53
@Lulukalia como vc vai assinar o medcurso e só pagar depois de formada? Existe algum empréstimo estudantil para quem faz medicina? Ou no medcurso existe a opção de pagar só depois de ser formar?
 

Baneman

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
10.157
Reações
13.264
Pontos
553
Medcurso dá essa opção, até onde sei. Mas acho meio roubada, o mesmo vale pro Fies.
@Lulukalia como vc vai assinar o medcurso e só pagar depois de formada? Existe algum empréstimo estudantil para quem faz medicina? Ou no medcurso existe a opção de pagar só depois de ser formar?
Enviado de meu SM-G9600 usando o Tapatalk
 

Dr.Saber

Bam-bam-bam
Mensagens
3.048
Reações
4.588
Pontos
303
O foda é estudar uma porrada de matéria em física pra resolver míseras 15 questões na prova de CN no Enem
Pior que tudo que a gente estuda cai, pois tem questões que abordam dois ou três conteúdos simultâneos. É bem comum isso.

O ruim, como você disse, é que são poucas questões e por isso os assuntos são bem concentrados.
 
Ultima Edição:


Polla el niño

Habitué da casa
Mensagens
333
Reações
210
Pontos
53
Pior que tudo que a gente estuda cai, pois tem questões que abordam dois ou três conteúdos simultâneos. É bem comum isso.

O ruim, como você disse, é que são poucas questões e por isso os assuntos são bem concentrados.
É a unica saída, é tenso. Huahsuas. Mas no Enem as questões sempre tem mais de um conteúdo. As vezes acaba caindo tudo e a gente não percebe.
Mas a pergunta que não quer calar : É difícil tirar 700+ na prova? Quantos acertos em média pra conseguir essa proeza?
 

Dr.Saber

Bam-bam-bam
Mensagens
3.048
Reações
4.588
Pontos
303
Pessoal, por que as notas de corte no SISU subiram tanto de 2018 para 2019?
Chuto que seja por causa da nota de linguagens, esse ano a nota foi bem valorizada. Antigamente 30 acertos não dava 620 direito, mas em 2019 30 acertos valia 650 ou mais.
 

Polla el niño

Habitué da casa
Mensagens
333
Reações
210
Pontos
53
Chuto que seja por causa da nota de linguagens, esse ano a nota foi bem valorizada. Antigamente 30 acertos não dava 620 direito, mas em 2019 30 acertos valia 650 ou mais.
Mas na ufop por exemplo: Eles tem peso 2 em Linguagens (de 9 pesos) E a nota de corte pra medicina cota L2 tava 741 (no segundo semestre tava 721!!!!) e esse ano a nota de corte foi 767. Subiu muito, e nem teve segunda chamada
 

Dr.Saber

Bam-bam-bam
Mensagens
3.048
Reações
4.588
Pontos
303
Mesmo pra um cara que tem aversão a física e Química como eu?
Para tirar mais de 750 tem que acertar mais de 35 questões por área. Eu mesmo acertei uns 35 ~37 [nem lembro] em humanas e quase que não pego uns 720. É algo bem relativo, claro que se você acertar isso em ciências da natureza ou em matemática tu vai pegar mais de 780, isso no mínimo.

Com o tempo dá para pegar gosto nas materias, não tem para onde sair, o jeito é ir bem em tudo mesmo.

Mas no geral, você vai ter que acertar os 35 mesmo. Quanto mais, melhor.
 

Sr. Auditor

Bam-bam-bam
Mensagens
2.373
Reações
5.593
Pontos
303
A inscrição do Enem esse ano tá diferente, a Nanda podia passar o gabarito logo hue. E, salvo engano, já saia o numero de inscrição na hora. Esse ano mudaram.
 
Ultima Edição:

Bug_Secular

Bam-bam-bam
Mensagens
3.179
Reações
4.602
Pontos
303
A inscrição do Enem esse ano tá diferente, a Nanda podia passar o gabarito logo hue. E, salvo engano, já saia o numero de inscrição na hora. Esse ano mudaram.
Não curti. Tenho TOC e este novo layout me deixou confuso... não sei se estou realmente inscrito (apesar de aparecer um balao verde dizendo inscrição confirmada)

Mas se o TRI não for muito favorável? (o cara acertar muitas por chute)
Pode ocorrer, mas é raro. Os piores TRIs podem ocorrer pra quem acerta muito. Acertando 30 ~ 35 as chances são minimas. Mas acertando mais biologia, você terá uma vantagem maior.
 

Polla el niño

Habitué da casa
Mensagens
333
Reações
210
Pontos
53
Não curti. Tenho TOC e este novo layout me deixou confuso... não sei se estou realmente inscrito (apesar de aparecer um balao verde dizendo inscrição confirmada)
Vc tem toc msm?
Pode ocorrer, mas é raro. Os piores TRIs podem ocorrer pra quem acerta muito. Acertando 30 ~ 35 as chances são minimas. Mas acertando mais biologia, você terá uma vantagem maior.
A ordem de dificuldade é Biologia > Química > Física né?
 

Maladino

Bam-bam-bam
Mensagens
6.318
Reações
7.566
Pontos
459
Eu nem entrei pra fazer a matrícula ainda, eu tinha acessado pra ver uma info do ENEM passado e tava aquela imbecilidade de whatsapp.

Está assim ainda? O pessoal tem problema mental, as vezes acho que entra uns designer recém formado que não tem noção nenhuma e dá uma ideia dessas de girica pros diretores e ainda é ovacionado.
 

Bug_Secular

Bam-bam-bam
Mensagens
3.179
Reações
4.602
Pontos
303
Achei meio infantilizado.
Demais. Odiei. Eu como programador WEB desaprovo. Jamais devem adotar um layout 100% diferente de uma vez. A maioria do pessoal que vai fazer o Enem é das antigas...
Eu nem entrei pra fazer a matrícula ainda, eu tinha acessado pra ver uma info do ENEM passado e tava aquela imbecilidade de whatsapp.

Está assim ainda? O pessoal tem problema mental, as vezes acho que entra uns designer recém formado que não tem noção nenhuma e dá uma ideia dessas de girica pros diretores e ainda é ovacionado.
Ainda está. Cara faz logo se não vc vai esquecer, huashuasas.
 

Polla el niño

Habitué da casa
Mensagens
333
Reações
210
Pontos
53
@heitoroliveira
@Maladino
Caras, já estamos em maio e eu ainda não comecei a levar a tal da redação a sério (e olha que uns meses atrás eu ganhava money com isso hauhauah).
É melhor eu já começar a fazer as redações, mesmo não manjando do estilo de escrita que o Enem pede, ou é melhor me chafurdar em teoria pra depois botar a mão na massa?
Toda fez que vou começar a escrever lembro daquele monte de parafernalha que uma boa redação precisa ter (citação, alusão histórica, começar x parágrafo de tal maneira, etc.) e eu já não consigo nem começar
 

Maladino

Bam-bam-bam
Mensagens
6.318
Reações
7.566
Pontos
459
@heitoroliveira
@Maladino
Caras, já estamos em maio e eu ainda não comecei a levar a tal da redação a sério (e olha que uns meses atrás eu ganhava money com isso hauhauah).
É melhor eu já começar a fazer as redações, mesmo não manjando do estilo de escrita que o Enem pede, ou é melhor me chafurdar em teoria pra depois botar a mão na massa?
Toda fez que vou começar a escrever lembro daquele monte de parafernalha que uma boa redação precisa ter (citação, alusão histórica, começar x parágrafo de tal maneira, etc.) e eu já não consigo nem começar
Eu acho que não existe muita teoria pra estudar. Esse monte de baboseira que eu falo quando estou discutindo alguma redação na verdade é bem pouca coisa. Você estudando um pouco da teoria e praticando um monte você faz uma boa redação.

ENEM na verdade se resume a umas quatro coisas coisas: saber o que eles querem na sua redação, saber demonstrar conhecimento sobre o assunto, saber "colar" as coisas no seu texto (recursos coesivos), e ter uma noção de escrita (no sentido de gramática, sintaxe e etc).

Estude como você apresenta um argumento que as outras duas coisas (introdução e conclusão) viram mamão com açúcar
Visualizar anexo 72955
Pessoal, esse cronograma pro enem de matemática tá bom? Lembrando que só faltam 25 semanas pra prova
Igual o @Bug_Secular disse, tenta revisar mais vezes entre as matérias.

Pessoalmente, em ordem de conteúdo, eu tentaria estudar função afim e função quadrática mais cedo, porque são coisas que você usa bastante em toda a matemática e nas outras matérias. Trigonometria está incluso em alguma coisa aí? (Eu não sei de onde vem trigonometria kkkk) Pelo menos as relações trigonométricas e a equação fundamental precisa estudar.

Eu tentaria estudar polinômio aí também, nem que seja o basicão.
 

Bug_Secular

Bam-bam-bam
Mensagens
3.179
Reações
4.602
Pontos
303
Eu acho que não existe muita teoria pra estudar. Esse monte de baboseira que eu falo quando estou discutindo alguma redação na verdade é bem pouca coisa. Você estudando um pouco da teoria e praticando um monte você faz uma boa redação.

ENEM na verdade se resume a umas quatro coisas coisas: saber o que eles querem na sua redação, saber demonstrar conhecimento sobre o assunto, saber "colar" as coisas no seu texto (recursos coesivos), e ter uma noção de escrita (no sentido de gramática, sintaxe e etc).

Estude como você apresenta um argumento que as outras duas coisas (introdução e conclusão) viram mamão com açúcar

Igual o @Bug_Secular disse, tenta revisar mais vezes entre as matérias.

Pessoalmente, em ordem de conteúdo, eu tentaria estudar função afim e função quadrática mais cedo, porque são coisas que você usa bastante em toda a matemática e nas outras matérias. Trigonometria está incluso em alguma coisa aí? (Eu não sei de onde vem trigonometria kkkk) Pelo menos as relações trigonométricas e a equação fundamental precisa estudar.

Eu tentaria estudar polinômio aí também, nem que seja o basicão.
Acho mais vantajoso pegar o indice de um livro de ensino médio e seguir na "ordem". E @Polla el niño, cara estude sem pressa. Vc ainda é novo... Estudar só o que mais cai vai te prejudicar, pois não é o suficiente pro Enem... Matemática e Redação são as areas onde o cara tem que chegar o mais próximo dos 900, pois são as que cobrem os outros rombos.

E redação é assim mesmo... Tô pegando as de nota 1000 e passando o pente na estrutura. Ano passado fiz uma breve leitura hora antes da prova, e consegui aumentar 120 pontos. (Sai de 720 pra 840);
 

heitoroliveira

Veterano
Mensagens
758
Reações
436
Pontos
104
@heitoroliveira
@Maladino
Caras, já estamos em maio e eu ainda não comecei a levar a tal da redação a sério (e olha que uns meses atrás eu ganhava money com isso hauhauah).
É melhor eu já começar a fazer as redações, mesmo não manjando do estilo de escrita que o Enem pede, ou é melhor me chafurdar em teoria pra depois botar a mão na massa?
Toda fez que vou começar a escrever lembro daquele monte de parafernalha que uma boa redação precisa ter (citação, alusão histórica, começar x parágrafo de tal maneira, etc.) e eu já não consigo nem começar
Cara, é igual o @Maladino falou. Redação não tem muita teoria. Você tem que saber a estrutura textual, ter um repertório sociocultural extenso e conectivos variados. De resto, é praticar vários temas e ir adequando argumentos que você pode usar em muitos eixos temáticos. Tipo, os argumentos que usei ano passado no Enem foram os que eu pratiquei sobre Fake News. Fiz umas adaptações e deu muito bom.

Enviado de meu Mi A2 Lite usando o Tapatalk
 

Polla el niño

Habitué da casa
Mensagens
333
Reações
210
Pontos
53
Pessoalmente, em ordem de conteúdo, eu tentaria estudar função afim e função quadrática mais cedo, porque são coisas que você usa bastante em toda a matemática e nas outras matérias
Será que se eu colocar funções antes de geometria não fica muito bagunçado não. Eu tô seguindo o plano de estudos do curso do ferretto
 

Polla el niño

Habitué da casa
Mensagens
333
Reações
210
Pontos
53
Se é o que te faz feliz, vale a pena viu. Hoje apesar de não amar todos os aspectos da medicina, estar meio desapontado com o mercado de trabalho, esperava que fosse ser diferente (acho que idealizei de mais). Concordo que tá melhor que a maior parte das profissões, mas imaginava algo diferente, especialmente com relação à falta de respeito que estamos tendo com relação à população em geral... Porém não me vejo fazendo outro curso
O que você idealizou que é diferente na realidade? As considerações de trabalho, o salário, a oferta de empego?
 

Polla el niño

Habitué da casa
Mensagens
333
Reações
210
Pontos
53
E @Polla el niño, cara estude sem pressa. Vc ainda é novo... Estudar só o que mais cai vai te prejudicar, pois não é o suficiente pro Enem... Matemática e Redação são as areas onde o cara tem que chegar o mais próximo dos 900, pois são as que cobrem os outros rombos.
Eu peguei esse plano de estudos do ferretto e só tirei as matérias que não caem msm no Enem, tipo números complexos e binômio de newton
 

Maladino

Bam-bam-bam
Mensagens
6.318
Reações
7.566
Pontos
459
Será que se eu colocar funções antes de geometria não fica muito bagunçado não. Eu tô seguindo o plano de estudos do curso do ferretto
Não vejo como funções e geometria tenham alguma hierarquia. Uma coisa que a gente usa bastante em matemática, física e química é função afim e função quadrática, sem isso você não consegue resolver um monte de problema, principalmente problema gráfico de MRU e MRUV e são coisas que geralmente você estuda logo no começo.

Mas vai no que o plano te indicar.

É que geralmente o pessoal estuda por frentes, e função está em uma das frentes logo no começo. No poliedro são 3 frentes por exemplo e função já é na segunda/terceira semana. Quando eu estudava sozinho eu dividia em 4 frentes e pegava função logo na primeira semana.
 

Maladino

Bam-bam-bam
Mensagens
6.318
Reações
7.566
Pontos
459
@Maladino alguma dica pra botânica? Essa parte não sei nada... ano passado me fodi numa questão sobre as plantas...
Comece estudando os grupos pra saber o que é uma briófita, pteridófita, gimnosperma e angiosperma. É importante ter essa noção macro (Não precisa se aprofundar em um primeiro momento).

E se prepara pra muito decoreba e muito mapa mental (botânica é bem visual).
 
Topo