O que há de Novo?
  • Novo tema VIP está disponível
    Visitante, um novo tema com fundo escuro agora está disponível para aqueles que contribuíram com doações ao fórum e têm o status VIP. Veja os detalhes aqui.

[Tópico Oficial] VestibulandOS 2019 - DICAS, ASSUNTOS, APOSTILAS, LIVROS, PROVAS, DÚVIDAS E ETC.

Dr.Saber

Bam-bam-bam
Reações
4.587
Pontos
303
Essa reportagem mostra que as inscrições do Enem caiu 41% de 2014 pra cá, e esse ano terá o menor número de participantes desde 2009. Será que isso vai facilitar ou dificultar a nossa vida?
Eu particularmente acho que graças ao baixo número de inscrições, a média de acertos vai ser maior, o TRI vai ser fuderosamente alto e a nota de corte pra pedagogia vai ficar em 900 pontos. Pode anotar!
Mas ainda há milhões de candidatos, a dificuldade vai permanecer a mesma. O que pode mudar é o TRI, mas acho que no geral vai ficar na mesma.

Anayama

Bam-bam-bam
Reações
2.593
Pontos
278
Essa reportagem mostra que as inscrições do Enem caiu 41% de 2014 pra cá, e esse ano terá o menor número de participantes desde 2009. Será que isso vai facilitar ou dificultar a nossa vida?
Eu particularmente acho que graças ao baixo número de inscrições, a média de acertos vai ser maior, o TRI vai ser fuderosamente alto e a nota de corte pra pedagogia vai ficar em 900 pontos. Pode anotar!
Fala isso não, macho Ahahhaha

Dr.Saber

Bam-bam-bam
Reações
4.587
Pontos
303
O que muda é o TRI, o negócio é tentar acertar o número máximo de questões possível.

Polla el niño

Habitué da casa
Reações
210
Pontos
53
Humanas não é tão instável assim. Mas o meu maior medo é linguagens... Depois do que aconteceu este ano, vou dar mais valor a ela.

[/off]

Alguém acompanhando as notas de cortes deste Sisu?
Eu até gostaria, mas não fiz enem ano passado. Queria poder ver como tá a nota de corte pra med na ufop. No primeiro semestre ela ficou bem alta (uns 15 pontos mais alta que na UFMG!!!). Queria ver como tá agr :ksnif

Bug_Secular

Bam-bam-bam
Reações
4.599
Pontos
303
Eu até gostaria, mas não fiz enem ano passado. Queria poder ver como tá a nota de corte pra med na ufop. No primeiro semestre ela ficou bem alta (uns 15 pontos mais alta que na UFMG!!!). Queria ver como tá agr :ksnif
Depois vejo e posto aqui. Vc é ampla ou cotista?

Polla el niño

Habitué da casa
Reações
210
Pontos
53
Foda que o Sisu do 2º semestre virou uma zona... Mas se tiver 750 entra fácil nessa cota.
Acho difícil. A nota de corte no primeiro semestre ficou em 783 nessa cota.
Acho que seria mais fácil passar na ufmg, o complicado é arcar com os custos de moradia e alimentação em BH. Em Ouro Preto é muuuuito mais barato. O "aluguel" nas repúblicas de lá são uma pechincha e ainda ficam muito perto da faculdade.

Maladino

Bam-bam-bam
Reações
7.529
Pontos
459
:kwow.
Sei que na ufop tem peso, mas mesmo assim não era pra subir tanto a nota. Ano passado a nota de corta tava com em 740 se não me engano.
As vezes é pela quantidade de vagas, sei lá.

Mas esse ENEM no geral apresentou notas de cortes absurdas. Tinha faculdade por aí que com os pesos e tal eu estava com 811 de nota e fiquei lá nos quintos dos infernos da lista. Uma dessas faculdades do nordeste aí, por causa daquele bônus na nota de quem fez ensino médio no estado, tava com 920 de nota de corte...

Polla el niño

Habitué da casa
Reações
210
Pontos
53
As vezes é pela quantidade de vagas, sei lá.

Mas esse ENEM no geral apresentou notas de cortes absurdas. Tinha faculdade por aí que com os pesos e tal eu estava com 811 de nota e fiquei lá nos quintos dos infernos da lista. Uma dessas faculdades do nordeste aí, por causa daquele bônus na nota de quem fez ensino médio no estado, tava com 920 de nota de corte...
Será mano? Eu dei uma olhada na nota de corte em outras universidades daqui de Minas (UFV, UNIFAL, UFMF, UFJF, etc.) e esse aumento astronômico foi só na UFOP, nas outras a nota de corte só subiu um pouco

P. S. : Você tem alguma universidade em específico pra passar ou qualquer uma serve?

Bug_Secular

Bam-bam-bam
Reações
4.599
Pontos
303
Linguagens foi super valorizada este ano. Acredito que ano que vem as notas não aumentarão tanto...
Mas tem umas UFs que as notas são astronômicas mesmo. Não sei se são as notas de cortes ou sei lá..

A federal que tô de olho, e a única que posso tentar na verdade, tem peso 3 em naturezas e humanas... é tenso...

@Maladino , a que vc tentou tinha pesos? 811 daria pra passar de boa aqui no Ceará.

Maladino

Bam-bam-bam
Reações
7.529
Pontos
459
P. S. : Você tem alguma universidade em específico pra passar ou qualquer uma serve?
A preferência é a UFPR (Que não abriu vaga nesse SISU de segundo semestre) ou nos estados do Sul aqui.

Mas a nota que eu coloquei foi com peso, geralmente ela fica entre 770~780.

@Maladino , a que vc tentou tinha pesos? 811 daria pra passar de boa aqui no Ceará.
Pois é, foi com peso. Eu dei aquela repassada em todas as notas de corte.

Eu deixei na UFSS que estava na tampa ali. Mas eu não tenho nenhuma expectativa, provavelmente eu coloque algum curso 4thelulz de segunda opção.

Sr. Auditor

Bam-bam-bam
Reações
5.567
Pontos
303
Ainda bem que não preciso mais de Sisu hehehe, pq se eu morasse no sudeste ou nordeste estaria ferrado na vida haha. Só nota absurda.

Onde já se viu nota de corte em 800 pra Economia? tá é louco ahauauaa

Enviado de meu Moto E (4) usando o Tapatalk

Polla el niño

Habitué da casa
Reações
210
Pontos
53
Fiz a prova do SENAI ontem e deu pra perceber como que ficar calmo ajuda a ter um bom desempenho. Tava gripado, o ar condicionado me fez tossir o tempo inteiro, esqueci a garrafinha de água e minha caneta estourou, mas mesmo assim consegui manter a calma e acho que só errei uma questão (o gabarito sai amanhã).
Como que vocês fazem pra manter a calma no enem, que é uma prova bem mais assustadora?

Bug_Secular

Bam-bam-bam
Reações
4.599
Pontos
303
Fiz a prova do SENAI ontem e deu pra perceber como que ficar calmo ajuda a ter um bom desempenho. Tava gripado, o ar condicionado me fez tossir o tempo inteiro, esqueci a garrafinha de água e minha caneta estourou, mas mesmo assim consegui manter a calma e acho que só errei uma questão (o gabarito sai amanhã).
Como que vocês fazem pra manter a calma no enem, que é uma prova bem mais assustadora?
No Enem só me desespero quando tem redação, pq o tempo é mínimo. Mas acredito que a prática e a boa confiança ajuda nesses casos.

Maladino

Bam-bam-bam
Reações
7.529
Pontos
459
Affs cara... pensei que fosse medicina... Quase infartei. Vc é ampla?
Eu tenho cota de escola pública.

Mas sem chances nesse semestre, até porque nem tinha opções próximas. Em estatística eu marquei ampla porque eu estava muito acima da nota de corte.

Mas se esse ano não der pelos meios normais eu vou fazer FIES se ainda existir ano que vem (Eu fui chamado no FIES, só que resolvi tentar mais uma vez na raça por problemas em casa e a projeção lá na CAIXA não foi muito animadora).

Bug_Secular

Bam-bam-bam
Reações
4.599
Pontos
303
Eu tenho cota de escola pública.

Mas sem chances nesse semestre, até porque nem tinha opções próximas. Em estatística eu marquei ampla porque eu estava muito acima da nota de corte.

Mas se esse ano não der pelos meios normais eu vou fazer FIES se ainda existir ano que vem (Eu fui chamado no FIES, só que resolvi tentar mais uma vez na raça por problemas em casa e a projeção lá na CAIXA não foi muito animadora).
O foda do FIES é o medo de perder durante o curso. Alem que o FIES não chega nem a cobrir 100% do curso. Meu pai já mando a real dizendo que não pode pagar o "excesso". Além que não é legal sair devendo 1M ao governo.
Mas tem a questão da sua idade, as vezes não da pra esperar mais... Eu, como aiinda tenho 21~22 anos, ainda tenho 2 ou 3 anos pra tentar.

Ultima Edição:

Maladino

Bam-bam-bam
Reações
7.529
Pontos
459
O foda do FIES é o medo de perder durante o curso. Alem que o FIES não chega nem a cobrir 100% do curso. Meu pai já mando a real dizendo que não pode pagar o "excesso". Além que não é legal sair devendo 1M ao governo.
Eu estudei direitinho, fiz uma tabela de projeção no Excel, conversei com meu pai, com um advogado e fui na Caixa econômica pra discutir a projeção de pagamentos depois de formado.

Perder o FIES é mais difícil que perder o PROUNI e se for cortado arbitrariamente caberia processo e até mandato de segurança.

Sair devendo realmente é foda, mas a condição de pagamento não é ruim. Ruim é a sensação de pagar boletinhos de 2~3k pro governo depois de formado (E que não é dedutível no imposto de renda). É quase como se fosse um adiantamento que você pega do governo pra aplicar em um bom investimento.

No meu caso eu ainda teria de pagar 900 reais por mês pra faculdade e conversei com meu pai pra tirar isso de um fundo que ele têm com os espólios da minha vó e deixamos subentendido que no futuro eu não brigaria por esse dinheiro com meus irmãos (Meio macabra a discussão mas parte da vida).

Mas eu acabei não indo por um conjunto de fatores, um deles sendo que eu ganhei uma bolsa absurdamente foda do cursinho. O outro sendo que esse ano meu irmão mais velho comprou um apartamento e saiu de casa e a minha saída faria minha mãe passar mal. Além disso eu fiquei meio mal porque precisa de fiador, e eu precisaria marcar um amigo que não nos falávamos por 4 anos.... pro cara entrar em um contrato desse tipo por mais de uma década é foda.

E é um pouco tenso por que no final da quitação da dívida não tem como ficar desempregado ou qualquer outra coisa, se não fodeu pra você e pros seus fiadores.

Bug_Secular

Bam-bam-bam
Reações
4.599
Pontos
303
Eu estudei direitinho, fiz uma tabela de projeção no Excel, conversei com meu pai, com um advogado e fui na Caixa econômica pra discutir a projeção de pagamentos depois de formado.

Perder o FIES é mais difícil que perder o PROUNI e se for cortado arbitrariamente caberia processo e até mandato de segurança.

Sair devendo realmente é foda, mas a condição de pagamento não é ruim. Ruim é a sensação de pagar boletinhos de 2~3k pro governo depois de formado (E que não é dedutível no imposto de renda). É quase como se fosse um adiantamento que você pega do governo pra aplicar em um bom investimento.

No meu caso eu ainda teria de pagar 900 reais por mês pra faculdade e conversei com meu pai pra tirar isso de um fundo que ele têm com os espólios da minha vó e deixamos subentendido que no futuro eu não brigaria por esse dinheiro com meus irmãos (Meio macabra a discussão mas parte da vida).

Mas eu acabei não indo por um conjunto de fatores, um deles sendo que eu ganhei uma bolsa absurdamente foda do cursinho. O outro sendo que esse ano meu irmão mais velho comprou um apartamento e saiu de casa e a minha saída faria minha mãe passar mal. Além disso eu fiquei meio mal por que precisa de fiador e eu precisaria marcar um amigo meu que nós não nos falávamos por 4 anos naquilo pro cara entrar em um contrato desse tipo por mais de uma década, aí é foda.

E é um pouco tenso por que no final da quitação da dívida não tem como ficar desempregado ou qualquer outra coisa, se não fodeu pra você e pros seus fiadores.
Se for parar pra pensar, 1 ou 2 anos a mais tentando é melhor que ter essa dor de cabeça toda. Do jeito que vc quase passou este ano, ano que vem vc consegue. FIEs só compensa em ultimo caso...

Ultima Edição:

Maladino

Bam-bam-bam
Reações
7.529
Pontos
459
Se for parar pra pensar, 1 ou 2 anos a mais tentando, é melhor que ter essa dor de cabeça toda. Do jeito que vc quase passou este ano, ano que vem vc consegue. FIEs só compensa em ultimo caso...
Pois é, foi o que eu imaginei também.

O foda que uns amigos amigos meus ficaram meio putos comigo por não ter fechado o contrato.

Minha resposta foi algo do tipo: "Fala isso porque não é o seu cu que está em jogo". :lolwtf

Bug_Secular

Bam-bam-bam
Reações
4.599
Pontos
303
Pois é, foi o que eu imaginei também.

O foda que uns amigos amigos meus ficaram meio putos comigo por não ter fechado o contrato.

Minha resposta foi algo do tipo: "Fala isso porque não é o seu cu que está em jogo". :lolwtf
E assim, nada como conseguir uma gratuita e se preocupar apenas com o curso. Estamos falando de 6 ~ 8 anos de curso. Não saberemos como estará o mercado qnd terminar....
Além que se vc fazer 1 semestre, nem pode pensar em desistir, já que terá uma dívida na casa dos 40k ~ 50k. kkkk

Dr.Saber

Bam-bam-bam
Reações
4.587
Pontos
303
O valor de uma mensalidade de medicina aqui no Brasil é muito inflada, não faz sentido custar entre 8 ~10k não.

Anayama

Bam-bam-bam
Reações
2.593
Pontos
278
Eu NÃO quero saber. Eu vou PASSAR nessa porra, tão entendendo?

Menos de 5 meses, vou ter que estudar pra caralho. 25 horas por dia. Tô nem aí.

SEM MAIS DESCULPINHAS. Bjs e boa noite.

Lagash

Larva
Reações
0
Pontos
1
Visualizar anexo 72955
Pessoal, esse cronograma pro enem de matemática tá bom? Lembrando que só faltam 25 semanas pra prova
Como funciona? Daquelas aulas que ele disponibiliza por semana, tem que ver todas primeiro pra fazer os exercícios ou dá pra fazer aos poucos? Pelo que lembro, tem a lista de questões da semana + um simulado, né. Um colega meu comentou desse site, só que não achei muita coisa a respeito.

Polla el niño

Habitué da casa
Reações
210
Pontos
53
Como funciona? Daquelas aulas que ele disponibiliza por semana, tem que ver todas primeiro pra fazer os exercícios ou dá pra fazer aos poucos? Pelo que lembro, tem a lista de questões da semana + um simulado, né. Um colega meu comentou desse site, só que não achei muita coisa a respeito.
Na vdd eu arrumei foi um drive com aa aulas do ferretto, então não sei responder sua pergunta. Mas eu posso afirmar que as aulas são muito boas

Hitto

Novato
Reações
17
Pontos
13
Fala galera, de volta aos estudos!

Estava pensando em pagar aquele Hexag Online, o que vcs acham?

Polla el niño

Habitué da casa
Reações
210
Pontos
53
E redação é assim mesmo... Tô pegando as de nota 1000 e passando o pente na estrutura. Ano passado fiz uma breve leitura hora antes da prova, e consegui aumentar 120 pontos. (Sai de 720 pra 840);
Mas você treinou redação ao longo do ano ou só estudou um pouco antes da prova?