O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Tópico oficial VestibulandOS 2024 - DICAS, ASSUNTOS, APOSTILAS, LIVROS, PROVAS, DÚVIDAS E ETC.

Maladino

Mil pontos, LOL!
GOLD
Mensagens
9.008
Reações
16.662
Pontos
1.209
Eu nem entrei pra fazer a matrícula ainda, eu tinha acessado pra ver uma info do ENEM passado e tava aquela imbecilidade de whatsapp.

Está assim ainda? O pessoal tem problema mental, as vezes acho que entra uns designer recém formado que não tem noção nenhuma e dá uma ideia dessas de girica pros diretores e ainda é ovacionado.
 

Bug_Secular

Bam-bam-bam
Mensagens
3.357
Reações
4.789
Pontos
303
Achei meio infantilizado.
Demais. Odiei. Eu como programador WEB desaprovo. Jamais devem adotar um layout 100% diferente de uma vez. A maioria do pessoal que vai fazer o Enem é das antigas...
Eu nem entrei pra fazer a matrícula ainda, eu tinha acessado pra ver uma info do ENEM passado e tava aquela imbecilidade de whatsapp.

Está assim ainda? O pessoal tem problema mental, as vezes acho que entra uns designer recém formado que não tem noção nenhuma e dá uma ideia dessas de girica pros diretores e ainda é ovacionado.
Ainda está. Cara faz logo se não vc vai esquecer, huashuasas.
 

Polla el niño

Bam-bam-bam
Mensagens
1.655
Reações
2.137
Pontos
353
@heitoroliveira
@Maladino
Caras, já estamos em maio e eu ainda não comecei a levar a tal da redação a sério (e olha que uns meses atrás eu ganhava money com isso hauhauah).
É melhor eu já começar a fazer as redações, mesmo não manjando do estilo de escrita que o Enem pede, ou é melhor me chafurdar em teoria pra depois botar a mão na massa?
Toda fez que vou começar a escrever lembro daquele monte de parafernalha que uma boa redação precisa ter (citação, alusão histórica, começar x parágrafo de tal maneira, etc.) e eu já não consigo nem começar
 


Maladino

Mil pontos, LOL!
GOLD
Mensagens
9.008
Reações
16.662
Pontos
1.209
@heitoroliveira
@Maladino
Caras, já estamos em maio e eu ainda não comecei a levar a tal da redação a sério (e olha que uns meses atrás eu ganhava money com isso hauhauah).
É melhor eu já começar a fazer as redações, mesmo não manjando do estilo de escrita que o Enem pede, ou é melhor me chafurdar em teoria pra depois botar a mão na massa?
Toda fez que vou começar a escrever lembro daquele monte de parafernalha que uma boa redação precisa ter (citação, alusão histórica, começar x parágrafo de tal maneira, etc.) e eu já não consigo nem começar
Eu acho que não existe muita teoria pra estudar. Esse monte de baboseira que eu falo quando estou discutindo alguma redação na verdade é bem pouca coisa. Você estudando um pouco da teoria e praticando um monte você faz uma boa redação.

ENEM na verdade se resume a umas quatro coisas coisas: saber o que eles querem na sua redação, saber demonstrar conhecimento sobre o assunto, saber "colar" as coisas no seu texto (recursos coesivos), e ter uma noção de escrita (no sentido de gramática, sintaxe e etc).

Estude como você apresenta um argumento que as outras duas coisas (introdução e conclusão) viram mamão com açúcar
Visualizar anexo 72955
Pessoal, esse cronograma pro enem de matemática tá bom? Lembrando que só faltam 25 semanas pra prova
Igual o @Bug_Secular disse, tenta revisar mais vezes entre as matérias.

Pessoalmente, em ordem de conteúdo, eu tentaria estudar função afim e função quadrática mais cedo, porque são coisas que você usa bastante em toda a matemática e nas outras matérias. Trigonometria está incluso em alguma coisa aí? (Eu não sei de onde vem trigonometria kkkk) Pelo menos as relações trigonométricas e a equação fundamental precisa estudar.

Eu tentaria estudar polinômio aí também, nem que seja o basicão.
 

Bug_Secular

Bam-bam-bam
Mensagens
3.357
Reações
4.789
Pontos
303
Eu acho que não existe muita teoria pra estudar. Esse monte de baboseira que eu falo quando estou discutindo alguma redação na verdade é bem pouca coisa. Você estudando um pouco da teoria e praticando um monte você faz uma boa redação.

ENEM na verdade se resume a umas quatro coisas coisas: saber o que eles querem na sua redação, saber demonstrar conhecimento sobre o assunto, saber "colar" as coisas no seu texto (recursos coesivos), e ter uma noção de escrita (no sentido de gramática, sintaxe e etc).

Estude como você apresenta um argumento que as outras duas coisas (introdução e conclusão) viram mamão com açúcar

Igual o @Bug_Secular disse, tenta revisar mais vezes entre as matérias.

Pessoalmente, em ordem de conteúdo, eu tentaria estudar função afim e função quadrática mais cedo, porque são coisas que você usa bastante em toda a matemática e nas outras matérias. Trigonometria está incluso em alguma coisa aí? (Eu não sei de onde vem trigonometria kkkk) Pelo menos as relações trigonométricas e a equação fundamental precisa estudar.

Eu tentaria estudar polinômio aí também, nem que seja o basicão.

Acho mais vantajoso pegar o indice de um livro de ensino médio e seguir na "ordem". E @Polla el niño, cara estude sem pressa. Vc ainda é novo... Estudar só o que mais cai vai te prejudicar, pois não é o suficiente pro Enem... Matemática e Redação são as areas onde o cara tem que chegar o mais próximo dos 900, pois são as que cobrem os outros rombos.

E redação é assim mesmo... Tô pegando as de nota 1000 e passando o pente na estrutura. Ano passado fiz uma breve leitura hora antes da prova, e consegui aumentar 120 pontos. (Sai de 720 pra 840);
 

OliveiraHardM

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
802
Reações
468
Pontos
504
@heitoroliveira
@Maladino
Caras, já estamos em maio e eu ainda não comecei a levar a tal da redação a sério (e olha que uns meses atrás eu ganhava money com isso hauhauah).
É melhor eu já começar a fazer as redações, mesmo não manjando do estilo de escrita que o Enem pede, ou é melhor me chafurdar em teoria pra depois botar a mão na massa?
Toda fez que vou começar a escrever lembro daquele monte de parafernalha que uma boa redação precisa ter (citação, alusão histórica, começar x parágrafo de tal maneira, etc.) e eu já não consigo nem começar
Cara, é igual o @Maladino falou. Redação não tem muita teoria. Você tem que saber a estrutura textual, ter um repertório sociocultural extenso e conectivos variados. De resto, é praticar vários temas e ir adequando argumentos que você pode usar em muitos eixos temáticos. Tipo, os argumentos que usei ano passado no Enem foram os que eu pratiquei sobre Fake News. Fiz umas adaptações e deu muito bom.

Enviado de meu Mi A2 Lite usando o Tapatalk
 

Polla el niño

Bam-bam-bam
Mensagens
1.655
Reações
2.137
Pontos
353
Pessoalmente, em ordem de conteúdo, eu tentaria estudar função afim e função quadrática mais cedo, porque são coisas que você usa bastante em toda a matemática e nas outras matérias
Será que se eu colocar funções antes de geometria não fica muito bagunçado não. Eu tô seguindo o plano de estudos do curso do ferretto
 

Polla el niño

Bam-bam-bam
Mensagens
1.655
Reações
2.137
Pontos
353
Se é o que te faz feliz, vale a pena viu. Hoje apesar de não amar todos os aspectos da medicina, estar meio desapontado com o mercado de trabalho, esperava que fosse ser diferente (acho que idealizei de mais). Concordo que tá melhor que a maior parte das profissões, mas imaginava algo diferente, especialmente com relação à falta de respeito que estamos tendo com relação à população em geral... Porém não me vejo fazendo outro curso
O que você idealizou que é diferente na realidade? As considerações de trabalho, o salário, a oferta de empego?
 

Polla el niño

Bam-bam-bam
Mensagens
1.655
Reações
2.137
Pontos
353
E @Polla el niño, cara estude sem pressa. Vc ainda é novo... Estudar só o que mais cai vai te prejudicar, pois não é o suficiente pro Enem... Matemática e Redação são as areas onde o cara tem que chegar o mais próximo dos 900, pois são as que cobrem os outros rombos.
Eu peguei esse plano de estudos do ferretto e só tirei as matérias que não caem msm no Enem, tipo números complexos e binômio de newton
 

Maladino

Mil pontos, LOL!
GOLD
Mensagens
9.008
Reações
16.662
Pontos
1.209
Será que se eu colocar funções antes de geometria não fica muito bagunçado não. Eu tô seguindo o plano de estudos do curso do ferretto
Não vejo como funções e geometria tenham alguma hierarquia. Uma coisa que a gente usa bastante em matemática, física e química é função afim e função quadrática, sem isso você não consegue resolver um monte de problema, principalmente problema gráfico de MRU e MRUV e são coisas que geralmente você estuda logo no começo.

Mas vai no que o plano te indicar.

É que geralmente o pessoal estuda por frentes, e função está em uma das frentes logo no começo. No poliedro são 3 frentes por exemplo e função já é na segunda/terceira semana. Quando eu estudava sozinho eu dividia em 4 frentes e pegava função logo na primeira semana.
 

Maladino

Mil pontos, LOL!
GOLD
Mensagens
9.008
Reações
16.662
Pontos
1.209
@Maladino alguma dica pra botânica? Essa parte não sei nada... ano passado me fodi numa questão sobre as plantas...
Comece estudando os grupos pra saber o que é uma briófita, pteridófita, gimnosperma e angiosperma. É importante ter essa noção macro (Não precisa se aprofundar em um primeiro momento).

E se prepara pra muito decoreba e muito mapa mental (botânica é bem visual).
 

Bug_Secular

Bam-bam-bam
Mensagens
3.357
Reações
4.789
Pontos
303
Comece estudando os grupos pra saber o que é uma briófita, pteridófita, gimnosperma e angiosperma. É importante ter essa noção macro (Não precisa se aprofundar em um primeiro momento).

E se prepara pra muito decoreba e muito mapa mental (botânica é bem visual).

Obrigadão! E só mais uma dúvida, vc acha q vale a pena começar pela parte de Quimica Orgânica e deixar a inorgânica pra depois?
 

Maladino

Mil pontos, LOL!
GOLD
Mensagens
9.008
Reações
16.662
Pontos
1.209
Obrigadão! E só mais uma dúvida, vc acha q vale a pena começar pela parte de Quimica Orgânica e deixar a inorgânica pra depois?
Se você tiver uma noção basicona de química geral eu acho que dá sim.

No Positivo se não me engano nós começávamos por orgânica.

Só recomendo pegar química inorgânica antes de passar pras reações orgânicas.
 

Bug_Secular

Bam-bam-bam
Mensagens
3.357
Reações
4.789
Pontos
303
Se você tiver uma noção basicona de química geral eu acho que dá sim.

No Positivo se não me engano nós começávamos por orgânica.

Só recomendo pegar química inorgânica antes de passar pras reações orgânicas.
Eu ia fazer isso mesmo. Deixar as reações de organicas pra depois de inorganicas. Eu ia ver apenas a parte das funções e e etc...
 

Anayama

Bam-bam-bam
Mensagens
1.752
Reações
3.425
Pontos
303
Prova do ENEM chegando e eu ainda não estudei porra nenhuma.

73211

Pior que eu fui inventar de fazer IF (eletrotécnica) e por conta disso ainda não terminei o ensino médio (era pra eu ter concluido em 2017). Só que como eu desisti do curso vou ter que fazer o Encceja pra pegar diploma kkkkkkkkk. Ainda não estudei porra nenhuma pro Encceja também não (a prova é em agosto) mas me falaram que a prova era de boa.

Uma pergunta pra vocês... É difícil tirar 716 de nota no ENEM? Na humildade, me considero um cara esperto, especialmente na área de humanas/parte de interpretação... Ia bem em matemática também, mas há quase 2 anos que eu não estudo a sério e acabei ficando bem defasado nessa área de exatas (física, química, matemática). Vocês acham que começando a estudar de agora ainda dá pra tirar a nota que eu quero? 716 foi a nota de corte do ano passado do curso que eu pretendo fazer... Então eu almejo um mínimo de 720 pontos. O que vocês acham?
 

Bug_Secular

Bam-bam-bam
Mensagens
3.357
Reações
4.789
Pontos
303
Prova do ENEM chegando e eu ainda não estudei porra nenhuma.

Visualizar anexo 73211

Pior que eu fui inventar de fazer IF (eletrotécnica) e por conta disso ainda não terminei o ensino médio (era pra eu ter concluido em 2017). Só que como eu desisti do curso vou ter que fazer o Encceja pra pegar diploma kkkkkkkkk. Ainda não estudei porra nenhuma pro Encceja também não (a prova é em agosto) mas me falaram que a prova era de boa.

Uma pergunta pra vocês... É difícil tirar 716 de nota no ENEM? Na humildade, me considero um cara esperto, especialmente na área de humanas/parte de interpretação... Ia bem em matemática também, mas há quase 2 anos que eu não estudo a sério e acabei ficando bem defasado nessa área de exatas (física, química, matemática). Vocês acham que começando a estudar de agora ainda dá pra tirar a nota que eu quero? 716 foi a nota de corte do ano passado do curso que eu pretendo fazer... Então eu almejo um mínimo de 720 pontos. O que vocês acham?
720 da pra fazer, focando em red, mat e indo "razoavel" nas demais. A coisa começa a apertar lá pels 750+.
 

Polla el niño

Bam-bam-bam
Mensagens
1.655
Reações
2.137
Pontos
353
720 da pra fazer, focando em red, mat e indo "razoavel" nas demais. A coisa começa a apertar lá pels 750+.
Prova do ENEM chegando e eu ainda não estudei porra nenhuma.

Visualizar anexo 73211

Pior que eu fui inventar de fazer IF (eletrotécnica) e por conta disso ainda não terminei o ensino médio (era pra eu ter concluido em 2017). Só que como eu desisti do curso vou ter que fazer o Encceja pra pegar diploma kkkkkkkkk. Ainda não estudei porra nenhuma pro Encceja também não (a prova é em agosto) mas me falaram que a prova era de boa.

Uma pergunta pra vocês... É difícil tirar 716 de nota no ENEM? Na humildade, me considero um cara esperto, especialmente na área de humanas/parte de interpretação... Ia bem em matemática também, mas há quase 2 anos que eu não estudo a sério e acabei ficando bem defasado nessa área de exatas (física, química, matemática). Vocês acham que começando a estudar de agora ainda dá pra tirar a nota que eu quero? 716 foi a nota de corte do ano passado do curso que eu pretendo fazer... Então eu almejo um mínimo de 720 pontos. O que vocês acham?
Lembrando que a nota de corte no SISU 2019 foi bem mais alta que nos outros anos. Talvez se o TRI de linguagens NÃO for fuderosamente alto esse ano as notas de corte diminuam de novo. Ou vocês acham que a tendência é só subir?
 

Meemers

Habitué da casa
Mensagens
367
Reações
492
Pontos
73
Falando em redação, tô indignado com a Imaginie. Toda redação eles me dão 800-880 e não colocam uma explicação coerente (argumentação de senso comum). O que vocês acham dessa que fiz, baseado no que sabem sobre redação? Desconsiderem a contextualização um pouco forçada do Inferno, me veio uma cena em mente e usei ela mesmo.
b8e8ae13710b47a800fa025ca07060eb.jpg


Enviado de meu Mi A2 Lite usando o Tapatalk

Vamos lá, sempre tive notas boas na redação, mas não significa que eu seja de fato bom, mas vou dar meus um ou dois tips pra tentar ajudar:

1. Evite usar figuras de linguagem na dissertação, guarda esses recursos pra narração ou outro tema mais artístico. Na dissertação tudo tem que ser claro é fácil de digerir. O excesso de hipérbatos deixou sua redação lenta e toda hora a gente tropeça em um:

- logo na introdução, pq não escrever “Gonçalves dias acentua os aspectos ufanistas na ‘canção do exílio’”? Mas fácil de ler, a gente não trupica na vírgula e tudo fica mais agradável pro leitor desse gênero textual

- na próxima oração: a realidade nacional está longe da concepção Romântica pois (?) carece de intervenção no combate ao bullying.
Observe nessa expressão que o hipérbato fez a relação causal ficar meio esquisita [emoji848] pode ser que eu tenha entendido errado, mas não pode tem ambiguidade nesse tipo de texto.

- no segundo parágrafo: “defende que, há na sociedade contemporânea” pq não facilitar e colocar “defende que na sociedade contemporânea há” acho que o hipérbato só valeria a pena se fosse pra evitar o famoso “queísmo” mas nesse caso ele é usado de qualquer forma “.

- “fica claro que” você pode suplemente eliminar essa expressão que de nada acrescenta ao seu ponto de vista argumentativo: “sob tal ótica, o modo passivo e negligente que a comunidade aborda “...” eu até queria terminar a frase mas não entendi exatamente o ponto de vista que você quis lançar. “Sua permanência torna-se incontestável” a permanência de quem? Da sociedade ou da problemática? Outro ponto importante é sempre tomar cuidado com pronomes de posse, a inversão da ordem das orações deixa tudo mais ambíguo, e acaba dificultando que o leitor entenda onde você quer chegar.

2. Evite usar adjetivos e advérbios no texto dissertativo. O importante são as informações, essa floreios deixam o texto mais fraco, jornalístico, da a sensação de que está enrolando a banca:

- No primeiro parágrafo: com efeito, é imprescindível “...” por isso/portanto deve-se discutir “...”

- no segundo parágrafo: “exímia filosofa” não tem pq você exibir sua opinião sobre a escritora, não é seu papel nessa situação. Por isso na dúvida, evitar adjetivos.

3. Você não precisa começar toda oração com alguma conjunção, também

- final do segundo parágrafo: “logo, é necessário combater “...””
você podia dar um desfecho mais adequado pra essa oração, foi uma boa conclusão pro parágrafo, mas você não precisa anunciar assim, pessoalmente eu faria assim “combater a apatia social desde a tenra idade “...”

- no terceiro paragrafo, podia ter simplesmente omitido o “desse modo” e partido diretamente pra conclusão da ideia

- no quarto parágrafo: elucida-se portanto que “...”
pq não começar diretamente com: O bullying é uma problemática (...)

- ainda no quarto, omitir o com isso também,
“Problemática não resolvida no Brasil, as escolas devem instruir os alunos por meio de aulas sobre a diversidade“

4. Repetições

- Observe quantas vezes você repetiu a palavra “sociedade” no segundo parágrafo. Tenta achar sinônimos, o examinador vai olhar com bons olhos.

5. Ideias

Por último, gostei muito das ideias do 2 3 e 4 parágrafos mas eu não senti que o primeiro parágrafo laçou tudo o que você queria abordar
Talvez não usar o Gonçalves Dias como cerne da sua lógica, mas usar ele só pra dar um argumento de confiança pra sua introdução!

Gostei do texto! Deixei algumas dicas, desculpe se confundi qualquer coisa




Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 

Bug_Secular

Bam-bam-bam
Mensagens
3.357
Reações
4.789
Pontos
303
Lembrando que a nota de corte no SISU 2019 foi bem mais alta que nos outros anos. Talvez se o TRI de linguagens NÃO for fuderosamente alto esse ano as notas de corte diminuam de novo. Ou vocês acham que a tendência é só subir?
Sim. Linguagens foi bem mais alta, isso influenciou em cortes maiores. Este ano talvez se repita.
 

Meemers

Habitué da casa
Mensagens
367
Reações
492
Pontos
73
O que você idealizou que é diferente na realidade? As considerações de trabalho, o salário, a oferta de empego?

Emprego não falta, mas não paga tanto quanto eu gostaria, não posso reclamar, também...

Mas as condições de trabalho são ruins, não existe direito trabalhista pra médicos, cada vez mais a mídia se esforça pra acabar com a imagem dos médicos...
Sem contar que muitas vezes quando você trabalha com médicos mais velhos fica a mercê da hierarquia, sendo que grande parte desses velhos não sabe Porra nenhuma é só fica fazendo iatrogenia


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 

Polla el niño

Bam-bam-bam
Mensagens
1.655
Reações
2.137
Pontos
353
Mas as condições de trabalho são ruins, não existe direito trabalhista pra médicos, cada vez mais a mídia se esforça pra acabar com a imagem dos médicos...
Sem contar que muitas vezes quando você trabalha com médicos mais velhos fica a mercê da hierarquia, sendo que grande parte desses velhos não sabe Porra nenhuma é só fica fazendo iatrogenia
Conte-me mais...
como assim a mídia fica denegrindo a imagem dos médicos?
As condições de trabalho são ruins ao ponto de não ter gaze no hospital? Tu trabalha no interior ou região metropolitana?
Aturar médico velho que não manja dos paranauê deve ser um porre msm
 

Meemers

Habitué da casa
Mensagens
367
Reações
492
Pontos
73
Conte-me mais...
como assim a mídia fica denegrindo a imagem dos médicos?
As condições de trabalho são ruins ao ponto de não ter gaze no hospital? Tu trabalha no interior ou região metropolitana?
Aturar médico velho que não manja dos paranauê deve ser um porre msm

Já trabalhei em todos os lugares
Se for pra trabalhar no SUS vai ser ruim; a não ser que seja vinculado a algum hospital escola


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 

Polla el niño

Bam-bam-bam
Mensagens
1.655
Reações
2.137
Pontos
353
Já trabalhei em todos os lugares
Se for pra trabalhar no SUS vai ser ruim; a não ser que seja vinculado a algum hospital escola


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
Então virar associado de um convênio conhecido tipo Unimed vale a pena?
Ainda não entendo como a mídia denigre a imagem dos médicos. O único pessoal que vejo falando mal da profissão são os haters que não passaram no vestibular
 

OliveiraHardM

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
802
Reações
468
Pontos
504
Vamos lá, sempre tive notas boas na redação, mas não significa que eu seja de fato bom, mas vou dar meus um ou dois tips pra tentar ajudar:

1. Evite usar figuras de linguagem na dissertação, guarda esses recursos pra narração ou outro tema mais artístico. Na dissertação tudo tem que ser claro é fácil de digerir. O excesso de hipérbatos deixou sua redação lenta e toda hora a gente tropeça em um:

- logo na introdução, pq não escrever “Gonçalves dias acentua os aspectos ufanistas na ‘canção do exílio’”? Mas fácil de ler, a gente não trupica na vírgula e tudo fica mais agradável pro leitor desse gênero textual

- na próxima oração: a realidade nacional está longe da concepção Romântica pois (?) carece de intervenção no combate ao bullying.
Observe nessa expressão que o hipérbato fez a relação causal ficar meio esquisita [emoji848] pode ser que eu tenha entendido errado, mas não pode tem ambiguidade nesse tipo de texto.

- no segundo parágrafo: “defende que, há na sociedade contemporânea” pq não facilitar e colocar “defende que na sociedade contemporânea há” acho que o hipérbato só valeria a pena se fosse pra evitar o famoso “queísmo” mas nesse caso ele é usado de qualquer forma “.

- “fica claro que” você pode suplemente eliminar essa expressão que de nada acrescenta ao seu ponto de vista argumentativo: “sob tal ótica, o modo passivo e negligente que a comunidade aborda “...” eu até queria terminar a frase mas não entendi exatamente o ponto de vista que você quis lançar. “Sua permanência torna-se incontestável” a permanência de quem? Da sociedade ou da problemática? Outro ponto importante é sempre tomar cuidado com pronomes de posse, a inversão da ordem das orações deixa tudo mais ambíguo, e acaba dificultando que o leitor entenda onde você quer chegar.

2. Evite usar adjetivos e advérbios no texto dissertativo. O importante são as informações, essa floreios deixam o texto mais fraco, jornalístico, da a sensação de que está enrolando a banca:

- No primeiro parágrafo: com efeito, é imprescindível “...” por isso/portanto deve-se discutir “...”

- no segundo parágrafo: “exímia filosofa” não tem pq você exibir sua opinião sobre a escritora, não é seu papel nessa situação. Por isso na dúvida, evitar adjetivos.

3. Você não precisa começar toda oração com alguma conjunção, também

- final do segundo parágrafo: “logo, é necessário combater “...””
você podia dar um desfecho mais adequado pra essa oração, foi uma boa conclusão pro parágrafo, mas você não precisa anunciar assim, pessoalmente eu faria assim “combater a apatia social desde a tenra idade “...”

- no terceiro paragrafo, podia ter simplesmente omitido o “desse modo” e partido diretamente pra conclusão da ideia

- no quarto parágrafo: elucida-se portanto que “...”
pq não começar diretamente com: O bullying é uma problemática (...)

- ainda no quarto, omitir o com isso também,
“Problemática não resolvida no Brasil, as escolas devem instruir os alunos por meio de aulas sobre a diversidade“

4. Repetições

- Observe quantas vezes você repetiu a palavra “sociedade” no segundo parágrafo. Tenta achar sinônimos, o examinador vai olhar com bons olhos.

5. Ideias

Por último, gostei muito das ideias do 2 3 e 4 parágrafos mas eu não senti que o primeiro parágrafo laçou tudo o que você queria abordar
Talvez não usar o Gonçalves Dias como cerne da sua lógica, mas usar ele só pra dar um argumento de confiança pra sua introdução!

Gostei do texto! Deixei algumas dicas, desculpe se confundi qualquer coisa




Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
Muito obrigado pelos comentários, já mudei algumas coisas e espero progredir na redação. Não querendo "puxar pro meu lado", conversei com outras pessoas que assinam o Imaginie e são todos reclamando da correção. Levei uma redação pro professor dar uma olhada e foram comentários totalmente diferentes. Preciso achar um lugar que a correção seja um padrão, o problema é pagar agora huehuehue

Enviado de meu Mi A2 Lite usando o Tapatalk
 

Meemers

Habitué da casa
Mensagens
367
Reações
492
Pontos
73
Muito obrigado pelos comentários, já mudei algumas coisas e espero progredir na redação. Não querendo "puxar pro meu lado", conversei com outras pessoas que assinam o Imaginie e são todos reclamando da correção. Levei uma redação pro professor dar uma olhada e foram comentários totalmente diferentes. Preciso achar um lugar que a correção seja um padrão, o problema é pagar agora huehuehue

Enviado de meu Mi A2 Lite usando o Tapatalk

Eu achei ótima
Só que pra tirar nota nos concursos tem que escrever do jeito que eles querem: simples, fácil e fluido. Acho que passa uma sensação melhor pra quem tá lendo. Imagina corrigir 5000 redações enfadonhas, cheias de figuras de linguagem. Aí pegam uma que está mais simples, correta, com argumentos claros
Claro que essa vai ser vista com bons olhos


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 

Bug_Secular

Bam-bam-bam
Mensagens
3.357
Reações
4.789
Pontos
303
Como aprender (digo, memorizar) elementos da tabela periódica? Vi que enquanto eu não aprender alguns elementos (e suas propriedades) continuarei errando muitas questões de quimica... Como vocês aprenderam?

@Maladino @heitoroliveira
 

Bug_Secular

Bam-bam-bam
Mensagens
3.357
Reações
4.789
Pontos
303
Eu não acho que precise saber muita coisa da tabela.

O importante é saber os metais alcalinos, metais alcalinos terrosos, halogênios, ter uma noção dos gases nobres e saber o segundo período da parte direita dos elementos representativos (BCNOF). Não diria que é a coisa mais importante do mundo, com o tempo você guarda os principais (Tipo Sódio, Potássio, Magnésio, Cálcio, e os Halogênios) só de fazer os exercícios. Eu acho que se você souber essas coisas você já ganha bastante tempo (Mas é saber mesmo, não depender de musiquinha).

O que você é obrigado a saber é ter uma noção da distribuição da tabela, pra saber localizar um elemento pela distribuição eletrônica e também saber as propriedades periódicas (Principalmente raio atômico, porque praticamente todo o resto emana disso).

Falando de mim, eu comecei com musiquinha idiota mesmo (Hoje Li Na Kama Rbson Crusoé em Francês, Beijei Mgarida na Casa do Sr Barão Ratão e Helio Nem Argumentou Kréu na Xereca da Rnata), com o tempo e uso fui guardando. os Halogênios por exemplo eu guardei só pelos exercícios. Meu primeiro tapa na cara foi descobrir que apesar do Hidrogênio estar no primeiro período ele não tem família, o segundo é até hoje ver K e não pensar automaticamente em Potássio.

Pra UFPR a gente precisa saber a ordem real de eletronegatividade (FONClBrISCPH, que é literalmente o que eu guardei, como se fosse uma palavra).

Propriedade específica de elemento você não precisa decorar, o que é importante você vai aprender em temas específicos (Tipos os metais nobres em eletroquímica).

TLDR: O mais importante de tudo, acredito eu, é saber os metais alcalinos e alcalinos terrosos (Pra saber a solubilidade de bases por exemplo), localizar um elemento na tabela pela distribuição eletrônica e as propriedades periódicas gerais. As coisas específicas que você seja obrigado a saber acredito que sejam só as formas alotrópicas dos elementos clássicos (Do Carbono, Oxigênio, Fósforo e Enxofre).

O resto é bônus, pelo menos pro ENEM.
O meu pai me ensinou a 1º tabela (lina K RObou Césio da França)... Mas as demais não peguei.
Eu ia fazer isso, estudar os grupos + CHONPS. Eu ia na ideia de decorar tudo mas não rola mesmo. O que pesa mesmo é na parte de ácidos, bases, óxidos e afins.. onde devemos ter uma ideia dos elementos. Muito obrigado por me responder. Ajudou muito!
 

Meemers

Habitué da casa
Mensagens
367
Reações
492
Pontos
73
Como aprender (digo, memorizar) elementos da tabela periódica? Vi que enquanto eu não aprender alguns elementos (e suas propriedades) continuarei errando muitas questões de quimica... Como vocês aprenderam?

@Maladino @heitoroliveira

Você sabe fazer distribuição eletrônica por Linus Pauling?
Acho que é o primeiro passo pra compreender as propriedades eletrônicas dos átomos


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 
Topo Fundo