O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Tópico oficial VestibulandOS 2024 - DICAS, ASSUNTOS, APOSTILAS, LIVROS, PROVAS, DÚVIDAS E ETC.

Maladino

Mil pontos, LOL!
GOLD
Mensagens
9.008
Reações
16.662
Pontos
1.209
Affs cara... pensei que fosse medicina... Quase infartei. Vc é ampla?
Eu tenho cota de escola pública.

Mas sem chances nesse semestre, até porque nem tinha opções próximas. Em estatística eu marquei ampla porque eu estava muito acima da nota de corte.

Mas se esse ano não der pelos meios normais eu vou fazer FIES se ainda existir ano que vem (Eu fui chamado no FIES, só que resolvi tentar mais uma vez na raça por problemas em casa e a projeção lá na CAIXA não foi muito animadora).
 

Bug_Secular

Bam-bam-bam
Mensagens
3.357
Reações
4.789
Pontos
303
Eu tenho cota de escola pública.

Mas sem chances nesse semestre, até porque nem tinha opções próximas. Em estatística eu marquei ampla porque eu estava muito acima da nota de corte.

Mas se esse ano não der pelos meios normais eu vou fazer FIES se ainda existir ano que vem (Eu fui chamado no FIES, só que resolvi tentar mais uma vez na raça por problemas em casa e a projeção lá na CAIXA não foi muito animadora).
O foda do FIES é o medo de perder durante o curso. Alem que o FIES não chega nem a cobrir 100% do curso. Meu pai já mando a real dizendo que não pode pagar o "excesso". Além que não é legal sair devendo 1M ao governo.
Mas tem a questão da sua idade, as vezes não da pra esperar mais... Eu, como aiinda tenho 21~22 anos, ainda tenho 2 ou 3 anos pra tentar.
 
Ultima Edição:

Maladino

Mil pontos, LOL!
GOLD
Mensagens
9.008
Reações
16.662
Pontos
1.209
O foda do FIES é o medo de perder durante o curso. Alem que o FIES não chega nem a cobrir 100% do curso. Meu pai já mando a real dizendo que não pode pagar o "excesso". Além que não é legal sair devendo 1M ao governo.
Eu estudei direitinho, fiz uma tabela de projeção no Excel, conversei com meu pai, com um advogado e fui na Caixa econômica pra discutir a projeção de pagamentos depois de formado.

Perder o FIES é mais difícil que perder o PROUNI e se for cortado arbitrariamente caberia processo e até mandato de segurança.

Sair devendo realmente é foda, mas a condição de pagamento não é ruim. Ruim é a sensação de pagar boletinhos de 2~3k pro governo depois de formado (E que não é dedutível no imposto de renda). É quase como se fosse um adiantamento que você pega do governo pra aplicar em um bom investimento.

No meu caso eu ainda teria de pagar 900 reais por mês pra faculdade e conversei com meu pai pra tirar isso de um fundo que ele têm com os espólios da minha vó e deixamos subentendido que no futuro eu não brigaria por esse dinheiro com meus irmãos (Meio macabra a discussão mas parte da vida).

Mas eu acabei não indo por um conjunto de fatores, um deles sendo que eu ganhei uma bolsa absurdamente foda do cursinho. O outro sendo que esse ano meu irmão mais velho comprou um apartamento e saiu de casa e a minha saída faria minha mãe passar mal. Além disso eu fiquei meio mal porque precisa de fiador, e eu precisaria marcar um amigo que não nos falávamos por 4 anos.... pro cara entrar em um contrato desse tipo por mais de uma década é foda.

E é um pouco tenso por que no final da quitação da dívida não tem como ficar desempregado ou qualquer outra coisa, se não fodeu pra você e pros seus fiadores.
 

Bug_Secular

Bam-bam-bam
Mensagens
3.357
Reações
4.789
Pontos
303
Eu estudei direitinho, fiz uma tabela de projeção no Excel, conversei com meu pai, com um advogado e fui na Caixa econômica pra discutir a projeção de pagamentos depois de formado.

Perder o FIES é mais difícil que perder o PROUNI e se for cortado arbitrariamente caberia processo e até mandato de segurança.

Sair devendo realmente é foda, mas a condição de pagamento não é ruim. Ruim é a sensação de pagar boletinhos de 2~3k pro governo depois de formado (E que não é dedutível no imposto de renda). É quase como se fosse um adiantamento que você pega do governo pra aplicar em um bom investimento.

No meu caso eu ainda teria de pagar 900 reais por mês pra faculdade e conversei com meu pai pra tirar isso de um fundo que ele têm com os espólios da minha vó e deixamos subentendido que no futuro eu não brigaria por esse dinheiro com meus irmãos (Meio macabra a discussão mas parte da vida).

Mas eu acabei não indo por um conjunto de fatores, um deles sendo que eu ganhei uma bolsa absurdamente foda do cursinho. O outro sendo que esse ano meu irmão mais velho comprou um apartamento e saiu de casa e a minha saída faria minha mãe passar mal. Além disso eu fiquei meio mal por que precisa de fiador e eu precisaria marcar um amigo meu que nós não nos falávamos por 4 anos naquilo pro cara entrar em um contrato desse tipo por mais de uma década, aí é foda.

E é um pouco tenso por que no final da quitação da dívida não tem como ficar desempregado ou qualquer outra coisa, se não fodeu pra você e pros seus fiadores.
Se for parar pra pensar, 1 ou 2 anos a mais tentando é melhor que ter essa dor de cabeça toda. Do jeito que vc quase passou este ano, ano que vem vc consegue. FIEs só compensa em ultimo caso...
 
Ultima Edição:

Maladino

Mil pontos, LOL!
GOLD
Mensagens
9.008
Reações
16.662
Pontos
1.209
Se for parar pra pensar, 1 ou 2 anos a mais tentando, é melhor que ter essa dor de cabeça toda. Do jeito que vc quase passou este ano, ano que vem vc consegue. FIEs só compensa em ultimo caso...
Pois é, foi o que eu imaginei também.

O foda que uns amigos amigos meus ficaram meio putos comigo por não ter fechado o contrato.

Minha resposta foi algo do tipo: "Fala isso porque não é o seu cu que está em jogo". :lolwtf
 


Bug_Secular

Bam-bam-bam
Mensagens
3.357
Reações
4.789
Pontos
303
Pois é, foi o que eu imaginei também.

O foda que uns amigos amigos meus ficaram meio putos comigo por não ter fechado o contrato.

Minha resposta foi algo do tipo: "Fala isso porque não é o seu cu que está em jogo". :lolwtf
E assim, nada como conseguir uma gratuita e se preocupar apenas com o curso. Estamos falando de 6 ~ 8 anos de curso. Não saberemos como estará o mercado qnd terminar....
Além que se vc fazer 1 semestre, nem pode pensar em desistir, já que terá uma dívida na casa dos 40k ~ 50k. kkkk
 

Megabyte 2.0

Bam-bam-bam
Mensagens
3.481
Reações
5.334
Pontos
303
O valor de uma mensalidade de medicina aqui no Brasil é muito inflada, não faz sentido custar entre 8 ~10k não.
 

Anayama

Bam-bam-bam
Mensagens
1.752
Reações
3.425
Pontos
303
Eu NÃO quero saber. Eu vou PASSAR nessa porra, tão entendendo?

Menos de 5 meses, vou ter que estudar pra c***lho. 25 horas por dia. Tô nem aí.

SEM MAIS DESCULPINHAS. Bjs e boa noite.
 

Lagash

Larva
Mensagens
2
Reações
0
Pontos
1
Visualizar anexo 72955
Pessoal, esse cronograma pro enem de matemática tá bom? Lembrando que só faltam 25 semanas pra prova
Como funciona? Daquelas aulas que ele disponibiliza por semana, tem que ver todas primeiro pra fazer os exercícios ou dá pra fazer aos poucos? Pelo que lembro, tem a lista de questões da semana + um simulado, né. Um colega meu comentou desse site, só que não achei muita coisa a respeito.
 

Polla el niño

Bam-bam-bam
Mensagens
1.655
Reações
2.137
Pontos
353
Como funciona? Daquelas aulas que ele disponibiliza por semana, tem que ver todas primeiro pra fazer os exercícios ou dá pra fazer aos poucos? Pelo que lembro, tem a lista de questões da semana + um simulado, né. Um colega meu comentou desse site, só que não achei muita coisa a respeito.
Na vdd eu arrumei foi um drive com aa aulas do ferretto, então não sei responder sua pergunta. Mas eu posso afirmar que as aulas são muito boas
 

Hitto

Novato
Mensagens
5
Reações
17
Pontos
13
Fala galera, de volta aos estudos!

Estava pensando em pagar aquele Hexag Online, o que vcs acham?
 

Polla el niño

Bam-bam-bam
Mensagens
1.655
Reações
2.137
Pontos
353
E redação é assim mesmo... Tô pegando as de nota 1000 e passando o pente na estrutura. Ano passado fiz uma breve leitura hora antes da prova, e consegui aumentar 120 pontos. (Sai de 720 pra 840);
Mas você treinou redação ao longo do ano ou só estudou um pouco antes da prova?
 

interiorano

Bam-bam-bam
Mensagens
281
Reações
718
Pontos
268
Alguém aqui já trabalhou durante a aplicação das provas do ENEM? Foi tranquilo ou tinha muita incomodação? E a remuneração?
 

Polla el niño

Bam-bam-bam
Mensagens
1.655
Reações
2.137
Pontos
353
Galera, vocês acham que é melhor dar um gás nos estudos da área de humanas e buscar 40+ acertos em CH (vi gente falando que conseguiu 750 com essa quantidade) ou estudar mais física e Química (as matérias mais difíceis pra mim) pra tentar alavancar a nota na prova de CN?
 

Bug_Secular

Bam-bam-bam
Mensagens
3.357
Reações
4.789
Pontos
303
Galera, vocês acham que é melhor dar um gás nos estudos da área de humanas e buscar 40+ acertos em CH (vi gente falando que conseguiu 750 com essa quantidade) ou estudar mais física e Química (as matérias mais difíceis pra mim) pra tentar alavancar a nota na prova de CN?
Depende se sua faculdade tem pesos. Na minha, humanas tem peso 1,5 e naturezas e linguagens tem peso 3.0, ou seja, pra mim não adianta ta certar 40 em humanas e fazer 30 em naturezas. E outra, aposte mais nas que tem um TRI melhor. 40 em naturezas, apesar de ser dificil, garante uns 790 ~800.
 

Polla el niño

Bam-bam-bam
Mensagens
1.655
Reações
2.137
Pontos
353
Depende se sua faculdade tem pesos. Na minha, humanas tem peso 1,5 e naturezas e linguagens tem peso 3.0, ou seja, pra mim não adianta ta certar 40 em humanas e fazer 30 em naturezas. E outra, aposte mais nas que tem um TRI melhor. 40 em naturezas, apesar de ser dificil, garante uns 790 ~800.
Estava pensando em focar em humanas pq sou melhor (já tirei 100 em História e 97 em geografia) e por ser bem ruinzinho em CN (com exceção de biologia) e muitas universidades em Minas dão pesos iguais pra todas as provas
 

Polla el niño

Bam-bam-bam
Mensagens
1.655
Reações
2.137
Pontos
353
Eu meti o doido e coloquei na cota de pardo & negros, mesmo sendo meio branco. Na pior das hipóteses tu perde a vaga (se você estiver disposto a ir longe o suficiente, acho que você ganha se entrar com recurso na casa do c***lho).

Sent from my S7 Edge
Foi aprovado pela banca que avalia o fenótipo dos cotistas? Seria muito incômodo mandar foto sua por MP? (menos nudes, por favor) :klolwtf
 

Skool

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.822
Reações
2.342
Pontos
754
Eai galera, não sei se lembram de mim mais hehehe
Tem muito tempo que não ando por essas bandas.
Vim pra noticiar que passei em medicina pelo FIES. Totalmente inesperado! Esse ano pra mim já estava anulado, parei de estudar e tudo. Consegui com o esforço do ano passado.

Não sei se assumirei. Se eu conseguir o financiamento total e resolver todas as burocracias, tô lá.

Enviado de meu Redmi Note 6 Pro usando o Tapatalk
 

Bug_Secular

Bam-bam-bam
Mensagens
3.357
Reações
4.789
Pontos
303
Eai galera, não sei se lembram de mim mais hehehe
Tem muito tempo que não ando por essas bandas.
Vim pra noticiar que passei em medicina pelo FIES. Totalmente inesperado! Esse ano pra mim já estava anulado, parei de estudar e tudo. Consegui com o esforço do ano passado.

Não sei se assumirei. Se eu conseguir o financiamento total e resolver todas as burocracias, tô lá.

Enviado de meu Redmi Note 6 Pro usando o Tapatalk
Parabéns, manim. Uma filha da amiga da minha mãe pegou 100% também. Mas é muito raro achar uma vaga (medicina) que tenha mensalidade igual ou menor ao FIES . Aqui no Ceará mesmo é quase impossível. Se eu pegasse em alguma pelo nordeste eu ia, mas só se fosse 100% financiado.
 

Kraftdog

Bam-bam-bam
Mensagens
295
Reações
1.140
Pontos
318
Alguém pode me informar se na segunda fase do vestibular da unesp, eu posso zerar alguma matéria?
 

Hitto

Novato
Mensagens
5
Reações
17
Pontos
13
Eai galera, não sei se lembram de mim mais hehehe
Tem muito tempo que não ando por essas bandas.
Vim pra noticiar que passei em medicina pelo FIES. Totalmente inesperado! Esse ano pra mim já estava anulado, parei de estudar e tudo. Consegui com o esforço do ano passado.

Não sei se assumirei. Se eu conseguir o financiamento total e resolver todas as burocracias, tô lá.

Enviado de meu Redmi Note 6 Pro usando o Tapatalk

Parabéns mano! Espero que dê certo.
 

Skool

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.822
Reações
2.342
Pontos
754
Obrigado!!

A questão agora é a seguinte. Vi um vídeo de uma mina que fez medicina pelo FIES dizendo que as faculdades não podem cobrar mais que o valor máximo que o fies libera. Ou seja, 7 mil e pouco. Podemos recorrer ao acréscimo. Não manjo nada, alguém sabe me dizer se a informação é correta?

Outra questão é: Caguei no cadastro da renda familiar. Coloquei só a minha de 1500, pois estava fazendo um bico e já nem trabalho mais. Impossível declarar isso. Não estava em casa, então não coloquei nenhum parente no grupo familiar. Agora não tem como editar nada e o documento para levar na universidade está feito. Alguém sabe o que fazer nessa situação? Vou ligar neles amanhã para pedir ajuda.

A última questão é: onde vou consegui um fiador que ganha 2x a mensalidade da faculdade??? Não tinha uma parada que não necessitava mais de fiador?

Enviado de meu Redmi Note 6 Pro usando o Tapatalk
 

Skool

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.822
Reações
2.342
Pontos
754
Obrigado!!

A questão agora é a seguinte. Vi um vídeo de uma mina que fez medicina pelo FIES dizendo que as faculdades não podem cobrar mais que o valor máximo que o fies libera. Ou seja, 7 mil e pouco. Podemos recorrer ao acréscimo. Não manjo nada, alguém sabe me dizer se a informação é correta?

Outra questão é: Caguei no cadastro da renda familiar. Coloquei só a minha de 1500, pois estava fazendo um bico e já nem trabalho mais. Impossível declarar isso. Não estava em casa, então não coloquei nenhum parente no grupo familiar. Agora não tem como editar nada e o documento para levar na universidade está feito. Alguém sabe o que fazer nessa situação? Vou ligar neles amanhã para pedir ajuda.

A última questão é: onde vou consegui um fiador que ganha 2x a mensalidade da faculdade??? Não tinha uma parada que não necessitava mais de fiador?

Enviado de meu Redmi Note 6 Pro usando o Tapatalk
 

Maladino

Mil pontos, LOL!
GOLD
Mensagens
9.008
Reações
16.662
Pontos
1.209
Obrigado!!

A questão agora é a seguinte. Vi um vídeo de uma mina que fez medicina pelo FIES dizendo que as faculdades não podem cobrar mais que o valor máximo que o fies libera. Ou seja, 7 mil e pouco. Podemos recorrer ao acréscimo. Não manjo nada, alguém sabe me dizer se a informação é correta?

Outra questão é: Caguei no cadastro da renda familiar. Coloquei só a minha de 1500, pois estava fazendo um bico e já nem trabalho mais. Impossível declarar isso. Não estava em casa, então não coloquei nenhum parente no grupo familiar. Agora não tem como editar nada e o documento para levar na universidade está feito. Alguém sabe o que fazer nessa situação? Vou ligar neles amanhã para pedir ajuda.

A última questão é: onde vou consegui um fiador que ganha 2x a mensalidade da faculdade??? Não tinha uma parada que não necessitava mais de fiador?

Enviado de meu Redmi Note 6 Pro usando o Tapatalk
Sobre a primeira questão: Se o custo da mensalidade é 10k e o máximo financiável pelo FIES é 7500, eles podem, e vão, te cobrar os 2500 restantes. Isso está no edital do programa, tem aviso quando você seleciona o curso e está nas simulações de quando você confirma o interesse pela vaga no sistema.

Sobre a renda, até onde eu sei a cagada só é definitiva quando você confirma a vaga no sistema lá. Se não dá pra editar em nenhum lugar então só ligando pra saber mesmo.

Quanto ao fiador: Tem de se virar infelizmente, ou você conhece alguém que não apenas tenha a renda mas esteja disposto a participar de todo o trâmite e colocar o nome dele em risco ou você simplesmente não consegue o financiamento. É a parte m**** de FIES pra medicina. Pra não precisar de fiador tem de ter 1,5 salários mínimos de renda... A fiança solidária (Ou algo do tipo) que alguns alunos viram fiadores em grupo dificilmente é oferecida aos cursos mais caros, além de estar cada vez mais rara por não ser bom negócio pra ninguém (Todo mundo se fode nessa m**** e a segurança pro governo é zero).
 

Ageiajoao

Habitué da casa
Mensagens
20
Reações
16
Pontos
63
Financiar o curso de medicina por algum banco sendo cada mensalidade na faixa de 6800 vale a pena? A dívida no fim do curso seria algo em torno de 600 mil.

Pra deixar mais claro a resposta e dúvidas sobre a renda, um médico no SUS utilizando o programa Mais Médicos tira 12 mil atualmente, alguém sabe o valor que recebe por um plantão? E qual a média de plantões que um médico faz no mês?

Agraço desde já.
 

Skool

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.822
Reações
2.342
Pontos
754
Cara, acho que esse rombo no cu do aluno de med no fies vale a pena. A simulação que fiz deu 3000 por mês após eu iniciar a profissão. Isso aí pra médico não é m**** nenhuma. Eu não sou consumista, então fica tranquilo

A respeito do plantão, não sei te informar.

Enviado de meu Redmi Note 6 Pro usando o Tapatalk
 

TE DIBREI;

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.156
Reações
7.741
Pontos
703
Financiar o curso de medicina por algum banco sendo cada mensalidade na faixa de 6800 vale a pena? A dívida no fim do curso seria algo em torno de 600 mil.

Pra deixar mais claro a resposta e dúvidas sobre a renda, um médico no SUS utilizando o programa Mais Médicos tira 12 mil atualmente, alguém sabe o valor que recebe por um plantão? E qual a média de plantões que um médico faz no mês?

Agraço desde já.

Aqui 1800 o plantão. O número de plantões varia mais da tua vontade. Da pra pegar fácil uns 2-3 plantões por semana. Agora, tu aguenta?

Meu amigo se formou há 4 anos, terminou a residência em anestesio agora em abril e começou a trabalhar em junho e já recebeu o primeiro salário agora em julho de apenas: R$39.850,00. Então, eu diria que vale a pena sim financiar num banco, se caso você desista da faculdade, o que pode acontecer, digo por experiência já que na minha sala já desistiram 2 pessoas, uma por não conseguir pagar mais e uma que viu que não tinha vocação pra coisa realmente, você consiga arcar com esse custo. Não pode marcar bobeira e colocar imóvel da família na brincadeira.
 

OliveiraHardM

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
802
Reações
468
Pontos
504
Se não passar numa federal esse ano, vou encarar o Fies mesmo. Meio do ano já e chega aquele momento que você acha que não sabe nada mesmo indo bem em simulados. Até o fim do mês fecho os conteúdos e vou ficar até o Enem só fazendo questões. Seja o que Deus quiser já huehuehue.

Enviado de meu Mi A2 Lite usando o Tapatalk
 

Polla el niño

Bam-bam-bam
Mensagens
1.655
Reações
2.137
Pontos
353
Quanto tempo vocês levam pra fazer uma redação?
Levo em média 1:10h e pra fazer o rascunho mais 50 minutos pra passar o rascunho a limpo com uma letra legível e colocar sinônimos nas palavras repetidas. Como melhorar esse tempo?
 

Polla el niño

Bam-bam-bam
Mensagens
1.655
Reações
2.137
Pontos
353
Aqui 1800 o plantão. O número de plantões varia mais da tua vontade. Da pra pegar fácil uns 2-3 plantões por semana. Agora, tu aguenta?

Meu amigo se formou há 4 anos, terminou a residência em anestesio agora em abril e começou a trabalhar em junho e já recebeu o primeiro salário agora em julho de apenas: R$39.850,00. Então, eu diria que vale a pena sim financiar num banco, se caso você desista da faculdade, o que pode acontecer, digo por experiência já que na minha sala já desistiram 2 pessoas, uma por não conseguir pagar mais e uma que viu que não tinha vocação pra coisa realmente, você consiga arcar com esse custo. Não pode marcar bobeira e colocar imóvel da família na brincadeira.
Tu mora em capital ou no interior? Qual estado?
Como esse teu amigo tirou 39k como anestesista? Trampando 168h por semana? Eu achava que quem ganhava bem era o cirurgiao huajahu
 
Topo Fundo