O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Tópico oficial VestibulandOS 2024 - DICAS, ASSUNTOS, APOSTILAS, LIVROS, PROVAS, DÚVIDAS E ETC.

TE DIBREI;

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.156
Reações
7.741
Pontos
703
Tu mora em capital ou no interior? Qual estado?
Como esse teu amigo tirou 39k como anestesista? Trampando 168h por semana? Eu achava que quem ganhava bem era o cirurgiao huajahu

Moro na capital de SC.

Cara recebe por cada anestesia que da, acompanha os procedimentos cirúrgicos. Não sei te dizer quanto por cada anestesia ele recebe, mas ele acompanha de 4-6 cirurgias por dia.

E qualquer área recebe bem, acho que os que menos recebem são os médicos de família e menos assim não é um salário ruim. Beirando lá seus 20, 30 mil. Agora com o novo incentivo do governo vindo pra essa área, a tendência dela é crescer e receber melhores condições e salários e opções de carreira porque é uma área de extrema importância e demanda bons médicos, que geralmente não procuram essa área pelo “baixo” retorno financeiro.

Agora vou falar um pouco sobre um médico já estabilizado, por exemplo, tem professor meu que da aula durante um dia inteiro (não trabalha durante esse período, dá aula pelo simples prazer) e só trabalha de segunda a sexta, não pega plantão e recebe lá seus R$80 mil. Bizarro? Não. O cara é bom no que faz, simples. Agenda cheia pra cirurgia, consulta só por fora do plano de saúde e é um médico de put* renome.

Tudo vai depender do que tu almeja. Tem médico que ganha 30 mil por mês, mas tem médico que ganha 200 mil. Qual médico tu quer ser? Quanto tu quer se dedicar? Quanto tu quer abdicar? Acho esse ser o fator mais importante. Ser bom não é só suficiente, tens que ser o melhor.

E outra, não tem problema tu entrar na faculdade almejando uma vida boa e bons salários, mas vou te dizer, a faculdade é uma m****, desgastante e toma tua vida. Tens que realmente gostar do que tais fazendo. E longe de mim querer te por medo ou coisa do tipo, só abrindo um pouco teus olhos porque acho que ninguém ainda o abriu.
 

Ageiajoao

Habitué da casa
Mensagens
20
Reações
16
Pontos
63
Moro na capital de SC.

Cara recebe por cada anestesia que da, acompanha os procedimentos cirúrgicos. Não sei te dizer quanto por cada anestesia ele recebe, mas ele acompanha de 4-6 cirurgias por dia.

E qualquer área recebe bem, acho que os que menos recebem são os médicos de família e menos assim não é um salário ruim. Beirando lá seus 20, 30 mil. Agora com o novo incentivo do governo vindo pra essa área, a tendência dela é crescer e receber melhores condições e salários e opções de carreira porque é uma área de extrema importância e demanda bons médicos, que geralmente não procuram essa área pelo “baixo” retorno financeiro.

Agora vou falar um pouco sobre um médico já estabilizado, por exemplo, tem professor meu que da aula durante um dia inteiro (não trabalha durante esse período, dá aula pelo simples prazer) e só trabalha de segunda a sexta, não pega plantão e recebe lá seus R$80 mil. Bizarro? Não. O cara é bom no que faz, simples. Agenda cheia pra cirurgia, consulta só por fora do plano de saúde e é um médico de put* renome.

Tudo vai depender do que tu almeja. Tem médico que ganha 30 mil por mês, mas tem médico que ganha 200 mil. Qual médico tu quer ser? Quanto tu quer se dedicar? Quanto tu quer abdicar? Acho esse ser o fator mais importante. Ser bom não é só suficiente, tens que ser o melhor.

E outra, não tem problema tu entrar na faculdade almejando uma vida boa e bons salários, mas vou te dizer, a faculdade é uma m****, desgastante e toma tua vida. Tens que realmente gostar do que tais fazendo. E longe de mim querer te por medo ou coisa do tipo, só abrindo um pouco teus olhos porque acho que ninguém ainda o abriu.
Eu ainda tenho bastante dúvida quanto ao salário. Eu creio que a maioria que trabalha no SUS é contratado daquele Mais Médicos, certo? O salário ta na faixa de 12k, além desse valor eu posso escolher quando tirar plantão, e os 1.8k de cada plantão vão serem somados com esse salário fixo?
 

Maladino

Mil pontos, LOL!
GOLD
Mensagens
9.008
Reações
16.662
Pontos
1.209
Quanto tempo vocês levam pra fazer uma redação?
Levo em média 1:10h e pra fazer o rascunho mais 50 minutos pra passar o rascunho a limpo com uma letra legível e colocar sinônimos nas palavras repetidas. Como melhorar esse tempo?
Pra melhorar ou é muita prática e confiança ou ter mais repertório (tanto comunicativo quanto de conteúdo). É complicado dar uma resposta objetiva sem acompanhar o seu processo.

Redação tipo ENEM eu demoro cerca de 1h pra desenvolver. Passar a limpo é coisa de 10/15 minutos. Mas o tempo varia pra mais e pra menos dependendo do domínio/cabeça/correção de algum problema estrutural.

ENEM passado eu demorei 1h pra desenvolver e passar a limpo. Mas eu cometi um erro e uma frase meio solta que eu percebi depois de passar a limpo me custou pontos.
 

TE DIBREI;

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.156
Reações
7.741
Pontos
703
Eu ainda tenho bastante dúvida quanto ao salário. Eu creio que a maioria que trabalha no SUS é contratado daquele Mais Médicos, certo? O salário ta na faixa de 12k, além desse valor eu posso escolher quando tirar plantão, e os 1.8k de cada plantão vão serem somados com esse salário fixo?

Sim, recebe o salário SUS mais por cada procedimento feito, mas cada procedimento tem um valor irrisório, se não me engano um parto o SUS paga R$28, por exemplo. Mas no caso estamos falando de um “generalista” né, alguém que saiu direto da faculdade, não fez residência ou especialização e já foi direto trabalhar.

Vou ser sincero, não sei de ninguém que fez isso ou pretende fazer dos meus amigos que se formaram ou estão por formar. Todo mundo fez/vai fazer no mínimo a residência e depois se especializar.

Médicos com residência e especialização não recebem tão mal como os R$12.000,00 pagos pelo SUS.
 

Player_1

Bam-bam-bam
Mensagens
1.884
Reações
3.008
Pontos
353
Alguém fez Univesp no último domingo? A prova de física estava muito interessante, só teoria..

Fiz mais pra ir "aquecendo" junto com concursos..
 

OliveiraHardM

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
802
Reações
468
Pontos
504
Alguém fez Univesp no último domingo? A prova de física estava muito interessante, só teoria..

Fiz mais pra ir "aquecendo" junto com concursos..
Fiz ela pra brincar um pouquinho, gostei bastante do estilo. Boa demais pra treinar pro Enem. Fiquei por entender a 44 (acho que seria anulada) e 46 de Biologia, bem confusas. Mas no geral, vale a pena fazer pra praticar e revisar.
 


Maladino

Mil pontos, LOL!
GOLD
Mensagens
9.008
Reações
16.662
Pontos
1.209
Fiz ela pra brincar um pouquinho, gostei bastante do estilo. Boa demais pra treinar pro Enem. Fiquei por entender a 44 (acho que seria anulada) e 46 de Biologia, bem confusas. Mas no geral, vale a pena fazer pra praticar e revisar.
Dei uma olhada nessas questões... Bem confusa a parte experimental dessa 44 mesmo. Marquei a B por ser a única que faz sentido, mas a parte de refutar a hipótese é confuso.

A 46 eu marcaria a C. Parece ser mais uma questão de lembrar dos clados dos cordados. Mas está escrita de um jeito pra confundir mesmo.
 

OliveiraHardM

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
802
Reações
468
Pontos
504
Dei uma olhada nessas questões... Bem confusa a parte experimental dessa 44 mesmo. Marquei a B por ser a única que faz sentido, mas a parte de refutar a hipótese é confuso.

A 46 eu marcaria a C. Parece ser mais uma questão de lembrar dos clados dos cordados. Mas está escrita de um jeito pra confundir mesmo.
Então, na 44 eu fiquei em dúvida entre B e C e acabei marcando C. Porque procariontes não possuem centríolos, aí achei que aquela informação do enunciado foi dada só pra confundir e fiquei confuso sobre as células eucariontes que ele faz menção na B. Se formou menos colônias de bactérias, teria impedido as divisões em células procariontes, não?

Enviado de meu Mi A2 Lite usando o Tapatalk
 

Maladino

Mil pontos, LOL!
GOLD
Mensagens
9.008
Reações
16.662
Pontos
1.209
Então, na 44 eu fiquei em dúvida entre B e C e acabei marcando C. Porque procariontes não possuem centríolos, aí achei que aquela informação do enunciado foi dada só pra confundir e fiquei confuso sobre as células eucariontes que ele faz menção na B. Se formou menos colônias de bactérias, teria impedido as divisões em células procariontes, não?

Enviado de meu Mi A2 Lite usando o Tapatalk
A lógica é que os vírus impedem as divisões das células da pele, com menos células da pele as bactérias tem menos substrato pra se reproduzir/viver. Os nutrientes, no caso, seria para as células da pele sobreviverem (e não as bactérias).

Agora, como isso refuta a hipótese eu não sei.
 

Polla el niño

Bam-bam-bam
Mensagens
1.655
Reações
2.137
Pontos
353
Sim, recebe o salário SUS mais por cada procedimento feito, mas cada procedimento tem um valor irrisório, se não me engano um parto o SUS paga R$28, por exemplo. Mas no caso estamos falando de um “generalista” né, alguém que saiu direto da faculdade, não fez residência ou especialização e já foi direto trabalhar.

Vou ser sincero, não sei de ninguém que fez isso ou pretende fazer dos meus amigos que se formaram ou estão por formar. Todo mundo fez/vai fazer no mínimo a residência e depois se especializar.

Médicos com residência e especialização não recebem tão mal como os R$12.000,00 pagos pelo SUS.
Mas teu amigo dos 40k não é um "ponto fora da curva" não? Tipo ele tem muitos contatos e conseguiu arrumar emprego num hospital foda (tipo Albert Einstein ou Sírio-Libanês). Ou esse salário é padrão pra anestesista?
Teu professor tem quantos anos?
 
Ultima Edição:

Polla el niño

Bam-bam-bam
Mensagens
1.655
Reações
2.137
Pontos
353
Pra melhorar ou é muita prática e confiança ou ter mais repertório (tanto comunicativo quanto de conteúdo). É complicado dar uma resposta objetiva sem acompanhar o seu processo.

Redação tipo ENEM eu demoro cerca de 1h pra desenvolver. Passar a limpo é coisa de 10/15 minutos. Mas o tempo varia pra mais e pra menos dependendo do domínio/cabeça/correção de algum problema estrutural.

ENEM passado eu demorei 1h pra desenvolver e passar a limpo. Mas eu cometi um erro e uma frase meio solta que eu percebi depois de passar a limpo me custou pontos.
Tirou quanto no Enem do ano passado?
 

Polla el niño

Bam-bam-bam
Mensagens
1.655
Reações
2.137
Pontos
353
Pessoal, eu tenho três dúvidas
1- Como que eu faço pra aumentar meus pontos na competência 3? Eu costumo perder mais pontos nela em toda redação.
2-Eu posso fazer uma citação indireta incorreta ou "inventada"? Quais as chances do corretor descobrir que está errado?
3- Posso repetir uma palavra até quanta vezes no texto sem perder ponto na competência 4?
 

Ageiajoao

Habitué da casa
Mensagens
20
Reações
16
Pontos
63
Pessoal, eu tenho três dúvidas
2-Eu posso fazer uma citação indireta incorreta ou "inventada"? Quais as chances do corretor descobrir que está errado?
3- Posso repetir uma palavra até quanta vezes no texto sem perder ponto na competência 4?

2 - Já utilizei diversas vezes estatísticas inventadas, porém use o bom senso e não coloque informações que fuja da lógica. O corretor corrige a sua redação em no máximo dois minutos estourando, se os dados que você colocar o convencer na passada de olhos que ele der já tá tudo certo, de forma alguma o corretor vai pesquisar algo pra ver se é verdadeiro, ele não tem tempo para isso.

3 - No máximo seis palavras, mas há um PORÉM! Você só pode repetir a mesma palavra cinco linhas após a mesma, se repetir dentro dessas cinco linhas de espaço você vai perder pontos.

Não sou nenhum professor de redação, mas se quiser usar as dicas fique a vontade, desde 2014 que eu tiro 900+. Sobre a primeira dúvida não consigo te ajudar.
 

Skool

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.822
Reações
2.342
Pontos
754
Matriculei na faculdade de Medicina pelo FIES.
Consegui o financiamento máximo. Dia 5 começam as aulas
Só falta pegar o contrato na Caixa e levar para eles
Minha turma será a segunda turma de medicina da faculdade, a estrutura é topissima. Pena que é pago né?
Também não sei dos professores.

Enviado de meu Redmi Note 6 Pro usando o Tapatalk
 

Skool

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.822
Reações
2.342
Pontos
754
Será que é possível transferir para outra faculdade particular pelo FIES?
Será que é possível transferir pra uma federal se o meu desempenho for bom lá dentro?

Enviado de meu Redmi Note 6 Pro usando o Tapatalk
 

Bug_Secular

Bam-bam-bam
Mensagens
3.357
Reações
4.789
Pontos
303
Será que é possível transferir para outra faculdade particular pelo FIES?
Será que é possível transferir pra uma federal se o meu desempenho for bom lá dentro?

Enviado de meu Redmi Note 6 Pro usando o Tapatalk
Parabéns pela aprovação, Skool!

Então, transferência é muito difícil. Depende da universidade, das grades curriculares e do curso. Medicina é um dos cursos com taxas de desistências pequenas, e quando tem, a universidade dá preferência - vamos dizer assim - para transferências entre seus campos.

Não acho uma boa vc fazer medicina no Fies pensando em transferir para uma pública... é muito dificil de acontecer. Se fosse um outro curso, talvez.

Tenho um conhecido que fez medicina na particular por 1 ano (não era FIES, ele tinha grana pra pagar a mensalidade), e acabou passando na federal pelo Enem (na ampla). Você poderia fazer assim também: continua no FIES e vai tentando o ENEM, mas não deixe seu desempenho cair na faculdade, vai que rola uma bolsa pra ti?
 

Skool

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.822
Reações
2.342
Pontos
754
Parabéns pela aprovação, Skool!

Então, transferência é muito difícil. Depende da universidade, das grades curriculares e do curso. Medicina é um dos cursos com taxas de desistências pequenas, e quando tem, a universidade dá preferência - vamos dizer assim - para transferências entre seus campos.

Não acho uma boa vc fazer medicina no Fies pensando em transferir para uma pública... é muito dificil de acontecer. Se fosse um outro curso, talvez.

Tenho um conhecido que fez medicina na particular por 1 ano (não era FIES, ele tinha grana pra pagar a mensalidade), e acabou passando na federal pelo Enem (na ampla). Você poderia fazer assim também: continua no FIES e vai tentando o ENEM, mas não deixe seu desempenho cair na faculdade, vai que rola uma bolsa pra ti?

Obrigado! Cara!
Pois é, o unico contra é que o fies não cobre 100% do valor da faculdade. Meu pai vai ter que pagar a mensalidade ainda. Por isso queria fazer a troca para alguma faculdade com o valor menor ou para uma pública
 

Bug_Secular

Bam-bam-bam
Mensagens
3.357
Reações
4.789
Pontos
303
Obrigado! Cara!
Pois é, o unico contra é que o fies não cobre 100% do valor da faculdade. Meu pai vai ter que pagar a mensalidade ainda. Por isso queria fazer a troca para alguma faculdade com o valor menor ou para uma pública
Tem como financiar o excedente pelo banco não?
 

Polla el niño

Bam-bam-bam
Mensagens
1.655
Reações
2.137
Pontos
353
Dae pessoal, como estão indo nos estudos?
Ontem percebi um problema quando estava fazendo um simulado de matemática: Não consegui me concentrar na prova por causa de problemas pessoais (por causa de uma garota que eu fiquei) e errei 4 questões por pura bobeira. Como vocês fazem para manter a concentração na hora da prova?
Um forte abraço
 

Maladino

Mil pontos, LOL!
GOLD
Mensagens
9.008
Reações
16.662
Pontos
1.209
Dae pessoal, como estão indo nos estudos?
Ontem percebi um problema quando estava fazendo um simulado de matemática: Não consegui me concentrar na prova por causa de problemas pessoais (por causa de uma garota que eu fiquei) e errei 4 questões por pura bobeira. Como vocês fazem para manter a concentração na hora da prova?
Um forte abraço
Eu dei uma vagabundada. :facepalm
Voltei a estudar mais sério essa semana e to devendo horrores de exercícios.

Sobre manter a concentração, não tem muito o que fazer... É questão de controle emocional só. A dica do Maladino virjão é evitar essas tretas o máximo possível quando se estuda pra vestibular. O que eu vejo gente que perde meses de estudo por causa de treta com relacionamento é surpreendente.
 

OliveiraHardM

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
802
Reações
468
Pontos
504
@Maladino quais foram suas notas e acertos ano passado? Lembro que foram boas pra c***lho, queria ter uma média..

Enviado de meu Mi A2 Lite usando o Tapatalk
 

Maladino

Mil pontos, LOL!
GOLD
Mensagens
9.008
Reações
16.662
Pontos
1.209
@Maladino quais foram suas notas e acertos ano passado? Lembro que foram boas pra c***lho, queria ter uma média..

Enviado de meu Mi A2 Lite usando o Tapatalk
Eu não lembro o número de acertos... Será que dá pra ver no site?

Sei que teve umas coisas meio idiotas, tipo acertar mais de 40 em Humanas e ficar com 750, sendo que em outros anos acertei bem menos e tirei a mesma nota.

No fim das contas ficou tudo entre 750 e 780 e 950 na redação.

Me fodi por causa de exatas que 750 é uma nota baixa pra med.

(Mais tarde vou ver se acho os acertos)
 

François

Lenda da internet
Mensagens
26.967
Reações
17.967
Pontos
1.754
Eu ainda tenho bastante dúvida quanto ao salário. Eu creio que a maioria que trabalha no SUS é contratado daquele Mais Médicos, certo? O salário ta na faixa de 12k, além desse valor eu posso escolher quando tirar plantão, e os 1.8k de cada plantão vão serem somados com esse salário fixo?
Nao, cara, Mais Médicos é para poucos. Maioria que trabalha no SUS é por concurso municipal. Tem município que paga R$5.000 e tem município que paga R$18.000, varia muito.

Plantão é feito por fora, vai receber de outra(s) fonte(s) além do salário fixo.

falow
 

OliveiraHardM

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
802
Reações
468
Pontos
504
Pessoal, já estão fazendo simulados? Alguém que fez/faz os do SAS poderia me falar se refletiram o desempenho no Enem? Tô conseguindo pegar 38+ em Humanas e Linguagens, 35+ em Natureza e 30+ em Matemática, mas não sei se posso confiar no nível de prova. Nessa reta final, tô basicamente só fazendo exercícios e revisão, mas o cansaço tá batendo forte. Preciso ajustar pra não chegar cansado na prova. Vamo que vamo, povo!

Enviado de meu Mi A2 Lite usando o Tapatalk
 

Player_1

Bam-bam-bam
Mensagens
1.884
Reações
3.008
Pontos
353
então na univesp fiquei mais ou menos em 560 num universo de 23.400 que fizeram a prova..quase fui convocado na terceira chamada..(por mais três colocações)..

tinha feito bem cru a prova porque meu foco está nas matérias de concursos..e na redação fui muito mal tirei 33..acho que porque fugi um pouco do tema..(preciso aprimorar a redação se aparecer em algum concurso..)

o que acham??
 

Meemers

Habitué da casa
Mensagens
367
Reações
492
Pontos
73
Será que é possível transferir para outra faculdade particular pelo FIES?
Será que é possível transferir pra uma federal se o meu desempenho for bom lá dentro?

Enviado de meu Redmi Note 6 Pro usando o Tapatalk

A transferência externa não tem a ver com seu desempenho lá dentro, eles fazem uma análise curricular da sua faculdade e é aplicado uma prova a depender do ano que a vaga abriu.
Você pode estar no 3o ano de faculdade e por não bater a grade, voltar pro 1o ano na faculdade nova.

Não é tão incomum abrir vaga, na Unesp abria uma vaga quase todo ano
 

Skool

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.822
Reações
2.342
Pontos
754
A transferência externa não tem a ver com seu desempenho lá dentro, eles fazem uma análise curricular da sua faculdade e é aplicado uma prova a depender do ano que a vaga abriu.
Você pode estar no 3o ano de faculdade e por não bater a grade, voltar pro 1o ano na faculdade nova.

Não é tão incomum abrir vaga, na Unesp abria uma vaga quase todo ano
Isso em federais ou fies tbm?

Enviado de meu Redmi Note 6 Pro usando o Tapatalk
 

Delphinus

Enjoy Yourself!
VIP
Mensagens
16.933
Reações
41.268
Pontos
1.003
Vou fazer um concurso para uma cidade do interior, motorista, 2,5k de salario, alguem tem alguma coisa pra me dar um norte ?
 

Meemers

Habitué da casa
Mensagens
367
Reações
492
Pontos
73
Isso em federais ou fies tbm?

Enviado de meu Redmi Note 6 Pro usando o Tapatalk

Não tenho nenhuma vivência de FIES ou Federais, desculpe
Só posso dizer do que sei que é da Unesp que é isso: quase todo ano abre um edital para transferência externa, com pelo menos 1 vaga na medicina. Não tem muita divulgação então tem que estar atento ao site da Vunesp, eles avaliam o currículo da sua universidade e a carga horária e comparam com o da faculdade, e vêem o que dá pra tirar equivalência e o que não dá.
Aí tem uma prova classificatória com as matérias do ano que a vaga abrir.
 

z NukeMars z

Novato
Mensagens
20
Reações
30
Pontos
13
Eaíí pessoal o/, tudo beleza?

Venho acompanhado o tópico há alguns dias, li tudo desde o começo hauahuahauha, achei muito foda e decidi criar uma conta no fórum pra interagir aqui.

Resumindo a missa, tenho 18 anos, terminei o ensino médio ano passado em um Colégio Militar descente aqui da minha cidade (no Rio Grande do Sul), fiz o ENEM, não passei pro curso que eu quero (Medicina) apesar de ter ficado com uma média boa, e to aqui tentando mais um ano estudando por um cursinho bom aqui da minha região.

Agora nessa reta final a ansiedade tá batendo forte, insônia, insegurança, cansaço, pressão pra passar... tudo vindo junto, mas vamo com tudo que a prova tá chegando gurizada :rox:rox:rox

Pro pessoal que passou em Med e em outros cursos concorridos, como eram as notas de vocês nos simulados? Aqui a gente faz pelo menos 2 simulados por mês, do Sistema Ari de Sá, e eu fico bolado por que dificilmente vou bem no segundo dia. As vezes eu dou umas embrazada braba no primeiro dia, tipo coisa de acertar 82 das 90 e 960 na redação, mas no segundo dia é raro eu fazer mais de 25 em mat e 25 em natureza, o que me deixa meio chateado e inseguro, por que essas disciplinas vão ser essenciais pra eu conseguir minha vaga, visto que elas são as que dão mais nota pelo TRI junto com o texto dissertativo-argumentativo.

Nesses 2 meses finais vou dar o último gás, estudar pra c***lho, focar em Mat/Natureza/Red, e fazer uns 6~7 anos de Enem's antigos, no mínimo. Vou prestar UFRGS final de novembro também, mas não é meu foco.

Um abraço pra todos/as o/
 

z NukeMars z

Novato
Mensagens
20
Reações
30
Pontos
13
Pessoal, já estão fazendo simulados? Alguém que fez/faz os do SAS poderia me falar se refletiram o desempenho no Enem? Tô conseguindo pegar 38+ em Humanas e Linguagens, 35+ em Natureza e 30+ em Matemática, mas não sei se posso confiar no nível de prova. Nessa reta final, tô basicamente só fazendo exercícios e revisão, mas o cansaço tá batendo forte. Preciso ajustar pra não chegar cansado na prova. Vamo que vamo, povo!

Enviado de meu Mi A2 Lite usando o Tapatalk

Mano, aqui no meu curso a gente usa as apostilas e fazemos os simulados do SAS, posso te dar um norte.

Seguinte, uma vez um cara que trabalha pro Ari de Sá veio no cursinho pra falar sobre como o método deles funcionava, explicar as utilidades da plataforma online, simulados e tudo mais. Segundo ELE, o resultado dos alunos nos simulados SAS refletem com grande exatidão a nota do pessoal na prova do ENEM. Ele disse que todos os anos o sistema faz uma comparação das notas reais dos alunos após a prova com a média das notas que eles costumavam tirar nos simulados ao longo do ano, e a margem de diferença entre a nota real e a nota dos simulados ficava na casa de 1 a 2%, ou seja, era praticamente a mesma nota.

Isso tudo segundo dados desse cara ai. Te passando a visão que os professores daqui tem acerca dos simulados, é quase unanimidade os mesmos afirmarem que os Simulados SAS estão em um nível de dificuldade bem acima do que é o ENEM, principalmente na parte de Física e Matemática. Já cansei de ver o prof de Física chegar pra dar aula em um dia pós-simulado, e afirmar que as questão estavam bem acima do que é cobrado no ENEM, que não era pra gente se estressar muito se fossemos mal. Matemática idem, certos conteúdos do SAS, principalmente Geometria Plana, são bem mais aprofundados comparado ao que cai no ENEM.

Se tu tá acertando isso tudo nos simulados (tu tá acertando muito!), pode ficar tranquilo que tá excelente, e na prova real tu com certeza vai fazer mais, só manter a calma e a concentração.

Essa parte do cansaço, i know that feel bro... realmente tá muito tenso. A única coisa que me mantém estudando com intensidade é pensar que só faltam 2 meses, que vão passar voando, e que quando eu sair do prédio no último dia de prova, vai sair um peso gigante das minhas costas e eu vou agradecer a mim mesmo por ter ralado nessas ultimas semanas em vez de diminuir o ritmo e relaxar demais.

Flwwww
 
Topo Fundo