O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


[Tópico Pesado] A central dos Puzzles Games (20 Recomendações, Quebra-Cabeças, Competitivos, Platformers e mais!)

Asha

Bam-bam-bam
Mensagens
2.412
Reações
7.489
Pontos
453
20181124tetris-game-boy-cover.jpg


Puzzle Game é um gênero de videogame que infelizmente não costuma a ser tão discutido quanto Ação/Aventura, FPSs ou Platformers. No entanto, ele costuma a conter vários games que encorajam mais de uma partida para testar as suas habilidades ou servir como distração em um dia muito chato. Seja jogando sozinho ou contra amigos, há sempre algo que pode prender - e até mesmo viciar - o jogador por muito tempo.

Pessoalmente, adoro esse tipo de game, então resolvi criar esse tópico para dar recomendações, encontrar títulos que ainda não joguei e trocar algumas ideias com aqueles que também curtem essa categoria. Sempre que lembrar ou descobrir algo novo, irei atualizá-lo com um post.


Para começar, algumas dicas muito boas com vídeos...

Praticamente uma reinterpretação do Labirinto Elétrico. Nesse jogo, você controla um veículo giratório em forma de bastão que precisa percorrer vários níveis sem tocar nas paredes. Caso perca todos os seus corações, terá que recomeçar o estágio do zero.



Usando Hakkun, uma criatura que pode sugar blocos e cores que modificam como eles se comportam, você deve quebrar a cabeça para tentar alcançar os cristais coloridos de cada estágio. Não se engane com os visuais bonitinhos do jogo: Sutte Hakkun está longe de ser um game fácil e sua dificuldade aumenta relativamente rápido.



Guie os Chuchus (ratos) para os foguetes com o seu cursor, tomando cuidado para não chocá-los contra os KapuKapus (gatos) que estão no caminho. Estética e modelos 3D a parte, o port de GBA é idêntico ao de Dreamcast e contém 2.500 níveis feitos por jogadores selecionados pela Sonic Team.




Parte da série Puzzle Bobble/Bust-A-Move, um Spin-Off de Bubble Bobble. O objetivo do game é limpar a sua tela mirando o "pointer" (seta) em bolhas da mesma cor. Dependendo de onde você aponta e dos elementos na tela, elas podem ser rebatidas pelas extremidades ou grudar em obstáculos.

Como a grande quantidade de nomes demonstra, procurar informações sobre o jogo é uma tarefa incrivelmente confusa. No entanto, a bagunça não para por aí:

-Há um game diferente na série com o mesmo nome;

-O título estrangeiro do spin-off também é usado em uma IP de outra empresa no Japão;

-A versão japonesa do Game Cube (Super Puzzle Bobble All-Stars) utiliza artworks da sequência exclusiva de PS2 em sua caixa;

-As versões ocidentais da sequência de PS2 utilizam artworks do primeiro jogo em sua caixa;

-A versão americana de PS2 é bastante notória pela capa incrivelmente bizarra que possuí pouquíssima relação com o game em si.


Desenvolvido por profissionais que produziram Rez, Space Channel 5 (Tetsuya Mizuguchi), Super Smash Bros. (Masahiro Sakurai) e entre outros sucessos, Meteos é um puzzle bem interessante: O jogador deve "lançar" peças para fora da tela juntando 3 iguais em uma fileira ou coluna. O "planeta" que você escolher ou passar é bastante importante para isso pois cada um possuí sua própria estrutura e gravidade, influenciando o quão longe e rápido cada peça irá pela tela.



NES_03.gif


111570-wario-s-woods-snes-screenshot-this-doesn-t-look-good.png


Wario's Woods (NES / Super Nintendo)
Elimine todos os inimigos da sua tela colocando bombas perto de 3 da mesma cor ou jogando um ou uma pilha inteira em cima delas. Enquanto dividem o mesmo nome, as versões NES e SNES de Wario's Woods são diferentes, possuindo uma certa quantidade de conteúdo totalmente exclusivo delas.



Uma das versões mais robustas do clássico Dr. Mario, onde devemos matar 3 tipos de vírus com pílulas coloridas. O jogo foi portado para o Game Cube como parte da coleção "Nintendo Puzzle Collection" e alguns de seus modos também estão presentes na compilação "Dr. Mario & Puzzle League" do Game Boy Advance.



BhxORbj.png


Panel de Pon / Tetris Attack (Super Nintendo)

Panel de Pon é um puzzle de painel ao estilo anime que foi modificado durante sua localização com o nome de "Tetris Attack" para ter mais apelo com o público ocidental. As duas versões possuem diferenças entre sí, mas o gameplay central em é praticamente idêntico.

Panel de Pon possuí uma sequência direta na compilação japonesa "Nintendo Puzzle Collection". Essa continuação é baseada em uma versão de Nintendo 64 que acabou se tornando Pokémon Puzzle League.



O Rei de Todo o Cosmos destruiu as estrelas e outras partes da galáxia durante uma bebedeira e deixou a tarefa de consertá-la nas mãos de seu minúsculo filho, o príncipe. No papel dele, visite a Terra, role e grude objetos na sua Katamari para refazer o universo.



Puzzle Game baseado em Bejeweled com elementos de RPG. Dependendo da classe que você escolher quando criar seu personagem, ele terá habilidades com funções diversas que podem modificar o rumo das partidas rapidamente.



Game comemorativo exclusivo do Japão que contém vários modos com estilos diferentes de gameplay, incluindo os de jogos populares da franquia Puyo Puyo. Faça correntes empilhando Puyos da mesma cor e encha a tela do seu oponente de Garbage Puyos até que ela esteja lotada ou alcance os dois XX do topo da tela.

PS: A versão do Nintendo DS é a única com tradução, mas possuí alguns problemas que podem atrapalhar o gameplay. Não é necessário entender japonês para jogar as outras, no entanto.



Crossover de quebra-cabeça competitivo entre personagens de Street Fighter e Darkstalkers. A regra do jogo é juntar pedras coloridas da mesma cor para depois destruí-las com esferas de energia e prencher a tela do seu rival.



Feito pela mesma empresa responsável por Meteos (Q Entertainment), Lumines: Puzzle Fusion foi um dos jogos de lançamento do PSP, unindo quebra-cabeça e ritmo. O gameplay é uma mistura de Tetris com Columns e contém uma grande ênfase em efeitos visuais e sonoros.



Spin-off de Donkey Kong e Super Mario baseado nos sucessos de arcade Donkey Kong e Donkey Kong Jr.. O game é notável por seu excelente game design e uso acrobacias como parte da lista de movimentos do Mario antes de Super Mario 64 ser lançado.

O jogo possuí uma sequência espiritual no GBA chamada "Mario vs. Donkey Kong".




Guie os Lêmingues para saída através de ações e estratégias que irão influenciar sua trajetória e por quais caminhos eles poderão passar. Lemmings é um dos jogos de videogame mais portados de todos os tempos, estando presente em uma grande quantidade de plataformas.




Puzzle Indie com foco em física. Nesse jogo, você precisa manipular bolas de gosma de jeitos diferentes (formando pontes, correntes ou torres) para que uma determinada quantidade delas passe e seja sugada por canos localizados em partes diferentes dos níveis.



Uma adaptação de Tetris desenvolvida pela Nintendo que contém temas inspirados em jogos de NES criados pela empresa e múltiplos modos de gameplay.



865605-the-lost-vikings-dos-screenshot-egyptian-level.png
r2ESB923czKBJn9xVjIO865NyTZDuPfNae9ZVVK_-YIeJlMmbfUZwoISg07gr1Tmeu_GCF2Brtl9Ih35felofznE4g5A9PBGEdb0vp6SnYB7VW40_SUv1Q0JU2VR0zk


The Lost Vikings (Multiplataforma)
Três Vikings - Olaf, Erik e Baleog - são abduzidos por um alienígena para serem exibidos como animais de um zoológico espacial, mas acabam se perdendo em diferentes partes do tempo durante uma fuga. Para voltar para casa, os guerreiros precisam trabalhar juntos utilizando suas habilidades para alcançar o final de cada estágio.



A proposta desse jogo é um pouco diferente de outros games do gênero: Para vencer partidas, você deve juntra blocos com refeições diferentes (queijo, osso, bambu, cenoura e banana) e depois usar blocos de animais que as comem para fazê-los sumir da tela e jogá-los no oponente.

O port de Master System foi comercializado apenas no Brasil e é um item bem cobiçado por colecionadores do console.



Limbo é um jogo que foi contra a curva da maioria dos platformers com foco em quebra-cabeças e conta uma atmosfera obscura digna de games de horror. Durante a sua jornada, cadáveres, criaturas estranhas e armadilhas mortais que te matarão imediatamente não serão algo incomum de se encontrar.
 
Ultima Edição:

ELTORO

Mil pontos, LOL!
Mensagens
27.724
Reações
62.277
Pontos
1.253
Reforço a recomendação do Limbo, jogo bem foda apesar de curto.

O Lost Vikings prefiro o 2, acho o level design e visual mais polido.

34428-Lost_Vikings_II,_The_(USA)-1459112987.png



Portal, é um dos melhores que já joguei.
Já tem 13 anos que lançaram mas se não for considerado retrô então tiro da lista




Ico, considero um puzzle platformer aos moldes de Out of this World, só que em 3D.



Soul Bubbles de NDS, jogo muito relaxante e viciante, tem um dos visuais mais bonitos do portátil.
Você basicamente vai juntando almas dentro de bolhas e levando elas até o fim da fase.
O jogo faz uso do microfone do NDS, então recomendo que utilizem o celular pra jogá-lo.

 

Jefferson Praxedes

Bam-bam-bam
Mensagens
2.055
Reações
7.564
Pontos
453
Wetrix é uma especie de wet com tetris , uma especie de tetris tridimensional que usa os elementos , começou no N64 mas existe uma sequencia para o PS2 também



Outro game relaxante é o Kororinpa do Wii onde voce usa o wii motion para equilibrar uma bolinha de gude em varios cenários desafiadores joguei muito esse



Outra variante tridimensional de Tetris , Tetrisphere



Big Bang Mini no NDS

 

Retroviews

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.724
Reações
4.278
Pontos
704
Ótimo tópico, gosto do gênero, apesar de não ser bom na maioria dos jogos.

O bom dessa versão de Puyo que destacou é que ela tem um modo de lições bem explicadinho, para aprender as manhas. O favorito dos fãs parece ser o Tsuu mesmo, que saiu para tudo que é console, e pelo que joguei acho que concordo. Ele não tem muita firula, é simples de entender e difícil de dominar. O que tenho certeza é que os personagens dos primeiros jogos são mais carismáticos.

Super Puzzle Fighter II é um que estava curtindo esses tempos, tem uma apresentação muito boa. Panel de Pon já joguei muito, recomendo o de DS, um dos jogos que melhor usa a Stylus, gruda fácil.

Minha mãe mandava muito bem no Bust-A-Move de SNES, zerava fácil mesmo, até lamentou quando me desfiz do console (Tive dois SNES em épocas diferentes, os dois com o jogo) Eu mesmo, nunca me interessei muito pela série.

Katamari é clássico demais, perfeito, ouço a OST até hoje. Pena que pelo que constatei, a melhor versão é a primeira mesmo. Não a toa o criador não queria que tivesse seqüência. O We Love é bom só que um pouco repetitivo, o do PSP impressiona, só que o segundo analógico faz muita falta. E se entendi direito, o que veio depois é reciclagem pura.
 
Ultima Edição:


Retroviews

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.724
Reações
4.278
Pontos
704
Do que ainda não foi citado:



O primeiro Puyo Puyo, do Famicom. Diferente do resto da série, era um jogo de passar de fase, sem o competitivo. Considero mais acessível que os demais, apesar de não ser fácil.



Lembro de jogar quando moleque, nunca foi minha praia. Recordo de já ter visto muita gente falando bem, dizendo que é uma das melhores variações.



Tetris com missões, outro que me parece ter uma proposta mais amigável.
 

DreamCuPS

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.512
Reações
2.760
Pontos
703
Bom tópico; Também sou um dos que gosta, mas não é tão bom nesses jogos. Vou começar com uns vídeos em (spoiler), de alguns que costumo jogar e recomendo:

Plotting - A versão de Nes desse deve ter sido um dos primeiros puzzles que joguei, e gosto de tudo nele: a mecânica diferenciada, a música, o visual. A versão abaixo é do arcade.





Blockout - esse acho bem difícil, pela complexidade.





Pnickies - da Capcom, pra arcade, com ótima música e gráficos





Aqua Rush - da Namco, também pra arcade. Esse deve ser um dos mais diferenciados do "pacote".

 

Axel Stone

Bam-bam-bam
Mensagens
4.020
Reações
7.618
Pontos
453
Faltou o Picross e Picross 3D no NDS, e acho que tem outros no mesmo estilo:

81%2BALi%2Bjs1L._AC_SX355_.jpg
picross-ds-a76548f2-34f0-43fa-bcbb-45bcdf43994-resize-750.jpeg


Joguinho viciante também, como pode jogar só no touch (e não gosto de jogos de botões no touch), eu coloco no meu celular com o Drastic e dá pra passar várias horas quando está em alguma fila ou esperando. O 3D demorei quase um ano pra terminar tudo, o 2D já tem uns 3 anos e ainda tem vários níveis pra terminar.


Não sei se pode se considerar puzzle, pois é um misto de adventure também, mas o Professor Layton também é outro que dá pra se jogar no celular só no touch:
puzzspan.jpg
 

ELTORO

Mil pontos, LOL!
Mensagens
27.724
Reações
62.277
Pontos
1.253
Nihilumbra, foi um dos jogos mais criativos e atmosféricos que já joguei.
Se trata de um puzzle platformer em que você usa poderes para interagir com pontos nos cenários e passar das fases.
Cada poder tem um atributo. Por exemplo, o poder da terra te permite grudar em paredes ou retardar o movimento de inimigos, enquanto o da grama funciona como mola para te propulsionar para cima.
Além do gameplay, ainda tem uma narração excelente ao decorrer do jogo, com o narrador descrevendo elementos do cenário ou da própria história.
Visuais muito bonitos e músicas melancólicas também complementam muito bem para a atmosfera do jogo.
Só pra ficar bem claro, o jogo tem umas partes bem punitivas que você vai ter de memorizar pra passar. Mas felizmente as fases são pequenas e com alguns checkpoints pra equilibrar um bocado.


EDGE EXTENDED, jogo com premissa simples que cumpre bem sua proposta.
Basicamente você vai empurrando um cubo até chegar no final das fases. No meio do caminho obviamente tem um monte de obstáculos pra te atrapalhar, e como cada obstáculo varia bastante de estágio pra estágio, você constantemente está enfrentando novos desafios.


Joguei só a Demo no Wii, mas achei bem bacana o Art of Balance.



Não joguei o A Boy and His Blob, que é remake de um jogo de NES, vi só meu irmão jogando e achei bem interessante.
Pretendo jogar no futuro.



Echochrome é outro que joguei apenas a Demo, porém achei o conceito e as fases sensacionais, utilizaram bem as ideias de "figuras impossíveis" do famoso artista M.C. Escher pra fazer esse jogo.


Pra finalizar, Gubble é um jogo antigo para PC e PS1, bastante desconhecido e até parece meio amador.
Mas tem uma ideia bastante criativa e é desafiante pra c***lho.
No jogo você pega várias ferramentas nas fases e sai tirando parafusos do chão (ou desparafusando), enquanto isso tem um monte de coisas tentando te atrapalhar.
Já aviso, mais pra frente o jogo fica insano, você tem que pensar muito bem antes de agir senão os bichos ou qualquer obstáculos te pegam.

 

tchones

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
4.594
Reações
1.849
Pontos
629
Que tópico legal.

Aproveitando a ideia do Picross, tem o
Mario No Super Picross, do Snes, em japonês.
Clássico Picross que hoje é moda até em jogo de Android. Começa muito simples, com letras japonesas, e vai chegando no final com puzzles bem complexos que dependem muito da concentração do jogador, e até um pouco de sorte.



e outro que só conheci ao fuçar os jogos que vieram na imagem que baixei para o meu Raspberry
Denky Blocks!, de Game Boy Color
A ideia é movimentar o tabuleiro e juntar os quadrados na tela conforme suas cores e orientações de casa fase. Bem, mas bem difícil.
 

Riveler

Mil pontos, LOL!
VIP
GOLD
Mensagens
3.785
Reações
7.690
Pontos
1.264
Não tenho muitos jogos de quebra-cabeças porque acho eles chatos após certo tempo.

Mas vou postar um do Dreamcast que adorei, mas fiquei preso na fase 72:

Golem no Maigo (o Golem Perdido).
No jogo, você precisa levar o rei até a saída da fase, o que não é fácil, pois ele só anda pra frente e só vira à esquerda (muita gente nem vai olhar o vídeo por causa disso). Assim, o pobre golem tem de usar sua força sobre-humana para empurrar paredes e criar um corredor até a porta de saída pro rei pedante poder sair ileso.

 

olifante666

Mil pontos, LOL!
Mensagens
6.648
Reações
14.355
Pontos
1.064
Um que não vejo falarem muito é o Tales from Space About a Blob. Tem pro Vita e pro PS3.
Ele tem umas fases meio plataforma mas tem várias com puzzles tanto de quebra cabeça quanto alguns envolvendo raciocínio e habilidade.

 

Clóvis_Ferreira

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
6.797
Reações
12.211
Pontos
999
Belo tópico!

Bust-A-Move e Super Puzzle Fighter 2 são os supremos na minha opinião, extremamente viciantes e divertidos!

Echocrome também foi muito foda!

Acho Katamari Damacy uma obra de arte, mas não sabia que ele se encaixava na categoria Puzzle!

Não vi o pessoal comentando esses dois aqui, que acho excelentes:




 

B - Mark

Mil pontos, LOL!
Mensagens
6.227
Reações
4.008
Pontos
1.109
Puzzle foi um gênero que tomei gosto em 1991 quando aluguei Columns do Master System. Na época tinha 12 anos.

Além de Columns também gosto de Puyo Puyo que teve alguns jogos modificados como Dr. Robotnik´s Mean Bean Machine e Kirby´s Avalanche no Ocidente,Panel de Pon/Tetris Attack,Bust a Move e Baku Baku Animal.

Mas Tetris é um dos puzzles que tenho menos familiaridade.

Tenho em mídia física os seguintes jogos:
Dr. Robotnik´s Mean Bean Machine (Master System)
Meteos (Nintendo DS)
SuperLite 1500 Series: The Tetris (Playstation)

Uma curiosidade sobre Tetris Attack é que ele foi lançado no Japão como Yoshi no Panepon para o Satellaview, um sistema da Nintendo que transmitia jogos via Satélite para assinantes. Uma espécie de predecessor do Virtual Console e do Nintendo eshop.

Um outros puzzle que gosto é Sonic Eraser, um puzzle do Sonc que foi lançado em 1991 para Meganet no Japão que permaneceu na obscuridade por anos até ser descoberto pelo site Sonic Cult.

Também escrevi uma análise sobre ele anos atrás aqui no fórum.


Sobre o SuperLite 1500 Series: The Tetris para Playstation ele é um dos jogos mais obscuros da franquia por ter sido lançado apenas no Japão e como um Budget games, ou seja um jogo de baixo orçamento com preço acessível. Além do fato dele ser pouco comentado.

Ganhei o jogo em 2013 em uma rifa que foi promovida em um outro fórum que participei na época. Joguei no meu PS2 via retrocompatiblidade e achei legal mesmo tendo pouca familiaridade com Tetris.

Sites:



Meus puzzles
20210113-080238.jpg


Sonic Eraser - Mega Drive
Sonic-Eraser-SN-J-000.gif


SuperLite: The Tetris - Playstation
The-Tetris-ingame.png
 

Asha

Bam-bam-bam
Mensagens
2.412
Reações
7.489
Pontos
453
Substitui as screenshots que sumiram no post de recomendações. Por algum motivo, o fórum gosta de apagar imagens aleatoriamente... :ksnif

Mais duas dicas:

O primeiro game de uma série de puzzle games incrivelmente criativos. Para resolver quebra-cabeças, você precisa escrever palavras no caderno do protagonista, Maxwell, e materializar objetos, pessoas, entidades e entre muitos outros.

O segundo game da série (Super Scribblenauts, também de DS) adiciona adjetivos e o terceiro (Scribblenauts Unlimited) contém um mundo aberto e mais opções de customização. No entanto, dos que joguei, sinto que o primeiro possuí os melhores puzzles.

Não lembro bem pois costumo a jogá-los em Inglês, mas, se não me engano, todos os títulos da série possuem Português em sua lista de linguagens disponíveis. Também já vi alguns pais os citando como uma boa dica de alfabetização graças ao uso de palavras, então fica a recomendação para quem possuí crianças pequenas na família.



Um puzzle-platformer bem musical e colorido onde devemos rolar uma criatura chamada "LocoRoco" inclinando o terreno com os botões L e R do PSP. Durante as fases, é preciso fazê-la crescer através de bagas espalhadas por elas ou se separá-la em LocoRocos pequenos com raios para usar o seu peso ou passar por caminhos mais estreitos.

O Lost Vikings prefiro o 2, acho o level design e visual mais polido.

Portal, é um dos melhores que já joguei.
Já tem 13 anos que lançaram mas se não for considerado retrô então tiro da lista

Soul Bubbles de NDS, jogo muito relaxante e viciante, tem um dos visuais mais bonitos do portátil.
Você basicamente vai juntando almas dentro de bolhas e levando elas até o fim da fase.
O jogo faz uso do microfone do NDS, então recomendo que utilizem o celular pra jogá-lo.
Joguei um pouquinho da versão SNES de The Lost Vikings 2 quando era jovem, mas lembro de não ter gostado tanto quanto o primeiro pois senti que os vikings estavam mais "travados". Preciso rejogá-lo um dia desses para lembrar se era isso mesmo ou se apenas impressão minha.

Soul Bubbles é um game que já vi ser muito elogiado, porém deixei passar graças a esse detalhe do microfone.

Não delete o Portal (que, por sinal, é realmente um excelente jogo) da sua lista. Não sei se todos concordam com isso, mas quando considero se algo é "retrô" ou não, levo em conta as plataformas e não os jogos em sí. A sétima geração começou há 15 anos atrás com o X360, o que, na minha opinião, é tempo suficiente para ser classificado como velha.

Big Bang Mini no NDS
Pessoalmente, sempre vi Big Bang Mini como uma espécie de Shmup pelo objetivo ser atirar em objetos para coletar estrelas. Não sabia que era puzzle. :kpensa

Ótimo tópico, gosto do gênero, apesar de não ser bom na maioria dos jogos.

O bom dessa versão de Puyo que destacou é que ela tem um modo de lições bem explicadinho, para aprender as manhas. O favorito dos fãs parece ser o Tsuu mesmo, que saiu para tudo que é console, e pelo que joguei acho que concordo. Ele não tem muita firula, é simples de entender e difícil de dominar. O que tenho certeza é que os personagens dos primeiros jogos são mais carismáticos.

Minha mãe mandava muito bem no Bust-A-Move de SNES, zerava fácil mesmo, até lamentou quando me desfiz do console (Tive dois SNES em épocas diferentes, os dois com o jogo) Eu mesmo, nunca me interessei muito pela série.

Katamari é clássico demais, perfeito, ouço a OST até hoje. Pena que pelo que constatei, a melhor versão é a primeira mesmo. Não a toa o criador não queria que tivesse seqüência. O We Love é bom só que um pouco repetitivo, o do PSP impressiona, só que o segundo analógico faz muita falta. E se entendi direito, o que veio depois é reciclagem pura.
Deve ser a nostalgia falando mais alto, porém, em termos de estética, também prefiro os Puyo Puyos antigos da Compile por gostar daquele estilo "Shoujo dos anos 80 e 90" dos antecessores. Eu iria postar o Tsuu para ser o Puyo Puyo da lista pelos motivos que você mencionou, mas senti que o 15th Anniversary merecia mais atenção pela baixa popularidade e variedade de modos extras.

Bust-A-Move deve ser o game favorito de muitas mães pois você deve ser a quarta ou quinta pessoa que vejo dizer isso.:klolRecomendo bastante os B-A-Ms retrô, principalmente o que postei caso não se importe com o visual Y2K bizarro. Depois que você se acostumar a mirar o pointer e aprender a fazer combos, os jogos se tornam bem divertidos.

Devo ser minoria nesse pensamento, mas acho que Katamari Damacy é a única série que não precisa de nenhum tipo de inovação graças a sua fórmula incrivelmente sólida. Todos que joguei até agora me deixaram bastante satisfeita, sendo o primeiro e o Me & My Katamari do PSP os meus favoritos.

Puzzle foi um gênero que tomei gosto em 1991 quando aluguei Columns do Master System. Na época tinha 12 anos.

Além de Columns também gosto de Puyo Puyo que teve alguns jogos modificados como Dr. Robotnik´s Mean Bean Machine e Kirby´s Avalanche no Ocidente,Panel de Pon/Tetris Attack,Bust a Move e Baku Baku Animal.

Mas Tetris é um dos puzzles que tenho menos familiaridade.

Tenho em mídia física os seguintes jogos:
Dr. Robotnik´s Mean Bean Machine (Master System)
Meteos (Nintendo DS)
SuperLite 1500 Series: The Tetris (Playstation)

Uma curiosidade sobre Tetris Attack é que ele foi lançado no Japão como Yoshi no Panepon para o Satellaview, um sistema da Nintendo que transmitia jogos via Satélite para assinantes. Uma espécie de predecessor do Virtual Console e do Nintendo eshop.

Um outros puzzle que gosto é Sonic Eraser, um puzzle do Sonc que foi lançado em 1991 para Meganet no Japão que permaneceu na obscuridade por anos até ser descoberto pelo site Sonic Cult.

Também escrevi uma análise sobre ele anos atrás aqui no fórum.


Sobre o SuperLite 1500 Series: The Tetris para Playstation ele é um dos jogos mais obscuros da franquia por ter sido lançado apenas no Japão e como um Budget games, ou seja um jogo de baixo orçamento com preço acessível. Além do fato dele ser pouco comentado.

Ganhei o jogo em 2013 em uma rifa que foi promovida em um outro fórum que participei na época. Joguei no meu PS2 via retrocompatiblidade e achei legal mesmo tendo pouca familiaridade com Tetris.

Sites:



Meus puzzles


Sonic Eraser - Mega Drive


SuperLite: The Tetris - Playstation
Bela coleção, B-Mark! Não sabia que haviam lançado Robotnik's Mean Bean Machine aqui no Brasil pois era muito difícil ver puzzle games a venda quando eu era criança. Tetris Attack do SNES é o único que me lembro ter encontrado.

Eu tenho uma relação super estranha com Columns: não gosto muito da fórmula dos games e sou péssima neles, mas as vezes fico jogando o port de Mega Drive do primeiro por ser bem relaxante. Provavelmente é culpa das músicas...:klol

O Tetris Attack também foi lançado no Japão através do port de Game Boy (também chamado de Yoshi no Panepon). Curiosamente, a re-skin desse jogo (Pokémon Puzzle Challenge) possuí uma versão bem rasa de Panel de Pon dentro dos seus arquivos.

Antes de voce postar, pensava que Sonic Eraser era um protótipo de outro do jogo do Sonic, quando na verdade o confundi com Sonic Crackers (protótipo de Knuckles Chaotix).:facepalm
 

RenatoW

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
5.703
Reações
9.813
Pontos
753
Bom tópico, reforço a indicação de Limbo e World of Goo ! :klove

145401-henry-hatsworth-in-the-puzzling-adventure-nintendo-ds-front-cover.jpg




Deixando essa masterpiece da EA

Esse tá aqui na lista, pelos trailers parece sensacional.

Além disso de DS tem mais 2 jogos da série Mario vs Donkey Kong ! :kgozo
 

LuxEtUmbra0

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.213
Reações
10.701
Pontos
753
Joguei muito Tetris antigamente, Dr. Mario também, que era a versão Mario do jogo. Quero jogar o Puyo Puyo Chronicles quando tiver tradução, que parece bem interessante, misturando rpg com a série tradicional.

De recomendação, um dos primeiros jogos que joguei no PC:


Myst V é muito bom também, nele tu pode andar livremente pelos cenários, sem ficar no point-click tradicional da série. Além que o jogo é bem interessante na premissa. Tu com pequenas dicas basicamente tem de aprender a se comunicar com seres usando uma espécie de tábula.
 

DreamCuPS

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.512
Reações
2.760
Pontos
703
Mais alguns
Block Hole / Quarth - da Konami, já joguei pra Nes, Arcade e Msx. É outro dos primeiros puzzles que conheci:





Puzzle de Bowling - na mesma linha de Puzzle Bobble, mas com boliche como tema, claro:





Neratte Chu - outro com uma premissa diferenciada:





Monument Valley - pra não ficar só nas velharias, incluo esse, que acho um dos jogos mais bonitos já criados (e também um de meus favoritos no geral):

 

Jujuba o cão idealista

Mil pontos, LOL!
Mensagens
21.958
Reações
22.369
Pontos
1.409
Nihilumbra, foi um dos jogos mais criativos e atmosféricos que já joguei.
Se trata de um puzzle platformer em que você usa poderes para interagir com pontos nos cenários e passar das fases.
Cada poder tem um atributo. Por exemplo, o poder da terra te permite grudar em paredes ou retardar o movimento de inimigos, enquanto o da grama funciona como mola para te propulsionar para cima.
Além do gameplay, ainda tem uma narração excelente ao decorrer do jogo, com o narrador descrevendo elementos do cenário ou da própria história.
Visuais muito bonitos e músicas melancólicas também complementam muito bem para a atmosfera do jogo.
Só pra ficar bem claro, o jogo tem umas partes bem punitivas que você vai ter de memorizar pra passar. Mas felizmente as fases são pequenas e com alguns checkpoints pra equilibrar um bocado.


EDGE EXTENDED, jogo com premissa simples que cumpre bem sua proposta.
Basicamente você vai empurrando um cubo até chegar no final das fases. No meio do caminho obviamente tem um monte de obstáculos pra te atrapalhar, e como cada obstáculo varia bastante de estágio pra estágio, você constantemente está enfrentando novos desafios.


Joguei só a Demo no Wii, mas achei bem bacana o Art of Balance.



Não joguei o A Boy and His Blob, que é remake de um jogo de NES, vi só meu irmão jogando e achei bem interessante.
Pretendo jogar no futuro.



Echochrome é outro que joguei apenas a Demo, porém achei o conceito e as fases sensacionais, utilizaram bem as ideias de "figuras impossíveis" do famoso artista M.C. Escher pra fazer esse jogo.


Pra finalizar, Gubble é um jogo antigo para PC e PS1, bastante desconhecido e até parece meio amador.
Mas tem uma ideia bastante criativa e é desafiante pra c***lho.
No jogo você pega várias ferramentas nas fases e sai tirando parafusos do chão (ou desparafusando), enquanto isso tem um monte de coisas tentando te atrapalhar.
Já aviso, mais pra frente o jogo fica insano, você tem que pensar muito bem antes de agir senão os bichos ou qualquer obstáculos te pegam.

echochrome eu deixei anos no meu psp pra mostrar pra pessoas aleatórias que videogame é arte

Enviado de meu Redmi Note 8 Pro usando o Tapatalk
 

ELTORO

Mil pontos, LOL!
Mensagens
27.724
Reações
62.277
Pontos
1.253
echochrome eu deixei anos no meu psp pra mostrar pra pessoas aleatórias que videogame é arte

Enviado de meu Redmi Note 8 Pro usando o Tapatalk
Realmente é um jogo top pra mostrar isso.
Tanto em termos de visual, quanto em termos de música e interação (que é o diferencial dos videogames), uma verdadeira obra de arte.
 

RenatoW

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
5.703
Reações
9.813
Pontos
753
Monument Valley 1 e 2 são bem legais, fazem ótimo uso dos recursos de touch. :kgozo

Estou jogando um agora, chamado Might Switch Force no 3DS, são 17 fases e estou na 11 atualmente.

No começo é tranquilo, mas depois começa a fritar a cabeça :klolwtf

 

LuxEtUmbra0

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.213
Reações
10.701
Pontos
753
Me esqueci ontem de comentar The Bridge. Outro ótimo puzzle, bem distinto. Tem para diversas plataformas, e normalmente baratinho, vale bastante jogar.


Além disto estou jogando atualmente um jogo que tem momentos com uma inesperada combinação de shmup e puzzles: Cube Gothic.
Ei6WUkzUMAIXYdx.jpg
 
Ultima Edição:

Asha

Bam-bam-bam
Mensagens
2.412
Reações
7.489
Pontos
453
Alguns puzzles games mais recentes que recomendo:

Não joguei a edição Super Mario por falta de interesse, porém gostei muito de Puzzle & Dragons Z. Assim como Puzzle Quest: Challenge of the Warlords, ele mistura Bejeweled com elementos de RPG, mas foca em coleção e batalhas de monstros ao invés de confrontos individuais.

No entanto, enquanto a fórmula do game é bem viciante, não o indico para quem não possuí paciência com grind pois ele tem bastante ênfase em drops aleatórios. Muitas vezes, você terá que passar pelas mesmas áreas, matar os mesmos monstros e cruzar os dedos para que eles dropem peças e/ou ovos.


1.jpg


Captain Toad: Treasure Tracker (Nintendo Wii U / Nintendo 3DS / Nintendo Switch)
Uma ótima distração por curtos períodos de tempo. Nesse jogo, guiamos o Capitão Toad através estágios 3D compactos parecidos com Dioramas para pegar estrelas e diamantes. Como ele não pode pular, é preciso procurar caminhos alternativos raciocinando e mudando a câmera de direção quando necessário.

As versões 3DS e Switch possuem conteúdo extra com temas de Super Mario Odyssey.

Super Bubble Pop GC


Essa trilha sonora...

1pokuh.jpg


Mais um para lista de coisas que preciso jogar com a retrocompatibilidade do Wii.
 

Retroviews

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.724
Reações
4.278
Pontos
704
Monkey Ball era divertido e irritante na mesma medida. Gosto das versões de GBA e DS, tipo de jogo que combina bem com portáteis.
 

Vaynard

Lenda da internet
Mensagens
67.915
Reações
56.901
Pontos
2.164
Não sou tão fanático por puzzles, mas além de Tetris, amo estes 2 jogos e recomendo demais:

Puzzle Quest: Challenge of the Warlords

Lumines Puzzle Fusion - Psp no Submarino.com


Patapon vale? O jogo é de estratégia em tempo real, mas é ritmico também, enfim, uma salada doida.

Patapon 2 Remastered

Patapon 2 melhora em tudo o 1, e é um pouco menos hardcore que o 1 que é bem encardido
 

EmotikongEngine

Bam-bam-bam
Mensagens
2.384
Reações
13.617
Pontos
353
Guru Logic Champ

Meio difícil de descrever esse jogo, lembra um picross com rotação de tela, feito pela Compile, os caras do Puyo Puyo, veja vc mesmo:




Its Mr. Pants

Tente limpar a imagem, completando os espaços com as peças p/ formar retângulos.
Melhor jogo da Rare da 6ª gen ao meu ver.

 
Topo Fundo