O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


[Tópico Pesado] A central dos Puzzles Games (20 Recomendações, Quebra-Cabeças, Competitivos, Platformers e mais!)

Asha

Bam-bam-bam
Mensagens
2.417
Reações
7.504
Pontos
453
Estava querendo postar Super Monkey Ball na lista de recomendações, mas, aparentemente, de acordo com classificações, ele é um Platformer e não um Puzzle.

Patapon é um jogo viciante que fortemente recomendo, porém não está inserido no gênero Puzzle também.

---

Andei procurando mais puzzles na internet e encontrei alguns títulos bem interessantes:

arcade-completed-level-616x468.png


Klax (Multiplataforma)
Olha, me surpreendi bastante com esse game. Antigamente, pensava que ele deveria ser muito ruim pois todas as duas ou três vezes que vi seu nome ser mencionado eram apenas para fazer piada com o slogan da introdução. No entanto, após gastar alguns minutos jogando o port ocidental de Mega Drive, acabei me viciando e insistindo em jogar mais algumas partidas.

Nesse jogo, o objetivo é pegar painéis coloridos que descem por uma esteira e agrupá-los numa bandeja. Para esvaziá-la, você precisa fazer combos ("Klax") com três painéis ou mais com a mesma cor na horizontal, diagonal ou vertical. Porém, ao contrário de muitos Puzzles no mesmo estilo, Klax possuí objetivos diferentes em cada partida: Em uma "wave" o jogador precisa fazer X pontos, em outra precisa fazer X quantidades Klaxes na diagonal, pegar X painéis, etc.

O game é originário dos Arcades e foi portado para milhares de plataformas, sendo que algumas possuem duas versões feitas por empresas diferentes. Aqui tem um vídeo em inglês que cobre 20 delas:




Artigo com informações (também em inglês): http://www.hardcoregaming101.net/klax/

junction-ju-004.jpg


Junction (Mega Drive / Game Gear)
Mesmo sendo uma terrível jogadora, gostei do gameplay relaxante da versão Mega Drive. Aqui você deve fazer a bola vermelha passar por todas as curvas fixas do tabuleiro trocando os painéis com trilhas de lugar.


Também lembrei desse jogo:

63022-puggsy-sega-cd-screenshot-any-object-can-be-used-to-trip-a.png


Puggsy (Mega Drive / Sega CD / Amiga)
Um lindíssimo Puzzle-Platformer com ênfase em manipulação de objetos. Guie o Puggsy para o final da fase usando o que encontrar espalhado por elas.

Esse jogo possuí uma função anti-pirataria bem cabreira que praticamente encerra game após algumas fases caso ele identifique um cartucho falso. Consegui jogá-lo por completo no Retro-Arch do Vita, mas o meu Mega Everdrive X3 acabou ativando a proteção:

 

EmotikongEngine

Bam-bam-bam
Mensagens
2.384
Reações
13.617
Pontos
353
Como ousam não citar BOMBERMAN

Lemmings

Nunca pensei em Bomberman como um jogo de puzzle, mas até que se enquadra.
Primeira vez que eu terminei tive um mindblown com o final, não que os jogos da época fossem focados em história, eu só não esperava o link com a outra franquia da Hudson.

Lemmings é um IP que está sentado no colo da Sony e ela não faz nada, aliás tem um bocadinho de franquias da Psygnosis que mereciam um revival.
 

ELTORO

Mil pontos, LOL!
Mensagens
27.765
Reações
62.523
Pontos
1.253
Como ousam não citar BOMBERMAN

rev528_01.png


super-bomberman-2-TEST.jpg


Lemmings

Lemmings-BoxScan.jpg
1*j5rPQHtSW3wBNC7kDF8FzA.jpeg
Não fazia ideia que Bomberman seria jogo de puzzle.
Já que é assim, recomendo demais o Super Bomberman 4.
Cada personagem tem um gameplay bem diferente do outro e os bichinhos + itens que você pega nas arenas deixa o gameplay bastante diversificado.
Também vale notar que o visual da série é um dos mais bonitos, só ficando atrás do Super Bomberman 5 no próprio SNES.
Igualmente bonita é a trilha sonora, musiquinhas bem bacanas que grudam nos ouvidos igual chiclete.
hWe7Wh6hkNRrzC1fNpGKQrJLTvLQPiXKLUgp5CI1ZUS4-NU8qnD8DX9igedSlevQJOMfPVC0WrUugNk5gqxtpWCpLEBPmw
O2axWc.gif

 


Asteriques

Mil pontos, LOL!
Mensagens
15.376
Reações
21.992
Pontos
1.109
Meu gênero de jogos favorito, acho que já joguei 90% do que foi indicado nesse tópico.

O supremo pra mim é Professor Layton, não tem como, até hoje os meus de DS tem puzzles que não consegui resolver.
 

Asha

Bam-bam-bam
Mensagens
2.417
Reações
7.504
Pontos
453
Na minha opinião, o maior destaque de Tetris & Dr.Mario é o modo Mixed Match, onde você deve jogar partidas rápidas dos dois jogos um atrás do outro. O único puzzle game que possuí algo remotamente similar a isso é Puyo Puyo Tetris.

Cameltry e Shanghai são outros que gosto de jogar de tempo em tempo, sendo Dragon's Eye Plus: Shanghai 3 o meu favorito. O Shanghai 2 do Mega Drive é mais "animado" porém muito lento.

---

Mais puzzles que andei descobrindo por aí ou acabei lembrando:

Um port bem bacana de Sokoban para o Mega Drive. Para vencer, você precisa planejar os seus movimentos e empurrar todas as caixas para os pontos brancos.

O jogo possuí um editor de níveis, mas não cheguei a testá-lo. No entanto, pelo que li nesse artigo do Segaretro, não há como salvar os puzzles feitos pelo jogador ou algo que impeça a criação de estágios impossíveis.

Outro Sokoban, mas com uma fórmula mais ou menos diferente, parecida com títulos clássicos da série Zelda. Esse jogo foi disponibilizado bem tarde através do serviço japonês Nintendo Power (que não possuí relação alguma com a revista de mesmo nome), 1 ano antes do lançamento do Playstation 2 (1999).


images


'98

3DSVirtualConsole_WreckingCrew_02.bmp


Wrecking Crew

Wrecking Crew '98 (Super Famicom)
Sequencia de Wrecking Crew do NES que também possuí o antecessor como game jogável. Diferente do primeiro game que é um puzzle de ação comum, esse é um puzzle de ação com painéis que mistura elementos de Tetris Attack e Wario's Woods.

Columns, mas com uma jogabilidade um pouco mais complexa. Use ataques e magias através de combos para zerar a barra de HP do adversário e vencer a partida.

O jogo é bom, mas acho que as partidas demoram muito tempo para terminar. Quando você pensa que a CPU vai perder, ela dá um jeito de recuperar HP através dos blocos azuis.
 

Denrock

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
13.588
Reações
70.577
Pontos
584
Estava querendo postar Super Monkey Ball na lista de recomendações, mas, aparentemente, de acordo com classificações, ele é um Platformer e não um Puzzle.

Patapon é um jogo viciante que fortemente recomendo, porém não está inserido no gênero Puzzle também.

---

Andei procurando mais puzzles na internet e encontrei alguns títulos bem interessantes:

Olha, me surpreendi bastante com esse game. Antigamente, pensava que ele deveria ser muito ruim pois todas as duas ou três vezes que vi seu nome ser mencionado eram apenas para fazer piada com o slogan da introdução. No entanto, após gastar alguns minutos jogando o port ocidental de Mega Drive, acabei me viciando e insistindo em jogar mais algumas partidas.

Nesse jogo, o objetivo é pegar painéis coloridos que descem por uma esteira e agrupá-los numa bandeja. Para esvaziá-la, você precisa fazer combos ("Klax") com três painéis ou mais com a mesma cor na horizontal, diagonal ou vertical. Porém, ao contrário de muitos Puzzles no mesmo estilo, Klax possuí objetivos diferentes em cada partida: Em uma "wave" o jogador precisa fazer X pontos, em outra precisa fazer X quantidades Klaxes na diagonal, pegar X painéis, etc.

O game é originário dos Arcades e foi portado para milhares de plataformas, sendo que algumas possuem duas versões feitas por empresas diferentes. Aqui tem um vídeo em inglês que cobre 20 delas:




Klax eu sempre fui fã , joguei muito várias versões

um dos raros jogos de "cair peças" que fez coisas originais pra se diferenciar de Tetris
 

Asha

Bam-bam-bam
Mensagens
2.417
Reações
7.504
Pontos
453
Klax eu sempre fui fã , joguei muito várias versões

um dos raros jogos de "cair peças" que fez coisas originais pra se diferenciar de Tetris
Acho que Klax é um jogo que merecia muito sair do esquecimento. Pessoalmente, gosto mais dele do que Tetris graças as missões e os vários macetes que você pode usar para formar Klaxes.
 

Stranger_Eddie

Mil pontos, LOL!
Mensagens
14.112
Reações
62.363
Pontos
1.253
Um jogo old da era PC que recomendo muito pra quem curte enigmas....

The 11th Hour

17406-the-11th-hour-dos-front-cover.jpg



Deixo a parte 1 aqui (4 CDs na época auge do início das multimídias =novidade) com enigmas a serem decifrados....


Jogo antigo, com história fantasmagórica legal recheado de puzzles muito bons para decifrar onde você só conseguia dar andamento na história do jogo caso concluísse os objetivos (tinha o modo pra resolver direto, mas perdia a graça, legal era ir na raça = pensar até resolver os enigmas).

Destaque para o fantasma (um protagonista = voz) te trollava, sempre que você pedia pedia dicas para entender como jogar os puzzles, te zoava quando você errava, e o próprio ficava mordido de raiva quando você resolvia o determinado ponto (enigma) em questão. :klol

Bons tempos!
 
Ultima Edição:

DreamCuPS

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.512
Reações
2.760
Pontos
703
Três antigos, e um mais recente:

Gururin (Neo Geo) - a exemplo de muitos puzzles, é mais fácil postar um vídeo do que tentar explica-lo:




Marble Madness, vers. Mega




Super Pang, vers. Snes




Fez uniu de forma mirabolante elementos variados de jogos retro, e teve entre suas inspirações o próprio Tetris.





Sobre o caso de Bomberman: pessoalmente, ele parece ter vindo mais do Pac Man (mesmo que indiretamente) do que de qualquer outro puzzle da época que eu possa lembrar. O próprio Pac Man já vi ser clássificado dentro de vários gêneros diferentes. Mas não estou aqui para definir Bomberman, se existe um consenso sobre ele ser Puzzle, e as pessoas vêem elementos disso nele, tudo bem.
 
Ultima Edição:

Asha

Bam-bam-bam
Mensagens
2.417
Reações
7.504
Pontos
453
Mais puzzles da internet. Ao contrário dos outros, não os joguei ainda, mas deixo a lista para quem possuir interesse em conhece-los:




Magnetica / Actionloop / Shunkan Puzzloop (Nintendo DS)





Polarium (Nintendo DS)





Zoo Keeper (Nintendo DS)





Magical Drop (Multiplataforma)





Super Gussun Oyoyo 2 (Super Famicom)





Pokémon Trozei (Nintendo DS)





Gear Works (Multiplataforma)





Devil Dice (Playstation)





No One Can Stop Mr. Domino! (Playstation)
 

B - Mark

Mil pontos, LOL!
Mensagens
6.232
Reações
4.022
Pontos
1.109
Bela coleção, B-Mark! Não sabia que haviam lançado Robotnik's Mean Bean Machine aqui no Brasil pois era muito difícil ver puzzle games a venda quando eu era criança. Tetris Attack do SNES é o único que me lembro ter encontrado.

Eu tenho uma relação super estranha com Columns: não gosto muito da fórmula dos games e sou péssima neles, mas as vezes fico jogando o port de Mega Drive do primeiro por ser bem relaxante. Provavelmente é culpa das músicas...:klol

O Tetris Attack também foi lançado no Japão através do port de Game Boy (também chamado de Yoshi no Panepon). Curiosamente, a re-skin desse jogo (Pokémon Puzzle Challenge) possuí uma versão bem rasa de Panel de Pon dentro dos seus arquivos.

Antes de voce postar, pensava que Sonic Eraser era um protótipo de outro do jogo do Sonic, quando na verdade o confundi com Sonic Crackers (protótipo de Knuckles Chaotix).:facepalm

@Asha,me desculpe pela demora em responder.

Me lembro que nos anos 90 vi alguns puzzles nas locadoras como Columns para Master System e Mega Drive mas nunca os vi para venda

Sobre o Dr. Robotnik´s Mean Bean Machine para Master System eu nunca o vi para vender nas lojas na época e meu cartucho foi comprado em um lote de cartuchos em outro fórum que participei.
 

Denrock

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
13.588
Reações
70.577
Pontos
584
Mais puzzles da internet. Ao contrário dos outros, não os joguei ainda, mas deixo a lista para quem possuir interesse em conhece-los:

Devil Dice (Playstation)



Devil Dice eu tinha no meu PS1, era maravilhoso , o nome japones era XI (sai)

dava pra colocar o CD lá, esperar carregar o jogo, depois tirar o CD, colocar algum cd de musica, e ficar jogando o jogo escutando outro cd de musíca no seu PS1

ele teve uma continuação no PS2, chamado Bombastic, e depois uma no PSP muito boa tambem que só ficou no Japão, chamada Xi Coliseum

27875-ingame-XI-Coliseum.jpg
 
Ultima Edição:

Denrock

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
13.588
Reações
70.577
Pontos
584
Falando em PSP, tem MUITO jogo legal pra ele nesse estilo, fica uma listinha de alguns abaixo:


Lumines: Puzzle Fusion / Lumines II
Jogo da Q Entertainment Inc, que conseguiu trazer bons diferenciais ao estilo tetris e com bastante importancia na música. Jogo essencial para qualquer um que curta puzzle e tenha um PSP. Tanto o 1º quanto o 2º são ótimos (o 2º é exclusivo do PSP).

175581-lumines-puzzle-fusion-psp-screenshot-yellow-planet-at-shinin.jpg





Patapon / Patapon 2 / Patapon 3
A famosa série da Sony Computer Entertainment, exclusiva do PSP. Uma mistura de jogo ritmico com estratégia, em que vc faz papel de um Deus e deve guiar os simpáticos patapons em suas batahas atravez de batucadas. Originalidade pura e muito divertido. Arte 2d simples e ao mesmo tempo muito bonito. Jogo que conquistou vários premios e fãs de todos os tipos ao redor do mundo.

301749-patapon-psp-screenshot-fight-against-zigotons-tribes.png





LocoRoco / LocoRoco 2 / LocoRoco: Midnight Carnival
Outra série da Sony Computer Entertainment feita para o PSP, e assim como Patapon tambem é simpatia pura. Voce deve guiar as bolotinhas felizes até o final da faze, usando os botões R e L para rotacionar o cenário. Apesar de parecer meio "bobinho", é um jogo muito divertido de jogar. Tambem tem uma arte 2D clean e bonita. É um jogo "fofo" hehe.

169058-locoroco-psp-screenshot-tilt-the-world-with-the-shoulder-buttons.jpg





Exit / Exit 2
Dois jogos da Taito Corporation feitos para o PSP que infelizmente nunca conseguiram o sucesso que mereciam. É uma mistura de plataforma com puzzle, voce controla um agente e deve salvar diversas vitmas em vários tipos de cenário, e cada vez os resgates ficam mais complexos de serem feitos. O visual é totalmente inspirado em histórias em quadrinhos.

Foto+Exit+2.jpg





Echochrome (esse é maravilhoso e extremamente original)
Outro jogo da Sony Computer Entertainment que é muito original. O jogo todo gira em torno de ilusão de ótica. confome voce vai mudando o ponto de vista girando a camera o cenário parece se transformar, e voce deve fazer os banecos atingirem os objetivos. O visual é minimalista, e toca música clássica de fundo. É um jogo dificil de explicar, só jogando mesmo para entender como o jogo é simplemnte genial.

325054-echochrome-psp-screenshot-looks-pretty-trickys.png
maxresdefault.jpg





Patchwork Heroes
Mais um exclusivo da Sony Computer Entertainment para o PSP, e que tambem ficou bem underrated. O game é uma espécia de "qix", aqui voce deve "recortar" pedaços de aeronaves destruindoas pedaço a pedaço, enquanto evitas os inimigos, e tudo dentro de um tempo pré-determinado. Bem divertido e viciante tambem, e com um visual bacana e diferente do comum.

4289407652_a78e250320_o.jpg





N+
Game da Atari Inc, é uma nova e melhorada versão de um antigo jogo em flash pra PC. Voce joga com um ninjinha e deve coletar os itens, evitar os obstaculos e ir para a saida da fase. Jogo simples e divertido, com MUITAS fases pra jogar.


psp_3.gif





Shift Extended
Outro jogo da linha minis, feito pela Armor Games Inc. Como em Exit, esse tambem é uma mistura de plataforma e Puzzle. O jogo é todo em preto e branco (e tambem lembra uma HQ) e a parte quebra-cabeça do jogo gira toda em torno desse lance de positivo e negativo, dependendo se voce está no branco ou no preto voce pode ou não acessar os lugarres do cenário. É um jogo meio dificl de explicar tambem, tem que jogar pra entender melhor, mas é muito criativo e viciante.

SHIFT-extended-05.jpg





Tetris (EA)
Portátil que se prese tem que ter um Tetris, e a Eletronic Arts lançou um ótimo para o PSP em 2009 na linha Minis. Não tem muito o que dizer, é o clássico jogo de sempre, com diferentes modos de jogo e um visual e som caprichados. Lógico que vale a pena ter.

TetrisPSP_1.jpg



.
 

Denrock

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
13.588
Reações
70.577
Pontos
584
ah, lembrar tambem do jogo brasileiro lançado pro PSP, o Freekscape: Escape from Hell

Lembro que na época (2010) eu até senti um orgulho de jogar um jogo BR no PSP. É um puzzle plataforma, tambem começa fácil depois vai ficando bem dificil, quem curte jogos na ilnha de Lost Vikings e similares pode curtir esse aqui tambem. Gráficos poligonais mas com jogabilidade 2D clássica.


screenshot.jpg
25364_medium.jpg
 

Riveler

Mil pontos, LOL!
VIP
GOLD
Mensagens
3.799
Reações
7.724
Pontos
1.264
Vou mencionar um jogo que me surpreendeu para o 3DS e o Switch.

Sushi Striker - the Way of Sushido.

SoftPepperyIndianringneckparakeet.webp


O Jogo tem uma história non-sense bem ao estilo japonês, mas com uma jogabilidade cativante.

Ele começa fácil, com o ataque simples de jogar pilhas de pratos de sushi de uma mesma cor contra o oponente. Há uma mesa com 5 faixas que se movem para a esquerda e para a direita contendo vários pratos de sushi. O jogador, usando a caneta, deve coletar pratos de cores iguais para criar pilhas e jogar no oponente. Quanto mais pratos a pilha tiver, mais alto será o dano. Com o passar das fases, mais elementos e técnicas vão sendo incorporados ao jogo.

FeminineVeneratedJanenschia-size_restricted.gif



sushistriker.gif



Pela descrição não dá pra entender muito, mas é um jogo bastante divertido e bem humorado. Comprei a versão 3DS por menos de U$ 8.00, na play-asia ano passado, mas agora aumentou para U$ 45.00.



 

geek_tche

Bam-bam-bam
Mensagens
1.891
Reações
6.398
Pontos
353
Dando minha contribuição ao tópico, lembrei de alguns que curto:

Zoom - Mega Drive


Solomon's Key - esse tem pra NES, Gameboy, Master System, várias plataformas!


Go Bonkers - game faz parte da coletânea Action 52 in 1 do Mega Drive (eu tinha esse cartucho)


Super Gussun Oyoyo 2 - Super Nintendo: esse descobri a pouco tempo, mas achei bem divertido!
 

Riveler

Mil pontos, LOL!
VIP
GOLD
Mensagens
3.799
Reações
7.724
Pontos
1.264
Trazendo mais alguns que baixei recentemente.

Puzzle Boy (PC Engine)

É bem divertido e desafiador nas fases mais adiantadas, mas essa musiquinha não muda!



Crush Roller (Neo Geo Pocket Color)




Chew Man-fu (PC Engine)

O Objetivo é levar as bolas coloridas para os painéis de mesma cor. sem ser tocado pelos "porcos espinhos azuis". Seria uma citação ao...?
 

B - Mark

Mil pontos, LOL!
Mensagens
6.232
Reações
4.022
Pontos
1.109
Aqui vai uma sugestão de puzzle que joguei recentemente.

Sushi Bar - Atomiswave e Dreamcast

Fabricante - Sammy Studios
Ano - 2003
Sushi-Bar-Arcade.jpg

Jogo de puzzle estilo Columns e Puyo Puyo com comida japonesa que curiosamente teve seu lançamento cancelado e ficou por muito tempo restrito aos Arcades.

Em 2020 o jogo foi portado para o Dreamcast através de trabalho de fãs.

Joguei o port para Dreamcast no emulador Flycast

Screenshots
Sushi-Bar-01.png

Sushi-Bar-02.png

Sushi-Bar-03.png

Sushi-Bar-04.png
 
Ultima Edição:

BigJ

Mil pontos, LOL!
Mensagens
17.943
Reações
14.485
Pontos
1.389
Ultimamente, tô "viciado" nos Puzzle Bobble (aka Bust-A-Move). Muito bacanas, mas durante muito tempo só conhecia a série por ter umas das mais bizarras capas americanas...

images


Sei lá onde o pessoal do marketing estava com a cabeça... Pelo menos o slogan "Tão viciante... Que deveria ser ilegal!" resume bem o quão divertidos são esses jogos (que tem disponíveis para uma cacetada de sistemas).

A bizarrice felizmente fica apenas nessa capa. Os jogos são normalmente estrelados pelos simpáticos dinossauros Bob e Bub e precisam ficar atirando bolhas nas cores correspondentes pra "limpar o cenário". Claro que a medida que você vai jogando o desafio aumenta, apesar da série ter a característica de alternar pra estágios mais fáceis.

images


E as músicas?



images

Bob e Bub, astros da franquia Puzzle Bobble.
 

ELTORO

Mil pontos, LOL!
Mensagens
27.765
Reações
62.523
Pontos
1.253
Jogaço absoluto, mas se considerar Goof Troop como puzzle então Resident Evil também é puzzle.

Aliás, se for pensar, qualquer jogo point and click adventure tipo Monkey Island também seria puzzle.
Existem similaridades entre os dois, como inventário limitado, backtracking e os puzzles, mas ambos jogos são bem diferentes.

Goof Troop é puzzle na maior parte do tempo, com algumas seções onde voc.
Enquanto Resident Evil tem puzzles, mas essencialmente é um survival horror : você tem de sobreviver aos zumbis gerenciando munição e medicamentos da melhor forma possível.

Não tem esse elemento no Goof Troop então pode ser considerado um jogo de aventura/puzzle.
 

Asteriques

Mil pontos, LOL!
Mensagens
15.376
Reações
21.992
Pontos
1.109
Existem similaridades entre os dois, como inventário limitado, backtracking e os puzzles, mas ambos jogos são bem diferentes.

Goof Troop é puzzle na maior parte do tempo, com algumas seções onde voc.
Enquanto Resident Evil tem puzzles, mas essencialmente é um survival horror : você tem de sobreviver aos zumbis gerenciando munição e medicamentos da melhor forma possível.

Não tem esse elemento no Goof Troop então pode ser considerado um jogo de aventura/puzzle.

Troque as munições, medicamento e zumbis por atiráveis, frutas e piratas. Pronto, tem tudo no Goof Troop.
 
Topo Fundo