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[Tórra-Tórra] Exclusividade de Rise of the Tomb Raider custou $100 milhões à Microsoft

EU SOU O GAGAH

Bam-bam-bam
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Rise of the Tomb Raider deu muito que falar devido à exclusividade temporária obtida pela Microsoft, que conseguiu assim apresentar o jogo da Square Enix um ano antes de chegar à PlayStation 4.

A Microsoft nunca divulgou publicamente os números do negócio para o jogo, mas foi agora descoberto que a companhia pagou $100 milhões de dólares para apresentar Rise of the Tomb Raider como exclusivo Xbox One, Xbox 360 e PC durante um ano.

A informação foi descoberta no perfil LinkedIn de Fabien Rossini, que está atualmente a trabalhar como CEO na CREY Games após trabalhar na Square Enix em diversos cargos, ao longo de 11 anos. Antes de entrar na Square Enix, Rossini trabalhou como gestor de produto na Xbox na Europa e foi responsável por estabelecer uma ponte entre os novos e os antigos patrões.

No seu currículo, Rossini menciona que após 2 anos e 6 meses a trabalha na Xbox ingressou na Square Enix, onde após 3 anos como diretor da gestão de marcas, passou para diretor do planeamento estratégico e desenvolvimento corporativo. Foi nesta fase da sua carreira que negociou com os antigos patrões a exclusividade temporária de Rise of the Tomb Raider.

Segundo diz, parte das suas funções foram "construir parcerias estratégias com as first-parties (acordos de exclusividade e marketing). Negociei múltiplos negócios, incluindo a exclusividade de Tomb Raider na Xbox no valor de $100 milhões."



*Lembrando que Gears 4 custou um pouco mais de 100 milhões.
 
Ultima Edição:

Ryo_Sakazaki

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Eu como sou pobre. Me parece bastante dinheiro. Mas, como pagou a versão do Xbox one, do X360 e PC. Eu não sei. Pode ser que comercialmente tenha valido a pena pra Microsoft. Vai saber...
 


Seladonia

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100 milhões apenas no desenvolvimento do jogo (sem marketing) é grana pra c***lho, MS poderia ter feito o próprio Tomb Raider exclusivo com esse dinheiro... se tivesse algum estúdio com um minimo de competência pra isso na época.

Dava pra pagar um estúdio third pra fazer um exclusivo pra eles com esse dinheiro também, como foi aquele Sunset Overdrive.
 

Queiroga'

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Então valeu muito a pena pra Square, deve ter ganhado mais dinheiro da Microsoft do que vendendo o jogo.

Já pra Microsoft foi dinheiro perdido.
 

Asura's

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E Depois a Square Enix Ganhou mais Dinheiro da Sony quando o jogo saiu na PS Plus...


A Microsoft na Geração passada foi um Desastre...


:kawaii
 

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100 milhões apenas no desenvolvimento do jogo (sem marketing) é grana pra c***lho, MS poderia ter feito o próprio Tomb Raider exclusivo com esse dinheiro... se tivesse algum estúdio com um minimo de competência pra isso na época.

Dava pra pagar um estúdio third pra fazer um exclusivo pra eles com esse dinheiro também, como foi aquele Sunset Overdrive.

Se foi como no GTA, foi uma acordo de publicação. Ela pagou 100 Milhões e todo valor de venda na sua plataforma foi para Microsoft e não Square.
Talvez a Square achou que valia a pena ter estes 100Milhoes na mão de uma vez do que espera as vendas no console.


Pode ver abaixo que quem publicou o jogo é a Microsoft no XBOX

209409

Já no Play 4 a Square que recebe pelas vendas.
209410
 

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Então valeu muito a pena pra Square, deve ter ganhado mais dinheiro da Microsoft do que vendendo o jogo.

Já pra Microsoft foi dinheiro perdido.

Acredito que não, fazendo uma conta por cima, se vender acima de 2,2 milhões de cópias entre PC (Loja Win 10), XBOX 360 e XBOX One já recupera o dinheiro
 

olifante666

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nem sabia que foi exclusivo..hahah
Na época deu uma baita gritaria.
O Matemático da época (que apostou enfiar um Xbox na toba e nunca pagou) passou o ano todo infernizando de como o jogo era superior ao Uncharted, que era a coisa mais linda da história dos games, que eram gráficos impossíveis no Play...
Pessoalmente acho comprar exclusividade uma idiotice.
Investe o dinheiro em Ips próprias e jogos novos.
Idiota segurar o jogo numa plataforma.
Microsoft se fudeu várias vezes com isso, comprando exclusividade de jogos da Square e depois o Tomb.
Sony fez e faz isso até hoje, só ver o Final Fantasy 16.
Quem perde são os jogadores e algumas vezes até as desenvolvedoras com isso.
Lança para todos, maior chance de vender bem e garantir sequencias.
 

Seladonia

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Se foi como no GTA, foi uma acordo de publicação. Ela pagou 100 Milhões e todo valor de venda na sua plataforma foi para Microsoft e não Square.
Talvez a Square achou que valia a pena ter estes 100Milhoes na mão de uma vez do que espera as vendas no console.


Pode ver abaixo que quem publicou o jogo é a Microsoft no XBOX

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Já no Play 4 a Square que recebe pelas vendas.
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Se foi publisher então receberam 100% mesmo.

Se vendeu 2 milhões a preço cheio (60$) no Xbox então o jogo se pagou e a MS não saiu no prejuízo.
 

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Se foi publisher então receberam 100% mesmo.

Se vendeu 2 milhões a preço cheio (60$) no Xbox então o jogo se pagou e a MS não saiu no prejuízo.

Para mim a Square que foi burra em aceitar este valor, praticamente matou a franquia no Playstation. Se bem que Uncharted já matou ela,
 

SolidEdgard

Eu aumento, mas não invento!
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MS gasta isso como se fosse troco de pão

se a Sony tivesse isso pra gastar, iria gastar tbm, mas ...
¯¯\(ヅ)
 

Seladonia

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Para mim a Square que foi burra em aceitar este valor, praticamente matou a franquia no Playstation.
Acho que todo mundo saiu perdendo algo ai:
  • A franquia perdeu força (e já não tava muito bem antes)
  • Xbox poderia ter um exclusivo com essa grana
  • Square dificilmente vai emplacar um TB4 se fizerem agora

Mas esse 2 vendeu uns 7 milhões então não foi tão mal:
https://www.gamesindustry.biz/artic...matsuda-on-growing-square-enixs-global-empire

Complicado foi o 3 que vendeu bem menos, enquanto isso o 1 tinha mais de 10 milhões.
 

Zelcron

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Caramba, 100M foi o que a NetEase deu pra tirar a Bungie das garras das garras da Activision.

Que coisa mais bizarra, pagam isso pra ter um concorrente falhado pro Uncharted, mas deixaram a Bungie ir embora pra fazer estes Halo's de hoje em dia.....

Isso q é uma empresa que preza pela qualidade.....
 

Sr. Anonymous

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Se foi como no GTA, foi uma acordo de publicação. Ela pagou 100 Milhões e todo valor de venda na sua plataforma foi para Microsoft e não Square.
Talvez a Square achou que valia a pena ter estes 100Milhoes na mão de uma vez do que espera as vendas no console.


Pode ver abaixo que quem publicou o jogo é a Microsoft no XBOX

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Já no Play 4 a Square que recebe pelas vendas.
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Bem observado.
 

tortinhas10

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Acredito que não, fazendo uma conta por cima, se vender acima de 2,2 milhões de cópias entre PC (Loja Win 10), XBOX 360 e XBOX One já recupera o dinheiro
Mas aí tudo a 60 dólares né? Geralmente esses jogos vendem mais em promoção.

Enviado de meu moto g(8) usando o Tapatalk
 

terroso

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Idiota segurar o jogo numa plataforma.
Microsoft se fudeu várias vezes com isso, comprando exclusividade de jogos da Square e depois o Tomb.
Sony fez e faz isso até hoje, só ver o Final Fantasy 16.
Quem perde são os jogadores e algumas vezes até as desenvolvedoras com isso.
Lança para todos, maior chance de vender bem e garantir sequencias.

Concordo em partes. Para o consumidor, ter jogos em todas as plataformas é 100% melhor.

Agora pensando como empresa, esses acordos ajudam a financiar o jogo e que para a produtora é muito importante. Quanto custou esse Tomb Raider? Se bobear menos que 100 milhões, então com isso já se pagou e o que vier com vendas é lucro, sendo que já estavam pensando que depois um ano estaria no PS4.
 

olifante666

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Concordo em partes. Para o consumidor, ter jogos em todas as plataformas é 100% melhor.

Agora pensando como empresa, esses acordos ajudam a financiar o jogo e que para a produtora é muito importante. Quanto custou esse Tomb Raider? Se bobear menos que 100 milhões, então com isso já se pagou e o que vier com vendas é lucro, sendo que já estavam pensando que depois um ano estaria no PS4.

Também concordo em partes.
O que penso é que se o jogo vai sair de qualquer jeito em outra plataforma por que fazer isso? Penso que para a produtora isso pode até pegar mal.
Já vi muito fórum estrangeiro pessoal falando em boicotar ou pegar em promo ou usado certo jogo só por que rolou uma exclusividade temporária.
Na época do Ps360 teve o lance de alguns jogos da Square que saíram só no Xbox, entre eles o Star Ocean.
Acho que ele acabou saindo no Play 3 um ano e meio ou dois depois.
Lembro que chegaram a postar uma reportagem que em um mes no Ps3 ele havia vendido mais que durante toda a exclusividade no Xbox e que foi justamente isso que motivou a quebra de contrato.
Sobre o Tomb não consegui encontrar números de vendas separados por plataforma, mas achei reportagens de que ele foi o jogos de Xbox mais vendido daquele Natal então realmente para a Microsoft valeu a pena, mas queria saber a venda por plataforma dele.
 

Queiroga'

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Acredito que não, fazendo uma conta por cima, se vender acima de 2,2 milhões de cópias entre PC (Loja Win 10), XBOX 360 e XBOX One já recupera o dinheiro

Microsoft recebe 30% dos royalties.

Então o jogo precisaria ter vendido 5 milhões de cópias, por $60, apenas pra recuperar o dinheiro investido na exclusividade temporária. Sendo que venderia da mesma forma se fosse multiplataforma.

Aí dá pra argumentar que a função do exclusivo não é recuperar o dinheiro no jogo em si, mas sim aumentar o interesse pela plataforma. Eu concordo, mas como não deu certo com o Tomb Raider, acho que foi dinheiro perdido mesmo.
 

Queiroga'

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terroso

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Também concordo em partes.
O que penso é que se o jogo vai sair de qualquer jeito em outra plataforma por que fazer isso? Penso que para a produtora isso pode até pegar mal.
Já vi muito fórum estrangeiro pessoal falando em boicotar ou pegar em promo ou usado certo jogo só por que rolou uma exclusividade temporária.
Na época do Ps360 teve o lance de alguns jogos da Square que saíram só no Xbox, entre eles o Star Ocean.
Acho que ele acabou saindo no Play 3 um ano e meio ou dois depois.
Lembro que chegaram a postar uma reportagem que em um mes no Ps3 ele havia vendido mais que durante toda a exclusividade no Xbox e que foi justamente isso que motivou a quebra de contrato.
Sobre o Tomb não consegui encontrar números de vendas separados por plataforma, mas achei reportagens de que ele foi o jogos de Xbox mais vendido daquele Natal então realmente para a Microsoft valeu a pena, mas queria saber a venda por plataforma dele.

Provavelmente a MS acreditou que esse Tomb Rider seria um system seller, vai saber.

Sobre as vendas, aqui pode não ser a melhor referencia mas podemos ter um norte:

Total = 7kk
XOne = 1kk
PC = 2.49kk

Chute:
PS4 = 2.01kk ????
X360 = 1.5kk ????
 

Trezoitao38

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Isso aí tem cheio de corrupção interna.

Valor absurdo para exclusividade temporária. Alguém da Square molhou a mão de alguém na MS.
 

Link_1998

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Para nós é uma put* gana. Para o Tio Phill é troco do café da manhã.

O problema não é ser pouco para a Microsoft, o problema é ela gastar rios de dinheiro à toa e apertar o cinto quando o assunto é desenvolvimento de games.
 

Jailcante

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Hein? Jisuis!

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Microsoft recebe 30% dos royalties.

Então o jogo precisaria ter vendido 5 milhões de cópias, por $60, apenas pra recuperar o dinheiro investido na exclusividade temporária. Sendo que venderia da mesma forma se fosse multiplataforma.

Aí dá pra argumentar que a função do exclusivo não é recuperar o dinheiro no jogo em si, mas sim aumentar o interesse pela plataforma. Eu concordo, mas como não deu certo com o Tomb Raider, acho que foi dinheiro perdido mesmo.

30% quando ela não é a publicadora, ela sendo a publicadora recebe os 100%

No Rise ela recebe 100%
209416


No caso do Shadow a Microsoft recebe 30%
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bollao

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E zerei Uncharted e a trilogia do Tomb no Ps4 haha
 
D

Deleted member 219486

Bom jogo. Melhor que os Uncharteds e melhor que os outros TR da trilogia.

Acho que o problema depois do primeiro é o escopo, eles precisam aumentar a grandiosidade, as sequências parecem DLCs e não empolgam. Apesar da engine ser acima da média também deveria evoluir e olhando a techdemo da Epic precisa chegar naquele nível visual na próxima geração.
 
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