O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Tô jogando Luz Morrendo e me deliciando. Posso me considerar descabaçado nos ("meio") RPGs?

Rodrigo Zé do Cx Jr

Lenda da OS desde 2000
VIP
Mensagens
37.153
Reações
58.237
Pontos
2.009
To jogando Dying Light e curtindo pra cacete.

Sei que não é um RPG, mas tem muitas pitadas do gênero, principalmente na questão da evolução do personagem, árvore de habilidades, upgrade das armas, etc.
Nunca fui de RPG, o máximo que eu cheguei nesses aspectos foi no GoW e TLOU :kforever

To me dedicando no DL, fazendo todas as missões paralelas, upando as armas e tudo o que tem direito.
Já posso me considerar um RPGista?

Çou phoda?
 

Zeorymer

Gomu Gomu no Mi
VIP
GOLD
Mensagens
25.335
Reações
9.417
Pontos
1.804
tumblr_mu9ddlidTZ1rzjvxxo2_250.gif
 

Léo Stanbuck

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
30.858
Reações
27.471
Pontos
859
Não.

Só depois que jogar NIER.

Se não for NIER, pode ser Hyperdimension Neptunia. Mas esse com ressalvas.
 

Skyloft

Smelly cat
VIP
Mensagens
17.413
Reações
43.452
Pontos
1.384
Dying light é foda, mas não tem nada de RPG...

anyway parabéns pelo bom gosto.
 


Passo's

Lenda da internet
Mensagens
31.519
Reações
33.038
Pontos
1.674
Gow, TLOU e DL rpg.

Daqui a pouco pes2015 também é rpg porque os jogadores tem stats e evoluem os mesmos na master league.
 

Rodrigo Zé do Cx Jr

Lenda da OS desde 2000
VIP
Mensagens
37.153
Reações
58.237
Pontos
2.009
TLOU e GoW RPG? lolwut

Não passam nem perto do gênero, nem Dying Light :klolz



Gow, TLOU e DL rpg.

Daqui a pouco pes2015 também é rpg porque os jogadores tem stats e evoluem os mesmos na master league.


Eu não disse que GoW e TLOU são RPG, citei apenas pra mostrar o quão "perto" já cheguei de um game do gênero.

Mas em relação ao DL, refaço a pergunta que fiz pro Skyloft:

O que faria essa gota ser pelo menos uns 50ml?
O que falta no DL pra ser um RPG?

Qual o gênero do DL, afinal de contas?
 

SquallxD

Mil pontos, LOL!
VIP
Mensagens
13.049
Reações
16.062
Pontos
1.053
To jogando Dying Light e curtindo pra cacete.

Sei que não é um RPG, mas tem muitas pitadas do gênero, principalmente na questão da evolução do personagem, árvore de habilidades, upgrade das armas, etc.
Nunca fui de RPG, o máximo que eu cheguei nesses aspectos foi no GoW e TLOU :kforever

To me dedicando no DL, fazendo todas as missões paralelas, upando as armas e tudo o que tem direito.
Já posso me considerar um RPGista?

Çou phoda?

Tenta jogar o Dragon Age: Inquisition.
Ele é bem amigável (mais que os outros jogos da série) e esse sim é um RPG completo.
Depois dele dá pra ir pra coisas mais hardcore, se curtir.
 

Skyloft

Smelly cat
VIP
Mensagens
17.413
Reações
43.452
Pontos
1.384
O que faria essa gota ser pelo menos uns 50ml?
O que falta no DL pra ser um RPG?

É uma pergunta complicada, já que são estilos diferentes, seria como perguntar o que falta no Tomb raider pra ele ser um TLOU.

Houve um tópico aqui na OS há algum tempo em que a discussão era o que fazia um RPG ser um RPG.. a história? todos games têm, a evolução? até game de plataforma há evoluções...o feeling? a própria definição do termo role playing games é o que a grande maioria dos jogos faz, independente do estilo..isso é algo bem complexo. Pensando dessa forma, sim... há mais do que uma pequena gota de RPG no Dying light, mesmo este sendo um um first person, open world survival horror game.
 

O Rei Rubro

RIP AND TEAR
GOLD
Mensagens
33.773
Reações
80.087
Pontos
1.839
To na pilha por esse jogo...mas to me segurando pra comprar...vou viajar daqui 3 meses, e daí compro lá fora...mas to na pilha...
 

Mioni

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.242
Reações
9.884
Pontos
704
você precisa zerar FFIV ai as coisas pode mudar sobre ser um rpgista
 

Niko

V Has Come To
VIP
Mensagens
6.784
Reações
6.605
Pontos
954
Porra galera geral tá gostando do jogo, to juntando a grana ainda pra pegar esse dae e o The Order, vamo q vamo to hype
 

Rodrigo Zé do Cx Jr

Lenda da OS desde 2000
VIP
Mensagens
37.153
Reações
58.237
Pontos
2.009
É uma pergunta complicada, já que são estilos diferentes, seria como perguntar o que falta no Tomb raider pra ele ser um TLOU.

Houve um tópico aqui na OS há algum tempo em que a discussão era o que fazia um RPG ser um RPG.. a história? todos games têm, a evolução? até game de plataforma há evoluções...o feeling? a própria definição do termo role playing games é o que a grande maioria dos jogos faz, independente do estilo..isso é algo bem complexo. Pensando dessa forma, sim... há mais do que uma pequena gota de RPG no Dying light, mesmo este sendo um um first person, open world survival horror game.


Mas então se o gênero RPG não é definível, como podem afirmar com tanta certeza que DL não é RPG?
 

High_Voltage

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
20.655
Reações
7.093
Pontos
544
Mas então se o gênero RPG não é definível, como podem afirmar com tanta certeza que DL não é RPG?
A definição é nebulosa, mas existem uma série de características que quando o jogo tem a maioria delas ele tende a ser considerado RPG. Dying Light pelo que vc falou só tem uma, e ainda é uma característica que hoje em dia quase todo jogo tem (inclusive jogos de esporte). O que EU considero como principal na definição de um RPG é o combate: tem q ser mais cerebral e depender pouco de habilidade, pq senão abre espaço pra milhares de jogos serem considerados RPG. Eu não considero Dark Souls RPG por exemplo, pra mim é um jogo de ação com elementos de RPG. Mas só o combate não pode ser definitivo, pq senão até xadrez seria um jogo de RPG. Essas outras características são progressão de personagens, escolha de classes, loot, grande foco na história, várias escolhas dentro da história, etc.
 

Fidid0

Ei mãe, 500 pontos!
VIP
Mensagens
7.610
Reações
14.414
Pontos
953
Mas então se o gênero RPG não é definível, como podem afirmar com tanta certeza que DL não é RPG?

É uma boa pergunta.

O RPG de verdade mesmo é jogado em mesa, vc tem o mestre, que é quem cria a história e os jogadores, que interpretam personagens nessa história que o mestre vai contando. Por exemplo, vc pode jogar com um policial e o mestre diz que vc está em um restaurante num aeroporto, e de repente vários homens armados entram nesse restaurante e começam a atirar e a gritar. Ele então pergunta o que vc faz e vc diz o que o seu personagem vai fazer. Ele vai gritar que nem uma menininha? Vai se esconder atrás de algum balcão? Vai sacar a pistola, bancar o Rambo e atirar? Vai tentar o diálogo?

Esse tipo de situação não é possível em um jogo de videogame, inclusive os RPGs de videogame hoje em dia não tem mais nada a ver com o RPG de verdade mesmo. O que os caras fizeram lá atrás foi tentar simular uma partida de mesa usando como base o RPG mais famoso deles, o Dungeons & Dragons. Talvez por isso já é lugar comum que RPGs de videogame usem certas características desse jogo, sistema de progressão em levels e xp, equip de diferentes tipos de armas e armadura, o conceito de montar o personagem, combates baseados em turnos, etc.

Se o Dying Light usa essas características sim, ele pode ser considerado "RPG". Como eu não joguei não sei como funciona nesse jogo.
 

Dony

Bam-bam-bam
Mensagens
5.543
Reações
5.299
Pontos
434
A definição é nebulosa, mas existem uma série de características que quando o jogo tem a maioria delas ele tende a ser considerado RPG. Dying Light pelo que vc falou só tem uma, e ainda é uma característica que hoje em dia quase todo jogo tem (inclusive jogos de esporte). O que EU considero como principal na definição de um RPG é o combate: tem q ser mais cerebral e depender pouco de habilidade, pq senão abre espaço pra milhares de jogos serem considerados RPG. Eu não considero Dark Souls RPG por exemplo, pra mim é um jogo de ação com elementos de RPG. Mas só o combate não pode ser definitivo, pq senão até xadrez seria um jogo de RPG. Essas outras características são progressão de personagens, escolha de classes, loot, grande foco na história, várias escolhas dentro da história, etc.


Mas Dark Souls tem um combate bastante "cerebral".

Você tem que estar com a arma certa, atacar da forma correta, no tempo correto...

To mentindo?
 

Dony

Bam-bam-bam
Mensagens
5.543
Reações
5.299
Pontos
434
De acordo com minha sabedoria, acho que um jogo é RPG quando:

  • O personagem tem atributos que podem ser evoluidos;
  • Seu personagem evolui de forma única.
  • O aspecto "História" é MUITO importante;
  • Você precisa explorar o cenário em busca de itens melhores;
  • O personagem tem um inventário;
  • O combate é mais Tático do que Action, ou, no mínimo, uma mistura equilibrada dos dois;
  • Você pode comprar coisas;
  • Você pode conversar com NPCS;
Se Dying Light tem todas essas características, é RPG sim.
 

FabioShinobi

Mil pontos, LOL!
Mensagens
15.624
Reações
12.776
Pontos
1.189
De acordo com minha sabedoria, acho que um jogo é RPG quando:

  • O personagem tem atributos que podem ser evoluidos;
  • Seu personagem evolui de forma única.
  • O aspecto "História" é MUITO importante;
  • Você precisa explorar o cenário em busca de itens melhores;
  • O personagem tem um inventário;
  • O combate é mais Tático do que Action, ou, no mínimo, uma mistura equilibrada dos dois;
  • Você pode comprar coisas;
  • Você pode conversar com NPCS;
Se Dying Light tem todas essas características, é RPG sim.
Eu só tiraria a evolução única, as séries Souls, Witcher e Baldurs por exemplo possuem evolução optativa (você escolhe os feats e atributos a serem evoluídos).
 

Dony

Bam-bam-bam
Mensagens
5.543
Reações
5.299
Pontos
434
Eu só tiraria a evolução única, as séries Souls, Witcher e Baldurs por exemplo possuem evolução optativa (você escolhe os feats e atributos a serem evoluídos).

Concordo.

E, no mais, se você for ver, Dying Light é RPG e Zelda não.

Afinal, na minha humilde opinião, Zelda não tem aspectos importantes de RPG como atributos de personagem (apesar de ter uma evolução), e combate tático (O combate é bem ACTION).
 

FabioShinobi

Mil pontos, LOL!
Mensagens
15.624
Reações
12.776
Pontos
1.189
Concordo.

E, no mais, se você for ver, Dying Light é RPG e Zelda não.

Em partes sim.
DL tem evolução de personagem e exploração de ambiente.
Já Zelda é RPG por que possui quase tudo do gênero, mas ele é dungeon crawler, e a evolução do personagem nele se dá por passagem de tempo e aprimoramento de intens. Mas ambos eu acho que ficam longe de um RPG tradicional como Elders Scrool ou os antigos JRPGs. Na verdade estes últimos em sua maioria são jogos de ação por turnos, poucos são realmente RPG.
 

renbh

Mil pontos, LOL!
VIP
GOLD
Mensagens
21.393
Reações
19.975
Pontos
1.434
Mas então se o gênero RPG não é definível, como podem afirmar com tanta certeza que DL não é RPG?


O grande problema nesta definição é que todo jogo hoje tem elementos de RPG, quase tudo que é lançado tem um pé neste genero (até jogos de esporte com seus modos carreira).

Esta definição era mais simples lá nos idos dos 8 e 16 bits onde o genero tinha elementos unicos como progressão em nível e preocupação com história (era jogo para quem gostava de ler), diferente dos side scroller que era o padrão de jogos de ação e aventura. Com o tempo os jogos mudaram, mas a tentativa de separar totalmente o que é ou não RPG continuou praticamente, não me admira que haja tanta indefinição e polêmica.

Na prática, acredito que, se você curtiu DL poderia tentar um Witcher 3 sem muito receio, o esquema de explorar e side quests é bem semelhante.
 

Maner

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
24.631
Reações
17.978
Pontos
739
Não.

Só depois que jogar NIER.

Se não for NIER, pode ser Hyperdimension Neptunia. Mas esse com ressalvas.

Mas esses aí são jogos bastante aclamados até.

Tem que fazer como eu: primeiro RPG que joguei de verdade foi Final Fantasy 3. Se o cara tem saco praquele jogo, qualquer um que vier é fichinha.
 

Rodrigo Zé do Cx Jr

Lenda da OS desde 2000
VIP
Mensagens
37.153
Reações
58.237
Pontos
2.009
De acordo com minha sabedoria, acho que um jogo é RPG quando:

  • O personagem tem atributos que podem ser evoluidos;
  • Seu personagem evolui de forma única.
  • O aspecto "História" é MUITO importante;
  • Você precisa explorar o cenário em busca de itens melhores;
  • O personagem tem um inventário;
  • O combate é mais Tático do que Action, ou, no mínimo, uma mistura equilibrada dos dois;
  • Você pode comprar coisas;
  • Você pode conversar com NPCS;
Se Dying Light tem todas essas características, é RPG sim.

Tem tudo isso.
 
Topo Fundo