O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Tô jogando Luz Morrendo e me deliciando. Posso me considerar descabaçado nos ("meio") RPGs?

Marcb

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
16.207
Reações
13.218
Pontos
614
Até jogarem Divinity: Original Sin, vcs não sabem o que é RPG...
Isso ai é no mááááximo um Action FPS, mas sem o "shooter"...
 

Incalus

Bam-bam-bam
Mensagens
8.108
Reações
8.855
Pontos
444
Dying Light é uma delícia! Não precisa ser RPG pra ser um jogo foda e convincente!

Já terminei, em 51 horas, e posso dizer que foi o jogo de zumbi mais legal que joguei em se tratando de Open World zumbi. O legal é que o jogo tem uma abordagem séria dos zumbis, ao estilo Extermínio e Walking Dead. Não a zoeira do Dead Rising 3 (que tbm é legal pra caramba)


Aqui minhas últimas screens...



8wy2a8.jpg


i4ntyq.jpg


r7lo41.jpg


23wvdkj.jpg
 

extremepower

Lenda da internet
Mensagens
34.214
Reações
47.246
Pontos
1.599
Na verdade a definição crua de RPG é a interpretação. Independente de números, dados, livros, planilhas e etc. O que define um verdadeiro e bom RPG (de mesa) é a interpretação e encenação de seus participantes.
Logo, levando em conta que esta é a principal característica de um RPG, nenhum jogo é mais RPG do que os MMOs.

Na minha opinião deveria ser considerados RPGs (video game) somente jogos em que o player da rumo a história e molda o personagem de acordo com sua personalidade. (Neverwinter nights por exemplo).
Esse outros jogos que dizem "RPG" só porque tem números (status), não passam de um jogo de ação com números, não são RPGs de verdade. Isso inclui final fantasy, dark souls e etc.
 

AxelJoestar

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.879
Reações
1.927
Pontos
604
Na verdade a definição crua de RPG é a interpretação. Independente de números, dados, livros, planilhas e etc. O que define um verdadeiro e bom RPG (de mesa) é a interpretação e encenação de seus participantes.
Logo, levando em conta que esta é a principal característica de um RPG, nenhum jogo é mais RPG do que os MMOs.

Na minha opinião deveria ser considerados RPGs (video game) somente jogos em que o player da rumo a história e molda o personagem de acordo com sua personalidade. (Neverwinter nights por exemplo).
Esse outros jogos que dizem "RPG" só porque tem números (status), não passam de um jogo de ação com números, não são RPGs de verdade. Isso inclui final fantasy, dark souls e etc.


Exato.Status, inventário, skills não fazem um jogo ser RPG . Até mesmo em RPG de mesa você não usa sempre . Eu já narrei várias histórias sem ficha e só com um d10 ( éo que eu mais gosto pra narrar ) , só apelando pra interpretação . De vez em quando eu anotava algumas coisas dos jogadores numa folha de caderno só pra não esquecer na próxima jogatina.
 

Tarkonen

Bam-bam-bam
Mensagens
4.582
Reações
9.608
Pontos
293
O que define mesmo em um RPG é se é possível fazer escolhas ou não, sua liberdade durante o jogo inteiro e isso pode ir de coisas simples até coisas sérias como escolhas na história principal, que altera o final do jogo drasticamente ou não.

Por exemplo, caso você decida deixar uma vila de anões queimar, você estará exercendo o bem ou o mal? Que final você pode ter por essa ação? É possível voltar atrás e ter um final diferente mesmo cometendo algo que você não devia?

E se você matar o tio que vende abacate, isso terá que consequência? A mulher dele poderá contratar um bando para te matar? Você perde uma arma foda que ele poderia te dar?


Jogos de RPG tem que ter isso, a imersão que cada personagem pode lhe proporcionar, que cada escolha que pode mudar o rumo do jogo. A interpretação que você tem da história e dar partido nas coisas do seu ponto de vista, é a essência do Role Playing Game, desde sua origem.
 

felipmts

Supra-sumo
Mensagens
783
Reações
1.108
Pontos
173
Na verdade a definição crua de RPG é a interpretação. Independente de números, dados, livros, planilhas e etc. O que define um verdadeiro e bom RPG (de mesa) é a interpretação e encenação de seus participantes.
Logo, levando em conta que esta é a principal característica de um RPG, nenhum jogo é mais RPG do que os MMOs.

Na minha opinião deveria ser considerados RPGs (video game) somente jogos em que o player da rumo a história e molda o personagem de acordo com sua personalidade. (Neverwinter nights por exemplo).
Esse outros jogos que dizem "RPG" só porque tem números (status), não passam de um jogo de ação com números, não são RPGs de verdade. Isso inclui final fantasy, dark souls e etc.

Concordo. Por isso eu não considero jogos como Skyrim, RPG. As escolhas que você faz não tem impacto nenhum, não tem sistema de "karma" como em Fallout, as quests são lineares e sempre acabam do mesmo jeito, etc. Pra mim não passa de um grande jogo de ação/aventura travestido de RPG.

É por isso também que não gosto de misturar RPG com JRPG, pois estes, no geral, não tem nenhuma dessas características que vc citou. Embora tenha um ou outros jogo que tenha algumas dessas características(mas de forma mais simplificada), como Chrono Cross.
 


Zeorymer

Gomu Gomu no Mi
VIP
GOLD
Mensagens
25.335
Reações
9.417
Pontos
1.804
Rodrigo Zé do Cx Jr

Bom não joguei muito DL, apenas joguei um pouco, meu PC não aguenta o jogo legal, fica dando umas travadas, então resolvi nem investir nele agora. E pelo pouco que joguei ele é um Dead Island + Mirror Edge + Survive.

Sobre a sua pergunta principal o que define se este jogo e um RPG, para mim é seu conteúdo MAINSTORY como falei não joguei ele mas só do pouco que eu joguei já vi que o Main de DL, se vc for direto deve chegar a umas 10 a 12 horas (sem sidequest, sem procurar item) tu vai direto no jogo etc. um RPG com seu tempo de duração curta chega fácil a mais de 30 horas só na mainstory ou seja só aqui vc já vê uma diferença brutal em tempo de jogo.

Outro destaque do RPG são alterações dos atributos tipo Veneno, Sono, Fadiga, Sangramento, Vc não pode usar Skills entre outras coisas.

Hoje em dia muitos jogos pegaram muitas coisas de RPG e adicionaram em seus jogos para ficar mais robusto o jogo, mas a essência de um RPG como eu disse esta na mainstory, a mesma ser bem elaborada e longa com uma evolução acentuada do seu personagem ou personagens.

Para você ter uma visão melhor do que estou falando jogue alguns RPGs como estes:

Console - São mais fáceis de jogar por que muita coisas já faz sozinho mas são bons exemplos.
Chorno Trigger
Série Final Fantasy
Série Tales of (alguma coisa)
Série Persona

PC - Costuma ser mais robusto e são mais baseado nos RPGs de mesa
Baldur's Gate 1 e 2
Diablo 1 e 2
Skyrim - Esta é mais fácil e tem para console tb e já da para ter uma boa ideia se vc jogar ele, visto que ele é action e é FPS.
Divinity: Original Sin

Assim que vc jogar qualquer um deles vc já vai conseguir definir se o DL é RPG, hoje em dia é difícil falar a diferença entre os dois, mas é fácil de separara se vc já tem experiências nos dois estilos de jogos.
 

Local

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
4.063
Reações
3.527
Pontos
729
Estou ouvindo tanto comentários sobre esse jogo, que estou verdadeiramente pensando em comprar em mídia fisica.
Me recomendam?
 

firulero

Ei mãe, 500 pontos!
GOLD
Mensagens
37.637
Reações
46.262
Pontos
877
Isso aí não é um RPG.

Mas se quer algo nesse estilo, jogue Payday 2.
 

MATA_LOCO

Mil pontos, LOL!
Mensagens
11.339
Reações
1.988
Pontos
1.124
Pelo que vi do jogo até agora eu achei este dying light muito cópia do Dead Island.

quem jogou os dois confirma isso?
 

SquallxD

Mil pontos, LOL!
VIP
Mensagens
13.049
Reações
16.062
Pontos
1.053
Borderlands é o mais próximo de RPG que um jogo assim consegue ser.
 

DocVooDoo

Lenda da internet
Mensagens
31.934
Reações
41.551
Pontos
1.689
To jogando Dying Light e to gostando tb.
Tem uma sidequest fodas de difíceis pela quantidade de zumbis q tem em determinados locais.
Jogar a noite é um cagaço por causa dos volatiles.
Até agora não vi uma arma de fogo no jogo.
Só sei q o coquetel molotov é o meu melhor amigo no jogo. Firecrackers + Molotov = churrasco zumbi.
 

DocVooDoo

Lenda da internet
Mensagens
31.934
Reações
41.551
Pontos
1.689
Pelo que vi do jogo até agora eu achei este dying light muito cópia do Dead Island.

quem jogou os dois confirma isso?

É e não é. O jogo realmente tem muita coisa de Dead Island, mas com roupagem nova. O parkour do jogo da uma nova dinâmica de exploração no jogo, que não é só mais horizontal, mas vertical também.
A mudança de tempo no jogo tb fez diferença. A noite tem os volatiles, zumbis extremamente agressivos e não param de te caçar. Por isso, andar a noite se torna algo muito stealth também, e se te acharem, vira uma perseguição pior do que o agente Smith te caçando em Matrix. Existem missões que tem q serem feitas a noite também, então é um put* cagaço que vc tem q passar.
 

Rodrigo Zé do Cx Jr

Lenda da OS desde 2000
VIP
Mensagens
37.058
Reações
58.047
Pontos
2.009
Quase tive um treco aqui. Dying light rpg, the last of us, gow.


deu nó


Como TOTAL leigo no gênero, pelo que falaram aí pra trás, entendi que não existe definição pro que é RPG.
O que acontece é que os games utilizam alguns aspectos do gênero.

Achei essa explicação bacana e por ser o dono desse tópico, além de eu ser gostoso e um mito sagrado do fórum, decido que é a que vale:

De acordo com minha sabedoria, acho que um jogo é RPG quando:

  • O personagem tem atributos que podem ser evoluidos;
  • Seu personagem evolui de forma única.
  • O aspecto "História" é MUITO importante;
  • Você precisa explorar o cenário em busca de itens melhores;
  • O personagem tem um inventário;
  • O combate é mais Tático do que Action, ou, no mínimo, uma mistura equilibrada dos dois;
  • Você pode comprar coisas;
  • Você pode conversar com NPCS;
Se Dying Light tem todas essas características, é RPG sim.

Por isso games como TLOU e GoW podem não ser RPG, e obviamente não são, mas todos eles tem pitadas de.

Pra mim DL é NO MÍNIMO 50% RPG.
GoW é completamente Adventure, mas tem sistema de evolução e foco na história... 15% de RPG que seja.
TLOU ainda mais: pelo menos 30%.

Até Rayman Legends "é RPG", em pelo menos 5%.

Na real acho que não tem mais como classificar um game em um gênero, eles acabam por ser uma miscelânea.
DL tem pitadas de FPS, Survival Horror, RPG, Adventure... Cabe até tópico sobre isso.

Acho que vou criar um, do jeito que vocês amam :kforever
 

Rodrigo Zé do Cx Jr

Lenda da OS desde 2000
VIP
Mensagens
37.058
Reações
58.047
Pontos
2.009
Estou ouvindo tanto comentários sobre esse jogo, que estou verdadeiramente pensando em comprar em mídia fisica.
Me recomendam?


Compra de olho fechado man.
Me tornei praticamente um gamer casual e mesmo assim to me deliciando com esse jogo, é foda demais :rox
 

Pimenta_

F1 King
Mensagens
14.712
Reações
14.333
Pontos
1.624
Estou ouvindo tanto comentários sobre esse jogo, que estou verdadeiramente pensando em comprar em mídia fisica.
Me recomendam?

Recomendado ao extremo. Se você gosta da temática e de open world. Nâo tem nem o que discutir.

Pelo que vi do jogo até agora eu achei este dying light muito cópia do Dead Island.

quem jogou os dois confirma isso?

Tem bastante a ver, mas Dying Light foi a outro patamar. Eu gostei muito do Dead Island, inclusive zerei o jogo em janeiro, então ele está muito fresco na minha cabeça e eu posso fazer uma comparação muito melhor.

Como falaram, no Dying Light o fato de ter noite e ter zumbis específicos desse horário torna o jogo muito mais tenso e foda. Tem que ter um pouco de stealth mesmo, senão se ferra (principalmente no começo). O combate que já era bom no Dead Island evoluiu muito e se tornou ainda mais estratégico porque na maioria das vezes tem um grupo grande de zumbi e você tem que tomar muito cuidado pra não ser cercado rapidamente. É tanta coisa que daria pra escrever aqui durante um tempão. Mas que o jogo é foda é!!!
 

DocVooDoo

Lenda da internet
Mensagens
31.934
Reações
41.551
Pontos
1.689
Estou ouvindo tanto comentários sobre esse jogo, que estou verdadeiramente pensando em comprar em mídia fisica.
Me recomendam?

Comprei em mídia física e não me arrependo.
Ele começa meio chatinho na primeira hora pq vc ainda vai se acostumando com a jogabilidade e mundo, mas logo quando chegar a noite e vc ficar com o cu na mão fugindo de um volatile o negócio vai ficar mais divertido.
 

tortinhas10

É Nintendo ou nada!
Mensagens
102.750
Reações
229.821
Pontos
2.529
Como TOTAL leigo no gênero, pelo que falaram aí pra trás, entendi que não existe definição pro que é RPG.
O que acontece é que os games utilizam alguns aspectos do gênero.

Achei essa explicação bacana e por ser o dono desse tópico, além de eu ser gostoso e um mito sagrado do fórum, decido que é a que vale:



Por isso games como TLOU e GoW podem não ser RPG, e obviamente não são, mas todos eles tem pitadas de.

Pra mim DL é NO MÍNIMO 50% RPG.
GoW é completamente Adventure, mas tem sistema de evolução e foco na história... 15% de RPG que seja.
TLOU ainda mais: pelo menos 30%.

Até Rayman Legends "é RPG", em pelo menos 5%.

Na real acho que não tem mais como classificar um game em um gênero, eles acabam por ser uma miscelânea.
DL tem pitadas de FPS, Survival Horror, RPG, Adventure... Cabe até tópico sobre isso.

Acho que vou criar um, do jeito que vocês amam :kforever



A produtora diz qual o gênero do jogo. Olha lá se está como rpg.
 

Rodrigo Zé do Cx Jr

Lenda da OS desde 2000
VIP
Mensagens
37.058
Reações
58.047
Pontos
2.009
A produtora diz qual o gênero do jogo. Olha lá se está como rpg.


Claro, ela tem que especificar qual o gênero, e não teria como fazer isso citando todos os "pedaços", ela vai citar o predominante, que no caso do GoW é adventure, DL um FPS Survival Horror, TLOU Adventure TPS e assim vai.

Mas não da pra negar que esses games tem pitadas de RPG, alguns mais outros menos.

A verdade é que esse papo de classificação de gêneros merece uma reformulação, pois é realmente bem confuso.

O exemplo mais certeiros são os games de corrida.
Pega 2 games de corrida mas de universos completamente diferentes: Gran Turismo X Mario Kart.
Ok, são games de corrida e pronto. Mas esse é o gênero predominante.

Certa vez, sem pensar muito, defequei isso:

Na verdade, se formos um pouco mais a fundo, o próprio conceito sobre os gêneros dos jogos precisam de uma reformulação.

RE, por exemplo, é um game de ação, shooter, TPS, shooter / TPS ou survival horror? Ou seria todos ao mesmo tempo? E digo mais: com o lance dos upgrades, não é um absurdo dizer que tem doses de RPG.

MGS é um shooter, TPS, ação ou ação furtiva?

O próprio GTA, caracterizado como "open world", não pode ao mesmo tempo ser classificado como um TPS? Dá pra chamar de louco quem diz que GTA SA é RPG?

E GoW, que porra de gênero que é? Beat' up? RPG?
E TLoU?

É de enlouquecer.

Com o passar dos anos surgiram muitos "gêneros", confundindo a cabeça dos gamers.
Vide os filmes: há 30 anos tínhamos filmes de terror. Depois vieram os de suspense. Agora temos "suspense psicológico", "suspense espiritual", "suspense apocalíptico" e o raio que o parta.

Na minha opinião, quando menor e mais restrita a quantidade de gêneros, melhor. O detalhamento ficaria a cargo dos subgêneros. Suspense é suspense, porra.
É aí que viriam as subdivisões.

Mas antes de mais nada, tem que se considerar as mesclas, como por exemplo GTA, GoW, MGS e RE que citei ali em cima.
Eu configuraria os subgêneros sempre em 2 nomes, sendo o primeiro o prioritário no game e ponderando a mescla.

E teríamos apenas 5 gêneros: shooter, adventure, esportes, corrida e RPG.
Não to afim de listar os subgêneros :klingua

Exemplo:

RE.
Gênero: Shooter
Subgênero: Survival Horror / TPS

GTA
Gênero: Shooter
Subgênero: Open World / TPS

MGS
Gênero: Shooter
Subgênero: stealth / TPS

FAR CRY 3
Gênero: Shooter
Subgênero: FPS / Open World

KILLZONE
Gênero: Shooter
Subgênero: FPS / ação

GoW
Gênero: Adventure
Subgênero: TPS / Beat´ up

Final Fantasy
Gênero: RPG
Subgênero: sei lá, não jogo rpg.

PES
Gênero: esportes
Subgênero: futebol / simulação

FIFA STREET
Gênero: esportes
Subgênero: futebol / arcade :kflame

GRAN TURISMO
Gênero: corrida
Subgênero: simulação

MARIO KART
Gênero: corrida
Subgênero: arcade / ação

NEW SUPER MARIO
Gênero: adventure
Subgênero: platformer / 2D

SUPER MARIO 64
Gênero: adventure
Subgênero: platformer / 3D

E assim vai longe, cabe até tópico exclusivo sobre o tema.

Aliás, vou escrever uma tese e tornar esse o padrão mundial de mensuração dos gêneros.

Já quero ver isso nas capas dos games de PS4.

Vejo mais ou menos assim: o gênero diz DO QUE é o game.
O subgênero COMO É.

Fora games totalmente casuais, como Mario por exemplo, é impussibiru definir o gênero de um game somente com uma classificação.

Toda essa volta pra dizer que sim, DL tem NO MÍNIMO pitadas de RPG, ainda que não seja predominantemente um.
 

tortinhas10

É Nintendo ou nada!
Mensagens
102.750
Reações
229.821
Pontos
2.529
Claro, ela tem que especificar qual o gênero, e não teria como fazer isso citando todos os "pedaços", ela vai citar o predominante, que no caso do GoW é adventure, DL um FPS Survival Horror, TLOU Adventure TPS e assim vai.

Mas não da pra negar que esses games tem pitadas de RPG, alguns mais outros menos.

A verdade é que esse papo de classificação de gêneros merece uma reformulação, pois é realmente bem confuso.

O exemplo mais certeiros são os games de corrida.
Pega 2 games de corrida mas de universos completamente diferentes: Gran Turismo X Mario Kart.
Ok, são games de corrida e pronto. Mas esse é o gênero predominante.

Certa vez, sem pensar muito, defequei isso:



Vejo mais ou menos assim: o gênero diz DO QUE é o game.
O subgênero COMO É.

Fora games totalmente casuais, como Mario por exemplo, é impussibiru definir o gênero de um game somente com uma classificação.

Toda essa volta pra dizer que sim, DL tem NO MÍNIMO pitadas de RPG, ainda que não seja predominantemente um.



meu amigo, todo jogo tem algo de alguma coisa.

Rpg também tem ação, mistério, sedução, traição, nem por isso eu chamo de teste de fidelidade.
 

Local

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
4.063
Reações
3.527
Pontos
729
Compra de olho fechado man.
Me tornei praticamente um gamer casual e mesmo assim to me deliciando com esse jogo, é foda demais :rox


Recomendado ao extremo. Se você gosta da temática e de open world. Nâo tem nem o que discutir.

Comprei em mídia física e não me arrependo.
Ele começa meio chatinho na primeira hora pq vc ainda vai se acostumando com a jogabilidade e mundo, mas logo quando chegar a noite e vc ficar com o cu na mão fugindo de um volatile o negócio vai ficar mais divertido.



Obrigado pelas recomendações meus amigos! Agora sem dúvidas, irei comprar essa coisa linda!
:kluv
 

Rodrigo Zé do Cx Jr

Lenda da OS desde 2000
VIP
Mensagens
37.058
Reações
58.047
Pontos
2.009
Caras, uma coisa que esqueci de comentar: não consigo jogar online, fica procurando partida mas não encontra nunca.
O que pode ser?

Obrigado pelas recomendações meus amigos! Agora sem dúvidas, irei comprar essa coisa linda!
:kluv

Só um conselho... Na verdade 2:

1. Coma menos molieres, pra ter mais tempo pra jogar.
2. Tenha paciência com o início. O game demora um pouco pra engrenar, mas depois é pura alegria.

É diversão garantida ou teu rabo dinheiro de volta.
 

Rodrigo Zé do Cx Jr

Lenda da OS desde 2000
VIP
Mensagens
37.058
Reações
58.047
Pontos
2.009
meu amigo, todo jogo tem algo de alguma coisa.

Rpg também tem ação, mistério, sedução, traição, nem por isso eu chamo de teste de fidelidade.


Entendo como são essas coisas.
Tenho das minhas chatices, baitolices, escrotices, nem por isso me chamo de Tortinhas.


























Brinks te amo demais S2
 

Local

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
4.063
Reações
3.527
Pontos
729
Caras, uma coisa que esqueci de comentar: não consigo jogar online, fica procurando partida mas não encontra nunca.
O que pode ser?



Só um conselho... Na verdade 2:

1. Coma menos molieres, pra ter mais tempo pra jogar.
2. Tenha paciência com o início. O game demora um pouco pra engrenar, mas depois é pura alegria.

É diversão garantida ou teu rabo dinheiro de volta.

Ai não pode ser... Molieres vem a frente de qq coisa nessa galáxia! kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
 

DocVooDoo

Lenda da internet
Mensagens
31.934
Reações
41.551
Pontos
1.689
Porra, foi sinistro ontem.
Eu estava limpando uma safe zone dos zumbis e veio uma zumbi correndo para o meu lado e meti o taco de baseball nela derrubando.
Nisso que ela estava meio caída no chão ela se protegeu com os braços e deu um grito desesperado "No!!!!!" como se estivesse com medo, ai parei por um segundo achando que era humano não infectado. Mas ai eu vi que era humano recém-zumbificado, e meti o porrete. Eu não tinha visto até agora zumbi falar.
 
Topo Fundo