Ai, Deus... vou escrever esse tanto pra meio punhado de gente ler, mas tudo bem. Impressionante como a comunidade de RL é enorme no mundo todo, mas não decola aqui na OS. Triste isso. Enfim...
Acho importante tirarmos da frente, primeiro, o elemento mais importante do jogo: posicionamento. Um time bem postado pode ter três jogadores de habilidade média, porém se a rotação é bem feita, destroem time oposto formado por três individualistas de boa habilidade. O que vocês precisam entender é que, no RL, predomina a movimentação por zona. Existem três níveis:
1- o jogador mais distante da bola e mais próximo do próprio gol;
2- o jogador que serve de intermédio entre ambos e normalmente presta cobertura de marcação para o nível 3;
3- o jogador mais próximo do contato com a bola.
Essas posições NÃO ... SÃO... FIXAS. Em virtude do boost, existe uma rotação constante entre os jogadores. Como mostrado abaixo, a posição 3, por estar em constante briga pela bola e normalmente mais próxima do campo adversário, tende a perder o boost rápido, e velocidade nesse jogo é fundamental. Ou seja, após perder o contato com a bola, seja por ter dado um passe ou ela ter sido roubada pelo time adversário, a zona 2 avança para se tornar a 3, o jogador da zona 1 avança para a 2, e o jogador de nível 3 rusha para a posição 1, enchendo o boost no caminho. Jogador sem boost NÃO BRIGA PELA BOLA. Isso deve acontecer em casos raríssimos por puro oportunismo.
Essa rotação é dinâmica e deve ser feita o tempo todo. Assistindo partidas de profissionais, nota-se como quase sempre ou eles estão com boost cheio, ou em velocidade máxima, e tudo isso por causa dessa rotação. Ao atacar, a distância entre essas zonas alarga-se, entretanto se o 3 avança, o mesmo acontece com os dois de trás. Não se tem goleiro fixo parado debaixo do gol em RL. Perde-se muitos rebotes com isso, e a oportunidade de alguém dar uma porrada lá de trás sem ser abafado e bem o suficiente pra encobrir a posição 1 é bem mais rara do que a quantidade de vezes que vocês conseguirão travar um contra-ataque ou até retomar a bola.
Na defesa, essas zonas ficam bem mais comprimidas, e o goleiro (número 1) tem que ser ativado como último recurso. Primeiro o número 3 disputa bola, o 2 fica na retaguarda e o 1 só faz alguma coisa se der uma m**** muito grande e a bola passar pelos outros dois. Igual o ataque, existe roação na defesa também. Ou seja, se o goleiro saiu do gol, o antigo 3 já tem de estar preparado e com boost pra assumir o local dele.
Tem bem mais coisa, só que esse esquemático de rotação, se bem treinado, já vai ser o suficiente pra bater de frente com a maioria que joga no online.
Só mais uns adendos pra eu pular essa parte:
- sejam ESPERTOS, cacete. Se o time oposto recuperou a bola e ela está em uma das duas paredes, não avançem que nem malucos. Quase de certo, no defeso, a defesa adversária vai tentar espantar a bola pela parede, então fiquem um pouco recuados e aguardem, pois a tendência é que ela caia no “pé” de vocês.
- leiam sempre a trajetória dela pra antever o movimento adversário. Coisa que mais vejo é alguém carregando a bola no lado direito do carro (seu lado esquerdo, espelhando), e o idiota avança RETO, ao invés de direcionar o carro para a única trajetória que a bola pode fazer, que é justamente o lado pra onde ela está sendo carregada. O cara conseguir fazer a bola deslizar por cima do carro pra trocar de lado é algo que requer segundos preciosos e bastante habilidade.
Ok, agora detalhes que nem todo mundo percebe:
- Sabem quando vocês aceleram bastante com o boost e vem um rápido efeito de blur na tela e seu carro fica com uma trilha deixada pelas rodas? Nesse momento, o carro atingiu a velocidade máxima possível. Se você parar de soltar boost e simplesmente manter o dedo no acelerador, contanto que o carro permaneça em linha reta, ele não sai da velocidade máxima. Ela se mantém constante. Isso ajuda BASTANTE a economizar boost. Tem cara que gasta tudo indo de gol a gol sem necessidade. Misturando pulos pra frente e boost, cerca de 10 ou 15 já é necessário pra atingir a velocidade limite e economizar todo o resto.
- Cada boost cheio espalhado pelo mapa demora 10 segundos pra ser respawnado.
- Logo após a bola ter contato com o chão, existe a janela de tempo para realizar o power shot. Quanto mais rápido você chutar uma bola logo após ela quicar, mais forte será o chute. Ou seja, se tem uma bola vindo na sua direção e você está livre, não pule que nem um doido. Espere ela descer, encostar no chão, e quando for coooomeçaaaaar a subir, encha a porrada. É bom se atentar para o hitbox do carro, também. No bico da frente e em toda lateral + traseira é onde o hitbox é mais forte, depois a parte de cima, e por último a parte debaixo. Ali tira totalmente a força da bola, na verdade. Saber em que momento utilizá-la é algo que vocês conseguirão daqui uns meses, só.
- Se vocês pularel, empinatem a ponta do carro pra cima, ativarem o boost e com o carro desse jeito, utilizarem o segundo pulo, ele vai subir muito mais rápido do que se vocês simplesmente pularem duas vezes seguidas, pra aí empinarem o carro e soltarem o boost pra ele subir.
- NÃO TENHAM MEDO DE FAZER AERIALS. Sim, no começo é horrível, vocês farão tudo mega desastrados, entregarão vários lances, mas só com muita prática pra pegar o jeito. Não tem como. É só fazendo, mesmo. Eu fui pavoroso por MESES nesse quesito até pegar o jeito.
- Na maioria das vezes, se a bola tá no ar e existe uma disputa, e o oponente sai do chão antes que tu, desencane. Vire pra trás e corra sua defesa/para aonde ele chutou a bola, pois é quase certo que você seja uma peça a menos no sistema defensivo do seu time... pulando atrasado, vai cair lá no final do mundo do lance, não vai encostar na bola e vai atrasar pra caramba a recomposição dessa tática de rotação.
Por agora, é isso.