O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


[T.O] RPG Maker - Vamos trocar experiência! (ou a falta dela)

Meia Noite

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
8.145
Reações
7.323
Pontos
784
Só lembrando que tem bastante gente vendendo jogo feito em RPG maker na steam e ganhando um dinheirinho. Claro que o jogo tem que ter uma certa qualidade e identidade própria pra se destacar.
Vc tá usando qual versão do maker?

Ah, mas essa galera cria o próprio conteúdo gráfico, eu pego resources da internet mesmo. Pra fazer isso teria que ser uma equipe, já que não manjo nada de arte gráfica.

Uso o MV.

Tô com um bug chato no segundo mapa. Mesmo depois de ter editado os campos de passagem e bloqueio de passagem do tileset do mapa, ainda sim o personagem continua passando por uma área específica que tá setada pra ele não passar (beirada do lago e água).
 

Vaçago

Mil pontos, LOL!
Mensagens
18.685
Reações
40.317
Pontos
1.053
Ah, mas essa galera cria o próprio conteúdo gráfico, eu pego resources da internet mesmo. Pra fazer isso teria que ser uma equipe, já que não manjo nada de arte gráfica.

Uso o MV.

Tô com um bug chato no segundo mapa. Mesmo depois de ter editado os campos de passagem e bloqueio de passagem do tileset do mapa, ainda sim o personagem continua passando por uma área específica que tá setada pra ele não passar (beirada do lago e água).
To the Moon usa tilesets baixados da internet tmb. E mais alguns outros se vc pesquisar na steam.
Acho que desde que vc dê os créditos é de boas usa-los num jogo que vc vai vender.
Na verdade eu conheço poucos jogos que usam conteúdo gráfico totalmente original.
 

Meia Noite

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
8.145
Reações
7.323
Pontos
784
To the Moon usa tilesets baixados da internet tmb. E mais alguns outros se vc pesquisar na steam.
Acho que desde que vc dê os créditos é de boas usa-los num jogo que vc vai vender.
Na verdade eu conheço poucos jogos que usam conteúdo gráfico totalmente original.

Problema é que tem tanto resource aqui que eu não faço ideia de quem seja o autor, que fica foda. KKKKKKKKKKKK


c***lho, que bug FDP.
 

Vaçago

Mil pontos, LOL!
Mensagens
18.685
Reações
40.317
Pontos
1.053
Problema é que tem tanto resource aqui que eu não faço ideia de quem seja o autor, que fica foda. KKKKKKKKKKKK


c***lho, que bug FDP.
Nem imagino o que possa ser isso. Tenta apagar essa parte bugada e fazer de novo.

Via Tapatalk
 

Vaçago

Mil pontos, LOL!
Mensagens
18.685
Reações
40.317
Pontos
1.053
Tava tentando evitar isso, pois implica em apagar o mapa todo, mas acho que não vai ter jeito.
Talvez tu possa colocar uns outros elementos pra cobrir essa parte e evitar a passagem. Tipo umas pedras, árvore, etc. Igual naquelas clássicas áreas onde o jogo coloca um monte de entulho pra impedir que o jogado passe, só que tente fazer de forma que pareça mais natural.

Via Tapatalk
 


Vaçago

Mil pontos, LOL!
Mensagens
18.685
Reações
40.317
Pontos
1.053
Baixei aqui pra dar uma brincada, mas tô meio enferrujado, rs

7zLPPLE.jpg


FjIMAN8.jpg


30vezLN.jpg
 

Rafaeloutersp

Veterano
Mensagens
472
Reações
522
Pontos
128
Ah, mas essa galera cria o próprio conteúdo gráfico, eu pego resources da internet mesmo. Pra fazer isso teria que ser uma equipe, já que não manjo nada de arte gráfica.

Uso o MV.

Tô com um bug chato no segundo mapa. Mesmo depois de ter editado os campos de passagem e bloqueio de passagem do tileset do mapa, ainda sim o personagem continua passando por uma área específica que tá setada pra ele não passar (beirada do lago e água).
Provavelmente algum chipset de outro nivel tá junto, talvez até com cor invisivel permitindo a passagem.
Não sei se fica claro mas é tipo assim
Camada A, piso impassável.
Camada B, Pedeço de árvore passavel, ai o rpg maker da prioridade ao passável da árvore, pode ser uma parte inivisivel do chipset que esteja setada pra isso.
Acho que deu pra entender.
Vai na aba chipset do database e dá uma olhada no O X e Quadrado e estrela se está tudo bem configurado
 

Meia Noite

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
8.145
Reações
7.323
Pontos
784
Provavelmente algum chipset de outro nivel tá junto, talvez até com cor invisivel permitindo a passagem.
Não sei se fica claro mas é tipo assim
Camada A, piso impassável.
Camada B, Pedeço de árvore passavel, ai o rpg maker da prioridade ao passável da árvore, pode ser uma parte inivisivel do chipset que esteja setada pra isso.
Acho que deu pra entender.
Vai na aba chipset do database e dá uma olhada no O X e Quadrado e estrela se está tudo bem configurado

Não consegui, por hora, deixei de usar o tileset que comparado ao original do jogo só tinha alguns apetrechos a mais que não seriam usados agora, então voltei pro tileset default, espero que quando eu vá usá-lo, não tenha novamente esse problema.
 

Macbee

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.174
Reações
8.660
Pontos
969
To the Moon usa tilesets baixados da internet tmb. E mais alguns outros se vc pesquisar na steam.
Acho que desde que vc dê os créditos é de boas usa-los num jogo que vc vai vender.
Obviamente tem que ver a licença de uso de cada gráfico. Alguns artistas vão autorizar o uso deles em projetos comerciais, mas a maioria não. Se só dar créditos bastasse, eu já estaria usando o Batman e o Darth Vader no meu próximo jogo.
 

Meia Noite

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
8.145
Reações
7.323
Pontos
784
Obviamente tem que ver a licença de uso de cada gráfico. Alguns artistas vão autorizar o uso deles em projetos comerciais, mas a maioria não. Se só dar créditos bastasse, eu já estaria usando o Batman e o Darth Vader no meu próximo jogo.
Pois é, mas de toda forma, se eu conseguir terminar o projetinho, disponibilizo ele pro povo jogar. Sem cobrar nada, não tem problema.
 

Meia Noite

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
8.145
Reações
7.323
Pontos
784
Alguém de vocês saberia que tipo de programa os caras usam pra fazer "characteres" ? Se eu soubesse quais ferramentas usar, me meteria a besta de aprender. Meu sonho é criar meus próprios.
 

Sannin_Lionheart

Bam-bam-bam
Mensagens
4.393
Reações
2.968
Pontos
374
Caras, já mexi muito com RPG Maker e cheguei até a criar um Demo de um projeto. Fiquei desatualizado e agora vejo que eles lançaram o MV. Onde vocês baixam ele? Compraram oficialmente ou foram de Jack?
 

Meia Noite

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
8.145
Reações
7.323
Pontos
784
Caras, já mexi muito com RPG Maker e cheguei até a criar um Demo de um projeto. Fiquei desatualizado e agora vejo que eles lançaram o MV. Onde vocês baixam ele? Compraram oficialmente ou foram de Jack?
tô usando Jack porque eu sou um completo idiota mão de vaca que ficou na dúvida entre comprar ou não na steam esses dais que tava por 22 reais (ao menos na índia), e agora a promoção acabou. Por que fui idiota? Porque demora um século pra crackearem a última versão lançada, e muitos resources importantíssimos como por exemplo o que altera todo o character generator, atualiza conforme a versão lançada. Eu levei dois dias pra conseguir configurar sem que tivesse conflitos com a última versão do generator. Resumindo, se puder pegar uma promoção, compre sem medo. É de longe o melhor desde o 2k3.
 

Meia Noite

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
8.145
Reações
7.323
Pontos
784
MLgYKUv.jpg


3ZS0awo.jpg


0y9250w.jpg


xRBtDJM.jpg


j4LyVud.png



Novo mapa criado hoje e algumas mudanças nos anteriores, como o sistema de luz do dia/da noite que precisei substituir por conta de algumas dificuldades que estava tendo.
 

Meia Noite

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
8.145
Reações
7.323
Pontos
784
Pessoal, algum de vocês pode me ajudar com uma coisa?

Eu estou finalizando a construção de uma quest. Ela se inicia com um pescador que precisa que eu vá até um local para conseguir um determinado item para ele. Até aí ok, a sequência de eventos se desenrola sem problemas, o que tá pegando é que em determinada parte da quest, eu preciso encontrar um grupo de bandidos, só que as condições para eles aparecerem no mapa em questão é ser 18 horas e ter ativado a primeira parte da quest (ao falar com o pescador). A condição das 18 horas funciona perfeitamente sozinha, mas quando coloco a segunda condição setada no switch que eu liguei lá ao terminar de falar com o pescador, o evento dos bandidos não ocorre.
Onde diabos eu tô errando?

O switch ligado no início da quest com o pescador:
XvKrhu8.png


Ele como condição para que os bandidos apareçam
xjhMa9p.png
 

Meia Noite

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
8.145
Reações
7.323
Pontos
784
Problema resolvido. Dando uma atualizada no projeto:

0fn9ttp.png


t1cBDQl.png


M5Fv77z.png



Implementei um pequeno sistema de Infâmia e Virtude que irá trancar ou destrancar determinadas quests. Fiz através de variáveis, já que não encontrei nenhum plugin pra isso.
 

Macbee

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.174
Reações
8.660
Pontos
969
Tá ficando bonito isso aí, hein?
Se resolver direito essa questão das licenças, tem tudo pra vender bem no Steam!
 

Meia Noite

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
8.145
Reações
7.323
Pontos
784
Tá ficando bonito isso aí, hein?
Se resolver direito essa questão das licenças, tem tudo pra vender bem no Steam!

Pois é, essa parte se bobear é mais difícil do que fazer o jogo, UHEEHEHUEUHEUHE. Tem muito resource que eu tô usando como tilesets e tal, que são de uns dois anos atrás e eu tinha deixado no backup do HD, achar os autores dessa porra é tenso. Tô curtindo bastante também, comparado ao que eu fazia há dois anos, eu acho que evoluí bastante, aprendi a deixar o mapa mais natural e ando conseguindo fazer alguns sistemas através de eventos e variáveis de modo que aumente a imersão do jogo. Gostei bastante da praticidade das variáveis para usar como sistema de reputação (infâmia/virtude). Até pensei em adicionar mais opções de escolha, mas por enquanto, para não perder a mão, deixarei essas duas.
 

Maner

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
24.631
Reações
17.978
Pontos
739
A quem possa interessar, o RPG Maker VX Ace está a um dólar no Humble Bundle. Bom pra quem quer lançar o próprio joguinho de forma oficial.
 

Meia Noite

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
8.145
Reações
7.323
Pontos
784
A quem possa interessar, o RPG Maker VX Ace está a um dólar no Humble Bundle. Bom pra quem quer lançar o próprio joguinho de forma oficial.
Assino embaixo. Só não comprei ainda o MV porque além de desempregado (por enquanto), sou burro (isso sempre) e desperdicei uma ótima promoção. Pra quem tem intenções profissionais mesmo, tem que pegar na primeira promoção.
 

Maner

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
24.631
Reações
17.978
Pontos
739
E mesmo pra quem não tem. Pirataria é crime.

Realmente. Mas piratear RPG Maker já virou costume já que a comunidade vem da época que a Enterbrain sequer traduzia pra inglês o RM. Claro que não é desculpa, e ainda 140 mangos é um preço ridículo pra uma licença de engine sem restrição alguma.
 

Macbee

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.174
Reações
8.660
Pontos
969
Realmente. Mas piratear RPG Maker já virou costume já que a comunidade vem da época que a Enterbrain sequer traduzia pra inglês o RM. Claro que não é desculpa, e ainda 140 mangos é um preço ridículo pra uma licença de engine sem restrição alguma.
Entendo perfeitamente. Mas é o tipo de costume que precisa ser mudado.
Não é a primeira vez que esse RPG Maker está no Humble Bundle, mesmo pagando 1 dólar já tá tudo legalizado.
 

Maner

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
24.631
Reações
17.978
Pontos
739
Entendo perfeitamente. Mas é o tipo de costume que precisa ser mudado.
Não é a primeira vez que esse RPG Maker está no Humble Bundle, mesmo pagando 1 dólar já tá tudo legalizado.
Concordo.

E inclusive as boas vendas até fizeram eles retomarem o suporte para as engines antigas, o RPG Maker 2K foi atualizado esse ano.
 

Vaçago

Mil pontos, LOL!
Mensagens
18.685
Reações
40.317
Pontos
1.053
Alguém de vocês saberia que tipo de programa os caras usam pra fazer "characteres" ? Se eu soubesse quais ferramentas usar, me meteria a besta de aprender. Meu sonho é criar meus próprios.
Ih rapaz quer se meter com pixel art?
Vc já tem alguma skill artistica no geral?

Via Tapatalk
 

Meia Noite

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
8.145
Reações
7.323
Pontos
784
Que pena que o tópico pegou poeira, saudade de compartilhar a - pouca - experiência com vocês e ver os trabalhos irados de cada um.
 

Rafaeloutersp

Veterano
Mensagens
472
Reações
522
Pontos
128
Que pena que o tópico pegou poeira, saudade de compartilhar a - pouca - experiência com vocês e ver os trabalhos irados de cada um.
É só postar quando der.
Da uma conferida no jogo Novas Las aventurietas del RObercleiton o Renascimento do TURBO na steam, ele é muito bom. Da pra tu aproveitar alguma coisa e se precisar de ajuda pra por o seu lá eu posso te ajudar pq manjo desses paranaue.
 

Rafaeloutersp

Veterano
Mensagens
472
Reações
522
Pontos
128
Alguém anda mexe? Pessoal se impolgou bastante tem 10 paginas o topico mas sumiu do nada a empolgação...
Fotos do jogo do Rober
Robescreens_zpsg4l218xk.jpg


 
Ultima Edição:

Meia Noite

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
8.145
Reações
7.323
Pontos
784
Eu tô querendo muito voltar a mexer, é que a vida tá uma correria danada, mas o projeto tá aqui ainda.
Alguém anda mexe? Pessoal se impolgou bastante tem 10 paginas o topico mas sumiu do nada a empolgação...
Fotos do jogo do Rober
Robescreens_zpsg4l218xk.jpg





Eu tô querendo muito voltar a mexer, é que a vida tá uma correria danada, mas o projeto tá aqui ainda.


Porra, parece tá bem irado. As sprites foram feitas do nada?
 

gamermaniacow

Togges
VIP
Mensagens
42.616
Reações
52.435
Pontos
2.082

Sumiu a empolgação por conta da pasta que se encontra. Ninguém entra aqui rs
 
Ultima Edição:

Rafaeloutersp

Veterano
Mensagens
472
Reações
522
Pontos
128
Eu tô querendo muito voltar a mexer, é que a vida tá uma correria danada, mas o projeto tá aqui ainda.



Eu tô querendo muito voltar a mexer, é que a vida tá uma correria danada, mas o projeto tá aqui ainda.


Porra, parece tá bem irado. As sprites foram feitas do nada?
Não só as de animação mas sempre com alguma base, os chipstes (tilesets) foram pegos de um pacote do 2k.
 

Inari

Bam-bam-bam
Mensagens
1.706
Reações
3.203
Pontos
453
E ae galera, to chegando no pedaço. Comprei o Rpg Maker MV na steam, e uns pacotes de assets no humble bundle, estou pensando em começar com um projeto pequeno só para aprender mesmo. Cadê a galera ativa ae? Apesar de ser programador estou começando agora com o RpgMaker, não conheço nada da ferramenta e quero muito aprender a utiliza-la para realizar pequenos projetos.

Vou começar por essa playlist de iniciantes:


:)
 
Topo Fundo