O que há de Novo?


[T.O] RPG Maker - Vamos trocar experiência! (ou a falta dela)

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Só lembrando que tem bastante gente vendendo jogo feito em RPG maker na steam e ganhando um dinheirinho. Claro que o jogo tem que ter uma certa qualidade e identidade própria pra se destacar.
Vc tá usando qual versão do maker?
Ah, mas essa galera cria o próprio conteúdo gráfico, eu pego resources da internet mesmo. Pra fazer isso teria que ser uma equipe, já que não manjo nada de arte gráfica.

Uso o MV.

Tô com um bug chato no segundo mapa. Mesmo depois de ter editado os campos de passagem e bloqueio de passagem do tileset do mapa, ainda sim o personagem continua passando por uma área específica que tá setada pra ele não passar (beirada do lago e água).
 


Vaçago

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Ah, mas essa galera cria o próprio conteúdo gráfico, eu pego resources da internet mesmo. Pra fazer isso teria que ser uma equipe, já que não manjo nada de arte gráfica.

Uso o MV.

Tô com um bug chato no segundo mapa. Mesmo depois de ter editado os campos de passagem e bloqueio de passagem do tileset do mapa, ainda sim o personagem continua passando por uma área específica que tá setada pra ele não passar (beirada do lago e água).
To the Moon usa tilesets baixados da internet tmb. E mais alguns outros se vc pesquisar na steam.
Acho que desde que vc dê os créditos é de boas usa-los num jogo que vc vai vender.
Na verdade eu conheço poucos jogos que usam conteúdo gráfico totalmente original.
 
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To the Moon usa tilesets baixados da internet tmb. E mais alguns outros se vc pesquisar na steam.
Acho que desde que vc dê os créditos é de boas usa-los num jogo que vc vai vender.
Na verdade eu conheço poucos jogos que usam conteúdo gráfico totalmente original.
Problema é que tem tanto resource aqui que eu não faço ideia de quem seja o autor, que fica foda. KKKKKKKKKKKK


Caralho, que bug filho da puta.
 

Vaçago

Ei mãe, 500 pontos!
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Tava tentando evitar isso, pois implica em apagar o mapa todo, mas acho que não vai ter jeito.
Talvez tu possa colocar uns outros elementos pra cobrir essa parte e evitar a passagem. Tipo umas pedras, árvore, etc. Igual naquelas clássicas áreas onde o jogo coloca um monte de entulho pra impedir que o jogado passe, só que tente fazer de forma que pareça mais natural.

Via Tapatalk
 


Rafaeloutersp

Habitué da casa
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Ah, mas essa galera cria o próprio conteúdo gráfico, eu pego resources da internet mesmo. Pra fazer isso teria que ser uma equipe, já que não manjo nada de arte gráfica.

Uso o MV.

Tô com um bug chato no segundo mapa. Mesmo depois de ter editado os campos de passagem e bloqueio de passagem do tileset do mapa, ainda sim o personagem continua passando por uma área específica que tá setada pra ele não passar (beirada do lago e água).
Provavelmente algum chipset de outro nivel tá junto, talvez até com cor invisivel permitindo a passagem.
Não sei se fica claro mas é tipo assim
Camada A, piso impassável.
Camada B, Pedeço de árvore passavel, ai o rpg maker da prioridade ao passável da árvore, pode ser uma parte inivisivel do chipset que esteja setada pra isso.
Acho que deu pra entender.
Vai na aba chipset do database e dá uma olhada no O X e Quadrado e estrela se está tudo bem configurado
 
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Provavelmente algum chipset de outro nivel tá junto, talvez até com cor invisivel permitindo a passagem.
Não sei se fica claro mas é tipo assim
Camada A, piso impassável.
Camada B, Pedeço de árvore passavel, ai o rpg maker da prioridade ao passável da árvore, pode ser uma parte inivisivel do chipset que esteja setada pra isso.
Acho que deu pra entender.
Vai na aba chipset do database e dá uma olhada no O X e Quadrado e estrela se está tudo bem configurado
Não consegui, por hora, deixei de usar o tileset que comparado ao original do jogo só tinha alguns apetrechos a mais que não seriam usados agora, então voltei pro tileset default, espero que quando eu vá usá-lo, não tenha novamente esse problema.
 

Macbee

Bam-bam-bam
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To the Moon usa tilesets baixados da internet tmb. E mais alguns outros se vc pesquisar na steam.
Acho que desde que vc dê os créditos é de boas usa-los num jogo que vc vai vender.
Obviamente tem que ver a licença de uso de cada gráfico. Alguns artistas vão autorizar o uso deles em projetos comerciais, mas a maioria não. Se só dar créditos bastasse, eu já estaria usando o Batman e o Darth Vader no meu próximo jogo.
 
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Obviamente tem que ver a licença de uso de cada gráfico. Alguns artistas vão autorizar o uso deles em projetos comerciais, mas a maioria não. Se só dar créditos bastasse, eu já estaria usando o Batman e o Darth Vader no meu próximo jogo.
Pois é, mas de toda forma, se eu conseguir terminar o projetinho, disponibilizo ele pro povo jogar. Sem cobrar nada, não tem problema.
 
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Alguém de vocês saberia que tipo de programa os caras usam pra fazer "characteres" ? Se eu soubesse quais ferramentas usar, me meteria a besta de aprender. Meu sonho é criar meus próprios.
 
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Caras, já mexi muito com RPG Maker e cheguei até a criar um Demo de um projeto. Fiquei desatualizado e agora vejo que eles lançaram o MV. Onde vocês baixam ele? Compraram oficialmente ou foram de Jack?
 
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Caras, já mexi muito com RPG Maker e cheguei até a criar um Demo de um projeto. Fiquei desatualizado e agora vejo que eles lançaram o MV. Onde vocês baixam ele? Compraram oficialmente ou foram de Jack?
tô usando Jack porque eu sou um completo idiota mão de vaca que ficou na dúvida entre comprar ou não na steam esses dais que tava por 22 reais (ao menos na índia), e agora a promoção acabou. Por que fui idiota? Porque demora um século pra crackearem a última versão lançada, e muitos resources importantíssimos como por exemplo o que altera todo o character generator, atualiza conforme a versão lançada. Eu levei dois dias pra conseguir configurar sem que tivesse conflitos com a última versão do generator. Resumindo, se puder pegar uma promoção, compre sem medo. É de longe o melhor desde o 2k3.
 
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Pessoal, algum de vocês pode me ajudar com uma coisa?

Eu estou finalizando a construção de uma quest. Ela se inicia com um pescador que precisa que eu vá até um local para conseguir um determinado item para ele. Até aí ok, a sequência de eventos se desenrola sem problemas, o que tá pegando é que em determinada parte da quest, eu preciso encontrar um grupo de bandidos, só que as condições para eles aparecerem no mapa em questão é ser 18 horas e ter ativado a primeira parte da quest (ao falar com o pescador). A condição das 18 horas funciona perfeitamente sozinha, mas quando coloco a segunda condição setada no switch que eu liguei lá ao terminar de falar com o pescador, o evento dos bandidos não ocorre.
Onde diabos eu tô errando?

O switch ligado no início da quest com o pescador:


Ele como condição para que os bandidos apareçam
 
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Problema resolvido. Dando uma atualizada no projeto:








Implementei um pequeno sistema de Infâmia e Virtude que irá trancar ou destrancar determinadas quests. Fiz através de variáveis, já que não encontrei nenhum plugin pra isso.
 
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Tá ficando bonito isso aí, hein?
Se resolver direito essa questão das licenças, tem tudo pra vender bem no Steam!
Pois é, essa parte se bobear é mais difícil do que fazer o jogo, UHEEHEHUEUHEUHE. Tem muito resource que eu tô usando como tilesets e tal, que são de uns dois anos atrás e eu tinha deixado no backup do HD, achar os autores dessa porra é tenso. Tô curtindo bastante também, comparado ao que eu fazia há dois anos, eu acho que evoluí bastante, aprendi a deixar o mapa mais natural e ando conseguindo fazer alguns sistemas através de eventos e variáveis de modo que aumente a imersão do jogo. Gostei bastante da praticidade das variáveis para usar como sistema de reputação (infâmia/virtude). Até pensei em adicionar mais opções de escolha, mas por enquanto, para não perder a mão, deixarei essas duas.
 
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A quem possa interessar, o RPG Maker VX Ace está a um dólar no Humble Bundle. Bom pra quem quer lançar o próprio joguinho de forma oficial.
Assino embaixo. Só não comprei ainda o MV porque além de desempregado (por enquanto), sou burro (isso sempre) e desperdicei uma ótima promoção. Pra quem tem intenções profissionais mesmo, tem que pegar na primeira promoção.
 

Maner

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E mesmo pra quem não tem. Pirataria é crime.
Realmente. Mas piratear RPG Maker já virou costume já que a comunidade vem da época que a Enterbrain sequer traduzia pra inglês o RM. Claro que não é desculpa, e ainda 140 mangos é um preço ridículo pra uma licença de engine sem restrição alguma.
 

Macbee

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Realmente. Mas piratear RPG Maker já virou costume já que a comunidade vem da época que a Enterbrain sequer traduzia pra inglês o RM. Claro que não é desculpa, e ainda 140 mangos é um preço ridículo pra uma licença de engine sem restrição alguma.
Entendo perfeitamente. Mas é o tipo de costume que precisa ser mudado.
Não é a primeira vez que esse RPG Maker está no Humble Bundle, mesmo pagando 1 dólar já tá tudo legalizado.
 

Maner

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Entendo perfeitamente. Mas é o tipo de costume que precisa ser mudado.
Não é a primeira vez que esse RPG Maker está no Humble Bundle, mesmo pagando 1 dólar já tá tudo legalizado.
Concordo.

E inclusive as boas vendas até fizeram eles retomarem o suporte para as engines antigas, o RPG Maker 2K foi atualizado esse ano.
 

Vaçago

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Alguém de vocês saberia que tipo de programa os caras usam pra fazer "characteres" ? Se eu soubesse quais ferramentas usar, me meteria a besta de aprender. Meu sonho é criar meus próprios.
Ih rapaz quer se meter com pixel art?
Vc já tem alguma skill artistica no geral?

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Rafaeloutersp

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Que pena que o tópico pegou poeira, saudade de compartilhar a - pouca - experiência com vocês e ver os trabalhos irados de cada um.
É só postar quando der.
Da uma conferida no jogo Novas Las aventurietas del RObercleiton o Renascimento do TURBO na steam, ele é muito bom. Da pra tu aproveitar alguma coisa e se precisar de ajuda pra por o seu lá eu posso te ajudar pq manjo desses paranaue.
 
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Eu tô querendo muito voltar a mexer, é que a vida tá uma correria danada, mas o projeto tá aqui ainda.
Alguém anda mexe? Pessoal se impolgou bastante tem 10 paginas o topico mas sumiu do nada a empolgação...
Fotos do jogo do Rober



Eu tô querendo muito voltar a mexer, é que a vida tá uma correria danada, mas o projeto tá aqui ainda.


Porra, parece tá bem irado. As sprites foram feitas do nada?
 

Rafaeloutersp

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Eu tô querendo muito voltar a mexer, é que a vida tá uma correria danada, mas o projeto tá aqui ainda.



Eu tô querendo muito voltar a mexer, é que a vida tá uma correria danada, mas o projeto tá aqui ainda.


Porra, parece tá bem irado. As sprites foram feitas do nada?
Não só as de animação mas sempre com alguma base, os chipstes (tilesets) foram pegos de um pacote do 2k.
 


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