O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


[T.O] RPG Maker - Vamos trocar experiência! (ou a falta dela)

mastersomething

Bam-bam-bam
Mensagens
375
Reações
832
Pontos
278
Eu até mexi com RPG Maker a um tempo atrás, fiz umas coisas até que interessantes, mas como eu usava tilesets piratas nem publiquei, mas agora eu comecei a usar a Godot e achei umas tiles bem legais gratuitas feitas para RPG Maker, estou pensando em reconstruir algumas coisas que já fiz nessa engine com a pegada do Maker, só não sei se existe algum termo que explicite o uso exclusivo das tiles do RPG Maker no próprio Maker.
 

Inari

Bam-bam-bam
Mensagens
1.706
Reações
3.203
Pontos
453
Eu até mexi com RPG Maker a um tempo atrás, fiz umas coisas até que interessantes, mas como eu usava tilesets piratas nem publiquei, mas agora eu comecei a usar a Godot e achei umas tiles bem legais gratuitas feitas para RPG Maker, estou pensando em reconstruir algumas coisas que já fiz nessa engine com a pegada do Maker, só não sei se existe algum termo que explicite o uso exclusivo das tiles do RPG Maker no próprio Maker.
Sou bem iniciante no Rpg Maker, baixei umas tiles e na época tentei por no jogo, até consegui mas eu conseguia andar sobre as tilesets, não tinha tipo "isso é um guarda-roupas vc nao pode passar por cima". Mas refaça mano, é divertido ver algo q vc fez.
 

Meia Noite

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
8.145
Reações
7.323
Pontos
784
Galera, desculpem o sumiço. Mesmo que atualmente eu esteja meio sem tempo de mexer no maker, procurarei movimentar isso aqui pra não deixar a pasta morrer e consequentemente a galera que tá iniciando não desanimar.
 

ving2004

Ser evoluído
Mensagens
41
Reações
5
Pontos
24
Eu estou a 5 anos tentando terminar um jogo no RPG MAKER, começei na época do ACE e depois passei tudo para o MV, infelismente, o sistema tem muitos limites, por isso eu costumo escrever meus próprios Scripts, editar muita coisa e as vezes uso algum do Yanfly, de qualquer forma a alguns meses coloquei uma versão online do jogo no Game Jolt, se alguém quiser ver, roda em qualquer navegador, está cerca de 40% pronto, tem aproximadamente 50 horas por enquanto. https://gamejolt.com/games/elisia/370901 precisa ter uma internet de pelo menos 10 megas porque ainda não está bem otimizado, mas se preferir fazer o Download do jogo, eu também costumo colocar os ALPHAS para Download aqui, (Windows, Linux e MAC) https://mestreving.itch.io/a-lenda-de-elisia-ii
 
Ultima Edição:


Vaçago

Mil pontos, LOL!
Mensagens
18.685
Reações
40.317
Pontos
1.053
Parece que a desenvolvedora do RPG Maker vai lançar um novo maker focado em jogos sidescroller (plataforma/metroidvania/etc). Já tem alguns jogos feitos nesse programa aparecendo na Steam como demonstração, parecem jogos bem decentes.

Via Tapatalk
 

Meia Noite

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
8.145
Reações
7.323
Pontos
784
Olá, pessoal. Voltando a mexer aqui no antigo projeto, mas tenho a impressão de que terei que recriá-lo do zero, pois ao tentar reabrir a antiga pasta no programa, notei diversos novos bugs.
 

Meia Noite

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
8.145
Reações
7.323
Pontos
784
Voltando a mexer aos poucos e recriando o projeto inteiro do zero. O HD em que ele estava tinha dado pau e perdi praticamente tudo que fiz, roteiro, mecânicas, pensa numa tristeza. :ksnif
 

Meia Noite

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
8.145
Reações
7.323
Pontos
784
Após recomeçar do zero o projeto, coisas que antes não tinham sido aplicadas, agora dão as caras. Implementei um sistema simples, mas acredito eu, imersivo de alinhamento para o jogador, baseado nas decisões morais que tomar ao longo da jornada.

Pensei em deixar o valor da infâmia (símbolo do punho vermelho) e da Virtude (estrela azul) exposto, mas acredito que uma simples barrinha enchendo aos poucos dê um pouco mais de curiosidade ao jogador, sem saber ao certo quanto falta para alcançar determinado nível de reputação para desbloquear outros eventos, evitando assim, que ele se concentre na mecânica, e não nas decisões das quest's.

94051
 

Meia Noite

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
8.145
Reações
7.323
Pontos
784
Não foi fácil tomar coragem pra reiniciar o projeto todo do zero tentando relembrar como eram os mapas de antes. tentei deixar o mais fiel ao que tinha feito anteriormente, porém, sempre tentando aplicar melhorias, acredito que tenha conseguido. Cinco mapas feitos em um dia, agora é focar nos primeiros eventos desses mapas pra completá-los e dar continuidade aos próximos.


94503

94504

94505

94506
 

Meia Noite

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
8.145
Reações
7.323
Pontos
784
Saberia dizer um site do tipo "tem tudo" pra RPG maker? nos anos 2000 tinham taaaaaaaaantos
Eu saio pesquisando tudo quanto é site pela internet, principalmente fóruns makers. Peguei muita coisa por eles.
Aqueles sites que acumulavam vários packs gigantes de resources já estão extintos. Época do XP eles bombavam.
 

Cristiano Sword

Bam-bam-bam
Mensagens
2.296
Reações
10.701
Pontos
453
Não me levem a mal. Mas o RPG maker nunca foi uma engine comercial e sim um software pra brincar. Se alguem quiser mesmo fazer um jogo comercial nele, troque todas as artes,musicas e recursos do rtp no mínimo.
O mercado vê qualquer coisa realcionada ao RPG maker como amador e ruim.
 

Amigo Bolha

Mil pontos, LOL!
Mensagens
21.325
Reações
29.449
Pontos
1.424
Não me levem a mal. Mas o RPG maker nunca foi uma engine comercial e sim um software pra brincar. Se alguem quiser mesmo fazer um jogo comercial nele, troque todas as artes,musicas e recursos do rtp no mínimo.
O mercado vê qualquer coisa realcionada ao RPG maker como amador e ruim.
Nem tanto, é uma engine como outra qualquer. Depende mais do desenvolvedor do que qualquer outra coisa.
RPG Maker XP
 

Amigo Bolha

Mil pontos, LOL!
Mensagens
21.325
Reações
29.449
Pontos
1.424
Não faço as regras man.
Gosto muito da engine(embora muito limitada)
Mas o mercado a vê muito mal.

Não é isso. O seu ponto de vista é que esta errado.

O mercado tá cagando e andando pra engine. Se o jogo for bom, ninguém liga.
A questão é que a maioria dos bons desenvolvedores sabem utilizar engines mais profissionais e menos limitadas. Por isso eles não usam RPG Maker.
Mas nada, nem o mercado, pode impedir um bom desenvolvedor de fazer um bom jogo no RPG Maker.

https://www.metacritic.com/game/pc/to-the-moon

IfXUO43.png
 

Cristiano Sword

Bam-bam-bam
Mensagens
2.296
Reações
10.701
Pontos
453
Não é isso. O seu ponto de vista é que esta errado.

O mercado tá cagando e andando pra engine. Se o jogo for bom, ninguém liga.
A questão é que a maioria dos bons desenvolvedores sabem utilizar engines mais profissionais e menos limitadas. Por isso eles não usam RPG Maker.
Mas nada, nem o mercado, pode impedir um bom desenvolvedor de fazer um bom jogo no RPG Maker.

https://www.metacritic.com/game/pc/to-the-moon

IfXUO43.png
Pense como quiser.
Mas a engine eh mal vista. E sim existe bons jogos q saem dela. Mas são raros. Quando e se o público lembra de assets do RTP do rpg maker eles saem correndo.
Conheço esse jogo que mostrou. Usei o prgmaker pela primeira vez em 2001. E venho acompanhando a engine. Tenho TODAS as versões dela aqui em casa. Desde a primeira de pc88 e a segunda Dante de msx até a mais atual e as de consoles.
O propósito do programa não eh criar jogos comerciais.
Muitos comecaram nela, como eu por exemplo, mas a engine eh muito fraca. Quando o dev adquire mais experiência ele parte para uma melhor ou vai para a sua própria também.
Como disse antes, pense como quiser.
Mas o mercado nao perdoa. E o 1 ou 2 jogos mais polidos nao salvam o RPG maker no mercado.
 

Meia Noite

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
8.145
Reações
7.323
Pontos
784
Pense como quiser.
Mas a engine eh mal vista. E sim existe bons jogos q saem dela. Mas são raros. Quando e se o público lembra de assets do RTP do rpg maker eles saem correndo.
Conheço esse jogo que mostrou. Usei o prgmaker pela primeira vez em 2001. E venho acompanhando a engine. Tenho TODAS as versões dela aqui em casa. Desde a primeira de pc88 e a segunda Dante de msx até a mais atual e as de consoles.
O propósito do programa não eh criar jogos comerciais.
Muitos comecaram nela, como eu por exemplo, mas a engine eh muito fraca. Quando o dev adquire mais experiência ele parte para uma melhor ou vai para a sua própria também.
Como disse antes, pense como quiser.
Mas o mercado nao perdoa. E o 1 ou 2 jogos mais polidos nao salvam o RPG maker no mercado.

Entendo seu ponto de vista, embora não concorde. Mas vamos lembrar que o tópico é pra focar mais nessa engine, se não fica muito desvirtuado e abre muitas margens pra discussões mais calorosas. :klingua
 

Amigo Bolha

Mil pontos, LOL!
Mensagens
21.325
Reações
29.449
Pontos
1.424
Pense como quiser.
Mas a engine eh mal vista. E sim existe bons jogos q saem dela. Mas são raros. Quando e se o público lembra de assets do RTP do rpg maker eles saem correndo.
Conheço esse jogo que mostrou. Usei o prgmaker pela primeira vez em 2001. E venho acompanhando a engine. Tenho TODAS as versões dela aqui em casa. Desde a primeira de pc88 e a segunda Dante de msx até a mais atual e as de consoles.
O propósito do programa não eh criar jogos comerciais.
Muitos comecaram nela, como eu por exemplo, mas a engine eh muito fraca. Quando o dev adquire mais experiência ele parte para uma melhor ou vai para a sua própria também.
Como disse antes, pense como quiser.
Mas o mercado nao perdoa. E o 1 ou 2 jogos mais polidos nao salvam o RPG maker no mercado.

Meu amigo, você está um pouco perdido. É uma questão conceitual apenas.

Não importa quais versões você tem aí, ou deixa de ter cara. Eu brinco com RPG Maker desde muito antes de 2001.
Já utilizei muito as engines clássicas da Enterbrain, RPG Maker 95, Sim RPG Maker. Eu até já fiz um demo de jogo de luta do forum Outerspace utilizando a 2D Fighter Maker da Enterbrain lá pra 2006 https://forum.outerspace.com.br/index.php?threads/arquivo-ostfd-outer-space-the-final-debug.469057/

Em nenhum momento eu disse que RPG Maker é uma boa engine para fazer um jogo comercial. Vou tentar ser mais claro. Ninguém vai recomendar o uso de uma engine limitada como o RPG Maker para o desenvolvimento de um jogo comercial. Ninguém. Ela é limitada sim!

Mas no fim de tudo, não é o "mercado" que perdoa ou não! É a qualidade do desenvolvedor e do time de desenvolvimento que vai definir se um jogo é bom ou não. Não a sua engine. Como RPG Maker é voltada para hobbystas, 99.9% dos jogos feito nela são amadores. Mas se um time capacitado, por algum motivo quisesse desenvolver um jogo como Solar Pier no RPG Maker, NADA os impediria.

O que você está afirmando, é a mesma coisa de afirmar que um fotógrafo profissional só vai conseguir tirar fotos profissionais em uma câmera DSLR. Como se a câmera fizesse o fotógrafo, mas na verdade é o contrário! A qualidade do fotografo vai prevalecer no resultado de seu trabalho, mesmo se ele utilizar uma câmera ruim: https://savagethrills.com/artdesign/10-talented-photographers-who-use-crappy-cameras/
 

O Solitário do RPG

Ser evoluído
Mensagens
98
Reações
249
Pontos
43
Bons tempos que eu passava o dia inteiro aprendendo e brincando com essas coisas, lembro que uma vez criei até uma equipe com uns amigos, mas aos poucos foi dando uma desanimada e geral parou.

Talvez eu volte pra brincar um dia novamente, histórias para isso que não falta, tenho um acervo grande de campanhas de rpg em texto e de plots. O grande problema no meu caso é que eu não manjo de fazer umas artes, então acabava usando o que a galera disponibilizava, só que fica difícil achar o que você quer no meio de tantas coisas disponíveis.
 

JFR City

Bam-bam-bam
Mensagens
4.699
Reações
8.495
Pontos
303
Existe alguma versão Free da RPG Maker?
Não, não penso em fazer nada comercial, mas sempre tive interesse em matar a curiosidade, sei lá, desenvolver algo mais na zoeira mesmo.
 

O Solitário do RPG

Ser evoluído
Mensagens
98
Reações
249
Pontos
43
Bateu aquela vontade de criar um joguinho, pena que não tenho mais paciência para ficar criando vários mapas diferentes.
 

Vaçago

Mil pontos, LOL!
Mensagens
18.685
Reações
40.317
Pontos
1.053
Passei por todas as versões praticamente (2000 até MV) e nunca consegui terminar um projeto. :kkk
E eu que terminei dois, deixei eles no 4shared e perdi minha conta com os jogos... :ksnif

Eu ainda tenho algumas ideias de jogos mas falta tempo pra fazer. Ano passado tentei começar um projeto, mas logo eu não tava dando conta de trabalhar e ter que me dedicar ao projeto no pouco tempo livre que tenho.
Se eu fosse criar um jogo hoje teria que abandonar todos os meus hobbies, tempo com a família, etc. Uma pena, mas é a realidade.
 

Piga

Alien Pro-Gear Spec!
VIP
Mensagens
12.487
Reações
32.687
Pontos
1.048
@Meia Noite
Você que está fazendo todos os assets ou está usando alguma coisa free? Pois nas imagens o seu jogo parece estar bem bonito!
 

Meia Noite

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
8.145
Reações
7.323
Pontos
784
@Meia Noite
Você que está fazendo todos os assets ou está usando alguma coisa free? Pois nas imagens o seu jogo parece estar bem bonito!

Oh, meu brother, desculpa a demora ridícula pra responder, fiquei meses sem acessar a pasta após perder esse meu projeto e todos os resources dele por um erro na máquina. A tristeza foi tanta que abandonei a ideia, ao menos por hora.

Mas respondendo sua pergunta, como eu não tinha intenção de colocar o game à venda após sua conclusão, usava vários resources que baixava na internet.
 
Topo Fundo