O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Tópico oficial ★✧| SHIN MEGAMI TENSEI SERIES |✦☆ -SMTV:Vengeance 14/06/24 - FALTAM 85 DIAS

gamermaniacow

Togges
VIP
Mensagens
42.616
Reações
52.434
Pontos
2.082
Qualé dessa franquia? Depois de ver a galera toda empolgada com o gameplay, me chamou a atenção.

Só joguei o Persona 5 e gostei, mas tenho uma relação delicada com JRPGs, gosto do gênero, principalmente por motivos de história e seus universos, mas se o gameplay for muito burocrático acaba me afastando.
 

Flavio Branford

Divine Blade of JRPG
VIP
Mensagens
28.082
Reações
39.526
Pontos
1.564
Qualé dessa franquia? Depois de ver a galera toda empolgada com o gameplay, me chamou a atenção.

Só joguei o Persona 5 e gostei, mas tenho uma relação delicada com JRPGs, gosto do gênero, principalmente por motivos de história e seus universos, mas se o gameplay for muito burocrático acaba me afastando.

Megami Tensei e Shin Megami Tensei surgiram primeiro, foi no Super Famicom, Persona é um spin off da série como Nier é spin off de Drakengard..... acontece que Shin Megami Tensei (Megaten para os fãs) é mais sombrio que Persona .... Persona principalmente a partir de Persona 4 se tornou algo muito Teen, alegre, turminha do barulho, malhação.....coisa q não tem em Megaten.
 


gamermaniacow

Togges
VIP
Mensagens
42.616
Reações
52.434
Pontos
2.082
Megami Tensei e Shin Megami Tensei surgiram primeiro, foi no Super Famicom, Persona é um spin off da série como Nier é spin off de Drakengard..... acontece que Shin Megami Tensei (Megaten para os fãs) é mais sombrio que Persona .... Persona principalmente a partir de Persona 4 se tornou algo muito Teen, alegre, turminha do barulho, malhação.....coisa q não tem em Megaten.

Numa escala de 0 a 10 de gameplay em JRPGs, onde 0 representa Dragon Quest, e 10 representa Vagrant Story, onde SMT se encaixa?

Dragon Quest -|-|-|-|-|-|-|-|-|-|- Vagrant Story
 

Flavio Branford

Divine Blade of JRPG
VIP
Mensagens
28.082
Reações
39.526
Pontos
1.564
Numa escala de 0 a 10 de gameplay em JRPGs, onde 0 representa Dragon Quest, e 10 representa Vagrant Story, onde SMT se encaixa?

Dragon Quest -|-|-|-|-|-|-|-|-|-|- Vagrant Story


Herege e cara de pau ainda por cima em criticar Dragon Quest justo pra mim :ktrigger

Megaten é puro RPG baseado em turnos igual Persona, a diferença é que em Megaten seu grupo é composto pelos demônios que existem em Persona, vc pode recrutar demônios para o grupo e usar eles em batalhas e TB fazer fusão entre eles para gerar outro demônio como é feito em Persona tb.
 

Vaynard

Lenda da internet
Mensagens
67.876
Reações
56.768
Pontos
2.164
Qualé dessa franquia? Depois de ver a galera toda empolgada com o gameplay, me chamou a atenção.

Só joguei o Persona 5 e gostei, mas tenho uma relação delicada com JRPGs, gosto do gênero, principalmente por motivos de história e seus universos, mas se o gameplay for muito burocrático acaba me afastando.

Dá pra dizer que é o Pokémon do capeta :klingua
Mesmo saindo muitos anos antes, lá no NES.

Dificuldade alta, histórias com muita filosofia envolvida e enredo quase sempre relacionado a guerras entre anjos e demônios.
O sistema de batalha do 3 em diante são simplesmente excelentes.
Persona é a parte leite com pera de SMT(não que seja ruim, é maravilhoso)
 

Flavio Branford

Divine Blade of JRPG
VIP
Mensagens
28.082
Reações
39.526
Pontos
1.564
Jack Frost é o Sonic de SMT!

Carisma demais!

É o principal mascote da Atlus, de certa forma ele é bem cara de mascote mesmo, Megatens e Personas irão vir e Jack Frost sempre estará neles, ao contrário do Morgana q só está no logo de 35 anos da Atlus pelo sucesso estrondoso de Persona 5......pra mim o Kuma é muito melhor que o Morgana.
 

leonardo__cruz

- Endure and Survive -
VIP
Mensagens
14.762
Reações
39.257
Pontos
1.094
Qualé dessa franquia? Depois de ver a galera toda empolgada com o gameplay, me chamou a atenção.

Só joguei o Persona 5 e gostei, mas tenho uma relação delicada com JRPGs, gosto do gênero, principalmente por motivos de história e seus universos, mas se o gameplay for muito burocrático acaba me afastando.
A definição do @Vaynard é a que eu sempre uso quando vou apresentar aos meus amigos - mesmo SMT sendo mais antigo que Pokémon, mas fica bem palpável quando você fala que é um Pokemon / Digimon do Capeta.

Entretanto a comparação fica apenas na questão de em ambos você colecionar criaturas para usar nas batalhas, por que existem algumas diferenças bem marcantes entre eles:

1. SMT tem um enredo normalmente bem mais adulto e sério, critica religiões, etc. Normalmente o plot gira em torno de uma grande catástrofe no mundo e uma guerra entre anjos e demônios.

2. Para capturar as criaturas você não tem um item específico como uma "pokebola" da vida. Aqui você tem que fazer uma negociação com o demônio e descobrir o que tem que ser feito para ele entrar no seu time. Pode ser dar um item, conquistar a confiança dele, dar parte do seu sangue ou mesmo ignorá-lo e assim ele fica puto e entra no seu time. Parte da graça é descobrir como firmar contrato com as criaturas.

3. O protagonista também cai na porrada, não só os monstros como em Pokemon.

4. O seu personagem pode ter um alinhamento que varia entre Law (Justiça / Luz) até Chaos (Caótico / Escuridão), que normalmente influenciam na história e nos demônios que você vai conseguir ter no seu time. Não tem como você estar totalmente alinhado com o lado dos Anjos / Luz e querer ter um Capirotão Dark trevoso no time. Isso é legal porque normalmente tem rotas diferentes na hstória dependendo de como você está jogando.

5. Parte da graça está em fazer fusão dos seus demônios para conseguir criaturas mais fortes. Você perde as duas criaturas mas uma nova mais poderosa é gerada e normalmente carrega algumas skills dos demônios que você usou na fusão.
 

gamermaniacow

Togges
VIP
Mensagens
42.616
Reações
52.434
Pontos
2.082
Herege e cara de pau ainda por cima em criticar Dragon Quest justo pra mim :ktrigger

Merecia tomar ban só para ficar esperto.

:coolface

Pô, falei sem flame. O 0 é só pra representar uma escala, não a qualidade. Dragon Quest é sinônimo de JRPGs "clássico", já tentei alguns mas pra mim não vai, porém entendo perfeitamente as pessoas gostarem. Já VS é um jogo bem diferentão em tudo que se propõe.

Dá pra dizer que é o Pokémon do capeta :klingua
Mesmo saindo muitos anos antes, lá no NES.

Dificuldade alta, histórias com muita filosofia envolvida e enredo quase sempre relacionado a guerras entre anjos e demônios.
O sistema de batalha do 3 em diante são simplesmente excelentes.
Persona é a parte leite com pera de SMT(não que seja ruim, é maravilhoso)
A definição do @Vaynard é a que eu sempre uso quando vou apresentar aos meus amigos - mesmo SMT sendo mais antigo que Pokémon, mas fica bem palpável quando você fala que é um Pokemon / Digimon do Capeta.

Entretanto a comparação fica apenas na questão de em ambos você colecionar criaturas para usar nas batalhas, por que existem algumas diferenças bem marcantes entre eles:

1. SMT tem um enredo normalmente bem mais adulto e sério, critica religiões, etc. Normalmente o plot gira em torno de uma grande catástrofe no mundo e uma guerra entre anjos e demônios.

2. Para capturar as criaturas você não tem um item específico como uma "pokebola" da vida. Aqui você tem que fazer uma negociação com o demônio e descobrir o que tem que ser feito para ele entrar no seu time. Pode ser dar um item, conquistar a confiança dele, dar parte do seu sangue ou mesmo ignorá-lo e assim ele fica puto e entra no seu time. Parte da graça é descobrir como firmar contrato com as criaturas.

3. O protagonista também cai na porrada, não só os monstros como em Pokemon.

4. O seu personagem pode ter um alinhamento que varia entre Law (Justiça / Luz) até Chaos (Caótico / Escuridão), que normalmente influenciam na história e nos demônios que você vai conseguir ter no seu time. Não tem como você estar totalmente alinhado com o lado dos Anjos / Luz e querer ter um Capirotão Dark trevoso no time. Isso é legal porque normalmente tem rotas diferentes na hstória dependendo de como você está jogando.

5. Parte da graça está em fazer fusão dos seus demônios para conseguir criaturas mais fortes. Você perde as duas criaturas mas uma nova mais poderosa é gerada e normalmente carrega algumas skills dos demônios que você usou na fusão.

Mais ou menos o que eu já tinha em mente. Bom, talvez eu acabe dando uma chance quando ele lançar.
 

Flavio Branford

Divine Blade of JRPG
VIP
Mensagens
28.082
Reações
39.526
Pontos
1.564
Pô, falei sem flame. O 0 é só pra representar uma escala, não a qualidade. Dragon Quest é sinônimo de JRPGs "clássico", já tentei alguns mas pra mim não vai, porém entendo perfeitamente as pessoas gostarem. Já VS é um jogo bem diferentão em tudo que se propõe.

Mas do jeito q vc escreveu deu a entender outra coisa :klol no mais,

BUjAnQq.gif
 

@_@

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.661
Reações
4.727
Pontos
703
Acho que comparar com Pokémon até funciona bem mas diferente de Pokémon, em SMT você troca constantemente de demons durante o jogo ao invés de manter uma party e ir evoluindo.

Enviado de meu motorola one vision usando o Tapatalk
 

Vaynard

Lenda da internet
Mensagens
67.876
Reações
56.768
Pontos
2.164
Pô, falei sem flame. O 0 é só pra representar uma escala, não a qualidade. Dragon Quest é sinônimo de JRPGs "clássico", já tentei alguns mas pra mim não vai, porém entendo perfeitamente as pessoas gostarem. Já VS é um jogo bem diferentão em tudo que se propõe.




Mais ou menos o que eu já tinha em mente. Bom, talvez eu acabe dando uma chance quando ele lançar.

O legal da série é que ela não ficou presa em um gênero.
Tem 2 séries de strategy RPG, tem action RPG, tem RPG tradicional, tem RPG com foco em relacionamento, escola e o dia a dia japonês, tem jogo de luta, de música e se contar, ainda tem Catherine

O 3DS é perfeito pra jogar boa parte dos jogos da série.
E Devil Survivor 1 pra mim é o auge da série. Tudo ali é extremo. Principalmente na qualidade e na história pesadíssima que não faz firula e nem tem medo de chocar o jogador.
 

Seladonia

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
40.849
Reações
70.583
Pontos
849
E Devil Survivor 1 pra mim é o auge da série. Tudo ali é extremo. Principalmente na qualidade e na história pesadíssima que não faz firula e nem tem medo de chocar o jogador.
Rapaz, tu deve ser o maior fã que existe desse Devil Survivor 1 :kkk

Pô, falei sem flame. O 0 é só pra representar uma escala, não a qualidade. Dragon Quest é sinônimo de JRPGs "clássico", já tentei alguns mas pra mim não vai, porém entendo perfeitamente as pessoas gostarem. Já VS é um jogo bem diferentão em tudo que se propõe.
Cara Megami Tensei ta lá nas raízes dos RPGs japoneses pq é um jogo que nasceu nos anos 80, então é bem "dragon quest" sim já que surgiu na mesma época que o DQ, Final Fantasy e uns outros.

Mesmo sendo um jogo antigo (época do NES) ele nunca apareceu no ocidente por causa das mil tretas que tinha na época zsobre a Nintendo censurando as coisas (especialmente com coisa relacionado a religião), mas era conhecido no Japão ao ponto da Nintendo querer ter ele no Gameboy. Como a ATLUS não deu muita bola em fazer um jogo de gameboy a Nintendo foi lá e fez a versão deles que foi o Pokemon.

Não que Pokemon tenha feito sucesso por ser um derivado do MegaTen (e "se MegaTen tivesse sido lançado no Gameboy hoje teria a fama do Pokemon"), na verdade o jogo do Pokemon (green/blue/red) quando saiu era bem morno e só foi fazer sucesso de verdade quando saiu o anime, muito por causa do personagem Pikachu que ta até hoje carregando essa série nas costas. Então sei lá, se o jogo do Pokemon tivesse sido baseado no Pac-Man teria feito o mesmo sucesso, prova disso é aquele Pokemon-GO que sequer tinha batalha e mesmo assim era sucesso.




Mas respondendo a pergunta: O quanto você acha Pokemon tradicional?
Pq maioria das coisas que tem nele vem do MegaTen (fraqueza elemental nem tinha no FF e DQ por exemplo) e ambos continuaram bem tradicionais com os novos títulos, aquilo que tu ve no Persona 5 é basicamente a mesma coisa no SMT com exceção da parte "visual novel" (social link) então a única coisa fora do comum mesmo é a fusão de monstro que na real nem considero como um destaque das coisas boas da série por ser algo bem confuso.

Se você jogava Persona pela visual novel e odiava o combate... SMT na verdade costuma ser um jogo focado em gameplay e não na história.
 

Seladonia

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
40.849
Reações
70.583
Pontos
849
Pior que tinha um tópico que fiz uns 5 anos atrás de quando anunciaram o SMTV, acho que tudo que precisava ser discutido dessa série para quem não conhece foi discutido lá.

Até pensei em subir ele por causa desse novo trailer mas honestamente, duvido que vou ficar acompanhando o fórum pra atualizar as novidades e ninguém vai ficar lendo tópico com 10+páginas. Então melhor ficar nesse TO aqui já que o OP ta no forum todo dia.

Mas basicamente Megami Tensei (ou Shin Megami Tensei) é a série mãe de onde nasceu todas as séries filhas que são independentes (Persona, Digital Devil Saga, Raidou, Devil Summoner, Raidou e etc) onde cada um tem o seu próprio estilo de jogo, hoje em dia tem até série "neta" pq do Persona saiu aquele "Persona Q" que é um spin-off do Persona além do Arena, Dance e mais alguma coisa que tou esquecendo.
 

mecha_damashi

Bam-bam-bam
Mensagens
3.551
Reações
8.374
Pontos
453
Tive 3 saves em SMT4 e mesmo com o guia da versão deluxe passei uns bons perrengues em montar um time bom. Perdia mais tempo tentando upar o lv dos meus monstros do que fusionar eles para serem melhores :kbeca Strange journey eu dropei já o digital devil saga 1&2 eu consegui acabar.. eque venha SMT5 faz tempo que não me frustro com um rpg!
 

Jack Mamona

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
5.103
Reações
9.149
Pontos
754
Eu zerei SMT IV e foi uma experiência incrível. Realmente o jogo não é nada amigável, fui a trancos e barrancos e no final boss eu tive q colocar a dificuldade no easy e mesmo assim não foi fácil passar aquela luta. Não sou grande conhecedor da franquia, mas SMT IV foi um dos melhores jrpgs q joguei. História sensacional, com uns plot twist q me deixaram de boca aberta.
Agora to jogando o Nocturne e to curtindo bastante, mas ele é muito mais fdp q o 4, a quantidade de encontros aleatórios é altíssima, por sorte tem o merciful nesse remaster q dá uma aliviada, mas em contra partida se ganha muito xp e no meu caso ta começando a deixar o jogo quebrado. Outra coisa do Nocturne é aquele labirinto de amala, tive q largar mão daquilo, faz jus ao nome, mesmo com guia do lado fiquei perdido hrs no segundo andar. Tava querendo fazer o final verdadeiro, mas não dá. Vou só focar na história pricipal, mesmo pq odeio jogar com guia. O final q vier, vai ser kkk
E o SMT V o hype ta altíssimo aqui, assim q abrir a pré venda em alguma loja, já quero garantir minha copia física. Será um dos pouquíssimos jogos de switch q faço questão de ter em mãos.

Enviado de meu SM-A207M usando o Tapatalk
 

Seladonia

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
40.849
Reações
70.583
Pontos
849
Agora to jogando o Nocturne e to curtindo bastante, mas ele é muito mais fdp q o 4, a quantidade de encontros aleatórios é altíssima, por sorte tem o merciful nesse remaster q dá uma aliviada, mas em contra partida se ganha muito xp e no meu caso ta começando a deixar o jogo quebrado. Outra coisa do Nocturne é aquele labirinto de amala, tive q largar mão daquilo, faz jus ao nome, mesmo com guia do lado fiquei perdido hrs no segundo andar. Tava querendo fazer o final verdadeiro, mas não dá. Vou só focar na história pricipal, mesmo pq odeio jogar com guia. O final q vier, vai ser kkk
Tem um tópico do SMT3 aqui no forum, tem umas dicas lá pra quem ta perdido assim que pode ajudar.

Acho que esse modo "merciful" que é tipo "very easy" melhor evitar, o remaster já tem facilitadores que deixam o jogo bem mais fácil como por exemplo poder escolher a skill que ta sendo herdada na fusão. Se for alem disso acabou o jogo honestamente...

Foco do jogo é a gameplay, colocar no very easy é tipo jogar Mario no easy pra ver a história... tem nem sentido.
Dessa época jogo pra quem queria ver história era o Persona e o Digital Devil Saga mesmo, SMT é outro perfil.
 

YSolaire

Bam-bam-bam
Mensagens
3.718
Reações
8.203
Pontos
453
Tive 3 saves em SMT4 e mesmo com o guia da versão deluxe passei uns bons perrengues em montar um time bom. Perdia mais tempo tentando upar o lv dos meus monstros do que fusionar eles para serem melhores :kbeca Strange journey eu dropei já o digital devil saga 1&2 eu consegui acabar.. eque venha SMT5 faz tempo que não me frustro com um rpg!

Não adianta ficar só upando os demonios, pq fraquezas acabam te atrapalhando muito. Quando maior o rank do demonio, ele vai cobrir mais elementos e ter menos fraquezas. Estou jogando o Nocturne e estou com um time que praticamente cobre todos os elementos. Ai o combate fica muito mais facil pq o inimigo raramente vai conseguir mais turnos para atacar e dependendo do ataque ele pode acabar curando os meus demonios.
 

Seladonia

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
40.849
Reações
70.583
Pontos
849
Tive 3 saves em SMT4 e mesmo com o guia da versão deluxe passei uns bons perrengues em montar um time bom. Perdia mais tempo tentando upar o lv dos meus monstros do que fusionar eles para serem melhores :kbeca

Não adianta ficar só upando os demonios, pq fraquezas acabam te atrapalhando muito. Quando maior o rank do demonio, ele vai cobrir mais elementos e ter menos fraquezas.

Acho que esse é o maior problema de quem joga com mentalidade de "pokemon".

Não adianta ficar upando demonio, eles servem só pra serem usados e depois descartados.
Descarte no caso é usar como material de fusão pra receber demonios de nível maior.

Acho que único jogo que não segue essa lógica é o Digital Devil Saga... pq lá não da pra capturar demônios :kkk


Tem umas raras exceções: As vezes tu pega level em um demônio pra ganhar uma skill, ai transforma ele naqueles bicho que você usa pra transferir skill... e mesmo nesse caso ele é descartado pq só a skill dele que importava. Até tem um pessoal que leva uns bicho OP pro endgame mas no geral a regra é "só o level do main character que importa".
 

Flavio Branford

Divine Blade of JRPG
VIP
Mensagens
28.082
Reações
39.526
Pontos
1.564
Topo Fundo