O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


[Tempo Bom Não Volta Mais] O que se fazia na internet na década de 90?

SirSerius

Bam-bam-bam
Mensagens
8.572
Reações
30.991
Pontos
403
13 gírias e expressões que todo mundo usava na Internet nos anos 2000
Época teve uma linguagem própria, marcada por muitas abreviações e siglas
Por Ana Letícia Loubak, para o TechTudo
19/07/2019 06h00 Atualizado há 10 horas


“O topo é meu”, “Só add com scrap”, “Quer tc?” Essas expressões podem soar estranhas hoje em dia, mas elas faziam muito sentido para os internautas dos anos 2000. A época foi marcada por salas de bate-papo online, redes sociais como Orkut e mensageiros como o MSN, e trouxe uma linguagem própria para a web. Com muitas abreviações e gírias, o vocabulário é quase incompreensível para quem não viveu esse período. Confira a lista a seguir para aprender ou relembrar o significado de termos populares na Internet durante os anos 2000.
LEIA: Geração 2000: veja tudo o que você fazia no Orkut







Redes sociais que (quase) todo mundo já usou

Redes sociais que (quase) todo mundo já usou

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

1. TDB

Equivalente ao “top” dos anos 2000, as iniciais “TDB” significam “tudo de bom”. A expressão era usada em fóruns, conversas no MSN e comunidades do Orkut para elogiar alguém ou descrever alguma situação vivida. Era comum, por exemplo, dizer “a balada foi TDB” ou “Fulano é TDB”.

2. Quer tc?

Perguntar se alguém quer “tc” significa convidar essa pessoa para “teclar”, ou seja, conversar online. A expressão, que se popularizou em salas de bate-papo na Internet, era muitas vezes usada como sinal de flerte online.


3. Só add com scrap

“Só adiciono com scrap” — essa gíria soa bastante familiar para quem fez parte do Orkut. Na falecida rede social, era comum alguns usuários incluírem esse recado na seção "quem sou eu" do perfil. O aviso significava que uma solicitação de amizade não bastava para deixar uma pessoa fazer parte da rede de contatos; era necessário enviar um scrap (ou recado) no mural.

81055

A página de scraps do Orkut — Foto: Reprodução/TechTudo

A página de scraps do Orkut — Foto: Reprodução/TechTudo

4. Pacas

Muito comum no vocabulário dos internautas dos anos 2000, essa gíria é a abreviação de “para caramba”. A grafia da expressão variava entre “pacas” e “pakas”, mas em ambos os casos ela era usada como sinônimo de muito, bastante, demais etc.

5. Xau

Parece estranho, mas essa era a forma como muitos internautas escreviam a palavra “tchau” há alguns anos na Internet. Hoje, se despedir de alguém assim é considerado brega e completamente ultrapassado.

6. Nick e subnick

Quem conversou bastante no MSN com certeza reconhece esse conjunto de palavras. “Nick” se refere ao nome do usuário no mensageiro, enquanto “subnick” é a frase que ficava logo abaixo do nome. O espaço era usado para expressar sentimentos, compartilhar letras de música e até mesmo mandar indiretas.

81056

MSN era popular em 2000 — Foto: Divulgação/MSN


7. Xoxo

Muito usada para se despedir em conversas no MSN ou em salas de bate-papo, a expressão significa “beijos e abraços”. Os internautas também escreviam “xxx” (só beijos) e “xoxoxoxoxo”, para indicar muitos beijos e abraços.

8. Noob

Noob é uma gíria que significa “novato”. Popular em comunidades de jogos online para fazer referência a jogadores inexperientes, o termo foi bastante utilizado por adolescentes com um sentido pejorativo, nos anos 2000. A expressão virou sinônimo de alguém burro, perdedor, estúpido.

9. Baleiar

Nos primeiros anos do Twitter, a capacidade dos servidores não era tão alta, o que fazia com que a rede social saísse do ar quando muitas pessoas tentavam acessá-la ao mesmo tempo. Nesses casos, a página de erro do microblog exibia uma baleia sendo carregada por passarinhos. A cena, que não se repete mais atualmente, deu origem ao termo baleiar (uma espécie de sinônimo de "não funcionar").

81057
Baleia carregada por passarinhos aparecia quando Twitter estava sobrecarregado — Foto: Reprodução/Twitter


Baleia carregada por passarinhos aparecia quando Twitter estava sobrecarregado — Foto: Reprodução/Twitter

10. DSTV

Quando alguém desativava um perfil no Orkut, inseria a sigla “DSTV” antes do nome de usuário. A intenção era indicar aos outros contatos que aquela conta não estava disponível no momento. Contas preferiam desativar o perfil a sair de vez a rede social para que, no futuro, pudessem voltar ao Orkut.

https://www.techtudo.com.br/listas/...o-mundo-usava-na-internet-nos-anos-2000.ghtml
 

Baralho

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
9.170
Reações
32.355
Pontos
503
Dos 2000's, foi a década que o Brasil e o mundo ocidental mudou.

Saiu do VHS, passou pelo DVD, pelo celular que só era telefone, e parou de usar os poucos orelhões ainda existentes, pra conhecer mp3 players, pendrives, HDs portáteis e smartphones (iphone, n95 e motorola 1200 foram lançados em 2007, o android em 2008).

Saiu do e-mail e partiu pra redes sociais e mensageiros, como o MSN, orkut e o Skype, foi onde se definiu muito do que se entende por internet.
 

Dhi-Sama®

Mil pontos, LOL!
Mensagens
21.512
Reações
21.647
Pontos
1.484
Poxa, passei por todas as fases indicadas pelo OP. Aquela época, na discada, se pagava pelo provedor, ou se usava um IG, iBEST da vida, que eram gratuitos. Pouco tempo mais tarde, eu trabalhei no Terra (talvez tenha atendido, ou supervisionado alguém que atendeu algum dos senhores aqui). Criávamos Dial'up, baixávamos discador e, não suficientemente, ainda fazíamos BRUXARIA usando strings (comandos específicos) na configuração do modem do usuário pra que ele ganhasse 1, ou 2 kbps a mais, ou ainda pra que a conexão dele parasse de cair toda hora.

E, por incrível que pareça, era POSSÍVEL JOGAR ONLINE com dial'up! Joguei muito F22 Raptor e Ragnarok Online neste tipo de conexão. F22 raptor, aliás, tinha sites e mais sites de esquadras pra se alistar e jogar junto.

Nessa época também (virada dos anos 2000) conheci aquilo que seria meu vício, e que me deixaria marcado pro resto da vida, que eram os RPGs por texto em chats. Se, hoje, sei escrever razoavelmente bem, e se sei sintetizar e passar ideias, bem como a origem de boa parte da capacidade criativa que tenho, tudo veio daqueles tempos. Tudo isso, é claro, podendo ser feito só no intervalo entre 0:00 às 06:00 do sábado, e durante o domingo, porque né... não era rico, e nestes momentos era "pulso único". Só pagava pra conectar. Depois era "free". Mas se passasse das 06... a conta vinha maior que rolo de papel higiênico, hahah!
 

Vim do Futuro

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
15.870
Reações
64.018
Pontos
553
Tenho uma certa saudade de algumas coisas que viralizaram no início dos anos 2k: A animação do Mamute, o Crazy Frog, aquele joguinho em flash de dar uma porrada de bastão num pinguim e fazer ele voar...
Na parte de jogos eu passei um certo tempo só instalando via diskete ou CD, demorei uns 3 anos pra ter linha de telefone (internet discada). E depois mais uns 2 anos pra ter velox 256.
 

T1mp4s

Mil pontos, LOL!
Mensagens
28.406
Reações
34.488
Pontos
1.354
Não tenho saudade nenhuma dos velhos tempos, sempre tive internet m****, agora que estou nos 20 megas sou um homem feliz.
Comecei a acessar a internet em 2001 na discada e depois de alguns anos, banda larga de 250kbps:
2011 comecei a ter 2 megas
2015 foi para 4 megas
2018 foi para 10 fibra
2019 estou em 20 megas fibra.(mas na rua já vai até 70mb).
 
Topo Fundo