O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


[Tenho e recomendo news] Tópico Oficial do Cartão Nubank da OS

Falkner

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.750
Reações
10.876
Pontos
753
galera, a função débito só desconta a tarifa se eu retirar dinheiro, certo?
se fazer uma compra usando débito tbm vai descontar os 6,50?
 

Jolteon

Maconheiro que resolve mistérios com cachorro
VIP
Mensagens
7.725
Reações
14.821
Pontos
503
Você pegou meu post com alguns exemplos, escolheu um e reduziu meus questionamentos a isso. Assim fica complicado....

Eu nunca soube que existia parcelamento até o próprio Nubank me avisar disso agora, primeira vez que precisei usar.


Para quem é autônomo, podem ocorrer imprevistos mais facilmente do que para quem não é, e em uma emergência, o CC é a solução (terrível, mas é).



Você está errado e sua linguagem chula apenas tira qualquer credibilidade que seu post poderia ter.


E uns posts acima falaram que vazaram as informações dos clientes nesse "grande" banco que você defende.

O Nubank tem dinheiro de, entre outras, a própria Google e você ai tentando insinuar que é uma empresa de fundo de quintal, tsc.



Curioso isso não? O BC ficar enrolando para dar autorização ao Nubank, apesar de mais de 9 milhões de clientes.

O Inter e o Original são sim os melhores e mais completos bancos digitais. O Nubank, o Neon, o Pag e outros não tem sequer 45% das funcionalidades deles, e nem vão ter.

Vazamento de dados é invevitável e acontece. Qualquer call center pode ter. Pessoas mal intencionadas existem em qualquer meio. Por isso, desconfio dos "jovenzões descolados" do atendimento do Nubank da mesma forma que desconfio do call center do Bradesco. Aliás, não sei se vc já ouviu falar mas existe uma coisa chamada HACKER, e não existe sistema 100% seguro contra isso.

A verdade é que os fanboys do Nubank são os típicos brasileiros que gostam de "mimos". Ficam bajulando um serviço tosco pq ganham atendimento informal que faz piadinha com Star Wars, presentinho, nome descolado e app bonitinho. Mas não se importam com a falta de conhecimento financeiro dos atendentes, e nem sabem que todo bancão já tem conta digital. Não sabem que todo bancão tem sistema de cartão de créditos com pontos. Ontem mesmo tive um reembolso de 200 reais em serviços bancários do BB... por causa dos pontos. Hoje mesmo fiz perguntas técnicas para a minha gerente e ela respondeu prontamente, e o pior, são coisas de nível CPA. Vcs não entendem que quem está no atendimento do Nubank é um jovem em um emprego qualquer e não um bancário treinado. Foi nisso que o Nubank ganhou a galera: fazendo guerra com os bancos tradicionais e desinformando, da mesma forma que as corretoras de investimento.

A grande verdade é que quem paga pau pra esse lixo de fintech não tem conhecimento financeiro nenhum. Qualquer economista de verdade recomenda fugirmos dessa porcaria.

Ah! E sabe pq o Nubank não tem autorização pra atuar como banco? A resposta é fácil: o Nubank não tem lastro algum, amigo. O dinheiro é 100% virtual e não há garantia alguma. Isso não acontece com o Inter pq graças à MRV ele tem grana líquida e o Original o mesmo, graças a J&F. Já o Nubank é uma bolha. Quando estourar, problema seu. Eu pulei fora.
 

IcE_WiNd

Mil pontos, LOL!
Mensagens
16.552
Reações
17.000
Pontos
1.474
Já o Nubank é uma bolha. Quando estourar, problema seu. Eu pulei fora.
Não é bem assim.
O dinheiro depositado no Nubank não faz parte do patrimônio dele, ele não pode encostar no dinheiro dos correntistas justamente por ele não ser banco e sim uma conta de pagamentos.
O banco Inter é bom até você precisar pedir suporte pra eles, é o suporte mais TERRÍVEL que eu já vi uma empresa ter, basicamente é nulo.
Quando você entra no suporte via chat por exemplo o tempo de resposta dos atendentes é de +/- 1 hora, isso mesmo, a cada mensagem que você manda eles demoram cerca de 1 hora pra responder. Isso porque minha conta é a PJ PRO.
 

Jolteon

Maconheiro que resolve mistérios com cachorro
VIP
Mensagens
7.725
Reações
14.821
Pontos
503
Não é bem assim.
O dinheiro depositado no Nubank não faz parte do patrimônio dele, ele não pode encostar no dinheiro dos correntistas justamente por ele não ser banco e sim uma conta de pagamentos.

E se amanhã eles falirem, o que é comum em algo que não tem lastro?
 

IcE_WiNd

Mil pontos, LOL!
Mensagens
16.552
Reações
17.000
Pontos
1.474
E se amanhã eles falirem, o que é comum em algo que não tem lastro?
Se eles falirem o dinheiro de todo mundo está a salvo pelo motivo que falei.

Está no site deles inclusive:

"a NuConta é segura?
Sim.
Vale começar lembrando que a NuConta não é uma conta-corrente – ela é uma modalidade chamada Conta de Pagamentos.
Por se enquadrar neste tipo de conta, seguindo a regulamentação do Banco Central, o dinheiro depositado nela fica separado do patrimônio do Nubank e é usado para aplicações em Títulos Públicos Federais."
 


Jolteon

Maconheiro que resolve mistérios com cachorro
VIP
Mensagens
7.725
Reações
14.821
Pontos
503
Super normal acontecer isso com um banco :klol:klol:klol:klol:klol
esse cara é uma piada

Você conheceu alguém que trabalhou em call center de banco, amigo da internet?

Eu não apenas conheci como a pessoa causou mais de 20k em prejuizos a clientes.
 

Amigo Bolha

Mil pontos, LOL!
Mensagens
21.338
Reações
29.512
Pontos
1.424
Você conheceu alguém que trabalhou em call center de banco, amigo da internet?

Eu não apenas conheci como a pessoa causou mais de 20k em prejuizos a clientes.
Eu só sei que um banco que possui uma vulnerabilidade tão grande como essa em um setor tão mundano como um call center é um lixo de banco. Isso caso a culpa seja do call center mesmo como você diz.
 

Jolteon

Maconheiro que resolve mistérios com cachorro
VIP
Mensagens
7.725
Reações
14.821
Pontos
503
Eu só sei que um banco que possui uma vulnerabilidade tão grande como essa em um setor tão mundano como um call center é um lixo de banco. Isso caso a culpa seja do call center mesmo como você diz.
Graças a deus, cancelei a conta nesse lixo de banco cujo nome começa com Brad e termina com Esco.
 

ChaosRaptor

Bam-bam-bam
Mensagens
3.997
Reações
13.376
Pontos
453
Bom o Nubank ja cancelou a minha conta e me deu de presente uma divida de 2k em juros
E boa parte dessa patifaria veio da PRAGA do Banco Bradesco.
 

Jolteon

Maconheiro que resolve mistérios com cachorro
VIP
Mensagens
7.725
Reações
14.821
Pontos
503
Bom o Nubank ja cancelou a minha conta e me deu de presente uma divida de 2k em juros
E boa parte dessa patifaria veio da PRAGA do Banco Bradesco.
O Nubank é cheio de florzinha pra pegar trouxa, mas o Bradesco é o pior banco do mundo na caruda mesmo.
Não é atoa que o Nubank usa o Bradesco pra compensar o boleto. Os dois se merecem.
 

Asteriques

Mil pontos, LOL!
Mensagens
15.376
Reações
21.992
Pontos
1.109
O Inter e o Original são sim os melhores e mais completos bancos digitais. O Nubank, o Neon, o Pag e outros não tem sequer 45% das funcionalidades deles, e nem vão ter.

Vazamento de dados é invevitável e acontece. Qualquer call center pode ter. Pessoas mal intencionadas existem em qualquer meio. Por isso, desconfio dos "jovenzões descolados" do atendimento do Nubank da mesma forma que desconfio do call center do Bradesco. Aliás, não sei se vc já ouviu falar mas existe uma coisa chamada HACKER, e não existe sistema 100% seguro contra isso.

A verdade é que os fanboys do Nubank são os típicos brasileiros que gostam de "mimos". Ficam bajulando um serviço tosco pq ganham atendimento informal que faz piadinha com Star Wars, presentinho, nome descolado e app bonitinho. Mas não se importam com a falta de conhecimento financeiro dos atendentes, e nem sabem que todo bancão já tem conta digital. Não sabem que todo bancão tem sistema de cartão de créditos com pontos. Ontem mesmo tive um reembolso de 200 reais em serviços bancários do BB... por causa dos pontos. Hoje mesmo fiz perguntas técnicas para a minha gerente e ela respondeu prontamente, e o pior, são coisas de nível CPA. Vcs não entendem que quem está no atendimento do Nubank é um jovem em um emprego qualquer e não um bancário treinado. Foi nisso que o Nubank ganhou a galera: fazendo guerra com os bancos tradicionais e desinformando, da mesma forma que as corretoras de investimento.

A grande verdade é que quem paga pau pra esse lixo de fintech não tem conhecimento financeiro nenhum. Qualquer economista de verdade recomenda fugirmos dessa porcaria.

Ah! E sabe pq o Nubank não tem autorização pra atuar como banco? A resposta é fácil: o Nubank não tem lastro algum, amigo. O dinheiro é 100% virtual e não há garantia alguma. Isso não acontece com o Inter pq graças à MRV ele tem grana líquida e o Original o mesmo, graças a J&F. Já o Nubank é uma bolha. Quando estourar, problema seu. Eu pulei fora.
Discordo completamente sobre esse profissionalismo que vc tanto fala.

Já cheguei a tirar dúvidas sobre conta digital no BB e nem a responsável por conta digital soube responder. Deu um problema no cartão da minha avó no Santander e fui lá resolver com ela, nem o gerente geral soube informar o que houve, tiveram que pedir um novo, ela já tá a uma semana esperando.
 

Tsultrim

Lenda da internet
GOLD
Mensagens
10.870
Reações
3.938
Pontos
1.544
O Inter e o Original são sim os melhores e mais completos bancos digitais. O Nubank, o Neon, o Pag e outros não tem sequer 45% das funcionalidades deles, e nem vão ter.

Vazamento de dados é invevitável e acontece. Qualquer call center pode ter. Pessoas mal intencionadas existem em qualquer meio. Por isso, desconfio dos "jovenzões descolados" do atendimento do Nubank da mesma forma que desconfio do call center do Bradesco. Aliás, não sei se vc já ouviu falar mas existe uma coisa chamada HACKER, e não existe sistema 100% seguro contra isso.

A verdade é que os fanboys do Nubank são os típicos brasileiros que gostam de "mimos". Ficam bajulando um serviço tosco pq ganham atendimento informal que faz piadinha com Star Wars, presentinho, nome descolado e app bonitinho. Mas não se importam com a falta de conhecimento financeiro dos atendentes, e nem sabem que todo bancão já tem conta digital. Não sabem que todo bancão tem sistema de cartão de créditos com pontos. Ontem mesmo tive um reembolso de 200 reais em serviços bancários do BB... por causa dos pontos. Hoje mesmo fiz perguntas técnicas para a minha gerente e ela respondeu prontamente, e o pior, são coisas de nível CPA. Vcs não entendem que quem está no atendimento do Nubank é um jovem em um emprego qualquer e não um bancário treinado. Foi nisso que o Nubank ganhou a galera: fazendo guerra com os bancos tradicionais e desinformando, da mesma forma que as corretoras de investimento.

A grande verdade é que quem paga pau pra esse lixo de fintech não tem conhecimento financeiro nenhum. Qualquer economista de verdade recomenda fugirmos dessa porcaria.

Ah! E sabe pq o Nubank não tem autorização pra atuar como banco? A resposta é fácil: o Nubank não tem lastro algum, amigo. O dinheiro é 100% virtual e não há garantia alguma. Isso não acontece com o Inter pq graças à MRV ele tem grana líquida e o Original o mesmo, graças a J&F. Já o Nubank é uma bolha. Quando estourar, problema seu. Eu pulei fora.

É como diz a máxima: quantidade não é qualidade. Vender funcionalidades não é o suficiente se não há qualidade. E existem diversos tipos de clientes e alguns querem simplicidade com qualidade. Encontrei isso no Nubank.

Ah claro, nem é questão de confiança cega, mas sim um pouco mais de calor no atendimento e ao menos a aparência de que o Nubank tenta resolver os meus problemas, algo que nunca tive no Itaú e Santander. Sempre achei um crime eu não poder escolher ou não ter certeza da data de fechamento da fatura do CC ou então o banco não deixar eu cancelar o limite da conta corrente, ou então não ter qualquer controle sobre as taxas cobradas.

Você está muito mal informado, rapaz. O Banco Itaú cancelou a conta digital dele (iConta), então quem tem continua, mas não existe mais a opção de abrir conta digital e ao menos mais um dos grandes bancos também cancelou a opção.

Sim, todos os bancos têm sistema de pontos do CC (que não é do banco, mas sim da empresa de CC), só que nenhum tem fatura 0 (ao menos não tinha até pouco tempo), nenhum deixa controlar o valor disponível no CC a qualquer momento pelo app e nenhum dá a liberdade de sair ou entrar do programa de pontos quando quiser.

Sobre o lastro, mais uma GRANDE besteira que você disse (tá ruim hoje hein?) e que foi respondida por outro OP abaixo.

MRV, aquela construtora? Ihhh - desconfio mais ainda agora.

J&F ?

Pois é, mais um ponto para o NU, porque não precisou recorrer à empresas desse mercado BR viciado para se manter. É por isso que ele é tão bom, porque é outra mentalidade.
 

find

Mil pontos, LOL!
Mensagens
7.399
Reações
6.124
Pontos
1.294
O Inter e o Original são sim os melhores e mais completos bancos digitais. O Nubank, o Neon, o Pag e outros não tem sequer 45% das funcionalidades deles, e nem vão ter.

Vazamento de dados é invevitável e acontece. Qualquer call center pode ter. Pessoas mal intencionadas existem em qualquer meio. Por isso, desconfio dos "jovenzões descolados" do atendimento do Nubank da mesma forma que desconfio do call center do Bradesco. Aliás, não sei se vc já ouviu falar mas existe uma coisa chamada HACKER, e não existe sistema 100% seguro contra isso.

A verdade é que os fanboys do Nubank são os típicos brasileiros que gostam de "mimos". Ficam bajulando um serviço tosco pq ganham atendimento informal que faz piadinha com Star Wars, presentinho, nome descolado e app bonitinho. Mas não se importam com a falta de conhecimento financeiro dos atendentes, e nem sabem que todo bancão já tem conta digital. Não sabem que todo bancão tem sistema de cartão de créditos com pontos. Ontem mesmo tive um reembolso de 200 reais em serviços bancários do BB... por causa dos pontos. Hoje mesmo fiz perguntas técnicas para a minha gerente e ela respondeu prontamente, e o pior, são coisas de nível CPA. Vcs não entendem que quem está no atendimento do Nubank é um jovem em um emprego qualquer e não um bancário treinado. Foi nisso que o Nubank ganhou a galera: fazendo guerra com os bancos tradicionais e desinformando, da mesma forma que as corretoras de investimento.

A grande verdade é que quem paga pau pra esse lixo de fintech não tem conhecimento financeiro nenhum. Qualquer economista de verdade recomenda fugirmos dessa porcaria.

Ah! E sabe pq o Nubank não tem autorização pra atuar como banco? A resposta é fácil: o Nubank não tem lastro algum, amigo. O dinheiro é 100% virtual e não há garantia alguma. Isso não acontece com o Inter pq graças à MRV ele tem grana líquida e o Original o mesmo, graças a J&F. Já o Nubank é uma bolha. Quando estourar, problema seu. Eu pulei fora.
Rapaz! Se tu conhecer o gerente que conheço do BB, é um nojento e ignorante.

Tapatalk.
 

Asteriques

Mil pontos, LOL!
Mensagens
15.376
Reações
21.992
Pontos
1.109

eKart

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
4.887
Reações
10.230
Pontos
714
The mamata is over?

Eu não chego a pagar a fatura, mas uso o cartão pra colocar crédito na NuConta, acho que deve ser a mesma coisa.

Ou seja, você tá pegando dinheiro emprestado com eles e fazendo eles te pagarem juros hhahahah. Pq a Nuconta rende uns trocados.
 

Tsultrim

Lenda da internet
GOLD
Mensagens
10.870
Reações
3.938
Pontos
1.544
Fiquei impressionado e triste com a possibilidade de eles cobrarem 2,75% de juros do rotativo !

Eu pagava menos de 7% e sem mais nem menos foi para quase o máximo.
 

Falkner

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.750
Reações
10.876
Pontos
753
mês passado minha fatura venceu numa sexta feira.
efetuei o pagamento no sábado.

agora na fatura de novembro cobraram R$ 9,35 de juros :kpirata
 

Phoenix Eagle

Mil pontos, LOL!
Mensagens
16.087
Reações
9.449
Pontos
1.454
mês passado minha fatura venceu numa sexta feira.
efetuei o pagamento no sábado.

agora na fatura de novembro cobraram R$ 9,35 de juros :kpirata

Ué - mas não é normal? :kpensa

O problema no seu caso é a multa mesmo - geralmente ela é de 2% do valor faturado, mas isto é praxe em qualquer boleto - seja de cartão, compra, etc.

Voce não pagou na sexta, então corre juros de 3 dias - por que pagamento em "Sabado/Domingo" não existe - ou seja - você pagou efetivamente na Segunda-Feira e isso, infelizmente, sempre foi assim! :ksnif
 

Falkner

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.750
Reações
10.876
Pontos
753
Ué - mas não é normal? :kpensa

O problema no seu caso é a multa mesmo - geralmente ela é de 2% do valor faturado, mas isto é praxe em qualquer boleto - seja de cartão, compra, etc.

Voce não pagou na sexta, então corre juros de 3 dias - por que pagamento em "Sabado/Domingo" não existe - ou seja - você pagou efetivamente na Segunda-Feira e isso, infelizmente, sempre foi assim! :ksnif

pois é foi o que pensei tbm
é que nunca paguei "atrasado"

aí essa foi de bobeira mesmo
 

spy´

Bam-bam-bam
Mensagens
1.394
Reações
2.839
Pontos
453
Pelo menos estãao emprestando dinheiro com juros bem abaixo do praticado pelos bancos grandes.
2,20% ao mes aqui pra mim. To pensando em pegar ja que vou viajar.
 

Jolteon

Maconheiro que resolve mistérios com cachorro
VIP
Mensagens
7.725
Reações
14.821
Pontos
503
Ah claro, nem é questão de confiança cega, mas sim um pouco mais de calor no atendimento e ao menos a aparência de que o Nubank tenta resolver os meus problemas, algo que nunca tive no Itaú e Santander. Sempre achei um crime eu não poder escolher ou não ter certeza da data de fechamento da fatura do CC ou então o banco não deixar eu cancelar o limite da conta corrente, ou então não ter qualquer controle sobre as taxas cobradas.

Que banco é esse que vc não tem certeza ou não escolhe a data de fechamento da fatura?

A data de fechamento é, na maioria dos bancos, 10 dias úteis antes do cartão fechar.

Mas vc acabou de confessar que prefere o Nubank pelo "calor no atendimento", deve gostar do fato do atendimento ser informal e fazer piadinhas "nerds". Mais um que se vende por atendimento.

Continuo comprando carne na açougue do meu bairro, que é uma das mais tradicionais e melhores de Sorocaba, embora o dono seja um escroto e o atendimento um lixo.

Nem dá pra entender quem prefere atendimento à qualidade.
 

Teco-

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.091
Reações
1.828
Pontos
894
Que banco é esse que vc não tem certeza ou não escolhe a data de fechamento da fatura?

A data de fechamento é, na maioria dos bancos, 10 dias úteis antes do cartão fechar.

Mas vc acabou de confessar que prefere o Nubank pelo "calor no atendimento", deve gostar do fato do atendimento ser informal e fazer piadinhas "nerds". Mais um que se vende por atendimento.

Continuo comprando carne na açougue do meu bairro, que é uma das mais tradicionais e melhores de Sorocaba, embora o dono seja um escroto e o atendimento um lixo.

Nem dá pra entender quem prefere atendimento à qualidade.
Todo mundo ja entendeu que vc nao gosta do nubank
 

find

Mil pontos, LOL!
Mensagens
7.399
Reações
6.124
Pontos
1.294
Que banco é esse que vc não tem certeza ou não escolhe a data de fechamento da fatura?

A data de fechamento é, na maioria dos bancos, 10 dias úteis antes do cartão fechar.

Mas vc acabou de confessar que prefere o Nubank pelo "calor no atendimento", deve gostar do fato do atendimento ser informal e fazer piadinhas "nerds". Mais um que se vende por atendimento.

Continuo comprando carne na açougue do meu bairro, que é uma das mais tradicionais e melhores de Sorocaba, embora o dono seja um escroto e o atendimento um lixo.

Nem dá pra entender quem prefere atendimento à qualidade.
Prefiro atendimento e qualidade, ambas tenho Nubank e nenhuma no BB.
Aliás, todos atendimentos e tudo no Nubank foi 10/10 com meu limite sendo aumentado até o atual 3.7k enquanto no BB gerente me destratar e falar que se tivesse achando ruim saísse do BB, além da anuidade de 120 reais para limite de 300 reais.
Só to no BB pq preciso de operação financeira pessoal, mas no dia que o Nubank tiver isso próximo. Já era!

Tapatalk.
 

Sgt. Kowalski

Lenda da internet
Mensagens
56.768
Reações
134.014
Pontos
2.139
O que está por trás da inteligência artificial de crédito do Nubank


Para muita gente, o uso de inteligência artificial (IA) parece mágica, como se o uso de dados para produzir soluções em desafios variados fosse uma espécie de feitiço, sem grandes explicações. É algo que pode ser problemático, especialmente na aplicação da tecnologia em áreas sensíveis, como a obtenção de crédito. Afinal, como saber se a máquina julgou corretamente os fatores de riscos? Ou se o algoritmo não refletiu preconceitos sociais? Como realizar uma análise de crédito justa, respeitando a privacidade dos usuários?

São desafios com os quais o indiano Krishna Venkatraman precisa lidar diariamente: no início do ano, ele trocou a vice-presidência de ciência de dados da IBM e Nova York pela cidade de São Paulo. Aqui, o indiano, pós-doutor em Engenharia Industrial pela Universidade Stanford, dirige a área de ciência de dados do Nubank – a fintech que mais emite cartões de crédito no País.

Não curtiu. Usar dados de redes sociais para analisar crédito pode ter efeitos indesejados, diz Venkatraman

Em entrevista exclusiva ao Estado, Venkatraman abre a caixa-preta da IA do Nubank, explicando como a empresa usa algoritmos para identificar bons e maus pagadores – entre as informações estão relatórios de birôs de crédito, comportamento de compras e até recomendações de usuários que também já são clientes. Também fala como a fintech faz para evitar o viés nos algoritmos – um problema que vem chamando cada vez mais a atenção. Nos EUA, por exemplo, a Apple foi acusada de oferecer limites menores às mulheres no cartão de crédito Apple Card.

Para o executivo, porém, é importante garantir que as máquinas não estejam no controle. “Não são elas que tomam decisões. São pessoas usando informações, deliberadamente. Se um usuário tem alto risco em certo limite, concedemos a ele limite mais baixo”, afirma. A seguir, os principais trechos da entrevista.
É fácil saber quais serão os bons e os maus pagadores. Mas entre eles há uma grande zona cinza. Como navegar por ela?

É na zona cinza que estão as oportunidades. Aprovação de crédito é um processo caro – e isso já exclui muita gente, porque o custo é muito alto, então só ficam os consumidores que “valem a pena”. Com IA, podemos reduzir tempo e custo radicalmente, analisando o crédito em segundos – e não em uma semana. Quando tratamos o crédito, precisamos analisar a possibilidade de uma pessoa pagar de volta e como equilibrar esse custo. Não é a máquina que toma as decisões. São pessoas usando informações, deliberadamente. Se um usuário tem alto risco em certo limite, concedemos a ele limite mais baixo. Assim, a pessoa pode usar nosso produto e, com mais informações, podemos até aumentar o limite.
Vocês usam dados ‘não tradicionais’ na análise de crédito?

Usamos apenas na área de atendimento ao cliente. Temos uma base de usuários enorme e eles têm perguntas diferentes.Não é possível ter funcionários lendo todas mensagens para tentar adivinhar as respostas, não é algo escalável. Em relação ao crédito, a decisão de crédito tem que ser baseada nos comportamentos ligados a crédito.
O comportamento em redes sociais ou no WhatsApp influencia a obtenção de crédito?

Não fazemos isso. É melhor confiar no que a pessoa fez. Nunca usaremos, sem permissão clara, dados que são dos clientes, não estamos nos negócios de garimpar dados ou bisbilhotar o texto das mensagens de alguém. Se você pensar, pode ter consequências não intencionais se usar outros tipos de dados no sistema.
Que consequências seriam essas?

As pessoas interagem em um ambiente diferente nas redes sociais. Não há sinais fortes que possam ser aproveitados numa análise de dados. Se usarmos sinais como esses, podemos abrir nosso negócio para pessoas que mudam seu comportamento só para se adequar ao modelo – o que acaba sendo o oposto do que se quer. Soa legal dizer que se faz análise de redes sociais, mas tenho uma visão pragmática de IA. Precisamos usar dados realmente eficientes.
O Brasil tem muitas diferenças sociais. Como garantir que essas disparidades não se reflitam no julgamento de crédito pela IA?

Queremos saber apenas quais são as condições e fatores que afetam crédito, como renda ou ficha criminal. São coisas razoáveis de se supor e não são segregatórias. Sociedades podem ter diferentes proporções de pessoas com certas características, mas não se deve condicionar uma decisão sobre isso. Não dá só aprovar um número “x” de pessoas num grupo: tem que olhar para os fatores de crédito que sustentam a decisão e analisar se ela é justa ou não.
E como garantir um sistema que não tem viés, sendo justo com todos os que buscam crédito?

O viés existe independentemente da IA. Se eu só falasse em regras, sem pensar em IA, como saberíamos que ela são justas? O segredo não é usar a máquina como caixa preta, concordando diretamente com a previsão dela. Pensamos em causalidade: nossos modelos são construídos para terem explicação sobre as decisões. Sempre fazemos testes para ter mais sinais sobre clientes que a máquina diz ser de alto risco. São pessoas que queremos que entrem em nosso sistema, mas de quem queremos ter mais informações.
Como usar dados e respeitar privacidade?

Nos próximos 10 anos, os clientes tomarão as rédeas sobre os direitos de seus dados. Também sou um consumidor e acho isso bom: quem trabalha com isso precisa pensar em como administrar os dados para gerar benefícios, sem expor as informações. É possível anonimizar dados sensíveis ou remover informações pessoais a menos que seja extremamente necessário, como em casos de fraude. Não há razão para um cientista de dados saber precisamente quem é determinado cliente, porque ele pode analisar pelo contexto.
A IA do Nubank aceita que a empresa ‘perca’ em algumas situações para ganhar em outras? Ou a empresa sempre terá vantagem contra o consumidor?

A missão do Nubank é empoderar clientes e eliminar complexidade. Isso permeia muito do que fazemos. Não podemos perder dinheiro com cada cliente e imaginar que vamos durar muito tempo, temos que ser lucrativos. Mas sabemos que os usuários são livres para ir onde quiserem. Administramos o risco com consciência disso.
As fintechs podem vencer os bancos tradicionais só por usarem IA?

IA e dados são ferramentas para fins específicos. Podemos ter vantagem agora, mas todos os grandes bancos estão olhando para isso. A vantagem que temos – e que as outras empresas ainda precisam refletir sobre – é na centralidade do usuário. Não é uma resposta tecnológica, e nunca é. A resposta é como fazer a tecnologia trabalhar em direção ao usuário.
O que difere os mercados de crédito do Brasil e dos EUA? Há desafios específicos aqui?

Os dois têm a mesma estrutura, mas as fontes de dados são diferentes. A riqueza e diversidade de dados dos EUA é maior. O Brasil tem alguns ‘buracos” que precisamos cobrir. Informações de bom pagamento, como o cadastro positivo, ainda não são amplamente adotadas por aqui. Saber que alguém pagou uma conta no tempo correto é valioso. Mas isso vai mudar em breve, não vai demorar 50 anos, como aconteceu lá. O ritmo da tecnologia é rápido o suficiente para que isso não aconteça.
 

RoLukeSky

Mil pontos, LOL!
Mensagens
24.807
Reações
66.263
Pontos
1.003
Usam o rewards? Vale a pena?
Sim. Comprovei isso hoje...

98294


Aliás, que posts patéticos aí eim!!?? Um bando de terraplanistas falhadores...

Uso o Nubank a bastante tempo...

98295

Nunca tive nenhum problema com o cartão de crédito ou débito...
Perdi o cartão duas vezes e me mandaram novos sem cobrar taxas. Atendimento no chat 10 e super rápido. Ted ilimitado. Zero taxas....
Rewards funciona!
Taxas para empréstimo com metade do Itaú...

Sério, gostaria de ofender esses falhadores. Povo brasileiro é um lixo escroto mesmo que tem mais é que se fuder!
 

Asteriques

Mil pontos, LOL!
Mensagens
15.376
Reações
21.992
Pontos
1.109
Sim. Comprovei isso hoje...

Visualizar anexo 98294


Aliás, que posts patéticos aí eim!!?? Um bando de terraplanistas falhadores...

Uso o Nubank a bastante tempo...

Visualizar anexo 98295

Nunca tive nenhum problema com o cartão de crédito ou débito...
Perdi o cartão duas vezes e me mandaram novos sem cobrar taxas. Atendimento no chat 10 e super rápido. Ted ilimitado. Zero taxas....
Rewards funciona!
Taxas para empréstimo com metade do Itaú...

Sério, gostaria de ofender esses falhadores. Povo brasileiro é um lixo escroto mesmo que tem mais é que se fuder!
Também recebi esse email. Sou mais antigo que 99% hahaha
 
Topo Fundo