O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Tenho uma camera profissinal e queria fazer uns curtas com amigos, o que preciso?

Dean

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
6.730
Reações
12.943
Pontos
799
Acho que o mais importante seria um microfone bom para captar o som das falas de maneira mais limpa, correto?

Recomendam algum?

E programas para edição do vídeo e de som, qual recomendam?

Foca MUITO em som, esse é normalmente o maior erro de curtas. Lembre-se que se um filme for gravado em um celular mas tiver um bom som, você assistirá numa boa. Agora, se a imagem for impecável mas o som for ruim sua experiência será uma m****. Pegue uma pessoa que saiba fazer isso ou então escolha um amigo seu e deixe ele somente com essa função, nada de tentar ser diretor e técnico de som ao mesmo tempo ein :ksorriso

O seu roteiro é em ambiente fechado, aberto ou nos dois? De qualquer forma, eu recomendaria alugar ou pegar emprestado umas duas luzes que te ajudem a compor sua fotografia. Se você não tiver isso a seu alcance, improvise com algumas luzes que você tenha (que sejam todas da mesma cor né, se não suas luzes vão ficar uma bagunça). Tem até alguns tutoriais no Youtube sobre como fazer um refletor com aqueles fitas de LED, mas não posso garantir nada porque nunca tentei. Mas já filmei usando só luz da rua / poste e um rebatedor e o resultado ficou exatamente o que eu queria.

Ah é, arrume um rebatedor porque ele vai salvar sua vida:

Rebatedor-circular-5-em-1-de-80cm-Estudio-Refletor-Dobravel-Prata-Preto-Branco-Ouro-Dourado-Difusor-Translucido--3-.jpg


Custa uns R$80 e com ele você vai conseguir corrigir sobra de rosto / olho / bochecha, pontos mal iluminados e diversas outras coisas. Ainda mais se for filmar com luz natural, ele vai te ajudar DEMAIS.

Pelo que eu vi no outro post você já tem o roteiro pronto, locação e os atores, certo? Agora eu faria a decupagem de todo o roteiro: Pega cada cena e pensa onde você vai colocar a câmera e como o movimento de câmera vai dialogar com o plano anterior e o posterior. Melhor ainda se você fizer um storyboard (simples mesmo, com o que você souber desenhar), assim todo mundo que for filmar com você consegue visualizar a cena que ta na sua cabeça.

Depois disso, é bom pegar cada cena e ver quais objetos estão nela, qual a roupa de cada personagem e etc. Faz uma listinha tipo CENA 1: Copo | Caderno Azul | Guitarra | Personagem Fernando: Roupa X. Assim fica mais fácil você bater o olho e saber o que precisa em cada cena na hora de filmar e não esquecer nada.

Agora a parte um pouco chatinha: Resolver o quebra cabeças que é a ordem de filmagem. Vamos supor que Cena 2, Cena 7 e Cena 9 se passam no mesmo lugar, você não vai perder tempo filmando de maneira cronológica e ficar indo e voltando nesse lugar né. Então faça a ordem do que você precisa filmar em cada locação, com quem, e em que horário.


Para editar eu recomendaria o Premiere porque é leve, simples e vai ter tudo o que você precisa. Qualquer site de torrent tem a versão mais atualizada dele e tudo que você precisar saber tem no youtube. Pra correção de cor, usa o Davinci Resolve que é um programa de graça e, novamente, tudo que você precisar tem no youtube.


Qualquer dúvida me manda mensagem ou responde aqui que eu te ajudo no que precisar.
 
Ultima Edição:

Clóvis_Ferreira

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
6.795
Reações
12.211
Pontos
999
Foca MUITO em som, esse é normalmente o maior erro de curtas. Lembre-se que se um filme for gravado em um celular mas tiver um bom som, você assistirá numa boa. Agora, se a imagem for impecável mas o som for ruim sua experiência será uma m****. Pegue uma pessoa que saiba fazer isso ou então escolha um amigo seu e deixe ele somente com essa função, nada de tentar ser diretor e técnico de som ao mesmo tempo ein :ksorriso

O seu roteiro é em ambiente fechado, aberto ou nos dois? De qualquer forma, eu recomendaria alugar ou pegar emprestado umas duas luzes que te ajudem a compor sua fotografia. Se você não tiver isso a seu alcance, improvise com algumas luzes que você tenha (que sejam todas da mesma cor né, se não suas luzes vão ficar uma bagunça). Tem até alguns tutoriais no Youtube sobre como fazer um refletor com aqueles fitas de LED, mas não posso garantir nada porque nunca tentei. Mas já filmei usando só luz da rua / poste e um rebatedor e o resultado ficou exatamente o que eu queria.

Ah é, arrume um rebatedor porque ele vai salvar sua vida:

Rebatedor-circular-5-em-1-de-80cm-Estudio-Refletor-Dobravel-Prata-Preto-Branco-Ouro-Dourado-Difusor-Translucido--3-.jpg


Custa uns R$80 e com ele você vai conseguir corrigir sobra de rosto / olho / bochecha, pontos mal iluminados e diversas outras coisas. Ainda mais se for filmar com luz natural, ele vai te ajudar DEMAIS.

Pelo que eu vi no outro post você já tem o roteiro pronto, locação e os atores, certo? Agora eu faria a decupagem de todo o roteiro: Pega cada cena e pensa onde você vai colocar a câmera e como o movimento de câmera vai dialogar com o plano anterior e o posterior. Melhor ainda se você fizer um storyboard (simples mesmo, com o que você souber desenhar), assim todo mundo que for filmar com você consegue visualizar a cena que ta na sua cabeça.

Depois disso, é bom pegar cada cena e ver quais objetos estão nela, qual a roupa de cada personagem e etc. Faz uma listinha tipo CENA 1: Copo | Caderno Azul | Guitarra | Personagem Fernando: Roupa X. Assim fica mais fácil você bater o olho e saber o que precisa em cada cena na hora de filmar e não esquecer nada.

Agora a parte um pouco chatinha: Resolver o quebra cabeças que é a ordem de filmagem. Vamos supor que Cena 2, Cena 7 e Cena 9 se passam no mesmo lugar, você não vai perder tempo filmando de maneira cronológica e ficar indo e voltando nesse lugar né. Então faça a ordem do que você precisa filmar em cada locação, com quem, e em que horário.


Para editar eu recomendaria o Premiere porque é leve, simples e vai ter tudo o que você precisa. Qualquer site de torrent tem a versão mais atualizada dele e tudo que você precisar saber tem no youtube. Pra correção de cor, usa o Davinci Resolve que é um programa de graça e, novamente, tudo que você precisar tem no youtube.


Qualquer dúvida me manda mensagem ou responde aqui que eu te ajudo no que precisar.
Porra, que grande ajuda, muito obrigado! Ótimas dicas!

Sim, eu assisto muito curta na net e realmente a diferença de um bom curta para um mediano é justamente a parte do som, por isso perguntei se existe algum micofrone especial que o pessoal use!

Sim, eu pretendo filmar cenas interior e exterior e imaginei isso que se cena B ou F são no mesmo local, filmar tudo do mesmo local em vez de ficar indo e voltando.

Essa idéia do storyboard para dar um visual do que tá na minha cabeça pro pessoal foi ótima, não tinha pensado nisso! Organizar também as vestimentas e os itens foi de grande ajuda também!

Vou dar uma olhada nesses vídeos do youtube e pode ter certeza que qualquer coisa vou te procurar!

Assim que eu tiver qualquer material pronto eu posso te mostrar também!

Aliás, por conta dessa sua experiência, você já filmou algo? Se importaria de compartilhar?
 


D

Deleted member 219486

Eu já tenho a história, a câmera, os atores e os diálogos tudo prontos, já sei até onde vou fazer as filmagens! Só preciso agora saber a parte técnica e de edição!

Primeiro você tem que aprender a filmar, veja no YouTube e vai testando. Acredito que um estabilizador faz uma grande diferença mas não é barato e depende do que vai filmar.
 

Dean

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
6.730
Reações
12.943
Pontos
799
Caraca mano, desculpa pela demora pra responder. Acho que a notificação tava no meio de várias outra e eu nem vi.

Sim, eu assisto muito curta na net e realmente a diferença de um bom curta para um mediano é justamente a parte do som, por isso perguntei se existe algum micofrone especial que o pessoal use!
Cara, não tem um especifico que seja o mais usado.
Mas um lugar bom pra alugar é o cenazero.com.br, já precisei pegar coisa nesse site várias vezes e sempre foi um preço barato e bem flexível.

Assim que eu tiver qualquer material pronto eu posso te mostrar também!

Aliás, por conta dessa sua experiência, você já filmou algo? Se importaria de compartilhar?
Com certeza mano pode mandar pra mim por DM o que voce tiver filmando, um primeiro corte do curta ou algo assim.
E sim, eu trabalho com isso. Só não vou postar aqui porque eu prefiro manter aqui no anonimato. Mas pra não te deixar na mão vou recomendar alguns curtas que, além de eu achar bons, também foram premiados:

Curfew [2012] (depois virou longa)
The Neighbors Window [2019] (ganhou o Oscar)
Black Sheep [2018]
Tiger Boy [2012]
La Jetée [1962] (inspiração pro filme 12 macacos)

E se você curtir surrealismo pega qualquer um da Maya Deren.
 

drdreh

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
21.872
Reações
22.955
Pontos
599
Eu entrei pra responder a pergunta do título com: AMIGOS!

mas parece que ja tem os atores kkkkkkkk
 

doraemondigimon

Lenda da internet
Mensagens
16.198
Reações
23.296
Pontos
1.619
Porra, que grande ajuda, muito obrigado! Ótimas dicas!

Sim, eu assisto muito curta na net e realmente a diferença de um bom curta para um mediano é justamente a parte do som, por isso perguntei se existe algum micofrone especial que o pessoal use!

Sim, eu pretendo filmar cenas interior e exterior e imaginei isso que se cena B ou F são no mesmo local, filmar tudo do mesmo local em vez de ficar indo e voltando.

Essa idéia do storyboard para dar um visual do que tá na minha cabeça pro pessoal foi ótima, não tinha pensado nisso! Organizar também as vestimentas e os itens foi de grande ajuda também!

Vou dar uma olhada nesses vídeos do youtube e pode ter certeza que qualquer coisa vou te procurar!

Assim que eu tiver qualquer material pronto eu posso te mostrar também!

Aliás, por conta dessa sua experiência, você já filmou algo? Se importaria de compartilhar?

Uma dica pro áudio é você usar um equipamento em separado pra fazer as edições de áudio, em cima do video a ser criado. SE TIVER GRANA PRA ISSO, utilize um equipamento em separado pra cada um e um global. Uma dica legal é usar microfones de lapela ligados em celulares que estarão fazendo a gravação do som em tempo integral.

Isso auxilia demais a edição e montagem de áudio para o seu video, além de organizar tudo por 'canais' (canal global como base e sonorização de fundo. Daí vem, canal do ator A, ator B, coadjuvantes e por aí vai)

Se usar esse tipo de método, microfones de lapela de baixo custo e com fio (por estarem conectados no celular) ficam bem em conta. Lembrando que, 98% deles são OMNIDIRECIONAIS (ou seja, captam todo o som ao redor). Nesse caso, convém fazer testes com alguns modelos pra saber se servirão. Normalmente esses microfones não passam de 15 reais cada.




Eu esqueci de colocar mas, essa cena demonstra um dos PIORES erros que pode acontecer na dublagem. Mesmo sendo uma maravilhosa comédia romântica, isso acontece até nas 'melhores' famílias!!!

Edição de video é uma matéria (até que) fácil, mas quando envolve o áudio, a coisa fica meio estranha de se compor. Tendo MUITA paciência e sangue frio, a coisa vai, mas sempre (e repito! SEMPRE) revise os trechos que foram montados, de preferência, de 3 em 3 minutos de tempo de gravação MÁXIMO! E sempre, se estiver revisando sozinho, use fones. Se for revisar com uma equipe, sempre use um computador e fones pra cada um, além de ir marcando os pontos que achar ruins ou que precisar de sincronismo.

Eu já trabalhei com isso portanto, sei pelo menos explicar um pouquinho...
 
Ultima Edição:

geist

Lenda da internet
Mensagens
22.448
Reações
91.030
Pontos
1.503
Caraca mano, desculpa pela demora pra responder. Acho que a notificação tava no meio de várias outra e eu nem vi.


Cara, não tem um especifico que seja o mais usado.
Mas um lugar bom pra alugar é o cenazero.com.br, já precisei pegar coisa nesse site várias vezes e sempre foi um preço barato e bem flexível.


Com certeza mano pode mandar pra mim por DM o que voce tiver filmando, um primeiro corte do curta ou algo assim.
E sim, eu trabalho com isso. Só não vou postar aqui porque eu prefiro manter aqui no anonimato. Mas pra não te deixar na mão vou recomendar alguns curtas que, além de eu achar bons, também foram premiados:

Curfew [2012] (depois virou longa)
The Neighbors Window [2019] (ganhou o Oscar)
Black Sheep [2018]
Tiger Boy [2012]
La Jetée [1962] (inspiração pro filme 12 macacos)

E se você curtir surrealismo pega qualquer um da Maya Deren.

Por seu post acabei de assistir The Neighbors Window



Muito obrigado pela indicação. Me emocionei e provocou uma reflexão aqui. Muito bom!
Imagino que não foram amadores que produziram, tomadas de ótima qualidade e o som então nem se fala.
Vou ver se assisto os outros. :kjoinha

Deve ser legal demais trabalhar com cinema. put* m****! :kluv
 

Dean

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
6.730
Reações
12.943
Pontos
799
Por seu post acabei de assistir The Neighbors Window



Muito obrigado pela indicação. Me emocionei e provocou uma reflexão aqui. Muito bom!
Imagino que não foram amadores que produziram, tomadas de ótima qualidade e o som então nem se fala.
Vou ver se assisto os outros. :kjoinha

Deve ser legal demais trabalhar com cinema. put* m****! :kluv

Que bom que gostou cara!
Não foram amadores não, só galera que já tinha bastante experiência. É um daqueles curtas já mirados no Oscar.

Faz um tempo que eu até pensei em fazer um tópico pra curtas mas pensei que não teria público pra isso.
 

Haagenti

Lenda da internet
Mensagens
39.361
Reações
51.536
Pontos
1.712
Que bom que gostou cara!
Não foram amadores não, só galera que já tinha bastante experiência. É um daqueles curtas já mirados no Oscar.

Faz um tempo que eu até pensei em fazer um tópico pra curtas mas pensei que não teria público pra isso.
q?
cria logo mermão
seus posts desse topico foram maravilhosos
 
D

Deleted member 219486

O problema são atores e a fotografia...não é fácil fazer a filmagem do curta que colocaram no tópico.
 

bróðir

Master Distiller
Mensagens
46.229
Reações
46.745
Pontos
1.934
uma boa gravação de som, mixagem de som e iluminação pensada no set já é um grande avanço
 
D

Deleted member 219486

Tô aguardando o Clóvis mostrar alguns testes de fotografia...
 

EgonRunner

Mil pontos, LOL!
Mensagens
16.218
Reações
35.420
Pontos
1.053
Acho que o mais importante seria um microfone bom para captar o som das falas de maneira mais limpa, correto?

Recomendam algum?

E programas para edição do vídeo e de som, qual recomendam?

acompanho o canal abaixo e quando vi esse vídeo pensei no seu tópico, embora não tenha nada a ver com o que vc perguntou.

 

ELTORO

Mil pontos, LOL!
Mensagens
27.752
Reações
62.460
Pontos
1.253
O @Dean parece o próprio David Lynch falando lol

No mais espero que o OP consiga fazer algo.
 
D

Deleted member 219486

O @Dean parece o próprio David Lynch falando lol

No mais espero que o OP consiga fazer algo.

Algo ele faz se tiver boa vontade. Se vai ficar bom é outra historia, por causa do tópico fui pesquisar no YouTube e vi uns curtas BR baseados em memes só que adaptados, chorume puro o roteiro, a produção e atores bons para fazer m****...
 

ELTORO

Mil pontos, LOL!
Mensagens
27.752
Reações
62.460
Pontos
1.253
Algo ele faz se tiver boa vontade. Se vai ficar bom é outra historia, por causa do tópico fui pesquisar no YouTube e vi uns curtas BR baseados em memes só que adaptados, chorume puro o roteiro, a produção e atores bons para fazer m****...
This, só depende dele agora.

Acho que esses caras que vc falou erram justamente por isso, pensam mais na produção em si do que os fatores essenciais.
Se o Op fizer o contrário, focar no básico primeiro (escrita, ritmo, sonoplastia, etc) creio que possa sair coisa boa.
 
Topo Fundo