O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Texto IV - Fake News

Grose

Bam-bam-bam
Mensagens
8.007
Reações
12.438
Pontos
459
Ano passado a palavra do ano pelo dicionário Oxford, um dicionário de renome internacional, foi pós-verdade, devido a onda gigantesca de notícias falsas que inundaram os aplicativos de celulares, em especial, alienando milhões de pessoas pelo mundo. Essa pós-verdade se relaciona com o fato de que a mentira é real até que se prove a verdade posteriormente, ou seja, uma grande teimosia em que as pessoas querem acreditar apenas naquilo que corrobora com seus ideias prévios, por mais loucos e impossíveis que eles sejam.

Recentemente no Brasil estamos sofrendo um momento bastante critico devido a isso, o país pode acabar em ruínas apenas pelas notícias falsas e a ingenuidade do povo, eles acreditam que um governo que permaneceu no poder por mais de 13 anos e não chegou nem perto de fazer um mal que preveem, esteve tramando por todo este tempo para que em breve posta botar em prática seu plano maligno. Seria como se alguém que se comporta a vida inteira da mesma maneira, sem nunca levantar suspeitas, ainda fosse suspeita por nunca ter levantado suspeita. É claro que não precisamos acreditar nela cegamente, mas a probabilidade de algo ocorrer neste caso é quase nulo, é uma forte síndrome de conspiração e paranoia esperar que algo que nunca ocorreu vai ocorrer, é tipo aquelas pessoas que acham que o mundo vai terminar numa data especifica.

Toda essa teimosia e desconfiança nascem da necessidade das pessoas acreditarem apenas naquilo que elas acreditam, ideal reforçado pela maioria daqueles que a rodeiam, se estes acreditam em extraterrestres a probabilidade deste grupo acreditar em extraterrestres é muito maior, é um processo inclusivo que os deixa mais a vontade pela segurança que proporciona, infelizmente em troca de severas limitações cognitivas e comportamentais, normalmente tendendo a agressividade em poucas etapas, é o nosso estágio animal no senso mais primitivo falando mais alto.

Confiança em excesso naquilo que se acredita ou proporciona bem-estar é estupidez, existe um ditado que diz, apenas os idiotas possuem confiança em excesso, é preciso aprender a observar, analisar, ser prudente e saber que, só sabemos que nada sabemos, ser guiado cegamente pelos impulsos levou muitos aos caminhos mais destrutivos e irreversíveis, seduzidos por uma retórica desproporcional pela questão do espetáculo, como o judeus que votaram em Hitler por achar que ele apenas queria agitar as massas, ao falar daquele jeito, acabaram elegendo alguém que acabou com 6 milhões deles. Sendo que, mesmo sob tantas evidências, existem pessoas que consideram o genocídio fake news.

Claro, cada um fica a vontade de acreditar naquilo que acredita, deve ser difícil mudar, eu admito minha fragilidade, sempre posso estar errado, por isso prefiro ser prudente que sugar todos para um caminho sem volta, por isso prefiro aliar as esperanças ao concretismo, é concreto que algo que nunca ocorreu com alguém existe uma probabilidade muito menor de não ocorrer, que apostar em alguém que traga soluções rápidas, mágicas e fáceis.

Fake News, portanto, mais do que notícias falsas, ao traduzir ao pé da letra, se tornou tudo aquilo que as pessoas não conseguem ou não querem acreditar, em nome daqueles que os cercam, reforçando seu ponto de vista obscurecido, geralmente pela raiva, medo e desesperança em excesso.

O filme recomendado de hoje é O Abutre de 2014, Nightcrawler no original. É a história de um jornalista que produz conteúdo para a mídia sensacionalista, mostrando que por vezes a face da verdade nem sempre é legítima, o que compramos é o sangue que sacia nosso instinto violento.
https://filmow.com/o-abutre-t84974/
 

Flame Vicious

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
33.306
Reações
75.522
Pontos
744
Ano passado a palavra do ano pelo dicionário Oxford, um dicionário de renome internacional, foi pós-verdade, devido a onda gigantesca de notícias falsas que inundaram os aplicativos de celulares, em especial, alienando milhões de pessoas pelo mundo. Essa pós-verdade se relaciona com o fato de que a mentira é real até que se prove a verdade posteriormente, ou seja, uma grande teimosia em que as pessoas querem acreditar apenas naquilo que corrobora com seus ideias prévios, por mais loucos e impossíveis que eles sejam.

Recentemente no Brasil estamos sofrendo um momento bastante critico devido a isso, o país pode acabar em ruínas apenas pelas notícias falsas e a ingenuidade do povo, eles acreditam que um governo que permaneceu no poder por mais de 13 anos e não chegou nem perto de fazer um mal que preveem, esteve tramando por todo este tempo para que em breve posta botar em prática seu plano maligno. Seria como se alguém que se comporta a vida inteira da mesma maneira, sem nunca levantar suspeitas, ainda fosse suspeita por nunca ter levantado suspeita. É claro que não precisamos acreditar nela cegamente, mas a probabilidade de algo ocorrer neste caso é quase nulo, é uma forte síndrome de conspiração e paranoia esperar que algo que nunca ocorreu vai ocorrer, é tipo aquelas pessoas que acham que o mundo vai terminar numa data especifica.

O PT tentou aparelhar o estado. Não conseguiu porque o Brasil teve anti-corpos institucionais o suficiente pra evitar que isso acontecesse de forma mais grave, não atoa a Dilma sofreu Impeachment enquanto o mesmo não aconteceu com Maduro e Chavez.
Agora, é só olhar o STF soltando corruptos. Isso é inegável.
Mesmo na Venezuela o aparelhamento pra se chegar até o estado em que chegou não foi imediato. Demorou aí mais de 15 anos, pelo menos, e quando menos se esperava, o governo já estava, por exemplo, confiscando aviões de milionários e restringindo a renda máxima do país.


Confiança em excesso naquilo que se acredita ou proporciona bem-estar é estupidez, existe um ditado que diz, apenas os idiotas possuem confiança em excesso, é preciso aprender a observar, analisar, ser prudente e saber que, só sabemos que nada sabemos, ser guiado cegamente pelos impulsos levou muitos aos caminhos mais destrutivos e irreversíveis, seduzidos por uma retórica desproporcional pela questão do espetáculo, como o judeus que votaram em Hitler por achar que ele apenas queria agitar as massas, ao falar daquele jeito, acabaram elegendo alguém que acabou com 6 milhões deles. Sendo que, mesmo sob tantas evidências, existem pessoas que consideram o genocídio fake news.

Contexto é tudo. Alemanha pós-primeira guerra mundial nos anos 20 e 30 era uma coisa, Brasil no século XXI é outra totalmente diferente. Bolsonaro não é Hitler.

Bolsonaro não vai matar as minorias do Brasil. "Ah, mas o discurso dele legitima violência..." o que eu vi até agora foi a Revista Fórum, Brasil247 e outros sites assumidamente petistas que compartilham fake news há anos (vide a campanha do PT em 2014 que assassinou a reputação da Marina Silva) dizerem que já existem "relatos de violência" por parte de supostos bolsonaristas.

Também teve aquela história da menina idiota que riscou uma suástica ao contrário no próprio corpo e desistiu de continuar a queixa, já que não havia outro culpado pelo risco no corpo dela a não ser a própria.

A única coisa mais nebulosa que eu enxergo na campanha do Bolsonaro é o Mourão, mas de resto, até se ele quisesse tomar um rumo mais ditatorial, eu me tranquilizo pois sei que existem forças em torno que podem conter isso, como o próprio mercado e o apoio do Senado e da Câmara.
 
Ultima Edição:

Monogo

Mil pontos, LOL!
Mensagens
16.866
Reações
70.393
Pontos
1.279
Não sei pq ficar fazendo 2 pesos 2 medidas.
Pelo mesmo motivo que o PT não chegou nem perto do que prometeu fazer é que o Bozo vai chegar perto de fazer o que não prometeu.
 

Grose

Bam-bam-bam
Mensagens
8.007
Reações
12.438
Pontos
459
Como eu odeio essa palavra.
Também não curto, evito termos estrangeiros, mas se utilizasse "notícias falsas" não teria a mesma absorção. haha

Não sei pq ficar fazendo 2 pesos 2 medidas.
Pelo mesmo motivo que o PT não chegou nem perto do que prometeu fazer é que o Bozo vai chegar perto de fazer o que não prometeu.
Ele promove a violência e grupos nazifascistas estão se mobilizando pela legitimidade de suas palavras. isso por si já é perigoso, o que ele pode fazer ao chegar ao poder é ampliar isso de formas inimagináveis.
 


Grose

Bam-bam-bam
Mensagens
8.007
Reações
12.438
Pontos
459
O PT tentou aparelhar o estado. Não conseguiu porque o Brasil teve anti-corpos institucionais o suficiente pra evitar que isso acontecesse de forma mais grave, não atoa a Dilma sofreu Impeachment enquanto o mesmo não aconteceu com Maduro e Chavez.
Agora, é só olhar o STF soltando corruptos. Isso é inegável.
Mesmo na Venezuela o aparelhamento pra se chegar até o estado em que chegou não foi imediato. Demorou aí mais de 15 anos, pelo menos, e quando menos se esperava, o governo já estava, por exemplo, confiscando aviões de milionários e restringindo a renda máxima do país.

Contexto é tudo. Alemanha pós-primeira guerra mundial nos anos 20 e 30 era uma coisa, Brasil no século XXI é outra totalmente diferente. Bolsonaro não é Hitler.

Bolsonaro não vai matar as minorias do Brasil. "Ah, mas o discurso dele legitima violência..." o que eu vi até agora foi a Revista Fórum, Brasil247 e outros sites assumidamente petistas que compartilham fake news há anos (vide a campanha do PT em 2014 que assassinou a reputação da Marina Silva) dizerem que já existem "relatos de violência" por parte de supostos bolsonaristas.

Também teve aquela história da menina idiota que riscou uma suástica ao contrário no próprio corpo e desistiu de continuar a queixa, já que não havia outro culpado pelo risco no corpo dela a não ser a própria.

A única coisa mais nebulosa que eu enxergo na campanha do Bolsonaro é o Mourão, mas de resto, até se ele quisesse tomar um rumo mais ditatorial, eu me tranquilizo pois sei que existem forças em torno que podem conter isso, como o próprio mercado e o apoio do Senado e da Câmara.

Cara, tem uma coisa que concordo com você, o Mourão parece ainda pior que o Bolsonaro, o Mourão parece até capaz de dar um golpe nele, tanto que se estivesse que escolher entre um e outro prefiro acreditar no Bolso.

Espero sinceramente estar errado sobre tudo isso, só não quero pagar para ver, falo isso em tantos lugares, inclusive no forum, porque estou aqui faz 10 anos e aprendemos a conviver uns com os outros, não é este clima que gostaria de propagar.
 

AlexJK

Lenda da internet
Mensagens
11.393
Reações
11.930
Pontos
1.644
Ele promove a violência e grupos nazifascistas estão se mobilizando pela legitimidade de suas palavras.
È verdade esse bilhete, inclusive aquele grupo que marcou a barriga da moça com uma suástica ao contrário é o mais perigoso.
 

lagom

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.884
Reações
7.182
Pontos
814
Também não curto, evito termos estrangeiros, mas se utilizasse "notícias falsas" não teria a mesma absorção. haha
Minha birra não é com o estrangeirismo, mas sim com o próprio conceito.

Fake news é um termo que desligitima a democratização dos meios de comunicação, além de dar reverência excessiva a grupos tradicionais monopolizadores do fluxo de informação.

A conflagração de notícias sobre eventos fictícios propagadas por gente burra, com narrativas que não se adequam às linhas editoriais dos grandes jornais.
 

Goris

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
21.829
Reações
76.869
Pontos
553
Definição: Fake News (Notícias Falsas em inglês) foi um termo que ganhou notoriedade nas palavras do presidente americano Donald Trump.

Após eleições que polarizaram o país, a imprensa (totalmente tendenciosa em oposição a ele) passou a usar todo tipo de mentira para o desqualificar perante a população.

Uma dessas mentiras é que o presidente se elegeu única e exclusivamente graças ao apoio de nazistas e hackers russos (aparentemente o nível das escolas lá é igual ao nosso, já que nazistas e russos se uniram para o ajudar).

Ao ser atacado incontáveis vezes, Trump cunhou o termo Fake News, significando literalmente notícias falsas que a imprensa usava para o atacar.

Vale sempre lembrar do diretor da Fox sendo gravado falando que não havia hackers russos, nem apoio russo ao presidente, mas dava publico usar esse expediente.

Acho que começar um texto sobre Fake News sem contar o que são e como surgiram as fake news não é o ideal.

Mostrando que a cara de pau não tem limites, as mesmas pessoas da imprensa que criaram as fake news, ao perceberem que a imprensa tradicional tem perdido cada vez mais credibilidade, passaram a atacar as notícias de redes sociais como falsas e criar "Agências de Checagem se Fatos" para que a versão delas é que seja a aceita como real.

Ta aí a definição, espero ter ajudado como ajudei no tópico sobre fascismo.

Tentarei dar uma ajuda nos tópicos sobre minorias no futuro tópico sobre imigração
 

kaluecondo

Bam-bam-bam
Mensagens
7.284
Reações
17.394
Pontos
414
PT pode Venezuelar o Brasil: Fake news.
Bolsoro vai fazer um holocausto: true news.

O que a falta duma enxada não faz na vida de certas pessoas.
 

Goris

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
21.829
Reações
76.869
Pontos
553
PT pode Venezuelar o Brasil: Fake news.
Bolsoro vai fazer um holocausto: true news.

O que a falta duma enxada não faz na vida de certas pessoas.
Mais ou menos por aí.

Uma análise baseada em eventos reais: Fale News.
Um medo colocado intencionalmente para incluir nas eleições e defender um partido corrupto: Checked True pela Agência Folha de Averiguação de Fatos
 

Beren_

Mil pontos, LOL!
Mensagens
13.473
Reações
29.117
Pontos
1.053
A maior fake news que existe, é postar textos e depois não responder aos questionamentos feitos sobre os mesmos.
 

metalsnake

Veterano
Mensagens
151
Reações
932
Pontos
104
Eu estive acompanhando os textos mesmo notando as suas análises tendenciosas pois, diferente da maior parte dos esquerdistas, eu ouço as opiniões alheias antes de criticá-las.

Evitei postar nos outros textos (uma vez que li todos agora após a publicação do texto 5, o mais raso deles) pois me parece que você só quer responder o que convém, visto o que foi dito no post abaixo

Eu evitei responder algumas postagens porque conflito não é bem o meu caminho preferido, por isso que gosto de filosofia e digo que gosto de política no campo diplomático, ir as ruas ou mesmo brigar por certeza me deixa mais triste e ansioso que satisfeito.

Muito obrigado para todos. :D

Mas considerando o que li em mais de um texto seu (destaquei no quote abaixo para referência), você parece ignorar (ou não saber) que o PT vem, de fato, tentando instalar uma ditadura no país, travestida de república democrática. Basta conferir o conteúdo da delação do ex-ministro Antonio Palocci, um dos figurões do governo PT, onde é descrito todo o esquema de loteamento da Petrobrás, de forma a canalizar dinheiro para perpetuar no poder figuras sob o comando de Lula, a exemplo de Dilma Rouseff que usou mais de 1 bilhão de reais em suas campanhas eleitorais.

Aqui está o conteúdo da delação para referência https://abrilveja.files.wordpress.com/2018/10/delac3a7c3a3o-palocci.pdf

Recentemente no Brasil estamos sofrendo um momento bastante critico devido a isso, o país pode acabar em ruínas apenas pelas notícias falsas e a ingenuidade do povo, eles acreditam que um governo que permaneceu no poder por mais de 13 anos e não chegou nem perto de fazer um mal que preveem, esteve tramando por todo este tempo para que em breve posta botar em prática seu plano maligno. Seria como se alguém que se comporta a vida inteira da mesma maneira, sem nunca levantar suspeitas, ainda fosse suspeita por nunca ter levantado suspeita. É claro que não precisamos acreditar nela cegamente, mas a probabilidade de algo ocorrer neste caso é quase nulo, é uma forte síndrome de conspiração e paranoia esperar que algo que nunca ocorreu vai ocorrer, é tipo aquelas pessoas que acham que o mundo vai terminar numa data especifica.

Enfim, acho que você deve procurar se informar melhor do que ficar vendo filmes e ecoando o medo do "fascista" pregado por boa parte da mídia brasileira. Não bastasse como exemplo a delação de Palocci, mais de 13 milhões de desempregados e 60 mil mortes por ano corroboram o fato de que o mal que você não vê está mais próximo do que imagina.

Se ler e pesquisar não é algo que você goste de fazer, levando em conta o fato de ter sugerido filmes ao final de seus textos, tem também o trabalho do pessoal do Brasil Paralelo, essa série deles "O Teatro das Tesouras" é curta e bem editada, mostra como foram as corridas eleitorais desde 1989, recomendo assistir todos os episódios.
Pessoalmente achei um ótimo refresco na memória das táticas sujas que o PT aplicou para chegar ao poder, bem como se mantê-lo lá. Destaque também para o PSDB que contribuiu para esse cenário, servindo como o outro grande ator do teatro.



De toda forma, se todo esse conteúdo não for o suficiente para lhe fazer enxergar que o país não sobrevive a mais um governo do PT (independente de seus medos/receios quanto ao Bolsonaro), então eu não sei o que vai. (Talvez uma leitura do plano de governo de Haddad). Espero que ao menos esta réplica sirva para mais pessoas refletirem sobre a importância desta eleição.
 

Dark Texugo

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
5.726
Reações
9.469
Pontos
503
Cara, tem uma coisa que concordo com você, o Mourão parece ainda pior que o Bolsonaro, o Mourão parece até capaz de dar um golpe nele, tanto que se estivesse que escolher entre um e outro prefiro acreditar no Bolso.

Espero sinceramente estar errado sobre tudo isso, só não quero pagar para ver, falo isso em tantos lugares, inclusive no forum, porque estou aqui faz 10 anos e aprendemos a conviver uns com os outros, não é este clima que gostaria de propagar.

Concordo. Acho até que o Bolsonaro é o menor dos problemas, perto dos que o cercam e andam cortejando. Principalmente líderes evangélicos. Esses são a porta do abismo.
 
Topo Fundo