O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Texto Legal - Final Fantasy CG X Real Time

Dudu.exe

Bam-bam-bam
Mensagens
16.168
Reações
267
Pontos
359
Diferenças entre CGs e imagens ingame

Postado por Rodrigo Flausino
21 de January de 2008




<!-- google_ad_client = "pub-6786390607934046"; //336x280, criado 17/11/07 google_ad_slot = "6898626029"; google_ad_width = 336; google_ad_height = 280; //--> Vamos a explicação básica que responde as dúvidas de vários leitores deste blog: as diferenças entre as CGs e as imagens ingame nos jogos eletrônicos. Acredito que as pessoas que confundem pode não conhecer as definições de CG. CG, para mim, são aquelas animações altamente trabalhadas de diversos games, que não usam os gráficos do jogo. O nome correto e usado pela indústria de jogos é cinematic: animação não-interativa. Por exemplo, qualquer filme de animação da Pixar é CG. Quem usa muito esse recurso é a Square-Enix, que usa tanto que ela está no estado da arte deste tipo de animação: não tem pra ninguém! Apesar de vermos animações como a abertura de Onimusha 3, que possui um nível espetacular de detalhes e ação, é a Square que consegue tirar leite de pedra.
Mas é claro que para vocês entenderem, veja uma diferença entre uma CG e os gráficos do jogo. À esquerda, uma screenshot de uma das CGs de Final Fantasy VIII, para o Playstation, e à direita uma imagem ingame (do próprio jogo):
Achou a diferença gritante? Sim, já que estamos falando de um jogo de 1999 para o Playstation. Só que de lá pra cá os gráficos deram uma boa melhorada. Vamos usar agora o Final Fantasy X como exemplo:
À esquerda, uma screenshot de uma CG do jogo. E ao lados os gráficos ingame (gráficos do jogo). Hoje, com os videogames atuais, as CGs altamente trabalhadas estão deixando de ser necessárias, já que dá pra criar uma cena de ação com os gráficos do próprio jogo, já que economiza um bocado de memória que pode ser usado. É claro que hoje espaço não é mais justificativa por causa do tamanho dos DVDs, mas ainda assim surgem games que ultrapassam o tamanho dos mesmos: Heavenly Sword tem mais de 10 GB de áudio! Além disso, uma camada do Blue-ray (mídia usada pela Sony no Playstation 3) cabe 25 GB, o que é um espaço consideravelmente alto, e com certeza a Square vai usufruir de todo este espaço pros seus próximos RPGs!
Falando tecnicamente (sou estudante de gamedev!), é mais fácil você setar os movimentos dos modelos 3D dos personagens para criar uma cena animada (machinima?) do que setar isso num software 3D e renderizar. Ainda assim, nós, desenvolvedores indie, ralaríamos para criar uma animação complexa, já que demandaria um tempo enorme, teríamos de dublar, editar, além da demora em renderizar a cena, que pode demorar vários dias (eu não to brincando!) com o computador ligado só para isto. Fica praticamente inviável!
Voltemos ao assunto do artigo: hoje, com o poder do Playstation 3 do Xbox 360, os gráficos do jogo estão chegando próximos das próprias CGs! Vamos agora usar o Final Fantasy XIII, onde à direita temos o gráfico do jogo:
Existe diferença? Praticamente não. Acredito que em duas ou 3 gerações de games talvez estejamos jogando uma CG, mas acredito que até lá talvez as CGs estarão tão evoluídas que vai parecer que foi filmado com câmeras digitais. Pode parecer impossível, mas a tecnologia está caminhando para isto. Fora que podem surgir outros modos de imersão em games que possam trazer uma diversão ainda maior e mais realista a estes games. Espero estar vivo até lá e com este blog em funcionamento (meio difícil, mas nunca se sabe!).
Agora, se você tiver dúvidas quanto a esta diferença, faça um comentário que eu ou outros leitores possam ajudar você com isso.

Clica na imagem para ver ela grande!
 

osfelas

Mil pontos, LOL!
Mensagens
17.549
Reações
10.736
Pontos
1.424
interessante o texto e concordo tbm......mas pena que não são todas as Thirds que tem a mesma capacidade da Square, tbm acho que na proxima geração ja estaremos jogando CG.
 

EvilHunterBR

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.745
Reações
1.193
Pontos
924
Ele errou na ultima!! Não tem diferença pq as duas imagens são cgs!! rsrsrsrsrsrsrs
 

Preses

Mil pontos, LOL!
Mensagens
10.911
Reações
7.185
Pontos
1.189
Já está bem claro no FFXIII o que é CG e o que é real time.
 

Frank Williams

Lenda da internet
Mensagens
23.256
Reações
20.975
Pontos
1.739
[COLOR="Blue"]Na Square eu confio... quando ela mostrou o video da dança no salão do FF8 rodando no PS2, todo mundo dizia que o PS2 nunca chegaria naquilo... o resultado todo mundo ja conhece. Se ela mostrou aquelas imagens e disse que faz aquilo In-Game, não tem pq eu não confiar! ;)

Square não eh Sony nem M$... se ela disse, ta dito![/COLOR]
:D
 


Vingador/

Ser evoluído
Mensagens
1.500
Reações
0
Pontos
36
[SIZE="3"]Square + FFs =[/SIZE] [:king] [:king] [:king] [:king] [:king] [:king] [:king] [:king] [:king] [:king]


Final Fantasy 13 e V13 = Os melhores jogos desta geração EVER !!!! :konglove:
 

Eldward Elric

Mil pontos, LOL!
Mensagens
13.587
Reações
4.481
Pontos
1.244
ff13 essas duas é cg. assim como kz2 criaram aquele gameplay em cg como se fosse um jogo, fizeram tb com ff13.

agora se for comparar cg de ps1 com os jogos atuais, digamos que já estamos jogando coisas melhores que cg ;D.

a questão é que as cgs tb evoluíram :P
 

[[Solid_Snake]]

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
38.831
Reações
30.909
Pontos
959
Eldward Elric;2683282 disse:
ff13 essas duas é cg. assim como kz2 criaram aquele gameplay em cg como se fosse um jogo, fizeram tb com ff13.

agora se for comparar cg de ps1 com os jogos atuais, digamos que já estamos jogando coisas melhores que cg ;D.

a questão é que as cgs tb evoluíram :P

Putz,vc viu o trailer??A da direita pode até não ser in-game(apesar dos menus e tal),mas ral-time com certeza é amigo,o jogo ta muito bonito,mas dá para notar boas diferenças a CG para a fotos da direita.
 

Vingador/

Ser evoluído
Mensagens
1.500
Reações
0
Pontos
36
[[Solid_Snake]];2683311 disse:
Putz,vc viu o trailer??A da direita pode até não ser in-game(apesar dos menus e tal),mas ral-time com certeza é amigo,o jogo ta muito bonito,mas dá para notar boas diferenças a CG para a fotos da direita.


Deixa pra lá Solid, não vale apena perder tempo. Linguas já foram queimadas por Default !!!

Eu vi isso em algum lugar aqui [kviraolho]

[kdiabo] :-D :kongpositivo:
 

Eldward Elric

Mil pontos, LOL!
Mensagens
13.587
Reações
4.481
Pontos
1.244
[[Solid_Snake]];2683311 disse:
Putz,vc viu o trailer??A da direita pode até não ser in-game(apesar dos menus e tal),mas ral-time com certeza é amigo,o jogo ta muito bonito,mas dá para notar boas diferenças a CG para a fotos da direita.

vi sim e até as novas scan que estão nos outros post, não consegui ver nadica de nada nem uma coisa que mostra-se q aquilo podia ser ingame,

outras palavras tudo cg, mas nem tem o q reclamar a square sempre fez marketing assim mesmo.
 

_DaNiLo__

Mil pontos, LOL!
Mensagens
9.997
Reações
3.272
Pontos
1.114
Eldward Elric;2683328 disse:
vi sim e até as novas scan que estão nos outros post, não consegui ver nadica de nada nem uma coisa que mostra-se q aquilo podia ser ingame,

outras palavras tudo cg, mas nem tem o q reclamar a square sempre fez marketing assim mesmo.

Sério meu.
Da pra reparar muito bem o que é CG e o que é real-time (ing-game), se percebe detalhes muito maiores na CG, principalmente no rosto e no cabelo da mulher, olha alí no cutuvelo da mulher na imagem da esquerda, se percebe que o contorno não chega nem perto de uma CG.
Bem que a SE podia soltar um vídeo só de imagens real-time, in-game pra parar essa confusão.
Mas já estamos em um nível muito bom para ficarmos dicutindo o que é real time o que é in game. :D
 

Eldward Elric

Mil pontos, LOL!
Mensagens
13.587
Reações
4.481
Pontos
1.244
_DaNiLo__;2683362 disse:
Sério meu.
Da pra reparar muito bem o que é CG e o que é real-time (ing-game), se percebe detalhes muito maiores na CG, principalmente no rosto e no cabelo da mulher, olha alí no cutuvelo da mulher na imagem da esquerda, se percebe que o contorno não chega nem perto de uma CG.
Bem que a SE podia soltar um vídeo só de imagens real-time, in-game pra parar essa confusão.
Mas já estamos em um nível muito bom para ficarmos dicutindo o que é real time o que é in game. :D

aquele trailer é de qd? 2005? 2006?

mas mesmo assim digamos que essa imagens seja in-game, a square simplesmente é melhor do que a própria sony que fez o console e conseguiu uma coisa q é gráficos p/ 2010/11 por ae.

ou seja ela se conseguiu isso ae ela deu um chute no saco em todo mundo dessa areá.
 

_DaNiLo__

Mil pontos, LOL!
Mensagens
9.997
Reações
3.272
Pontos
1.114
Eldward Elric;2683379 disse:
aquele trailer é de qd? 2005? 2006?

mas mesmo assim digamos que essa imagens seja in-game, a square simplesmente é melhor do que a própria sony que fez o console e conseguiu uma coisa q é gráficos p/ 2010/11 por ae.

ou seja ela se conseguiu isso ae ela deu um chute no saco em todo mundo dessa areá.

Exato. :-D :-D
Mas, não duvido nada que a sony esteja ajudando a SE com os FFs visto que o jogo vai ser exclusivo. Além do mais aquela parte alí que é pra ser real time tem umas texturas bem fracas. Só eu que enchergo isso será?

O que ajuda muito a melhorar os gráficos nos jogos da SE é a arte que eles têm, que pra mim, é uma das melhores nos games, deixando o jogo mais bonito ainda.
 

ssj-ninja

Supra-sumo
Mensagens
1.794
Reações
254
Pontos
154
Eldward Elric;2683379 disse:
bla bla bla
a square simplesmente é melhor do que a própria sony que fez o console e conseguiu uma coisa q é gráficos p/
bla bla bla



nao seria a 1a vez q isso acontece ^^
 

Vingador/

Ser evoluído
Mensagens
1.500
Reações
0
Pontos
36
Eldward Elric;2683379 disse:
aquele trailer é de qd? 2005? 2006?

mas mesmo assim digamos que essa imagens seja in-game, a square simplesmente é melhor do que a própria sony que fez o console e conseguiu uma coisa q é gráficos p/ 2010/11 por ae.

ou seja ela se conseguiu isso ae ela deu um chute no saco em todo mundo dessa areá.

Colega E.Elric

Que tanto mal a Sony lhe fez??? :-D

Concordo com vc que a[COLOR="Red"] SQUARE [/COLOR] ( [:king] ) >>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>SONY>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>M$

Realmente no mundo dos VG a melhor coisa até agora se chama Square Enix
 

SS_Snake

Lenda da internet
Mensagens
32.107
Reações
19.754
Pontos
1.704
Vingador/;2683733 disse:
Colega E.Elric

Que tanto mal a Sony lhe fez??? :-D

Concordo com vc que a SQUARE ( [:king] ) >>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>SONY>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>M$

Realmente no mundo dos VG a melhor coisa até agora se chama Square Enix

Hahaha, o Elric tá viajando mesmo. Os jogos da Square SEMPRE foram melhores que os da Sony.

"Mas o videogame é da Sony..."

Dane-se de quem é. Quem trabalha melhor é a SE. Desde o Playstation. Aliás, desde o SNES. Vide FFVI e Chrono Trigger. Porra, desde sempre. Sendo um jogo grande ela fode pra valer mesmo. Não sobra m**** nenhuma pra ninguém.
 

VgVg

Bam-bam-bam
Mensagens
4.535
Reações
398
Pontos
224
É a tendência natural né, só melhoras =D

Aliás, essa guriazinha do FF13 tá show de bola hein, linda pacas :kongpositivo:
 

dk120

Lenda da internet
Mensagens
41.871
Reações
94.880
Pontos
2.179
Acho legal as CGs, mas para mim o que emociona mesmo num RPG são as músicas. PQP as músicas do FF6 e FF7 valem muito mais do que qualquer CG. Claro que um enredo e personagens interessantes também ajudam.

De qualquer forma, FF está muito bem servido de músicas e CGs.
 

Dukoff

Supra-sumo
Mensagens
1.547
Reações
196
Pontos
159
[[Solid_Snake]];2683005 disse:
A imagem da direita é in-game,sério.
Tá bom que a segunda imagem tá muito bem feita, mas a qualidade da primeira imagem é muuuuuuuuito superior à da segunda. A meu ver ainda falta um bocado pra se equiparar em qualidade.
 

goodstuff210

Bam-bam-bam
Mensagens
5.758
Reações
3.238
Pontos
434
eu achei a imagem completamente in-game.
e na moral nem me surpreendi com os gráficos, mas tão bonitinhos sim.

nada que um pc n faz.
 

bushi_snake

Mil pontos, LOL!
Mensagens
12.230
Reações
12.756
Pontos
1.419
193961.jpg


165740.jpg


165742.jpg


Pra quem está com duvida me explique uma coisa. Pra que diabos uma equipe como a Square que possui uma fama imensa de produzir CGs impecáveis apresentaria uma CG fake sendo ingame com serrilhados e bordas quadradas??
 

Preses

Mil pontos, LOL!
Mensagens
10.911
Reações
7.185
Pontos
1.189
bushi_snake;2684186 disse:
193961.jpg


165740.jpg


165742.jpg


Pra quem está com duvida me explique uma coisa. Pra que diabos uma equipe como a Square que possui uma fama imensa de produzir CGs impecáveis apresentaria uma CG fake sendo ingame com serrilhados e bordas quadradas??

A pergunta que não quer calar!

:-D
 

goodstuff210

Bam-bam-bam
Mensagens
5.758
Reações
3.238
Pontos
434
165740.jpg


olha pelo cabelo dela aqui nessa screen,e depois no CG.

sem comentários... ainda acha que isso é CG? poha..


img_22.jpg

isso pq isso era um PS2!!!!!!!!!!!!!!!! acha q é impossivel fazer um gráfico no ps3 como nos screens?
 

Vingador/

Ser evoluído
Mensagens
1.500
Reações
0
Pontos
36
bushi_snake;2684186 disse:
Pra quem está com duvida me explique uma coisa. Pra que diabos uma equipe como a Square que possui uma fama imensa de produzir CGs impecáveis apresentaria uma CG fake sendo ingame com serrilhados e bordas quadradas??

Você está certíssimo!!! Se essas imagens realmente são In-Game, podem esquecer tudo que viram até hoje. Realmente o melhor em gráficos (sem contar diversão, etc..etc..).

Lembrando que essas imagens aí são tiradas daquele vídeo que todos nós já conhecemos. E aí as imagens ainda estão "ruins" por ser imagens. Agora, vêem só o Vídeo direitinho e me digam:

Vai ou não vai ser [COLOR="Black"][COLOR="DarkRed"]THE GAME OF THIS GENERATION [/COLOR][/COLOR]???


[:king] [:king] [:king] [:king] [:king] [:king] [:king] [:king] [:king]

:kongpositivo:
 

Road

Veterano
Mensagens
3.140
Reações
21
Pontos
124
Realmente concordo que CG é cada vez mais desnecessário (principalmente pelo ponto de vista financeiro), mas ainda existem coisas, como paisagens e cenários que acredito ser mais fácil reproduzir lindamente numa CG do que com gráficos do jogo.
 
Topo Fundo