O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


The King of Fighters em nossas vidas

Grose

Bam-bam-bam
Mensagens
8.007
Reações
12.438
Pontos
459
Eu não poderia deixar de fazer um tópico desses de uma das minhas franquias preferidas. Para quem quiser acompanhar os outros clique nos links abaixo. Sempre lembrando que é cada um contando a sua história, portanto não se preocupem com as diferenças é bom que elas existam, mas podemos debater sobre elas com respeito ao próximo.
Nós e as revistas de videogame
Como é ter um Neo Geo AES em sua vida?
Nintendo 64: 22 anos de vida
XBOX Clássico em nossas vidas
Dreamcast: Por 18 anos em nossas vidas
Sega Saturn em nossas vidas
[Quase 23 anos] O impacto da geração Playstation
Como era ter um PC em nossas vidas nos anos 90 e início de 2000?
Como foi seu primeiro contato com videogames? E qual o seu primeiro console?
As coleções em nossas vidas
Street Fighter II em nossas vidas
The King of Fighters em nossas vidas
Mortal Kombat em nossas vidas
Tekken em nossas vidas
Bomberman em nossas vidas
[SHMUP Official] SHMUPs em nossas vidas
Os jogos de corrida de nossas vidas
Jogos de inverno para o verão

Quando saiu The King 94 não dei tanta bola quanto deveria porque estava focado em outros jogos, a febre do Mortal Kombat e Street Fighter ainda não haviam passado completamente, além de ser novo e achar que a infância duraria para sempre. Mas das poucas vezes que joguei achei a máquina apelona pra caramba, era um estilo diferente do que estava acostumado, lembro de quando eu caçava fliperamas e eles estavam por toda a parte, quem é de Curitiba deve conhecer estas lanchonetes Di Frango, aquela da Praça Rui Barbosa na esquina com a Senador Alencar teve por um curto período a parte de cima só para os fliperamas, nela tinha The KIng 94, quando passei lá com a minha mãe estava lotado, muito barulho, cheiro de cigarro e o espaço era bem estreito não amplo como hoje, então joguei um pouco com o trio da Korea, e fui mal, eu gostava muito de jogar com o Kim Kaph Kwan no Fatal Fury mas nunca me dei bem com ele no The King of Fighters.

Na verdade o período que eu mais joguei King of Fighter 94 foi nos anos seguintes quando a máquina estava ultrapassada, os maiores fliperamas colocavam as máquinas mais velhas num lugar que não atrapalhasse e vendia a ficha por 2 ou 3 créditos.

The King of Fighters 95, graças a Progames, que naquela época desbloqueava videogames e alugava jogos japoneses, até por isso tenho alguns jogos exclusivamente orientais dificeis de encontrar na coleção, assim pude jogar The King of Fighters 95 sem preocupação.

A partir do The King 96 que finalmente entrei de cabeça no jogo, o reduto com os maiores viciados de Curitiba deu uma grande destaque pro jogo, sendo o primeiro que eu lembro de ter destaque com telão para jogar e no teto pro pessoal acompanhar a jogatina de longe, o pessoal ficava mais embasbacado com o que estava presenciando que se preparando para os contras, foi incrível, vencer os chefes apelões era tão recompensador que ganharmos usn dos outros.

Em 97 e 98 a progressão foi natural, junto com as franquias da Capcom era o jogo mais popular, foi quando se implantou o termo kofeiro, tinha revistas com especiais, posters, muito destaque em especial pro Yori Yagami, especialmente nas revistas Gamers que faziam adesivos, cards de papelão e aproveitavam como podia, igual fizeram com Mortal Kombat e Street Fighter, só não chegaram a lançar quadrinhos, não que eu tenha visto. Tinha muita gente que nem ia pra jogar mas ficava pirando nos contras enquanto falava de outros jogos de Playstation que estava a todo vapor no momento.

Em 1999 por conta de problemas pessoais eu não estava tão frequente nos fliperamas, mas continuava acompanhando, na realidade o movimento começava a enfraquecer, um dos grandes fliperamas virou estacionamento, a Di Frango voltou a ser apenas um açougue e restaurante, foi o último ano da Sports Arcade, em alguns shoppings já não tinha mais espaço para as máquinas e pra fechar no final do ano além de trocar de escola para uma mais periférica longe do centro eu ganhei o Dreamcast. Lembrando que eu jogava mais fliperama no centro da cidade porque é onde eu estudava e era de fácil acesso, eu ia antes e depois das aulas, isso quando não gazeava e emendava tudo. haha

O primeiro jogo que aluguei pro Dreamcast foi Marvel vs Capcom, ele tinha muitos jogos maravilhosos, inclusive uma conversão de The King of Fighters 98, só em 2001 foi sair o 99 pro videogame da Sega e foi um dos poucos jogos que eu tive para ele, ou seja, mais um jogo que joguei que nem louco, era todo santo dia, foi assim por muito tempo, terminava com todos em qualquer nível, me propunha desafios, como foi quando ganhei Street Fighter II, por isso é um jogo que mora no meu coração, tenho muito carinho por ele.

Daí em diante eu parei de acompanhar a série, as versões posteriores saíram pro Dreamcast somente no Japão e a Progames por algum motivo não tinha tantos jogos japoneses do Dreamcast quanto costumava disponibilizar para os outros videogames até então, só fui saber o que perdi quando entrei no mundo dos emuladores de 2004 em diante.

Hoje tenho vários jogos dessa série que tanto admiro, espero ter todos um dia, estou ruinzaço mas dá para se divertir, quando terminar uns RPGs que pretendo detonar antes de morrer vou me voltar para as artes dos shmups e fighting games novamente, aí ninguém me segura, até eu abrir meu próprio fliperama onde será permitido fumar, cheirar cola, traficar e se prostituir para fazer jus o esquema dos anos 90. haha
E qual a história de vocês?

Essa é a foto da minha coleção atual, estou negociando novos itens, espero que consiga logo.
O 95 do Saturn está completo com o cartucho, 96 pro AES, 98 e 99 pro Dreamcast, 2002 e 2003 pro Xbox e o King of Fighters R2 pro Neo Geo Pocket. A caixa do Neo Geo porque é o grande motivo de tantos que compram este videogame, além de ser referência de tudo que envolve a SNK.



Quer compartilhar e acompanhar mais relatos nostálgicos?
Em quais jogos vocês eram os bichões do fliperama?
No que transformaram os fliperamas da sua cidade?
No que transformaram as locadoras da sua cidade?
E não deixem de acompanhar todos os outros ótimos tópicos da pasta com Crude Dude, Cosmão, B-Mark e tantos outros.
 
Ultima Edição:

B - Mark

Mil pontos, LOL!
Mensagens
6.220
Reações
3.980
Pontos
1.109
Conheci o KOF em 1994 através da edição 7 da Supergamepower que foi publicada em Outubro de 1994 e fiquei ansioso pelo jogo porque gosto muito dos jogos da SNK antes do Neo Geo ser lançado.

Na época joguei Ikari Warriors e POW: Prisoners of War.

Achei interessante a idéia de crossover, ou seja reunir personagens de jogos diferentes em lutas de equipes de 3 lutadores ao invés de ter lutador solo.

Já era fã de Fatal Fury e Art of Fighting e gostei mais ainda quando eles colocaram Ralf e Clark do Ikari Warriors além da Athena e do Kensou do Psycho Soldier que soube por meio do preveiw.

Mas o jogo ainda não tinha chegado nos fliperamas de Goiânia e eu joguei KOF 94 pela primeira vez quando fui aos EUA em 1994 e o primeiro time que joguei foi o Ikari Warriors que estava representando o Brasil.

Achei legal ver um personagem antigo de volta a ativa.

Porém nos primeiros anos da franquia tive dificuldade em encotrar os jogos nos fliperamas dos shoppings e não frequentava mais fliperamas de rua.

Durante o ano de 1995, o fliperama Interprice do Shopping Flamboyant de Goiânia só tinha KOF 94 e nada deles trazerm KOF 95.

KOF 95 joguei pela primeira vez em 1996 a versão para Playstation 1 em uma locadora chamada Genesis Games e não gostei do port que era lento e com loadings entre as lutas.

KOF 96 também não vi em nenhum flieprama da minha cidade e no mesmo ano de 1996 tinha mais SF Alpha 2 e X-Men vs Street Fighter.

1997,ficou marcado como o pior ano da minha vida porque quase repeti o 3o ano devido a um planejamento mal trabalhado da escola para preparar os alunos para o vestibular e estava tendo provas todo os sábados. E me esforcei para terminar o Ensino Médio mesmo de recuperação e no dia em que foi confirmada minha conclusão fui comemorar em um flieprama do SHopping Bougainville chamado Fire Fighter onde joguei KOF 97 e o considero como um dos meus favoritos por trazerem Blue Mary,Yamazki,SHingo Yabuki além de trazer o Billy Kane de volta.

Mas para mim o KOF definitivo foi o 98 com gráficos e sons melhores além de trazer o time dos EUA de volta melhores do que em KOF 94.

Depois de 1998, os jogos do KOF tornaram-se mais comuns nos fliperamas e na época em que os fliperamas começaram a entrar em decadência passaram a ter KOF 2002 e seus vários hacks.

Quando comecei a usar os emuladores em 2003 baixei os KOFs e em 2008 apareceu a chance de ter KOF XI para PS2 por um preço acessível. Ele estava sendo vendido nas Lojas Americanas por 40 reais junto com Neo Geo Battle Coliseum, Fatal Fury Battle Archives Vol 1 e Art of Fighting Anthology.

Comprei o jogo em Dezembro daquele ano por 40 reais como presente de Natal que já ficou de reserva porque não tinha o PS2 ainda. Só consegui o meu em 2012 que ganhei de um primo.

De jogos da franquia que tenho originais eu tenho KOF XI e KOF 98 Ultimate Match para PS2.
 

Ryo_Hazuki(

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.325
Reações
5.781
Pontos
703
Taí um jogo que nunca me chamou a atenção, não sei o que era, se era a arte, as cores, ou sei lá o que, mas não conseguia gostar do jogo, ia direto para o mk ou sf2.
 

RM Danger

Mil pontos, LOL!
Mensagens
6.228
Reações
9.676
Pontos
1.034
Joguei muito o 96 no fliper e depois no PS1 em casa (mesmo com os malditos loadings).
Joguei demais o 97 no fliper e depois no PS1.
Joguei um pouco do 98 no fliper e pouco no PS1.
99 eu joguei pouca coisa, gostava de jogar com o K, mas acho que meu encanto pelos jogos de luta já tinham se esvaído.

Tentei jogar um que saiu para o 360, acredito que era o 13, mas se joguei 2 horas foi muito.
 

matroska

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
12.801
Reações
13.683
Pontos
674
@Grose

Bem só para início KOF foi a franquia de jogo de luta que mais joguei disparadamente. Bem mais que Street que fica em segundo lugar.

Meu primeiro contato com KOF foi o Kof 94 nos fliperamas. Aqui onde moro as MVS eram muito populares. QuaseTodos os fighting games de MVS apareceram por aqui praticamente, inclusive jogos bem undergrounds e desconhecidos como Ninja Masters por exemplo.

Kof 94 foi um sucesso absoluto sendo mais popular nos fliperamas que Super Street 2 Turbo e MK2.
Street Fighter em 94 a galera já estava enjoando e MK2 havia a versão caseira muito boa o que fez a versão do fliperama cair em popularidade.
O Sucesso dele foi rápido em dois meses era comum ver os mesmos fliperamas com duas máquinas de Kof 94.

Joguei demais ele. Jogava com England Team e Ikari Team principalmente.
O time mais popular era o Art of Fighting pois os personagens tinham game play parecidos.

Sempre comentava que como seria legal poder editar os times. Aí surgiu o Kof 95 com a estréia de Ior Yagami que virou xodó da galera. Mais pelo estilo e atitude dele do que pelo seu gameplay.

Kof 96 marcou pela grande mudança de jogabilidade que alguns não gostaram.

Kof 97 foi o ápice da série em popularidade. Era o fighting game mais jogado em fliperamas e depois que saiu a versão console nas locadoras. Houve muito torneio desse jogo na minha cidade seja nos fliperamas e nas locadoras. E venci alguns deles uns 03 ou 04, inclusive o maior deles que havia mais de 100 inscritos e o premio era um snes que depois vendi por 120 reais.

Kof 98 foi o top em gameplay da época, gráficos. Um jogo de luta incrível. Mas por ser um jogo mais técnico e com comando precisando ser mais precisos foi menos popular que o Kof97 mas ainda assim muito jogado.

Em 99 começou a decadência da série. O Kof 99 não era ruim mas seu gameplay era estranho. A galera ficou mais no 98 e 97.

Kof 2000 a m**** aumentou. O jogo parecia ser bom. O problemas foi o sistema de strikes que permitiam combos 100% extremamente fáceis e repetitivos. Qualquer um fazia aquilo. Por isso o jogo que até começou bem a medida que a galera ia descobrindo mais do jogo ele foi sendo abandonado. Aquilo não era Kof

KOf 2001 foi uma imensa m****. Foi a época que a SNK está falida. O jogo quase nem foi lançado saiu em dezembro de 2001 e meu Deus que m****. Graficamente um jogo de 2001 que era inferior em cenários, , gráfico e audio que o Kof 94.
Para piorar o gameplay estava cheio de bugs.

Aí surgiu uns 8 meses depois Kof 2002. A primeira vista o jogo tb não empolgava. Era feio graficamente e músicas toscas.
Mas depois de 04 anos acertaram em cheio no gameplay que era excelente. Por isso foi o último Kof que foi bem jogado em fliperamas e locadoras.

De 1994 a 2003 ou seja cerca de 10 anos joguei muito kof. Aliás entre 1992 e 2003 foi quando mais joguei Fighting games sendo domindado por Kof e Street que só os dois foram mais de 50% da jogatina.

Depois do Kof 2002 eu passei a jogar Kof apenas ocasionalmente. O Kof 2003 conseguiu ser tão ruim ou mesmo pior que o 2001

Depois de 2004 os jogos de luta simplesmente sumiram. Poucos jogos novos saíam

Joguei o Kof Neo Wave, Kof 11 e o Kof 2002 remake bem ocasionalmente.

Aí com o lançamento de SF4 os games de luta tiveram um bom período entre 2010 e 2014. E assim depois de quase 10 anos saiu um Kof muito bom o Kof 13, o qual joguei muito e gostei bem dele.

Agora saiu o Kof 14 e de novo voltou a mediocridade.
 
Ultima Edição:


Slashtron

Bam-bam-bam
Mensagens
2.252
Reações
3.464
Pontos
303
O mesmo post que fiz em Street Fighter serve para Kof. A diferença é que 20 atrás eu fazia cadastro nas locadoras pra alugar jogos de cartuchos e CDs, os CDs de sega eu copiava tudo.

Neste tempo jogava kof96 nas locadoras ainda e seriamente. '96 para mim foi um dos melhores!

Abração a todos, boas lembranças e ótima noite!

Onde se tem luz há esperança, onde se tem escuridão há caos e desordem.
 

black_ovelha

Bam-bam-bam
Mensagens
6.295
Reações
5.693
Pontos
399
Eu queria saber de uma coisa que descobri há pouco tempo, lendo comentários de gringos e de brasileiros também: porque KoF é considerado um jogo de sul-americano, de país subdesenvolvido ou mesmo jogo de pobres?
 

Grose

Bam-bam-bam
Mensagens
8.007
Reações
12.438
Pontos
459
@RM Danger dange @B - Mark mark Eu escolhi a versão do The King 96 pro AES justamente por causa dos loadings e por não ser um dos jogos mais caros do AES, além da tradição é claro. Eu considero a versão do Saturn decente mas também sofre com os loadings mesmo com o cartucho de expansão embutido.

@B - Mark A Leona, o Ralph e o Clark estão entre os meus preferidos em The King of Fighters, especialmente depois que resolvi abdicar dos personagens que soltavam projéteis por manha, achava um jeito muito covarde (eu ia falar cuzão na verdade. haha) de jogar, queria ir para a porrada, então eles vinham bem a calhar, até porque numa situação desesperadora dava para alternar o estilo com a Leona a partir do 96.

@matroska De você eu imaginava isso, é bom saber que tem essa consideração pela franquia.

Ninja Masters durou por um curto período na Disneyland mas acho que eu era o único que jogava ela, Last Blade e Art of Fighting 3.

Eu admito que sou meio put* do Yori, gosto muito de jogar com ele, especialmente a partir do 96, minha primeira investida na máquina foi com o trio dele, eu vi o pessoal jogando com eles e chegando até a Kagura e resolvi arriscar, com o Yori é quase como jogar com o Terry, Ryu, Ken, não tem muito mistério fazer o básico, enquanto ia aprendendo a jogar com a mature e a vice ele sustentava a equipe.

Eu não senti tanto a mudança no gameplay do 95 pro 96 porque eu comecei a jogar pra valer no 96, mas eu sinto diferença do 94 pro 95, de cabeça não sei se é exatamente pelo gameplay ou a diferença na velocidade e nos sprites.

97 e 98 foram bastante populares por aqui, na Sports Arcade que ficava na frente na frente da Play-Up tinha uma enxurrada de King of Fighters e Marvel vs Street, na Play-Up eles centralizavam mais os jogos, normalmente mesmo as máquinas mais populares dificilmente tinha mais de uma pelo que eu me lembro, ficava todo mundo numa só, o que era muito bom para os contras. haha

Eu acho que nem cheguei a ver a máquina do 99 por aqui, não estou dizendo que não teve, talvez eu estivesse muito por fora, felizmente o Dreamcastão me salvou dessa. :D

O que eu acho escroto no 2001 é que os personagens me parecem estar num plano diferente do cenário, parece uma colagem mal feita sabe? Não só isso mas o jogo parece meio fundo de quintal mas o 2002 eu também curti, o 2003 também me passa uma impressão estranha mas assim como o 2001 eu jogo se for o que tiver pra jogar.

Eu nunca participei de campeonato nenhum de nada, minhas satisfações foram de cada em particular, até porque eu era mais entusiasta que habilidoso, gostava de aprender com o pessoal e aquele clima empolgava, foram as baladas que eu nunca tive. haha
 

Grose

Bam-bam-bam
Mensagens
8.007
Reações
12.438
Pontos
459
Eu evito fazer isto mas vou abrir outra postagem para não virar zona na de cima.

Por curiosidade então, já que eu estava falando sobre isso, as minhas escolhas no KoF dentre os personagens que mais apareceram ficava entre Yori, Benimaru, Leona, Ralph e Clark, as vezes o Robert Garcia, os outros quando dava vontade de variar. O pessoal quase sempre colocava o Yori e o Robert Garcia na equipe, de longe os mais populares da região, o que é engraçado se formos analisar o mais provável seria o trio Fatal Fury, mas tinha bastante gente que pegava o trio do Japão e Ikari Warriors também.

Marcando para ler.


Enviado de meu XT1033 usando Tapatalk
Você joga ou jogava KoF Doutordoom?

Taí um jogo que nunca me chamou a atenção, não sei o que era, se era a arte, as cores, ou sei lá o que, mas não conseguia gostar do jogo, ia direto para o mk ou sf2.
Eu queria saber de uma coisa que descobri há pouco tempo, lendo comentários de gringos e de brasileiros também: porque KoF é considerado um jogo de sul-americano, de país subdesenvolvido ou mesmo jogo de pobres?
Talvez seja pela cultura do jogo, também tenho a impressão que as máquinas do The King of Fighters eram mais maloqueiras, só que nos fliperamas aqui dessa favela próxima de onde moro nunca vi KoF, teve muito Street Fighter II, Street Fighter Alpha 2 tinha em quase todos os butecos, X-Men vs Street se encontrava até pouco tempo atrás, Marvel Super Heroes e X-Men Children of the Athom tiveram uma presença bem significativa, joguei muito Marvel contra os maloqueiros, numa tinha até Killer Instinct 2 que no centro tinha apenas uma máquina na Sports Arcade, mas nada de KoF.

Perto da casa da minha tia, que não tinha favela mas é um bairro periférico, aí já se encontrava KoF, num deles inclusive tem uma história que eu já contei em outro tópico, os meninos ficaram malucos quando me viram jogando King of Fighters 97 e arriscaram alguns contras, que obviamente ganhei todas, afinal eu era o pior entre os viciados no centro da cidade mas no bairro onde eles não costumavam jogar tanto era fácil pra mim.

Agora sobre King of Fighters ser jogo de pobre, e até concordo que pareça, não que ele fosse mal feito, longe disso, mas ele tem um aspecto bem latino, parece que é todo mexicano, talvez por isso tenha feito tanto sucesso neste lado do mundo, mas vou pesquisar sobre isso.
 

matroska

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
12.801
Reações
13.683
Pontos
674
Eu queria saber de uma coisa que descobri há pouco tempo, lendo comentários de gringos e de brasileiros também: porque KoF é considerado um jogo de sul-americano, de país subdesenvolvido ou mesmo jogo de pobres?


Isso é apenas coisa de Americano.

Kof em seu auge entre 94 e 98 foi muito popular no Japão fazendo frente a Street.



Veja a qualidade do vídeo que foi gravado em VHS isso foi um torneio nos anos 90 ainda lol.

Acontece que Kof não teve uma boa distribuição nos EUA e os jogos da Capcom por lá eram muito fortes por lá.

Os jogos versus envolvendo personagens da Marvel por exemplo eram tão ou mais populares que Street Alpha por lá, enquanto no resto do mundo a série vs não fez o mesmo sucesso. No Japão a série versus da Capcom sempre teve pouco destaque.

Já no México e demais países latinos Kof foi popular e isso se deve em parte ao fato que as MVS eram muito mais baratas que a CPS2. As MVS eram a melhor placa custo benefício eram baratas de comprar, os jogos eram mais baratos e a manutenção também, assim como tinham vida útil maiores. A diferença de preço era bem alta.

Por isso eram as favoritas dos fliperamas que não queriam gastar muito isso caía como uma luva nos países mais pobres.

Pelo fato dos arcades de KOF serem muito mais baratos os americanos chamavam de jogo de pobre, assim como nos EUA tem as ditas comidas de pobre (Mcdonalds e KFC por exemplo).
 

matroska

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
12.801
Reações
13.683
Pontos
674
Eu evito fazer isto mas vou abrir outra postagem para não virar zona na de cima.

Por curiosidade então, já que eu estava falando sobre isso, as minhas escolhas no KoF dentre os personagens que mais apareceram ficava entre Yori, Benimaru, Leona, Ralph e Clark, as vezes o Robert Garcia, os outros quando dava vontade de variar. O pessoal quase sempre colocava o Yori e o Robert Garcia na equipe, de longe os mais populares da região, o que é engraçado se formos analisar o mais provável seria o trio Fatal Fury, mas tinha bastante gente que pegava o trio do Japão e Ikari Warriors também.


Você joga ou jogava KoF Doutordoom?



Talvez seja pela cultura do jogo, também tenho a impressão que as máquinas do The King of Fighters eram mais maloqueiras, só que nos fliperamas aqui dessa favela próxima de onde moro nunca vi KoF, teve muito Street Fighter II, Street Fighter Alpha 2 tinha em quase todos os butecos, X-Men vs Street se encontrava até pouco tempo atrás, Marvel Super Heroes e X-Men Children of the Athom tiveram uma presença bem significativa, joguei muito Marvel contra os maloqueiros, numa tinha até Killer Instinct 2 que no centro tinha apenas uma máquina na Sports Arcade, mas nada de KoF.

Perto da casa da minha tia, que não tinha favela mas é um bairro periférico, aí já se encontrava KoF, num deles inclusive tem uma história que eu já contei em outro tópico, os meninos ficaram malucos quando me viram jogando King of Fighters 97 e arriscaram alguns contras, que obviamente ganhei todas, afinal eu era o pior entre os viciados no centro da cidade mas no bairro onde eles não costumavam jogar tanto era fácil pra mim.

Agora sobre King of Fighters ser jogo de pobre, e até concordo que pareça, não que ele fosse mal feito, longe disso, mas ele tem um aspecto bem latino, parece que é todo mexicano, talvez por isso tenha feito tanto sucesso neste lado do mundo, mas vou pesquisar sobre isso.

Com relação aos trios a preferencia varia de Kof para Kof levando em conta a força dos personagens e a facilidade de gameplay.

Iori sempre foi popular porque em Kof em quase todos ele era um char Top 5 e com gameplay relativamente fácil. Além de do carisma, claro.

Terry por exemplo outro personagem famoso. Mas com o passar do tempo ele foi sendo piorado. Nos primeiros Kof até 97 ele era muito bom. Mas depois ele foi ficando bem pior que muitos chars sendo em alguns Kofs estando na lista dos mais fracos.
Aí ele perdeu muito público.

No Kof 94 que não se podia editar os times o Art of Fighting foi o preferido porque além de ter personagens fortes, seu gameplay era simples e os três char eram bem parecidos o que facilitava o aprendizado. Fora que eles já eram personagens conhecidos por boa parte dos jogadores.
 

Havokdan

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
9.489
Reações
10.063
Pontos
764
Vixe, joguei muito pouco Kof no arcade e no inicio, sempre preferir o SF porque era mais fácil sair rodado controle igual a doido para soltar hadouken e disparar o especial.
 

DarkMorten

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
24.219
Reações
19.157
Pontos
614
eu não me lembro de como conheci KOF .. e nem lembro se foi o 94

eu me lembro de ler sobre KOF 94 em revistas .. mas não tenho memória se era coisa da época saca..

só sei que joguei muito essa série tanto no arcade, quanto as ruins versões playstation .. até o 94 do Neo Geo CD eu joguei
e bem, eu sempre gostei da SNK .. e ela conseguiu tornar o maravilhoso KOF98 um dos meus poucos jogos favoritos de todos os tempos

pena que o 98 foi meio que o canto do cisne .. já que depois eu joguei pouco as versões posteriores e também elas não foram tão boas assim
teve até o KOF2002 mas ele, apesar de fazer um gameplay arroz com feijão, ele tem cenários feios e graficamente é feio também, com arte bem discutivel, até tenho ele mas mal jogo
o 2003 é terrivel, o neowave é fraco, o XI ruim, o XII deboche, o XIII até que se salva em uns pontos .. é meio como o 2002 .. e esse novo eu achei sem graça

como a SNK faz falta .. era uma boa concorrente pra capcom

a capa do Real Bout, é uma das melhores de todos os tempos .. altissimo bom gosto
 

JUGULADOR

Mil pontos, LOL!
Mensagens
50.904
Reações
37.601
Pontos
1.129
Acho que ao contrário de todo o pessoal aqui eu hypei KoF94 desde a primeira vez que falaram de um jogo no qual juntariam personagens de FF e AoF (eu sempre fui infinito mais fã dos personagens da SNK).

O problema é que achei a jogabilidade de KoF94 muito fraca perto de SF2 (que já estava na versão Super). Por mais que eu tentei gostar do jogo da SNK eu NUNCA fiquei bom em KoF94.

Com o 95 já me senti realmente bem com sua jogabilidade e por isso já o achei um jogo melhor que todos os outros fighting games da época. Meu problema com KoF95 foi que quando ele apareceu eu me afastei um pouco do gênero nos arcades (pq o pico no qual eu curtia jogar com uma galera lá foi fechado... o dono usava o fliper como ponto de tráfico).

Então quando eu arrumei outro fliper com galera legal pra voltar a me dedicar a fighting games de arcade o jogo já estava no 96... e dai pra frente a franquia só melhorou até o 98 (que até hoje é meu favorito dentre todos os KoF).

Quando o 99 saiu eu já não me dedicava mais a fighting games e ele foi o último KoF que realmente joguei bastante... coincidiu que depois dele foi onde a franquia começou a decadência (pra mim). Só voltei a gostar de fighting games com Soul Calibur, que já tinha jogado em 1999, mas peguei pra valer quando comprei meu Dreamcast em 2001. Ironicamente eu já conhecia tanto Virtua Fighter quanto Tekken desde suas primeiras versões e joguei um bocado todas, mas só fui ficar fã das franquias a partir do momento que Soul Calibur 3 (que considero um lixo) saiu e a comunidade do 2 morreu.

KoF eu tentei jogar todo o miolo que saiu entre o 99 e o XIII, mas só fui retomar a franquia com esse último quando peguei numa bela promo no Steam... e mesmo assim tenho pouquíssimas horas nele (mas pelo menos voltei a sentir algum prazer em o jogar esporadicamente em doses homeopáticas). O XIV ainda nem fui atrás... esperar sair uma versão GOTY com todos os DLCs e um preço bem promocional... talvez lá pra 2020:klolz
 

Rodrigo dsf

Mil pontos, LOL!
Mensagens
7.893
Reações
6.528
Pontos
1.079
KOF sem duvida pra mim é disparado o melhor jogo de luta, apesar de ver o pessoal jogando KOF 94 e 95, comecei mesmo a pratica no 96, meu triu era Leona, Yury e Kyo, mais não era muito de competir nos fliperama pois não era tão habilidoso assim em jogos de luta, gostava mesmo de ver meu irmão jogar, ele gostava mais do 95. KOF gostava de jogar contra quando ia jogar com meus colegas nos consoles, ai a disputa era grande.
 

Shy86

Bam-bam-bam
Mensagens
2.911
Reações
7.979
Pontos
453
Um tópico de Kof *-*

Amo KOF, joguei bem mais do q SF e MK, não tenho curtido os ultimos não, gosto mesmo até
meio q tenho meus trios e personagens q prefiro jogar, alguns só tem em determinados KOF, mas qse sempre é May Shiranui, Leona, Heidern, Ryuji Yamazaki, Jhun e Joe Hisashi, no mínimo 1 era obrigatório no meu time.
Mas eu comecei a jogar KOF no conforto do lar mesmo, afinal não podia ir pra fliperama, então tive q esperar pra jogar em console e depois emulei mto no pc... só alegria :kjoinha
 

Denrock

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
13.588
Reações
70.577
Pontos
584
Esse a 1ª vez foi num boteco mesmo, buteco clássico de periferia onde morava chegou a máquina do KOF 94 (mas já era 1995).

Nesse KOF 94 era obrigatório escolher o trio completo, então só joguei uma com o time Fatal Fury e uma com o time AOF, que eram os únicos personagens que conhecia.

Mas lembro que na época achei animal ver um time do Brasil com os personagens militares.... até então estava acostumado com Blanka como nosso representante, foi muito loko ver o BR representado de uma forma bem diferente.

Aí em 1996 quando ganhei meu PS1, naquele CD demo que vinha junto do PS1 (com uns 20 demos jogaveis que variavam de ano a ano), um dos demos era do KOF 95, joguei várias vzs esse demo
 

Grose

Bam-bam-bam
Mensagens
8.007
Reações
12.438
Pontos
459
@matroska Uma coincidência engraçada é que a revista que mais apoiava KoF era a Gamers que tem fama de revista de pobre, até porque tudo da editora escala deixa com motivos este sentimento. haha

Interessante, é estranho pensar que a placa VMS era a mais barata ao compararmos com o preço dos cartuchos de AES, claro que as VMS ainda estão muito mais em conta mas digo o preço do cartucho original, seria tão bom se ambos nivelassem para baixo. :D

Vixe, joguei muito pouco Kof no arcade e no inicio, sempre preferir o SF porque era mais fácil sair rodado controle igual a doido para soltar hadouken e disparar o especial.
Conheço pessoas que evitaram King of Fighters pelo mesmo motivo, eles jogavam bem Street mas tinham dificuldades em aplicar os golpes nas franquias da SNK. Eu nunca tive muito dificuldade quanto a execução, o desafio era me adaptar ao gameplay, cada novo jogo era um desafio que superava a simples novidade.

@DarkMorten Não só a capa, eu adoro Fatal Fury mas eu amo Real Bout, estaõ entre os meus jogos de luta preferidos com facilidade, muitos bons momentos juntos, tanto que além de ter a versão para o Saturn comprei a coletânea de PS2 recentemente. :D
 

Grandpa

Mestre Jedi
Mensagens
5.691
Reações
2.838
Pontos
1.334
Eu fui conhecer KOF tardiamente e por incrível que pareça não foi nos fliperamas, foi no emulador NeorageX. Depois eu vi que tinha um KOF num boteco perto do trabalho (acho que era o KOF 98 ou 99).

É estranho que eu me lembro bem de ter jogado Street Fighter 2 e os Mortal Kombat nos fliperamas, mas KOF eu só me lembro de ter visto em boteco.

Gosto da franquia, mas nunca fui bom nos KOF. O time que eu ia mais longe era aquele Team Korea que tinha o gordão barbudo com uma bola de metal, o Freddy Krueger e um outro carinha.
 

Ryo_Sakazaki

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
6.096
Reações
11.976
Pontos
754
Conheci a série em KOF94.
Eu era super ligadão em AOF e FF mas foi com KOF que eu realmente vi que tinha encontrado meu jogo de luta preferido.
Joguei mesmo pra valer da 94 até 99. Daí pra frente eu meio que fui perdendo o interesse na série e fiquei meio sem vontade de jogar após a saga nests. E com a venda da SNK pra Playmore eu broxei de vez.

Até hoje vez ou outra jogo KOF98 online no Fightcade. Meu nick por lá é Diego Sakazaki.

Tenho até alguns vídeos de momentos bacanas de algumas partidas vs online em KOF98.
 

Crude Dude

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.042
Reações
3.090
Pontos
979
Foi um jogo que me interessou muito na época, pois era (e ainda sou) fã de Fatal Fury. O KOF 94 eu joguei pouco nos arcades, não vi em muitos lugares, acho que foi lançado antes da SNK ter representação no Brasil. O KOF 95, 96, 97 e 98 eu joguei bastante em fliperamas. A partir do 99, com todas as mudanças que a série passou, eu perdi o interesse, embora ainda tenha jogado KOF 99 no PSX (joguei bastante o 96 e 97 no Saturn).
De todos, o que tenho as melhores recordações é o KOF 95, foi um baita sucesso por conta do Team Edit.
 

DarkMorten

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
24.219
Reações
19.157
Pontos
614
eu adorava as revistas de videogame .. lia todas que podia .. e quando dava comprava mais de uma por mês
no litoral, tinha uma banquinha no fim dos anos 90 que vendia uns pacotes com tipo 3 por $5 ... fiz a festa
o lendário gamers book FF7, eu cheguei a pegar na mão .. mas lembro de ter "ah, outro dia eu compro isso aqui" (até pq, nunca fui um super fã daquele FF) mas se eu soubesse que aquela edição ia ser meio rara, tinha comprado ..

adorava os brindes da ação games, no qual "ganhei" desenhos e filmes VHS, adesivos, tazos ou algo assim .. disquete (na edição das olimpiadas de 96, eu nem pc tinha)
gostava dos detonados e das particularidades da SGP .. mas em termos de ler mesmo, pra mim a Gamers foi a melhor que teve no Brasil .. com bastante texto e analises mais profundas (não exatamente por profundidade em si, mas sim pelas outras serem rasas demais) dos jogos
 

black_ovelha

Bam-bam-bam
Mensagens
6.295
Reações
5.693
Pontos
399
Esses dias tive a oportunidade de jogar o XIII pela primeira vez (não joguei qdo tinha ps3). É um excelente jogo. Mas cheguei numa conclusão: qto mais experimento versões de KoF, tenho certeza de que o XIV não é um King e que o 2002 continua supremo, imo.

Enviado de meu Moto G (5) Plus usando Tapatalk
 

JUGULADOR

Mil pontos, LOL!
Mensagens
50.904
Reações
37.601
Pontos
1.129
eles jogavam bem Street mas tinham dificuldades em aplicar os golpes nas franquias da SNK
Comigo aconteceu que depois que aprendi a jogar KoF meio que desaprendi a jogar SF2... perdi o timming de vários especiais (sim... são mais simples, mas começaram a falhar mais) e especialmente golpes normais. Alias, KoF do 97 em diante ficou muito mais ágil na parte dos golpes normais, principalmente pq a movimentação de KoF é bem mais rica. Quando vc aprende a jogar KoF ele tb fica muito intuitivo. Acho que o maior desafio pra dominar o jogo é que ele tem muito mais personagens e esses mais golpes (e com comandos às vezes maiores).
 

Maçãetílica

Veterano
Mensagens
546
Reações
527
Pontos
123
Eu considero Kof 95 de saturn a melhor versão do game devido algumas mudanças na jogabilidade. Talvez seja o jogo da serie que mais tenha jogado no arcade.
A 96 trouxe um publico novo pra serie, a galera que so jogava game da capcom
 

Denrock

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
13.588
Reações
70.577
Pontos
584
Esses dias tive a oportunidade de jogar o XIII pela primeira vez (não joguei qdo tinha ps3). É um excelente jogo. Mas cheguei numa conclusão: qto mais experimento versões de KoF, tenho certeza de que o XIV não é um King e que o 2002 continua supremo, imo.

Enviado de meu Moto G (5) Plus usando Tapatalk

KOF XIII é um put* jogo , bem melhor que esse novo 3D

Digamos...:
da fase clássica (94, 95, 96, 97, 98), o ápice foi o 98
Da fase 99, 2000, 2001, 2002, 2003 , o ápice foi o 2002
e de toda fase pós neogeo/mvs (Neowave, Maximum Impact 1 e 2, XI, XII, XIII, XIV) o XIII é disparado o melhor.

então, KOF 98 , 2002, e XIII são os 3 melhores KOFs já feitos, os 3 fundamentais.
 

black_ovelha

Bam-bam-bam
Mensagens
6.295
Reações
5.693
Pontos
399
Comigo aconteceu que depois que aprendi a jogar KoF meio que desaprendi a jogar SF2... perdi o timming de vários especiais (sim... são mais simples, mas começaram a falhar mais) e especialmente golpes normais. Alias, KoF do 97 em diante ficou muito mais ágil na parte dos golpes normais, principalmente pq a movimentação de KoF é bem mais rica. Quando vc aprende a jogar KoF ele tb fica muito intuitivo. Acho que o maior desafio pra dominar o jogo é que ele tem muito mais personagens e esses mais golpes (e com comandos às vezes maiores).
Eu acho que a principal diferença vem da mecânica do jogo ter 4 tipos de pulos. Sério, penso que tudo mais decorre disso.

Enviado de meu Moto G (5) Plus usando Tapatalk
 

Grose

Bam-bam-bam
Mensagens
8.007
Reações
12.438
Pontos
459
@JUGULADOR Primeiro quero dizer que eu também não curto SoulCalibur 3, adoro o 1, 2 e o Soul Edge, mas relevo o 3 por ter jogado bastante e me proporcionado bons momentos, também não chego a odiar ele, assim como o 4 que eu gostei ainda menos mas também joguei bastante e não o odeio. Agora o 5... É melhor voltar a falar de KoF. haha

Tem uma grande tendência do pessoal ter ido forte até o King of Fighters 98 e debandar a partir do 2000, não só pelo que li aqui e vivi mas pelo que já li e ouvi pela internet, até porque começou um declínio da cultura fighting games e dos fliperamas, infelizmente, independente do que a série se tornou a partir disso.

O XIV meu amigo pegou na steam, é o que estamos jogando agora, até que não achei o jogo ruim, mas eu joguei muito pouco KoF do XI em diante, tanto que em casa o que mais estou jogando é o 2002, os desafios dos campeonatos que assisti até que empolgam, achei mais divertido que assistir Marvel vs Capcom 3 que para mim também ficou bastante abaixo do 2, até do primeiro, e não estou botando fé nesse que está porvir.

Muitos tinham mais dificuldade em jogar KoF por eles serem mais jogadores de console, ainda mais com a popularização e pirataria do Playstation, aí eles ficavam vidrados só em Street Fighter e jogavam Winning Eleven entre uma coisa e outra, foi o que aconteceu por aqui. Quando eu frequentava o fliperama, especialmente no ápice antes da queda lá por 1998, teve muitas boas promoções, na Sports Arcade faziam nos fins de semana 10R$ por 25 créditos para utilizar em qualquer máquina, nas Street Arcade rolava 12 fichas por 5R$, sendo que a unidade era 50 centavos, eu não gastava tudo isso numa coisa só, o que me fazia assimilar bem entre uma coisa e outra sem problemas. Hoje sem chance de fazer isso, fico muito numa coisa só e quando volto pra outra tenho que reaprender a jogar. haha
 

JUGULADOR

Mil pontos, LOL!
Mensagens
50.904
Reações
37.601
Pontos
1.129
Eu acho que a principal diferença vem da mecânica do jogo ter 4 tipos de pulos. Sério, penso que tudo mais decorre disso.

Enviado de meu Moto G (5) Plus usando Tapatalk
Pulos, corridinha e mais as esquivas. KoF mesmo não sendo um jogo mais rápido que Street (na verdade é até mais lento, mesmo se não considerarmos as opções de turbo na franquia da Capcom) as suas lutas são bem mais ágeis... ou pelo menos essa é a impressão que sempre tive.

@JUGULADOR Primeiro quero dizer que eu também não curto SoulCalibur 3, adoro o 1, 2 e o Soul Edge, mas relevo o 3 por ter jogado bastante e me proporcionado bons momentos, também não chego a odiar ele, assim como o 4 que eu gostei ainda menos mas também joguei bastante e não o odeio. Agora o 5... É melhor voltar a falar de KoF. haha

Tem uma grande tendência do pessoal ter ido forte até o King of Fighters 98 e debandar a partir do 2000, não só pelo que li aqui e vivi mas pelo que já li e ouvi pela internet, até porque começou um declínio da cultura fighting games e dos fliperamas, infelizmente, independente do que a série se tornou a partir disso.

O XIV meu amigo pegou na steam, é o que estamos jogando agora, até que não achei o jogo ruim, mas eu joguei muito pouco KoF do XI em diante, tanto que em casa o que mais estou jogando é o 2002, os desafios dos campeonatos que assisti até que empolgam, achei mais divertido que assistir Marvel vs Capcom 3 que para mim também ficou bastante abaixo do 2, até do primeiro, e não estou botando fé nesse que está porvir.

Muitos tinham mais dificuldade em jogar KoF por eles serem mais jogadores de console, ainda mais com a popularização e pirataria do Playstation, aí eles ficavam vidrados só em Street Fighter e jogavam Winning Eleven entre uma coisa e outra, foi o que aconteceu por aqui. Quando eu frequentava o fliperama, especialmente no ápice antes da queda lá por 1998, teve muitas boas promoções, na Sports Arcade faziam nos fins de semana 10R$ por 25 créditos para utilizar em qualquer máquina, nas Street Arcade rolava 12 fichas por 5R$, sendo que a unidade era 50 centavos, eu não gastava tudo isso numa coisa só, o que me fazia assimilar bem entre uma coisa e outra sem problemas. Hoje sem chance de fazer isso, fico muito numa coisa só e quando volto pra outra tenho que reaprender a jogar. haha
Eu gostei muito do KoFXIII... acho que é fácil o melhor KoF lançado após o 98... melhor até que o 99 (que eu ainda gosto). A única coisa mais substancial que vejo o pessoal reclamar é de sua direção artística. Eu pessoalmente gostei muito, mas é visivelmente diferente dos traços clássicos da franquia, então pessoal mais purista pode não gostar. Mas a jogabilidade dele é irretocável.
 

black_ovelha

Bam-bam-bam
Mensagens
6.295
Reações
5.693
Pontos
399
Achei o KoF XIII rigoroso com os inputs

Enviado de meu Moto G (5) Plus usando Tapatalk
 

Havokdan

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
9.489
Reações
10.063
Pontos
764
KOF 98 não é o "Slugfest" aquele que não tem história? Afinal do saga Orochi termina no 97, e do Nestz começa no 99?
 

Rubens01

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
4.991
Reações
7.776
Pontos
694
@Grose parabéns! Seus tópicos atualmente são os melhores da pasta! Muita nostalgia!
Bom sobre o tópico em sí, minha história com o KOF é parecida com a sua.
A diferença é que quando o KOF 94 saiu eu fiquei louco pra jogar!Eu curtia mais os jogos da SNK que mortal kombat (ainda curto), então esse jogo era must play pra mim.
O engraçado é que não consegui jogar muito, pq na minha região só foi aparecer uma máquina num boteco meio longe. Mas MK tinha em qualquer esquina.
Só fui pegar pra valer mesmo no KOF 95, que apareceu em maior abundância.
E que jogo! Lembro até hj que o primeiro time que enfrentei nele foi o da Athena...e perdi a luta pq não conseguia parar de olhar pro cenário, com aquelas cachoeiras e detalhes lindos.
A SNK se superou nesse jogo.
Depois veio o 96, que estourou de vez nos botecos e shoppings.
Tirei muitos contras nesse ai. E que alegria foi ver Geese e Krauser nesse jogo...e que decepção quando eu fui jogar e vi que eles estavam mais fracos que os personagens padrão.
Mesmo assim foi um baita jogo, que criou a fundação da era moderna do KOF e que era lindo e com a melhor trilha da série.
No fim de 96 ganhei um saturn, e passei a acompanhar a série mais em casa que nos arcades.
Quando parou de sair pro saturn, jogava o 98 e o 99 no psone do meu primo.
Depois ganhei um dreamcast e como vc, o 99 se tornou um dos meus preferidos da série.
Do 2000 ao 2002 tb peguei no dream, já que não usava jogos originais e os camelôs tinha qualquer jogo japonês que vc quisesse.
Hj jogo praticamente todos os KOFs no ps2, via OPL mesmo.
Mas fiz questão de comprar o 96 original pro Saturn, já que foi o primeiro KOF que tive em casa, e me marcou demais.
 

Rubens01

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
4.991
Reações
7.776
Pontos
694
KOF 98 não é o "Slugfest" aquele que não tem história? Afinal do saga Orochi termina no 97, e do Nestz começa no 99?
Exato...é uma pena que não tenha história. Não é pq não é canonico que não poderia ter uma história paralela ou ainda um "o que aconteceria se..." no estilo dos quadrinhos.
A SNK foi bem preguiçosa nesse ponto.
 

Maçãetílica

Veterano
Mensagens
546
Reações
527
Pontos
123
Exato...é uma pena que não tenha história. Não é pq não é canonico que não poderia ter uma história paralela ou ainda um "o que aconteceria se..." no estilo dos quadrinhos.
A SNK foi bem preguiçosa nesse ponto.
preguiçosa? ela melhorou o jogo em 200%
 
Topo Fundo