Sempre fui péssimo em jogos de luta, sempre fui daqueles que girava e apertava botões adoidado, no Street Fighter até que ia, mas no KOF não, gostaria de saber dos experts, qual é o chefão mais difícil de ser derrotado, quem seria?
Quando estamos adentrando os jogos de luta a primeira manobra fácil e útil de aprender nos jogos 2D é o combo com voadora de chute forte e rateira com chute forte, depois incremente com voadora e golpes fracos embaixo até o oponente abrir a defesa e aplica a rasteira, se acertar aplica uns dois golpes fracos seguidos de rasteira forte, depois parte para aprender a sacar o momento de defender em cima ou embaixo, contra-atacando com rasteiras. Veja que até aí sem mistérios ou algo miraculoso, que serve tanto para o Street quanto para o Kof, claro que não é o suficiente para vencer campeonatos mas dá para se tornar um pouco mais competitivo, especialmente contra o computador.
Aí é só ir incrementando com o aprendizado de magias e habilidades defensivas mais avançadas como as esquivas, o primeiro combo com magia que aprendia e amava fazer no Street Fighter era a rasteira média com o Ken ou Ryu seguido de hadouken, se estiver muito perto dá para aplicar um gancho forte seguido de shoryuken, é um movimento bem legal, com o Guile ou outros que possuem gols de carregar sempre ataque o inimigo enquanto carrega o golpe, então em sequência a libere para a combinação. A partir do Alpha e do III estas ligações foram ficando mais maleáveis e mais gostosas de se fazer.
No caso do KoF tem muita coisa parecida, no começo uma coisa que eu fazia muito era dar um pulo ou super pulo sobre o oponente usando o soco forte, se acertasse emendava outro golpe, se não caía me defendendo, o que geralmente não dava certo e cedia o contra-ataque, especialmente entre humanos, porém, não é um caso 100% suicida, entre tantas que funcionam e outros counters que falham, é uma medida ofensiva para iniciantes. Por incrível que pareça um personagem que me salvou o início da minha era KoF foi o Clark, porque ele tem golpes de agarrar que superam a defesa e é mais rápido que o Goro Daimon, com o Zangief dá para fazer essa mutreta, o problema é que um dos movimentos mais difíceis de aprender a executar perfeitamente é o 360º, por isso eu o utilizava enquanto desferia outro golpe.
Enfim, no youtube tem vários vídeos com tutoriais avançados, se tiver a fim de uma olhada, mas recomendo que primeiro tente se inserir nos jogos com os limites impostos sobre as suas habilidades, enquanto distingue o que deve ser feito com as observações para adquirir experiência de saber o que fazer apenas de olhar.
O chefe mais difícil do King of Fighters é... Difícil, acho que respondemos isso nas páginas anteriores, em determinada medida todos são dificeis, mesmo com os macetes que permitam dar perfect, tem que ter sangue frio. O pessoal cita mais o Goenitz e o Rugal do 95, eu acho, o Rugal acredito que até hoje tenho mais dificuldades então fico com ele, mas quero relembrar uns jogos da série após terminar o Blue Dragon que estou jogando, especialmente o KoF XIII que está louco na espera. :D