Aqui um exemplo com um modelo que eu mesmo fiz e que também é
baked. O estilo visual é bem diferente, lowpoly e estilizado, mas dá pra entender o que estou falando.
https://sketchfab.com/3d-models/kit...apple-arcade-28f9db4c2b4849a29f0ea17b9e6dd856
Eu usei iluminação global proveniente de um hdri map, ray-tracing padrão com bouncing, ambient occlusion, sombras suavizadas e filtro/correção de cores pra chegar nesse visual. Significa que esse sistema de iluminação que usei é "moderno", coisa que consoles foram ter só nessa atual geração.
A cena é simples mas um PS3/Xbox 360 não conseguiriam renderizar essa iluminação em tempo real, em compensação, com as texturas baked (ou seja, iluminação e demais visuais "pintados" direto nas texturas), essa cena rodaria tranquilamente um um PS2/GameCube, talvez até PS1 se fosse bem otimizado e em baixa resolução.
É uma ceninha que roda hoje em qualquer celular, pq não tá sendo calculado nada alí, tá tudo pintado na textura...
No caso do Uncharted 4 é tecnicamente a mesma coisa, é outro nível, é claro, mas a técnica é a mesma. É uma cena que rodaria talvez até no
Switch se resolução de texturas não fosse um gargalo.