Não é nem isso. Em boa parte dos jogos stealth, ainda existe a mecânica "hive mind", de se um cara te viu, a fase fica toda alerta, ou então ele imediatamente comunica ao resto do grupo.
TLOU2 não te obriga a ser um ninja invisível toda hora. Se vc faz m**** e começa um quebra-pau com um inimigo, dependendo do lugar, os comparsas não vão partir todos pra cima de vc. Em TLOU2, se vc não deixar o cara em paz durante uma briga, ele não chama ninguém e vc só precisa tomar cuidado pra não ter alguem do bando perto pra ir ver o que está acontecendo.
A mesma coisa é com tiroteios. Pelo tamanho dos mapas, vc pode fazer micro-emboscadas, derruba dois ou três caras de um grupo na bala e some do lugar, deixando só os corpos, no maior estilo Patriota(o filme de Mel Gibson). Depois vc decide como despacha o resto dos infelizes. Ou seja, não é pq começou um tiroteio em um lugar que deixou de ser furtivo como aconteceria em outros jogos.