O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


The Neon Demon

major505

Bam-bam-bam
Mensagens
3.638
Reações
1.382
Pontos
274
images


Bom faz tempo que não vejo escrevo uma recomendação aqui então vai lá.

Bom, ontem eu assisti o ultimo filme do Nicolas Winding Refn, The Neon Demon.
Como adiantado aqui pelo Patelli esse provavelmente é um dis filmes mais grotescos que eu já assisti (grotesco como no sentido de algo horrível, mas que gera certa simpatia, tipo a minha sogra).


Talvez os únicos filmes que eu tenha tido essa sensação ao assistir foram "Salò - 120 dias de sodoma", do Pier Paolo Pazzolini e Anticristo. Tipo aquele melhor filme que você já viu, mas não recomendaria para ninguém.

O filme conta a história de uma menina de 16 anos chamada Jesse que chega em LA (talvez orfã, talvez fugida de casa) e ingressa na carreira de modelo.

Ela é dona de algo que pode ser associado ao Mojo do Austin Pawers, que faz que ela seja o centro das atenções onde quer que pise (um personagem chega ao extremo de descrever ela como o Sol em um longo inverno), e a projeta a uma carreira meteórica ao topo.

Mas como esse é um filme sobre mulheres, ciúmes é um tema fundamental, e ao decolar em sua carreira ela desperta a admiração inveja e desejo de outras pessoas. Ao ponto que ela é aquilo a ser imitado e talvez até consumido (fica a dica).

Na trama, os personagens masculinos são tratados como namoradas em outros filmes: apenas um dispositivo para mover a trama. Tão logo eles se mostram desnecessários, são tirados de cena e nunca para nunca mais ser vistos.

As mulheres, todas elas por outro lado representam aspectos diferentes da beleza e seus sacrifícios, e como nos 2 filmes anteriores de Refn os personagens são mais alegorias a sentimentos do que propriamente personagens desenvolvidas com esmero. Essencialmente é um exercício de estilo acima de substância.


Eu não vou dar spoilers aqui para não estragar quem aqui tenha estomago para assistir, mas saibam que o filme 2 ou 3 cenas bem perturbadoras. Entre elas uma cena extremamente gráfica e detalhada de necrofilia. Ao mesmo tempo chocante, e deprimente.

Vale frisar, o filme tme um desenvolvimento lento e preguiçoso, mas quando as coisas começam a se comportar como uma locomotiva em chamas, fora de controle e carregada de nitroglicerina, indo em direção a uma ponte desabada.

Como em outros filmes do Refn a atenção aos detalhes é gigantesca. Nada é posto ao acaso. Todos os diálogos são cuidadosamente projetados para esculpir uma ideia central do filme. Após o final é possível ver que nos filmes do diretor, o acaso não existe e em um mundo competitivo e impessoal como o mundo da moda de Los Angeles, as vezes as pessoas são apenas ovelhas marchando para o sacrifício.

Refn apensar da cabeça doentia tem se tornado meu diretor favorito, pois com toda certeza não subestima seu publico. Ele não entrega um filme mastigado, na verdade ele entrega algo quase que integrável. Ele não tem sutileza. Chega com os 2 pés no peito e espera que vc seja capaz de levar isso de boa. Vai ser interessante ver o rumo que a carreira dele vai tomar depois desse filme.



Nota 7,5
 

Tauron

Bam-bam-bam
Mensagens
4.074
Reações
28.880
Pontos
453
É o típico filme que "poderia ter sido mas não foi".
É pretensioso demais e infelizmente entrega bem menos que poderia, sua única indulgência é a fotografia estilosa.

Uma boa idéia desperdiçada...
 

Eduard[o]

Bam-bam-bam
Mensagens
3.051
Reações
4.653
Pontos
453
Por falar no diretor, mais alguém gostou do Only God Forgives? Violento, sexy, noir, visual e fotografia fodaum. Achei um filmão!
 

major505

Bam-bam-bam
Mensagens
3.638
Reações
1.382
Pontos
274
Por falar no diretor, mais alguém gostou do Only God Forgives? Violento, sexy, noir, visual e fotografia fodaum. Achei um filmão!
Eu gostei bastante. É um preceito bem interessante: um homem tendo que lutar contra Deus e resistir ao Diabo ao mesmo tempo. E plus: o cara do Diário de uma Paixão leva uma surra.
 


major505

Bam-bam-bam
Mensagens
3.638
Reações
1.382
Pontos
274
É o típico filme que "poderia ter sido mas não foi".
É pretensioso demais e infelizmente entrega bem menos que poderia, sua única indulgência é a fotografia estilosa.

Uma boa idéia desperdiçada...
Acho que pretencioso pode ser aplicado para todos os filmes do diretor. Ele é o tipo de cara que prefere algo vistoso a algo como substancia, mas eu gosto que ele admite isso. Apesar de fazer filme que nego que assiste filme iraniano sem legenda gosta de dizer que assiste porque é artistico ele mesmo se define de maneira mais simple e direta: ele se diz um pornógrafo. Um cara que filma o que quer ver... o que no caso desse filme eu recomendaria ele uns anos com um psicanalista.
 
Topo Fundo