O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


The Witness ●── | PS4, One, PC, Mac, Android e iOS | Explore uma ilha misteriosa

MalleoBH

Lenda da internet
Mensagens
33.584
Reações
60.086
Pontos
1.724
9VIUEQz.jpg

Título: The Witness
Plataformas: PS4 e PC lançamento / iOS (TBA) / Outras plataformas a serem anunciadas, lançamento posterior
Desenvolvimento: Thekla, Inc. (Estúdio independente de Jonathan Blow e sua pequena equipe)
Gênero: Puzzle-Exploração
Formato: Digital, no lançamento / Físico, posterior ao lançamento
Lançamento: 26/01/2016
Preço: PSN e Steam $39.99 / €36.99 / £29.99 / R$72,99 (Steam BR) / R$122,90 (PSN BR)

INTRODUÇÃO

Em 2008, o desenvolvedor Jonathan Blow lançou Braid, um plataforma 2D com jogabilidade puzzling e um belíssimo visual (estilo desenho a mão). Braid explodiu em vendas na Xbox Live Arcade e tornou-se um dos principais títulos apontados como parte da revolução dos "indies games".

Um ano depois, em 2009, ele anunciou seu próximo projeto, um adventure puzzle game chamando The Witness. As expectativas eram de lançar o game para 360 e PS3.

"Eu pensava a época que seria um game muito menor, então quando o anunciei disse que seria para o Natal de 2011", relembra Blow, rindo. "Claro, a reação na internet foi, 'Oh meu Deus, falta tanto tempo. Por que eles estão anunciando um game dois anos antes do lançamento?' Agora já são seis anos e meio depois". Esse tempo já seria muito para o desenvolvimento de um game AAA, imagine para uma pequena equipe independente? Blow só conseguiu manter o projeto com o dinheiro que conseguiu com o sucesso de Braid. Mas ele não desistiu de sua visão e levou até o fim sua ideia, sem sacrificar o game.

Não há dúvidas de que houve uma inesperada longa espera pelo próximo projeto de Blow, mas The Witness está finalmente próximo de ser lançando

PUZZLES, EXPLORAÇÃO E UMA ILHA MULTI COLORIDA

É por uma caverna estranha que o jogador tem acesso à misteriosa ilha do game. Quem jogou Myst já deve ter tido essa sensação. E não é por acaso, segundo Blow: "The Witness é deliberadamente uma homenagem a Myst". A única coisa a fazer é vaguear pela ilha resolvendo puzzles.

A escolha por uma exploração open world não foi deliberada, a intensão de Blow é a de que mesmo que o jogador fique empacado em algum puzzle ele pode dar continuidade ao game explorando outras áreas e novas formas de puzzles. A exploração em The Witness é praticamente livre, desde o início o jogador poderá ir aonde ele consegue ver na ilha, mas algumas construções podem exigir a resolução de algum puzzle para serem acessadas.

Construída sobre uma engine própria da equipe, a ilha apresenta variados ambientes com cores vibrantes: uma porção de deserto, um pedaço de floresta tropical, pântano, lago, orquidário e outros muitos ambientes.

b9WpGxz.jpg

Como descobrir o mistério dessa ilha? A solução é simplesmente resolver cada vez mais puzzles e criar uma rede conectada à ilha. Todos os puzzles em The Witness vem de uma premissa simples: em um painel com uma grade de linhas o objetivo é desenhar uma linha que sai de um ponto inicial especifico e vai até um ponto final sem que essa linha se cruze. Em outras palavras, todos os puzzles em The Witness são simplesmente uma certa forma de labirinto.

wUPUCeJ.jpg

Mas se engane se você pensa que os puzzles são fáceis. De início os puzzles são realmente simples, mas servem para introduzir a mecânica ou sua regra ao jogador. Apesar da premissa inicial estar presente em todos os puzzles, é a regra para se resolver cada um deles e a combinação dessas regras que ditam a dificuldade deles. Como exemplos: há puzzles em que a linha ao sair de seu ponto inicial até chegar em seu ponto final deve separar pontos brancos de pontos pretos da grade (Fig. 1). Há puzzles que com a linha deve-se passar por todos os pontos espalhados pelo traçado até chegar ao ponto final (Fig. 2). Assim como há a combinação dessas duas regras, onde deve-se separar pontos brancos de pretos da grade passando por todos pontos espalhados pelo traçado (Fig. 3). A cada nova área, novas regras e combinações.

Há ainda uma característica nesse game que é a de não "levar o jogador pela mão". As regras para cada uma das variações dos puzzles não são ditas ao jogador. Toda as informações necessárias para descobri-las estão no painel em si. Então, cabe ao jogador analisar o painel e perceber os detalhes e singularidades de cada um deles. Muitos dos puzzles exigirão tentativas e erros até que se entenda a sua regra e leve à sua resolução. Segundo Blow, há puzzles que certamente nem 1% dos jogadores conseguirão resolver. E essa é a sua intensão, ele não se importa se o jogador ficará horas e horas tentando resolver um puzzle. Mas para terminar o game não será preciso terminar os mais de 650 puzzles presentes no game. Para terminar o game o diretor estima cerca de 20-40 horas de jogo, mas para aqueles que pretendem alcançar os 100% o desafio pode passar das 80 horas.

RKmF5Wi.jpg

TRILHA SONORA E SONS


Vocês devem se perguntar se os dois belos arranjos apresentados nos trailers estarão no game final. Só que a resposta é não. Segundo Blow diz: "(quase) não há música no game". E esse "quase" é porque em declaração Blow disse que há somente uma música no game inteiro. E ele explica o por que disso: "Não é uma decisão arbitrária, mas sim um importante fato para a coerência do que estamos fazendo. The Witness é um game sobre ser perceptivo: notando sutilezas nos puzzles encontrados, percebendo detalhes no mundo que te cerca. Se colocássemos uma camada de música tocando arbitrariamente, não vindo realmente do mundo, estaríamos então adicionando uma camada de materiais que iriam contra o game."

A ausência de música levou a um grande foco aos sons do ambiente: "Colocamos um cuidado especial nos sons do mundo que o cerca, de forma que maximize a imersão no game. E isso vem da definição do game: você está sozinho nessa ilha, e não há nem mesmo algum outro animal. Não há pássaros nas árvores! No cotidiano, se pensarmos os sons da natureza certamente pensaremos em elementos que não estão persentes na ilha: uma floresta naturalmente terá sons de pássaros, planícies com matas terão grilos, um pântano terá sons de vários insetos. Não há nenhum deles no game, porque nesse game você está realmente sozinho. E isso nos forçou a sermos bastante criativos com o áudio de forma a assegurar que as coisas tenham profundidade e textura. Esse trabalho está sendo feito pelo Wabi Sabi Sound, que é responsável pelo som da bastante atmosférica série Dead Space e mais recentemente de Ori and the Blind Forest.

Nos vídeos abaixo temos uma demostração da variação do áudio conforme os ambientes da ilha:






HISTÓRIA, VOICEWORK E LOCALIZAÇÃO

O game contará com voice acting (em inglês) de atores reais, um deles em especial é bem conhecido do público (não divulgado ainda). Mas se você está sozinho nessa ilha, de onde essas vozes vem? Blow explica: "Quando vagando pela ilha você poderá encontrar gravações vocais que foram deixadas... bem, no início do game você não sabe por quem; e com o avanço no game há um interessante mistério para resolver sobre quem são ou foram essas pessoas."

n2iNZL4.jpg

O game será localizado para diversos idiomas, incluindo o português do Brasil. Mas a localização não inclui voice acting, a localização será somente em Textos de Menus e Legendas. Blow fala sobre: "Como em muitos games atuais, estamos localizando nosso game de forma que pessoas que falam diferentes línguas possam entender. Não estamos gravando voice acting em diferentes línguas, muito porque é extremamente difícil fazer isso com qualidade. Já é extremamente difícil fazer com que se tenha certa qualidade em uma única língua."

VÍDEOS

Primeiro vídeo oficial (fevereiro de 2013, PS Meeting):



Segundo trailer, data de lançamento (Setembro 2015):



IMAGENS



WALLPAPER



REVIEWS

----

TROFÉUS
São 14 troféus: 1 platina, 11 ouro, 2 prata
129998.png
Platinum - Get every trophy.

129999.png
Shady Trees - Activate the Shady Trees laser.

130000.png
Symmetry - Activate the Symmetry laser.

130001.png
Desert Ruin - Activate the Desert Ruin laser.

130002.png
Treehouses - Activate the Treehouse laser.

130003.png
Keep - Activate the Keep laser.

130004.png
Quarry - Activate the Quarry laser.

130005.png
Marsh - Activate the Marsh laser.

130006.png
Jungle - Activate the Jungle laser.

130007.png
Monastery - Activate the Monastery laser.

130008.png
Bunker - Activate the Bunker laser.

130009.png
Town - Activate the Town laser.

130010.png
Endgame - Reach the end.

130011.png
Challenge - Complete a certain challenge.

http://www.exophase.com/game/the-witness-ps4/trophies/


FONTES:

http://the-witness.net/news/
http://www.polygon.com/features/201...-jonathan-blow-interview-ps4-playstation-4-pc
 
Ultima Edição:


MalleoBH

Lenda da internet
Mensagens
33.584
Reações
60.086
Pontos
1.724
Eu espero muito por esse game, essa ilha me encantou desde o primeiro trailer. E adoro puzzles.

Do criador de Braid, parece muito promissor.
E mais um que não vai pro Xone.
Ainda tem plataformas a serem anunciadas, há chances de chegar ao One. Esse game será lançando em muitas plataformas para tentar recuperar a grana/tempo investidos.
Vai floppar miseravelmente. Se tivesse saído no lançamento, talvez se desse melhor, mas agora já tem vários jogo do estilo.
Pois é, esse game perdeu o hype inicial, mas ainda espero por ele. E também acho que não será um sucesso como Braid foi. Foda é que o Jonathan Blow gastou quase todo o dinheiro que ele ganhou com Braid nesse projeto. Torço para que ele consiga retorno.
 
Ultima Edição:

Clockwerk

Bam-bam-bam
Mensagens
2.388
Reações
6.293
Pontos
303
Essse tópico é pra fechar o ano com louvor!

Estou esperando The Witness desde o anúncio! Essa ilha mistériosa é linda. Adoro puzzles, exploração, cenários bonitos, histórias doidas... Esse é um dos jogos que está na minha lista de janeiro!

Com certeza pegarei Day One.
Ótimo tópico! Jogos únicos assim merecem!
 

Fatofi

Lenda da internet
Mensagens
29.343
Reações
11.739
Pontos
1.614
Já até tinha esquecido desse jogo, tendo o Jonathan como criador já cria um hype absurdo, Braid foi um dos jogos mais inteligentes que já joguei, espero que esse surpreenda também.
 

MalleoBH

Lenda da internet
Mensagens
33.584
Reações
60.086
Pontos
1.724
Essse tópico é pra fechar o ano com louvor!

Estou esperando The Witness desde o anúncio! Essa ilha mistériosa é linda. Adoro puzzles, exploração, cenários bonitos, histórias doidas... Esse é um dos jogos que está na minha lista de janeiro!

Com certeza pegarei Day One.
Ótimo tópico! Jogos únicos assim merecem!
Começarei 2016 em grande estilo.

Comprarei.
Também quero Day One, mas bem que podiam definir o peço logo.
 

PhylteR

F1 King
GOLD
Mensagens
33.608
Reações
38.887
Pontos
2.069
Junto com Rime, que já nem sei se verá a luz do dia, é um dos games pra PS4 que mais aguardo desde o anúncio.
 

Sniperr

Bam-bam-bam
Mensagens
4.234
Reações
2.177
Pontos
374
Estou torcendo pra que eu esteja errado, mas tá fedendo a #FAIL esse jogo.

Parece muito simples, sem ter o que fazer além de interagir com algo que você resolveria com papel e caneta. Se der certo talvez eu lance um Jogo da Velha AAA pra PS4.
 

Versao

Lenda da internet
VIP
Mensagens
14.940
Reações
33.266
Pontos
1.554
Compra garantida aqui, jogarei nos dias de stress pra relaxar.
 

João Hortifruti

Mil pontos, LOL!
Mensagens
16.033
Reações
14.141
Pontos
1.389
Braid é um dos jogos mais tops que já joguei...

Mas esse não animou ainda não... não entendi o gameplay...
 

gcrodrigues

Bam-bam-bam
Mensagens
3.685
Reações
4.999
Pontos
329
GOTY 2016.

O nível de perfeccionismo no desenvolvimento foi tão alto que nos últimos 6 meses o jogo já estava pronto e polido, mas 2 arquitetos ficavam analisando e retocando TODAS as estruturas, escadas, caminhos, pilares e construções do jogo, só porque o diretor queria que tudo fosse perfeito mesmo.

Vai ser muito foda! Péssimo título para não se ter num console (Xone), e a própria equipe disse que a razão disso é que a Sony sempre foi mais parceira desde o começo do desenvolvimento, mas pelo menos dá pra pegar no PC...
 

Tacrovy

Mil pontos, LOL!
Mensagens
19.178
Reações
53.705
Pontos
1.284
Essse tópico é pra fechar o ano com louvor!

Estou esperando The Witness desde o anúncio! Essa ilha mistériosa é linda. Adoro puzzles, exploração, cenários bonitos, histórias doidas... Esse é um dos jogos que está na minha lista de janeiro!

Com certeza pegarei Day One.
Ótimo tópico! Jogos únicos assim merecem!
mano me mande uma mp por favor, preciso trocar uma idéia com vc, não consigo pq vc é chato e não deixa eu visualizar seu perfil :obrigue:kforever
 

Clockwerk

Bam-bam-bam
Mensagens
2.388
Reações
6.293
Pontos
303
Pra quem gosta de curiosidades, tem um vídeo de gameplay do jogo na PAX 2010.


Também tem esse outro vídeo que mostra a evolução da ilha entre 2010 e 2015.


O jogo estava previsto pra ser lançado em 2011, mas ainda bem que o desenvolvimento se estendeu por anos pois o tempo só melhorou essa obra!
 

MalleoBH

Lenda da internet
Mensagens
33.584
Reações
60.086
Pontos
1.724
Jonathan Blow revelou as vozes por trás de The Witness. Tem Ashley Johnson! :kpaixao

Pra quem quiser ver, a matéria no PlayStation Blog é essa: http://blog.us.playstation.com/2016/01/14/meet-the-voice-actors-of-the-witness/
Legal, a Ellen de The Last of Us como uma das vozes do game. Blow investiu muito cuidado nesse game, torço que ele consiga retorno.
Pra quem gosta de curiosidades, tem um vídeo de gameplay do jogo na PAX 2010.


Também tem esse outro vídeo que mostra a evolução da ilha entre 2010 e 2015.


O jogo estava previsto pra ser lançado em 2011, mas ainda bem que o desenvolvimento se estendeu por anos pois o tempo só melhorou essa obra!

A ilha evoluiu muito desde o início do projeto, mesmo se comparada àquela mostrada na PlayStation Meeting já dá para notar muitas diferenças. Blow é muito perfeccionista, por isso o projeto já tem 7 anos em desenvolvimento.
 

nonatoreal

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
5.542
Reações
11.094
Pontos
753
detalhe que parece que o cara torrou toda a grana que tinha juntado com braid nesse jogo
 

Ponce de Leon

Bam-bam-bam
Mensagens
9.108
Reações
9.478
Pontos
353
Opa, sai no dia do meu aniversario.


Se alguém quiser me dar de presente, o link pro perfil do steam tá na assinatura.
 

gcrodrigues

Bam-bam-bam
Mensagens
3.685
Reações
4.999
Pontos
329
Gente não vai rolar uma countdown pro dia 26? Faltam 11 dias pro GOTY de 2016 sair, depois de longos 7 anos de desenvolvimento....

Faz tempo que não se lança um jogo tão meticulosamente trabalhado, temos que valorizar! Vou pegar day one aqui...
 

MalleoBH

Lenda da internet
Mensagens
33.584
Reações
60.086
Pontos
1.724
Finalmente revelado o preço:
A lot of people have been asking about the price, so: The price of the game on both Steam and PSN will be $39.99 / €36.99 / £29.99.


Pre-order será aberta na Steam hoje. Sem pre-order na PSN.
 
Ultima Edição:

Clockwerk

Bam-bam-bam
Mensagens
2.388
Reações
6.293
Pontos
303
Finalmente revelado o preço:
A lot of people have been asking about the price, so: The price of the game on both Steam and PSN will be $39.99 / €36.99 / £29.99.
$39.99! :eek:
Pensei que seria lançado por $29.99 no máximo...

Acho que vou ter que riscar A Boy and His Blob da lista pra poder pegar The Witness!
Preciso de um transplante de bolso urgente! Hahaha
 

MalleoBH

Lenda da internet
Mensagens
33.584
Reações
60.086
Pontos
1.724
$39.99! :eek:
Pensei que seria lançado por $29.99 no máximo...

Acho que vou ter que riscar A Boy and His Blob da lista pra poder pegar The Witness!
Preciso de um transplante de bolso urgente! Hahaha
Salgado mesmo, mas pensei que cobrariam full price. O medo é do valor da PSN BR.
 
Topo Fundo