O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Spoiler [TLOUS PT II - Tópico oficial dos spoilers] TLOUS PT II tem spoilers insanos vazados por falta de pagamento e crunch excessivo aos funcionários.

Status
Não está aberto para novas respostas.

Guilsben

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.230
Reações
2.593
Pontos
703
Nem precisa de report. É só filler sem argumentação alguma.
Argumentar com gente que achou a história uma b*sta? Vai argumentar o que? Sua opinião já esta estabelecida, ela não vai mudar. Você pode não ter gostado do jogo pq mataram o papai Joel, mas isso não muda que a história e magnífica e muito bem contada

Enviado de meu Redmi 4X usando o Tapatalk
 

Bebidão

Bam-bam-bam
Mensagens
1.553
Reações
4.490
Pontos
288
Não adianta ficar discutindo, quem gostou gostou, quem não gostou não gostou, é assim que funciona.


É fato que os Fifeiros ficam malucos com o sucesso do GOTY mas tem pessoas que genuinamente não gostaram, paciência.
 

Toguro Games

Mil pontos, LOL!
Mensagens
10.225
Reações
29.611
Pontos
1.049
Eu fico imaginando, pensou se essa garotada já jogasse na época do PS1? Imagina eles jogando Final Fantasy Tactics, ou Breath of Fire 4? Em várias partes você joga com "vilões". Eles iam xingar muito, mas muito no Twitter.

Imagina eles jogando Final Fantasy 7? Quando um certo personagem morre provavelmente iam fazer campanha pra negativar o jogo no Metacritic.
 

O Rei Rubro

RIP AND TEAR
GOLD
Mensagens
33.571
Reações
78.611
Pontos
1.839
Eu fico imaginando, pensou se essa garotada já jogasse na época do PS1? Imagina eles jogando Final Fantasy Tactics, ou Breath of Fire 4? Em várias partes você joga com "vilões". Eles iam xingar muito, mas muito no Twitter.

Imagina eles jogando Final Fantasy 7? Quando um certo personagem morre provavelmente iam fazer campanha pra negativar o jogo no Metacritic.

Olha o "véião"...desculpa aí vovô...aqui...ninguém jogou PS1.

Né pessoal?
 


ryutorrent

Mil pontos, LOL!
Mensagens
7.000
Reações
11.314
Pontos
1.049
Argumentar com gente que achou a história uma b*sta? Vai argumentar o que? Sua opinião já esta estabelecida, ela não vai mudar. Você pode não ter gostado do jogo pq mataram o papai Joel, mas isso não muda que a história e magnífica e muito bem contada

Enviado de meu Redmi 4X usando o Tapatalk

Não argumentar é uma coisa e é seu direito.

Agora desmerecer uma opinião e ridicularizar a pessoa no processo, não cabe. É uma coisa bem baixa e desnecessária.
 

The End.

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
9.038
Reações
26.291
Pontos
703
Já upei totalmente as armas e as habilidades das 2 :kluv
Estava com medo de não conseguir as pecinhas suficientes, mas no final deu tudo certo.
 

Kampfar

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.227
Reações
12.875
Pontos
503
Pelas minhas contas,tirando os perfil fake,a cada 10 que tem o ps4,
6 odiaram o jogo/até gostaram do jogo mas a história cagou/vai passar longe dessa bomba(eu)
3 falam que gostaram do jogo/devem proteger a pátria amada como se ganhassem algo/precisa argumentar m**** pra defender o indefensável/istas chatos pra c***lho/vivem numa bolha de m****(meus pêsames quando sair dela)/
Agradou sim gregos e troianos,claro!Quer um café agora?Tenho pó aqui.
 

ryutorrent

Mil pontos, LOL!
Mensagens
7.000
Reações
11.314
Pontos
1.049
Imagina eles jogando Final Fantasy 7? Quando um certo personagem morre provavelmente iam fazer campanha pra negativar o jogo no Metacritic.

Aeris morre e a morte dela é justificada e devidamente vingada.

Não é algo apenas para subverter as expectativas, até porque os Japas não seguem essa muleta narrativa que o pessoal de Hollywood curte tanto.
 

Lord_Revan

Lenda da internet
Mensagens
65.893
Reações
130.532
Pontos
2.274
Aeris morre e a morte dela é justificada e devidamente vingada.

Não é algo apenas para subverter as expectativas, até porque os Japas não seguem essa muleta narrativa que o pessoal de Hollywood curte tanto.

Tomara que na parte dois façam a gente jogar com o Hojo...mostrem a infância dele, ele salvando um chocobo, etc.
.
Nego fala umas m**** com menos conteúdo que as que eu cago no vaso, vou te contar viu.
 

ryutorrent

Mil pontos, LOL!
Mensagens
7.000
Reações
11.314
Pontos
1.049
Tomara que na parte dois façam a gente jogar com o Hojo...mostrem a infância dele, ele salvando um chocobo, etc.
.
Nego fala umas m**** com menos conteúdo que as que eu cago no vaso, vou te contar viu.

Pois é. Square vai colocar um segmento aonde você joga com o Sephiroth participando de corridas de Chocobo, ajudando idosas a atravessarem semaforos em Midgard e salvando gatinhos em árvores.

Tudo para você simpatizar com ele e ver como maldosos são Cloud, Tifa, Barret e afins, assim como mostrar como aquela vagaba da Aeris merecia ir para vala.
 

Lord_Revan

Lenda da internet
Mensagens
65.893
Reações
130.532
Pontos
2.274
Pois é. Square vai colocar um segmento aonde você joga com o Sephiroth participando de corridas de Chocobo, ajudando idosas a atravessarem semaforos em Midgard e salvando gatinhos em árvores.

Tudo para você simpatizar com ele e ver como maldosos são Cloud, Tifa, Barret e afins, assim como mostrar como aquela vagaba da Aeris merecia ir para vala.

Pior que eu simpatizo com o Sephiroth :klol
.
Ele por si só não é mal, o negócio é que ele enlouqueceu ao descobrir a sua origem. Queria ver quem não enlouqueceria ao saber que não passa de um experimento cientifico feito em uma criatura alienígena.
.
E a Aeris soltou um "Shit" aleatório, claramente uma depravada.
 

O Rei Rubro

RIP AND TEAR
GOLD
Mensagens
33.571
Reações
78.611
Pontos
1.839
Pior que eu simpatizo com o Sephiroth :klol
.
Ele por si só não é mal, o negócio é que ele enlouqueceu ao descobrir a sua origem. Queria ver quem não enlouqueceria ao saber que não passa de um experimento cientifico feito em uma criatura alienígena.
.
E a Aeris soltou um "Shit" aleatório, claramente uma depravada.

Olha que paralelo interessante: Sephiroth é um dos vilões mais amados dos videogames...e a Abby é uma vaca.

Não adianta...TLOU2 é o Druckman querendo ser o Kojima, mas com muito mal gosto e muito checklist de agenda pra seguir. Deu no que deu.
 

ᴇʟʏsɪᴜᴍ

Zima Blue
VIP
Mensagens
28.535
Reações
56.876
Pontos
1.003
Vilão de HQ não morre, e quando morre ressuscita. De certa forma, dá pra dizer que não é possível se vingar deles.
 

Toguro Games

Mil pontos, LOL!
Mensagens
10.225
Reações
29.611
Pontos
1.049
Olha que paralelo interessante: Sephiroth é um dos vilões mais amados dos videogames...e a Abby é uma vaca.

Não adianta...TLOU2 é o Druckman querendo ser o Kojima, mas com muito mal gosto e muito checklist de agenda pra seguir. Deu no que deu.
Um dos maiores sucessos comerciais do ano, nota 94 no MC.

Acabou com a divisão de jogos da Sony praticamente, hehe
 

SEParmera

Bam-bam-bam
Mensagens
1.819
Reações
3.044
Pontos
453
Pelas minhas contas,tirando os perfil fake,a cada 10 que tem o ps4,
6 odiaram o jogo/até gostaram do jogo mas a história cagou/vai passar longe dessa bomba(eu)
3 falam que gostaram do jogo/devem proteger a pátria amada como se ganhassem algo/precisa argumentar m** pra defender o indefensável/istas chatos pra c*lho/vivem numa bolha de m****(meus pêsames quando sair dela)/
Agradou sim gregos e troianos,claro!Quer um café agora?Tenho pó aqui.

:brbr

Pelas minhas contas... de 10 q falaram q não gostaram do jogo, 5 nem jogaram, 3 tomaram spoiler e jogaram só pra poder falar mal... sendo q no fundo, gostaram, 1 não entendeu e achou melhor falar q não gostou e esse último sim... jogou, entendeu e não gostou...

:kgozo
 

SEParmera

Bam-bam-bam
Mensagens
1.819
Reações
3.044
Pontos
453
O tópico tem mais postagens do que o oficial. Quero ver até quando ficará na primeira página. Duralino deixou sua marca.
Ah vai longe...

Tem user mto machucado.

Lucas Silva e Silva direto do mundo da lua flooda isso aqui sem descanso...

A Ellie perdoou... mas ele nunca descansará até conseguir sua vingança!!

:viraolho
 

O Rei Rubro

RIP AND TEAR
GOLD
Mensagens
33.571
Reações
78.611
Pontos
1.839
Um dos maiores sucessos comerciais do ano, nota 94 no MC.

Acabou com a divisão de jogos da Sony praticamente, hehe

Né? Nem foi famoso o primeiro jogo...nem tinha um mar de pre-orders porque o primeiro era adorado incondicionalmente. Coisa que infelizmente...o segundo não é.

E isso é o pior do mal caratismo do Druckman: se ele lançasse a "malhação do purgatório dele" como um jogo novo, iria tomar um ralo. Surfou na popularidade do primeiro...e fez todo mundo pagar 60 doletas para assistir os fetiches pra frentex dele. Um baita de um cusão.

E ele conseguiu até dividir a base sonista...foi um experimento interessante. Vai ser legal entender o que virá depois, com um possível TLOU3 ou mesmo um novo jogo dele...acho que as bolas dele serão murchadas um pouquinho a portas fechadas.
 

Toguro Games

Mil pontos, LOL!
Mensagens
10.225
Reações
29.611
Pontos
1.049
Né? Nem foi famoso o primeiro jogo...nem tinha um mar de pre-orders porque o primeiro era adorado incondicionalmente. Coisa que infelizmente...o segundo não é.

E isso é o pior do mal caratismo do Druckman: se ele lançasse a "malhação do purgatório dele" como um jogo novo, iria tomar um ralo. Surfou na popularidade do primeiro...e fez todo mundo pagar 60 doletas para assistir os fetiches pra frentex dele. Um baita de um cusão.

E ele conseguiu até dividir a base sonista...foi um experimento interessante. Vai ser legal entender o que virá depois, com um possível TLOU3 ou mesmo um novo jogo dele...acho que as bolas dele serão murchadas um pouquinho a portas fechadas.
Se vier mais jogos com o selo Neil, pelo menos pra mim é pré order da edição de colecionador na hora, hehehe :kcool
 

dashman

Mil pontos, LOL!
Mensagens
13.114
Reações
31.047
Pontos
1.374
Estão mandando ameaças de morte para o Neil, acho que ele não vai durar até o TLOU pt3, é muito odio e homofobia nesse mundo.
Se for verdade (aquilo de ficarem xingando e ameaçando a modelo que fez a Abby no jogo era fake), acho extremamente errado.
Ninguem merece morrer pq é ruim. No máximo uma chinelada no rabo.

Brincadeiras a parte, o cara só deveria ser criticado no âmbito profissional pela cagada que fez e só. Muito fanatismo fazer esse tipo de coisa idiota.
 

Lord_Revan

Lenda da internet
Mensagens
65.893
Reações
130.532
Pontos
2.274
Se for verdade (aquilo de ficarem xingando e ameaçando a modelo que fez a Abby no jogo era fake), acho extremamente errado.
Ninguem merece morrer pq é ruim. No máximo uma chinelada no rabo.

Brincadeiras a parte, o cara só deveria ser criticado no âmbito profissional pela cagada que fez e só. Muito fanatismo fazer esse tipo de coisa idiota.

Essa raça de merdinhas adoram usar essa carta de "Estão me ameaçando" quando estão com as bolas na forca.
.
Ja acusaram quem odiou esse lixo de homofóbicos e racistas, para jogarem mais essa é um peido.
 

Guilsben

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.230
Reações
2.593
Pontos
703
Tem broxao nesse tópico com preconceito só pq tem um casal mulher no jogo, imagina então um final daqueles.

Realmente o jogo tá recebendo muito hate, mesmo de fans do primeiro, atribuiu isso pelo fato de não terem entendido o jogo, mas blz.

Acredito que não terá uma continuação desse jogo tão cedo, e se tiver, só no final da geração, oi se fizerem um prequel com o papai Joel, para assim deixar a galerinha gozar jogando com ele

Enviado de meu Redmi 4X usando o Tapatalk
 

dashman

Mil pontos, LOL!
Mensagens
13.114
Reações
31.047
Pontos
1.374
Tem broxao nesse tópico com preconceito só pq tem um casal mulher no jogo, imagina então um final daqueles.

Realmente o jogo tá recebendo muito hate, mesmo de fans do primeiro, atribuiu isso pelo fato de não terem entendido o jogo, mas blz.

Acredito que não terá uma continuação desse jogo tão cedo, e se tiver, só no final da geração, oi se fizerem um prequel com o papai Joel, para assim deixar a galerinha gozar jogando com ele

Enviado de meu Redmi 4X usando o Tapatalk
Se alguém diz que não curtiram o jogo pq não entenderam, é pq não entendeu o jogo.
 

Dark Arisen

Bam-bam-bam
Mensagens
1.849
Reações
6.148
Pontos
453
Tem gente falando por aí que TLOU2 tem a melhor história do século. Sei:

Xenogears-2-nao-aconteceu-por-culpa-do-filme-Final-Fantasy-Spirits-Within-768x432.jpg

Xenogears disputa com Planescape: Tormenta o título. Duas obras primas

A galera só joga esses jogos que querem ser filmes e tentam generalizar.

Nunca jogaram um Vagrant Story, um Tactics Ogre: Let us cling together, ou os dois que mencionei anteriormente.

A hipérbole que circula TLOU2 quase não me faz querer ter vontade de jogá-lo. Daqui a um ano quando as coisas acalmarem pego ele pra ver qual é. Não tô com paciência no momento pra jogos que tiram o controle do player constantemente tipo os da ND
 

Falken

Poetry & Games
Mensagens
6.363
Reações
21.723
Pontos
603
Achei sua crítica muito bem elaborada e destoante do festival de b*sta e hate gratuito que tenho lido por aqui. Vou dar minha opinião em alguns pontos sobre o que você escreveu, a começar por esse trecho aqui:

Acho o pacing do jogo um pouco arrastado em certos momentos, principalmente pela falta de um objetivo muito claro na história. Um ponto de começo, meio e fim de jornada. Nesse nós ficamos num vai e volta constante que saturou. A segunda metade do jogo apresenta diversidade considerável, mas daí eu tenho um problema enorme com a história que simplesmente não fez com que eu me importasse muito com esse trecho.

Eu concordo em partes. Aliás, pra mim esse foi um dos grandes defeitos do jogo e acrescento aí o excesso de personagens. Essas constantes mudanças tipo "jogue duas horas com a Dina, depois sozinho, depois 30 min com o Jesse, depois sozinho denovo, depois quando estiver jogando com abby, joga um pouquinho com a Mel, depois Manny, depois sozinho... e por aí vai" me soaram meio bagunçadas, me pareceu uma tentativa desesperada de fazer você se apegar aos personagens secundários, mas não funcionou muito bem com a maioria, se limitassem esse elenco apenas as cutscenes ficaria melhor. Eu não acho que quebra o pacing do jogo, acho apenas que simplesmente não teve propósito. "Tá joguei acompanhado do Jesse essa 1 hr pq, exatamente?". Saca?

Começando com a morte daquele que era, até então, o personagem principal dessa história. Excluindo de lado meus sentimentos pelo personagem e como eles foram estilhaçados pela maneira com que tudo aconteceu, e de maneira tão prematura, eu acho que o roteiro constrói mal esse momento. No primeiro jogo vimos alguém que sobreviveu por muitos anos nesse mundo, fez coisas inimagináveis, é sagaz, e toda essa ladainha que já foi discutida sobre o Joel. Ver ele confiar abertamente no grupo da Abby contradiz o personagem construído durante 20 horas no jogo anterior e na sequência. Digo isso porque muitos argumentaram como “a vida mansa pode ter mudado o Joel”, mas a partir do momento que eu preciso extrapolar em minha mente algo que a história não entrega para cobrir o buraco, temos um problema.

E digo isso porque o Druckmann teve momentos excelentes para apresentar um Joel diferente: os flashbacks. Coloquem o Paiva na direção do jogo, Druckmann bate na minha porta e apresenta o roteiro. Noto essa falha. O que eu faria seria imediatamente modificar algumas pequenas coisas no flashback. Digo isso pois, nesses momentos, podemos justamente experienciar quem foi o Joel durante esse salto de tempo na história. E o que vimos? O mesmo Joel forte, o mesmo Joel inteligente, o mesmo Joel atento. Em todos os momentos que ele e Ellie se desgrudavam, procurava flanquear a área, alertá-la de cuidado, chegando até a desistir de avançar para conseguir as cordas do violão por não sentir que a situação era favorável. E vou além: ele ainda salva a Ellie em dois momentos durante esses flashbacks. Alguém, sinceramente, sentiu que estava convivendo com um Joel diferente no tocante à pandemia em todas as partes? E isso teria sido tão simples de mudar. Se fosse para expor como o personagem estava “amolecendo”, que mostrasse ao mesmo tempo a evolução da Ellie. Coloquemos, por exemplo, ela para salvar o Joel, e não o inverso. Um comentário do tipo “tá ficando enferrujado, hein?” após isso, e pronto. Aqui está o Joel frágil que entra desamparado na toca de um grupo desconhecido, e ainda diz o próprio nome. O jogo não apresentou isso.

Cara, eu vou nadar contra a maré e discordar da maioria, inclusive você. Que o Joel e o Tommy foram imprudentes, é fato, mas eu acho que coube perfeitamente nas mudanças durante esses 5 anos trouxeram a relação dos dois com o mundo.

1- Jackson é uma comunidade que teve uma crescente absurda em relação ao primeiro jogo, sendo que antes nem energia elétrica tinha, por exemplo. Pra isso acontecer, obviamente tiveram que buscar pessoas, tiveram que confiar em pessoas para compor aquela comunidade. Mesmo no primeiro, você percebe que o Tommy já havia mudado muito, pois ele teve que fazer coisas terríveis com o Joel tbm, aliás, ele é bem parecido com o Joel nesse aspecto e quando vc reencontra ele no primeiro ele tá num relacionamento, tá rodeado de amigos, e com um tom bem mais ameno, tanto é que ele perdoa o Joel e se reconcilia com ele logo de cara.
Pra se manter uma comunidade vc necessariamente tem que mudar sua relação de confiança com os humanos.

2- Esse meu primeiro ponto é reforçado por umas duas cartas que você acha, uma específica eu lembro bem, onde uma sobrevivente é acolhida por jackson, e depois escreve essa carta contando como viver ali mudou a perspectiva dela em relação as pessoas e tenta ali naquela mesma carta convencer a amiga dela a vir tbm. Outra coisa que você percebe é que eles praticamente não enfrentam mais ameaças humanas naqueles arredores, as patrulhas são focadas em limpar os infectados e manter eles longe da comunidade, dá pra ver isso em vários momentos, desde comentários dos personagens, até aquele checklist de patrulha.

3- É extremamente perceptível a mudança de personalidade do Joel já desde o final do primeiro jogo. No começo do primeiro, ele é um put* armagurado, que so pensa em sobreviver e f**a-se todo o resto, agora, ele adota sempre um tom ameno ao falar, ele faz amigos na comunidade (só ver o tanto de flores que deixam na casa dele como homenagem), o cara vira um membro valioso e querido por todos. Vc acha que o velho Joel cruel e impenetrável teria isso? E não só isso, ele passa a s dedicar a arte, ele arruma direitinho a casa dele, faz esculturas, volta a tocar violão, etc etc. No começo do primeiro ele só vivia dia após dia e mais nada, aliás, nem quando a Sarah era viva ele era tão flexível, pois só vivia pra pagar contas e já tinha um tom meio durão. Enfim... O jogo dá vários e vários indicativos sutis da mudança do Joel (até no final ele diz que trocou café com um viajante por exemplo). Pra mim, não foi necessário mostrar ele imprudente contra os infectados pra esfregar isso na cara do jogador. Vc mesmo diz que a falta de sutileza do jogo te incomoda.

4- Ele ter salvado a Abby é consequência dessa mudança, e consequência tbm de fazer a comunidade girar, ter novos membros. Isso é reforçado pelo tom ameno do Tommy ao falar que o grupo poderia ir lá reabastecer. É imprudente, mas compreensível no contexto cara, são humanos e a gente abaixa a guarda mesmo, é normal. Eles não tiveram opção, tiveram que ir pra mansão, então mesmo que eles estivessem super alerta, já era, só restava confiar. O Joel ter dito o nome dele não iria fazer diferença se fossem bandidos sanguinários, ele falou de forma displicente, mas percebeu logo de cara que deu m****, já entendendo toda a situação e aceitando seu fim. Mesmo no primeiro, embora todo desconfiado, ele diz o nome pros irmãos e deixa-os acompanhar e pouco depois até se abre pra eles. Os personagens de tlou não são heróis super prudentes, não são badass oe coisa e tals, são apenas humanos, que mudam, erram, etc. Sempre foi assim.

Entendo não gostarem, mas pra mim fez sentido sim no contexto. E antes que falem alguma b*sta (não vc, os outros), to sendo bem sincero e jamais defendendo de forma cego. To falando o que senti e o meu take nos acontecimentos.

A fagulha inicial para a história já não me agradou tanto. E no desenrolar dela, alguns problemas, principalmente do lado da Abby, surgem. A mudança de perspectiva da Ellie para a outra protagonista tem uma intenção bastante clara: mostrar que não temos heróis e vilões, e sim visões diferentes. Dois lados de uma mesma moeda. Porém isso não funcionou (comigo, ressalto novamente) porque:



1) o jogo força simpatia. Eles precisam desesperadamente vender o pai da Abby como alguém muito legal, que ignora responsabilidades do grupo que lidera para salvar animais, precisam mudar totalmente a postura da Marlene acerca do sacrifício da Ellie e do impacto disso no Joel. Enquanto assisti o diálogo dela com o médico, pausei o jogo e imediatamente procurei o vídeo em que ela conversa com o Joel sobre o que será feito em TLoU 1, e Deus amado, a diferença é clara como noite e dia. Assim como a cura no primeiro jogo representava uma esperança, uma tentativa, e no segundo ela é modificada para algo certo que o Joel roubou de todos. E nisso posso elencar diversas outras coisas, como forçar a Ellie a matar o mesmo animal que com a Abby nós brincaremos e faremos carinho, a gravidez misteriosa da mulher que a Ellie acabou de matar, e por aí vai. Resumindo - o roteiro, nesse aspecto, joga toda a sutileza para o espaço. Ele quer evocar emoções muito específicas do jogador e não esconde isso nem um pouco. Porém, comigo, esse método ajudou a criar justamente uma barreira para o que o Druckmann tanto almejou que eu sentisse.



2) A Abby. O jogo precisa que duas coisas funcionem na cabeça do jogador para que a história encaixe perfeitamente, e elas são a morte de Joel e a Abby como segunda protagonista. O problema é que em momento algum eu tive o menor pingo de simpatia pela personagem. Ela tortura o Joel, mata-o na presença do irmão (por mais que desacordado) e da filha adotiva. Não apresenta um pingo de remorso por isso no jogo inteiro. Na mudança de perspectiva, o Manny (melhor amigo excluindo o interesse amoroso) é morto na frente dela e a personagem não faz sequer um comentário elaborado. A comunidade em que ela cresceu, treinou com, fez amigos, pessoas que seguiram-na fielmente na jornada em busca de vingança, é morta pela comunidade rival e pela própria Abby e, novamente, o roteiro em momento algum para dois segundos para tratar do assunto.

1) Concordo, acho que o jogo exagera demais fazendo aquelas ceninhas bonitinhas, não precisavem espelhar tudo o que acontece com Ellie/Joel (Aquario/museu --- Zebra/giraffa) pra causar comoção. Não gostei disso tbm, e detestei o romance da Abby com o Owen, este segundo achei um personagem totalmente clichê de filme de romance americano, o que destoa demais da grande maioria dos personagens da franquia. Sobre a Marlene, não vi nada demais, aliás eu achava estranho era a postura dela no primeiro, dura e sem remorço demais com uma menina protegida dela, no segundo acho que dão uma profundidade mais realista ao fazer ela titubear e na minha interpretação, no primeiro ela age daquela forma pq ela tinha que demonstrar segurança ao Joel de que aquela era a chance da humanidade, ela teve que ser dura ao perceber que ele ficou puto, e ela mesmo tinha que se convencer de que era o certo. Mas é questão de interpretação, eu senti isso, não vi incoerência nem um furo muito grande, mas isso é comum em prequels.

2) Sobre a Abby. Cara, eu não acho que a intenção é fazer você se apegar a ela, duvido muito que o Neil achasse que isso seria possível depois de viver tanto tempo na pele da Ellie/Joel por um jogo e meio. Acho que o objetivo principal é entender o lado dela, mostrar que não há certo ou errado na história e que todos tem suas motivações, claro que alguns podem até simpatizar com ela, enfim... Cara, o Joel matou o pai de sangue dela, se vc entende o Joel matar meio mundo pra salvar a Ellie, como pode não entender o ódio que ela sente do Joel? Eu entendi perfeitamente e só não concordei pq eu amo o Joel. Veja bem, a Ellie tortura a Nora que nem pegou no taco e iria fazer a mesma coisa com o Owen e a Mel só pra pegar informações, pq ela é tão diferente assim da Abby? Só pq a Ellie sente o baque e a Abby não? Eu acho que cabe analisar as ações de cada um como seres humanos, pq The Last of Us não é uma história simplesmente sobre vingança assim como o primeiro não é sobre uma viagem em busca da cura da humanidade, TLOU sempre foi sobre as nuances do comportamento humano e, pra mim acertaram no geral, mas não vou fazer uma análise completa pra não ficar um wall of text maior do que já é.

A personagem quer matar a Dina e regogiza pelo fato da mulher estar grávida, enquanto a Ellie vomita quando percebe o que fez. Após a Ellie torturar a Nora, o psicológico da personagem praticamente quebra. Aliás, o psicológico da Ellie segue em descendência durante o jogo inteiro. Nós sentimos como a personagem está sendo afetada por tudo, enquanto a Abby simplesmente não tem trabalho algum nesse aspecto. Pelo contrário: as respostas para certos questionamentos são risíveis. O Lev chega a perguntar porque diabos ela está abandonando toda uma vida por conta de uma criança que ela conhece tem nem 24 horas, e a resposta é “Porque... porque eu senti que precisava”. A Mel chega a falar como a Abby não é uma boa pessoa (afirmação acertada), e o roteiro precisa pontuar “eu vi que você é uma boa pessoa” pela Yara. Até na disputa final, se perdemos como a Ellie, a Abby mata-a sem pensar duas vezes. Se fosse pra trabalhar com a ideia de duas moedas, acho que teria ficado bem melhor que o encontro final não tivesse vitória nem derrota - independente do combate, as duas saem totalmente quebradas, as duas compreendem que aquele não é o caminho. Mas não. Eu preciso jogar com uma personagem que não demonstra empatia para praticamente nada nem ninguém, a não ser o Lev, que ela mal conheceu, e ainda ser violenta com o próprio grupo, quer matar a grávida do outro lado e ainda mata a Ellie no confronto final em caso de derrota. Porque eu deveria gostar de uma personagem dessas? E pior: toda essa história é praticamente à parte. Vingança da Ellie? Vai pro espaço. É quase uma DLC ou um TLoU 3 dentro do TLoU 2. Eu tava crente que nós veríamos a perspectiva da Abby sob os mesmos eventos que transcorreram do lado da Ellie, mas o jogo para num climax, dá 180 graus e vai pra outro lado totalmente diferente. Novamente aquela questão do escopo, que querem crescer e abraçar tudo e acabam deixando quase todos os elementos da narrativa difusos.

A Abby sem dúvida não sente remorso, pq pra ela a justiça foi feita. Também não sente remorso sobre a Dina, pq pra ela tbm seria o justo (Mel estava grávida e o amor da sua vida tbm, ela tava full putaça e pra ela a ellie é uma sanguinária sem coração, se a Ellie tivesse uma chance tão cedo, faria o mesmo). Só que aqui o Lev é um ponto chave, pq faz ela acordar e perceber que aquilo não levaria a nada. É um erro achar que a Abby sai ganhando nessa história, pois ela perde TODOS que ela ama, desde amigos, namorado até seu próprio pai. O Lev pra ela é um contraponto a toda essa violência, e é a partir daí que ela começa a questioná-la,tipo, o que diabos ela tava fazendo ali naquela guerra? No que ela se tornou? Ela é realmente uma má pessoa como a Mel disse? O Lev é uma criança que mostra uma certa pureza, um contraponto assim como, guardada as devidas proporções, a Ellie foi pro Joel (que até então só pensava em matar, sobreviver e já era f**a-se a violência , o mundo é assim e pronto). Pra mim, ela voltou pra salvar as crianças por causa disso e o Lev deu um estalo pra ela pouco antes de matar a Dina. Ali a Abby aprendeu a lição que a Ellie não aprendeu e seguiu sua vida com o Lev. A Ellie teve a mesma chance e ainda por cima nem perdeu todo mundo como a Abby, Tommy e Abby seguem vivos e agora ela ainda ganhou uma família!!

Mas como diria a música que o Joel canta pra ela:

If I ever were to lose you
I'd surely lose myself

E realmente, a Ellie se perde. A Abby tbm, mas ela se encontra a tempo de seguir sua vida.

E o jogo ainda tem outros problemas. Um mapa com todas as anotações possíveis que a Ellie simplesmente “esquece” do lado do corpo da Mel, infinitudes de temas que procuram abordar e não se aprofundam em nenhum. Falta de sutileza, falta de lógica narrativa. Nossa, até a história contada em cartas e cenários do Boris (o dono do arco que pegamos) precisa esfregar na nossa cara como a vingança nunca é plena, mata a alma e envenena. O tipo de mensagem que eu vejo no programa da Xuxa.

Cara, a Ellie tava transtornada, vc mesmo mencionou aí, ela chegou a vomitar e tals, convenhamos que esquecer um mapa no chão é extremamente plausível, era a última coisa que ela tava pensando.

Mas temos boas coisas também. Os momentos em que o jogo faz com que nos sintamos verdadeiros predadores atrás da presa no papel da Ellie, e como tudo aquilo pesa na cabeça da personagem. O “microcosmo” de Joel e Ellie que tentaram construir com a Abby e o Lev, resultando na mesma carregando o garoto exatamente da mesma maneira que Joel carregou Ellie ao final do primeiro jogo. A relação com a Dina, e todos os flashbacks com o Joel. O final, aí sim de uma sensibilidade extrema, em que a Ellie perde o fio de conexão que tinha com o pai por meio da música. Todos os momentos do Joel são excelentes, e era essa a história que deveria ter sido contada, se fosse para fazer uma sequência com os dois. Todos os flashbacks da Ellie, se vocês analisarem, são sobre a continuidade justamente do final do jogo anterior. Desde o símbolo dos Fireflies com “mentirosos”, ecoando a mentira do Joel, até o casal que ambos acham que talvez teriam um futuro diferente com a cura da Ellie, e enfim o confronto sobre a mentira, a mágoa, e enfim o perdão. Recomendo que vocês assistam o diálogo final do primeiro jogo e o diálogo final desse segundo logo em seguida. Encaixam como mão e luva. Ok, para isso tivemos um ponto final. Bem feito, poético, mas também curto por ter sido reduzido aos momentos à parte da história principal que tornou-se outra, sabe-se lá porque.


Que legal que você teve essa interpretação bem feita do final. Concordo sem tirar nem por. Tanto é que eu tava puto já achando que terminaria com a Ellie super feliz ao lado da dina, um final frufru demais que não condizeria com todo o clima dark e todo o contexto moral, humano e poético que o primeiro teve, por exemplo.

Enfim, desculpa aí o textão, vi que vc postou lá no tópico oficial e vou colar tbm pra quem de repente não frequenta esse poder ver outo take.
 
Status
Não está aberto para novas respostas.
Topo Fundo