Gente, eu sinceramente gostaria de debater (numa boa) com as pessoas que estão elevando o gameplay do jogo a um dos melhores da geração. Eu acho que consigo apontar sem nem pensar muito uns 10 jogos com uma jogabilidade, sistemas e design mais redondos que TLoU 2.
Assim, longe de achar o que se joga ruim. Foi o que mais me segurou no jogo. Mas obras como Sekiro, Titanfall 2, MGSV, Dishonored 2, DMC V, e Mario Odyssey até choram na hora que alguém começa a enfiar o gameplay da Parte II como uma maestria digna dos melhores. Inclusive, eu acho isso até mais difícil de entender do que a parte do roteiro, porque no enredo eu realmente consigo ver pessoas que se impressionariam com tamanha “profundidade” e ousadia. Mas, Deus, a jogabilidade é redonda com iterações extremamente modestas em cima dos sistemas que o primeiro apresentou.
O cover do jogo é de fraco para ok, o gunplay é bom, o melee é mais visual do que técnico, o level design é bom, a variedade de inimigos é baixa, a mobilidade é excelente, a I.A dos inimigos é boa, a I.A dos aliados é inexistente, os coletáveis são repetitivos e boa parte desinteressante (cartas de joguinho que não tem absolutamente nada a ver com o jogo), o crafting é totalmente desbalanceado, e o loop de gameplay cansa pelo pacing bizarro.
Tirando a mobilidade, acho que não tem mais nada que salta absurdamente aos olhos. Pensando ainda que temos uma sequência 7 anos após o original, poucas coisas saltaram largamente.
É um bom gameplay... e é isso. A campanha de Titanlfall 2 (pra citar um shooter) no aspecto de variedade, diversão, mecânicas, pacing, me impressionou MUITO mais.
No geral eu gostei da jogabilidade do The Last of Us 2, não é genial, mas cumpre bem o seu papel.
O que me incomodou foi o cover ser bem mais limitado que o do Uncharted que é excelente, basicamente só agachamos atrás de objetos, o personagem não trava na parede ou atira pelos lados como no Metal Gear Solid V que tem um sistema bem parecido.
Achei a jogabilidade no início atabalhoada além da conta tornando os encontros contra inimigos mais irritantes do que divertidos, entendo que queriam dar maior realismo e sentimento de progressão, mas preferiria que a dificuldade fosse explorada em outros departamentos e não tornando a jogabilidade ruim propositalmente. Mas conforme aumentamos a variedade do arsenal e fazemos os upgrades a jogabilidade melhora consideravelmente tornando os encontros contra os inimigos bem mais divertidos, achei legal como o jogo te força a usar diferentes armas conforme a situação para economizar munições.
A jogabilidade no início do The Last of Us 2 me lembrou o gunplay horrível do Days Gone que é mais eficaz enfrentar 30 inimigos com um pedaço de pau do que com uma arma de fogo, quando na verdade a arma de fogo deveria ser mais eficaz, porém com munição bem limitada.
Acho que a troca de personagens prejudicou a jogabilidade pois precisamos recomeçar do zero com a Abby e o jogo tem uma progressão bem lenta, então quando estamos nos divertindo enfrentando os inimigos com um arsenal variado com upgrades resetam tudo e voltamos para a mesma jogabilidade limitada do início. Acho que a Abby podia já começar com um número de itens bem maior, a graça dos jogos de stealth é justamente ter uma grande variedade de opções para superar as adversidades.
Eu gostei do combate corpo a corpo, a função de esquiva com o L1 deixou ele mais dinâmico, só acho que exageraram com o uso nos boss fights. Já usamos bastante a esquiva ao longo do jogo e fazer boss fights repetindo essa mecânica ficou parecendo preguiça, esperava combates bem mais criativos como os do Resident Evil 2 que precisamos derrubar o chefe usando um guindaste ou o chefe do Gears 5 que precisamos o congelar para revelar o ponto fraco. Mas pra ser justo, no geral shooters possuem boss fights bem fracos e a Naughty Dog não faz um bom desde o Uncharted 2.
Acho que o pulo aumentou demais a variedade do level design em relação ao primeiro, adicionou um pouco dos elementos do Uncharted, gostei. Também gostei da opção de rastejar, pode não ser nada revolucionário, mas quanto mais variedade de opções nas partes de stealth melhor.
A AI dos inimigos é boa, achei bem interessante como tentam te flanquear. Pra mim faltou só terem mais camadas, basicamente só possuem duas, o estado de alerta e o combate.
Como o jogo é bem mais longo que o primeiro no final já estava cansado de ficar procurando itens escondidos pelos cenários, era bem frustrante abrir uma gaveta e não encontrar nada. Acho que os itens podiam ser mais expostos, em menos quantidade, porém com maior valor agregado como no Resident Evil que a gente vê as plantas e balas a um quilometro de distância, ter que ficar a 10 centímetros do objeto para o enxergá-lo é só uma mecânica para esticar o tempo de jogo que vai cansando gradativamente.
Na minha opinião tem muitas pessoas elogiando bastante a jogabilidade mais por estarem encantadas com as animações em si que são sensacionais do que com a jogabilidade propriamente dita, mas para ser justo, no geral ela é sólida e cumpre o seu papel, não tem nenhuma mecânica quebrada que incomoda além da conta, só não tem aquele temperinho a mais como Sekiro, Doom Eternal e Metal Gear Solid 5.
Eu dou uma nota 8/10 pra jogabilidade.