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Todos os Shoot 'Em Up do Super Nintendo

Martel

Bam-bam-bam
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Tem alguns que eu nem conhecia. Tá certo que não sou muito versado nesse estilo, mas o que eu mais jogava era o STK e o Sonic Wings.

 

*ka

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Belo tópico :kjoinha
Devia haver mais tópicos deste tipo de outros gêneros e plataformas, pois são bons tópicos e sai um pouco da guerrinha de plataforma vs outra.
 

doraemondigimon

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Legal!

Poucos jogos dessa listagem não chegaram as minhas mãos. E outra, eu não consideraria os SD Gundam mostrados como Shmups!
 

Ridge

Bam-bam-bam
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Console muito underrated em matéria de shumups, algumas das mais famosas séries de shumups vc encontra no console como Gradius, R-Type, Darius, Parodius, Thunder Force, Aleste, e ele tem alguns dos melhores ever do gênero: R-Type 3, UN Squadroon, Space Megaforce, Axelay...

E
 

O Rei Rubro

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UN Squadrow, Axelay, Super Aleste, Firepower 2000 e Star Fox pra mim, são shumups de primeiro escalão de todos os tempos. Muito fodas.

Aliás...não tem Starfox nesse vídeo. Fail.
 
Ultima Edição:


rap3d

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Quando joguei Super R Type tive que segurar o queixo. Mas deixaram bem difícil pra molecada ter AVC antes do tempo.
 

Landstalker

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Esse é um estilo que se beneficiou muito dos gráficos de ponta na época nos arcadas tops e no Neo Geo. Por mais que eu ame o SNES, um dos melhores consoles favoritos de todos os tempos, esse estilo faltou um pouco a desejar nessa máquina, doravante, temos ainda bons exemplos na máquina do Mario.
 

O Rei Rubro

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Rail = trilho

Ou seja, o jogador está sempre "nos trilhos".

Space Harrier, Panorama Cotton e Sin & Punishment também são rail shooters.



Mas onde starfox ou sin and punishment rola em “trilhos”? absurda essa classificação.

Então todo shumup é on rails. Você movimenta sua nave em Star Fox em x e y. Shumup tanto faz ser horizontal ou vertical, também x e y. E o scroll é fixo em ambos os casos. A mudança está na perspectiva. Mas quando é 2d é shumup, e quando é 3D é on rails? Nada a ver isso.
 

andershroom

Supra-sumo
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Mas onde starfox ou sin and punishment rola em “trilhos”? absurda essa classificação.

Então todo shumup é on rails. Você movimenta sua nave em Star Fox em x e y. Shumup tanto faz ser horizontal ou vertical, também x e y. E o scroll é fixo em ambos os casos. A mudança está na perspectiva. Mas quando é 2d é shumup, e quando é 3D é on rails? Nada a ver isso.

Então, tem mais a ver com a perspectiva mesmo. O autoscroll de cenários em rail shooters se movimenta no eixo z e por isso simula a visão de uma câmera seguindo um trem em viagem.

Ainda assim essa explicação pode não fazer sentido pra você e tudo bem. Nunca há unanimidade em discussões envolvendo semânticas.
 

Maxwelsonage

Bam-bam-bam
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Dos poucos Shoot'Em Ups que o SNES tem, há vários incríveis!
As desenvolvedoras que botavam dedicação na coisa, saía linda demais.
Digo isso priorizando a Konami, ela era um monstro!

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Parodius é um port de arcade quase que perfeito. Sério, compare os dois:



Atrevo a dizer que os únicos cortes foram os por limite de espaço no cartucho e o background do peixe que usa scalling (aos 29:50 do SNES e 26:13 do Arcade).
E ainda tem a performance, nas sequências não ficou tão otimizado, mas nesse primeiro jogo ele roda lindamente.
 

Martel

Bam-bam-bam
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Dos poucos Shoot'Em Ups que o SNES tem, há vários incríveis!
As desenvolvedoras que botavam dedicação na coisa, saía linda demais.
Digo isso priorizando a Konami, ela era um monstro!

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Esse jogo é monstruoso. Falam tanto que o snes é lento e blá, blá, blá, mas queria ver o mega rodar esse jogo que não tem nada de lento.
 

Ridge

Bam-bam-bam
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Tem o Rendering Ranger, não ta na lista pq ele mistura dois estilos: shumups e run & gun, mas ele é impressionante no console, gráficos pre-renderizados e vários sprites em tela sem slow, pra quem gosta dos dois gêneros é uma excelente pedida.

RenderingRangerR2-05.png
RenderingRangerR2-10.png
RenderingRangerR2-17.png

RenderingRangerR2-15.png
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SNES--Rendering%20Ranger%20R2_Nov17%202_27_15.png

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