O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Tomb raider perdeu a relevância?

renbh

Mil pontos, LOL!
VIP
GOLD
Mensagens
21.287
Reações
19.806
Pontos
1.434
Se essa franquia sumir de um dia pro outro hoje em dia te garanto que ninguém vai sentir falta.Já foi algo único e original, hoje em dia é apenas mais um jogo de ação em terceira pessoa em um mar do gênero, simplesmente não tem a relevância que já teve.

A menos que você queira dizer que relevancia = vendas, o que eu discordo completamente mas ai são outros 500 né.

Mas como é que você vai medir isso? Você precisa de algum parâmetro para definir importância.

Eu acredito que popularidade é uma boa medida disso, afinal se um jogo que vende 10 milhões de unidades e concorre a GotY não vai fazer falta, qual vai? Só GTA e CoD e meia dúzia que consegue sucesso acima disso? Pior, se isso não faz a franquia ser relevante, como ela era antes quando mal conseguia atrair 5 milhões de compradores?

No mercado só dura o que dá lucro, o que não vende não tem relevância no portfólio da empresa e vai para gaveta. Game que vende mais de 10 milhões de unidades é algo raro e extremamente valioso. Agora, realmente, Tomb Raider está em queda, por diversos motivos, então é hora de voltar para a prancheta, mas isso não muda resultados passados.
 

DanBann

Bam-bam-bam
Mensagens
3.394
Reações
5.837
Pontos
453
Mas como é que você vai medir isso? Você precisa de algum parâmetro para definir importância.

Eu acredito que popularidade é uma boa medida disso, afinal se um jogo que vende 10 milhões de unidades e concorre a GotY não vai fazer falta, qual vai? Só GTA e CoD e meia dúzia que consegue sucesso acima disso? Pior, se isso não faz a franquia ser relevante, como ela era antes quando mal conseguia atrair 5 milhões de compradores?

No mercado só dura o que dá lucro, o que não vende não tem relevância no portfólio da empresa e vai para gaveta. Game que vende mais de 10 milhões de unidades é algo raro e extremamente valioso. Agora, realmente, Tomb Raider está em queda, por diversos motivos, então é hora de voltar para a prancheta, mas isso não muda resultados passados.

É bom senso mesmo, não tem como medir relevância puramente falando a menos que você atribua um fator mensurável a isso, que parece que você quer que seja o número de vendas.

Dark Souls 1 vendeu menos que o reboot de Tomb Raider, mas qual dos dois é mais relevante no mercado?Um deles inspirou toda uma geração nova de jogos e afetou diretamente o que é produzido no mercado, hoje em dia tudo virou "Souls", a galera adora comparar absolutamente tudo com Dark Souls, especialmente quando algo é dificinho.Dito isso, o Tomb Raider gerou mais $$$.Eu definitivamente jamais diria que esse Tomb Raider reboot teve a mesma relevância de Dark Souls, mas se você quer só jogar vendas nisso então é mais relevante.
 

Léo Stanbuck

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
30.858
Reações
27.471
Pontos
859
Tomb Raider orignal/raíz nunca foi bom kkk. Era apenas um agregador de adolescentes punheteiros e virgens e só. Nego q reclama hoje dos reboots é saudosista por motivos errados. O jogo era intragável mesmo nos anos 90 (gameplay). Cê é loko. Alguns jogos pouco antes do reboot tavam interessantes, até mesmo aquele remake anniversary edition. Mesmo assim longe de se "wow"

playstation tinha mto jogo sofrível em 3D pela lerdeza dos movimentos e resposta bem b*sta dos controles. Não existe lógica pra falar q os primeiros Tomb raiders eram bons por causa da jogabilidade. Era bem aceito por causa dos peitos pixelados e quadrados q ficava no imaginário dos meninos.

o reboot salvou isso aí, tirou a personagem hyper sexualizada e acabou com o sonho dos marmanjos q lembram com carinho a infância. Daí o rage com o novo


Eu gostei do jogo de 2013 bastante. A ponto de fazer 100% mas o segundo parei no comecinho depois de encontrar um puzzle num lugar verde e cheio de água. Ta no back log. O terceiro parece um gama reciclado, não sei. Essa é a sensação q deu (narrativa eu digo)
tenor.gif
 

Nego_Brown___

Mil pontos, LOL!
Mensagens
21.264
Reações
19.300
Pontos
1.469
O primeiro da trilogia Reboot foi ótimo.

O resto tá descendo a ladeira. Nem tanto por culpa dos jogos, mas pelas decisões de marketing da Square.

Fazer o Rise exclusivo temporario não foi um bom acordo. Quando o jogo chegou no PS4, já não era novidade e terminou nem vendendo essas coisas todas.

O jogo teve 3 anos de produção, o que é um tempo bem aceitável para desenvolvimento. Mesmo assim, vc saber qual será a sua concorrencia e lançar o jogo mesmo assim, não parece uma ideia muito sábia.

Não sei como anda as receitas anuais da Square, mas acho que Shadow of Tomb Raider deveria ter sido guardado pro ano que vem. Se bem que os próximos 6 meses estão lotados de grandes nomes, e os dois unicos meses livres, não são muito mercadológicos.
 


Hellskah

Mil pontos, LOL!
Mensagens
9.312
Reações
20.590
Pontos
1.044
Era uma vez Lara Croft em um jogo chamado Tomb Raider.
Anos depois veio um cara chamado Nathan Drake que queria ser uma Tomb Raider num jogo chamado Uncharted.
Após cochilar por um tempo, Lara acordou querendo ser Nathan Drake.
Hoje, em Shadow of Tomb Raider, Lara conseguiu essa façanha.

Não é a mesma coisa, mas o sentimento passado é idêntico.
 

tortinhas10

É Nintendo ou nada!
Mensagens
102.753
Reações
229.830
Pontos
2.529
Também né, passou de jogo foda para cópia do uncharted?

Enviado de meu Redmi 5 Plus usando o Tapatalk
 

João Ritzel

Mil pontos, LOL!
Mensagens
12.263
Reações
14.297
Pontos
1.053
Quem está jogando sabe dizer se o lançamento já conta com algum DLCS? Ou é só a venda do season pass para conteúdos futuros?
 

renbh

Mil pontos, LOL!
VIP
GOLD
Mensagens
21.287
Reações
19.806
Pontos
1.434
Dark Souls 1 vendeu menos que o reboot de Tomb Raider, mas qual dos dois é mais relevante no mercado?Um deles inspirou toda uma geração nova de jogos e afetou diretamente o que é produzido no mercado, hoje em dia tudo virou "Souls", a galera adora comparar absolutamente tudo com Dark Souls, especialmente quando algo é dificinho.Dito isso, o Tomb Raider gerou mais $$$.Eu definitivamente jamais diria que esse Tomb Raider reboot teve a mesma relevância de Dark Souls, mas se você quer só jogar vendas nisso então é mais relevante.

Mas vendas você não compara assim, um jogo de grande orçamento de ação aventura tem potencial de venda largamente superior que um RPG de orçamento mediano, Dark Souls nunca irá vender como Tomb Raider, mas isso não quer dizer que é um sucesso absoluto em SUA ÁREA.

Neste caso você tem que ser pragmático, você acha que a galera copia Dark Souls porque acham o game divertido? Não, porque aquele estilo único fez um jogo com marketing pifio, de uma empresa de jogos periféricos emplacar bem uma nova IP, tudo se resume a vender mais do que antes.

Você não está errado, divisor de águas sempre serão mais relevantes se forem bem feitos, mas isso é um em dezenas, um game pode ser relevante por outros aspectos como parte técnica (quem é mais lembrado: Uncharted 1 ou Uncharted 2?), design (Assassins Creed 1 ou 2?) ou até maestria do conjunto (o que tem de novo em Last of Us? Ainda assim é considerado um dos melhores jogos da história). O fato é que os caras pegaram uma franquia que em seu melhor momento vendia 6 milhões de unidades, que estava em um ponto da vida onde vender 3 milhões de unidades era sucesso absoluto e fizeram vender 10 milhões com um reboot, como é que isso não é um sucesso estrondoso?
 

themax

Lenda da internet
VIP
Mensagens
7.917
Reações
4.254
Pontos
1.554
Trilogia Tomb Raider Nova >>>>> Resto

Eu curti muito este reboot da Lara, agora tem que dar um tempo para dar saudade e lançar mais uma outra trilogia.
 

RodrigoSouzaCE

Bam-bam-bam
Mensagens
7.753
Reações
7.288
Pontos
379
Na verdade acho o clássico horrível, prefiro esse reboot.
Trilogia Tomb Raider Nova >>>>> Resto

Eu curti muito este reboot da Lara, agora tem que dar um tempo para dar saudade e lançar mais uma outra trilogia.
This.
Eu jogava, mas sei lá, era um jogo de plataforma com puzzles. A parte de tiro era TÃO ruim que mal dá pra comentar.

Apenas a história em alguns capítulos era até interessante.

Agora o reboot virou o que deveria virarado BEM antes. Um "Uncharted."
 

Preses

Mil pontos, LOL!
Mensagens
10.891
Reações
7.119
Pontos
1.189
Tomb Raider só tem nome agora.

Nem tem como comparar esses Uncharteds wannabe de agora com os clássicos.
 

RodrigoSouzaCE

Bam-bam-bam
Mensagens
7.753
Reações
7.288
Pontos
379
Ah sim, vou explicar porque não joguei os dois últimos.

Long short story:

Eu comprei o 1º em pré-venda no PC. quando saiu, saiu com a performance cagadíssima+cabelos sexys e esvoaçantes, e ná época, meu PC era um belo de mid-high end.
Fazia +100 fps nos benchs do jogo e cagava tudo em certos cenários, demorou MESES pra ficar bom.

Saiu o "2" nem pude piratear pra testar pois tinha a p!@@# do denuvo.

Resumindo, trauma.

Eu acho que nesse caso os consoles talvez sejam até a melhor plataforma pra jogar o tomb. No PC são cheios de querer fazer firulas e cagadas nesse tipo de jogo que atrai a galera.

Fora que tá caro , e acho que o "rise of" só baixou de preço esse ano.

Bom, é isso.

Mas como jogo eu amei, absolutamente. desde o gameplay, história, a voz e os gemidos, tudo. Muito melhor que os clássicos.
Mas, é foda, meu dinheiro não é capim.
 

Vaynard

Lenda da internet
Mensagens
67.877
Reações
56.778
Pontos
2.164
Não vejo sentido nessa comparação entre o novo e o clássico. São jogos bem diferentes e com propostas diferentes.
Enquanto o antigo o foco era na exploração, a história era meramente um pano de fundo, esse novo é pew pew, cg's, anda anda e pew pew e cg's e pior, grind.

A fase de Veneza no Tomb Raider 2 pra mim vai ser insuperável. Level design fantástico, trilha sonora fantástica e o mais impressionante dos antigos, os jogos não tinham uma linha de texto. Nem precisava, era tudo tão bem feito, que você ia aprendendo e avançando intuitivamente.
 

Delphinus

Enjoy Yourself!
VIP
Mensagens
16.936
Reações
41.276
Pontos
1.003
Tomb raider tem que seguir o exemplo de resident evil 4

O jogo tem que ser desafiante, mas tipo DESAFIANTE mesmo, com caminho escondido e você ficar preso no jogo não sabendo para onde ir, mas a cereja do bolo é de que se o jogador vai no fácil/normal, muitas coisas são retiradas, vejamos por exemplo a 1° fase do TR3

maxresdefault.jpg


Essa fase tem uma alavanca escondida num corredor pra abrir uma porta, pra você cair numa armadilha, pra pegar um ''rapel'' e continuar a fase, se o jogador fosse para o nível fácil, a porta já estaria aberta, no normal, matasse uns inimigos e a mesma abriria, e no hard, os inimigos e achar a bendita alavanca

Isso acho que colocaria o game ao topo de novo, já que englobaria os casuls e os bichavelha da série e pra quem procura um verdadeiro desafio.
 

Maze

Mil pontos, LOL!
Mensagens
6.409
Reações
9.851
Pontos
1.054
O reboot achei muito interessante, sistema de evolução bacana, gráficos excelentes e bem direto ao ponto.
O segundo já foi mais do mesmo, evolução quase nula em relação ao anterior e alguns dos fatores novos não me agradaram, na verdade até tiraram um pouco da dinâmica do anterior.
Um ponto fraquíssimo de ambos foi a história, extremamente previsível e mal desenvolvida.
A franquia que inspirou uncharted, acabou tomando esse como referencia, o que acho algo válido e que funcionou. Porém, ocorreu uma saturação no gênero (muitos títulos em poucos anos), combinado a uma estagnação.
 

Setzer1

Mil pontos, LOL!
Mensagens
16.797
Reações
31.694
Pontos
1.344
Unica coisa que ta me impedindo de comprar o Shadow é o preço. 179 reais é foda. Fosse 100 eu comprava.

Joguei o reboot e foi ótimo.
O 2 forço um pouco nos combates mas sinceramente, foi super divertido. Joguei 60h e se eu quise-se platinar 100% ia levar umas 80-90 o que é praticamente um dark souls 3 de conteúdo.

A historia macro do jogo não é superprodução mas me deixa curioso a ponto de querer saber como vão levar pra frente.


Quanto ao Tomb Raider Clássico. Especialmente o 1 e o 2. È Negar sua importância na historia dos games é a mesma coisa que dizer que Duke Nukem 3D, Warcraft, Ultima, HEroes: Might & Magic, Wing Commander e trilhões de outros classicos que hoje são historia ou tem reboots nota 6-8 são irrelevantes. È literalmente cuspir no prato que comeu.

Não existia porra nenhuma nem sequer perto de Tomb Raider 1 na época que foi lançado. Todo mundo adorava morrer pros lobos da caverna no Demo de novo e de novo matando eles e atirando com aquelas duas .45

Só que não estamos mais na década de 90. A roda ja foi inventada.
E não só foi inventada como tem concorrentes de peso.
Lara não pode ser um Uncharted feminino. Ela tem que achar um nicho diferente que foi tomado por ele e pra também se destacar.

Eu creio que a cada novo TB eles vem testando pa ver o que da certo e o que não da e o Shadow agora vem relativamente melhor que os 2 antecessores.

Me lembra mto o que tem sido feito com Hitman. Outra série que teve seus altos e baixos .
 
Ultima Edição:

Eli Semog

Mil pontos, LOL!
Mensagens
5.097
Reações
6.405
Pontos
1.049
Estou jogando o reboot e gostando. É um jogo nota 8 em média e uma boa volta da Lara Croft. O Rise está no Xbox Game Pass e nem vou precisar comprar por fora, mas independente disso não é um jogo que eu compraria em lançamento. Esse Shadow of Tomb Raider com certeza uma hora eu vou jogar, mas sem pressa para pegar por um preço mais agradável.

Afinal, esperei 5 anos para jogar o reboot. Esperar não é um problema. :klol
 

Primeiro.Chefe.Da.Fase

Mil pontos, LOL!
Mensagens
10.846
Reações
18.251
Pontos
1.339
Acho que a exclusividade temporária do Rise of Tomb Raider para o XONE parece ter dado uma grande esfriada entre os jogadores.
Foi o que fez eu deixar de dar credibilidade a Dev que fez o game.

Até gosto de Tomb Raider, mas depois disso ai, eu só compro de graça na plus.
 

M.Shadows

Mil pontos, LOL!
Mensagens
17.323
Reações
40.521
Pontos
1.339
A franquia precisava de mudanças, apesar do fator exploração não ter peso nesse reboot, eu gostei bastante.
 

BigJ

Mil pontos, LOL!
Mensagens
17.915
Reações
14.438
Pontos
1.389
Comentaram aí que o jogo foi meio que anunciado "de repente", embora já houvesse expectativa de que cedo ou tarde sairia um novo Tomb.

Acho que isso também pesou. Depois ficam reclamando da estratégia da Sony de ficar anunciando jogos cinco anos antes dos lançamentos. :coolface
 

Ivo Maropo

Bam-bam-bam
Mensagens
8.486
Reações
12.485
Pontos
353
Tomb Raider, mesmo com todos os seus defeitos (e principalmente com eles), ainda era, sim, um jogo "especial" (mas especial "na época dos PCs"). Mas aí saiu Uncharted, que era (obviamente) por ele influenciado, e fodeu com tudo de vez.

O aprendiz tornou-se o mestre, e o mestre, o aprendiz. Agora, é Tomb Raider quem nos soa como uma desavergonhada cópia de Uncharted. Bizarramente, era a jogabilidade travada e imprecisa, quando jogada em PCs igualmente travados e imprecisos, que lhe conferia o seu inesperado charme habitual.

Retire o obstáculo e também perdemos aquilo de que se é um obstáculo; perdemos a sua própria identidade. Com a perda da sua identidade, só restou a TR ser um clone (ainda que eficiente) de Uncharted, perdendo o restante de sua grande relevância. Ainda é um jogo bom, é claro, mas já não é mais tão essencial assim (em verdade, é até amplamente dispensável e imperceptível).
 
Ultima Edição:

ptsousa

Moderador
Membro STAFF
Mensagens
61.046
Reações
172.317
Pontos
1.714
Ainda é relevante, só pegou pelo caminho um jogo que estava gerando muito hype por pertencer a um universo maior (além da qualidade do jogo ser excelente).

Falta a Lara entrar no Smash, aí o trem o hype faz o restante do trabalho :obrigue
 

Zitow

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
4.657
Reações
9.188
Pontos
744
Tomb quem?:ksafado

Tomb Raider já vinha perdendo relevância há muito tempo com os medianos Legend e Underworld (o Anniversary foi bom, mas era um remake, difícil errar).

Deu renascida com o reboot de 2013, justamente se inspirando em Uncharted, mas não conseguiu chegar no mesmo nível e só despencou depois.

E esse desinteresse do público do Playstation por causa da exclusividade temporária do anterior no Xbone eu posso falar por mim que é verdade. Ainda não joguei Rise of the Tomb Raider. Pra mim, só se sair na Plus ou ficar muito baratinho.
 

LucianoBraga

Operador de Marreta
Membro STAFF
Mensagens
50.184
Reações
175.498
Pontos
2.234
Tomb Raider orignal/raíz nunca foi bom kkk. Era apenas um agregador de adolescentes punheteiros e virgens e só. Nego q reclama hoje dos reboots é saudosista por motivos errados. O jogo era intragável mesmo nos anos 90 (gameplay). Cê é loko. Alguns jogos pouco antes do reboot tavam interessantes, até mesmo aquele remake anniversary edition. Mesmo assim longe de se "wow"

playstation tinha mto jogo sofrível em 3D pela lerdeza dos movimentos e resposta bem b*sta dos controles. Não existe lógica pra falar q os primeiros Tomb raiders eram bons por causa da jogabilidade. Era bem aceito por causa dos peitos pixelados e quadrados q ficava no imaginário dos meninos.

o reboot salvou isso aí, tirou a personagem hyper sexualizada e acabou com o sonho dos marmanjos q lembram com carinho a infância. Daí o rage com o novo

Eu gostei do jogo de 2013 bastante. A ponto de fazer 100% mas o segundo parei no comecinho depois de encontrar um puzzle num lugar verde e cheio de água. Ta no back log. O terceiro parece um gama reciclado, não sei. Essa é a sensação q deu (narrativa eu digo)

Veio, TR era excelente - pra quem curtia o gênero de exploração. Pra quem gostava de ação, realmente devia ser uma m**** - e falar em adolescente punheteiro vendo peito pontudo é qualquer coisa de absurdo.

Ser sincero que não joguei o reboot até hoje. Chegou a sair na Plus do PS3 se eu não me engano, mas eu tava jogando outras coisas e acabei esquecendo.
 

bróðir

Master Distiller
Mensagens
46.116
Reações
46.313
Pontos
1.934
Veio, TR era excelente - pra quem curtia o gênero de exploração. Pra quem gostava de ação, realmente devia ser uma m**** - e falar em adolescente punheteiro vendo peito pontudo é qualquer coisa de absurdo.

Ser sincero que não joguei o reboot até hoje. Chegou a sair na Plus do PS3 se eu não me engano, mas eu tava jogando outras coisas e acabei esquecendo.
só sei que joguei fora a demo de TR na década de 90

naquela época não tinha opinião tão bem formada sobre as coisas da vida, games e mto menos gênero preferido. Curtia jogar qualquer coisa, curtia games e encarava qualquer coisa. Jogava zelda, doom, adventure point n' click, simuladores, rpg, rts, entre outros. Então não era problema nem barreira encarar Tomb Raider... e mesmo assim achei uma b*sta mesmo naquela época.
 

Solid Dante

Mil pontos, LOL!
Mensagens
12.041
Reações
15.906
Pontos
1.389
Eu prefiro esses reboots, os TRs clássicos eram chatos pra cacete, tentei o primeiro e o segundo, e não fui pra frente em nenhum deles.
 

LucianoBraga

Operador de Marreta
Membro STAFF
Mensagens
50.184
Reações
175.498
Pontos
2.234
só sei que joguei fora a demo de TR na década de 90

naquela época não tinha opinião tão bem formada sobre as coisas da vida, games e mto menos gênero preferido. Curtia jogar qualquer coisa, curtia games e encarava qualquer coisa. Jogava zelda ao starcraft então não era problema nem barreira encarar Tomb Raider... e mesmo assim achei uma b*sta mesmo naquela época.

Sim, e eu entendo. Além de ser muito focado em exploração como eu disse, era um jogo que tava muito fora da curva na progressão, que era lenta.

Feio pra c***lho (porque o 3D do PS1 era feio pra c***lho), texturas muito confusas algumas vezes...e aí achar uma alavanca feia num muro m**** de texturas escrotas podia ser realmente complicado e dar nos nervos.

Sinceramente, o que eu esperava era que quase ninguém gostasse mesmo - mas o jogo é bom, desde que você curtisse essa parte de exploração.
 
Topo Fundo