O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Top 10 (que virará top vários) games que mais me impactaram em todos os tempos. [e pra vcs?]

Os tópicos do Zé:


  • Total voters
    5
Status
Não está aberto para novas respostas.

Rodrigo Zé do Cx Jr

Lenda da OS desde 2000
VIP
Mensagens
37.065
Reações
58.079
Pontos
2.009
Diferente do tópico de consoles a frente do seu tempo e controles a frente do seu tempo, onde estabeleci "critérios", aqui a coisa vai ser solta mesmo.
A ideia é falar dos games que mais me impactaram de alguma forma e que me marcaram por isso, assunto que tá sempre solto por alguns tópicos mas cabe um tópico dedicado.

Eu tava falando com um amigo de infância que era rico e foi o primeiro a ter um Mega Drive (ver Sonic the Hedgehog), lembramos da vez que ele mostrou o console e fiquei impressionado com o nível de detalhes que consegui memorizar nesses momentos de "impacto gamístico", então vou listar aqui.

Quando se fala em impacto, não tem como ser diferente: os gráficos tomam conta. Mas é possível um game TAMBÉM impactar em outros quesitos, como gameplay (incluindo o próprio controle), enredo e até mesmo som, então cada game vai ter uma “tabela de impacto”, que irá de zero a 10 por critério.
O hype vai ser classificado de 0 a 10 e quanto menor o hype, maior o impacto.

O formato de "análise" vai ser:
  • Quando vi pela primeira vez: duh
  • Onde / como foi: duh
  • Idade aproximada: duh
  • O que eu sabia sobre o game / hype: que informações prévias eu tinha sobre. Hype de 0 a 10.
  • Referência da época: o que eu jogava e / ou tinha em casa na época.
  • Sensação: o que senti.
  • "Tabela de impacto": explicado.
Vou postar aqui um TOP 10 + menção honrosa, em ordem de maior impacto pro menor. O segundo post vai conter uma lista solta com os demais jogos, que vou postando aleatoriamente e atualizando o "índice".

Um ponto também vai pra idade, fica evidente que quando mais novos éramos, mais fácil ficar espantado. Ainda mais pra mim, uma criança que nasceu na década de 80 e cresceu na de 90, bem no boom tecnológico. Mas teve game que me surpreendeu ano passado, nos meus plenos 37 anos (lista geral).

1º MARIO 64 / N64

  • Quando vi pela primeira vez: alguns meses após o lançamento do game.
  • Onde / como foi: Shopping Iguatemi, Porto Alegre. Estava com minha tia e 2 primos caminhando pelo shopping, quando vimos a cabeça do Mario em 3D numa TV gigante, não teve como não entrar na loja.
  • Idade aproximada: 12 anos.
  • O que eu sabia sobre o game / hype: sabia pouco, praticamente nada, fora uma ou outra informação de revistas. Hype = 1.
  • Referência: não tinha nenhuma. Foi a primeira vez que eu via um game genuinamente 3D, talvez o "mais próximo" que eu tinha em casa era Wolfenstein 3D do PC do meu pai.
  • Sensação: o vendedor começou mostrando o que dava pra fazer com a cabeça do Mario KGAY.gif, o que já quase me fez infartar aos 12 anos. Então dá aquela cutscene do Lakitu e a fala da Peach, após esse momento ele me passou o controle. Não acreditei no que estava jogando, foi algo realmente único, cheguei a tremer enquanto jogava. Além dos gráficos o controle me impressionou demais, até mesmo o som chamou atenção pois pela primeira vez o Mario falava. Meu primo mais novo tinha uns 8 anos e fez um escândalo pedindo o console pra minha tia, isso que ele era uma criança bem quieta.
  • "Tabela de impacto":
    • Gráficos: 10
    • Gameplay: 10
    • Enredo: 5
    • Som: 8


2º J-LEAGUE PERFECT STRIKER / N64

  • Quando vi pela primeira vez: pouquíssimo tempo após o lançamento do game.
  • Onde / como foi: na casa de um amigo. Eu tinha um PS1 e jogávamos FIFA 96, que na época era o ápice do futebol virtual. O engraçado aqui é que a mãe dele alugou o game de surpresa pra ele, então ele me ligou CHORANDO pedindo pra eu ir lá ver o que ele tava vendo, pois não acreditava naquilo :klolwtf
  • Idade aproximada: 12 anos.
  • O que eu sabia sobre o game / hype: assim como Mario 64, sabia pouco, praticamente nada, fora uma ou outra informação de revistas. Hype = 1.
  • Referência: os games de futebol 3D estavam engatinhando, a minha referência era o FIFA 96. Tinha jogado também o competente Victory Goal do Saturn e o tosquíssimo Winning Eleven, o primeirão, que pra quem não sabe é uma das maiores tosqueiras da história. Já tinha visto também o Virtua Striker nos arcades e Actua Soccer (que eu tinha a demo no PC do meu pai e rodava toscamente).
  • Sensação: Quando peguei o controle pra jogar JLPS não acreditei no que estava jogando, era o lendário ISSS Deluxe do Snes completamente anabolizado em todos os quesitos. Esse game, aliás, tem tópico dedica pois GRAFICAMENTE, pra mim é o game mais a frente do seu tempo. O som também assustou, tanto pela torcida quanto pela narração, que mesmo japonesa passava muita emoção e tinha frases quase que infinitas.
  • "Tabela de impacto":
    • Gráficos: 10
    • Gameplay: 10
    • Enredo: 0
    • Som: 10


3º THE NEED FOR SPEED / 3DO

  • Quando vi pela primeira vez: acho que 95, pouco tempo depois do seu lançamento (que foi em 94)
  • Onde / como foi: recém tinha me mudado pra ZN de POA e descobri uma locadora relativamente perto da minha casa e alugava fita de Snes. Era a única que tinha o monstro 3DO e juntava muita gente pra jogar Mad Dog McCree, então um belo sábado de manhã fui alugar meus games de Snes e pedi dinheiro pra minha mãe, pra jogar uma hora.
  • Idade aproximada: 11 anos.
  • O que eu sabia sobre o game / hype: não sabia absolutamente NADA do game. Hype = 0.
  • Referência: tinha um Snes em casa e o que eu jogava de corrida era Mario Kart, Nigel Mansell e Top Gear (acho que o 2) talvez outro que eu tenha esquecido.
  • Sensação: fui pra jogar Mad Dog que era o game que todo mundo falava, mas como cheguei cedo não tinha ninguém e o dono me sugeriu jogar "um game de corrida que parece de verdade". Um dia antes ele tinha adaptado um pedal de máquina de costura ao controle pra ser o acelerador, queria mostrar isso também. Senhores, a abertura em live action já me derrubou da cadeira, bem como a música. Fui seguindo os menus e pela primeira vez eu tinha carros reais a escolha, com o narrador explicando a porra toda. Lembro que escolhi a Ferrari, me ajeitei na cadeira e comecei a jogar. Quando a câmera foi fechando e chegando no cockpit, foi um baque violentíssimo. O painel era todo funcional, podia buzinar e no canto apareciam as marchas, algo muito a frente do seu tempo. O dono da locadora me ensinou a trocar de câmera, saí correndo e quando a polícia veio atrás foi paixão definitiva.
  • "Tabela de impacto":
    • Gráficos: 10
    • Gameplay: 9
    • Enredo: 0
    • Som: 9


4º ENDURO / ATARI 2600
  • Quando vi pela primeira vez: dezembro de 87, acho, meu aniversário.
  • Onde / como foi: era uma linda criança de olhos verdes esmeralda, ganhei um Dactar (genérico do Atari) do meu pai e veio junto o Enduro em um daqueles cartuchos com 4 games que tínhamos que escolher com chave seletora.
  • Idade aproximada: 5 anos.
  • O que eu sabia sobre o game / hype: não lembro de muita coisa, mas acho que nem sabia da existência do game. Só lembrava do meu pai dizendo que tinha jogado na casa de um amigo.
  • Referência: nenhuma, foi o primeiro console da minha vida.
  • Sensação: não foi só a primeira vez na minha vida eu controlava um carro virtual, como foi a primeira vez que eu controlava algo em um jogo. Isso por si só já resume o impacto, sem contar todo o resto, como as mudanças de "tempo" e "clima";
  • "Tabela de impacto":
    • Gráficos: 10
    • Gameplay: 10
    • Enredo: 0
    • Som: 6


5º SONIC THE HEDGEHOG / MEGA DRIVE
  • Quando vi pela primeira vez: acho que 1990.
  • Onde / como foi: estava na praça do prédio com um amigo quando a mãe de um amigo rico chega de viagem de Miami e enxergamos no carrinho de compras o Mega Drive, que era um sonho absoluto. Fomos na casa de outro amigo e a notícia foi se espalhando, coisas da década de 90. Então do nada tinha uma fila de uns 10 guris desesperados pra jogar o console, a mãe dele deixou entrar 3 e eu fui um dos felizardos. Como eu disse lá em cima, me espanta o nível de detalhes que eu me lembro, como por exemplo a mãe dele ter feito mini pizzas e ter oferecido refrigerante. Acho que fiquei umas 5 horas na casa dele.
  • Idade aproximada: 7 anos.
  • O que eu sabia sobre o game / hype: sabia bastante pelas revistas e comentários. Lembro que um primo de um vizinho do prédio tinha o console e esse amigo falava muito do jogo, dizendo que era surreal.
  • Referência: recém tinha ganhado um Master System com Alex Kidd na memória, então esse pra mim era o supra sumo.
  • Sensação: o susto já começou quando ouvi o "SEEGAAA" e depois a tela inicial. Depois foi outro susto quando peguei o controle do MD, que deve ser umas 2X maior que do Master System. Lembro que assumi o controle na Marble Zone e não sabia nem o que fazer direito. Os gráficos assustaram, bem como todo o resto.
  • "Tabela de impacto":
    • Gráficos: 10
    • Gameplay: 10
    • Enredo: 0
    • Som: 9


6º SUPER SIDEKICKS / NEO GEO AES
  • Quando vi pela primeira vez: acho que 1993.
  • Onde / como foi: locadora na zona sul de POA. Meu amigo e eu vendíamos itens do Kinder Ovo e eu cheguei a vender MATERIAL ESCOLAR :klolwtfpra fazer uns pilas e ir na locadora escondidos de nossas mães pra jogar SF II do Snes. Eis que um belo dia tava la o NF foderoso da massa, livre pra jogar. Não deu outra, fomos secos no SSK e foi paixão a primeira vista. Eu já curtia jogos de futebol, mas esse momento foi o que me fez apaixonar de vez pelo subgênero de futebol, que é até hoje o que mais gosto.
  • Idade aproximada: 10 ~ 11 anos.
  • O que eu sabia sobre o game / hype: tinha visto o game uma vez em um arcade de um shopping de POA e já tinha sido paixão a primeira vista. As revistas também falavam bastante do game, mas eu não tinha nem dimensão que a versão de console era exatamente a mesma do arcade, mas eu já tinha uma base. Hype = 5
  • Referência: minha mãe alugava um Snes com Super Soccer, que pra mim era praticamente o auge possível em um game de futebol. Mas isso fazia pouquíssimo tempo, até então minha referência era Super Futebol do Master System, então imaginem o salto.
  • Sensação: como eu disse, foi o momento que fez eu me apaixonar pelo gênero. Aquele sonho inalcançável que eu tinha visto no arcade estava ali, nas minhas mãos, sem limitação de fichas. Lembro que jogamos uma hora e queríamos prorrogar mais duas, mas já tinha fila pro console. Esperamos os 2 próximos jogarem, fomos pro Mega Drive (o Snes também tava alugado) que era mais barato e jogamos sei lá que m****, pra depois liberarem o NG e jogarmos a obra prima por mais duas horas. A sensação de impacto era elevada em algumas vezes devido o controle do NG, tão monstruoso quanto o console.
  • "Tabela de impacto":
    • Gráficos: 10
    • Gameplay: 8
    • Enredo: 0
    • Som: 7


MORTAL KOMBAT / ARCADES
  • Quando vi pela primeira vez: acho que 1992.
  • Onde / como foi: arcade na frente do colégio, com 2 colegas.
  • Idade aproximada: 9 ~ 10 anos
  • O que eu sabia sobre o game / hype: os amigos mais velhos do prédio já falava demais do game, enaltecendo os fatalities, gráficos e a porra toda, como não poderia deixar de ser. Não lembro o que as revistas falavam, mas lembro que o game teve MUITA repercussão então além de eu já conhecer, tinha expectativa. Hype = 9.
  • Referência: SF II era a referência máxima.
  • Sensação: único game do top 10 que fui impactado mesmo sem te-lo jogado. Estava com meus amigos no recreio quando um deles disse que o "tio do bar" (que tinha na frente da escola) estava com uma máquina do MK, então fomos lá na saída da escola, tinha 2 caras jogando. O primeiro susto já foi com os gráficos e o som, algo muito a frente do seu tempo. Em detalhes, a coisa que eu mais lembro é que um deles jogava com Scorpion e dominava muito o game, dando um sarrafo no outro jogador. Ele tentou fazer o fatality mas não conseguiu, o cara até se irritou. Então na segunda ou terceira luta ele conseguiu e fomos ao delírio. No outro dia era o assunto da escola e fomos em vários no arcade do outro lado da rua, mas fui jogar mesmo muito tempo depois.
  • "Tabela de impacto":
    • Gráficos: 10
    • Gameplay: 0 (não joguei)
    • Enredo: 0
    • Som: 8


8º INTERNATIONAL SUPER STAR SOCCER / SNES
  • Quando vi pela primeira vez: acho que 1995.
  • Onde / como foi: interior do RS, locadora na cidade da minha tia. Meu primo e eu fomos na locadora pra alugar fita pro Turbo Game que ele tinha, então como o Snes tava livre e tinha visto ISSS na prateleira, resolvemos experimentar. NÃO TO FALANDO DO ISSS DELUXE, MAS SIM O PRIMEIRO.
  • Idade aproximada: 12 ~ 13 anos
  • O que eu sabia sobre o game / hype: não lembro de ter muita divulgação nas revistas e a única coisa que eu me lembrava do game era que um colega de aula tinha dito que era de outro planeta, mas não dei muita bola. Depois fui saber que o dele na verdade era o Perfect Eleven, predecessor japonês do ISSS. Hype 3.
  • Referência: acho que o máximo que eu tinha visto até então era Super Sideckiks 2 do Neo Geo AES, que joguei na mesma locadora do SSD 1.
  • Sensação: diferente da maioria dos games do tópico, a coisa aqui não se resumia a gráficos, tendo em vista que eu já tinha visto coisas mais avançadas, como o SSD 2 e Virtua Striker no arcade. Quer dizer, pros padrões do Snes o game era visualmente um espetáculo, com vários destaques como os números nas camisas e as características físicas dos jogadores. Mas o maior impacto foi no meu tático e dos jogadores, bem completo pra época. Quando iniciamos a partida o impacto - que fez o game estar aqui no tópico - ficou por conta da gameplay, um marco nos games futebol que serve de base até hoje.
  • "Tabela de impacto":
    • Gráficos: 7
    • Gameplay: 10
    • Enredo: 0
    • Som: 7



9º DONKEY KONG COUNTRY / SNES
  • Quando vi pela primeira vez: 1994, no lançamento.
  • Onde / como foi: na casa de um amigo, que ganhou de aniversário e me chamou lá pra jogar.
  • Idade aproximada: 11 ~ 12 anos.
  • O que eu sabia sobre o game / hype: não lembro com exatidão, mas o game foi muito divulgado, acho que até em TV. Tomou conta das revistas e comentários entre os amigos, então o hype era bem alto. Hype = 10.
  • Referência: eram os vários platforms 2D da geração. Na época lembro que estava jogando bastante Disney Magical Quest no Snes.
  • Sensação: como eu disse, o hype era bem alto pois já sabia bastante sobre o game, mas não imaginava que naquele ponto. Foi um espanto visual quando eu vi aquilo ali pela primeira vez, parecia que estava comandando bonecos feitos com massinha de modelar, inacreditável e bonito até hoje.
  • "Tabela de impacto":
    • Gráficos: 10
    • Gameplay: 10
    • Enredo: 0
    • Som: 8


10º SHENMUE / DREAMCAST

  • Quando vi pela primeira vez: 2000
  • Onde / como foi: casa do meu primo. Ele tinha trocado temporariamente o PS1 dele pelo DC, pois o amigo dele queria desesperadamente jogar WE 4. Quando cheguei na casa do meu primo, no interior do estado, não acreditei que estava diante de um DC, que era um sonho de consumo absoluto. O mais engraçado aqui é que meu primo jogava só Virtua Tenis e Pen Pen Trilcelon, deixou encostado SIMPLESMENTE POWER STONE E SHENMUE, pois segundo ele "não tinha gostado da capa" :klolwtf
  • Idade aproximada: 15 ~ 16 anos.
  • O que eu sabia sobre o game / hype: as fontes de informação não eram poucas: revistas só falavam do DC, já acessava a internet e via o programa Cybernet, que dava em algum canal de TV a cabo. Ali eu já tinha achado algo meio fora do comum, mas o game não existia ainda, foi na sessão preview.
  • Referência: nenhuma, não tinha nada absolutamente PERTO daquele patamar. Talvez Mario 64 em termos de "liberdade", sendo que eu não tinha jogado Zelda OOT.
  • Sensação: Quando cheguei no quarto dele e vi Shenmue, perguntei se ele era retardado de ter deixado aquela master piece de fora. Começamos a jogar e o susto já começou nas cutschenes. Fomos evoluindo sem acreditar naquele mundo, sem entender porra nenhuma por conta do idioma (era o DC jp). Lembro que além dos gráficos assombrosos, impactou muito a interação com os objetos na tela, é um game realmente muito a frente do seu tempo. Mas segundo @Sony-AMD , o DC não é a frente do seu tempo nada, o que ta sertíscimo :kawaii
  • "Tabela de impacto":
    • Gráficos: 10
    • Gameplay: 10
    • Enredo: 5 (seria mais se tivesse entendido algo)
    • Som: 5


MENÇÃO HONROSA: STREET FIGHTER 2 / SNES
  • Quando vi pela primeira vez: 1992
  • Onde / como foi: locadora, a mesma que joguei SSD pela primeira vez no NEO GEO AES e ia escondido com meu amigo.
  • Idade aproximada: 9 ~ 10 anos.
  • O que eu sabia sobre o game / hype: eu não era muito de jogos de luta, mas o pessoal mais velho do prédio só falava em SFII, falando muito dos comandos dos golpes (meia lua pra frente + Y etc) e das falas nos golpes, aberrações como "TATATATARUGUE". Ou seja, a curiosidade tava ali. Então soubemos que essa locadora tinha o game, a primeira vez que fui lá foi justamente por conta do SFII, o hype era bem algo. Hype = 9.
  • Referência: eu não era de jogos de luta, até por ser algo bem escasso. Eu não conhecia SF I.
  • Sensação: Não tinha nada nem semelhante a aquilo ali. Games de luta já eram uma novidade pra mim, sendo SF II então não preciso nem comentar. Não sabia nem o que fazer com o controle, só fui aprender a jogar depois de comprar uma revista e ir na locadora, mas mesmo fazendo os golpes sem querer, foi uma sensação indescritível. Anos depois ganhei o Snes e fui alugar o game, lembro de eu me exibindo todo pipão pra minha mãe "OLHA MÃE, ESSE É O JOGO QUE OS BONECOS FALAM" :klolwtf
  • "Tabela de impacto":
    • Gráficos: 9
    • Gameplay: 10
    • Enredo: 0
    • Som: 10
 
Ultima Edição:

Rodrigo Zé do Cx Jr

Lenda da OS desde 2000
VIP
Mensagens
37.065
Reações
58.079
Pontos
2.009
LISTA GERAL / ÍNDICE
[em ordem alfabética, e apenas isso]

  • 007 Goldeneye / N64
  • After Burner / Master System
  • Alladin / Mega Drive
  • Altered Best / Mega Drive
  • Asterix / Master System
  • Dark Souls Remake / PS5
  • Destruction Derby / PS1
  • Driver / PS1
  • Dynamite Dux / Master System
  • Evander Holyfield's Real Deal Boxing / Mega Drive
  • F-ZERO / Snes
  • Gears of War / Xbox 360
  • God of War 3 / PS3
  • Gran Turismo / PS1
  • Gran Turismo 3 / PS2
  • GTA SA / PS2
  • Hat Trick Hero / Snes
  • ISSS Deluxe / Snes
  • Lemmings / Master System
  • Mad Dog McCree / 3DO
  • Mario Kart 8 / WiiU
  • Max Payne / PC
  • MGS 2 / PS2
  • Nights / Saturn
  • Race Drivin / Snes
  • RE Code Veronica / Dreamcast
  • Road Rash / 3DO
  • Sonic Adventure / Dreamcast
  • SOTC / PS2
  • Splinter Cell / Xbox
  • Star Fox / Snes
  • Super Futebol / Master System
  • Super Mario Bros / NES
  • Super Mario Bros 3 / NES
  • Super Soccer / Snes
  • Tekken / Arcade
  • The House of the Dead 2 / Dreamcast
  • Tony Meola's Soccer / Snes
  • Uncharted / PS3
  • Uncharted 4 / PS4
  • Virtua Fighter / Arcade
  • Virtua Striker / Arcade
  • Virtua Striker 2 / Arcade
  • Virtua Tenis / Dreamcast
  • Winning Eleven 5 / PS2
  • Wolfenstein 3D / PC
  • Wonder Dog / Sega CD
 
Ultima Edição:

makeikow

Bam-bam-bam
Mensagens
4.408
Reações
13.747
Pontos
453
Os meus foram:

1 - The Legend of Zelda: Ocarina of Time (N64)
2 - The Legend of Zelda: Breah of the Wild (Switch)
3 - Super Mario 64 (N64)
4 - Half Life (PC)
5 - Goldeneye 007 (N64)
6 - Metal Gear Solid (PS1)
7- Super Mario World (SNES)
8 - Donkey Kong Country (SNES)
9 - Xenoblade Chronicles (Wii)
10 - Super Smash Bros Melee (GameCube)
 

The End.

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
9.038
Reações
26.291
Pontos
703
Não tenho um Top 10 de jogos mais "impactantes", mas tem alguns títulos que realmente me impactaram de modo que mudaram completamente a forma como eu vejo videogame ou até mesmo a vida em alguns casos.

Exemplos: Ico, Metal Gear Solid 2, Persona 5 Royal, Dark Souls, Death Stranding, Nier, Red Dead Redemption, Yakuza: Like a Dragon, etc.
 


Batman-X

Bam-bam-bam
Mensagens
7.181
Reações
5.831
Pontos
353
Difícil fazer um Top 10. Vou colocar uma lista como um todo. Depois eu tento fazer um Top 10. Hehe!!

SNES = Donkey Kong Country 1, 2 e 3
MEGA = Sonic e Street of Rage 1 e 2
N64 = Mario 64, Wave Race 64, Killer Instinct Gold e J-League Perfect Striker
PS1 = Gran Turismo 1 e 2, Rivals Schools, Metal Gear Solid
DC = Sonic Adventure, Soul Calibur, ShenMue, Marvel VS Capcom 2, DOA 2, Power Stone, Resident Evil Code Veronica, Virtua Tennis
Xbox = Halo 1 e 2, DOA 3, MAx Payne, Splinter Cell 1, 2 e 3, Black, Burnout 3 Takedow e o 4 Revenge
PS2 = Gran Turismo 3, God of War 1 e 2, DMC 1 e 3
Xbox 360 = Gears of Wars, Assassinos Creed, Cod 4, DMC 4, BioShock, Forza Motorsport 3
PS3 = Uncharted 2, The Last of US, Beyond Two Souls
 

Batman-X

Bam-bam-bam
Mensagens
7.181
Reações
5.831
Pontos
353
Top 10:

1º Mario 64
2º Wave Race 64
3º J-League Perfect Striker
4º Soul Calibur
5º Sonic Adventure
6º ShenMue
7º Virtua Tennis
8º Resident Evil Code Veronica
9º Halo
10º Gears of Wars

Bem difícil fazer esse Top 10. Teria que ser no mínimo um Top 20. Hehe!!!

11º Bioshock
12º Assassinos Creed
13º Cod 4 MW
14º Splinter Cell
15º Uncharted 2
16º Beyond Two Souls
17º Rivals Schools
18º Metal Gear Solid
19º Killer Instinct Gold
20º DMC
 

Cielo

Mil pontos, LOL!
Mensagens
17.122
Reações
49.326
Pontos
1.339
Acho que as quebrar de geração na epoca eram muito impactantes, que é algo que desde a geração do PS2-PS3 não tem mais tanto impacto, porque vc passava do nes por super nes, porra tinha uma grande diferença, aquele grafico com poucas cores e aquela musiquinha piriri que tinha vc pasava pra um jogo bem colorido e com uma musica, que ainda que sintetizada, era muito mais bem elaborada, era bem impactante, depois passava do super nes pro PS1/N64 com o 3D era top demais, eu lembro final fantasy 7, eu não conhecia a franquia até então, ai tinha aquelas cutscenes, nossa cara aquilo era praticamente vc estar vendo um filme, gran tursimo também, eu achava aquilo o apice da realidade em um jogo, eu lembro que minha mãe tinha um ford ka, e não lembro se era no GT1 ou no 2 que tinha o ka e eu mostrava pra ela e falava "nossa mãe, igual o teu carro", depois PS2 eu lembro até hj, comprei eu e meus 2 irmãos, antes de chegar o videogame fui em uma loja comprar um jogo e pedi pra testar, era "chaos legion", cara comecei a jogar aquilo e pensava "que foda"...depois disso claro que os graficos melhoraram mas não era aquele salto que dava, agora eu tenho um xbox series S e tinha um PS4 antes, cara os graficos são iguais, podem até falar do series x e tv 4k mas cara é a mesma b*sta os graficos, a mudança é minima.
 

Rodrigo Zé do Cx Jr

Lenda da OS desde 2000
VIP
Mensagens
37.065
Reações
58.079
Pontos
2.009
Acho que as quebrar de geração na epoca eram muito impactantes, que é algo que desde a geração do PS2-PS3 não tem mais tanto impacto, porque vc passava do nes por super nes, porra tinha uma grande diferença, aquele grafico com poucas cores e aquela musiquinha piriri que tinha vc pasava pra um jogo bem colorido e com uma musica, que ainda que sintetizada, era muito mais bem elaborada, era bem impactante, depois passava do super nes pro PS1/N64 com o 3D era top demais, eu lembro final fantasy 7, eu não conhecia a franquia até então, ai tinha aquelas cutscenes, nossa cara aquilo era praticamente vc estar vendo um filme, gran tursimo também, eu achava aquilo o apice da realidade em um jogo, eu lembro que minha mãe tinha um ford ka, e não lembro se era no GT1 ou no 2 que tinha o ka e eu mostrava pra ela e falava "nossa mãe, igual o teu carro", depois PS2 eu lembro até hj, comprei eu e meus 2 irmãos, antes de chegar o videogame fui em uma loja comprar um jogo e pedi pra testar, era "chaos legion", cara comecei a jogar aquilo e pensava "que foda"...depois disso claro que os graficos melhoraram mas não era aquele salto que dava, agora eu tenho um xbox series S e tinha um PS4 antes, cara os graficos são iguais, podem até falar do series x e tv 4k mas cara é a mesma b*sta os graficos, a mudança é minima.
Também tenho essa sensação, mas acho que aqui temos 2 "fenômenos":

  1. A tendência é que a diferença de poderio entre uma geração e outra diminua, pois vamos cada vez mais chegando perto do limite (se é que existe um).
  2. Nas gerações anteriores, além de ter um campo muito maior pra percorrer, éramos mais novos, período que éramos mais facilmente impactos.
 

Cielo

Mil pontos, LOL!
Mensagens
17.122
Reações
49.326
Pontos
1.339
Também tenho essa sensação, mas acho que aqui temos 2 "fenômenos":

  1. A tendência é que a diferença de poderio entre uma geração e outra diminua, pois vamos cada vez mais chegando perto do limite (se é que existe um).
  2. Nas gerações anteriores, além de ter um campo muito maior pra percorrer, éramos mais novos, período que éramos mais facilmente impactos.

Tivemos coisas que foram interessantes, por exemplo a realidade virtual, mas pra mim pelo menos não foi aquela parada que nem nos que eu citei, apesar de ter sido algo bem legal.

e sobre o que vc falou eu digo mais ainda, antigamente não existia internet, então vc via a parada ali acontecendo, vc não via um video do youtube previamente e tal, o que na minha opinião já quebra um pouco desse encanto, vc chegava ali como vc disse na loja e tava la o N64, vc via um rumor, uma revista, então era uma parada que não vai mais acontecer.
 

Megazordi64

Mil pontos, LOL!
Mensagens
19.379
Reações
34.087
Pontos
1.053
Lista bem pessoal baseado na minha experiência como jogador. Também foi feita de cabeça na hora, então posso ter cometido algumas injustiças:

1) Super Mario World: foi o primeiro jogo que realmente consegui jogar, antes ficava mais assistindo meu irmão jogar NES.

2) Super Mario 64: foi a minha primeira experiência com um jogo 3D. Fiquei fascinado com as possibilidades.

3) Zelda Ocarina of Time: foi um jogo bem a frente do seu tempo. Não existia nada tão ambicioso e complexo na época. Pra mim o melhor jogo de todos os tempos.

4) Diablo 2: nunca vou esquecer quando vi esse jogo rodando na casa de um amigo. Foi paixão a primeira vista, achei tudo no jogo incrível, a ambientação, a progressão não linear dos personagens diferente dos JRPGs, o multiplayer e trade online, pvp etc.

5) Counter Strike: a minha primeira experiência com o multiplayer do gênero FPS foi jogando partidas local de 007 Goldeneye, mas só quem viveu na época sabe como foi intenso o fenômeno Counter Strike no Brasil. Lembro que ficava ansioso para a chegada do final de semana e assim poder fazer corujões nas lan houses com os amigos. Foi uma experiência incrível e o jogo era sensacional. Lembrando que o jogo se originou de um mod feito por um fã de Half Life!

6) Pokemon Blue/ Red: sim, os primeiros jogos da franquia mais preguiçosa da Nintendo foi uma das experiências mais impactantes da minha vida. Só quem viveu na época sabe o fenômeno que foi. Sempre achei incrível como dentro das limitações do Game Boy conseguiram criar uma aventura tão intensa. E o conceito do jogo de colecionar Pokemons, batalhar e trocar era genial. O recreio na escola era uma festa pra quem tinha um Game Boy com Pokemon.

7) Super Metroid: foi amor a primeira vista com o gênero metroidvania. Sempre achei o level design muito interessante e inteligente.

8) Street Fighter 2: foi aqui quando a Capcom criou os pilares dos jogos de luta modernos. Tenho uma grande nostalgia pelos jogos de luta da década de 90 ao ponto de não gostar tanto dos atuais, existe um charme indescritível neles. E nada melhor também que poder jogá-los nos fliperamas com os amigos.

9) GTA 3: nunca vou esquecer quando vi esse jogo rodando na casa de um amigo. Fiquei fascinado com a liberdade que proporcionava.

10) Tetris: conceito simples, inteligente e viciante. Já joguei demais tetris naqueles portáteis baratos, lembro que por muito tempo tive um dentro da gaveta da pia do balheiro! :klolwtf Foi o jogo que fez pessoas não habituadas com videogame jogarem, por exemplo a minha mãe e as minhas tias. Não é atoa que hoje tantos jogos inspirados no Tetris fazem sucesso nos smartphones.
 
Ultima Edição:

Rodrigo Zé do Cx Jr

Lenda da OS desde 2000
VIP
Mensagens
37.065
Reações
58.079
Pontos
2.009
e sobre o que vc falou eu digo mais ainda, antigamente não existia internet, então vc via a parada ali acontecendo, vc não via um video do youtube previamente e tal, o que na minha opinião já quebra um pouco desse encanto, vc chegava ali como vc disse na loja e tava la o N64, vc via um rumor, uma revista, então era uma parada que não vai mais acontecer.

Falou tudo, por isso fiz questão de "quantificar" o hype da época.
Muito dos impactos eram causados por não termos praticamente nenhuma informação prévia sobre o game.

Ótimos tempos.
 

Darpa Chief

Habitué da casa
Mensagens
243
Reações
389
Pontos
98
Não tenho como classificar, pois cada jogo marcante me impactou de forma diferente, dependendo inclusive da fase da vida em que joguei:

Sonic The Hedgehog 2: Provavelmente o promeiro game que me marcou. Horas e horas no meu mega drive nesse masterpiece.

Donkey Kong Country 2: o melhor DK de todos os tempos, e a primeira vez que uma trilha sonora me fascinava

Super Mario World: Talvez o melhor plataforma de todos os tempos, perfeito

Super Street Fighter II: Qualquer um na casa dos 30 ou mais que goste de video games não tem como não mencionar esse aqui.

Metal Gear Solid: Embora não esteja classificando. acho que esse é o mais marcante pra mim. A primeira vez que história e jogabilidade me marcavam igualmente em um game. Por essa obra aqui melhorei meu inglês, li horas e horas de conversas de Codec, e zerei trocentas vezes para não perder nenhum detalhe.

Resident Evil 1: O melhor clima e ambientação de toda a série. Beira a perfeição

Chrono Cross: A melhor trilha sonora que já vi em games, enredo complexo, personagens cativantes, sistema de batalha incrível.

Internacional Super Star Soccer/Winning Eleven/PES: Provavelmente o game que tenho mais horas jogadas na vida se somado todos eles. Fifa hoje é febre, mastenho a impressão que nada pra mim supera o game de futebol da Konami.

Final Fantasy X: Meu Final Fantasy favorito, esse game aqui pode não ter o protagonista mais marcante, mas tem tudo que um JRG precisa. Enredo que te prende do começo ao fim, personagens sensacionais. Tirando o tal do Sphere Grid, que no fim faz com que todos os atributos fiquem iguais, tudo beira a perfeição.

Mass Effect 2: Esse game aqui me pegou de jeito. Estava atolado com serviço, facul e namoro, e mesmo assim ficava até madrugada nessa obra de arte. A trilogia toda pra mim é sensacional, mas o segundo é insuperável.
 

Rodrigo Zé do Cx Jr

Lenda da OS desde 2000
VIP
Mensagens
37.065
Reações
58.079
Pontos
2.009
@ptsousa devido a existência aqui desse tópico do @SolidEdgard que eu não tinha visto:


Favor trancar esse tópico aqui de minha autoria.
 

Batman-X

Bam-bam-bam
Mensagens
7.181
Reações
5.831
Pontos
353
Não tenho como classificar, pois cada jogo marcante me impactou de forma diferente, dependendo inclusive da fase da vida em que joguei:

Metal Gear Solid: Embora não esteja classificando. Acho que esse é o mais marcante pra mim. A primeira vez que história e jogabilidade me marcavam igualmente em um game. Por essa obra aqui melhorei meu inglês, li horas e horas de conversas de Codec, e zerei trocentas vezes para não perder nenhum detalhe.

Eu coloquei o MGS. Aliás ele e o Rivals Schools foram os dois games de PS1 que coloquei no meu Top 20. Ambos estão no meu Top 10 dos games de PS1. E o MGS é o primeiro dessa lista como o melhor game de PS1 na minha opinião.
 

Cielo

Mil pontos, LOL!
Mensagens
17.122
Reações
49.326
Pontos
1.339
Falou tudo, por isso fiz questão de "quantificar" o hype da época.
Muito dos impactos eram causados por não termos praticamente nenhuma informação prévia sobre o game.

Ótimos tempos.

Porra nem me fale, eu lembro que meus pais compraram um dreamcast pro meu irmão e veio o jogo "Soul calibur" c***lho bicho os bonequinhos tinham expressão, era algo que vc via na hora e pensava "Como que esses caras fizeram isso?"
 

ptsousa

Moderador
Membro STAFF
Mensagens
61.046
Reações
172.317
Pontos
1.714
@ptsousa devido a existência aqui desse tópico do @SolidEdgard que eu não tinha visto:


Favor trancar esse tópico aqui de minha autoria.

Feito.
 
Status
Não está aberto para novas respostas.
Topo Fundo