O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Tópico oficial AMD Ryzen

LucianoBraga

Operador de Marreta
Membro STAFF
Mensagens
50.242
Reações
175.652
Pontos
2.234
Phoronix fez teste comparando Win10 com algumas distro Linux e o resultado é previsível.
Tem alguma coisa errada com o Windows.
Mesmo assim você ainda pode usar o 2990WX para fazer uma porrada de coisas ao mesmo tempo, ocupando todos os núcleos e ainda tendo um resultado melhor que o rival.

Não é nem "previsível", é óbvio mesmo. O Windows não tá preparado pra lidar com essa quantidade de núcleos de forma eficiente.
O Linux sempre sai na frente nesse tipo de coisa, nunca vi um caso de incremento significativo de potência em que isso não fosse verdade.
 

Chris Redfield jr

Lenda da internet
Mensagens
40.452
Reações
133.703
Pontos
1.779
Phoronix fez teste comparando Win10 com algumas distro Linux e o resultado é previsível.
Tem alguma coisa errada com o Windows.
Mesmo assim você ainda pode usar o 2990WX para fazer uma porrada de coisas ao mesmo tempo, ocupando todos os núcleos e ainda tendo um resultado melhor que o rival.
Aí no quote tem uns testes em linux. Fique com preguiça de tirar print.
 

pavomba

Mil pontos, LOL!
Mensagens
20.014
Reações
23.085
Pontos
1.364
Desempenho do 32 cores está terrível, muito ruim mesmo.
Daí fui olhar testes feitos em Linux... inversão total.
Novamente, levará tempo até conseguirem fazer esses processadores funcionarem direito no Win10.

Não é nem "previsível", é óbvio mesmo. O Windows não tá preparado pra lidar com essa quantidade de núcleos de forma eficiente.
O Linux sempre sai na frente nesse tipo de coisa, nunca vi um caso de incremento significativo de potência em que isso não fosse verdade.

Convenhamos, é este meme só que funcionando, ninguém acharia que a AMD iria realmente mostrar um 32/64 já em fase final meses atrás.
nzj0oi.jpg
 

LucianoBraga

Operador de Marreta
Membro STAFF
Mensagens
50.242
Reações
175.652
Pontos
2.234
Convenhamos, é este meme só que funcionando, ninguém acharia que a AMD iria realmente mostrar um 32/64 já em fase final meses atrás.
nzj0oi.jpg

O problema era chamar as unidades computacionais do Bulldozer e derivados de "núcleo", quando cada "núcleo" só tinha "meia" FPU pra trabalhar. Adicionar "cores" era o que dava pra fazer.
E, como sabemos, o efeito era muito reduzido.
 

pavomba

Mil pontos, LOL!
Mensagens
20.014
Reações
23.085
Pontos
1.364
O problema era chamar as unidades computacionais do Bulldozer e derivados de "núcleo", quando cada "núcleo" só tinha "meia" FPU pra trabalhar. Adicionar "cores" era o que dava pra fazer.
E, como sabemos, o efeito era muito reduzido.

Não foi isso que deu até processo com a justificativa que não eram núcleos reais?
 

LucianoBraga

Operador de Marreta
Membro STAFF
Mensagens
50.242
Reações
175.652
Pontos
2.234
Não foi isso que deu até processo com a justificativa que não eram núcleos reais?

Sim...nem sei o que deu aquilo lá. Acho que nada, já que a definição de "núcleo" não é exatamente clara.
O fato de duas unidades computacionais compartilharem uma FPU não significa que aquela unidade não é um núcleo.

Significa que o desempenho vai ser uma b*sta, claro, mas o desempenho dos cores do Atom - que tem uma FPU por núcleo - também é uma b*sta e não dá pra dizer que ele não é um núcleo.

:klol

De qualquer forma, quando vieram APIs mais paralelizadas, como o DX12 e principalmente o Vulkan, o desempenho do FX melhorou...mas com, sei lá, cinco ou seis anos de atraso. E continuaram atrás da Intel, como sabemos. Complicado.
 


pavomba

Mil pontos, LOL!
Mensagens
20.014
Reações
23.085
Pontos
1.364
Sim...nem sei o que deu aquilo lá. Acho que nada, já que a definição de "núcleo" não é exatamente clara.
O fato de duas unidades computacionais compartilharem uma FPU não significa que aquela unidade não é um núcleo.

Significa que o desempenho vai ser uma b*sta, claro, mas o desempenho dos cores do Atom - que tem uma FPU por núcleo - também é uma b*sta e não dá pra dizer que ele não é um núcleo.

:klol

De qualquer forma, quando vieram APIs mais paralelizadas, como o DX12 e principalmente o Vulkan, o desempenho do FX melhorou...mas com, sei lá, cinco ou seis anos de atraso. E continuaram atrás da Intel, como sabemos. Complicado.

Foi a famosa engenhoca errada na hora errada.
 

Trevorian

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
4.550
Reações
2.712
Pontos
994

coke666

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.756
Reações
1.776
Pontos
879
Paguei o boleto da asus x470 f + SSD 480GB

Agora eu tenho que me decidir se eu migro pro ryzen ou se vendo a mobo

Se o 2700x tivesse desempenho superior ao 8700k nos jogos eu me animava

Postei no tópico de config mas o que me dizem? Tenho um i7 4770k e consegui a mobo + SSD por 1000
 

HarambeIsNotDead

Supra-sumo
Mensagens
976
Reações
1.261
Pontos
183
Paguei o boleto da asus x470 f + SSD 480GB

Agora eu tenho que me decidir se eu migro pro ryzen ou se vendo a mobo

Se o 2700x tivesse desempenho superior ao 8700k nos jogos eu me animava

Postei no tópico de config mas o que me dizem? Tenho um i7 4770k e consegui a mobo + SSD por 1000

Eu ficaria com ela até a amd lançar a segunda (Não requentada) geração dos ryzen em 7nm, por ser chipset mais recente talvez pode ser mais preparada que as x370 para o que tem por vir.
 

RoLukeSky

Mil pontos, LOL!
Mensagens
24.807
Reações
66.263
Pontos
1.003
Da pra deixar um Hd conectado no pc, e deixá-lo desligado? Tipo, só acionar/ligar quando eu quiser?
 

LucianoBraga

Operador de Marreta
Membro STAFF
Mensagens
50.242
Reações
175.652
Pontos
2.234

Skoldenados

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
4.445
Reações
4.232
Pontos
699
Não era bug, era promoção mesmo.
Ainda acredito que o "bug" foi a inclusão do SSD de 480GB no pacote, pois ele também entrou em promoção por R$480 na mesma hora.
A placa ontem estava quase R$1500 e hoje sim entrou em promoção somente ela por R$999,90, desde segunda venho acompanhando as promoções lá e não vi mais nenhuma onde ofereciam placa mãe + ssd.
 

coke666

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.756
Reações
1.776
Pontos
879
Eu ficaria com ela até a amd lançar a segunda (Não requentada) geração dos ryzen em 7nm, por ser chipset mais recente talvez pode ser mais preparada que as x370 para o que tem por vir.

Mas será que até lá não vai ter uma mobo bem melhor? E o foda é a garantia haha

Acho que ontem foi bug pois ela acabou de voltar aos 999 mas sem o SSD :eek:
https://www.kabum.com.br/cgi-local/...m=wwwpromobitcombr&zanpid=2464796402967225344

Cara, se foi bug mesmo aparentemente eles vão honrar pq na nota fiscal consta a mobo e o ssd
Pior que eu boletei MUITO na inocência
 

HarambeIsNotDead

Supra-sumo
Mensagens
976
Reações
1.261
Pontos
183
Mas será que até lá não vai ter uma mobo bem melhor? E o foda é a garantia haha



Cara, se foi bug mesmo aparentemente eles vão honrar pq na nota fiscal consta a mobo e o ssd
Pior que eu boletei MUITO na inocência

Talvez lance um novo chipset para Zen2 - caso continuem com o último roadmap, deve aparecer entre os dois primeiros trimestres do próximo ano. Mas não espero grandes mudanças por causa de placas mães.

Quanto a garantia, verifica com a Asus, vi um vídeo da shipart sobre terem convencido a Asus de oferecer a garantia que está na caixa, mas não sei quais as condições (produto, modelo, lote, data da compra...)
 

LucianoBraga

Operador de Marreta
Membro STAFF
Mensagens
50.242
Reações
175.652
Pontos
2.234
Mas será que até lá não vai ter uma mobo bem melhor? E o foda é a garantia haha

A gente não tá num período disruptivo de placa-mãe não. Fora que isso aí é um chipset topo de linha numa placa-mãe topo de linha.

Slot M.2? Tem, dois. Áudio decente? Tem. VRM muito bom? Tem. USB 3.1 Gen 2? Tem. 4xDIMM? Tem. Suporte de RAM até 3600Mhz? Tem.

Não existe nenhum novo padrão no horizonte pra você se preocupar com o "será que até lá".
 

coke666

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.756
Reações
1.776
Pontos
879
Talvez lance um novo chipset para Zen2 - caso continuem com o último roadmap, deve aparecer entre os dois primeiros trimestres do próximo ano. Mas não espero grandes mudanças por causa de placas mães.

Quanto a garantia, verifica com a Asus, vi um vídeo da shipart sobre terem convencido a Asus de oferecer a garantia que está na caixa, mas não sei quais as condições (produto, modelo, lote, data da compra...)

Valeu manooo :kjoinha, estou praticamente decidido em aproveitar a oportunidade e migrar pro ryzen mesmo (seja na gen2 ou na próxima)

A gente não tá num período disruptivo de placa-mãe não. Fora que isso aí é um chipset topo de linha numa placa-mãe topo de linha.

Slot M.2? Tem, dois. Áudio decente? Tem. VRM muito bom? Tem. USB 3.1 Gen 2? Tem. 4xDIMM? Tem. Suporte de RAM até 3600Mhz? Tem.

Não existe nenhum novo padrão no horizonte pra você se preocupar com o "será que até lá".

Ahh tranquilo então, basicamente o que me incentivou a ficar com ela e migrar pro ryzen foi o fato dela ser topzinha haha (atualmente tenho uma asrock z87 bem simplona)
Já vou adiantar minhas pesquisas das memórias e juntar dinheiros pq tá foda
Quem sabe aparece uma promoção boa do 2700x tb....
 

Epic Sax CEO

Bam-bam-bam
Mensagens
4.849
Reações
5.961
Pontos
303
Ações da AMD estão a beira de se estabelecer acima de 20 dólares. Subiram essa semana com o lançamento da segunda geração ThreadRipper, mas poderia ser melhor não é?
Quem testou com Linux viu os resultados ideias, mas quem testa com Linux e é conhecido além do Phoronix?
Todos os outros testam com Windows e eles foram consistentes em ver resultados muito ruins. Tinha olhado poucos sites, por isso não tinha ideia de que estava tão ruim. Fui olhar o PC Perspective e os resultados são catastróficos. O Windows mal se dá com o ThreadRipper original, acima disso alguns programas testados simplesmente enlouquecer com a segunda geração. Compra quem confia e quer ter todas aquelas threads em casa, mas e quem esperava para ver se é bom mesmo e só vê esses resultados negativos? Isso só pode afetar negativamente as vendas.
 

LucianoBraga

Operador de Marreta
Membro STAFF
Mensagens
50.242
Reações
175.652
Pontos
2.234
Ações da AMD estão a beira de se estabelecer acima de 20 dólares. Subiram essa semana com o lançamento da segunda geração ThreadRipper, mas poderia ser melhor não é?
Quem testou com Linux viu os resultados ideias, mas quem testa com Linux e é conhecido além do Phoronix?
Todos os outros testam com Windows e eles foram consistentes em ver resultados muito ruins. Tinha olhado poucos sites, por isso não tinha ideia de que estava tão ruim. Fui olhar o PC Perspective e os resultados são catastróficos. O Windows mal se dá com o ThreadRipper original, acima disso alguns programas testados simplesmente enlouquecer com a segunda geração. Compra quem confia e quer ter todas aquelas threads em casa, mas e quem esperava para ver se é bom mesmo e só vê esses resultados negativos? Isso só pode afetar negativamente as vendas.

O mercado consumidor desse tipo de chip usa Linux e vê o Phoronix, entre outros sites desconhecidos da grande massa. Mesmo no review da PCPer eles fazem um monte de ressalvas, dizem que os jogos e programas não são otimizados ou não são nem compatíveis com esse número absurdo de núcleos e que pelo preço não existe opção melhor pra tarefas multi-threaded.

Então, isso afeta em mais ou menos nada e o questionamento não faz o menor sentido.
 

Epic Sax CEO

Bam-bam-bam
Mensagens
4.849
Reações
5.961
Pontos
303
O mercado consumidor desse tipo de chip usa Linux e vê o Phoronix, entre outros sites desconhecidos da grande massa. Mesmo no review da PCPer eles fazem um monte de ressalvas, dizem que os jogos e programas não são otimizados ou não são nem compatíveis com esse número absurdo de núcleos e que pelo preço não existe opção melhor pra tarefas multi-threaded.

Então, isso afeta em mais ou menos nada e o questionamento não faz o menor sentido.
Mas tem "entusiasta" que usa Windows que compraria esse processador, para rodar vários programas ao mesmo tempo e por esses resultados tem desempenho inferior até a geração passada.
 

LucianoBraga

Operador de Marreta
Membro STAFF
Mensagens
50.242
Reações
175.652
Pontos
2.234
Mas tem "entusiasta" que usa Windows que compraria esse processador, para rodar vários programas ao mesmo tempo e por esses resultados tem desempenho inferior até a geração passada.

Cara, nem tem. São três ou quatro nichos, um dentro do outro.
Não existe entusiasta entre aspas nesse segmento.
 

pavomba

Mil pontos, LOL!
Mensagens
20.014
Reações
23.085
Pontos
1.364
Mas tem "entusiasta" que usa Windows que compraria esse processador, para rodar vários programas ao mesmo tempo e por esses resultados tem desempenho inferior até a geração passada.

Cara, nem tem. São três ou quatro nichos, um dentro do outro.
Não existe entusiasta entre aspas nesse segmento.

Se for em 3D o problema é que programas com o 3DS Max e Autocad não tem suporte a nativo pra linux, só pra Windows.

Mas se o problema em si é o Windows por causa do excesso do TR2, não tem o que fazer de milagre, nem se a Intel conseguisse lançar o 28 core iria solucionar o problema então.
 

LucianoBraga

Operador de Marreta
Membro STAFF
Mensagens
50.242
Reações
175.652
Pontos
2.234
Se for em 3D o problema é que programas com o 3DS Max e Autocad não tem suporte a nativo pra linux, só pra Windows.

Sim, mas esses programas tem suporte melhor a MT. Claro que ainda vai ter um Windows no meio, mas não é como se esse fosse um problema novo e o Threadripper continua sendo uma opção mais barata.
E esse público ainda não é entusiasta entre aspas e sabe com o que tá lidando.
 

pavomba

Mil pontos, LOL!
Mensagens
20.014
Reações
23.085
Pontos
1.364
Sim, mas esses programas tem suporte melhor a MT. Claro que ainda vai ter um Windows no meio, mas não é como se esse fosse um problema novo e o Threadripper continua sendo uma opção mais barata.
E esse público ainda não é entusiasta entre aspas e sabe com o que tá lidando.

Será que se tentar rodar num Linux esses programas os resultados saem melhores?
 

T-Rexz

Lenda da internet
Mensagens
15.335
Reações
13.675
Pontos
1.604

Estranho o Ryzen 5 1600 não estar na lista...
E por falar nisso, pq há Ryzen 5 1600X melhor que 2400X, sendo que de numeração, 2400X é maior que 1600X?? É só fachada numérica (moralmente falando que uma GTX 970 é superior a uma GT 1050, certo?) ou tem algum significado?
 

stefano4d

Supra-sumo
Mensagens
1.593
Reações
344
Pontos
159
Estranho o Ryzen 5 1600 não estar na lista...
E por falar nisso, pq há Ryzen 5 1600X melhor que 2400X, sendo que de numeração, 2400X é maior que 1600X?? É só fachada numérica (moralmente falando que uma GTX 970 é superior a uma GT 1050, certo?) ou tem algum significado?
Não necessariamente números maiores são melhores. O "2" indica que é a segunda geração Ryzen. Enquanto a numeração posterior indica o modelo de linha (os que tem final 400 tem 4c/8t, enquanto os que tem final 600 tem 6n/12t). Pra deixar claro, outro exemplo: a GTX 1050 não é melhor do que a 980.

Enviado de meu XT1635-02 usando o Tapatalk
 

Versao

Lenda da internet
VIP
Mensagens
14.939
Reações
33.266
Pontos
1.554
Mas até em jogos mais pra cpus ele aparece no topo. É muito estranho ele tirar mais fps com uma 1080ti do q um 8600k

Não seria pela diferença de clock? O 7600k@3,8ghz vs 8600k@3,6ghz.
Nem sei dizer se esse jogo é cpubound otimizado pra multicore, se sim, daí sim bem estranho.

.
 

wtsds

Mil pontos, LOL!
Mensagens
20.634
Reações
20.591
Pontos
1.344
Não seria pela diferença de clock? O 7600k@3,8ghz vs 8600k@3,6ghz.
Nem sei dizer se esse jogo é cpubound otimizado pra multicore, se sim, daí sim bem estranho.

.

Fumei aqui. Em jogos cpu bound ele já fica pra trás:
10da2274-70f5-485e-943e-0a1442a35c98.png


Olha a diferença agora de 4c para 6c. No turbo acho q os dois ficam muito próximos.
 

T-Rexz

Lenda da internet
Mensagens
15.335
Reações
13.675
Pontos
1.604
Não necessariamente números maiores são melhores. O "2" indica que é a segunda geração Ryzen. Enquanto a numeração posterior indica o modelo de linha (os que tem final 400 tem 4c/8t, enquanto os que tem final 600 tem 6n/12t). Pra deixar claro, outro exemplo: a GTX 1050 não é melhor do que a 980.

Enviado de meu XT1635-02 usando o Tapatalk

Certo... e pq o 1600 nao esta na tabela? Ficou inferior ao ultimo lugar??
 
Topo Fundo