O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Tópico oficial AMD Ryzen

pavomba

Mil pontos, LOL!
Mensagens
20.014
Reações
23.085
Pontos
1.364
CARALEO!
Olha a estimativa de vendas desse mês daquela loja alemã:

kEjwdFD-1200x567.png


Naturalmente a Intel ainda lucrará por causa do preço alto de cada unidade vendida, mas mesmo assim, é por isso que eu digo que a AMD está errando demais em baixar preço agora. Agora é o momento de lucrar porra!

Na Amazon a cada CPU da Intel tem uns 3-4 da AyyMD sendo vendidos.

A situação está ficando feia demais, eu acho que se a Intel não conseguir competir ano que vem, vai ser aquele caos da era Pentium IV. Detalhe, se não estou enganado, é agora com o EPYC que a AyyMD está competindo muito sério no mercado de servidores, ou seja, Intel vai acabar perdendo mais do que no começo dos anos 00.
 

Nicko

O Corretor de Seguros
VIP
GOLD
Mensagens
25.661
Reações
22.047
Pontos
1.774
A Intel marcou um evento para 11 de Dezembro para falar de novas arquiteturas...
A Expectativa é que falem finalmente dos processadores mainstream na litografia de 10nm, que já sofreram alguns atrasos no decorrer dos últimos anos, mas que finalmente devem aparecer no mercado até o fim de 2019.
 

nominedomine

Mil pontos, LOL!
Mensagens
26.422
Reações
51.458
Pontos
1.254
amd_rome-678_678x452.png



Estou pensando é no PS5 agora.
Se a Sony não for pão dura ele será bruto.
Só falta Navi para encaixar ali, e deve se encaixar melhor do que Vega.
Com esse chipzão há mais espaço para CPU e GPU, sem contar um provável bocado de HBM2.
Sexy. Pretendo nunca mais comprar nada da Intel, comprei meu processador logo antes dos primeiros Ryzens sairem...

Essa arquitetura parece perfeita para consoles, se a Sony não avacalhar vai vir coisa muito boa.
 

Kise Ryota

Exploiter Lixoso
VIP
Mensagens
50.427
Reações
80.039
Pontos
2.059
Parece que o meu próximo PC terá CPU AMD. Confesso que há poucos anos atrás eu sequer cogitava isso.
 

LucianoBraga

Operador de Marreta
Membro STAFF
Mensagens
50.272
Reações
175.721
Pontos
2.234
Parece que o meu próximo PC terá CPU AMD. Confesso que há poucos anos atrás eu sequer cogitava isso.

E eu, que "ostentava" um Athlon II X4 até desistir e ir pra um i3 6100?
Tive que vender tudo e voltar pra AMD depois, mó trabalho

:klol
 


Kise Ryota

Exploiter Lixoso
VIP
Mensagens
50.427
Reações
80.039
Pontos
2.059
E eu, que "ostentava" um Athlon II X4 até desistir e ir pra um i3 6100?
Tive que vender tudo e voltar pra AMD depois, mó trabalho

:klol

Eu tinha um desse tbm, era muito honesto pelo preço. Aí fui pra um core i5 3470. Tbm valeu muito a pena na época, e parecia que eu nunca mais iria largar a Intel (e pensar que paguei 475 nele em 2013. Quando vejo os preços hoje, escorre uma lágrima)
 

wtsds

Mil pontos, LOL!
Mensagens
20.658
Reações
20.641
Pontos
1.344
Eu acho melhor a AMD entregar um 8c/16t com uma frequência de 4.5ghz padrão. Dando a opção pra chegar nos 5.0ghz com um bom cooler. E melhorar seu IPC do q aumentar o numero de cores na linha main stream. Não acho q estamos preparados pra usar 16c/32t em jogos. Acho que 8c/16t pode ficar ai uns 3 a 4 anos pra ai sim irem pra 16cores ou 24c na linha main.

Espero q a AMD venha regaçando a Intel nesses novos Ryzen!
 

Epic Sax CEO

Bam-bam-bam
Mensagens
4.849
Reações
5.961
Pontos
303
Estamos preparados para 16c@32 para jogos sim, tem gente que usa Threadripper para isso.
Problema é... Ryzen irá canibalizar Threadripper?

Como pode ser isso?
Teremos R3 com 8c? É possível, talvez sem SMT.
E depois? R5 com 8c com SMT?
E R7?
Complicado, melhor esperar para ver como a AMD irá arrumar essa nova linha.
Só lembro de algo importante, por causa do chip separado com o controlador de memória vai acabar a zona do NUMA. Os grupos de cores não serão vistos como grupos separados com latências e banda diferente de acesso a memória, agora o sistema verá o chipzão e os cores terão acesso igual a memória a partir dele. Então para muitos usos esse será outra melhoria enorme dessa nova geração.
 

antonioli

O Exterminador de confusões
Membro STAFF
VIP
GOLD
Mensagens
103.214
Reações
172.411
Pontos
2.599
Isso é muito promissor. Espero ver a AMD atropelando a Intel.

Agora, que não façam cagada novamente com a placas de vídeo.
 

HarambeIsNotDead

Supra-sumo
Mensagens
976
Reações
1.261
Pontos
183
Eu acho melhor a AMD entregar um 8c/16t com uma frequência de 4.5ghz padrão. Dando a opção pra chegar nos 5.0ghz com um bom cooler. E melhorar seu IPC do q aumentar o numero de cores na linha main stream. Não acho q estamos preparados pra usar 16c/32t em jogos. Acho que 8c/16t pode ficar ai uns 3 a 4 anos pra ai sim irem pra 16cores ou 24c na linha main.

Espero q a AMD venha regaçando a Intel nesses novos Ryzen!

Mas ainda dá pra fazer um produto entusiasta na categoria i9. 10-12 núcleos...
 

Dig Joy

Vem brincar comigo!
VIP
Mensagens
9.045
Reações
23.074
Pontos
353
Eu acho melhor a AMD entregar um 8c/16t com uma frequência de 4.5ghz padrão. Dando a opção pra chegar nos 5.0ghz com um bom cooler. E melhorar seu IPC do q aumentar o numero de cores na linha main stream. Não acho q estamos preparados pra usar 16c/32t em jogos. Acho que 8c/16t pode ficar ai uns 3 a 4 anos pra ai sim irem pra 16cores ou 24c na linha main.

Espero q a AMD venha regaçando a Intel nesses novos Ryzen!
Em multi tread freqüência não é tão importante.
Quando as empresas aprenderem a trabalhar com multitread, vai ver que a necessidade de frequência vai diminuir.

Pra que ter que correr para entregar um serviço, por que tem outro esperando.
Se posso mandar duas pessoas fazerem o serviço e as mesmas não precisarem fazer correndo.
Mais ou menos isso aí kkkk

Enviado de meu Mi A1 usando o Tapatalk
 

T1mp4s

Mil pontos, LOL!
Mensagens
28.419
Reações
34.507
Pontos
1.354
Oxi, o povo agora virou fanatico por quantidade de nucleos?
Acho desnecessário no momento, sempre se viraram com poucos em jogos, é muito mais vantagem frequencia mais alta para aumentar os frames.
Quantidade de nucleos só estabiliza os frames, mas não sobe não. É pra isso que existe overclock.
Ai vem alguém e cita o super mal otimizado Watch dogs 2, faz a mesma coisa que gta 5, só que pior e ainda com desempenho horroroso. Se mais nucleos, significar deixar as empresas preguiçosas, então o mercado vai ir para um "bom" lugar (fundo do poço).
 

HarambeIsNotDead

Supra-sumo
Mensagens
976
Reações
1.261
Pontos
183
Oxi, o povo agora virou fanatico por quantidade de nucleos?
Acho desnecessário no momento, sempre se viraram com poucos em jogos, é muito mais vantagem frequencia mais alta para aumentar os frames.
Quantidade de nucleos só estabiliza os frames, mas não sobe não. É pra isso que existe overclock.
Ai vem alguém e cita o super mal otimizado Watch dogs 2, faz a mesma coisa que gta 5, só que pior e ainda com desempenho horroroso. Se mais nucleos, significar deixar as empresas preguiçosas, então o mercado vai ir para um "bom" lugar (fundo do poço).

BF V com raytracing recomenda r7 ou i7. E nem é raytracing puro.
 

Dig Joy

Vem brincar comigo!
VIP
Mensagens
9.045
Reações
23.074
Pontos
353
Quantidade de nucleos só estabiliza os frames, mas não sobe não.
Q?
1 pessoa faz um serviço em 100 segundos.
2 pessoas fazem esse serviço em 50 segundos.
Isso não aumentaria a entrega de "frames"?

Se as empresas são preguiçosas e não usam multitread a culpa de delas.
Qualquer aplicação de alto desemprenho discorda de vc.

Por que não voltamos para o inicio dos anos 2000 e voltemos a sonhar com processadores de um nucleo rodando a 7Ghz hahaahahahah.
 

pavomba

Mil pontos, LOL!
Mensagens
20.014
Reações
23.085
Pontos
1.364
Estamos preparados para 16c@32 para jogos sim, tem gente que usa Threadripper para isso.
Problema é... Ryzen irá canibalizar Threadripper?

Como pode ser isso?
Teremos R3 com 8c? É possível, talvez sem SMT.
E depois? R5 com 8c com SMT?
E R7?
Complicado, melhor esperar para ver como a AMD irá arrumar essa nova linha.
Só lembro de algo importante, por causa do chip separado com o controlador de memória vai acabar a zona do NUMA. Os grupos de cores não serão vistos como grupos separados com latências e banda diferente de acesso a memória, agora o sistema verá o chipzão e os cores terão acesso igual a memória a partir dele. Então para muitos usos esse será outra melhoria enorme dessa nova geração.

Acho que o r3 vai ser 4/8, o r5 6/12 a 8/16 e r7 8/16 a 12/24
 

T1mp4s

Mil pontos, LOL!
Mensagens
28.419
Reações
34.507
Pontos
1.354
Q?
1 pessoa faz um serviço em 100 segundos.
2 pessoas fazem esse serviço em 50 segundos.
Isso não aumentaria a entrega de "frames"?

Se as empresas são preguiçosas e não usam multitread a culpa de delas.
Qualquer aplicação de alto desemprenho discorda de vc.

Por que não voltamos para o inicio dos anos 2000 e voltemos a sonhar com processadores de um nucleo rodando a 7Ghz hahaahahahah.
Mesmo em jogos de multithread, o processador com maior velocidade vence. Exemplo é o 8700k com 6 cores ainda ganhando do 2700x com 8 cores por conta da frequencia maior.
Aplicação não me interessa, eu não trabalho com 3D, o interesse é jogos.
 

Dig Joy

Vem brincar comigo!
VIP
Mensagens
9.045
Reações
23.074
Pontos
353
Mesmo em jogos de multithread, o processador com maior velocidade vence. Exemplo é o 8700k com 6 cores ainda ganhando do 2700x com 8 cores por conta da frequencia maior.
Aplicação não me interessa, eu não trabalho com 3D, o interesse é jogos.
Mano não vou me delongar, só você olhar quais os cores estão sendo mais usados e quais coisas estão sendo processadas nos outros treads.
Maioria dos jogos são otimizados para usarem 4-2 cores e usam o resto como "espaço" para fila de processos, porem o core do produto roda somente nesses 2-4 cores.

Isso acontece por um principal motivo:
Maioria das pessoas tem computadores básicos (I3 - Notebook) (2 cores) herança maldita da hegemonia da Intel.

Enquanto continuarem nessa neura de (tem que aumentar o clock), clock esse que gasta mais energia e gera mais calor (Alô 9900K-7700K 90º/100º). Vão continuar escravos de uma empresa que não se importa com o usuário, se importa com a hegemonia da mesma.

Compre o próximo I9 10.000X e seja feliz.

E só olhar os jogos rodando naquelas CPUs de tablet de consoles, existe um trabalho de polimento para entrega de um produto.
Porem a galera de PC anda meio burra, ao invés de reclamar quando o trem vem porco, se rendem ao conchave de empresas que só querem o lucro.

Assasins creed não roda direito?
Reclamar da Ubisoft ou comprar um processador novo?
Logico que vou comprar um processador da Intel né, sou um gamer inteligente, tenho muito dinheiro... :brbr
 
Ultima Edição:

wtsds

Mil pontos, LOL!
Mensagens
20.658
Reações
20.641
Pontos
1.344
Estamos preparados para 16c@32 para jogos sim, tem gente que usa Threadripper para isso.
Problema é... Ryzen irá canibalizar Threadripper?

Como pode ser isso?
Teremos R3 com 8c? É possível, talvez sem SMT.
E depois? R5 com 8c com SMT?
E R7?
Complicado, melhor esperar para ver como a AMD irá arrumar essa nova linha.
Só lembro de algo importante, por causa do chip separado com o controlador de memória vai acabar a zona do NUMA. Os grupos de cores não serão vistos como grupos separados com latências e banda diferente de acesso a memória, agora o sistema verá o chipzão e os cores terão acesso igual a memória a partir dele. Então para muitos usos esse será outra melhoria enorme dessa nova geração.

Estar preparado é uma coisa, o jogo usar os 16c e 32t é outra diferente. Não há jogos q vão usar isso ai hj em dia! Estamos caminhando pra usar 6/8c agora e do nada salta pra 16c? Sei não. Por min eu manteria os 8c/16t e subia o clock do processador junto com o IPC q AMD prometeu. Mas essa é só minha visão. Agora se eles conseguirem entregar um processador de 16c/32t com frequencias acima de 4.0ghz em todos os núcleos seria arrasador!

Em multi tread freqüência não é tão importante.
Quando as empresas aprenderem a trabalhar com multitread, vai ver que a necessidade de frequência vai diminuir.

Pra que ter que correr para entregar um serviço, por que tem outro esperando.
Se posso mandar duas pessoas fazerem o serviço e as mesmas não precisarem fazer correndo.
Mais ou menos isso aí kkkk

Enviado de meu Mi A1 usando o Tapatalk

Frequência ajuda sim cara. Se não, não estaríamos subindo até hj. Alguns i5 e i7 chegam a 5.4ghz no watercooler.
Claro q ter mais núcleos sempre vai ser melhor, só q hj em dia estamos começando a caminha para os jogos usarem 6 a 8cores e do nada a AMD joga um de 16 na linha mainstream? Não acho q jogo nenhum vai tirar proveito disso nos próximos 2 anos.

Mas se essa for a ideia da AMD e conciliar com clocks altos. Pq ainda hj oq manda é clocks altos. Basta ver q o i7 8700k bate vários i9 de vários núcleos por ser mais rápido no clock.


Mas ainda dá pra fazer um produto entusiasta na categoria i9. 10-12 núcleos...

Sim, se tiver uma linha entusiasta tudo bem. Os threadrippers estão ai pra isso, pra quem precisa de um processador pra trabalho. Mas jogar um de 16c/32 por 350 dólares no mercado mainstream seria um jogada ousada por parte da AMD. Por isso q acho q não fazer isso. Será melhor aumentar o clock e o IPC.
 

HarambeIsNotDead

Supra-sumo
Mensagens
976
Reações
1.261
Pontos
183
Sim, se tiver uma linha entusiasta tudo bem. Os threadrippers estão ai pra isso, pra quem precisa de um processador pra trabalho. Mas jogar um de 16c/32 por 350 dólares no mercado mainstream seria um jogada ousada por parte da AMD. Por isso q acho q não fazer isso. Será melhor aumentar o clock e o IPC.

Mas o threadripper tem socket diferente, seria bom mesmo aproveitar um entusiasmo no am4 com zen2. A não ser que a diferença de R5 e R7 seja enorme dessa vez, porque os 2600 seguram tudo o que os 2700 seguram hoje. Um R7 3800 com 12/24 seria massa (daria pra jogar dois jogos e fazer streaming como os core 9a geração rsrs)
 

T1mp4s

Mil pontos, LOL!
Mensagens
28.419
Reações
34.507
Pontos
1.354
Mano não vou me delongar, só você olhar quais os cores estão sendo mais usados e quais coisas estão sendo processadas nos outros treads.
Maioria dos jogos são otimizados para usarem 4-2 cores e usam o resto como "espaço" para fila de processos, porem o core do produto roda somente nesses 2-4 cores.

Isso acontece por um principal motivo:
Maioria das pessoas tem computadores básicos (I3 - Notebook) (2 cores) herança maldita da hegemonia da Intel.

Enquanto continuarem nessa neura de (tem que aumentar o clock), clock esse que gasta mais energia e gera mais calor (Alô 9900K-7700K 90º/100º). Vão continuar escravos de uma empresa que não se importa com o usuário, se importa com a hegemonia da mesma.

Compre o próximo I9 10.000X e seja feliz.

E só olhar os jogos rodando naquelas CPUs de tablet de consoles, existe um trabalho de polimento para entrega de um produto.
Porem a galera de PC anda meio burra, ao invés de reclamar quando o trem vem porco, se rendem ao conchave de empresas que só querem o lucro.

Assasins creed não roda direito?
Reclamar da Ubisoft ou comprar um processador novo?
Logico que vou comprar um processador da Intel né, sou um gamer inteligente, tenho muito dinheiro... :brbr
Eu concordo sobre a parte do calor, mas sobre a velocidade=quantidade quero ver na prática, pois ela não existe até o momento.
Pelo menos a amd mantenha no minimo 4.5Ghz nos processadores, eu não reclamaria por não chegar a 5ghz.

E na minha steam/uplay não tem um assassin creed pago, não compro nunca mais nenhum da franquia, essa seria a forma do meu "protesto" e nem pirata eu jogo dele.
Fora que eu já tinha comentado antes do Watch dogs 2 que tb é do lixo da ubi.
 
Ultima Edição:

Illidan

Mil pontos, LOL!
Mensagens
9.871
Reações
20.787
Pontos
1.059
Para de pensar só em jogo pessoal.
PC não é feito só para jogar, tem que atender uma gama de aplicações onde o jogo é só uma delas.
Sem contar que, mesmo que as aplicações hoje não utilizem 32c, o equipamento está preparado.
Quando uma Adobe da vida for fazer o Photoshop Ultra, adivinha quem estará preparado ?
Tem que pensar lá na frente.
 

Dig Joy

Vem brincar comigo!
VIP
Mensagens
9.045
Reações
23.074
Pontos
353
Para de pensar só em jogo pessoal.
PC não é feito só para jogar, tem que atender uma gama de aplicações onde o jogo é só uma delas.
Sem contar que, mesmo que as aplicações hoje não utilizem 32c, o equipamento está preparado.
Quando uma Adobe da vida for fazer o Photoshop Ultra, adivinha quem estará preparado ?
Tem que pensar lá na frente.
Tem gente que joga e faz stream.
Tem gente que joga e deixa navegadores e outras coisas rodando em background.
Tem gente que trabalha.
Tem um monte de gente.

Mais aqui só importa aquele cara que liga o pc abre o jogo e pronto.
Se PC for só isso, melhor comprar um console.
 

wtsds

Mil pontos, LOL!
Mensagens
20.658
Reações
20.641
Pontos
1.344
Mas o threadripper tem socket diferente, seria bom mesmo aproveitar um entusiasmo no am4 com zen2. A não ser que a diferença de R5 e R7 seja enorme dessa vez, porque os 2600 seguram tudo o que os 2700 seguram hoje. Um R7 3800 com 12/24 seria massa (daria pra jogar dois jogos e fazer streaming como os core 9a geração rsrs)

Ah sim, com certeza. Ai faria sentido. Se ela lançar um na linha de 450 a 500 dolares pra competir com o i9 da Intel q tem 8c/16t e a AMD com 12/24. Ela destruirá a Intel.:klol

Como não da pra fazer com 10 núcleos, tendo q pular pra 12 eu acho q fica mais caro. E no preço de 450 a 500 dolares pro socket AM4 ia ser uma baita negocio pra quem joga e faz streaming etc!

Eu só quero ver um R7 3700x com 8c/16t chegando com todos os cores em 4.5ghz pelo menos. Com ganho no IPC pra não perder mais pra intel e sim passar em jogos q pedem clocks mais altos. Seria um sonho! E a Intel coitada, vai demorar muito pra se recuperar, já q ficaram 5 anos parados no 14nm a concorrência chegou.

Para de pensar só em jogo pessoal.
PC não é feito só para jogar, tem que atender uma gama de aplicações onde o jogo é só uma delas.
Sem contar que, mesmo que as aplicações hoje não utilizem 32c, o equipamento está preparado.
Quando uma Adobe da vida for fazer o Photoshop Ultra, adivinha quem estará preparado ?
Tem que pensar lá na frente.

Por isso a pessoa compra um threadripper hj nesse caso. Pq ele vai ter opções de 16c/32t ou 32c/64t e usa pra tudo que é tipo de programas q fazem o uso de tudo isso. Pra jogos agora não seria uma boa ideia por um de 16c/32 por um preço q possa matar o seu TR. Eu não faria isso. No máximo como falei, colocaria uma linha acima dos R7 3700x com 12c/24t q combina os dois mundos!:kjoinha
 

LucianoBraga

Operador de Marreta
Membro STAFF
Mensagens
50.272
Reações
175.721
Pontos
2.234
Ah sim, com certeza. Ai faria sentido. Se ela lançar um na linha de 450 a 500 dolares pra competir com o i9 da Intel q tem 8c/16t e a AMD com 12/24. Ela destruirá a Intel.:klol

Como não da pra fazer com 10 núcleos, tendo q pular pra 12 eu acho q fica mais caro. E no preço de 450 a 500 dolares pro socket AM4 ia ser uma baita negocio pra quem joga e faz streaming etc!

Eu só quero ver um R7 3700x com 8c/16t chegando com todos os cores em 4.5ghz pelo menos. Com ganho no IPC pra não perder mais pra intel e sim passar em jogos q pedem clocks mais altos. Seria um sonho! E a Intel coitada, vai demorar muito pra se recuperar, já q ficaram 5 anos parados no 14nm a concorrência chegou.

Então, eu não sei se CCX ainda existe. O CCX não era uma opção, era uma necessidade da arquitetura.

Como a AMD teve que fazer reengenharia do Zen quando optou por tirar os controladores de memória, I/O e outras coisas de dentro do complexo e colocar no chiplet, de repente a estrutura de CCX ficou inútil e a AMD voltou pra estrutura padrão. Tem gente cogitando que existe cache L4 no Chiplet, por conta do tamanho daquele troço.

Na possibilidade da AMD ter abandonado a ideia, acaba a questão dos múltiplos de 2, 4 ou, eventualmente, 8 (a gente sabe que no Epyc 2 existem conjuntos de oito núcleos, mas a AMD não falou em CCX que eu lembre). Nesse sentido, um 10c volta pra lista de possibilidades.

Mas eles deveriam ir direto pros 12 logo, ao meu ver.
 

wtsds

Mil pontos, LOL!
Mensagens
20.658
Reações
20.641
Pontos
1.344
Então, eu não sei se CCX ainda existe. O CCX não era uma opção, era uma necessidade da arquitetura.

Como a AMD teve que fazer reengenharia do Zen quando optou por tirar os controladores de memória, I/O e outras coisas de dentro do complexo e colocar no chiplet, de repente a estrutura de CCX ficou inútil e a AMD voltou pra estrutura padrão. Tem gente cogitando que existe cache L4 no Chiplet, por conta do tamanho daquele troço.

Na possibilidade da AMD ter abandonado a ideia, acaba a questão dos múltiplos de 2, 4 ou, eventualmente, 8 (a gente sabe que no Epyc 2 existem conjuntos de oito núcleos, mas a AMD não falou em CCX que eu lembre). Nesse sentido, um 10c volta pra lista de possibilidades.

Mas eles deveriam ir direto pros 12 logo, ao meu ver.

Parece um malabarismo para fazer um de 10c entao. Eu acho q eles vão fazer algo mais confiável. Se 12c for mais simples e não custe muito. Tb acho q deveriam ir pra 12c e ser o novo topo de linha mainstream deles na faixa de 450 a 500us.

Se o de 8c/12t tiver clocks mais altos e um ganho de de 15% de ipc. Já vai superar o i9 9900k e mais barato conhecendo a amd.
 

quemsoueu

Mil pontos, LOL!
Mensagens
15.524
Reações
13.647
Pontos
1.409
Nunca tive processador amd, e essa semana montei meu ryzen 2600, algo me deixou muito wtf, o processador vai encima de um slot de plastico, q porra essa kkk, eu sempre monto meus hardware mas isso ai me bugou tive q ver uns tuto pra ter certeza.
 

Yatahaze

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.374
Reações
10.648
Pontos
703
pessoal, uma dúvida, tava vendo o QVL das memórias da mobo que eu boletei e para a minha surpresa as memos que eu quero usar não estão na lista dos Ryzen primeira geração, mas está na lista dos Ryzen 2xxx. Isso significa que é 100% de certeza de que não funcionarão ou ainda tem uma chance de funcionar?
 

LucianoBraga

Operador de Marreta
Membro STAFF
Mensagens
50.272
Reações
175.721
Pontos
2.234
pessoal, uma dúvida, tava vendo o QVL das memórias da mobo que eu boletei e para a minha surpresa as memos que eu quero usar não estão na lista dos Ryzen primeira geração, mas está na lista dos Ryzen 2xxx. Isso significa que é 100% de certeza de que não funcionarão ou ainda tem uma chance de funcionar?

QVL não vale de porra nenhuma há mais de dez anos.
 

LucianoBraga

Operador de Marreta
Membro STAFF
Mensagens
50.272
Reações
175.721
Pontos
2.234
mas existe a possibilidade do CPU (1700) ser imcompatível com essa RAM?

mó receio de ter que devolver caso dê zebra

Possibilidade existe até com ram que consta da lista.

QVL é resquício de um tempo em que os padrões da indústria eram fracos e problemas de compatibilidade eram comuns. Hoje só existe "pra constar". Não serve mais de porra nenhuma.
 
Topo Fundo