O que há de Novo?
  • Novo tema VIP está disponível
    Visitante, um novo tema com fundo escuro agora está disponível para aqueles que contribuíram com doações ao fórum e têm o status VIP. Veja os detalhes aqui.

[TOPICO OFICIAL] AMD Ryzen

Kampfar

Bam-bam-bam
Reações
10.165
Pontos
353
que perigo bicho, Gigabyte tinha que cobrir eventuais danos, irresponsabilidade demais soltar uma BIOS dessa
Tem mais lá se der uma olhada.Até as top de linha estão sofrendo com a F30(no meu caso e das x470)
Vou ficar na F25,que tá funcionando,tá liso,tá ótimo.

PROPHETTA

Ei mãe, 500 pontos!
Reações
26.259
Pontos
609
Pessoal da Gigabyte,aguardem bem as futuras bios!!!
Quase fiz a m**** de atualizar,só ia fritar minhas memos mais nada.Outra que reclamaram pelo excesso de ohms para as memórias foram o pessoal da b350.
De 35ohms(média)os caras socaram 120ohms para as memos nas novas bios,os caras da giga tão comendo capim só pode
Hey! Resistor values are set to 120 Ohms. Changing it on the bios doesn't do anything. This could kill your cpu/ram. Platform: b350

Dahora cara, o cara vai dar update de bios após anos juntando um dinheirinho pra montar o pc novo e nos finalmentes pode acabar fritando CPU e RAM.

Parabéns Gigabyte. Mandou mto bem :kjoinha

donight

Habitué da casa
Reações
176
Pontos
99
Hey! Resistor values are set to 120 Ohms. Changing it on the bios doesn't do anything. This could kill your cpu/ram. Platform: b350

Dahora cara, o cara vai dar update de bios após anos juntando um dinheirinho pra montar o pc novo e nos finalmentes pode acabar fritando CPU e RAM.

E como ve se está fritando? Atualizei minha A320 pra F31 e parece ok nas medicoes

Kampfar

Bam-bam-bam
Reações
10.165
Pontos
353
E como ve se está fritando? Atualizei minha A320 pra F31 e parece ok nas medicoes
Print do Ryzen Timing Checker.
Lembrando,não são todas as mobos,são quase todas que estão dando sustos nos seus donos.
Aqui essa atualização passa longe,não vou comprar um ryzen 3xxx,não preciso,tá funcionando.
EDIT-f31

donight

Habitué da casa
Reações
176
Pontos
99
Print do Ryzen Timing Checker.
Lembrando,não são todas as mobos,são quase todas que estão dando sustos nos seus donos.
Aqui essa atualização passa longe,não vou comprar um ryzen 3xxx,não preciso,tá funcionando.
EDIT-f31
cara, fui procurar pra baixar e li essa instrução:

"Ryzen Timings Checker provides complete insight into all memory related configuration settings on AMD Ryzen and Raven Ridge processors.
Starting from AGESA version "Combo-AM4 0.0.7.2" the displayed values for APOB parsed values (ProcODT, AddrCmd/CsOdt/Cke -setup, Rtts and DriveStrengths) are broken.
At least for now, the issue cannot be fixed due to the total lack of documentation and support.

From now on, please consider "Ryzen Timing Checker" as discontinued and therefore unsupported."

A partir da F30, foi atualizada a AGESA:

71320

Acredito que o problema esteja na leitura do programa e não necessariamente na BIOS atualizada.

Ero_Seenin

Spaaaaaace Geek
Reações
18.854
Pontos
734
By the way, alguém sabe de zen 2 vai ter aquele conjunto de instruções que é muito usado em emuladores, acho que AVX 256 bits ou algo assim.

LucianoBraga

Moderador
Membro STAFF
Reações
134.169
Pontos
834
Pessoal da Gigabyte,aguardem bem as futuras bios!!!
Quase fiz a m**** de atualizar,só ia fritar minhas memos mais nada.Outra que reclamaram pelo excesso de ohms para as memórias foram o pessoal da b350.
De 35ohms(média)os caras socaram 120ohms para as memos nas novas bios,os caras da giga tão comendo capim só pode
que perigo bicho, Gigabyte tinha que cobrir eventuais danos, irresponsabilidade demais soltar uma BIOS dessa

Se própria fabricante fornece um programa pra fazer uma leitura, não existe motivo pra usar um de terceiros.
Se querem ver isso direito, instalem o Ryzen Master. Instalei a bios beta da Gigabyte logo que saiu e aqui tá 53,3 . Normal.

Como o @donight postou acima, é o RTC que tá quebrado e foi inclusive descontinuado. Muito barulho por absolutamente nada.

By the way, alguém sabe de zen 2 vai ter aquele conjunto de instruções que é muito usado em emuladores, acho que AVX 256 bits ou algo assim.
Vai. Mas suportar a instrução é uma coisa, conseguir usar com eficiência é outra...é esperar sair pra ver.

JONHJONHJONH

Bam-bam-bam
Reações
791
Pontos
204

RoLukeSky

Ei mãe, 500 pontos!
Reações
30.735
Pontos
553
Quem quiser um processador bom barato!

8 Cores / 16 Threads!

Ryzen 7 2700 na Pichau por 848,99

CARALEO!!!!!!!!!!!!!
QUE ABSURDO ESSE PREÇO!!!!!!!!!!!!!!!
TOMAR NO CU!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

ChaosRaptor

Bam-bam-bam
Reações
12.698
Pontos
303
Eu ja peguei a minha 2600x devido a falta de dinheiro + os pentes cl14 3200hz da Gskill

o unico problema é que Todas as lojas, incluindo a porra da pichau estão sem placas da MSI, ainda mais depois do anuncio que as placas da serie 300 e 400 suportarão a Ryzen 3000 de cara graças a ao update da bios

aqui vai o chart do reddit da amd

Epic Sax CEO

Bam-bam-bam
Reações
5.967
Pontos
303

Não assisti o vídeo ainda, parei no começo porque tive que conferir alguns informações ditas sobre a mulher.
Vocês sabiam que na década de 1990 a Lisa estava na IBM e foi uma das responsáveis por desenvolver o processor de fabricação de semicondutores usando Cobre?
E que na década seguinte foi o time dela que representou a IBM na parceria com Toshiba e Sony e que deu a ideia do Cell?

RoLukeSky

Ei mãe, 500 pontos!
Reações
30.735
Pontos
553

Não assisti o vídeo ainda, parei no começo porque tive que conferir alguns informações ditas sobre a mulher.
Vocês sabiam que na década de 1990 a Lisa estava na IBM e foi uma das responsáveis por desenvolver o processor de fabricação de semicondutores usando Cobre?
E que na década seguinte foi o time dela que representou a IBM na parceria com Toshiba e Sony e que deu a ideia do Cell?
O louco.... bem foda mesmo!

extremepower

Ei mãe, 500 pontos!
Reações
36.762
Pontos
649
Galeres, poderiam me dar uma ajuda com over? To com um 1600 (não x) aqui numa mobo b350, minhas noções de over são bem básicas, faz desde a gen 4 da intel que não mecho com isso (ainda foi em um PC de um amigo). Entrei na mobo e setei o multiplicador pra 38, pra começar. Não estressei a CPU, mas no uso está bem normal. Se eu for tentar chegar nos 4.0, quanto me recomendam de v-core? Essa CPU costuma ir até quanto, com segurança, com o cooler stock?

Segue foto do CPU-Z:

Kampfar

Bam-bam-bam
Reações
10.165
Pontos
353
Galeres, poderiam me dar uma ajuda com over? To com um 1600 (não x) aqui numa mobo b350, minhas noções de over são bem básicas, faz desde a gen 4 da intel que não mecho com isso (ainda foi em um PC de um amigo). Entrei na mobo e setei o multiplicador pra 38, pra começar. Não estressei a CPU, mas no uso está bem normal. Se eu for tentar chegar nos 4.0, quanto me recomendam de v-core? Essa CPU costuma ir até quanto, com segurança, com o cooler stock?

Segue foto do CPU-Z:
Pegou um excelente clock a um vcore baixo.
Esse clock normalmente vc só conseguiria a um vcore de 1,28.(sempre acompanho o site overclockers.net)
Mas provavelmente num teste de stress vai dar tela azul,aí já sabe o que fazer,vcore.
No mais,são raros os que conseguem esse clock com o stock.Vc concesguiria até 4ghz com outro cooler ,mas aí é muito vcore pra pouco over,não acho que compense.

extremepower

Ei mãe, 500 pontos!
Reações
36.762
Pontos
649
Pegou um excelente clock a um vcore baixo.
Esse clock normalmente vc só conseguiria a um vcore de 1,28.(sempre acompanho o site overclockers.net)
Mas provavelmente num teste de stress vai dar tela azul,aí já sabe o que fazer,vcore.
No mais,são raros os que conseguem esse clock com o stock.Vc concesguiria até 4ghz com outro cooler ,mas aí é muito vcore pra pouco over,não acho que compense.
Acho que o negócio e fazer uns testes e manter no 3,8 mesmo né? Ou então caso eu tenha muita sorte e consiga 4,0 sem aumentar muito o v-core. Problema é o cooler, não to muito disposto a comprar outro não, acho que vou manter 3,8 mesmo.

Qual programa recomenda pra estressar a CPU? Ainda usam aquele bem antigo, até esqueci o nome, mas parece um monte de bloco de notas aberto quando roda ele.

Kampfar

Bam-bam-bam
Reações
10.165
Pontos
353
Acho que o negócio e fazer uns testes e manter no 3,8 mesmo né? Ou então caso eu tenha muita sorte e consiga 4,0 sem aumentar muito o v-core. Problema é o cooler, não to muito disposto a comprar outro não, acho que vou manter 3,8 mesmo.

Qual programa recomenda pra estressar a CPU? Ainda usam aquele bem antigo, até esqueci o nome, mas parece um monte de bloco de notas aberto quando roda ele.
Se o stock aguentar e não chegar a 80,fica assim,pois tá top.
Recomendo o programa da AMD mesmo,o Ryzen Master ou até o cpu-z se quiser.Mas o Ryzen Master é mais completo.
Vc checa tudo,clocks,temperaturas,vcore tudo na hora.Já o cpu-z é meio limitado nessa parte.

extremepower

Ei mãe, 500 pontos!
Reações
36.762
Pontos
649
Se o stock aguentar e não chegar a 80,fica assim,pois tá top.
Recomendo o programa da AMD mesmo,o Ryzen Master ou até o cpu-z se quiser.Mas o Ryzen Master é mais completo.
Vc checa tudo,clocks,temperaturas,vcore tudo na hora.Já o cpu-z é meio limitado nessa parte.
Bateu 50ºC com o v-core em 1,243. Achei estranho pois no Ryzen Master o controle do vcore é meio limitado, tipo de 1,237 ele já vai pra 1,243, não posso colocar num meio termo disso. Rodei prime95 por uns 5 minutos só, antes, com o vcore em 1,237 tinha reiniciado a máquina após uns 10 minutos de prime, depois vou deixar rolando mais tempo pra ver.

Falkner

Bam-bam-bam
Reações
2.767
Pontos
303
Minha mobo não oferece controle de vcore, ela é bem ruim nisso, por isso fui no app. To com uma 2400mhz simples mesmo. O que seria esse xmp?
então, eu acho que over em memoria ram é tão bom quanto no processador no caso dos ryzen. eles se beneficiam muito de memória mais rápida.
aí é pela bios da placa mãe.
creio que vc consiga chegar nos 2666 mhz, já é bom.
o xmp é um modo pra aumentar as frequências de forma automática.

"Nas placas da ASRock, essa opção está dentro da seção "OC Tweaker". Para Gigabyte, é dentro de "Home -> Standard". Em placas da MSI, essa configuração fica dentro da opção "OC".

aqui tem uma explicação melhor:
https://adrenaline.uol.com.br/2015/06/02/34725/aprenda-a-alterar-o-perfil-xmp-e-tire-o-maximo-proveito-de-suas-memorias/

e vídeo demonstrativo:

extremepower

Ei mãe, 500 pontos!
Reações
36.762
Pontos
649
então, eu acho que over em memoria ram é tão bom quanto no processador no caso dos ryzen. eles se beneficiam muito de memória mais rápida.
aí é pela bios da placa mãe.
creio que vc consiga chegar nos 2666 mhz, já é bom.
o xmp é um modo pra aumentar as frequências de forma automática.

"Nas placas da ASRock, essa opção está dentro da seção "OC Tweaker". Para Gigabyte, é dentro de "Home -> Standard". Em placas da MSI, essa configuração fica dentro da opção "OC".

aqui tem uma explicação melhor:
https://adrenaline.uol.com.br/2015/06/02/34725/aprenda-a-alterar-o-perfil-xmp-e-tire-o-maximo-proveito-de-suas-memorias/

e vídeo demonstrativo:
Uma 2080 pra rodar esse jogo no ultra em full HD na casa dos 70fps? É isso mesmo?

Aigaion

Ei mãe, 500 pontos!
VIP
Reações
17.767
Pontos
619
Se eu for tentar chegar nos 4.0, quanto me recomendam de v-core?
Se tiver cooler suficiente, até 1.4V é tranquilo para o Ryzen. Tem que ficar de olho na temperatura. Mas eu não acho que valha a pena se for subir esse tanto. Tentaria ficar no máximo a 1.35V. E monitore as temperaturas.

extremepower

Ei mãe, 500 pontos!
Reações
36.762
Pontos
649
deu média de 115 nesse bench.

eu pego uns 70 na gtx 1070.
pelo que vi ali tava sempre acima de 90 fps.
esse jogo é bem pesado.

pra extrair o potencial de uma 2080 tem que ter muito processador overclockado
Com a memória 2133 chegava na casa dos 70.

Se tiver cooler suficiente, até 1.4V é tranquilo para o Ryzen. Tem que ficar de olho na temperatura. Mas eu não acho que valha a pena se for subir esse tanto. Tentaria ficar no máximo a 1.35V. E monitore as temperaturas.
Sim, não pretendo ir mais que esses 3,8 não, mas posso dizer que esse lance das memos me desanimou bastante. Nem vou reclamar tanto porque essa máquina é o que tenho disponível pra agora, mas na primeira chance vou migrar pra intel.

Desliga o Ray Tracing que pula para +140fps.
Ray trancing seria o volumetric light ali nas opções?

Ultima Edição:

wtsds

Ei mãe, 500 pontos!
Reações
11.051
Pontos
594
Nem tendei ainda, mas isso de saber que tem essa diferença toda em fps por conta da velocidade da RAMs me desanima um pouco. Isso ocorre com intel também?
Tanto q comprei memorias de 3600mhz e estou com over em 3866mhz cl 18 aqui. E mesmo em 2.5k de resolução com 1080ti. Da uma boa diferença com processadores Intel. Com AMD é obrigatório ter memórias de alta frequências.

Tenho até medo das minhas memos nunca rodarem nos Ryzen devido a frequência alta. haha!