O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Tópico oficial AMD Ryzen

Kampfar

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.229
Reações
12.877
Pontos
503
O Lucifer V2 que o luciano tinha recomendo ganha por pouca coisa desse 9900NT.

https://www.pichau.com.br/cooler-ga...VoF2NCP6CNZd9iPgE-fPPjr4cdCnFo-kaAmgUEALw_wcB

Depois faço o teste, vou sair agora.



Ele instalado, ainda bem que não consegui vender ele rs
E pra limpeza,o cooler sai?Era pra eu ter comprado esse cooler do lú,mas achei pesado pro soquete na época.Hoje em dia,AMD acredito que não sofra com isso.
Mudando de assunto,o que um overzinho numa gtx 1660 naum faiz,2600+1660 ti no over vs 3600+2060,tudo no talooo dos gráficos.

88502
 

T1mp4s

Mil pontos, LOL!
Mensagens
28.417
Reações
34.503
Pontos
1.354
E pra limpeza,o cooler sai?Era pra eu ter comprado esse cooler do lú,mas achei pesado pro soquete na época.Hoje em dia,AMD acredito que não sofra com isso.
Mudando de assunto,o que um overzinho numa gtx 1660 naum faiz,2600+1660 ti no over vs 3600+2060,tudo no talooo dos gráficos.

Visualizar anexo 88502

Pior que não sai, mas é bem fácil de sair o pó dele, só jogava um ar com o secador turbo e já saia praticamente tudo.
 

T1mp4s

Mil pontos, LOL!
Mensagens
28.417
Reações
34.503
Pontos
1.354
Tava vendo esse cooler e wtf?
Gammaxx maior e perde para esse aí.
Só pra ter uma ideia mesmo,no Intel burn,no standart mesmo,quanto chega terminando o teste?
Cara,dependendo vou é arrancar esse cooler,vivo convertendo vídeos pra grana extra,e demorar ou parar no verão por causa de calor,não rola pra mim.
Standard:

88509

O seu teste no very high tinha dado 69.8, parece que esta bem ventilado ai.
Meu gabinete tá só com um cooler atualmente, o outro queimou rs
E o frontal é apenas para os hds.
Mas o que percebi é que encode pesava mais no meu gammaxx, não sei por que, já esse aqui mostra algo mais realista, abaixo de um teste de stress.
E a presilha do gammaxx tava tão bem presa que quase desisti de tirar aquela m****....
Então não seria algo mal encaixado do cooler no ryzen.
 
Ultima Edição:

albanibr

Lenda da internet
VIP
Mensagens
13.250
Reações
26.552
Pontos
1.549
Acho que nem postei foto da plaquinha...

O 3600 já chegou no Brasil.. É rezar pra não taxar e segurar a ansiedade q semana q vem deve tá aqui em casa.
6f0130c33fd9da86089fe4f7bc2193b3.jpg


Enviado de meu SM-G925F usando o Tapatalk
 


T1mp4s

Mil pontos, LOL!
Mensagens
28.417
Reações
34.503
Pontos
1.354
Sim,3 coolers soprando.O meu bateu 71 no standard a 22C ambiente.
Bom, mas já comprei um gabinete novo que aceita até 6 coolers e comprei 5 coolers recomendado pelo @antonioli

Já aumentaram 10 reais, eu paguei 141 lol
https://www.americanas.com.br/produto/55753917/gabinete-2-baias-bluecase-gamer-preto-sem-fonte-bg-110?cor=Preto&pfm_carac=gabinete bluecase 110&pfm_index=0&pfm_page=search&pfm_pos=grid&pfm_type=search_page &sellerId

https://www.pichau.com.br/ventoinha-cooler-master-masterfan-mf120r-rgb-r4-c1ds-20pc-r1

Se não levantar do chão, vou culpar o antonio :coolface

edit: Finalmente meu gabinete esta em transporte...
 
Ultima Edição:

Kampfar

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.229
Reações
12.877
Pontos
503
Bom, mas já comprei um gabinete novo que aceita até 6 coolers e comprei 5 coolers recomendado pelo @antonioli

Já aumentaram 10 reais, eu paguei 141 lol
https://www.americanas.com.br/produto/55753917/gabinete-2-baias-bluecase-gamer-preto-sem-fonte-bg-110?cor=Preto&pfm_carac=gabinete bluecase 110&pfm_index=0&pfm_page=search&pfm_pos=grid&pfm_type=search_page &sellerId

https://www.pichau.com.br/ventoinha-cooler-master-masterfan-mf120r-rgb-r4-c1ds-20pc-r1

Se não levantar do chão, vou culpar o antonio :coolface

edit: Finalmente meu gabinete esta em transporte...
Se eu ver que tá muito zoado compro 2 desses,comprei 2 da deepcool e na embalagem dizia ter um montão de cfm mas é fraco.
Fora que tem lédiz,meu guri pira e meu pc vai voar(no fps,claru)
 

antonioli

O Exterminador de confusões
Membro STAFF
VIP
GOLD
Mensagens
103.194
Reações
172.368
Pontos
2.599
Estou parece um viciado com abstinência de crack, 75 dias sem PC, a placa-mãe chegou na jeguelog aqui da cidade mas fica um pouco longe, 30 minutos de carro e numa área com grande concentração de manolagem.


A melhor posição para o watercooler é na frente. Eu também usava ele assim em cima.

No meu gabinete eu arranquei todas essas prateleiras de 3.5" para HDs para dar espaço para o radiador e fans na frente, e passei os dois HDs para gavetas de 5.25" nas baias de cima, assim ficou com o fluxo de ar totalmente desobstruído.
Eu também colocaria na frente mas meu gabinete é da época que se tinha entrada para DVD e disquete.
 

Diablo+

Larva
Mensagens
18
Reações
20
Pontos
3
Pessoal recomendação de um WC (de 250 reais?) pra fazer um overzinho 4.3Ghz no 3600.
Mas já deixando margem pra um overzinho no 4700X do ano que vem..

Estou vendo alguns testes, vi que varia muito, e são muitas opções..
 

LucianoBraga

Operador de Marreta
Membro STAFF
Mensagens
50.247
Reações
175.660
Pontos
2.234
Pessoal recomendação de um WC (de 250 reais?) pra fazer um overzinho 4.3Ghz no 3600.
Mas já deixando margem pra um overzinho no 4700X do ano que vem..

Estou vendo alguns testes, vi que varia muito, e são muitas opções..

4.3Ghz no 3600 não é overzinho. Nem compensa pelo aumento de tensão, na casa do 1.4v.
Quando o chip aceita, qualquer bom WC de 240mm é suficiente.
 

antonioli

O Exterminador de confusões
Membro STAFF
VIP
GOLD
Mensagens
103.194
Reações
172.368
Pontos
2.599
Pessoal recomendação de um WC (de 250 reais?) pra fazer um overzinho 4.3Ghz no 3600.
Mas já deixando margem pra um overzinho no 4700X do ano que vem..

Estou vendo alguns testes, vi que varia muito, e são muitas opções..
Acabei de postar acima o H45 da Corsair por 179,90.
 

Diablo+

Larva
Mensagens
18
Reações
20
Pontos
3
4.3Ghz no 3600 não é overzinho. Nem compensa pelo aumento de tensão, na casa do 1.4v.

pq não ? 1.4V com o WC a temperatura vai ficar razoável..

Quando o chip aceita, qualquer bom WC de 240mm é suficiente.

Certo.. Tem recomendações dos bons pra eu dar uma comparada ? vlws

Acabei de postar acima o H45 da Corsair por 179,90.

Vlw.. vou dar uma pesquisada nas temperaturas..
 

LucianoBraga

Operador de Marreta
Membro STAFF
Mensagens
50.247
Reações
175.660
Pontos
2.234
pq não ? 1.4V com o WC a temperatura vai ficar razoável..

A questão não é a temperatura ou a tensão, é que 4.3Ghz pro 3600 é alto e quase chip nenhum pega isso. Creio que tem a ver com o processo de 7nm da GF. Tanto o Ryzen 1xxx quanto os 2xxx têm dificuldade pra passar dos 4Ghz pelo mesmo motivo - limitações no processo. Mesmo em binnings superiores - usados no 3600X, por exemplo - é difícil, e geralmente quando o turbo chega aos 4.4 é em um core só.

4.0Ghz é padrão e dá pra chamar 4.1Ghz de...realista. Mais que isso começa a ficar muito complicado.
 

T1mp4s

Mil pontos, LOL!
Mensagens
28.417
Reações
34.503
Pontos
1.354
A questão não é a temperatura ou a tensão, é que 4.3Ghz pro 3600 é alto e quase chip nenhum pega isso. Creio que tem a ver com o processo de 7nm da GF. Tanto o Ryzen 1xxx quanto os 2xxx têm dificuldade pra passar dos 4Ghz pelo mesmo motivo - limitações no processo. Mesmo em binnings superiores - usados no 3600X, por exemplo - é difícil, e geralmente quando o turbo chega aos 4.4 é em um core só.

4.0Ghz é padrão e dá pra chamar 4.1Ghz de...realista. Mais que isso começa a ficar muito complicado.
Pelo menos com o cooler atual dá pra manter sossegado aqui em 4.1 pra qualquer tipo de operação.
Aliás, quais pastas térmicas são recomendadas?
Talvez a que estou usando seja ruim tb.
 

LucianoBraga

Operador de Marreta
Membro STAFF
Mensagens
50.247
Reações
175.660
Pontos
2.234
Carreguei o XMP e foi lisinho.

Na MSI a placa ficava louca, dava uns 7 reboots com mais de um minuto de duração cada.

Mas alegria de pobre dura pouco, estou com o mesmo problema no display port, mas diferentemente da MSI que até o HDMI as vezes não dava vídeo, na Asus quando entra no Windows o DP funciona, e o HDMI é 100% de certeza que funciona em qualquer lugar.

Então...tá ligado numa TV ou num monitor?
Isso porque aqui a minha TV não aceita a resolução que a placa de vídeo arremessa no POST e durante o processo de boot (1280x1024, e não tem outra opção, a VGA só faz assim) aí eu só tenho vídeo quando inicia o Windows.
 

LucianoBraga

Operador de Marreta
Membro STAFF
Mensagens
50.247
Reações
175.660
Pontos
2.234
O monitor é esse Samsung 144hz que está na assinatura.

Quando eu tinha Intel, dava o mesmo problema, o DP só funcionava no POST quando queria, e eu já tive 3 monitores 144hz diferentes e todos davam o mesmo problema no DP, e não é a placa de vídeo porque eu já testei com 3 placas diferentes também, nunca entendi o porque desse problema aqui.

Aqui só dá problema se a GPU for AMD. Se for Nvidia, dá certo. Como eu disse, é um problema da TV não aceitar a resolução de 1280x1024 do POST.
Quando eu preciso entrar na BIOS pra ajustar alguma coisa, tenho que levar o gabinete pra sala e ligar na Plasminha velha de guerra, que aceita a resolução.

É uma b*sta.
 

T1mp4s

Mil pontos, LOL!
Mensagens
28.417
Reações
34.503
Pontos
1.354
Caraca bichos, passei o verniz naquela parte que raspei sem querer em cima do circuito da placa mãe, esperei secar por 30 minutos com a placa mãe em frente ao ventilador(mas não em cima dele)
Depois remontei o pc e....
Não ligava de jeito nenhum, fiquei com o cu na mão achando que o verniz tinha queimado a placa mãe, mas depois percebi que os coolers de tudo estavam ligados.
Desmontei e remontei todos os cabos e nada de ligar.
Então decidi retirar as 4 memorias e colocar apenas uma(eu nem tinha retirado as memórias quando passei o verniz, então não suspeitei que era isso de início), ai ligou.:kclassic
Coloquei os outros 3 pentes e ligou normal, a bios não foi resetada (sorte, pq não tirei foto ou print de como configurei ela com as voltagens, até tirei foto logo que ligou depois dessa)
E esta tudo em pleno funcionamento novamente.
Mas gelei, não entendi essa bugada nas memórias sem mais nem menos, mas fica ai o aprendizado...
 
Ultima Edição:

Cloudst69

Mil pontos, LOL!
Mensagens
5.212
Reações
3.589
Pontos
1.084
Caraca bichos, passei o verniz naquela parte que raspei sem querer em cima do circuito da placa mãe, esperei secar por 30 minutos com a placa mãe em frente ao ventilador(mas não em cima dele)
Depois remontei o pc e....
Não ligava de jeito nenhum, fiquei com o cu na mão achando que o verniz tinha queimado a placa mãe, mas depois percebi que os coolers de tudo estavam ligados.
Desmontei e remontei todos os cabos e nada de ligar.
Então decidi retirar as 4 memorias e colocar apenas uma(eu nem tinha retirado as memórias quando passei o verniz, então não suspeitei que era isso de início), ai ligou.:kclassic
Coloquei os outros 3 pentes e ligou normal, a bios não foi resetada (sorte, pq não tirei foto ou print de como configurei ela com as vontagens, até tirei foto logo que ligou depois dessa)
E esta tudo em pleno funcionamento novamente.
Mas gelei, não entendi essa bugada nas memórias sem mais nem menos, mas fica ai o aprendizado...

As vezes nessa mexida um dos pentes ficou mal encaixado/mal contato, aí ocasiona isso. Não é primeira vez eu vejo um relato desse tipo.
 

T1mp4s

Mil pontos, LOL!
Mensagens
28.417
Reações
34.503
Pontos
1.354
As vezes nessa mexida um dos pentes ficou mal encaixado/mal contato, aí ocasiona isso. Não é primeira vez eu vejo um relato desse tipo.
Sei lá, os pentes ficam tão bem fixos que nem tem como ter movimentado nada, nessa placa mãe eles ficam muito apertados um do lado do outro(na placa anterior tinha um pequeno espaço entre elas, nessa não), por isso achei estranho.
Talvez tenha dado algum curto ao ligar ou coisa do tipo.
 

wtsds

Mil pontos, LOL!
Mensagens
20.639
Reações
20.594
Pontos
1.344
Caraca bichos, passei o verniz naquela parte que raspei sem querer em cima do circuito da placa mãe, esperei secar por 30 minutos com a placa mãe em frente ao ventilador(mas não em cima dele)
Depois remontei o pc e....
Não ligava de jeito nenhum, fiquei com o cu na mão achando que o verniz tinha queimado a placa mãe, mas depois percebi que os coolers de tudo estavam ligados.
Desmontei e remontei todos os cabos e nada de ligar.
Então decidi retirar as 4 memorias e colocar apenas uma(eu nem tinha retirado as memórias quando passei o verniz, então não suspeitei que era isso de início), ai ligou.:kclassic
Coloquei os outros 3 pentes e ligou normal, a bios não foi resetada (sorte, pq não tirei foto ou print de como configurei ela com as voltagens, até tirei foto logo que ligou depois dessa)
E esta tudo em pleno funcionamento novamente.
Mas gelei, não entendi essa bugada nas memórias sem mais nem menos, mas fica ai o aprendizado...

Pq vc não salva um perfil na BIOS pra quando der isso vc só carregar?
 

wtsds

Mil pontos, LOL!
Mensagens
20.639
Reações
20.594
Pontos
1.344
Pq só salva para pendrive os perfis.

Oxe,nunca vi isso antes. Aqui deu pau, tiro a bateria, reinicia a bios e está lá salvo. Da um alívio.

Tenho vários perfis até. Criei um só pra 6cores e tirei os threads.

Mas é só sua mobo q é assim né? Pq deve ter algumas q gravam e não precisa de nada.
 

Diablo+

Larva
Mensagens
18
Reações
20
Pontos
3
4.0Ghz é padrão e dá pra chamar 4.1Ghz de...realista. Mais que isso começa a ficar muito complicado.

Atualmente estou em 4.150Mhz e 1.41V, com um AirCooler CoolerMaster Hyper T4, temperatura base 79º em stress.
Se eu aumento pra 4.175Mhz já da BO.
Por isso acho que um WC razoável já vai me permitir 4.3 ou próximo..
 

Kampfar

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.229
Reações
12.877
Pontos
503
Atualmente estou em 4.150Mhz e 1.41V, com um AirCooler CoolerMaster Hyper T4, temperatura base 79º em stress.
Se eu aumento pra 4.175Mhz já da BO.
Por isso acho que um WC razoável já vai me permitir 4.3 ou próximo..
Cara,o vcore vai deixar o processador mais quente mesmo que vc coloque uma pedra de gelo em cima do seu pc.
Mais ghz+vcore=calor
O que vc tem que acertar na sua placa é
vcore baixo-ghz-temp
Isso deve ser sua meta,não enfiar vcore abaixo pro processador e ganhar ghz,isso só vai encurtar a vida útil da tua placa mãe,processador.etc.
Pra efeito de comparação somente
88588
 

flaviorodrigo

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.653
Reações
1.963
Pontos
864
O monitor é esse Samsung 144hz que está na assinatura.

Quando eu tinha Intel, dava o mesmo problema, o DP só funcionava no POST quando queria, e eu já tive 3 monitores 144hz diferentes e todos davam o mesmo problema no DP, e não é a placa de vídeo porque eu já testei com 3 placas diferentes também, nunca entendi o porque desse problema aqui.

Dúvida meio off: faz diferença um monitor 144hz mesmo jogando só em 60fps ?
 

Diablo+

Larva
Mensagens
18
Reações
20
Pontos
3
O que vc tem que acertar na sua placa é
vcore baixo-ghz-temp

Bacana.. Mas eu tenho essa opção se tratando de um 3600 (Placa mãe = Gigabyte B450 ds3h)?
Como eu poderia no momento manter os 4.150Mhz com um Vcore muito menor ?
Não tenho anotado aqui, mas com 1.4 não ficou estável, tive que subir para os 1.415V(Acho que é esse o valor exato)
 

Rodpunisher

Mil pontos, LOL!
Mensagens
15.688
Reações
15.123
Pontos
1.174
Bacana.. Mas eu tenho essa opção se tratando de um 3600 (Placa mãe = Gigabyte B450 ds3h)?
Como eu poderia no momento manter os 4.150Mhz com um Vcore muito menor ?
Não tenho anotado aqui, mas com 1.4 não ficou estável, tive que subir para os 1.415V(Acho que é esse o valor exato)
Aí depende muito da sua cpu. Tem cpus que precisam de menos vcore.. Outras mais.
Se não fica estavel com menor voltagem, não tem muito o que fazer

Sent from my SM-G955F using Tapatalk
 

Diablo+

Larva
Mensagens
18
Reações
20
Pontos
3
Entendo.. Se não tem opção, a minha ideia é colocar um WC e tentar 4.3Ghz, com vcore alto e redução de vida útil se for o caso....
 

T1mp4s

Mil pontos, LOL!
Mensagens
28.417
Reações
34.503
Pontos
1.354
Oxe,nunca vi isso antes. Aqui deu pau, tiro a bateria, reinicia a bios e está lá salvo. Da um alívio.

Tenho vários perfis até. Criei um só pra 6cores e tirei os threads.

Mas é só sua mobo q é assim né? Pq deve ter algumas q gravam e não precisa de nada.
A outra da msi eu não salvei nenhum perfil, não sei se era assim tb, então não sei dizer se é coisa a msi.
 

Kampfar

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.229
Reações
12.877
Pontos
503
Entendo.. Se não tem opção, a minha ideia é colocar um WC e tentar 4.3Ghz, com vcore alto e redução de vida útil se for o caso....
Tá na última bios?Outra,sabe que não vai ter o extremo ganho com esse clock,né?Coisa de 2 a 3 fps e olhe lá.
No mais,pelo que li a última bios é estável para os ryzen 3k
 
Topo Fundo