O que há de Novo?
  • Novo tema VIP está disponível
    Visitante, um novo tema com fundo escuro agora está disponível para aqueles que contribuíram com doações ao fórum e têm o status VIP. Veja os detalhes aqui.

[TOPICO OFICIAL] AMD Ryzen

Timpas

Ei mãe, 500 pontos!
Reações
16.905
Pontos
604
Deixei setado para 4150Mhz e vcore 1.35 na bios, fiz teste para estressar ao máximo a cpu e deu ok para estabilidade, mas atingiu 83.1 graus na máxima.
Gammaxx 400 é bom, mas nem tanto assim. Mesmo assim o meu 6700k esquentava bem mais que isso.

LucianoBraga

Moderador
Membro STAFF
Reações
132.446
Pontos
834
Deixei setado para 4150Mhz e vcore 1.35 na bios, fiz teste para estressar ao máximo a cpu e deu ok para estabilidade, mas atingiu 83.1 graus na máxima.
Gammaxx 400 é bom, mas nem tanto assim. Mesmo assim o meu 6700k esquentava bem mais que isso.
Os Ryzen começam a perder eficiência depois dos 4Ghz. Não sabemos se é do chip, da arquitetura ou do processo de litografia da GF.
O Gammax 400 tem bom CxB, verdade, mas ainda é um cooler de 150 reais.

Timpas

Ei mãe, 500 pontos!
Reações
16.905
Pontos
604
Os Ryzen começam a perder eficiência depois dos 4Ghz. Não sabemos se é do chip, da arquitetura ou do processo de litografia da GF.
O Gammax 400 tem bom CxB, verdade, mas ainda é um cooler de 150 reais.
Ele não deu queda de performance durante o teste e ficou bem estável.
Quando deixava em autoPBO, ele dava umas quedas pra 3.9 pra compensar a temperatura alta, mas o vcore era o causador, ficava em 1.45v.
1.35v é bem tranquilo.
E paguei 110 no gammaxx 400 em 2017, acho que 150 nunca foi.
E estou de olho nesse aqui:
https://www.terabyteshop.com.br/produto/10573/cooler-master-hyper-212-rgb-black-edition-rr-212s-20pc-r1-intelamd?gclid=CjwKCAjwkenqBRBgEiwA-bZVtoQ_N-jU9W9Jf9thN-u6esTRcGQaNSBsYxLdUT2wMKH7fyA-EBZwwRoCHSgQAvD_BwE

Só não sei se é muito melhor que o gammaxx.

LucianoBraga

Moderador
Membro STAFF
Reações
132.446
Pontos
834
Quando deixava em autoPBO, ele dava umas quedas pra 3.9 pra compensar a temperatura alta, mas o vcore era o causador, ficava em 1.45v.
1.35v é bem tranquilo.
https://www.terabyteshop.com.br/produto/10573/cooler-master-hyper-212-rgb-black-edition-rr-212s-20pc-r1-intelamd?gclid=CjwKCAjwkenqBRBgEiwA-bZVtoQ_N-jU9W9Jf9thN-u6esTRcGQaNSBsYxLdUT2wMKH7fyA-EBZwwRoCHSgQAvD_BwE

Fica estável, mas a questão é que o incremento necessário de vCore é desproporcional ao ganho de desempenho subindo esse clock. Realmente 1.35v é ok. 1.45v pelamor, sem condições.
Eu vi o 400 por 150 um tempo atrás, lol

Sobre o Hyper 212, eu tenho a impressão de que seria seis por meia dúzia. Pega o Deepcool Lucifer que há ganho considerável.

rounindx

Habitué da casa
Reações
308
Pontos
83
Chegou meu Ryzen 5 1600! Montei ele no domingo, ainda não fiz uma instalação limpa do Windows no SSD M.2 pra ver a diferença, tá funcionando com a instalação antiga.

Tive que mexer em outras duas máquinas no domingo, com as peças que sobraram do meu e algumas peças do PC da patroa fiz um FX 8300 com 24GB DDR3 1866 pra ela usar com minha placa antiga Gigabyte 970a-ds3p e a GTX 1060 mini.

Sobrou uma placa Asus M5 com outro FX 8300 que eu doei pra um amigo, com 8GB DDR3 1333.

Segue duas fotos.

88156

88157

Tá meio bagunçado, só vou poder ajeitar mais tarde.

LucianoBraga

Moderador
Membro STAFF
Reações
132.446
Pontos
834

Timpas

Ei mãe, 500 pontos!
Reações
16.905
Pontos
604
Fica estável, mas a questão é que o incremento necessário de vCore é desproporcional ao ganho de desempenho subindo esse clock. Realmente 1.35v é ok. 1.45v pelamor, sem condições.

Sobre o Hyper 212, eu tenho a impressão de que seria seis por meia dúzia. Pega o Deepcool Lucifer que há ganho considerável.
Bom, antes ele ia apenas a 4.100 com vcore 1.45 em auto, agora com 1.35 em 4.150, melhor que auto pelo menos rs
Vou procurar alguns reviews desse cooler ai.

marcgtsr

Bam-bam-bam
Reações
2.176
Pontos
429

realmente muda pouco esses coolers - mas o hyper é beeeeeeem mais legal, tenho um aqui haha
mas nao é muita coisa melhor q o 400

wtsds

Ei mãe, 500 pontos!
Reações
10.706
Pontos
594
Bom, antes ele ia apenas a 4.100 com vcore 1.45 em auto, agora com 1.35 em 4.150, melhor que auto pelo menos rs
Vou procurar alguns reviews desse cooler ai.
Se tem bala na agulha pega um Noctua NH-D15. Acho q deve ser o melhor ai cooler do mercado. Estou usando ele com um i7 8700k a 4.9ghz! Ele na média baixa de 10 a 15° do hyper 212 x q vc quer comprar!

Timpas

Ei mãe, 500 pontos!
Reações
16.905
Pontos
604
Se tem bala na agulha pega um Noctua NH-D15. Acho q deve ser o melhor ai cooler do mercado. Estou usando ele com um i7 8700k a 4.9ghz! Ele na média baixa de 10 a 15° do hyper 212 x q vc quer comprar!
600 pau em um cooler é algo que eu não pago rs
Se fosse uns 400 eu até consideraria.

Kampfar

Bam-bam-bam
Reações
9.889
Pontos
353
1.35v é bem tranquilo.

Cara,já pesquisa por Noctua,Lucifer-etcs bagulhos grandes assim,pois ainda chegará o verão,não se esqueça.
Aqui já sei que convertendo vídeos mesmo com o gammaxx 400(ou outro gigantesco)vou ter que no fim baixar o clock.
Outra,socaria logo 4.2 nessa voltagem.

Timpas

Ei mãe, 500 pontos!
Reações
16.905
Pontos
604
Cara,já pesquisa por Noctua,Lucifer-etcs bagulhos grandes assim,pois ainda chegará o verão,não se esqueça.
Aqui já sei que convertendo vídeos mesmo com o gammaxx 400(ou outro gigantesco)vou ter que no fim baixar o clock.
Outra,socaria logo 4.2 nessa voltagem.
Ai pega quanto convertendo videos? No handbrake estou testando agora e pega 76 graus.

Edit: Deixei o vcore em 1.325 e reduziu demais a temperatura, menos 11 graus do que o vcore em 1.350, o processador é meio maluco.

88190

Assim já fico mais sossegado com essa temperatura.

Ultima Edição:

Heavenbless

Bam-bam-bam
Reações
1.366
Pontos
359
Ai pega quanto convertendo videos? No handbrake estou testando agora e pega 76 graus.

Edit: Deixei o vcore em 1.325 e reduziu demais a temperatura, menos 11 graus do que o vcore em 1.350, o processador é meio maluco.

Visualizar anexo 88190

Deve ter um pequeno vdroop ainda, pelo que diz o HWInfo você deve estar rodando com 1.3v em full load, não?

LucianoBraga

Moderador
Membro STAFF
Reações
132.446
Pontos
834
Rumores de um Surface com Ryzen 3000H ou U.

AMD Dali e Renoir pro ano que vem, APUs, AM4. Ambos Zen 2, Dali seria o sucessor do Athlon 2xxGE, 2C/4T,e Renoir seria uma APU mainstream - uns falam em quad, outros em 4C/8T, outros falam em desempenho de 3600 ou até de 3700x - com iGPU...Vega de novo. :khuh

Isso só se explicaria por um motivo, ao meu ver: a iGPU não se beneficiar da arquitetura Navi por conta da limitação de largura de banda de memória.

Kampfar

Bam-bam-bam
Reações
9.889
Pontos
353

Visualizar anexo 88190

Hoje que tá bem quente não converti nada,mas normalmente converto a 3.9ghz todos os cores e ficam a 60~72.Amanhã acredito eu que tenha algo pra converter aí pego lá e vejo certinho,mas é na base dos 3.9 pois o ganho é pífio no over a 4.2.
Isso que não entendo,é 7nm,EU acharia que esses 3k iriam trabalhar com menos vcore,mas se o cara não dá uma surra na bios(assim como é nos 1k,2k..)o cara leva um cagaço nesses vcores loucos.
Aqui se seto auto,essa disgraça soca 1,56v,se regulo e já deixo salvo um dos perfis da bios,é 4.2 a 1,325,mas normalmente deixo o perfil de 3,9 a 1,22 pra trampo em boa parte do tempo.

Timpas

Ei mãe, 500 pontos!
Reações
16.905
Pontos
604
Hoje que tá bem quente não converti nada,mas normalmente converto a 3.9ghz todos os cores e ficam a 60~72.Amanhã acredito eu que tenha algo pra converter aí pego lá e vejo certinho,mas é na base dos 3.9 pois o ganho é pífio no over a 4.2.
Isso que não entendo,é 7nm,EU acharia que esses 3k iriam trabalhar com menos vcore,mas se o cara não dá uma surra na bios(assim como é nos 1k,2k..)o cara leva um cagaço nesses vcores loucos.
Aqui se seto auto,essa disgraça soca 1,56v,se regulo e já deixo salvo um dos perfis da bios,é 4.2 a 1,325,mas normalmente deixo o perfil de 3,9 a 1,22 pra trampo em boa parte do tempo.
Levei em consideração o que vc disse sobre o verão e temperatura, alterei para 4.1ghz e deixei o vcore em 1.3.
Já testei no intelburn test e passou, agora estou convertendo um video de 9GB, temp máxima de 71 graus.
Eu estou observando o vcore, ele usa de 1.281 a 1.294, por isso deixei em 1.300.
NB/SoC deixei em 1.144.
Eu ainda tenho que colocar o cooler da cpu virado para o lado correto, coloquei do lado errado e esta jogando ar para o lado oposto da ventoinha do gabinete, isso esta ajudando a aumentar calor tb, pq o ar quente bate na parede e volta.
Mas só mudo quando chegar o verniz para placa que comprei, vou passar no risco acidental na placa mãe e ai mudo a posição do cooler.

Kampfar

Bam-bam-bam
Reações
9.889
Pontos
353
Levei em consideração o que vc disse sobre o verão e temperatura, alterei para 4.1ghz e deixei o vcore em 1.3.
Já testei no intelburn test e passou, agora estou convertendo um video de 9GB, temp máxima de 71 graus.
Eu estou observando o vcore, ele usa de 1.281 a 1.294, por isso deixei em 1.300.
NB/SoC deixei em 1.144.
Eu ainda tenho que colocar o cooler da cpu virado para o lado correto, coloquei do lado errado e esta jogando ar para o lado oposto da ventoinha do gabinete, isso esta ajudando a aumentar calor tb, pq o ar quente bate na parede e volta.
Mas só mudo quando chegar o verniz para placa que comprei, vou passar no risco acidental na placa mãe e ai mudo a posição do cooler.
Queira ou não o verão como sempre estraga nossa festa,é medonho,eu odeio essa época.
Mas colocou como o gammaxx aí?
No mais,fiz o teste aqui agora,no calor imundo que tá fazendo,fica na média que te falei como tá na print

Anexos

wtsds

Ei mãe, 500 pontos!
Reações
10.706
Pontos
594

Então, esse tipo de problema q vcs tem em deixar no auto a bios, é muito reduzido nas mobos do lado da intel! Do lado da Intel o vcore só é um pouco maior quando vem de fabrica. Mas não existe isso de passar de 1.5v. Isso é uma absurdo cara, muita voltagem. O cara q não sabe disso ta forçando um vcore q pode até matar a mobo e o processador.

Aqui mesmo uso 1.3v para 4.9ghz! Mas antes com uma mobo gigabyte precisava de 1.36v. Olha a diferença. Essa minha da MSI tem muito mais fases que a antiga da Gigabyte.

Kampfar

Bam-bam-bam
Reações
9.889
Pontos
353
Então, esse tipo de problema q vcs tem em deixar no auto a bios, é muito reduzido nas mobos do lado da intel! Do lado da Intel o vcore só é um pouco maior quando vem de fabrica. Mas não existe isso de passar de 1.5v. Isso é uma absurdo cara, muita voltagem. O cara q não sabe disso ta forçando um vcore q pode até matar a mobo e o processador.

Aqui mesmo uso 1.3v para 4.9ghz! Mas antes com uma mobo gigabyte precisava de 1.36v. Olha a diferença. Essa minha da MSI tem muito mais fases que a antiga da Gigabyte.
O problema é a gigabyte,o cara se esforça em usar a bios original por causa da garantia,mas dá vontade de ficar só com a mod mesmo que posso dormir tranquilo.
Da uma imensa vontade de devolver essa placa e reaver a grana ou ele me dar alguma outra.... gigabyte.
Aí pensa nisso,Pc parado,eu perdendo grana...deixa quieto.

Falkner

Bam-bam-bam
Reações
2.670
Pontos
303
é mal de gigabyte colocar vcore alto?
meu i7 2600 em stock chegava a 1.3 vcore em stock.
Não manjo muito mas o processador era bem quente e barulhento.

Timpas

Ei mãe, 500 pontos!
Reações
16.905
Pontos
604
Queira ou não o verão como sempre estraga nossa festa,é medonho,eu odeio essa época.
Mas colocou como o gammaxx aí?
No mais,fiz o teste aqui agora,no calor imundo que tá fazendo,fica na média que te falei como tá na print
Tá virado para o lado dos hds aos invés de estar virado para o cooler na traseira do gabinete. E jogando o ar pro lado errado.

wtsds

Ei mãe, 500 pontos!
Reações
10.706
Pontos
594
é mal de gigabyte colocar vcore alto?
meu i7 2600 em stock chegava a 1.3 vcore em stock.
Não manjo muito mas o processador era bem quente e barulhento.

Pra stock esta horrível 1.3v. Se vc ir baixando se consegue bem menos em stock. Isso é Vcore pra over com clocks acima de 4.0ghz!:klol

Mas ali na pagina q vc psotou o máximo foi 1.236v

Falkner

Bam-bam-bam
Reações
2.670
Pontos
303
Pra stock esta horrível 1.3v. Se vc ir baixando se consegue bem menos em stock. Isso é Vcore pra over com clocks acima de 4.0ghz!:klol

Mas ali na pagina q vc psotou o máximo foi 1.236v
é um print antigo que achei aqui
vendi esse kit e estou esperando o novo.

não aguentava mais gargalo e stuttering

Kampfar

Bam-bam-bam
Reações
9.889
Pontos
353
Tá virado para o lado dos hds aos invés de estar virado para o cooler na traseira do gabinete. E jogando o ar pro lado errado.
Eu uso assim,virado pro caso,pra direção da frontal do gabinete,pegando ar frio dos 2 coolers frontais e soprando em direção ao exaustor.

javagod

Bam-bam-bam
Reações
4.657
Pontos
389
Resolvi montar uma máquina básica para o meu filho jogar Minecraft e Roblox, e acabei me dando mal. Não pretendia comprar uma placa de vídeo e comprei um Ryzen 5 3400g. Ia mesmo usar a GPU integrada e boa. Dias depois um amigo me aparece oferecendo uma RX 580 por um preço de irmão. Comprei. O R5 3400g acabou perdendo o sentido. Por 200 reais a mais poderia ter pego o 3600... :facepalm

Timpas

Ei mãe, 500 pontos!
Reações
16.905
Pontos
604
Eu uso assim,virado pro caso,pra direção da frontal do gabinete,pegando ar frio dos 2 coolers frontais e soprando em direção ao exaustor.
O meu é fechado nessa parte e não tem cooler nenhum.
E o cooler esta soprando contrário ao exaustor, ele esta puxando "ar" do exaustor, eu abri o gabinete e coloquei a mão dentro, parece uma sauna kkk
Deixei até o gabinete aberto agora.

Kampfar

Bam-bam-bam
Reações
9.889
Pontos
353
O meu é fechado nessa parte e não tem cooler nenhum.
E o cooler esta soprando contrário ao exaustor, ele esta puxando "ar" do exaustor, eu abri o gabinete e coloquei a mão dentro, parece uma sauna kkk
Deixei até o gabinete aberto agora.
Pq não muda o cooler pra testes?Enquanto a tinta não chega,aliás,me interessou saber o que vai passar em cima do riscado.

Diablo+

Larva
Reações
20
Pontos
3
Comprei essas memórias, tem chip micron:

Mas como faço pra saber o chip exato dela pra jogar na calculadora e fazer o OC ?
Obrigado.

Achei nesse artigo:
https://theoverclockingpage.com/2019/04/13/review-8gb-crucial-ballistix-sport-at-2666-cl16/
Micron D-die..

esf

Supra-sumo
Reações
764
Pontos
179