O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Tópico oficial AMD Ryzen

LucianoBraga

Operador de Marreta
Membro STAFF
Mensagens
50.272
Reações
175.716
Pontos
2.234

T1mp4s

Mil pontos, LOL!
Mensagens
28.419
Reações
34.507
Pontos
1.354
Bom, acabei montando as peças dentro do gabinete novo e já notei melhora tanto no peso(bem mais leve esse gabinete) quanto em resfriamento, mesmo sem ter chegado as ventoinhas, só com o cooler akasa como exaustor na parte de trás, já mostrou uma minima de 30 graus, quero só ver quando estiver com todas as 5 fans que vão chegar :kgozo
 


wtsds

Mil pontos, LOL!
Mensagens
20.658
Reações
20.634
Pontos
1.344
Quero ver esse milagre ano que vem rs

Aposto q ela consegue uma 3070 do nivel da 2080ti com TDP abaixo de 200w.:klingua
Aqui o pc fica mais frio com a tampa aberta. Já fechei, mas parece q os 3 fans da frente não puxam muito ar frio. Mesmo em 1200rpm. Queria comprar um mais forte e por pra ver se melhora!
 

LucianoBraga

Operador de Marreta
Membro STAFF
Mensagens
50.272
Reações
175.716
Pontos
2.234
Bom, acabei montando as peças dentro do gabinete novo e já notei melhora tanto no peso(bem mais leve esse gabinete) quanto em resfriamento, mesmo sem ter chegado as ventoinhas, só com o cooler akasa como exaustor na parte de trás, já mostrou uma minima de 30 graus, quero só ver quando estiver com todas as 5 fans que vão chegar :kgozo

Mantenha as expectativas no lugar. Talvez não mude muito.
Como eu já disse, fans não resfriam PC, só evitam que a temperatura aumente muito quando ele é mais exigido.

Mas ainda acho q a Nvidia consegue fazer mais milagres com litografias baixas que a AMD. A série 1000 mesmo se tinha uma 1060 de 6gb com tdp de 120w? Compara com a RX 480.

Nvidia é mais eficiente mesmo, só não pode esquecer que com o amadurecimento dos drivers a 480 tem desempenho melhor do que a 1060 hoje em dia.
 

T1mp4s

Mil pontos, LOL!
Mensagens
28.419
Reações
34.507
Pontos
1.354
Mantenha as expectativas no lugar. Talvez não mude muito.
Como eu já disse, fans não resfriam PC, só evitam que a temperatura aumente muito quando ele é mais exigido.



Nvidia é mais eficiente mesmo, só não pode esquecer que com o amadurecimento dos drivers a 480 tem desempenho melhor do que a 1060 hoje em dia.
Estou contando mais com as temps máximas mesmo, a minima nos meus pcs eu nunca vi ficar abaixo de 28, mas se a máxima ficar em 68 com stress, já me dou por satisfeito.
 

Kampfar

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.234
Reações
12.887
Pontos
503
Bom, acabei montando as peças dentro do gabinete novo e já notei melhora tanto no peso(bem mais leve esse gabinete) quanto em resfriamento, mesmo sem ter chegado as ventoinhas, só com o cooler akasa como exaustor na parte de trás, já mostrou uma minima de 30 graus, quero só ver quando estiver com todas as 5 fans que vão chegar :kgozo
sVWvKzx.png
 

LucianoBraga

Operador de Marreta
Membro STAFF
Mensagens
50.272
Reações
175.716
Pontos
2.234
Sinceramente, a AMD só tá dando essa pombada na cara da Intel por causa desse cache monstruoso.

Se os dois processadores tivessem as mesmas especificações, a AMD ia sentar na tora.

Não que isso seja ruim, se a AMD quer me vender uma CPU com um cache enorme com desempenho superior e preço menor que a concorrência, sendo que historicamente essa é a parte mais cara de se fabricar em um processador, então tá de boa.

O cache é um dos fatores de aumento de desempenho sim, mas não o maior deles.
Afinal, sem uma arquitetura que conseguisse aproveitar isso, não ia adiantar porra nenhuma. Se você colocar 128MB de cache num Bulldozer, ele continua sendo um Bulldozer.

O Athlon 200GE, que é Zen, tem 4MB de L3 e performa na média do G5400, que também tem 4MB. Daí você tira que é um fator, mas não o único.
 

LucianoBraga

Operador de Marreta
Membro STAFF
Mensagens
50.272
Reações
175.716
Pontos
2.234
O problema do Bulldozer foi a cagada da AMD, uma FPU para cada dois núcleos, isso literalmente emasculou a CPU. Creio que a história teria sido diferente se eles não tivessem cometido esse erro.

Ainda ia ser pior que qualquer coisa que a Intel tinha pra competir na época.
 

LucianoBraga

Operador de Marreta
Membro STAFF
Mensagens
50.272
Reações
175.716
Pontos
2.234
Eu queria uma APU nível RX570+, será que rola ainda em 2020?

Em potência de GPU somente, acho que a AMD já conseguiria fazer isso se quisesse...A questão é que a iGPU usaria a largura de banda da RAM, e aí é DDR4, não GDDR5. Fica meio que aquela questão GT 1030 SDDR4 vs GT 1030 GDDR5, em que ainda usando a mesma GPU a diferença entre as duas é imensa por causa da largura de banda - e olha que a gente tá falando de uma 1030, que mesmo usando GDDR5 anda junto com a Vega 8 do 2200G usando ram 3200Mhz. Não é algo que dê pra comparar com a 570.

Acho que só seria viável se de repente eles integrassem uma quantidade de HBM2 (GDDR5 é fisicamente maior e não é empilhável), mas ia ficar tão caro que essa APU não faria sentido.

Algo com a potência de uma RX 560 (metade da 570) por outro lado, talvez seja viável...mas eu tô só especulando.
 

Apreciador de Velharias

Saudosista
VIP
Mensagens
16.471
Reações
9.693
Pontos
1.434
Em potência de GPU somente, acho que a AMD já conseguiria fazer isso se quisesse...A questão é que a iGPU usaria a largura de banda da RAM, e aí é DDR4, não GDDR5. Fica meio que aquela questão GT 1030 SDDR4 vs GT 1030 GDDR5, em que ainda usando a mesma GPU a diferença entre as duas é imensa por causa da largura de banda - e olha que a gente tá falando de uma 1030, que mesmo usando GDDR5 anda junto com a Vega 8 do 2200G usando ram 3200Mhz. Não é algo que dê pra comparar com a 570.

Acho que só seria viável se de repente eles integrassem uma quantidade de HBM2 (GDDR5 é fisicamente maior e não é empilhável), mas ia ficar tão caro que essa APU não faria sentido.

Algo com a potência de uma RX 560 (metade da 570) por outro lado, talvez seja viável...mas eu tô só especulando.

Já pensei nessa história do HBM no chip. Talvez com pouca memória não ficasse tão salgado, tipo uns 2GB dedicado só
 

LucianoBraga

Operador de Marreta
Membro STAFF
Mensagens
50.272
Reações
175.716
Pontos
2.234
Já pensei nessa história do HBM no chip. Talvez com pouca memória não ficasse tão salgado, tipo uns 2GB dedicado só

A Intel fez isso com eDRAM na Iris PRO uma época. O desempenho ainda era ruim porque a GPU era Intel, mas dava um put* salto em relação ao padrão...e se eu não me engano eram 128MB só.
HBM2 é caro pra cacete, então provavelmente ainda ficaria caro pro nível de mercado que a APU se destina.

A própria Iris PRO era exclusiva de CPUs topo de linha (de modo que a implementação não fazia o menor sentido, haha)
 

LucianoBraga

Operador de Marreta
Membro STAFF
Mensagens
50.272
Reações
175.716
Pontos
2.234
AMD has completed design phase of its "Zen 3" architecture and rumors are already appearing about its details. This time, Hardwareluxx has reported that AMD could bake a four-way simultaneous multithreading technology in its Zen 3 core to enable more performance and boost parallel processing power of its data center CPUs. Expected to arrive sometime in 2020, Zen 3 server CPUs, codenamed "MILAN", are expected to bring many architectural improvements and make use of TSMC's 7nm+ Extreme Ultra Violet lithography that brings as much as 20% increase in transistor density.

Perhaps the biggest change we could see is the addition of four-way SMT that should allow a CPU to have four virtual threads per core that will improve parallel processing power and enable data center users to run more virtual machines than ever before. Four-way SMT will theoretically boost performance by dividing micro-ops into four smaller groups so that each thread could execute part of the operation, thus making the execution time much shorter. This being only one application of four-way SMT, we can expect AMD to leverage this feature in a way that is most practical and brings the best performance possible.

EITA PORRA


Assim, como a própria matéria diz, não é como se fosse um breakthrough, a IBM oferece quatro e até oito threads por core físico há anos. A própria IBM ajudou a AMD na implementação do SMT no Ryzen, como foi apontado por um cara que comentou.
Entretanto, pro mercado doméstico não tem nada parecido.
 

wtsds

Mil pontos, LOL!
Mensagens
20.658
Reações
20.634
Pontos
1.344
Mantenha as expectativas no lugar. Talvez não mude muito.
Como eu já disse, fans não resfriam PC, só evitam que a temperatura aumente muito quando ele é mais exigido.



Nvidia é mais eficiente mesmo, só não pode esquecer que com o amadurecimento dos drivers a 480 tem desempenho melhor do que a 1060 hoje em dia.

Pode até ser, mas não adianta muito pq em quanto a AMD requentava suas séries, a Nvidia já trás uma nova "quase" na mesma faixa e mais forte. Mas pra quem compra pensando em 3 anos deve valer a pena ter uma AMD. Mas ainda estou esperando uma RX 580 ou 90 bater uma 1070.:klingua
 

LucianoBraga

Operador de Marreta
Membro STAFF
Mensagens
50.272
Reações
175.716
Pontos
2.234
Pode até ser, mas não adianta muito pq em quanto a AMD requentava suas séries, a Nvidia já trás uma nova "quase" na mesma faixa e mais forte.

Eu vejo assim: nVidia sai com drivers maduros, já extraindo tudo o que podem da placa. AMD demora anos pros drivers chegarem ao nível da placa.
Se o cara quer o maior desempenho HOJE, nVidia na cabeça. Se ele quer ficar com a GPU mais tempo, é AMD.

Mas pra quem compra pensando em 3 anos deve valer a pena ter uma AMD. Mas ainda estou esperando uma RX 580 ou 90 bater uma 1070.:klingua

Vai continuar esperando, né? Uma coisa é tirar 10%, 15%...Outra é tirar quase 50 (no caso da 580).
 

T1mp4s

Mil pontos, LOL!
Mensagens
28.419
Reações
34.507
Pontos
1.354
Vou ver no verão como vai ficar o ryzao no calor com clock de fábrica.Se pah convertendo ficar muito alto,ou pego esse ou um aircooler do seu lú.
Acho engraçado tu falar de calor no sul rs
Aqui em sp fica bem mais quente que aí e nordeste nem se fala. Eu achava que vc era do norte de tanto que fala em calor.
 

Kampfar

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.234
Reações
12.887
Pontos
503
Acho engraçado tu falar de calor no sul rs
Aqui em sp fica bem mais quente que aí e nordeste nem se fala. Eu achava que vc era do norte de tanto que fala em calor.
Tipo,verão ninguém merece tem dia que pega 35~39...sei que outros locais chegam a bem mais mas aqui normalmente é uma temperatura amena(Blumenau não)mas pow onde nasci e vivi no interior do PR chegava o inverno era quase perto de 0.
 

Cloudst69

Mil pontos, LOL!
Mensagens
5.212
Reações
3.589
Pontos
1.084
Pessoal, agora que to com o Ryzen 3600 rodando, bios atualizada, preciso de um ajudinha em relação a overclock de memória e do processador., to um tanto enferrujado. Última vez que fiz um overclock foi no meu Q6600. Comofas com os Ryzen? Como determino latencias das memórias e etc? To com 2x8gb Crucial Ballistix 2666 CL16. Será que consigo uns 3000/3200 nelas?
 

antonioli

O Exterminador de confusões
Membro STAFF
VIP
GOLD
Mensagens
103.212
Reações
172.410
Pontos
2.599
Pessoal, agora que to com o Ryzen 3600 rodando, bios atualizada, preciso de um ajudinha em relação a overclock de memória e do processador., to um tanto enferrujado. Última vez que fiz um overclock foi no meu Q6600. Comofas com os Ryzen? Como determino latencias das memórias e etc? To com 2x8gb Crucial Ballistix 2666 CL16. Será que consigo uns 3000/3200 nelas?
Não manjo muito dos Ryzen ainda e nem mexi nas memórias mas é necessário baixar o Taiphoon Burner para descobrir as especificações dela


E depois usar o DRAM Calculator para o Ryzen https://www.guru3d.com/files-details/download-ryzen-dram-calculator.html

Com isso aí irá saber até onde a memória deve chegar e ter os parâmetros exatos para colocar na BIOS.

Sobre o processador, é colocar uma tensão por volta de 1.4V e ir diminuindo de pouco em pouco até ficar ou muito quente ou instável mesmo.
 
Topo Fundo