O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Tópico oficial AMD Ryzen

Aigaion

Hunter of Hunters
VIP
GOLD
Mensagens
21.906
Reações
19.763
Pontos
1.219
Assim que o carro dos Correios chegar vou filmar tudo até abrir a caixa do processador para esses fdps não dizerem que eu estou mentindo caso tenham furtado o conteúdo do pacote.
Isso se não tiverem amassado os pinos de contato... :facepalm
 

Aigaion

Hunter of Hunters
VIP
GOLD
Mensagens
21.906
Reações
19.763
Pontos
1.219
Opa, fiz o que vc disse aqui e em auto foi até 3200 depois não deu boot, mas os timings foram pra 20+... Antes com o xmp ativo ficava com timing 16

Vou por uns prints aqui depoisVisualizar anexo 83153Visualizar anexo 83154Visualizar anexo 83155

tem o calculo do dram q deve estar errado e as leituras quando testei com tudo auto... e tem agora q to usando como segue
16-20-20-38-58-1t q é o xmp mas com a velocidade reduzida de 3200 pra 3000 pra fica estavel
Vocês estão procurando pelo em ovo.
Esse XMP aí está a que o suficiente.
 

Kampfar

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.229
Reações
12.876
Pontos
503
ele nao funciona em 3200... só esse o problema
Qual mobo é?
Faz assim,testa o primeiro timing que postei no 1°post,velocidade 3333,se não der,pule para o segundo post,3333,e terceiro post,3333.
Um desses posts o timing tá quase fechando com o xmp dessa memo em 3200.Portanto o mais indicado a seguir.
EDIT-Tenta no manual,3200
16-20-20-38-58 (tCAS-tRC-tRP-tRAS-tCS-tCR)
1,35v
 
Ultima Edição:


marcgtsr

Mil pontos, LOL!
Mensagens
10.920
Reações
2.221
Pontos
1.194
Qual mobo é?
Faz assim,testa o primeiro timing que postei no 1°post,velocidade 3333,se não der,pule para o segundo post,3333,e terceiro post,3333.
Um desses posts o timing tá quase fechando com o xmp dessa memo em 3200.Portanto o mais indicado a seguir.
EDIT-Tenta no manual,3200
16-20-20-38-58 (tCAS-tRC-tRP-tRAS-tCS-tCR)
1,35v
Bl,, vou tentar.
É da China sim.... Pente de 16gb ainda.. Se não subir ok.. O problema é que tudo q mexo na bios de timing até agora não dá boot. Sempre q mexo da caca kkkkk tô achando q essa bios é furada
 

wtsds

Mil pontos, LOL!
Mensagens
20.621
Reações
20.575
Pontos
1.344
Esses problemas com Intel sao raríssimos. Pessoal nem conseguindo ativar o xmp
 

Apreciador de Velharias

Saudosista
VIP
Mensagens
16.528
Reações
9.717
Pontos
1.434
Esses problemas com Intel sao raríssimos. Pessoal nem conseguindo ativar o xmp
Problema não é a AMD, problema que a tecnologia XMP é Intel e as memórias foram feitas pensando na Intel por conta dos anos de homogeneidade no mercado. Agora o cenário mudou e AMD ganhou espaço, mas as memórias ainda são feitas pensadas pra Intel em sua grande maioria. As memórias "RYZEN READY" não sofrem desses problemas.

A primeira geração tinha problemas sim com memória, inclusive eu passei por isso aqui com o 1600X, mas já melhorou muito com atualizações de BIOS e tals, a segunda e terceira são bem de boas na real.
 

wtsds

Mil pontos, LOL!
Mensagens
20.621
Reações
20.575
Pontos
1.344
Problema não é a AMD, problema que a tecnologia XMP é Intel e as memórias foram feitas pensando na Intel por conta dos anos de homogeneidade no mercado. Agora o cenário mudou e AMD ganhou espaço, mas as memórias ainda são feitas pensadas pra Intel em sua grande maioria. As memórias "RYZEN READY" não sofrem desses problemas.

A primeira geração tinha problemas sim com memória, inclusive eu passei por isso aqui com o 1600X, mas já melhorou muito com atualizações de BIOS e tals, a segunda e terceira são bem de boas na real.

Pq a amd chegou atrasada. Agora já era hora das empresas fazerem memórias com compatibilidade total. Já se passaram 2 anos desde o lançamento dos primeiros ryzen e ainda se vê incompatibilidade. Achei q tinham acabado.
 

antonioli

O Exterminador de confusões
Membro STAFF
VIP
GOLD
Mensagens
103.182
Reações
172.322
Pontos
2.599
Pq a amd chegou atrasada. Agora já era hora das empresas fazerem memórias com compatibilidade total. Já se passaram 2 anos desde o lançamento dos primeiros ryzen e ainda se vê incompatibilidade. Achei q tinham acabado.
É só entrar no site das placas mãe que aparecem detalhadamente quais memórias funcionam. Tem fabricante de memória que coloca as compatibilidades em seus sites também. Até às minhas antigonas que não usei até hoje aparecem lá como compatíveis com funcionamento total.
 

Kampfar

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.229
Reações
12.876
Pontos
503
Bl,, vou tentar.
É da China sim.... Pente de 16gb ainda.. Se não subir ok.. O problema é que tudo q mexo na bios de timing até agora não dá boot. Sempre q mexo da caca kkkkk tô achando q essa bios é furada
Mas tenta o último timing que te falei,achei ela aqui
https://valid.x86.fr/skjrvu
E duas ainda a 3200,só seta manual e copie os timings do cara pra ver se vai a 1,35v.
 

Kampfar

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.229
Reações
12.876
Pontos
503
Tá faltando um timing ali!
Uma gigabyte.
Assim ele tá usando na dele
16 CAS-20 tRCDRD-20 tRCDWR-20 TRP-38 tRAS-58 tRC-esse 2 seria COMAND RATE,na parte de AMD CBS se não me engano,é pra estar selecionado normalmente ou automaticamente,
De preferência baixe o cpu-z e na aba Memory,veja se está aparecendo 2T pra vc.
Outra,seta a voltagem no Advanced Voltage Settings,aí nessa aba da memória eu pelo menos seto 1,30 e não vai nem a pau a 1,30.Tenho que colocar lá na outra aba,é um saco.
 

marcgtsr

Mil pontos, LOL!
Mensagens
10.920
Reações
2.221
Pontos
1.194
Uma gigabyte.
Assim ele tá usando na dele
16 CAS-20 tRCDRD-20 tRCDWR-20 TRP-38 tRAS-58 tRC-esse 2 seria COMAND RATE,na parte de AMD CBS se não me engano,é pra estar selecionado normalmente ou automaticamente,
De preferência baixe o cpu-z e na aba Memory,veja se está aparecendo 2T pra vc.
Outra,seta a voltagem no Advanced Voltage Settings,aí nessa aba da memória eu pelo menos seto 1,30 e não vai nem a pau a 1,30.Tenho que colocar lá na outra aba,é um saco.
olha, botei esses numeros e o sistema ligou, finalmente, TRAS 38 ele nao aceitou... ficou em auto...
Eu coloquei lá em command rate (2t) era isso: mas ligou e diz 1T aqui no cpuz

83213
Uma gigabyte.
Assim ele tá usando na dele
16 CAS-20 tRCDRD-20 tRCDWR-20 TRP-38 tRAS-58 tRC-esse 2 seria COMAND RATE,na parte de AMD CBS se não me engano,é pra estar selecionado normalmente ou automaticamente,
De preferência baixe o cpu-z e na aba Memory,veja se está aparecendo 2T pra vc.
Outra,seta a voltagem no Advanced Voltage Settings,aí nessa aba da memória eu pelo menos seto 1,30 e não vai nem a pau a 1,30.Tenho que colocar lá na outra aba,é um saco.
olha, botei esses numeros e o sistema ligou, finalmente, TRAS 38 ele nao aceitou... ficou em auto...
Eu coloquei lá em command rate (2t) era isso: mas ligou e diz 1T aqui no cpuz


Já vi q fiz coisa errada, so nao sei oq aff
Visualizar anexo 83211
83212
 

marcgtsr

Mil pontos, LOL!
Mensagens
10.920
Reações
2.221
Pontos
1.194
continuando o post acima, parece q coloco uma coisa na bios e nao aceita... vou postar as telas da bios desta configuracao do post anterior...
832148321583216
 

Kampfar

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.229
Reações
12.876
Pontos
503
continuando o post acima, parece q coloco uma coisa na bios e nao aceita... vou postar as telas da bios desta configuracao do post anterior...
Visualizar anexo 83214Visualizar anexo 83215Visualizar anexo 83216
Que estranho,no xmp da tua memo tem lá RAS de 36 e TRC de 50.
Aumenta o soc voltage para 1.025 e tenta recolocar o RAS em 38 e TRC em 54.
Desabilite tb o Power Down mode.Pra uma memo dessa é uma opção sem noção até.
No mais é isso,até eu chegar onde eu consegui,bati demais a cabeça e essa minha memo tem pouca coisa na net.Negócio é baixar e ir tentando aos poucos.
 

Kampfar

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.229
Reações
12.876
Pontos
503

marcgtsr

Mil pontos, LOL!
Mensagens
10.920
Reações
2.221
Pontos
1.194
Aliás,qual bios está?Para os ryzen 2 a melhor da gigabyte é com agesa 1.0.0.6,o resto é uma desgraça,apesar que anda melhorando devido aos ryzen 3k,senão estaríamos ferrados,mas ainda está uma m****,bem vindo a gigabyte,terra do f**a-se.
a Bios ta a F5 https://www.gigabyte.com/br/Motherboard/B450-AORUS-ELITE-rev-10/support#support-dl-bios
parece q a que vc disse ser a melhor...

83232
quando vc diz colocar o soc vcor em 1,025 é isso aqui?
e o dynamic vcor (dvid) eu opsso usar pra overclockar o processador?? mmm

muitas novidades pra mim

NO trp o maior valor q aceita é 27

eu nao sei onde desativa o power down... nao achei nada com esse nome
 

Kampfar

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.229
Reações
12.876
Pontos
503
a Bios ta a F5 https://www.gigabyte.com/br/Motherboard/B450-AORUS-ELITE-rev-10/support#support-dl-bios
parece q a que vc disse ser a melhor...

Visualizar anexo 83232
quando vc diz colocar o soc vcor em 1,025 é isso aqui?
e o dynamic vcor (dvid) eu opsso usar pra overclockar o processador?? mmm

muitas novidades pra mim

NO trp o maior valor q aceita é 27

eu nao sei onde desativa o power down... nao achei nada com esse nome
Tava vendo lá,é antes das bios desgraçadas de ruim.Fique nela e não saia a não ser que valha muitíssimo a pena.Vc está no Agesa 1.0.0.6,está ok.Agora me admira ela não subir normalmente,pois está no agesa decente das gigabyte.
Seria o vsoc,a sua infelizmente não tem.A foto tá embassada pois aqui onde tá o pc a iluminação e´ruim mas dá pra ver ali.
Sobre o power down deixa,na minha até faz diferença no pente fino que fiz nessas latências,mas vamos tentar fazer ela subir com timings melhores.
Sabe que tem o ryzen master que além de permitir um over na cpu(vcore,etc)tb há a possibilidade de editar as memos no windows.Te deixo uma dica importante tb pois usei muito disso aqui,caso o pc não ligue ou ficar tentando ligar,é pq não deu certo os timings editados.
Desligue o pc,aperte reset do seu pc,ligue,solte o power e segure somente o reset por 5~10 segundos,pronto,reset na máquina,use só se vc sabe onde tem que dar boot,a que vcore deve estar,etc..
83239
 

Kampfar

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.229
Reações
12.876
Pontos
503
tinha até aumentado os valores do dynamic vcore soc... achei q dava no mesmo... bom
to com outros timings agora, me parecem melhores, mas a bios nao obedece (coloquei 14-19-20-19-40)
Visualizar anexo 83241
Não é isso,esqueci de te avisar.Ou é a AMD ou a gigabyte que não gosta de nrs. ímpares.
Uma vez consegui 2666 a 1.3 fazendo 15-16-16-17
Aparecia 16-16-16-17.
Mas checou se está estável?
Use isso,é do mesmo criador da calculadora
http://testmem.tz.ru/testmem5.htm
Agora é checar a estabilidade,de ves em quando tentar algo nos subtimings,o mais porre de acertar é o TRCD,o restante é até que fácil.Esse se errar,vc perde todo o trabalho de edição de timing,portanto,deixe por último.
 

marcgtsr

Mil pontos, LOL!
Mensagens
10.920
Reações
2.221
Pontos
1.194
Não é isso,esqueci de te avisar.Ou é a AMD ou a gigabyte que não gosta de nrs. ímpares.
Uma vez consegui 2666 a 1.3 fazendo 15-16-16-17
Aparecia 16-16-16-17.
Mas checou se está estável?
Use isso,é do mesmo criador da calculadora
http://testmem.tz.ru/testmem5.htm
Agora é checar a estabilidade,de ves em quando tentar algo nos subtimings,o mais porre de acertar é o TRCD,o restante é até que fácil.Esse se errar,vc perde todo o trabalho de edição de timing,portanto,deixe por último.
vou testar com esse, aparentemente está estavel

nao consigui baixar isso, meu russo ta ruim haha
tentei de tudo mesmo kkk nao rolou

executei um teste de memoria aqui diferente e deu ok, rodei cinebench r20 e foi bem até 3520pontos multi
acho q ta ok, pra mim a memoria rodando nos 3200 q ela era pra rodar ta ok, quando tento por mais q isso tenho q resetar no jumper, bem chato...
meu gabinete nao tem botao de reset, sõ tem um botao, nao sei como faria o esquema q tu falou.

EDIT conseguiu baixar, vou testar

Edit 2, passou nos testes!!
muito bom, Obrigado pela ajuda!!
 
Ultima Edição:

VTR360

Bam-bam-bam
Mensagens
53
Reações
55
Pontos
438
Rodei de curiosidade o programa indicado acima e em 3200mhz já apareceram erros com menos de dois minutos de teste, baixei para 3133mhz mantendo a latência original do xmp que é 16-18-18-38 e rodei novamente o programa, ficou dez minutos sem apresentar erro algum.

Espero que esteja realmente bom pois depois que troquei a ram alguns jogos começaram a fechar do nada e ocorreram bsod, só não entendi porque com uma frequência pouca coisa mais baixa ficou sem erros e fiz teste no aida64 e os números ficaram praticamente iguais.

Só não sei se as memórias que são chatas de pegar 3200mhz ou a mobo e processador que tão de bico para funcionar, comprei a memória quando tinha reviews que era chip samsung mas no fim vieram nanya que nem tem no dram calculator.
 

marcgtsr

Mil pontos, LOL!
Mensagens
10.920
Reações
2.221
Pontos
1.194
Rodei de curiosidade o programa indicado acima e em 3200mhz já apareceram erros com menos de dois minutos de teste, baixei para 3133mhz mantendo a latência original do xmp que é 16-18-18-38 e rodei novamente o programa, ficou dez minutos sem apresentar erro algum.

Espero que esteja realmente bom pois depois que troquei a ram alguns jogos começaram a fechar do nada e ocorreram bsod, só não entendi porque com uma frequência pouca coisa mais baixa ficou sem erros e fiz teste no aida64 e os números ficaram praticamente iguais.

Só não sei se as memórias que são chatas de pegar 3200mhz ou a mobo e processador que tão de bico para funcionar, comprei a memória quando tinha reviews que era chip samsung mas no fim vieram nanya que nem tem no dram calculator.
estabilidade é o mais importante... se tiver bom mantem assim, dá muito trabalho ajustar os timings... aff kkk
 

Kampfar

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.229
Reações
12.876
Pontos
503
Rodei de curiosidade o programa indicado acima e em 3200mhz já apareceram erros com menos de dois minutos de teste, baixei para 3133mhz mantendo a latência original do xmp que é 16-18-18-38 e rodei novamente o programa, ficou dez minutos sem apresentar erro algum.

Espero que esteja realmente bom pois depois que troquei a ram alguns jogos começaram a fechar do nada e ocorreram bsod, só não entendi porque com uma frequência pouca coisa mais baixa ficou sem erros e fiz teste no aida64 e os números ficaram praticamente iguais.

Só não sei se as memórias que são chatas de pegar 3200mhz ou a mobo e processador que tão de bico para funcionar, comprei a memória quando tinha reviews que era chip samsung mas no fim vieram nanya que nem tem no dram calculator.
Pode acreditar que há algo de errado,pois quando eu colocava 3266 acho,no Aida passava,nesse programa dava uma carrada de erros.
Agora em 2933,passei uma hora,0 erros.
 

VTR360

Bam-bam-bam
Mensagens
53
Reações
55
Pontos
438
Joguei um pouco o GTA V e aparentemente está estável pois não crashou em nenhum momento e também não tive bsod ainda bem.
Só não entendo porque uma alteração pequena arrumou tudo agora vou deixar assim e não mexo mais espero não voltar a ter problemas, já pensei no trabalho para ir atrás da garantia com o chines do ali e tava desanimado achando que a memória estava ruim.

Testei em 2933 e também foi sem erros igual foi em 3133, já em 3200 teve uma passada que em 20 segundos já apareceram erros, o ruim é que nem posso usar o dram calculator pois não tem o chip nanya nele, espero que o criador coloque algum dia.

Aproveitei que tava mexendo e fiz over no processador e em games ficou cravado em 60º C com o cooler box e clock de 3.8 ghz e vcore 1,23, qualquer dia desses compro um cooler melhor para ver se meu chip é realmente bom.
 

Bahax

Emulação é Vida!
VIP
Mensagens
5.639
Reações
21.434
Pontos
964
Ultima Edição:

Kampfar

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.229
Reações
12.876
Pontos
503
Gerei o boleto de 4 pentes desse aqui de 8GB.
https://www.pichau.com.br/memoria-crucial-sport-at-tuf-gaming-8gb-ddr4-2666mhz-bls8g4d26bfstk

32GB é bem overkill pra games hoje em dia, mas tava saindo por R$149,90 cada.... boletei pra pensar se pago.
Minha ideia é vender meu kit 16gb e tentar meter over nos 4 pentes pra @3000 Mhz. Será que consigo ou é muito difícil?
Sim coloca normalmente,tenho as primas dessa aí só que vermelha,vai,só os timmings são ruins lá em 3k,mas em 2666 dá pra vc enxugar os 16,18 pra 14,16,segue em vermelho ela em 3k,e em azul,eu em 2667
83355
 

wtsds

Mil pontos, LOL!
Mensagens
20.621
Reações
20.575
Pontos
1.344
Gerei o boleto de 4 pentes desse aqui de 8GB.
https://www.pichau.com.br/memoria-crucial-sport-at-tuf-gaming-8gb-ddr4-2666mhz-bls8g4d26bfstk

32GB é bem overkill pra games hoje em dia, mas tava saindo por R$149,90 cada.... boletei pra pensar se pago.
Minha ideia é vender meu kit 16gb e tentar meter over nos 4 pentes pra @3000 Mhz. Será que consigo ou é muito difícil?

Se for em placas mães da série x570 é certeza. Mas essas ai da série 400 a galera tem q ter sorte no overclock pelo visto!
 

Kampfar

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.229
Reações
12.876
Pontos
503
Se for em placas mães da série x570 é certeza. Mas essas ai da série 400 a galera tem q ter sorte no overclock pelo visto!
Acredito eu que seria problema nas A320,nas 350/370/450/470 leva a 3k na boa.Ela não é chata pra subir e sim acertar o timing mesmo,pois se deixar no auto ela vai sem frescura.
 

Bahax

Emulação é Vida!
VIP
Mensagens
5.639
Reações
21.434
Pontos
964
Sim coloca normalmente,tenho as primas dessa aí só que vermelha,vai,só os timmings são ruins lá em 3k,mas em 2666 dá pra vc enxugar os 16,18 pra 14,16,segue em vermelho ela em 3k,e em azul,eu em 2667
Visualizar anexo 83355
Bom saber. Acabei pagando o boleto, o preço tava bom demais pra 32GB. :kmaroto
Depois verei o que consigo de over nas 4 memórias. Valeu!
 

Bruce_Wayne

Bam-bam-bam
Mensagens
1.328
Reações
3.025
Pontos
453
Como sabem estou migrando para AM4 comprando peças avulsas e cheio de dúvidas quanto à memórias.
Abaixo as especificações da ASUS TUF B450-PLUS Gaming para usar como exemplo:

Memória 4 x DIMM, máximo de 64GB, DDR4 3200(O.C.)/3000(O.C.)/2800(O.C.)/2666/2400/2133 MHz Un-buffered
Arquitetura de memória: Dual Channel


Esses valores de frequência de memória significam que a memória só funcionará até 2666mhz sem OC?
Se a resposta acima for sim, comprando um pente de 3200mhz ainda assim seria necessário OC para atingir os 3200?
 
Topo Fundo