O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Tópico oficial AMD Ryzen

LucianoBraga

Operador de Marreta
Membro STAFF
Mensagens
50.272
Reações
175.720
Pontos
2.234
Mas eu não acredito em milagre, mesmo uma estável dessas novas no futuro, duvido lançarem XD

Mas cara...a MSI tá lançando as estáveis, e até as marcas menores estão.
A B450 nem sucessor teve ainda, essa 1.0.0.4 sai mês que vem e o dado veio da própria MSI, ué
 

T1mp4s

Mil pontos, LOL!
Mensagens
28.419
Reações
34.507
Pontos
1.354
Mas cara...a MSI tá lançando as estáveis, e até as marcas menores estão.
A B450 nem sucessor teve ainda, essa 1.0.0.4 sai mês que vem e o dado veio da própria MSI, ué
Veremos, mas não vou botar fé não, pra não me decepcionar.
Mas pode ser que ocorra, não sei se a série 4000 terá atualização para essas placas tb, se não tiver, compro uma b550 ou b650.
Esse 3600 é temporário, só queria sair logo da intel 4c 8t.
 

_Fairbanks_

Mil pontos, LOL!
Mensagens
15.341
Reações
10.967
Pontos
1.409
According to Planet 3DNow, owners of AMD's Ryzen CPUs will receive a new microcode update said to feature many performance fixes and improvements that bring additional features. Dubbed AGESA 1.0.0.4, the new microcode improvement should bring over 100 new features that don't just include bug fixes, but also additional features.

Leaked by MSI's "Insider Show" YouTube series host Eric Van Beurden, he revealed that new microcode will arrive next month after getting tested by motherboard manufacturers for stability and compatibility with existing models of motherboards. Unfortunately, Van Beurden didn't reveal anything specific about what features will be present with the new AGESA microcode update, however we can expect to see plenty of new additions, and possibly higher CPU performance that further firmware optimizations bring.
eita, isso afeta todos ryzen? comprei o meu em 2017, apliquei os updates que tinham na época, setei meu OC e nunca mais mexi. Me pergunto se veria um ganho de performance perceptivel fazendo essas coisas. Pq só de pensar no trabalho me dá preguiça hahaha
 

LucianoBraga

Operador de Marreta
Membro STAFF
Mensagens
50.272
Reações
175.720
Pontos
2.234
eita, isso afeta todos ryzen? comprei o meu em 2017, apliquei os updates que tinham na época, setei meu OC e nunca mais mexi. Me pergunto se veria um ganho de performance perceptivel fazendo essas coisas. Pq só de pensar no trabalho me dá preguiça hahaha

Então, depende. Os updates de Agesa melhoraram, por exemplo, as latências do cache do Ryzen 1xxx - mas a utilidade disso depende do aplicativo que você tá rodando.
Se eu não me engano, os updates também melhoraram questões de estabilidade de overclock de CPU e RAM, etc.
 


_Fairbanks_

Mil pontos, LOL!
Mensagens
15.341
Reações
10.967
Pontos
1.409
Então, depende. Os updates de Agesa melhoraram, por exemplo, as latências do cache do Ryzen 1xxx - mas a utilidade disso depende do aplicativo que você tá rodando.
Se eu não me engano, os updates também melhoraram questões de estabilidade de overclock de CPU e RAM, etc.
ahh, estabilidade aqui não é um problema, tá funcionando há dois anos sem ter dado um pau sequer que me lembre haha.
acho que acaba sendo bobagem mexer no meu caso msm. apesar de ter bastante jogo pra jogar na steam, ultimamente eu tô que só uso pc pra internet, chat, edição de texto e pra jogar beat saber haha. quem sabe quando sair o warcraft 3 reforged eu tomo vergonha na cara pra jogar um pouco de verdade =P
 

LucianoBraga

Operador de Marreta
Membro STAFF
Mensagens
50.272
Reações
175.720
Pontos
2.234
ahh, estabilidade aqui não é um problema, tá funcionando há dois anos sem ter dado um pau sequer que me lembre haha.
acho que acaba sendo bobagem mexer no meu caso msm. apesar de ter bastante jogo pra jogar na steam, ultimamente eu tô que só uso pc pra internet, chat, edição de texto e pra jogar beat saber haha. quem sabe quando sair o warcraft 3 reforged eu tomo vergonha na cara pra jogar um pouco de verdade =P

Enfim, é ficar acompanhando pra ver se algum desses updates traz uma melhoria que justifique a operação.
Mas tem gente dizendo que essa Agesa vai ser realmente o grande primeiro update em tempos, já que os últimos foram basicamente pra fazer as coisas funcionarem direito.
 

_Fairbanks_

Mil pontos, LOL!
Mensagens
15.341
Reações
10.967
Pontos
1.409
Enfim, é ficar acompanhando pra ver se algum desses updates traz uma melhoria que justifique a operação.
Mas tem gente dizendo que essa Agesa vai ser realmente o grande primeiro update em tempos, já que os últimos foram basicamente pra fazer as coisas funcionarem direito.
vou acompanhar quando sair, ver uns reviews e comentários da galera aqui pra me decidir. vai que tem algo legal né rs
 

antonioli

O Exterminador de confusões
Membro STAFF
VIP
GOLD
Mensagens
103.212
Reações
172.410
Pontos
2.599
Enfim, é ficar acompanhando pra ver se algum desses updates traz uma melhoria que justifique a operação.
Mas tem gente dizendo que essa Agesa vai ser realmente o grande primeiro update em tempos, já que os últimos foram basicamente pra fazer as coisas funcionarem direito.
Quando mudam a versão da AGESA costuma vir cagada até precisarem fazer versão ABCDW para ficar boa e estável?
 

LucianoBraga

Operador de Marreta
Membro STAFF
Mensagens
50.272
Reações
175.720
Pontos
2.234
Quando mudam a versão da AGESA costuma vir cagada até precisarem fazer versão ABCDW para ficar boa e estável?

Então, o que eu notei é que pras versões "estáveis" eles usam números de versão e pros betas/remendos eles usam também as letras.
Aí, é o de sempre: se você tiver um problema específico que um beta resolva, entra no beta. Caso não tenha, espere o estável.
 

quemsoueu

Mil pontos, LOL!
Mensagens
15.524
Reações
13.647
Pontos
1.409
será que pra atualizar bios teria que ir instalando em ordem as atualizações ou dá de pular , tipo to na 5.10 e tem 5.50 , pensando em pegar um 3600, não sei se devo instalar atualização sem o processador instalado primeiro , nas infos do download tem isso


*ASRock do NOT recommend updating this BIOS if Pinnacle, Raven, Summit or Bristol Ridge CPU is being used on your system.
*Before updating this BIOS, please also read the description in previous BIOS version.

e to com o 2400g que é um Raven, motherb Asrock fatality Gaming k4 x370
 
Ultima Edição:

antonioli

O Exterminador de confusões
Membro STAFF
VIP
GOLD
Mensagens
103.212
Reações
172.410
Pontos
2.599
será que pra atualizar bios teria que ir instalando em ordem as atualizações ou dá de pular , tipo to na 5.10 e tem 5.50 , pensando em pegar um 3600, não sei se devo instalar atualização sem o processador instalado primeiro , nas infos do download tem isso


*ASRock do NOT recommend updating this BIOS if Pinnacle, Raven, Summit or Bristol Ridge CPU is being used on your system.
*Before updating this BIOS, please also read the description in previous BIOS version.

e to com o 2400g que é um Raven, motherb Asrock fatality Gaming k4
Pelo que li eles indicam algo assim

Primeiro tem que garantir de ter instalado o AMD all in 1 with VGA driver ver:19.10.16_19H1_WHQL que é a última versão http://asrock.pc.cdn.bitgravity.com/Drivers/AMD/AllIn1/AllIn1(v19.10.16_19H1_WHQL).zip

Se tiver com a versão menor do que a 1.80 tem que instalá-la antes de instalar uma superior http://asrock.pc.cdn.bitgravity.com/BIOS/AM4/B450 Gaming K4(1.80)ROM.zip

Depois parece que dá para instalar alguma versão 3.XX. Olhando lá, a 3.10 não dá suporte ao Ryzen 2 pelo que parece, então deve dar para ir nela tranquilo http://asrock.pc.cdn.bitgravity.com/BIOS/AM4/B450 Gaming K4(3.10)ROM.zip

A 3.20 diz que dá suporte aos Ryzen 2 e as superiores melhoraram a compatibilidade dos Ryzen 2 e desempenho dos processadores antigos. A diferente mesmo é a última versão 3.50 que destaca que não é para fazer essa atualização tendo algum processador anterior aos Ryzen 2. Isso quer dizer que o 3.40 é a versão final deles. No seu caso, pode instalar até essa versão 3.40 http://asrock.pc.cdn.bitgravity.com/BIOS/AM4/B450 Gaming K4(3.40)ROM.zip

porque já terá suporte ao Ryzen 2 quando comprar. Quando colocar o 3600 no lugar do atual será só atualizar para a versão 3.50 ou alguma superior sem lançar e pronto.
 

pescadorparrudo

Lenda da internet
Mensagens
17.960
Reações
30.905
Pontos
1.654
Galera, tô com um 1600 e comprei um 3700x. Acham necessário formatar o PC quando eu instalar o processador novo, ou nada a ver?
 

T1mp4s

Mil pontos, LOL!
Mensagens
28.419
Reações
34.507
Pontos
1.354
Galera, tô com um 1600 e comprei um 3700x. Acham necessário formatar o PC quando eu instalar o processador novo, ou nada a ver?
Funcionou aqui sem formatar, mas acabei formatando depois, pq o meu era a versão 1607 e pq queria evitar qualquer dor de cabeça no futuro.
Agora no 1903 com as últimas atualizações lançadas, rodando liso aqui.
R5 3600.
 

T1mp4s

Mil pontos, LOL!
Mensagens
28.419
Reações
34.507
Pontos
1.354
Funcionar funciona, mas olha o meu post acima do seu.

Tem esse detalhe que passa despercebido pela maioria, e o pessoal que mexe com overclocks brutais notou esse comportamento no conjunto Windows, drivers da AMD e atualizações no AGESA.

De acordo com eles, o correto é utilizar o Windows 10 1903, atualizar o BIOS com o AGESA novo, desinstalar os drivers da AMD e instalar novamente.

Perceberam isso depois de sair as atualizações de drivers e BIOS que não mudava nada a pontuação nos benchmarks, mas depois de reinstalar os drivers as melhorias surtiam efeito.
Mas eu já falei aqui no forum o up que deu no cinebench ao instalar o windows novo e zerado, foi de mais de 100 pontos no cinebench rs
 

Falkner

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.795
Reações
10.938
Pontos
753

quemsoueu

Mil pontos, LOL!
Mensagens
15.524
Reações
13.647
Pontos
1.409
Pelo que li eles indicam algo assim

Primeiro tem que garantir de ter instalado o AMD all in 1 with VGA driver ver:19.10.16_19H1_WHQL que é a última versão http://asrock.pc.cdn.bitgravity.com/Drivers/AMD/AllIn1/AllIn1(v19.10.16_19H1_WHQL).zip

Se tiver com a versão menor do que a 1.80 tem que instalá-la antes de instalar uma superior http://asrock.pc.cdn.bitgravity.com/BIOS/AM4/B450 Gaming K4(1.80)ROM.zip

Depois parece que dá para instalar alguma versão 3.XX. Olhando lá, a 3.10 não dá suporte ao Ryzen 2 pelo que parece, então deve dar para ir nela tranquilo http://asrock.pc.cdn.bitgravity.com/BIOS/AM4/B450 Gaming K4(3.10)ROM.zip

A 3.20 diz que dá suporte aos Ryzen 2 e as superiores melhoraram a compatibilidade dos Ryzen 2 e desempenho dos processadores antigos. A diferente mesmo é a última versão 3.50 que destaca que não é para fazer essa atualização tendo algum processador anterior aos Ryzen 2. Isso quer dizer que o 3.40 é a versão final deles. No seu caso, pode instalar até essa versão 3.40 http://asrock.pc.cdn.bitgravity.com/BIOS/AM4/B450 Gaming K4(3.40)ROM.zip

porque já terá suporte ao Ryzen 2 quando comprar. Quando colocar o 3600 no lugar do atual será só atualizar para a versão 3.50 ou alguma superior sem lançar e pronto.
mas esses são pro B450, eu esqueci de botar la x370
 

Kampfar

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.234
Reações
12.888
Pontos
503
Tenho duas Crucial Ballistix Sport LT 2666 mhz, que rodam a 16-18-18, 1.2V ,em stock.

Se eu pegar os timmings e voltagem do modelo de 3000 mhz e meter no overclock vai funcionar? lol

No caso essas rodam em 15-16-16, 1,35V

links comparativos:
a que eu tenho:
https://www.kabum.com.br/produto/10...t-8gb-2666mhz-ddr4-cl16-branco-bls8g4d26bfsck

versão 3000 mhz:
https://www.kabum.com.br/produto/10...t-8gb-3000mhz-ddr4-cl15-branco-bls8g4d30aesck
Não,já tentei algo parecido.
 

antonioli

O Exterminador de confusões
Membro STAFF
VIP
GOLD
Mensagens
103.212
Reações
172.410
Pontos
2.599
mas esses são pro B450, eu esqueci de botar la x370
Pelo que vi tem que ter a 3.50 para atualizar para a 5.10. tendo está última poderá atualizar para a 5.40 que suporta a série 3000. A última versão é a 5.50 mas essa só pode ser atualizada se estiver usando um processador Ryzen 3000. Por hora pode ir até a 5.40 e colocar a a 5.50 (ou mais nova) quando estiver com o novo processador.

Não esqueça de ter o AMD ALL in 1 VGA driver na última versão.
 

BTr

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.954
Reações
1.419
Pontos
864
Os drivers da AMD são tão frescurentos que eu recomendo formatar e começar com uma instalação fresquinha do Windows 10 1903.

Isso é tão verdade que os drivers não mudam automaticamente o perfil de energia do Windows ao trocar o processador, tem que desinstalar e instalar novamente.

Se não me engano com update do AGESA é a mesma frescura, os drivers não detectam automaticamente qual é a nova versão e não faz as mudanças necessárias dentro do sistema operacional, novamente tem que desinstalar e instalar.
Eu fiz isso aqui, desinstalei tudo da AMD com o Revo Uninstaller pra não ficar resquício algum, reiniciei e reinstalei a última versão dos drivers AMD.
Olhando lá nas opções de energia ele ainda mantém o AMD Ryzen balanced como padrão. Tem que mudar isso manualmente? Mudo pra qual?

Enviado de meu Redmi Note 7 usando o Tapatalk
 

flaviorodrigo

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.653
Reações
1.963
Pontos
864
Tenho duas Crucial Ballistix Sport LT 2666 mhz, que rodam a 16-18-18, 1.2V ,em stock.

Se eu pegar os timmings e voltagem do modelo de 3000 mhz e meter no overclock vai funcionar? lol

No caso essas rodam em 15-16-16, 1,35V

links comparativos:
a que eu tenho:
https://www.kabum.com.br/produto/10...t-8gb-2666mhz-ddr4-cl16-branco-bls8g4d26bfsck

versão 3000 mhz:
https://www.kabum.com.br/produto/10...t-8gb-3000mhz-ddr4-cl15-branco-bls8g4d30aesck

Só testando, mas eu já no youtoba gente botando memórias 2400mhz pra 2998mhz dependendo do chip.
tenho um par de corsair vengeance 2x8gb 3000mhz em XMP. O máximo que elas foram foi 3333mhz, em relação aos timings ainda estou testando, agora está 18-18-18-40.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 

Cloudst69

Mil pontos, LOL!
Mensagens
5.212
Reações
3.589
Pontos
1.084
Tenho duas Crucial Ballistix Sport LT 2666 mhz, que rodam a 16-18-18, 1.2V ,em stock.

Se eu pegar os timmings e voltagem do modelo de 3000 mhz e meter no overclock vai funcionar? lol

No caso essas rodam em 15-16-16, 1,35V

links comparativos:
a que eu tenho:
https://www.kabum.com.br/produto/10...t-8gb-2666mhz-ddr4-cl16-branco-bls8g4d26bfsck

versão 3000 mhz:
https://www.kabum.com.br/produto/10...t-8gb-3000mhz-ddr4-cl15-branco-bls8g4d30aesck

Tenho essas memórias tb e até agora só tentei subir pra 2866 mantendo os timings e voltagem (1.2v). Pra 2866 foi tranquilo, ainda não tentei brincar de mexer em timing e voltagens pra ver até onde chega. Quando tiver com um tempinho sobrando faço isso.
 

Falkner

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.795
Reações
10.938
Pontos
753
Tenho essas memórias tb e até agora só tentei subir pra 2866 mantendo os timings e voltagem (1.2v). Pra 2866 foi tranquilo, ainda não tentei brincar de mexer em timing e voltagens pra ver até onde chega. Quando tiver com um tempinho sobrando faço isso.

eu mexo mais por curiosidade e fogo no rabo, kkkkkkkkk

to alternando entre 3000/3066/2933, colocando os timmings principais só, e mantendo a voltagem em 1.3
 

Falkner

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.795
Reações
10.938
Pontos
753
Se conseguir estabilizar em 3000/3200 com CL16 ou menos, me passa os timings depois!

2933 - estável: 16 (cl) - 19(trdcRD) - 18(trcdWR) - 18(tRP) - 38(tRAS)
voltagem: 1.3v

3000 - estável: 16 - 19 - 19 - 19 -38
1.3v, no momento estou usando essa configuração.

3066 - não muito estável, estava usando o pc com o chrome aberto e um emulador de android, e o pc travou, deu tela preta, sendo necessário reiniciar, mas não sei se o motivo foi a ram.

16 - 20 - 19 - 19 - 40
1.3v
 

Zefiris

Mil pontos, LOL!
Mensagens
15.036
Reações
47.040
Pontos
1.414
Sempre fico intrigado com a posição do cooler do chipset X570, pois geralmente fica em posição onde imagino que a placa de vídeo deve atrapalhar sua função. A MSI lançou uma placa-mãe nova - MEG X570 Unify - onde o cooler fica mais distante da placa de video primária.


Bem, sendo nova deve vir com o bios mais atualizado, mas não duvido a AMD lançar mais 1 ou 2 antes do ano terminar :kbeca

Até hoje só tentei atualizar uma vez o bios de uma placa-mãe. E só arrisquei em perdê-la no processo porque já estava com um pé na cova. Sobreviveu a atualização de bios, mas tempos depois morreu de velhice.
 
Topo Fundo