O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Tópico oficial AMD Ryzen

LucianoBraga

Operador de Marreta
Membro STAFF
Mensagens
50.242
Reações
175.652
Pontos
2.234
precisa utilizar o modo de energia do ryzen ou só instalando o driver já funciona?

@LucianoBraga é melhor baixar o que ta no site da AMD ou na placa mãe mesmo?
pois no site da asus diz que tem uma versão que saiu dia 20, enquanto no site da amd dia 16...

Pode usar o equilibrado normal...antigamente tinha que usar o Ryzen Balanced, mas depois acertaram o gerenciamento do Ryzen no Windows.
Tem gente que ainda usa o Ryzen Balanced, mas não faz muita diferença prática.

Sobre os drivers da AMD ou da Asus, provavelmente é a mesma versão de driver, mas obviamente a Asus só postou no próprio site alguns dias depois.

EM stock a screen ali diz 1.45, achei alto isso.

Acho que nos picos de turbo é "normal" chegar em 1.45v, mas é alto mesmo, vejo como desnecessário. Deve ser pra poder responder mais rápido ao turbo.
Dá pra setar mais baixo manualmente e ganhar no consumo e temperatura. Pra quanto depende do chip, você teria que ir testando...mas deve dar pra partir de 1.35v.
 

antonioli

O Exterminador de confusões
Membro STAFF
VIP
GOLD
Mensagens
103.191
Reações
172.344
Pontos
2.599
Tomei no bumbum. Meu PC de uso pessoal que é um i5 4690k com mobo ASRock Z97 Extreme4 morreu.

Fui fazer uma atualização do Windows e ao invés de reiniciar, dar boot e voltar para finalizar o update, o PC fez a primeira etapa e desligou. Do nada, religou e as ventoinhas ficaram no giro máximo como se fossem turbinas de avião. Desliguei, liguei e a mesma coisa, turbinas e sem dar vídeo nem nada. Tirei o cabo display port e coloquei o HDMI e as ventoinhas ficaram devagar. Depois mesmo com display port ficou dessa maneira.

Testei tudo que era possível e a coisa mais estranha é que a placa mãe não tem alguma luz acesa e mesmo que tire memória ou qualquer coisa não o código numérico. Ela tem botão reset, power e inclusive dual BIOS mas mesmo setando a chave para a outra BIOS absolutamente nada acontece.

Depois de testar bastante cheguei a conclusão que o processador está ok e coloquei no PC da minha esposa, assim como as memórias que também coloquei lá. Instalei a mobo e o processador (mobo Intel e i5 2500) e verifiquei que a fonte está ok, a placa de vídeo ok, SSD e HD's ok, water cooler ok, ou seja, a conclusão é a de a placa mãe foi para o saco por causa de um fodendo update do Windows 10 que sei lá o que fez para me foder.

Agora foi ter que ficar de olho em promoção para pegar processador, placa mãe e memórias.

@LucianoBraga já viu isso de update de Windows foder com o PC assim?
 

LucianoBraga

Operador de Marreta
Membro STAFF
Mensagens
50.242
Reações
175.652
Pontos
2.234
Tomei no bumbum. Meu PC de uso pessoal que é um i5 4690k com mobo ASRock Z97 Extreme4 morreu.

Fui fazer uma atualização do Windows e ao invés de reiniciar, dar boot e voltar para finalizar o update, o PC fez a primeira etapa e desligou. Do nada, religou e as ventoinhas ficaram no giro máximo como se fossem turbinas de avião. Desliguei, liguei e a mesma coisa, turbinas e sem dar vídeo nem nada. Tirei o cabo display port e coloquei o HDMI e as ventoinhas ficaram devagar. Depois mesmo com display port ficou dessa maneira.

Testei tudo que era possível e a coisa mais estranha é que a placa mãe não tem alguma luz acesa e mesmo que tire memória ou qualquer coisa não o código numérico. Ela tem botão reset, power e inclusive dual BIOS mas mesmo setando a chave para a outra BIOS absolutamente nada acontece.

Depois de testar bastante cheguei a conclusão que o processador está ok e coloquei no PC da minha esposa, assim como as memórias que também coloquei lá. Instalei a mobo e o processador (mobo Intel e i5 2500) e verifiquei que a fonte está ok, a placa de vídeo ok, SSD e HD's ok, water cooler ok, ou seja, a conclusão é a de a placa mãe foi para o saco por causa de um fodendo update do Windows 10 que sei lá o que fez para me foder.

Agora foi ter que ficar de olho em promoção para pegar processador, placa mãe e memórias.

@LucianoBraga já viu isso de update de Windows foder com o PC assim?

Até já vi sim, mas concluí que foi só uma coincidência.
Provavelmente aconteceria na primeira coisa mais pesada que você rodasse.
 

LucianoBraga

Operador de Marreta
Membro STAFF
Mensagens
50.242
Reações
175.652
Pontos
2.234
Aliás. dá uma verificada na placa-mãe, visual mesmo, pra ver se tem algum capacitor estourado. Dependendo, se trocar a placa volta.
 


antonioli

O Exterminador de confusões
Membro STAFF
VIP
GOLD
Mensagens
103.191
Reações
172.344
Pontos
2.599
Até já vi sim, mas concluí que foi só uma coincidência.
Provavelmente aconteceria na primeira coisa mais pesada que você rodasse.
Aliás. dá uma verificada na placa-mãe, visual mesmo, pra ver se tem algum capacitor estourado. Dependendo, se trocar a placa volta.
Sei não cara. A placa é robusta, mesmo se tivesse dado pau na BIOS ou qualquer coisa eu teria opção de outra. Não chega nem a dar BIOS a porra.

Poderia ser a fonte, por exemplo, mas colocando o outro conjunto está funcionando normalmente. Alguma m**** aconteceu porque foi justamente quando finalizou a primeira parte do update do Windows e o PC iria reiniciar que ele desligou.

Dei uma olhada na placa e não cheguei a reparar alguma anormalidade, especialmente quanto aos capacitores.
 

LucianoBraga

Operador de Marreta
Membro STAFF
Mensagens
50.242
Reações
175.652
Pontos
2.234
Sei não cara. A placa é robusta, mesmo se tivesse dado pau na BIOS ou qualquer coisa eu teria opção de outra. Não chega nem a dar BIOS a porra.

Poderia ser a fonte, por exemplo, mas colocando o outro conjunto está funcionando normalmente. Alguma m**** aconteceu porque foi justamente quando finalizou a primeira parte do update do Windows e o PC iria reiniciar que ele desligou.

Dei uma olhada na placa e não cheguei a reparar alguma anormalidade, especialmente quanto aos capacitores.

Placa robusta também dá problema, cara.

Vou até te dizer um negócio que eu evito dizer porque é controverso: a única parte de uma placa-mãe que, dependendo da CPU que você vai usar, merece certa atenção é o VRM...o resto é tudo a mesma m****. A placa mais barata e a mais cara são construídas praticamente do mesmo jeito, apesar do monte de lorota que as fabricantes contam.

Se não é capacitor, acredito que só pode ser chipset. Em tese daria pra trocar por um igual, mas normalmente não compensa.
 

antonioli

O Exterminador de confusões
Membro STAFF
VIP
GOLD
Mensagens
103.191
Reações
172.344
Pontos
2.599
Placa robusta também dá problema, cara.

Vou até te dizer um negócio que eu evito dizer porque é controverso: a única parte de uma placa-mãe que, dependendo da CPU que você vai usar, merece certa atenção é o VRM...o resto é tudo a mesma m****. A placa mais barata e a mais cara são construídas praticamente do mesmo jeito, apesar do monte de lorota que as fabricantes contam.

Se não é capacitor, acredito que só pode ser chipset. Em tese daria pra trocar por um igual, mas normalmente não compensa.
Robustez no sentido disso mesmo, VRM. Não é uma daquelas placas H81. Se a fonte está boa, se está ligada em um bom filtro de linha Clamper e tal, algo muito errado tem que acontecer.

Achei muito doido depois de ter ligado e desligado a ventinha ter ido a mil.
 

LucianoBraga

Operador de Marreta
Membro STAFF
Mensagens
50.242
Reações
175.652
Pontos
2.234
Robustez no sentido disso mesmo, VRM. Não é uma daquelas placas H81. Se a fonte está boa, se está ligada em um bom filtro de linha Clamper e tal, algo muito errado tem que acontecer.

Achei muito doido depois de ter ligado e desligado a ventinha ter ido a mil.

O VRM é só uma das coisas da placa. Ser foda isoladamente não garante durabilidade, porque problemas elétricos não são os únicos problemas que existem.
Podem ser, por exemplo, físicos, da própria fabricação do hardware e dos componentes mesmo mesmo. Coisa que não tem como prever, que não tem como testar.

Um contato que não foi soldado bem o suficiente e "vazou" pra um outro que não deveria receber aquele tipo de sinal.
Um capacitor que segura energia mais tempo do que deveria e vaza pra um outro que deveria estar vazio.
E um chipset é um microprocessador complexo, embora a gente ignore isso praticamente o tempo inteiro.

Quase tudo que há numa placa-mãe vem de fabricantes diferentes. Eles funcionam juntos e dentro das especificações dá tudo certo, mas se UM deles passar o efeito pode ser catastrófico.

A ventoinha ter ido a mil já foi efeito da quebra.
 

antonioli

O Exterminador de confusões
Membro STAFF
VIP
GOLD
Mensagens
103.191
Reações
172.344
Pontos
2.599
O VRM é só uma das coisas da placa. Ser foda isoladamente não garante durabilidade, porque problemas elétricos não são os únicos problemas que existem.
Podem ser, por exemplo, físicos, da própria fabricação do hardware e dos componentes mesmo mesmo. Coisa que não tem como prever, que não tem como testar.

Um contato que não foi soldado bem o suficiente e "vazou" pra um outro que não deveria receber aquele tipo de sinal.
Um capacitor que segura energia mais tempo do que deveria e vaza pra um outro que deveria estar vazio.
E um chipset é um microprocessador complexo, embora a gente ignore isso praticamente o tempo inteiro.

Quase tudo que há numa placa-mãe vem de fabricantes diferentes. Eles funcionam juntos e dentro das especificações dá tudo certo, mas se UM deles passar o efeito pode ser catastrófico.

A ventoinha ter ido a mil já foi efeito da quebra.
Mas se a placa não estava em grande exigência? Se tivesse sido no meio de um jogo ou algo assim que estivesse demandando grande uso mas no caso ali estava no Windows com nada carregado e ao sair do ambiente dele para fazer o update acontece isso aí.
 

LucianoBraga

Operador de Marreta
Membro STAFF
Mensagens
50.242
Reações
175.652
Pontos
2.234
Mas se a placa não estava em grande exigência? Se tivesse sido no meio de um jogo ou algo assim que estivesse demandando grande uso mas no caso ali estava no Windows com nada carregado e ao sair do ambiente dele para fazer o update acontece isso aí.

Mas estava. Durante updates grandes, a CPU vai pra 100%, aumenta a carga no hardware, aumenta a transmissão de sinal...
De qualquer forma, se a peça já tá avariada, ainda que esteja em funcionamento, baixa a tolerância.

Nem se pilhe, bicho. É uma m****, a gente fica procurando explicação, mas as coisas quebram mesmo.
 

Tassadar_

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
4.579
Reações
16.491
Pontos
553
E bixo, uma das piores situações para hardware é o "ligar e desligar".. Quando a parada já está funcionando, mesmo em carga elevada, porém dentro dos parâmetros seguros de temperatura, corrente, etc, a tendência é continuar funcionando de boa, mas quando ocorre o desligamento, resfriamento e nova partida posterior, é quando geralmente dá problema....
 

antonioli

O Exterminador de confusões
Membro STAFF
VIP
GOLD
Mensagens
103.191
Reações
172.344
Pontos
2.599
Mas estava. Durante updates grandes, a CPU vai pra 100%, aumenta a carga no hardware, aumenta a transmissão de sinal...
De qualquer forma, se a peça já tá avariada, ainda que esteja em funcionamento, baixa a tolerância.

Nem se pilhe, bicho. É uma m****, a gente fica procurando explicação, mas as coisas quebram mesmo.
Comprei umas memórias DDR4 que estavam com preço bom e quando tiverem com bons preços devo comprar um Ryzen 5 3600 e alguma placa B450. Muita depressão voltar a usar o i5 2500. Estava pensando em apenas neste ano dar um upgrade na GTX 1070 do PC da sala mas janeiro nem terminou e me fodi-me.

Eu atualizei ontem e foi de boa! Mas nem desligo mais meu Pc.
Eu nem desliguei. O PC desligou sozinho :lolwtf
 

wtsds

Mil pontos, LOL!
Mensagens
20.632
Reações
20.589
Pontos
1.344
Comprei umas memórias DDR4 que estavam com preço bom e quando tiverem com bons preços devo comprar um Ryzen 5 3600 e alguma placa B450. Muita depressão voltar a usar o i5 2500. Estava pensando em apenas neste ano dar um upgrade na GTX 1070 do PC da sala mas janeiro nem terminou e me fodi-me.


Eu nem desliguei. O PC desligou sozinho :lolwtf

Se teve azar mesmo man! Infelizmente. Deu justo na hora de atualizar seu windows, dai deixou vc encafifado. haha!
 

daniellm

Mil pontos, LOL!
Mensagens
5.432
Reações
3.586
Pontos
1.049
Falando em Noctua, o modelo NH-U12A (R$ 679,99 à vista na Waz) costuma aparecer nas reviews como sendo tão bom ou melhor que muito watercooler por aí.
Eu comprei um desses, acredito que seja entregue entre hoje ou amanhã. Vamos ver o que vai dar de melhora.
p.s: eu era um dos que estava falando sobre esse cooler com o Luciano no outro tópico :klol
 

Ero_Seenin

Spaaaaaace Geek
Mensagens
24.062
Reações
25.867
Pontos
1.484
Falando em Noctua, o modelo NH-U12A (R$ 679,99 à vista na Waz) costuma aparecer nas reviews como sendo tão bom ou melhor que muito watercooler por aí.

é bom, mas não faz milagre também não. É um cooler de torre única médio com duas ventoinhas (de alta qualidade). Vai ser melhor que AIO medianos, mas pior AIOs high-end. Basicamente é o melhor cooler ar de torre média no momento. Assim como o D15 é o melhor de torre dupla.

Agora esses preços da WAZ são um insulto também.
 

Ero_Seenin

Spaaaaaace Geek
Mensagens
24.062
Reações
25.867
Pontos
1.484
ou talvez esteja engando.

Esse modelo tem um absurdo de 7 heatpipes.

Ao que parece, isso compensou pela falta de tamanho.

Segundo esse review, ficou bem perto do D15:

9057_28_noctua-nh-u12a-3-cpu-cooler-review.png
 

T1mp4s

Mil pontos, LOL!
Mensagens
28.417
Reações
34.501
Pontos
1.354
A terabyte vendeu aquele deepcool assassin 3 pra mim, zerou o estoque no inicio de novembro e nunca mais renovaram.
Tb queria entender o motivo.
 

antonioli

O Exterminador de confusões
Membro STAFF
VIP
GOLD
Mensagens
103.191
Reações
172.344
Pontos
2.599
Você não estava com um 3700X numa Asrock X570 Steel Legend?
Eu tenho 3 PCs em casa

  1. Uso pessoal: era um i5 4690k, 16Gb de RAM, mobo ASRock Z97 Extreme4
  2. PC para jogar na sala: Ryzen 5 3700X, 16Gb de RAM, mobo ASRock X570 Extreme4
  3. PC da esposa (desde antes de casarmos): i5 4440, 12Gb de RAM, mobo Gigabyte B85

Antes usava um i5 2500 para uso pessoal e quando comprei o Ryzen o coloquei na sala e o i5 4690k veio para o quarto/escritório. Nessa aposentei o i5 2500.

Agora com essa m**** eu passei o 4690k junto com os 16Gb de RAM para a esposa e o 4440 levei para o meu irmão hoje. Por ora estou usando novamente o i5 2500 e só comprei memórias DDR4 que achei com bom preço. Esperarei alguma oportunidade de encontrar um Ryzen 5 3600 com alguma mobo B450 com um bom preço para colocar no lugar desse 2500.
 

Azeon

Mil pontos, LOL!
Mensagens
26.206
Reações
49.825
Pontos
1.304
Podem me ajudar com uma coisa ?

Se eu conseguir uns R$ 1.5k no meu i5 7500 com a MOBO qual CPU eu posso comprar nessa faixa de preço que seja melhor que ele ?
 

antonioli

O Exterminador de confusões
Membro STAFF
VIP
GOLD
Mensagens
103.191
Reações
172.344
Pontos
2.599
Podem me ajudar com uma coisa ?

Se eu conseguir uns R$ 1.5k no meu i5 7500 com a MOBO qual CPU eu posso comprar nessa faixa de preço que seja melhor que ele ?
 

Azeon

Mil pontos, LOL!
Mensagens
26.206
Reações
49.825
Pontos
1.304

OPA Resposta rápida como sempre hehe.

Estou por fora de AMD então pergunto : Esse AM4 é safe até a próxima geração Zen³ ? Posso comprar esse Kit agora e depois fazer só o UP do CPU ?
Entre B450M e A320M qual a diferença ?
 

antonioli

O Exterminador de confusões
Membro STAFF
VIP
GOLD
Mensagens
103.191
Reações
172.344
Pontos
2.599
OPA Resposta rápida como sempre hehe.

Estou por fora de AMD então pergunto : Esse AM4 é safe até a próxima geração Zen³ ? Posso comprar esse Kit agora e depois fazer só o UP do CPU ?
Entre B450M e A320M qual a diferença ?
Sim, terá aí entre o 3600 em diante para fazer upgrade. Em tese, espera-se que o socket atual também funcione com os Ryzen 4000.

Entre uma e outra eu ficaria com a B450 porque normalmente vem com mais dois slots de memória e VRMs um pouco melhores a fim de segurar um processador em suas melhores condições, assim como trocar por outro mais potente ainda no futuro.
 

Azeon

Mil pontos, LOL!
Mensagens
26.206
Reações
49.825
Pontos
1.304
Sim, terá aí entre o 3600 em diante para fazer upgrade. Em tese, espera-se que o socket atual também funcione com os Ryzen 4000.

Entre uma e outra eu ficaria com a B450 porque normalmente vem com mais dois slots de memória e VRMs um pouco melhores a fim de segurar um processador em suas melhores condições, assim como trocar por outro mais potente ainda no futuro.

Sim a ideia minha é tentar gastar 0 agora e trocar CPU+Mobo mas ficar pronto para o Zen³ quando saírem os novos consoles.
Assim evito ter que ficar trocando o kit todo quando for dar o UP geral no PC.

A ideia é esse ano trocar o kit e pegar +8GB DDR4, daí quem sabe ano que vem pegar um 4700X por aí e depois uma 3070/3080.
 

antonioli

O Exterminador de confusões
Membro STAFF
VIP
GOLD
Mensagens
103.191
Reações
172.344
Pontos
2.599
Sim a ideia minha é tentar gastar 0 agora e trocar CPU+Mobo mas ficar pronto para o Zen³ quando saírem os novos consoles.
Assim evito ter que ficar trocando o kit todo quando for dar o UP geral no PC.

A ideia é esse ano trocar o kit e pegar +8GB DDR4, daí quem sabe ano que vem pegar um 4700X por aí e depois uma 3070/3080.
Não sei se conseguirá vender o kit atual por R$1500 mas mesmo que precise inteirar acho que um combo com 3500X + mobo + 8/16Gb de RAM te deixará bem tranquilo. Com o conjunto atual fica bem amarrado de opções.
 

Azeon

Mil pontos, LOL!
Mensagens
26.206
Reações
49.825
Pontos
1.304
Não sei se conseguirá vender o kit atual por R$1500 mas mesmo que precise inteirar acho que um combo com 3500X + mobo + 8/16Gb de RAM te deixará bem tranquilo. Com o conjunto atual fica bem amarrado de opções.

Pô, dei uma entristecida aqui, vi que meu 7500 é 4/4 achei que ele era 4/8, PQP não acredito que fui no Paraguay aquela vez e não peguei logo a porra do 7700K com a 1070... E ainda voltei pro Brasil e comprei uma put* cama nova e cara... Mas que caralhas viu! KKKK
 

antonioli

O Exterminador de confusões
Membro STAFF
VIP
GOLD
Mensagens
103.191
Reações
172.344
Pontos
2.599
Pô, dei uma entristecida aqui, vi que meu 7500 é 4/4 achei que ele era 4/8, PQP não acredito que fui no Paraguay aquela vez e não peguei logo a porra do 7700K com a 1070... E ainda voltei pro Brasil e comprei uma put* cama nova e cara... Mas que caralhas viu! KKKK
Pegou o que daria para pegar. De todo modo ficaria tentado a trocar por algo 6/12, 8/16 no futuro próximo mesmo.
 

Azeon

Mil pontos, LOL!
Mensagens
26.206
Reações
49.825
Pontos
1.304
Pegou o que daria para pegar. De todo modo ficaria tentado a trocar por algo 6/12, 8/16 no futuro próximo mesmo.

Dava pra pegar mais, eu que regulei o $$$

Fui idiota, vi num vídei um G450 eu acho rodando jogo em 4K com uma 1080TI e fiquei na cabeça que processador não fazia tanta diferença, MIFU.
Na verdade o i5 7500 era pra dar conta se os jogos fossem mais otimizados pra PC, porque se roda na joça do Jaguar... Enfim.

É, como os consoles podem ser 8/16 eu vou querer no mínimo isso ou quem sabe um 10/20.
 

antonioli

O Exterminador de confusões
Membro STAFF
VIP
GOLD
Mensagens
103.191
Reações
172.344
Pontos
2.599
Dava pra pegar mais, eu que regulei o $$$

Fui idiota, vi num vídei um G450 eu acho rodando jogo em 4K com uma 1080TI e fiquei na cabeça que processador não fazia tanta diferença, MIFU.
Na verdade o i5 7500 era pra dar conta se os jogos fossem mais otimizados pra PC, porque se roda na joça do Jaguar... Enfim.

É, como os consoles podem ser 8/16 eu vou querer no mínimo isso ou quem sabe um 10/20.
Não adianta. Naquela época um i7 4C/8T era o máximo mas as coisas vieram mudando e rapidamente a AMD veio trazendo à normalidade 6 cores ou mais. Ficaria frustado de modo não tão diferente de qualquer forma.
 
Topo Fundo