O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Tópico oficial AMD Ryzen

Ero_Seenin

Spaaaaaace Geek
Mensagens
24.062
Reações
25.868
Pontos
1.484
Legal, valeu pelas informações, agora eu pergunto :

Para que serve o Sigle Thread hoje em dia ? Alguma aplicação/jogo ainda trabalha nesse esquema ?

jogos modernos dependem ao mesmo tempo de single thread e multi thread.

um jogo ser otimizado para usar 8 núcleos, não significa que um chip de 8 cores com single thread inferior vai ser superior a um de 6 nucleos com single elevado.

Exemplos mais evidentes disso é quando se compara um i5 9600k (6/6) com overclock contra um ryzen 2700 (8/16), e o i5 sempre vence, mesmo que o jogo use um monte de threads, apesar dele tomar um coro em multi.

Daí a importância da série 3000 do ryzen ter vindo com single mai elevado, e a série 4000 virá mais ainda.

Evidentemente tudo tem limite, se pegar um dual core com clock elevado, tipo um i3 7300k com over pra 5 ghz; contra o mesmo ryzen 2700, aí vai ser o i3 que vai levar coro. Ambas as coisas são importantes; mas a partir de 6 núcleos, o que prevalece mais é o single thread.
 

Azeon

Mil pontos, LOL!
Mensagens
26.221
Reações
49.841
Pontos
1.304
jogos modernos dependem ao mesmo tempo de single thread e multi thread.

um jogo ser otimizado para usar 8 núcleos, não significa que um chip de 8 cores com single thread inferior vai ser superior a um de 6 nucleos com single elevado.

Exemplos mais evidentes disso é quando se compara um i5 9600k (6/6) com overclock contra um ryzen 2700 (8/16), e o i5 sempre vence, mesmo que o jogo use um monte de threads, apesar dele tomar um coro em multi.

Daí a importância da série 3000 do ryzen ter vindo com single mai elevado, e a série 4000 virá mais ainda.

Evidentemente tudo tem limite, se pegar um dual core com clock elevado, tipo um i3 7300k com over pra 5 ghz; contra o mesmo ryzen 2700, aí vai ser o i3 que vai levar coro. Ambas as coisas são importantes; mas a partir de 6 núcleos, o que prevalece mais é o single thread.

Legal, valeu pelas aulas.

Agora vou voltar com força para o lado do PC, é uma m**** ter que lidar com esses erros do Windows mas ainda é uma melhor opção que os consoles... Ainda mais se a Sony realmente começar a lançar os jogos delas no PC.

O 7500 eu meio que comprei por conta mas a próxima CPU que eu for comprar depois da 1600 eu vou olhar com bastante calma e carinho os benchmarks para fazer uma escolha segura.

EDIT: Pesquisando aqui sobre a arquitetura Zen e talz eu vi que a AMD já até mostrou qual o plano para a Zen³ e a Intel também sempre mostra os planos futuros das próximas linhas de CPU e tal...

Mas existe algo parecido para as GPUs ? Não achei nada das possíveis 3XXX da nVidia ou das futuras GPUs da AMD.
 
Ultima Edição:


antonioli

O Exterminador de confusões
Membro STAFF
VIP
GOLD
Mensagens
103.194
Reações
172.361
Pontos
2.599
Comprei um NVMe Kingston A2000 para colocar quando comprar as peças para o PC do quarto. Pareceu-me bom para quem não deseja paga um fortuna nos Samsung Evo da vida.

O que eu preciso saber sobre NVMe?

@LucianoBraga my man
 

LucianoBraga

Operador de Marreta
Membro STAFF
Mensagens
50.247
Reações
175.658
Pontos
2.234
Comprei um NVMe Kingston A2000 para colocar quando comprar as peças para o PC do quarto. Pareceu-me bom para quem não deseja paga um fortuna nos Samsung Evo da vida.

O que eu preciso saber sobre NVMe?

@LucianoBraga my man

Essa eu vou ficar devendo, não manjo porra nenhuma de M.2.
Mas eu lembro que o @Ero_Seenin manja
 

Icaruszin

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.455
Reações
1.254
Pontos
659
Comprei um NVMe Kingston A2000 para colocar quando comprar as peças para o PC do quarto. Pareceu-me bom para quem não deseja paga um fortuna nos Samsung Evo da vida.

O que eu preciso saber sobre NVMe?

@LucianoBraga my man

Cê já comprou, né? Ia deixar como recomendação pegar o Adata SX8200 Pro, desempenho perto do Samsung 970 EVO custando bem mais barato. E pelo que vi, custa praticamente a mesma coisa desse Kingston (na Pichau).
 

antonioli

O Exterminador de confusões
Membro STAFF
VIP
GOLD
Mensagens
103.194
Reações
172.361
Pontos
2.599
Cê já comprou, né? Ia deixar como recomendação pegar o Adata SX8200 Pro, desempenho perto do Samsung 970 EVO custando bem mais barato. E pelo que vi, custa praticamente a mesma coisa desse Kingston (na Pichau).
Sou meio cabreiro com Adata. Li até aqui no fórum nego reclamando que veio unidade ruim e até mais de uma unidade ruim.
 

robocrazy

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.703
Reações
6.186
Pontos
704
Já pensei em investir em um M.2 parrudo, mas quando vejo a diferença dele pra um SSD sata convencional em jogos, acabo desistindo da ideia. Quem sabe com a chegada na nova GEN isso possa ser mais atrativo...

Fazendo alguns testes aqui, o pico maximo que eu vi de uso no meu SSD sata foi de 45%, e a média deve ficar por conta de uns 25% em telas de load.
 

antonioli

O Exterminador de confusões
Membro STAFF
VIP
GOLD
Mensagens
103.194
Reações
172.361
Pontos
2.599
Já pensei em investir em um M.2 parrudo, mas quando vejo a diferença dele pra um SSD sata convencional em jogos, acabo desistindo da ideia. Quem sabe com a chegada na nova GEN isso possa ser mais atrativo...

Fazendo alguns testes aqui, o pico maximo que eu vi de uso no meu SSD sata foi de 45%, e a média deve ficar por conta de uns 25% em telas de load.
Mas não se usa SSD para jogos. Pontualmente ajuda em loading mas nada mais do que isso. Investir em NVMe para jogos nem deve compensar.
 

LucianoBraga

Operador de Marreta
Membro STAFF
Mensagens
50.247
Reações
175.658
Pontos
2.234
Pois é, SSD e M.2 são pra sistema, aplicativos que tem mais footprint...pra jogos é um gasto que eu considero bobo.
Pelo menos dentro dos paradigmas atuais.
 

T1mp4s

Mil pontos, LOL!
Mensagens
28.417
Reações
34.503
Pontos
1.354
Mas não se usa SSD para jogos. Pontualmente ajuda em loading mas nada mais do que isso. Investir em NVMe para jogos nem deve compensar.
Compensa pelos loads e pelo tempo de instalação.
Meus hds de 3tb ou 4 tb são umas tartarugas, mesmo sendo produtos recentes. Hoje em dia eu já penso o contrário, hd pra jogos não vale a pena.
Em um hd aqui eu tava tendo stutter no street 5, jogo leve.
De tão m**** que são esses hds grandes. Passei pro nvme e nunca mais tive essa zica.
E as texturas carregam mais rápido em determinados jogos tb, outra vantagem.
 

antonioli

O Exterminador de confusões
Membro STAFF
VIP
GOLD
Mensagens
103.194
Reações
172.361
Pontos
2.599
Compensa pelos loads e pelo tempo de instalação.
Meus hds de 3tb ou 4 tb são umas tartarugas, mesmo sendo produtos recentes. Hoje em dia eu já penso o contrário, hd pra jogos não vale a pena.
Em um hd aqui eu tava tendo stutter no street 5, jogo leve.
De tão m**** que são esses hds grandes. Passei pro nvme e nunca mais tive essa zica.
Mas para jogos um SSD padrão voa nesses quesitos. Um NVMe não fará tanta diferença. HD é uma carroça do carai.
 

T1mp4s

Mil pontos, LOL!
Mensagens
28.417
Reações
34.503
Pontos
1.354
Mas para jogos um SSD padrão voa nesses quesitos. Um NVMe não fará tanta diferença. HD é uma carroça do carai.
SSD sata vive pouco, fica a dica.
Nvme de boa qualidade não morre tão cedo por conta de trafego de dados.
O meu aqui dura quase 2 petabytes de trafego.
 

ffaabbiio

Mil pontos, LOL!
VIP
Mensagens
14.026
Reações
25.144
Pontos
1.094
Eu tava até pensando em investir no ssd de qualidade, mas quando vi os testes em jogos de um ssd dos mais baratos pra um mais top desisti, a diferença é praticamente nula.

Com a queda que vem tendo a tecnologia, eu vou aguardar pelo menos mais um ano pra investir nisso, pra ver como isso vai mudar com os novos consoles.

Hoje eu já tenho um 120gb para o sistema e estou com outro de 240gb que eu instalo os jogos, então o gasto seria bobo mesmo no momento.

Enviado de meu Redmi Note 7 usando o Tapatalk
 

antonioli

O Exterminador de confusões
Membro STAFF
VIP
GOLD
Mensagens
103.194
Reações
172.361
Pontos
2.599
SSD sata vive pouco, fica a dica.
Nvme de boa qualidade não morre tão cedo por conta de trafego de dados.
O meu aqui dura quase 2 petabytes de trafego.
Não vive pouco. No mínimo do mínimo 5 anos que é até o tempo de garantia de alguns fabricantes. Um bom NVMe pode durar até décadas.
 

LucianoBraga

Operador de Marreta
Membro STAFF
Mensagens
50.247
Reações
175.658
Pontos
2.234
Compensa pelos loads e pelo tempo de instalação.
Meus hds de 3tb ou 4 tb são umas tartarugas, mesmo sendo produtos recentes. Hoje em dia eu já penso o contrário, hd pra jogos não vale a pena.
Em um hd aqui eu tava tendo stutter no street 5, jogo leve de tão m**** que são esses hds grandes. Passei pro nvme e nunca mais tive essa zica.

HD mecânico não tem muito como ficar rápido, porque ele depende da rotação dos discos...acaba não importando se é mais antigo ou mais recente.
E quanto maior o disco, mais lento pra acessar os dados também. A solução "mais ou menos" é o SSHD.

Ou o cara pode pegar um SSD SATA barato aí e ficar uns anos com ele.
 

T1mp4s

Mil pontos, LOL!
Mensagens
28.417
Reações
34.503
Pontos
1.354
Não vive pouco. No mínimo do mínimo 5 anos que é até o tempo de garantia de alguns fabricantes. Um bom NVMe pode durar até décadas.
Depende do tbw, ele vive pelo trafego de dados e não por tempo de vida, pesquisei muito para saber isso.
O meu ssd de 120gb kingston só tem durabilidade de 30tb de trafego, hoje ele esta com 29tb e a situação dele?

103696

Teve nego aqui falando que 2 anos de uso e assim era azar e o escambau, nada, tempo de tbw.
Ele dizia 5 anos tb, mas não é somente isso que conta.
E já comprei outro ssd que pelo menos dura 70tb.
Eu parei de utilizar esse ssd para trafego, senão já estaria morto hoje.
 

Ero_Seenin

Spaaaaaace Geek
Mensagens
24.062
Reações
25.868
Pontos
1.484
Pois é, SSD e M.2 são pra sistema, aplicativos que tem mais footprint...pra jogos é um gasto que eu considero bobo.
Pelo menos dentro dos paradigmas atuais.

aí depende, tem esses chineses que custam até menos que os Sata no brasil.

250 reais um de 500 gb no aliexpress.

O desempenho até que é bom, não é um Samsung da vida, mas dá uns 1.5 gb/s


Bem, isso se a pessoa não tiver medo de usar SSD de marca chinesa.
 

robocrazy

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.703
Reações
6.186
Pontos
704
Mas não se usa SSD para jogos. Pontualmente ajuda em loading mas nada mais do que isso. Investir em NVMe para jogos nem deve compensar.
Bom, comparada a um HD um SSD faz um diferença brutal em loads, que ao menos pra mim tem sido indispensável. Mas fora loads, em jogos de mundo aberto tbm é interessante, principalmente nos de corrida, como Forza por exemplo, onde o uso de banda é constantemente alto e é meio zuado jogar no HD por conta do draw distance.

Eu uso um NVme modesto de 120GB que eu deixo exclusivo para o windows, do pouco que eu monitorei, mais precisamente no boot onde creio que seja um dos picos interessantes de olhar, dificilmente chega a 40% de uso, ou seja, sobra demais ainda.
Talvez um NVme mais rápido que esse meu só seja útil para uso de softwares bem específicos.

Já quanto a vida útil, todos os meus ainda estão 100% saudável e praticamente sendo usados ao menos umas 5h por dia.
 

Ero_Seenin

Spaaaaaace Geek
Mensagens
24.062
Reações
25.868
Pontos
1.484
Depende do tbw, ele vive pelo trafego de dados e não por tempo de vida, pesquisei muito para saber isso.
O meu ssd de 120gb kingston só tem durabilidade de 30tb de trafego, hoje ele esta com 29tb e a situação dele?

Visualizar anexo 103696

Teve nego aqui falando que 2 anos de uso e assim era azar e o escambau, nada, tempo de tbw.
Ele dizia 5 anos tb, mas não é somente isso que conta.
E já comprei outro ssd que pelo menos dura 70tb.
Eu parei de utilizar esse ssd para trafego, senão já estaria morto hoje.

ssd de 120 GB, se for TLC, deve durar uns 120 TB.

essa valor da fabricante é sempre muito mais baixo, para eles gastarem menos com garantia. O meu da samsung tem 300 TB de garantia, mas pelos testes que vi de um site que fez experimentos gravando em SSD 24/horas dia direto; ele dá na verdade é cerca de 1000 TB.

Normalmente SSD de 120 gb é tudo TLC, os QLC são de tamanhos maiores.
 

LucianoBraga

Operador de Marreta
Membro STAFF
Mensagens
50.247
Reações
175.658
Pontos
2.234
aí depende, tem esses chineses que custam até menos que os Sata no brasil.

250 reais um de 500 gb no aliexpress.

O desempenho até que é bom, não é um Samsung da vida, mas dá uns 1.5 gb/s


Bem, isso se a pessoa não tiver medo de usar SSD de marca chinesa.

É, tem o caminho do Tio Ali.
Mas se o cara usa SSD só pra sistema e aplicativos, mantendo os arquivos importantes em outros meios de armazenamento, não existe razão pra medo.
 

T1mp4s

Mil pontos, LOL!
Mensagens
28.417
Reações
34.503
Pontos
1.354
ssd de 120 GB, se for TLC, deve durar uns 120 TB.

essa valor da fabricante é sempre muito mais baixo, para eles gastarem menos com garantia. O meu da samsung tem 300 TB de garantia, mas pelos testes que vi de um site que fez experimentos gravando em SSD 24/horas dia direto; ele dá na verdade é cerca de 1000 TB.

Normalmente SSD de 120 gb é tudo TLC, os QLC são de tamanhos maiores.
Ah, duvido, o desempenho dele realmente já caiu na ultima vez que testei.
O programa ali não mentiu sobre a performance ter caído tb.
 

antonioli

O Exterminador de confusões
Membro STAFF
VIP
GOLD
Mensagens
103.194
Reações
172.361
Pontos
2.599
Btw, alguém já clonou HD? Pelo que vi no site aparece "Software para Clonagem do Disco Rígido (Cupom para Download)" e pesquisando parece que com o cupom que vem dá para usar um tal de Acronis True Image https://www.kingston.com/br/support/technical/acronis-download
Depende do tbw, ele vive pelo trafego de dados e não por tempo de vida, pesquisei muito para saber isso.
O meu ssd de 120gb kingston só tem durabilidade de 30tb de trafego, hoje ele esta com 29tb e a situação dele?

Visualizar anexo 103696

Teve nego aqui falando que 2 anos de uso e assim era azar e o escambau, nada, tempo de tbw.
Ele dizia 5 anos tb, mas não é somente isso que conta.
E já comprei outro ssd que pelo menos dura 70tb.
Eu parei de utilizar esse ssd para trafego, senão já estaria morto hoje.
Normalmente hoje em dia são 100Tb para cima, não?
 

T1mp4s

Mil pontos, LOL!
Mensagens
28.417
Reações
34.503
Pontos
1.354
Btw, alguém já clonou HD? Pelo que vi no site aparece "Software para Clonagem do Disco Rígido (Cupom para Download)" e pesquisando parece que com o cupom que vem dá para usar um tal de Acronis True Image https://www.kingston.com/br/support/technical/acronis-download

Normalmente hoje em dia são 100Tb para cima, não?
Depende do tamanho do ssd, os menores tem menos que isso. Ainda é possível encontrar ssd de 120 com tbw de 50tb.
Só jogo street praticamente e já rodou mais de 2tb no nvme. Jogos mais pesados ou opeworld devem correr muito mais dados em bem menos tempo.
 

Apreciador de Velharias

Saudosista
VIP
Mensagens
16.528
Reações
9.718
Pontos
1.434
Compensa pelos loads e pelo tempo de instalação.
Meus hds de 3tb ou 4 tb são umas tartarugas, mesmo sendo produtos recentes. Hoje em dia eu já penso o contrário, hd pra jogos não vale a pena.
Em um hd aqui eu tava tendo stutter no street 5, jogo leve.
De tão m**** que são esses hds grandes. Passei pro nvme e nunca mais tive essa zica.
E as texturas carregam mais rápido em determinados jogos tb, outra vantagem.
Eu comprei um SSD China sata de 1Tb baratin só pra games, roda igual meu M2 nos jogos, nem faz diferença. Acho que só daqui uns anos essas velocidades absurdas de SSD m.2 vão fazer alguma diferença .
 

Ero_Seenin

Spaaaaaace Geek
Mensagens
24.062
Reações
25.868
Pontos
1.484
Depende do tamanho do ssd, os menores tem menos que isso. Ainda é possível encontrar ssd de 120 com tbw de 50tb.
Só jogo street praticamente e já rodou mais de 2tb no nvme. Jogos mais pesados ou opeworld devem correr muito mais dados em bem menos tempo.

não é jogo que causa escritas no SSD.

é o sistema, arquivos temporários, paginação, e o wear levelling da própria controladora. Jogo é o de menos.
 
Topo Fundo