O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Tópico oficial AMD Ryzen

antonioli

O Exterminador de confusões
Membro STAFF
VIP
GOLD
Mensagens
103.112
Reações
172.174
Pontos
2.599
Hoje tive saco de mexer no PBO dentro do BIOS e cheguei a conclusão que colocar tudo no talo na verdade é o mesmo que nada, é preciso testar uma infinidade de opções, e as vezes colocar 10 a mais em um valor faz a pontuação despencar drasticamente.

Na minha Asus Prime X370-Pro (1.0.0.4B) com 3700X a configuração que deu melhor desempenho foi essa:

Precision Boost Overdrive: Manual
PPT Limit: 300
TDC Limit: 250
EDC Limit: 0
Precision Boost Overdrive Scalar: Manual
Customized Precision Boost Overdrive: 4X
Max CPU Boost Clock Override: Auto
Plataform Thermal Throttle Limite: Auto

O máximo que eu consegui foi 5008 pontos no multicore e 513 pontos no single core, antes o máximo que chegava era 4752 no multi e 508 no single.

Também pela primeira vez pude ver os núcleos chegando a 4.40GHz sem que fosse por uma fração de segundo.

Eu ainda quero saber como tem gente que consegue fazer overclock e superar 5100 pontos no multicore com essa CPU.
Não sei se é confiável mas no HWMonitor depois de jogar um tempo apareceu ali que alguns cores chegaram no máximo em 4450MHz. Depois desse Agesa mais recente realmente todos os núcleos estavam chegnaod a 4.4GHz, mas mais do que isso nunca tinha visto. Não configurei igual a você mas percebi também que o multicore deu uma diminuída mas o single core deu uma aumentada. Acho que no geral está bem satisfatório.

75°C com a vurva de fans no normal.
Aqui também dá um pico de 75ºC no H100i com perfil balanced.
 

RareHero

Bam-bam-bam
Mensagens
9.722
Reações
24.554
Pontos
363
xDxeJl5.jpg


Tão falando que pode ser o Lockhart, mas tá mais com cara de ser algo da linha Surface provavelmente usando partes do R&D da Mic para o projeto Scarlett.

@LucianoBraga

Olha aí, pode ser o Surface com APU AMD que todo mundo está a espera.
 

LucianoBraga

Operador de Marreta
Membro STAFF
Mensagens
50.184
Reações
175.495
Pontos
2.234
xDxeJl5.jpg


Tão falando que pode ser o Lockhart, mas tá mais com cara de ser algo da linha Surface provavelmente usando partes do R&D da Mic para o projeto Scarlett.

@LucianoBraga

Olha aí, pode ser o Surface com APU AMD que todo mundo está a espera.

O Surface que pessoal tem esperado refresh pra logo é o Surface Go. Isso aí é configuração pro Surface Laptop ou, na pior das hipóteses, pro Book.

Pro Lockhart eu acho que o clock seria mais alto, porque o clock vai precisar ser igual em toda a linha pra não comprometer a lógica dos jogos.
Não que eu acredite no rumor de que o clock do Series X seja de 3.2Ghz, eu acho que vai ser menos.
 

RareHero

Bam-bam-bam
Mensagens
9.722
Reações
24.554
Pontos
363
O Surface que pessoal tem esperado refresh pra logo é o Surface Go. Isso aí é configuração pro Surface Laptop ou, na pior das hipóteses, pro Book.

Pro Lockhart eu acho que o clock seria mais alto, porque o clock vai precisar ser igual em toda a linha pra não comprometer a lógica dos jogos.
Não que eu acredite no rumor de que o clock do Series X seja de 3.2Ghz, eu acho que vai ser menos.



Se for um Surface Laptop feito em volta das customizações criadas para o Scarlett visando um melhor desempenho dos jogos que a Mic tem na Microsoft Store, pode ser um bom diferencial.
 

Tassadar_

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
4.566
Reações
16.323
Pontos
553
Caros, só pra registrar, coloquei meu Ryzen 5 3500x pra rodar em 4.1mhz e 1.29v pela BIOS, ta liso aqui, temperatura máxima em stress em 57°C com um Gammaxx 400. Acho que ta bom né? Em iddle fica em ~37°C usando o Windows.



To até pensando em reduzir a frequência e a tensão, sobra esses 4.1mhz...
 
Ultima Edição:


LucianoBraga

Operador de Marreta
Membro STAFF
Mensagens
50.184
Reações
175.495
Pontos
2.234
Caros, só pra registrar, coloquei meu Ryzen 5 3500x pra rodar em 4.1mhz e 1.29v pela BIOS, ta liso aqui, temperatura máxima em stress em 57°C com um Gammaxx 400. Acho que ta bom né? Em iddle fica em ~37°C usando o Windows.



To até pensando em reduzir a frequência e a tensão, sobra esses 4.1mhz...

Sim, tá muito bom.
 

iusearchbtw

Mil pontos, LOL!
Mensagens
8.830
Reações
10.470
Pontos
1.069
xDxeJl5.jpg


Tão falando que pode ser o Lockhart, mas tá mais com cara de ser algo da linha Surface provavelmente usando partes do R&D da Mic para o projeto Scarlett.

@LucianoBraga

Olha aí, pode ser o Surface com APU AMD que todo mundo está a espera.
20 CUs a 1.2GHz dá uns 3 Tflops, quase um PS4 Pro.

Vão dar um salto grande as APUs da AMD com o Navi.

Enviado de meu Redmi Note 7 usando o Tapatalk
 

reenann

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
4.345
Reações
4.291
Pontos
709
Pessoal, poderiam me explicar a "ordem" dos processadores AMD? Pq intel é meio auto explicativo, talvez na amd seja tbm, mas fico meio perdido pq algumas recomendações de setup que já vi recomendam um Ryzen 3, outros um Ryzen 5 e valores bem diferentes em configs próximas
 

antonioli

O Exterminador de confusões
Membro STAFF
VIP
GOLD
Mensagens
103.112
Reações
172.174
Pontos
2.599
Pessoal, poderiam me explicar a "ordem" dos processadores AMD? Pq intel é meio auto explicativo, talvez na amd seja tbm, mas fico meio perdido pq algumas recomendações de setup que já vi recomendam um Ryzen 3, outros um Ryzen 5 e valores bem diferentes em configs próximas
Depende de sua necessidade. É tudo auto-explicativo também porque tem uma sequência:

Ryzen 3
3200G 4 cores/4 threads

Ryzen 5
3400G 4 cores/8 thread
3500 6 cores/6 threads
3500X 6 cores/6 threads
3600 6 cores/12 threads
3600X 6 cores/12 threads

Ryzen 7
3700X 8 cores/16 threads
3800X 8 cores/16 threads

Ryzen 9
3900X 12 cores/24 threads
3950X 16 cores/32 threads

Muda pouco em relação aos anteriores Ryzen 1XXX e 2XXX. O que tem que ficar atento mesmo é que os Ryzen 2200G, 2400G, 3200G, 3400G são os únicos que vem com vídeo, mas não usam a arquitetura de 7 nm dos mais recentes do 3500 para cima. Aí pensando no custo-benefício que verá muita gente recomendando o 1600 de primeira geração porque simplesmente tem 6 cores e 12 threads e ainda passou por uma revisão que o deixou com desempenho do 2600 praticamente. Com esse número de cores e threads a pessoa fica tranquila para o presente e o futuro.
 

reenann

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
4.345
Reações
4.291
Pontos
709
Depende de sua necessidade. É tudo auto-explicativo também porque tem uma sequência:

Ryzen 3
3200G 4 cores/4 threads

Ryzen 5
3400G 4 cores/8 thread
3500 6 cores/6 threads
3500X 6 cores/6 threads
3600 6 cores/12 threads
3600X 6 cores/12 threads

Ryzen 7
3700X 8 cores/16 threads
3800X 8 cores/16 threads

Ryzen 9
3900X 12 cores/24 threads
3950X 16 cores/32 threads

Muda pouco em relação aos anteriores Ryzen 1XXX e 2XXX. O que tem que ficar atento mesmo é que os Ryzen 2200G, 2400G, 3200G, 3400G são os únicos que vem com vídeo, mas não usam a arquitetura de 7 nm dos mais recentes do 3500 para cima. Aí pensando no custo-benefício que verá muita gente recomendando o 1600 de primeira geração porque simplesmente tem 6 cores e 12 threads e ainda passou por uma revisão que o deixou com desempenho do 2600 praticamente. Com esse número de cores e threads a pessoa fica tranquila para o presente e o futuro.
Vlw, eu que tava comendo bola mesmo, agora ficou claro
 

RoLukeSky

Mil pontos, LOL!
Mensagens
24.807
Reações
66.263
Pontos
1.003
Particularmente vou entrar na nossa geração de consoles sorrindo...

A minha treta com o M.2 me decepcionou legal com meu PC...

Comentário lá do tópico oficial do Sex...

107352

O que acham?
 

antonioli

O Exterminador de confusões
Membro STAFF
VIP
GOLD
Mensagens
103.112
Reações
172.174
Pontos
2.599
Particularmente vou entrar na nossa geração de consoles sorrindo...

A minha treta com o M.2 me decepcionou legal com meu PC...

Comentário lá do tópico oficial do Sex...

Visualizar anexo 107352

O que acham?
Não é algo o qual deve ficar preocupado. Há anos quando lançaram a última geração não foi muito diferente.

Seu PC é bom e irá deitar e rolar mas infelizmente está com problemas. Você ficará mais tranquilo se resolver isso.
 

*ka

Mil pontos, LOL!
Mensagens
11.774
Reações
11.463
Pontos
1.344
Particularmente vou entrar na nossa geração de consoles sorrindo...

A minha treta com o M.2 me decepcionou legal com meu PC...

Comentário lá do tópico oficial do Sex...

Visualizar anexo 107352

O que acham?
Eu como aceito rodar os jogos em 1280x720 no alto a 60 fps, pois tenho um monitor de 17pol e a resolução nativa dele é essa então os jogos não ficam embaçados nessa resolução mais baixa e dá para eu usar esse monitor em momentos de crise, com isso creio que minha gtx 1070 vá longe o que é bom, pois a grana está curta. Espero que o meu r7 2700 também vá longe caso eu não consiga pegar um 4xxx, que é bem provável que não dê.
 

*ka

Mil pontos, LOL!
Mensagens
11.774
Reações
11.463
Pontos
1.344
troca esse monitor vei na moral
Eu tenho outro monitor e inclusive estou usando ele agora que é um P2470HN da Samsung de 24 pol e tem resolução nativa de 1920x1080 60Hz, por isso citei que dá para usar o de 17 em momentos de crise. Quando o de 17 está instalado eu jogo na tv de 42 pol modelo 42PFL8606D/78 da Philips. O monitor de 17 fica mais para quando estou fazendo trabalhos do curso, pois para isso prefiro monitores menores.
 

Azeon

Mil pontos, LOL!
Mensagens
26.011
Reações
49.422
Pontos
1.304
Vlw, eu que tava comendo bola mesmo, agora ficou claro
Outra dica :
Ryzen 3 = i3
Ryzen 5 = i5
Ryzen 7 = i7
Ryzen 9 = i9

Já os nomes dos processadores segue a mesma coisa que a Intel (desktop)

1xxx = Primeira geração Zen
2xxx = Segunda geração Zen (Zen +)
3xxx = Terceira geração Zen (Zen2)

O segundo número representa do mais fraco pro mais forte, um 3900 é o top e um "3100" é o mais fraco.

O X no final é quase igual o K da Intel (porque se não me engano os processadores sem X no final também tem OC liberado).

A AMD tem a linha G que são as APUs (cpu + gpu SoC).



Sent from my MI 9 using Tapatalk
 

reenann

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
4.345
Reações
4.291
Pontos
709
Outra dica :
Ryzen 3 = i3
Ryzen 5 = i5
Ryzen 7 = i7
Ryzen 9 = i9

Já os nomes dos processadores segue a mesma coisa que a Intel (desktop)

1xxx = Primeira geração Zen
2xxx = Segunda geração Zen (Zen +)
3xxx = Terceira geração Zen (Zen2)

O segundo número representa do mais fraco pro mais forte, um 3900 é o top e um "3100" é o mais fraco.

O X no final é quase igual o K da Intel (porque se não me engano os processadores sem X no final também tem OC liberado).

A AMD tem a linha G que são as APUs (cpu + gpu SoC).



Sent from my MI 9 using Tapatalk
Boa, vlw. O que tava me confundindo eram as gerações, agora ficou claro. [emoji1306]

Enviado de meu POCOPHONE F1 usando o Tapatalk
 
Mensagens
168
Reações
77
Pontos
213
Outra dica :
Ryzen 3 = i3
Ryzen 5 = i5
Ryzen 7 = i7
Ryzen 9 = i9

Já os nomes dos processadores segue a mesma coisa que a Intel (desktop)

1xxx = Primeira geração Zen
2xxx = Segunda geração Zen (Zen +)
3xxx = Terceira geração Zen (Zen2)

O segundo número representa do mais fraco pro mais forte, um 3900 é o top e um "3100" é o mais fraco.

O X no final é quase igual o K da Intel (porque se não me engano os processadores sem X no final também tem OC liberado).

A AMD tem a linha G que são as APUs (cpu + gpu SoC).



Sent from my MI 9 using Tapatalk

Única parte errada é sobre o X ao final de cada familia de processadores, uma vez que todos os AMD são desbloqueados para OC.
 

T.Chico

Mil pontos, LOL!
Mensagens
10.581
Reações
17.955
Pontos
1.084
Pessoal agora com essa treta de memória da Intel estou na duvida se pego um Ryzen 5 1600AF e taco memórias 3000 ou 3200 quero fazer um UP grade de emergência para sair do FX e jogar RE3 Remake na boa.
 

antonioli

O Exterminador de confusões
Membro STAFF
VIP
GOLD
Mensagens
103.112
Reações
172.174
Pontos
2.599
Vou ter que voltar ao velho costume de ficar entrando no site todo dia umas 3x para ver se os preços caem ou aparecer uma promoção.

Quero comprar agora porque o dólar está disparando e vai ficar difícil depois, também creio que vai ficar tenso para repor estoque por causa do carona ferrando o planeta todo.
Eu fiquei acompanhando preço de placa mãe também e foi ruim. Não abaixavam de preço e depois que comprei ainda teve placa que aumentou. Fique ligeiro.
 
Mensagens
168
Reações
77
Pontos
213
Eu ia montar um Ryzen 5 3600 agora, mas não sei o que fazer depois de ver o preço da CPU por R$1200.

você pretende comprar a vista?
Se for, pense no aliexpress ou fica de olho na gigantec/terabyte/kabum.
sao os que mais possuem promoção aqui no BR.

saudades saber que paguei 659 no meu 3600 aqui no BR com nota e tudo, num bug da shoptime kk
 

Bruno Fraga Benetti

Bam-bam-bam
Mensagens
497
Reações
402
Pontos
248
Totalmente fora de questão comprar na Terabyte. Eles fazem questão de cobrar os 11% do DIFAL e o frete é escandaloso. Fiz uma simulação para um kit CPU + mobo + RAM e o mais barato saiu R$180 de PAC. Mesmo pagando os preços estranhamente altos atualmente na Kabum, ainda assim sai mais barato.
Comprei um gabinete e placa mãe semana passada na terabyte, deu 49 de frete. Tu mora muito no interior? Se a transportadora tem q viajar 100km p entregar só p ti eu entendo o preço hahaha.
Ah e eu moro no norte do RS, numa cidade de 200k habitantes. Só p dar uma idéia do frete.

Sent from my Mi 9 SE using Tapatalk
 

RoLukeSky

Mil pontos, LOL!
Mensagens
24.807
Reações
66.263
Pontos
1.003
Well, ainda estou com o PC parado por diversos BSOD que não achei solução ou explicação.

Sugeriram aqui trocar de fonte... Comprei essa na Kabum:

Fonte EVGA 750W 80 Plus Bronze, Semi Modular, PFC Ativo - 110-BQ-0750-V

Deve chegar essa semana. Vou testar e ver se é a fonte mesmo a causa de todos os BSOD....
:kaperto
 

Tassadar_

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
4.566
Reações
16.323
Pontos
553
Well, ainda estou com o PC parado por diversos BSOD que não achei solução ou explicação.

Sugeriram aqui trocar de fonte... Comprei essa na Kabum:

Fonte EVGA 750W 80 Plus Bronze, Semi Modular, PFC Ativo - 110-BQ-0750-V

Deve chegar essa semana. Vou testar e ver se é a fonte mesmo a causa de todos os BSOD....
:kaperto
Não vi nos posts anteriores, por acaso você chegou a rodar o PC com Linux num pendrive?
 
Topo Fundo