Acidente não provoca nada.
É alguém que provoca o acidente.
Até que enfim alguém falou a verdade.
Tava passando da hora de tocar nesse ponto. Obviamente que ninguém poderia estar alcoolizado nessa viagem, mas vamos ser sinceros: o motorista tem tempo para descansar por meia hora pós-almoço? Então...
Falei do descanso pós refeição para ilustrar um dos vários problemas que um motorista empregado se vê obrigado a cumprir meta, alguma espécie de taxa por km rodado, um frete desses aí. Aí o contratante quer pra ontem e o contratado se vê forçado a obrigar o motorista a acelerar. Boa parte dos perigos seriam evitados não fosse toda essa loucura.
O fod@ é que não dá pra culpar apenas um agente mas é todos por um. A Ceasa por ex, um ponto principal de abastecimento de produtos agrícolas fica muitas vezes à margem das rodovias - veja bem, eu disse "muitas vezes" pois tem várias CEASAs afora, não tenho certeza se é assim mesmo para todos pontos de abastecimento. É aí que entra o fluxo intenso de trânsito de muitos veículos pesados e intermediários para reabastecerem neste ponto estratégico. Com tudo isso, o trânsito é intensificado e algum perigo é iminente. Betim-Contagem-Belo Horizonte é desse jeito, quase todos dias têm algum problema e por aí a gente nota todo tipo de transporte, com exceção daqueles veículos adaptados para cargas ainda maiores que só ficam nas rodovias mesmo.
Na minha humilde opinião, enquanto o investimento ferroviário não for uma realidade, tem que haver alguma redução da taxa por km ou simplesmente ambas partes do negócio se entenderem que a segurança vem em primeiro lugar, por mais que sejamos obrigados a pagar por um repasse maior do frete ou seu custo final em toda cadeia maluca igual o nosso famoso "Custo Brasil".
Enfim, uma equação mais complexa do que achar uma cura para HIV, aparentemente.... =/