O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Tópico oficial Discussão sobre a Série Trails de The Legend of Heroes | Tradução Kuro no Kiseki II (Main/Sides/NPCs) concluída | Trails through Daybreak, 5 de Julho!

firmino_666

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
9.742
Reações
24.149
Pontos
503
Acho que era bom tratar da série completa.


Joguei nenhum desses, um dia acho que pego pra conhecer.
Foda que esse tipo de RPG eu preferiria jogar de forma portátil, não sei quais rodariam de boa em um celular por exemplo.
Como falei ali em outro comentário, queria tratar apenas da série Trails, por ser a série com a história atual, com todos esses 9 jogos interligados, pois até o momento, a trilogia Gagharv e os 2 primeiros The Legend of Heroes não fazem parte desta história conectada.

Quis criar este tópico, pois sempre gera muita confusão na ordem a ser jogada, se pode jogar a partir do Cold Steel e tals, pois são muitos jogos e a história é bastante rica, o q gera bastante dúvidas e teorias para serem discutidas q serão pertinentes ao futuro cold steel 3 e 4.
 

Leon Powalski

Bam-bam-bam
Mensagens
1.821
Reações
5.247
Pontos
303
Joguei o primeiro Trails in the Sky e o jogo não engrenou, achei tudo muito feijão com arroz, das batalhas ao sistema de customização, passando pelo design e pelos diálogos e história. Talvez melhore para o final, ou quem sabe nas continuações, mas com tanto jogo por aí, estou com pouca vontade de ligar o Vita para terminar o game.

Acho quem vou direto para o Cold Steel que parece ser um game mais interessante.

O primeiro é um pouco parado no começo, onde é um pouco clichê (passar por todas as regiões para se tornar um Bracer) mas a coisa só pega mesmo no final dele onde:

É descoberto que o Professor Alba se chama Georg Weismann e faz parte de uma sociedade secreta chamada Ouroboros, responsável por vários eventos que aconteceram no continente Zemuria, como os eventos de Hamel, onde a família do Agate foi morta e a Guerra dos Cem Dias, que tirou a vida da mãe da Estelle. É também descoberto que Joshua Bright, agora Joshua Astray, fazia parte da Ouroboros e trabalhava como assassino. Ele droga a Estelle com uma espécie de sonífero e some no mundo, e é aí que o segundo jogo começa.

A partir daí, o segundo jogo foca mais na continuação e resolução daquilo que ficou sem explicação no primeiro. O terceiro funciona mais como epílogo, fechando a trilogia.
 

firmino_666

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
9.742
Reações
24.149
Pontos
503
Muito obrigado Firmino.

Só uma pergunta, por acaso é possível a ost original no Zero ou no Aoi?
Não sei como funciona o vita, se dá pra instalar separado, pois nesse site q te passei, tem tanto a versão normal como a versão EVO q vem com todas as melhorias incluindo a nova OST. Já na versão PC vc pode escolher o q instalar, se quer só os novos portraits e dublagem, ignorando a nova OST.
 

renbh

Mil pontos, LOL!
VIP
GOLD
Mensagens
21.280
Reações
19.802
Pontos
1.434
O primeiro é um pouco parado no começo, onde é um pouco clichê (passar por todas as regiões para se tornar um Bracer) mas a coisa só pega mesmo no final dele onde:

A partir daí, o segundo jogo foca mais na continuação e resolução daquilo que ficou sem explicação no primeiro. O terceiro funciona mais como epílogo, fechando a trilogia.

Esse é o problema. Não é divertido começar agora do início, seria melhor ter acompanhado a série lá no seu começo.

É difícil pensar no retorno a longo prazo com tanto jogo legal disponível, aguentar um game mais ou menos pelo resultado que dará depois. Por isso penso em ler um resumo e começar em outro arco mesmo.
 

Leon Powalski

Bam-bam-bam
Mensagens
1.821
Reações
5.247
Pontos
303
Esse é o problema. Não é divertido começar agora do início, seria melhor ter acompanhado a série lá no seu começo.

É difícil pensar no retorno a longo prazo com tanto jogo legal disponível, aguentar um game mais ou menos pelo resultado que dará depois. Por isso penso em ler um resumo e começar em outro arco mesmo.

Eu penso no primeiro capítulo do Trails in the Sky da mesma forma que penso sobre o filme A Sociedade do Anel (Senhor dos Anéis): é lento, é um pouco maçante, mas é necessário pra conhecer os personagens, a trama e o ambiente onde o enredo se desenrola.
 
Ultima Edição:


firmino_666

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
9.742
Reações
24.149
Pontos
503
Belo tópico Firmino. :kfeliz

Personagens inesquecíveis, diálogos interessantes, belas músicas, intrigas, traições, política, religião, sociedade secreta...
Poucos jogos deixam tão perceptível o carinho e o esmero dos devs com as suas criações, como os dessa série. Parabéns também a XSEED pela localização de alta qualidade.

Trails in the Sky : 8.5/10
Trails in the Sky SC: 9.3/10
Trails in the Sky 3rd: 8.7/10

Cold Steel: 7.7/10
Cold Steel II: 8.3/10

Trails in the Sky SC é o meu preferido, tem até uma animação bacanuda com os acontecimentos desse jogo:




Não dá pra esquecer de citar Estelle como uma das melhores protagonistas dos jrpgs. Personagem que foge bem dos estereótipos comuns no gênero, sendo bem humana, com várias qualidades e defeitos. É muito bacana acompanhar o seu amadurecimento durante os jogos.

"Time for Ul-tra-vi-o-lence. ♪"
AHhfYI8.gif

:klingua

Até o momento o SC tb é meu preferido, ainda vou começar o arco de Crossbell.

Mas o the 3rd acho o mais importante da trilogia na questão do universo do jogo:

  • As pontas soltas deixadas no final do SC foram reveladas, como o incidente Salt Pale
  • Mais sobre a Renne, por onde ela andava, com Estelle e Joshua a procurando, além da magnífica e pesada porta q mostra mais sobre ela
  • Gilliath já tramando desde cedo, e indo para Crossbell
  • E o mais importante, a revelação parcial da Grandmaster, q na versão EVO q tem as vozes, descobrimos q é uma mulher
 

Dark Arisen

Bam-bam-bam
Mensagens
1.845
Reações
6.134
Pontos
453
Baita série! Joguei Sky 1 e 2 no PSP e o 3° no PC. No começo estranhei o 3° por ser mais um epílogo da saga, mas passei a apreciar ele pelo que é. O 2 pra mim é o melhor dos 3.

Estou no aguardo da tradução completa do GEOFRONT pra jogar o Zero no Kiseki, mas se não sair até o fim do ano vou pegar as versões já existentes da tradução. Quero aproveitar essa maravilha nas minhas férias em dezembro, apreciar cada detalhe.
 

Urso da Coca Cola

Bam-bam-bam
Mensagens
1.955
Reações
3.245
Pontos
453
Série de grande qualidade e redondez. É um resquício dos JRPGs da era de ouro, uma resistência contra a modernidade.

Pra quem se interessa nessas coisas, games dessa série sempre vão pelo menos bem nas avaliações (com o up de que as revistas que têm o culhão de avaliar esses games em geral são constituídas por gente que entende bem mais de videogame que revistas mais clássicas), alguns são criticamente aclamados inclusive.

Visualizar anexo 75124
Visualizar anexo 75125

Não é pra todo mundo, agradará mais a quem experimentou JRPGs hiddem gems das eras PS1 e SNES. Os games da série têm qualidade geral superior a grande parte da produção AAA Ocidental

Parabéns pelo tópeco e fica aqui a minha indicação também.

Jogo japonês de RPG com adolescentes colegiais ganhando tudo isso de nota ??????

Vish já pode fechar as portas da Bioware e Bethesda.
 

Leon Powalski

Bam-bam-bam
Mensagens
1.821
Reações
5.247
Pontos
303
Jogo japonês de RPG com adolescentes colegiais ganhando tudo isso de nota ??????

Vish já pode fechar as portas da Bioware e Bethesda.

Se equivocou legal hein campeão? Tirando o Trails of Cold Steel, o resto passa bem longe do clichê adolescente colegial, cara. A maioria ou tem um pezinho no medieval ou usa de elementos urbanos (como Trails of Zero e Azure, onde os protagonistas são de uma divsão policial)
 

paulosthomaz

Bam-bam-bam
Mensagens
798
Reações
606
Pontos
293
Tambem não acho que o fator colegial influencie negativamente em algo. Jogos como da série Persona e Danganronpa tem esse sistema e são excepcionais. Trails of Cold Steel ainda não joguei, mas me parece também beber um pouco da fonte de Persona, inclusive tendo uma espécie de sistema "social link" que influencia nas batalhas.
 

Leon Powalski

Bam-bam-bam
Mensagens
1.821
Reações
5.247
Pontos
303
Tambem não acho que o fator colegial influencie negativamente em algo. Jogos como da série Persona e Danganronpa tem esse sistema e são excepcionais. Trails of Cold Steel ainda não joguei, mas me parece também beber um pouco da fonte de Persona, inclusive tendo uma espécie de sistema "social link" que influencia nas batalhas.

Tokyo Xanadu tem mais cara de Persona que o Cold Steel. Até o visual e estilo é parecido. Esse sim é que abunda em clichê colegial...

Tokyo.Xanadu.full.2334162.jpg
 

Leon Powalski

Bam-bam-bam
Mensagens
1.821
Reações
5.247
Pontos
303
Esse tá na minha lista pra jogar tambem

Eu já tentei jogar ele... é bacana, mas sei lá, meu gosto pelos jogos da Falcom vão até o Ys Memories of Celceta (sempre fui mais fã de Ys, sendo bem sincero), estourando... de Cold Steel pra frente já não me atrai tanto. Mas o pouco que joguei é bacaninha.
 

LuxEtUmbra0

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.123
Reações
10.495
Pontos
753
Eu sempre perdi algum dos livros nos jogos, pois jogo sem faq hehe. Cold Steel 2 que todos são compráveis, no resto, perdeu, a maioria não tem outro meio de pegar.

Quanto ao FC engrenar, ele me deu uma noção inicial bem diferente do que a série seria no futuro. Parecia bem pé no chão, aí vem o final, SC, etc. hehe.
O arco de Crossbell é lento no engrenar também, mas quando engrena também, aí chegamos na melhor parte da série.
 

Duolks

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
4.233
Reações
7.105
Pontos
703
Eu sempre perdi algum dos livros nos jogos, pois jogo sem faq hehe. Cold Steel 2 que todos são compráveis, no resto, perdeu, a maioria não tem outro meio de pegar.

Quanto ao FC engrenar, ele me deu uma noção inicial bem diferente do que a série seria no futuro. Parecia bem pé no chão, aí vem o final, SC, etc. hehe.
O arco de Crossbell é lento no engrenar também, mas quando engrena também, aí chegamos na melhor parte da série.

Sim jogar um jogo desse tipo com faq vc acaba tomando spoilers mesmo que indiretos, tem que deixar o negocio fluir e ir sendo imerso nas coisas...

No meu caso mesmo o estilo do FC não me incomoda, já joguei jogos muito mais amarrados (curto jrpg desde época do snes) e ele praticamente não usa o recurso mais massante dos rpgs, que é aquele clássico de vc precisa atravessar a ponte.... mas para atravessar precisa da permissão do gatekeeper... mas para ele te dar a permissão ele precisa estar no posto... mas não pode pq a filha esta doente,... para ajudar a filha vc precisa achar o médico da pqp... só que lá o médico esta preso por ladrões random... para depois de solto falar que vc precisa ir buscar as ervas da pqpx2 para ele fazer o remédio... mas para vc entrar na caverna que cresce a erva, precisa fazer 15 desafios do guardião da floresta... e por ai vai... 30 horas de jogo vc atravessa a ponte do inicio do jogo que o herói poderia atravessar a nado em 30 segundos e já esta na metade do jogo...
 

PocketCrocodile

Mil pontos, LOL!
Mensagens
29.820
Reações
50.884
Pontos
1.003
Sim jogar um jogo desse tipo com faq vc acaba tomando spoilers mesmo que indiretos, tem que deixar o negocio fluir e ir sendo imerso nas coisas...
Pois eh, Walkthrough de internet de alguns jogos são assim, até tem uns que a galera se preocupa em fazer de um jeito que não dê spoiler...
 

Duolks

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
4.233
Reações
7.105
Pontos
703
Pois eh, Walkthrough de internet de alguns jogos são assim, até tem uns que a galera se preocupa em fazer de um jeito que não dê spoiler...

Sim sim, é mesmo desses spoilers free que eu digo que vc pega os indiretos, pq querendo ou não por vc saber que tem que ir na aldeia X pq vai ter uma quest secreta ou coisa assim, acaba fazendo vc direcionar a jogatina a isso e te tira um bom teco de fazer organicamente.

É claro que um jogo igual o FC que além de tudo é antigo, é fdp tb, então é praticamente impossível de fazer 100% sem um guia, mas ai acho que já vale fazer isso em uma segunda jogada para quem faz questão.
 

Urso da Coca Cola

Bam-bam-bam
Mensagens
1.955
Reações
3.245
Pontos
453
Se equivocou legal hein campeão? Tirando o Trails of Cold Steel, o resto passa bem longe do clichê adolescente colegial, cara. A maioria ou tem um pezinho no medieval ou usa de elementos urbanos (como Trails of Zero e Azure, onde os protagonistas são de uma divsão policial)

Tava sendo irônico, é que por mais que os ditos estudios façam jogos "sérios" no final acabam virando motivos de chacota e piada, ao contrário dos games japoneses que fazem trabalho de qualidade não importando o visual e temática.

Agora esses Cold Steel parece ser um belo jogão e já vou correr buscar o meu, já tinha testado a demo de Tokyo Xanadu e gostei bastante do que vi.
 
Ultima Edição:

firmino_666

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
9.742
Reações
24.149
Pontos
503
Agora q o tópico está criado, podemos discutir mais sobre os jogos.

Algumas perguntas/revelações/teorias:

  • A Septian Church terá um papel mais importante em CS3 e 4? Pois como vimos, tanto ela como a Sociedade de Ouroboros tentam buscar os artefatos, sendo q Ouroboros busca especificamente os Septerrions para concluir as fases de seu plano. Além de sua ordem, o Gralsritter, q teve um papel importante no fim de SC, onde foi revelado q a missão de Kevin era matar o Weissmann, e que o Septerrion q estava com ele que foi levado por Campanella não era importante para a ordem naquele momento.
  • Já em The 3rd, Campanella leva o Septerrion, a Aureole, que estava com o professor para a Grandmaster (sim, Grandmaster é uma mulher. Na versão EVO q possui as dublagens, é uma mulher q dubla a Grandmaster) na sala q estão reunidos os Anguis de Ouroboros (inclusive a Vita Clotilde tb está lá com sua voz) para dar início a próxima fase do plano da Ouroboros.
  • Mas a identidade da Grandmaster ainda está no ar, será q ela é alguma personagem q já apareceu na série? Alguma divindade? A própria Aidios?
 

WangTang

Mil pontos, LOL!
Mensagens
5.057
Reações
7.314
Pontos
1.309
Melhor série de RPG da atualidade, terminei todos os jogos que contam com lançamento oficial em inglês e até o spin-off Nayuta no Kiseki(traduzido).

Minha expectativa para o 3 é enorme, não consigo nem pensar em outros jogos sabendo que em breve estarei com essa maravilha.
 

LuxEtUmbra0

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.123
Reações
10.495
Pontos
753
Agora q o tópico está criado, podemos discutir mais sobre os jogos.

Algumas perguntas/revelações/teorias:

  • A Septian Church terá um papel mais importante em CS3 e 4? Pois como vimos, tanto ela como a Sociedade de Ouroboros tentam buscar os artefatos, sendo q Ouroboros busca especificamente os Septerrions para concluir as fases de seu plano. Além de sua ordem, o Gralsritter, q teve um papel importante no fim de SC, onde foi revelado q a missão de Kevin era matar o Weissmann, e que o Septerrion q estava com ele que foi levado por Campanella não era importante para a ordem naquele momento.
  • Já em The 3rd, Campanella leva o Septerrion, a Aureole, que estava com o professor para a Grandmaster (sim, Grandmaster é uma mulher. Na versão EVO q possui as dublagens, é uma mulher q dubla a Grandmaster) na sala q estão reunidos os Anguis de Ouroboros (inclusive a Vita Clotilde tb está lá com sua voz) para dar início a próxima fase do plano da Ouroboros.
  • Mas a identidade da Grandmaster ainda está no ar, será q ela é alguma personagem q já apareceu na série? Alguma divindade? A própria Aidios?

Pelo que lembro de ler, o Kondo falou que é um personagem que já apareceu, só fica no ar se foi em nome apenas ou apareceu mesmo. Li alguém achando que poderia ser a personagem lá do Nayuta no Kiseki, a Creha, mas isto acho improvável. Aidios seria interessante, mas por que ela estaria em Ourobouros, e não com a Septium Church?
De qualquer forma, ainda acho que a Septium Church será confrontada, em algum ponto no futuro, depois da série sair da República, que será a continuação dos Cold Steel. Acho que o plano de Ourobouros em Calvard se passa mais ou menos ao mesmo tempo que Ao/Cold Steel, por uns eventos que aparecem neles falando.
 

firmino_666

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
9.742
Reações
24.149
Pontos
503
Pelo que lembro de ler, o Kondo falou que é um personagem que já apareceu, só fica no ar se foi em nome apenas ou apareceu mesmo. Li alguém achando que poderia ser a personagem lá do Nayuta no Kiseki, a Creha, mas isto acho improvável. Aidios seria interessante, mas por que ela estaria em Ourobouros, e não com a Septium Church?
De qualquer forma, ainda acho que a Septium Church será confrontada, em algum ponto no futuro, depois da série sair da República, que será a continuação dos Cold Steel. Acho que o plano de Ourobouros em Calvard se passa mais ou menos ao mesmo tempo que Ao/Cold Steel, por uns eventos que aparecem neles falando.
Acabei de rever o final de SC para saber exatamente a palavra q o kevin usou sobre não pegar o septerrion, ele diz q não faz parte da jurisdição dele, q a missão era somente matar o Weissmann por ser herege e tals. E se Aidios estaria usando tanto a Ouroboros como a Gralsritter, pq a ordem só busca os artefatos, já a sociedade faz uso dos artefatos. Ae a Grandmaster responde a Aidios assim como a Carnelia, talvez sem as 2 organizações saberem um do outro, viajando aqui haha.
 

Pinguim 55

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
6.783
Reações
9.787
Pontos
994
Tokyo Xanadu tem mais cara de Persona que o Cold Steel. Até o visual e estilo é parecido. Esse sim é que abunda em clichê colegial...

Tokyo.Xanadu.full.2334162.jpg

Eu gostei do jogo, mas sério, poderia terem tentado ser um pouco mais, digamos, original, ao invés de reusar várias coisas da série Trails, pois as semelhanças vão muito além da engine.

Spoiler de Tokyo Xanadu.

Tipo a Asuka ser uma enforcer e Jun ser membro de uma ordem religiosa, copiando descaradamente os enforcers e a igreja do Kevin da série Trails. A empresa da Mitsuki também lembra demais aquelas empresas de teconologia da série Trails.

Os caras copiaram completamente os minigames de Cold Steel, como a natação, assim como o esquema de ter social points limitados, e fazendo algumas quests ganha mais um.
Realmente senti se tratar de um Cold Steel versão High School no mundo moderno, embora a qualidade do enredo seja muito baixa (isto não copiaram), pois aqui tem algumas forçações de barra muito grande como a Mitsuki liderar uma operação com uma gangue 'boa' contra uma grande gangue 'ruim com a polícia.
Primeiro que isto é dever da polícia e ela não tem obrigação nenhuma em relação a isto, segundo que a polícia nunca levaria ela a sério, por mais foda que ela seja, e nunca seria com ajuda de outra gangue (se a polícia não consegue lidar com alguns marginais pode fechar isto pois é incompetente demais).

Mas o pior é o final que todo mundo se revela ser fodão em uma guerrinha tipo anime nível B para C. Aquele final é facepalm demais. Faz um put* terrorismo em cima dos Reaper S Rank como são poderosos, no final tava todos os personagens secundários dando one hit kill estilo One Punch Man em vários S Rank ao mesmo tempo. Sério, estava chegando a um ponto de querer desistir do jogo ou dar skip nas cenas de tão ruim que estava, algo que é extremamente raro eu fazer.
Eu entendo o desejo de querer mostrar que os personagens são fodas, mas podiam colocar feitos e situações mais criveis, assim como não tentar exagerar.

Outra coisa (não necessariamente relacionado a Cold Steel, é como tem algumas coisas recorrentes demais, como super empregadas/mordomos (vi em Cold Steel até onde joguei, em Ys VIII e Tokyo Xanadu), vilão se fundir com um artefato lendário entre outras coisas. Realmente deviam tentar evitar estas repetições.
 

LuxEtUmbra0

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.123
Reações
10.495
Pontos
753
Acabei de rever o final de SC para saber exatamente a palavra q o kevin usou sobre não pegar o septerrion, ele diz q não faz parte da jurisdição dele, q a missão era somente matar o Weissmann por ser herege e tals. E se Aidios estaria usando tanto a Ouroboros como a Gralsritter, pq a ordem só busca os artefatos, já a sociedade faz uso dos artefatos. Ae a Grandmaster responde a Aidios assim como a Carnelia, talvez sem as 2 organizações saberem um do outro, viajando aqui haha.
Não é impossível hehe.

Sobre TX, o enredo não é aquele que dá para ser levado tão a sério. Embora no geral seja um bom jogo. O marior reuso nele é este haha:
Vejam Towa:
M8jeRan.jpg

E Towa:
v9RFFT3.jpg
 

LuxEtUmbra0

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.123
Reações
10.495
Pontos
753
O CS3 esperarei a versão PC, não tenho PS4.

O inimigo ter recuperado life deve ter ganho no turno dele um HP 50%. Sempre cuide a os bônus de turno no lado esquerdo da tela. Sempre é bom guardar um Scraft para momentos assim, vê que o inimigo ganhará no turno algo que não deveria, usa um SCraft e ganhe o bônus de HP, por exemplo, ao invés do inimigo.
CS1 é bem tranquilo na dificuldade, não precisa de grind nenhum, normalmente é só ajustar quartz no grupo e equipamentos, o jogo na dificuldade normal é bem tranquilo.
 

LuxEtUmbra0

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.123
Reações
10.495
Pontos
753
A imagem que postei não é minha, nem tenho PS4. A LE do VIta que tenho é esta mesmo. No caso do Vita, foi lançada edição especial só do primeiro mesmo, segundo edição normal. No Japão saiu edição especial dos 2.
 
Topo Fundo