Bom, estava planejando trocar de carro até o fim do ano e estava economizando fortemente. Tinha um Corolla 2014 manual e achei que já era hora de partir para um automático/CVT. Pesquisei muito e à princípio queria um carro menor mas cada um me incomodava, porque tudo está caro pra c***lho e é carro todo de plástico com grilos para todo o lado, carro caríssimo com freio à tambor, carro com lataria de latinha de refrigerante, carro com 2 ou 4 airgags, carros com manutenção complexas como motores TSi e por aí vai.
No fim abdiquei do tamanho e optei por procurar um Corolla mesmo, mas inicialmente pegaria um usadinho 2019 ou 2018 pouco rodado. Esse novo é uma evolução em todos os sentidos. O anterior até 2019 parece muito com o meu: conforto, motor, dirigibilidade, etc. Seria melhor por ser CVT e ter 7 airbags e como já gostava do meu estaria de boa. Por acaso vi que havia um anúncio desse modelo novo 2020 em que o preço da FIPE é bem melhor, visto que os caras lançaram a versão GLi 2020 por R$99.990 e já subiram agora para a versão 2021 para R$105.990.
A quilometragem do carro não tinha chegado a 1000km e parece que o dono teve que se desfazer quando a pandemia começou por questões financeiras. Enfim, como já vem com tudo o que preciso e o cara ainda gastou com friso, soleira, bandeja, tapete, insulfilm acho que
valeria a pena porque está praticamente zero com 4 anos e meio de garantia ainda. Resolvi então dar uma apertada porque programava gastar R$10k-12k a menos mas pensando no tempo de garantia e nas melhorias do carro, sem contar quase não se encontrar esse carro usado para venda e ainda mais com uma quilometragem dessas, resolvi correr para o abraço.
Bom, em comparação com as versões anteriores passou a ter suspensão independente atrás. Deixaram de usar aqueles motores 1.8 e 2.0 de duplo comando de válvulas para usar um mais moderno com ciclo Atkinson mais potente com 169(G)/177(A) cavalos e 21,4kgfm (G/A) de torque. Aparentemente é menos beberrão que os anteriores. O CVT deles já eram bom, mas fizeram um upgrade para um CVT que simula 10 marchas e tem uma engrenagem de partida que é bem interessante. Você pisa e ele já engata essa primeira e dá uma esticada e depois passa para o CVT e assim não fica com aquele delay de pisar, o giro subir, o carro demorar até um certo ponto para de fato sair como costuma ocorrer.
Em termos de conforto é como o do meu pai. O acabamento está ainda melhor com soft touch em tudo, o volante forrado, porta forrada e fofinha, assim como o encosto de braço. No meu era tudo forrado com acabamento excelente, porém era só forrado e sem ser fofinho. Já vem com com uma central mais moderna com Android Auto que eu queria e colocaria se comprasse o modelo anterior. Esta versão GLi não vem com ar automático (só após a XEi vem) e dual zone (só as versões Altis têm), mas para mim não é deal breaker e o ar funciona muitíssimo bem.
Uma coisa que queria muito era rebatimento automático do retrovisor (sou muito paranoico com isso e fechava sempre com as mãos). No mais, tem algumas lâmpadas em LED e outras halógenas (full LED só nos Altis), esta versão vem com banco parcialmente em tecido e parcialmente em couro (aqui no RJ é quente demais então fico de boa com isso). Não vem com farol de neblina como mencionei antes (nunca nem usei no anterior). O novo computador de bordo é bem bacana e com muita informação e colorido. Na versão GLi anterior era igual a minha com uma tela feia amarela que só tem consumo instantâneo, médio e autonomia. Esta versão não vem com o modo sport que aumenta a rotação para deixar o carro mais responsivo, mas também não é deal breaker para mim). Para quem vai atrás falta uma tomadinha USB ou uma tomada para carregamento, mas pelo menos é bem confortável, espaçoso. O porta-malas é do mesmo tamanho do anterior então sobra para mim. Diferente dos outros modelos (aro 17) ele vem com pneus 205/55 R16 igual o meu anterior usava.
Enfim, é um carro bem renovado e melhorado em relação às versões anteriores. Já era hora de fazerem isso. Muito bom de dirigir, bem confortável.