O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


"truque" pro G27 funcionar no Ps4 [tutorial pag. 7 e 16]

tooevil

Mil pontos, LOL!
Mensagens
775
Reações
1.064
Pontos
1.084
Vi isso há alguns há alguns dias atrás no Neogaf, um adaptador para fazer o volante ser reconhecido como G29, acredito que os outros adaptadores (F1 maxrace e Chronus) apenas emulam as informações que o volante manda como Ds4, e fora os preços bem alto (maxrace acima de R$400 dilmas), acho que esse adaptor parece bem promissor

4QDXKbV.jpg



Developers of open source program GIMX [Game Input MultipleXer] have managed to find a way to interpolate singals sent by old Logitech wheels and send them to PS4 where those wheels are recognized as G29. Full force feedback is present [some older Logi wheels have only vibration support].

So procedure is - plug wheel into PC [linux or windows], app spoofs the signal, and then "G29 signal" is sent to PS4 via USB or Bluetooth.

DFGT -
G27-

http://blog.gimx.fr/


Supported wheels are:
  • G27
  • Driving Force GT
  • G25
  • Momo Racing Force Feedback
  • Momo Force
  • Driving Force Pro
  • Logitech Speed Force Wireless
  • Formula Force GP (vibration only)


I will test this out tomorrow with my G27! :D


edit - This is not as user-friendly as some may think. For both BT dongle approach [which is Linux-only] or USB approach [windows or linux, but cable wiring needs to be customized] are requiring the use of USB microcontrolers [Teensy 2.0 or Arduino Micro].

Fonte



Parece bem promissor, faz com que o G27 e outros volantes sejam reconhecido como G29 no Ps4

Pelo preço no mercado livre das "peças" necessárias tudo sairia em torno de uns R$160 dilmas, e se o dolar não tivesse tão alto dava pra importar algumas dessas peças no Ali/DX por uns 70 Reais.
Pelas respostas da Neogaf Lag próximo a zero pelo USB (que acho difícil), será que tem Deadzone?
Assim que tiver tempo, e passar pela Santa Efigênia e achar as partes para montagem, vou arriscar.

Alguém já testou?

Tutorial pra fazer o adaptador sem o arduino (o PC faz essa função)

Edit2:
Comprei a placa, mais falta o conversor USB/serial chegar (está nos Curreios) assim que chegar faço o teste.
index.php

Peguei as peças mais baratas, já que é pra fazer só um teste.
E como sou noob, se eu brickar a gravação do chip, o prejuízo será menor.
 

Anexos

  • IMG_20151106_212849.jpg
    IMG_20151106_212849.jpg
    1,3 MB · Visualizações: 1.998
Ultima Edição:

fgameiro

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
4.659
Reações
7.533
Pontos
703
Bom tópico. Vou dar uma lida no tópico da neogaf pra ver o que a galera tá falando.
Faria isso fácil, mas desde que o lag fosse imperceptível e com o force feedback funcionando direito de fato...
Até pq, nem a pau que vou comprar um volante novo pro PS4.
 

Basil Sandhurst

Bam-bam-bam
Mensagens
2.418
Reações
3.319
Pontos
453
Vi um blog com uma análise séria (e obviamente agora não estou achando agora o catzo do link). Um usuário comprou esse gadget, testou e postou.
Vc precisa plugar um DS4 para o sistema ser "enganado" e aí está todo o problema. Na verdade ele tenta ler a resposta adaptando isso. Ocorre delay em jogos de corrida e "folga" na direção. Vc usa o volante como responsivo para um DS4. Ele desaconselhou totalmente a compra.
Espero ter ajudado.
Abs
 

tooevil

Mil pontos, LOL!
Mensagens
775
Reações
1.064
Pontos
1.084
Aparentemente, pelo vídeo o FFB está normal, mais só de não ter que vender um RIM pra comprar um volante novo pro PS4 já esta bom.
Quem sabe a Logitech não resolva lançar um "Driver" oficial daqui um tempo, pra sony embutir no FW.
Depois que ela ver, que o pessoal esta dando seu jeitinho pra não comprar o G29
 

tooevil

Mil pontos, LOL!
Mensagens
775
Reações
1.064
Pontos
1.084
Vi um blog com uma análise séria (e obviamente agora não estou achando agora o catzo do link). Um usuário comprou esse gadget, testou e postou.
Vc precisa plugar um DS4 para o sistema ser "enganado" e aí está todo o problema. Na verdade ele tenta ler a resposta adaptando isso. Ocorre delay em jogos de corrida e "folga" na direção. Vc usa o volante como responsivo para um DS4. Ele desaconselhou totalmente a compra.
Espero ter ajudado.
Abs

Esse é um Projeto Open Source ele não é vendido, os adaptadores F1 Maxrace ou Chronus que são vendidos.
Tenho um amigo que tem o F1 Maxrace, ele me disse na época que o DS4 servia como um autenticador para o Console entender que é um dispositivo oficial plugado nele.

Esse projeto da GMIX é para enganar o PS4 pra fazer ele reconhecer que tem um G29 conectado nele.

Posso estar enganado, mais acredito que ele é diferente desses vendidos, (o pulo do gato dele é fazer o ps4 pensar que é um g29). os arquivos você encontra no site deles e você mesmo monta seu adaptador.
[off]esse adaptador serve pra usar mouse e teclado no ps4 tbm tem vídeos no youtube
 

fgameiro

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
4.659
Reações
7.533
Pontos
703
Atualizando... um cara da neogaf conseguiu fazer funcionar e funciona bem: http://www.neogaf.com/forum/showpost.php?p=183257564&postcount=207

Alright, finally got it to work! Now I just need to build a semi fancy box for the parts.

Matlo helped me in figuring out the issues. My two problems were:

- I had to swap the Rx and Tx pins. Sometimes the CP2102 adapters are mislabeled according to Matlo.
- Install USBDK. Matlo suggests to install it at the end of the GIMX installation (I think this is missing from the tutorials, or maybe I just did not see it).
The installer is located in "C:\Program Files\GIMX\tools\usbdk".


Drive Club is really nice with a wheel. Finally I can play cockpit view. Force feedback is pretty damn good and there is no noticeable input lag.
 


tooevil

Mil pontos, LOL!
Mensagens
775
Reações
1.064
Pontos
1.084
Passei no centro de São Paulo semana retrasada, procurando algumas peças para um DIY do adaptador e não sei onde procurar lá exatamente, na rua Santa Efigênia os caras a maioria não sabia onde vendia aquelas peças (mesmo mostrando fotos).
Só acho no mercado livre :( , queria comprar lá no centro pra negociar e já pegar na hora.


vídeo de um cara fazendo o adaptador (ele testou no ps3, pra usar mouse e teclado)

Se alguém souber onde encontrar em loja física aqui em São Paulo, eu agradeço :)

  • USB 2.0 para UART TTL 6PIN Módulo de Serial CP2102 Converter
  • Teensy 2.0 w / pinos ou Teensy ++2.0
 
Ultima Edição:

Baneman

Discípulo de São Jorge
VIP
Mensagens
16.642
Reações
30.460
Pontos
1.253
Passei no centro de São Paulo semana retrasada, procurando algumas peças para um DIY do adaptador e não sei onde procurar lá exatamente, na rua Santa Efigênia os caras a maioria não sabia onde vendia aquelas peças (mesmo mostrando fotos).
Só acho no mercado livre :( , queria comprar lá no centro pra negociar e já pegar na hora.

Se alguém souber onde encontrar em loja física aqui em São Paulo, eu agradeço :)

  • USB 2.0 para UART TTL 6PIN Módulo de Serial CP2102 Converter
  • Teensy 2.0 w / pinos ou Teensy ++2.0
Tip: Pega o Arduíno que é mais fácil de encontrar. O USB eu não sei

Enviado de meu XT1097 usando Tapatalk
 

tooevil

Mil pontos, LOL!
Mensagens
775
Reações
1.064
Pontos
1.084
Tip: Pega o Arduíno que é mais fácil de encontrar. O USB eu não sei

Enviado de meu XT1097 usando Tapatalk
Valeu, mais sou noob demais pra arduino (nunca usei nenhum, e dizem que a compatibilidade com o firmware é bem reduzia a alguns modelos de arduino), achei o modo com o teensy mais fácil

EDIT:

vou tentar como esse cara da Neogaf fez, em vez do teensy usou a placa "Pro micro leonardo", se eu tentar a maneira normal, a brincadeira sai uns 180 reais e do modo desse cara sai uns ~80 reais.
Se por acaso der errado por usar esse método alternativo, o prejuízo é menor.

O problema que ele não testou no volante porque ele não tem, testou no controle do X360 no PC (emulando um dualshock) isso dá um medo em tentar esse método do cara.


I got the Pro Micro and the serial adapter today. Take a look at the prices, it's very cheap: <$6 before shipping. It requires soldering the pins to the Pro Micro though (but even then I'm pretty sure you can get the Pro Micro, the Serial Adapter and a soldering iron for cheaper than the Teensy lol).

To upload the firmware I had to use the secondary method described on the wiki, which consisted of:
  1. Connect the serial adapter to the Pro Micro (GND goes to GND, RX to TX and TX to RX)
  2. Plugboththe Pro Micro and the Serial Adapter to your computer's USB ports
  3. Open the device manager (press Windows+X and then M on windows 8/10), scroll down to "COM ports" and find which COM port is assigned to the Serial Adapter and which COM port is assigned to the Pro Micro (e.g. COM4 or COM6 - the exact number depends on a couple of things)
  4. Download and start Arduino Builder
    • Select the atmega32u4.hex firmware from the appropriate folder: EMUG29PS4 for emulating a wheel or EMUPS4 for emulating a pad. A zip containing all the folders can be downloaded from github
    • Select "Arduino Leonardo" from the drop down list
    • Click the "COMX" button corresponding to the COM port assigned to the Serial Adapter - this will start the upload procedure
    • Quickly unplug and replug the Pro Micro right after clicking the "COMX" button in the previous step
    • Bam it should be done now

I don't have a wheel so I tested the adapter by connecting a 360 pad to my PC and emulating a dualshock. I quickly tested all the buttons in the menus and in Spelunky and it worked. I can't really comment on the lag because my PC is in a separate room from the TV and the pad I used was wired... Trying to play that way was fairly awkward.

One weird thing is that I couldn't get GIMX to work on Windows 10 (at least not straight away). I don't know why exactly but when I tried it on Ubuntu it worked straight away with absolutely no issues. I'll try it on a raspberry pi tomorrow.

I'm doing that for fun though (and I have other uses for all the parts I ordered), I'll stick to using my dualshock 4 after.
 
Ultima Edição:

pr722

Bam-bam-bam
Mensagens
328
Reações
236
Pontos
474
Estou na esperança que alguém fabrique e venda uma "peça" já pronta, não tenho o mínimo jeito pra fazer essas coisas...
 

tooevil

Mil pontos, LOL!
Mensagens
775
Reações
1.064
Pontos
1.084
Montei, e está funcionando.
Pena eu só ter o driveclub para testar, vou tentar gravar um vídeo (não garanto vídeo, pois tenho internet fornecida por uma batata)

Minhas impressões:
Delay - quase inexiste (acho que algo na casa de milissegundos) pela ligação do PC pra mandar o sinal para o ps4, mais pelo vídeos que eu vi do pessoal jogando com o g29 no ps4, achei igual aos desses vídeos a movimentação do volante com a animação na tela.

Dead zone - pra mim está igual (ao do g27 default)

FFB - esse queria testar com o projecto cars, porque no DC achei algo bem básico (o volante briga menos que no gt6, aliás beeem menos) sente vem pouco as imperfeições da pista, por isso queria testar no Projecto cars.

Cambio H, pedais e botões todos funcionais.
:)

<iframe class='imgur-album' width='100%' height='550' frameborder='0' src='
Edit:

Foi só uma pequena gravação (quando terminei as 2 da manhã)
Ligação toda tosca, quarto pequeno pra muito trambolho junto(g27e todos cabos)
 
Ultima Edição:

tooevil

Mil pontos, LOL!
Mensagens
775
Reações
1.064
Pontos
1.084
gastei uns 90~ reais, incluído frete (das peças que comprei no mercado livre).
Já deu outro gás pra voltar pro driveclub.
Achei foda de fazer porque sou noob com eletrônica, mais se for pra desmontar e fazer do zero de novo é rapidinho agora.
vale a pena, gostei do resultado, ainda mais por que isso coloca com farinha na bunda da Logitech e seu overpriced g29.
 

sonicflood

Mil pontos, LOL!
VIP
Mensagens
8.988
Reações
9.694
Pontos
1.049
Seria massa c vc fizesse um tutorial..assim sem abusar kk..ou vender pronto por um preço camarada rs
 

Seladonia

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
40.849
Reações
70.583
Pontos
849
Muito dificil montar o negócio?
Porra, me pareceu muito básico isso ai... podiam muito bem ter lançado oficialmente mas Logitech e Sony preferiram apostar em forçar todos a comprar um novo volante. Cuzões.
 

Helghast Trooper

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
10.717
Reações
13.712
Pontos
803
Muito dificil montar o negócio?
Porra, me pareceu muito básico isso ai... podiam muito bem ter lançado oficialmente mas Logitech e Sony preferiram apostar em forçar todos a comprar um novo volante. Cuzões.

Nao acredito que foi forçar a compra de um novo, eh mais pra protecao contra jailbreak.

No ps3 por nao ter assinatura de driver pra usb, o true blue por mais de um ano foi a forma de desbloquear o ps3 com cfw. A fim de evitar novamente, agora tem que ter assinatura de driver.

E se foi possivel uma gambi dessa ai pro g27, com certeza o pessoal do ps3hax ja ta de olho pra um possivel cfw no ps4 rsrs
 

tooevil

Mil pontos, LOL!
Mensagens
775
Reações
1.064
Pontos
1.084
eu achei difícil por ser noob com arduino, tutorial eu posso fazer um assim que tiver um pouco mais de tempo, mais eu segui as instruções do software GIMX
no fórum tem tutorias pra fazer funcionar mouse e teclado em jogos fps do ps4, outros controles no ps4 (mais eu não manjo).
mais sim da pra fazer um controle arcade de ps3 funcionar no ps4, só não vou saber te orientar sobre isso, mais no fórum la o o pessoal ajuda bastante. queria conseguir fazer algo com caixinha e tudo bonitinho (me falta essa skill).
eu segui esse tutotial

http://gimx.fr/wiki/index.php?title=DIY_USB_adapter
 
Ultima Edição:

Zelcron

Mil pontos, LOL!
Mensagens
441
Reações
669
Pontos
1.029
Montei, e está funcionando.
Pena eu só ter o driveclub para testar, vou tentar gravar um vídeo (não garanto vídeo, pois tenho internet fornecida por uma batata)

Minhas impressões:
Delay - quase inexiste (acho que algo na casa de milissegundos) pela ligação do PC pra mandar o sinal para o ps4, mais pelo vídeos que eu vi do pessoal jogando com o g29 no ps4, achei igual aos desses vídeos a movimentação do volante com a animação na tela.

Dead zone - pra mim está igual (ao do g27 default)

FFB - esse queria testar com o projecto cars, porque no DC achei algo bem básico (o volante briga menos que no gt6, aliás beeem menos) sente vem pouco as imperfeições da pista, por isso queria testar no Projecto cars.

Cambio H, pedais e botões todos funcionais.
:)

<iframe class='imgur-album' width='100%' height='550' frameborder='0' src='
Edit:

Foi só uma pequena gravação (quando terminei as 2 da manhã)
Ligação toda tosca, quarto pequeno pra muito trambolho junto(g27e todos cabos)


Mto bom!!!!

Eu acabei de comprar um Logitech DFGT no olx e vou tentar fazer isso.
Eu comprei as peças no mercadolivre tb, as minhas ainda estão pra chegar, mas vi q são um pouco diferente das suas.
Eu comprei o Arduino Leonardo, esse seu parece ser o nano.
Vc usou o ArduinoBuilder pra gravar o firmware?
Outra pergunta, vc ligou tudo antes (O USB TTL no arduino) e só depois gravou o firmware?
 

tooevil

Mil pontos, LOL!
Mensagens
775
Reações
1.064
Pontos
1.084
O meu é o arduino micro (com chipset do Leonardo at32u4) ,sim usei o arduino builder e com o "usb to serial" já ligado ao arduino
 

O Rei Rubro

RIP AND TEAR
GOLD
Mensagens
33.696
Reações
79.510
Pontos
1.839
O meu é o arduino micro (com chipset do Leonardo at32u4) ,sim usei o arduino builder e com o "usb to serial" já ligado ao arduino

Fala man! Pergunta: depois de montado o sistema, precisa manter um PC ligado pra fazer o lance funcionar, ou ele funciona sozinho? Apenas como uma ponte / adaptador entre volante e PS4?
 

tooevil

Mil pontos, LOL!
Mensagens
775
Reações
1.064
Pontos
1.084
ele precisa do pc, eu uso o notebook pra deixar o negocio um pouco mais portátil, lá no fórum do desenvolvedor do software um cara montou um que não precisa do pc (foi um arduino ou rasperry ligado por uma fonte e umas 4 portas usb nele) mais não faço ideia como montar um desses.
 

Zelcron

Mil pontos, LOL!
Mensagens
441
Reações
669
Pontos
1.029
Que massa man! Quanto você gastou no total?

Eu comprei o DFGT usado por R$ 300,00 no Olx

pra fazer o Gimx
R$45
http://produto.mercadolivre.com.br/...eonardo-r3-rev3-atmega32u4-pronta-entrega-_JM

R$28,00
http://produto.mercadolivre.com.br/...tador-usb-uart-ttl-cp2102-6-pinos-frete-8-_JM

Precisa de 3 cabos deste, eu comprei no centro, paguei R$2,00 em cada, mas rola de compra no ML tb
R$9,00
http://produto.mercadolivre.com.br/...mea-x-macho-10-cm-20-fios-arduino-pic-arm-_JM
 

tooevil

Mil pontos, LOL!
Mensagens
775
Reações
1.064
Pontos
1.084
Legal, espero que isso se espalhe rápido pela internet, para Logitech quem sabe lançar um driver (embutir na Fw do ps4).

Porque esta mais que provado que é falta de vontade deles, e que mentiram para os consumidores desde o inicio.
 

O Rei Rubro

RIP AND TEAR
GOLD
Mensagens
33.696
Reações
79.510
Pontos
1.839
Eu comprei o DFGT usado por R$ 300,00 no Olx

pra fazer o Gimx
R$45
http://produto.mercadolivre.com.br/...eonardo-r3-rev3-atmega32u4-pronta-entrega-_JM

R$28,00
http://produto.mercadolivre.com.br/...tador-usb-uart-ttl-cp2102-6-pinos-frete-8-_JM

Precisa de 3 cabos deste, eu comprei no centro, paguei R$2,00 em cada, mas rola de compra no ML tb
R$9,00
http://produto.mercadolivre.com.br/...mea-x-macho-10-cm-20-fios-arduino-pic-arm-_JM

Massa man. Eu tava de olho naquele adaptador Max Race F1 V5 mas sai bem mais caro que o wue vc gastou. O foda eh que eu nao tenho um PC pra manter ligado pra usar esse esquema.
 

fgameiro

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
4.659
Reações
7.533
Pontos
703
Eu comprei o DFGT usado por R$ 300,00 no Olx

pra fazer o Gimx
R$45
http://produto.mercadolivre.com.br/...eonardo-r3-rev3-atmega32u4-pronta-entrega-_JM

R$28,00
http://produto.mercadolivre.com.br/...tador-usb-uart-ttl-cp2102-6-pinos-frete-8-_JM

Precisa de 3 cabos deste, eu comprei no centro, paguei R$2,00 em cada, mas rola de compra no ML tb
R$9,00
http://produto.mercadolivre.com.br/...mea-x-macho-10-cm-20-fios-arduino-pic-arm-_JM
Putz, nem ficou tão caro.
Vou criar coragem pra montar.
Precisa de algum conhecimento de eletrônica, essas paradas, ou dá pra ir fazendo de boa só seguindo o tutorial?
Não tenho medo de fuçar e aprender, mas tenho conhecimento zero :/
 

Basil Sandhurst

Bam-bam-bam
Mensagens
2.418
Reações
3.319
Pontos
453
Eu comprei o DFGT usado por R$ 300,00 no Olx

pra fazer o Gimx
R$45
http://produto.mercadolivre.com.br/...eonardo-r3-rev3-atmega32u4-pronta-entrega-_JM

R$28,00
http://produto.mercadolivre.com.br/...tador-usb-uart-ttl-cp2102-6-pinos-frete-8-_JM

Precisa de 3 cabos deste, eu comprei no centro, paguei R$2,00 em cada, mas rola de compra no ML tb
R$9,00
http://produto.mercadolivre.com.br/...mea-x-macho-10-cm-20-fios-arduino-pic-arm-_JM
Eu tenho o DFGT (na verdade o uso desde o tempo de PS2) é um EXCELENTE hardware. Resistente e responsivo. Dá pena ele não funcionar nativamente no PS4.
Abs
 

tooevil

Mil pontos, LOL!
Mensagens
775
Reações
1.064
Pontos
1.084
Putz, nem ficou tão caro.
Vou criar coragem pra montar.
Precisa de algum conhecimento de eletrônica, essas paradas, ou dá pra ir fazendo de boa só seguindo o tutorial?
Não tenho medo de fuçar e aprender, mas tenho conhecimento zero :/
Meu conhecimento de eletrônica é zero, e consegui montar. É só seguir o tutorial, qualquer coisa só perguntar que ajudarei no possível.
Se eu tivesse um pouco mais de habilidade e tempo, eu montaria pros brothers.

Edit:
Graças a black fraude da PSN peguei o Project cars pra testar, nossa é outra coisa :) incrivel.
Gran turismo Sport venha logo :)
GLMiwLsh.jpg
 
Ultima Edição:

RodCan

Larva
Mensagens
4
Reações
7
Pontos
3
Ola,
Muito legal isso. Tenho DFGT para testar. Comprei as peças que o Smurfe indicou e estou esperando chegar.
A minha dúvida é de como é feita a ligação. Pelo que li o adaptador para serial vai no PC e o lado do cabo mini usb vai no console.
Só não entendi onde ligo o volante, seria em outra porta USB do PC?

Valeu
 

Haohmaru_88

Bam-bam-bam
Mensagens
1.993
Reações
4.707
Pontos
303
Eu comprei o DFGT usado por R$ 300,00 no Olx

pra fazer o Gimx
R$45
http://produto.mercadolivre.com.br/...eonardo-r3-rev3-atmega32u4-pronta-entrega-_JM

R$28,00
http://produto.mercadolivre.com.br/...tador-usb-uart-ttl-cp2102-6-pinos-frete-8-_JM

Precisa de 3 cabos deste, eu comprei no centro, paguei R$2,00 em cada, mas rola de compra no ML tb
R$9,00
http://produto.mercadolivre.com.br/...mea-x-macho-10-cm-20-fios-arduino-pic-arm-_JM
:eek::eek::eek::eek:

COMO ASSIM O CARA NÃO GASTOU NEM 400 PILA PRA TER VOLANTE FUNFANDO NO PS4!!!
 

RichterBH

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.674
Reações
1.105
Pontos
859
Eu comprei o DFGT usado por R$ 300,00 no Olx

pra fazer o Gimx
R$45
http://produto.mercadolivre.com.br/...eonardo-r3-rev3-atmega32u4-pronta-entrega-_JM

R$28,00
http://produto.mercadolivre.com.br/...tador-usb-uart-ttl-cp2102-6-pinos-frete-8-_JM

Precisa de 3 cabos deste, eu comprei no centro, paguei R$2,00 em cada, mas rola de compra no ML tb
R$9,00
http://produto.mercadolivre.com.br/...mea-x-macho-10-cm-20-fios-arduino-pic-arm-_JM

Amigo, já com o volante, você Precisou só disso para montar o seu? Mais nada? Quero montar o meu também!
 
Topo Fundo