O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Tuning ou Styling ? Conheça a Origem e o Significado dessas expressões

B-1

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.147
Reações
638
Pontos
894
topo.jpg

De um tempo para cá nosso mercado foi atingido por uma nova onda comercial que começou com o filme “Velozes e Furiosos”. Tomadas de cena mostrando caixas de câmbio com infinitas marchas, onde são feitas 7 mudanças depois que o piloto já está a mais de 120 Km/h (Sim ! Ré também anda pra frente !)...É sempre bom lembrar que caixas de câmbio automáticas são favoritas na terra do "Tio Sam", muitos motoristas simplesmente não sabem dirigir um carro com transmissão manual.

Resultado: o coitado que lembra da Mercury Colony Park V8 de sua mãe, com alavanca de câmbio na coluna de direção, fica impressionado com a velocidade das trocas de marcha - coisa que aqui no Brasil chega a ser monótona para nós que convivemos com câmbios manuais desde que nos conhecemos por gente.

Acidentes fenomenais em que uma capotagem a mais de 150 Km/h tem como conseqüências um carro completamente destruído e um motorista que sai andando com algumas simples escoriações, tudo isso faz parte do roteiro.

O sucesso do filme "Velozes e Furiosos" e "Mais Velozes, Mais Furiosos" é indiscutível, houve um aumento expressivo na demanda de acessórios estéticos, o que é maravilhoso do ponto de vista comercial, pois cria uma indústria que movimenta e aquece a economia do setor. Só que que infelizmente muitos destes acessórios foram erroneamente chamados de "Tuning", quando na verdade são meros detalhes estilísticos. A título de curiosidade, o "Tuning" como é conhecido no Brasil, é chamado nos EUA de “Fixed-up”, uma simples modificação estética no veículo original, ao passo que “Tuned-Up” é o veículo que sofre melhorias para que tenha uma performance melhor do que a original.

Alertamos a todos que respeitamos os gostos e estilos de todos os adeptos, mas o intuito do texto é informar mais sobre a realidade nacional e sobre o que é e onde onde surgiu o TUNING.

Passat-3.jpg
Passat-1.jpg

Após o sucesso desse filme no Brasil, surgiram muitas lojas de acessórios aproveitando a demanda daqueles que conheceram e passaram a admirar o “Asian look” ou “Ricer look” (expressão pejorativa) através da TV. Também surgiram diversos fabricantes de spoilers e aerofólios, revistas tuning, campeonatos de tuning onde participam até carros sem molas (uma verdadeira blasfêmia contra o real significado do tuning), clubes de tuning e uma infinidade de gambiarras relacionadas erroneamente a essas modificações estilísticas, que são preferência nos Tigres Asiáticos e também nos EUA.

Lamentavelmente a situação atual do Brasil é a de que o poder aquisitivo dos cidadãos que aqui vivem é muito inferior á dos ianques, logo, não é estranho ver pelas ruas veículos populares com motor 1.0, equipados com abafadores esportivos e seus indispensáveis spoilers desproporcionais, chegando a extremos de rodar com calotas de aro maior além do indispensável adesivo "TUNING", onde na verdade deveria ser usada a expressão "Styling".

Infelizmente, a palavra “tuning” se tornou maldita, virou um sinônimo para toda e qualquer modificação, seja ela estética (Fix-up) ou na mecânica do veículo (o Tuning real). No final das contas o que mais assusta é que uma palavra que durante toda a sua existência esteve ligada a performance, em um curto período de tempo tem seu significado alterado, e agora é ligada as modificações estéticas (o já falado "Fixed-Up" ou "Styling" na Europa).


Tuning


gtiiiijpgj.jpg

O Tuning existe desde que o automóvel surgiu, pois sempre existiram pessoas insatisfeitas com a performance e dirigibilidade de seus veículos originais, do mais singelo Fusquinha á mais poderosa das Ferraris.

Eram preparados para a participação em ralis, como as famosas subidas de montanhas européias, ou então as corridas de longa duração que passavam por vários países do velho continente, usando as próprias estradas, enfim, para qualquer tipo de competições que ainda são muito populares por lá. Foi na década de 50/60 que surgiu um apelido para os mecânicos preparadores alemães, que ficaram conhecidos como “tuners” que traduzindo ao pé da letra significa “afinadores”.

Muitos destes profissionais se formaram nas equipes oficiais das fábricas (Hans Dählback é um ótimo exemplo), adquirindo muito conhecimento, técnica e eficiência na exploração do conjunto propulsor e chassis, ficando em pouco tempo famoso em toda a Europa.

Exemplos não faltam: a Okrasa (atual Oettinger) fabricava kits para o VW Sedan, elevando a potência de 30 para 60 HPs; ABT se destacou na linha VAG; Alpina e AC Schnitzer fizeram fama com suas BMWs; a Brabus, AMG e Carlsson se destacaram modificando Mercedes e inúmeras outras que surgiram nesse período.

Algumas delas tinham um grau de precisão e qualidade tão bons que chegaram a ser absorvidas pela própria empresa que lhe deu origem, como é o caso da AMG, que nasceu independente e hoje se tornou uma divisão da própria Mercedes-Benz. Muitas mantém uma parceria com os próprios fabricantes, o que permite apresentar a preparação de veículos recém lançados antes das outras empresas, como acontece com a ABT (VW, Audi, Seat, Skoda), Alpina e AC Schnitzer (BMW) e Brabus (Mercedes-Benz).

okrasalogo.jpg
okrasa001.big.jpg

okrasamach1.jpg
okrasa_88.jpg
oettinger_beetle.jpg

oettingerdeckblatt.jpg


oettingersantanatest01.jpg

oettingersantana01_800.jpg

O aperfeiçoamento não se resume aos motores e chassis, também existem os apêndices aerodinâmicos, com eficiência comprovada nas pistas e em teste de túnel de vento, representando uma vantagem em eficiência aerodinâmica, seja para diminuir o arrasto aerodinâmico, melhorando o consumo e velocidade final, ou para aumentar a sustentação negativa em altas velocidades, beneficiando o controle direcional.

Na maioria dos casos, há também uma melhora no visual, mesmo que sua aparência muitas vezes esteja submissa ao cumprimento da função, ficando claramente em segundo plano. Todos os acessórios dessas empresas, equipamentos para motores, transmissão, suspensão, freios, rodas, spoilers, enfim, todos eles são homologados por um órgão de segurança (TÜV), garantindo a qualidade, resistência dos mesmos e permitindo sua utilização nas ruas..

nothelle.jpg


oettingermk1.jpg
GT3ROC.jpg

VW20Golf20Hoss.jpg

Spa-2003-05-11-065.jpg

vw_five_generations_of_golf_racers01s.jpg

Spa-2003-09-21-063.jpg

Alguns exemplos do que é tuning, preparação, veneno :

- Discos de freio maiores

- Pinças de freio maiores, com 4 a 8 pistões

- Pastilhas de freio de material mais macio

- Amortecedores com maior carga

- Molas especiais com geometria específica

- Barras de amarração (para o chassi/monobloco)

- Barras estabilizadoras (para as suspensões)

- Santo-antonio, estrutural ou para proteção

- Painéis exteriores e portas de material sintético, mais leves

- Caixas de transmissão reescalonadas com engrenagens mais resistentes

- Turbocompressor

- Compressor mecânico (também conhecido como blower ou supercharger)

- Comandos de válvulas com duração, cruzamento, levante e lobe center específicos

- Coletor de escape dimensionado

- Filtro de ar de menor restrição

- Cabeçote e trem de válvulas trabalhados em banco de fluxo

- Balanceamento estático e dinâmico das peças móveis

- E outras modificações mais específicas

ap5cilindros.jpg




As pistas de corrida ainda são o maior laboratório de pesquisas: AC-Schnitzer, ABT e Oettinger continuam a participar do DTM (Deutsche Tourenwagen Masters), nos levando a concluir que a definição de tuning tem por filosofia a experiência adquirida nas pistas e passada para as ruas através do mercado. As estradas sem limite de velocidade (autobahnen) serão sempre um ótimo ambiente de testes, pois torna possível rodar em altas velocidades durante longos períodos, testando a resistência, controle, arrefecimento, "fading", e todas as outras variáveis, para se garantir um produto confiável, de qualidade e com altas prestações.

oettingermk1.jpg


Na década de 80 algumas empresas alemãs já haviam se instalado nos EUA, ao mesmo tempo em que surgiam empresas nativas que se dedicavam a preparação também dos veículos alemães, como a Callaway (notória pela preparação de qualquer carro que tenha um bom potencial de performance), Neuspeed (VW/Audi/Honda), Dinan (BMW), que naturalmente não ofereciam uma linha de produtos no mesmo nível do mercado Europeu, mas se beneficiam pelo preço mais baixo. Alguns deles, como o próprio fundador da Neuspeed, Bill Neumann, foi passar uma férias com os alemães da Oettinger em busca de novas idéias.​



Styling


styling.jpg

Styling ou estilização, são apenas modificações visuais também conhecidas como personalização ou customização, visando adaptar o veículo aos gosto do proprietário, que podem ter ligação com o tuning, quando os spoilers têm sua função comprovada, ou ser apenas customização quando são feitos a esmo, sem comprovação de aumento de eficiência.

Podemos citar vários exemplos de acessórios de estilização, como faróis, rodas, lanternas, grades, manopla de cambio, volante, tapetes, apliques de painel, pintura de interior, pintura de pinças de freio e por aí vai...

1_1050694447.jpg

1_1057876818.gif

g2.jpg
foto132.jpg


Golf_k~1.gif
Golf_p~1.gif

- Existem várias tendências de estilo, iremos citar algumas abaixo:

German Look, que tem inspiração nos veículos de competição, evitando os supérfluos.

treffen02_173w.jpg

109_0923.jpg

Swiss Look, é semelhante ao German Look, a não ser pela adição de frisos e peças cromadas

P5300110.jpg

P5100025.jpg

Asian ou RicerLook, com a predominância do chamado “ground effect” através de spoilers, além do uso de adesivos, pinturas externas e até internas, o visual é sempre carregado.

005.jpg
car5.jpg


644.jpg
x_clio.jpg

Reafirmamos que o único intuito é informar sobre o que é tuning e o que não é, permitindo que vocês mesmos façam essa diferenciação ao invés de ficar apenas lendo algumas publicações que sequer conhecem a origem dessa expressão que virou febre, possibilitando a interpretação pessoal, pois muitas vezes as informações são passadas sem dar importância a certas coisas como a própria História nos mostra, e que foram e são primordiais.

Para concluir não podemos esquecer de um detalhe de suma importância para quem acha que o texto é radical, tanto o tuning, quanto o styling, ou seja, tanto a preparação quanto a customização podem estar ligados, mas nunca serão a mesma coisa, pois também podem ser feitos de maneira separada. Para facilitar o entendimento abaixo algumas imagens:

Tuning - Preparação

VW Passat Variant Syncro 5 cilindros 2.2 Turbo

pasy_vorne_neu.jpg
pasy_neu_hili.jpg


pasy_neu_hire.jpg
pasy_neu_motor.jpg


pasy_neu_seite2.jpg


querlenker.jpg

Styling (Sem modificações mecânicas voltadas à melhora da performance)

sty.jpg


golf3.jpg
corrado02f.jpg
corrado05fa.jpg


Styling + Tuning - Personalização + Preparação

rieger2.jpg
rieger9f.jpg
rieger10.jpg


109_0938.jpg


109_0932.jpg
109_0937.jpg

E com o Velozes e Furiosos 2, a confusão aumentou mais ainda, voltando àquela questão de poder monetário no Brasil, muitas vezes somos surpreendidos nas ruas por aberrações, perfeitas gambiarras, produtos sem nenhuma preocupação com o básico, que é a segurança ativa e passiva.

Logicamente não podemos generalizar como se tudo produzido aqui fosse ruim, pois existem muitos acessórios, tanto para tuning quanto para styling, com preços acessíveis e com qualidade garantida. Mas com dinheiro sobrando a opção logicamente recairia sobre os acessórios estrangeiros. Não foi só no Brasil que houve essa confusão, ocorreu no Mundo todo e até nos países europeus que foram o berço da afinação.

Finalizando tudo isso, separamos uns filmes de verdade e não mais um sucesso momentâneo de Hollywood, recomendamos que façam o download do vídeo. Vídeos que mostram tudo o que Velozes e Furiosos tenta transparecer, mas com realismo puro com muito ronco de motor, o cantar dos pneus, um lugar legal para acelerar, isso é o que realmente interessa aos aficionados por automóveis como nós da VolksPage.

“ Reality beats fiction by far”

Ford Escort RS Cosworth x Toyota Supra
http://www.volkspage.net/videos/getaway/getawayinstockholm2.mpg

[COLOR="Blue"]Totalmente chupinhado de:[/COLOR] http://www.volkspage.net/artigos/26/ :D:D
 

Nuggets

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.197
Reações
1.252
Pontos
984
:Belo topico mey,explica muita coisa,eu nunca curti tunning,a nao ser umas rodas leglais e talz,nada muito exagerado, belo topico.
 

Tsultrim

Lenda da internet
GOLD
Mensagens
10.870
Reações
3.938
Pontos
1.544
Segundo um conhecido da área, tem o tunning e a customização.

Tunning seria o que vemos no Velozes e furiosos e customização seria mais parecido com o german look (que muito me agrada), ou seja, tunning = exageros e customização = alterações estéticas menores.
 

Lukalmeida

Bam-bam-bam
Mensagens
14.097
Reações
36
Pontos
211
É, tuning pode imperar o bom ou o mau gosto, já fui em muitos eventos do tipo e vi coisas gritantes!

Mas tem bons trabalhos também, não vou generalizar.
 

Lukalmeida

Bam-bam-bam
Mensagens
14.097
Reações
36
Pontos
211
Falando eum Tuning, eu tenho em mente um projeto específico já que gosto de carros grandes: implica na aquisição de uma Chevrolet Suprema 2.2, cujos quase 120cv serão elevados para 200cv apenas com a adoção de turbocompressor de baixa pressão (0.5 bar), por já ser um carro com injeção multiponto é provável que a alimentação seja tranquila.Vai rodar forte numa certa faixa de rotação, e pra pegar transito fica tranquilão.

Visualmente só adoção de umas rodas 16", preferencialmente as "palitadas".
Algo simples assim:

b+omega1h.jpg


DSC07601.jpg


E não adianta, podem falar o que quiser, eu ADORO essa barca e só to esperando lixar umas dividas pra cair dentro.O critério da boa escolha deverá ser importantissimo visto que são carros da década de 90.
 


PHMN

Mil pontos, LOL!
Mensagens
8.209
Reações
7.909
Pontos
1.094
:Belo topico mey,explica muita coisa,eu nunca curti tunning,a nao ser umas rodas leglais e talz,nada muito exagerado, belo topico.

Concordo com voce, mais isso nao é tunning não,o nome desse estilo é dub....
tipo que jogar aquelas rodas no minimo aro 17,rebaixar e jogar um som potente
 

Hitokiri-Ken

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
35.028
Reações
26.015
Pontos
899
Por partes....

Aqui não tem mais volta mesmo, o Tunin foi totalmente absolvido na cultura popular e teve o significado deturpado também. Algo como acontece com o termo Otaku por aqui.

Agora a matéria seguia muito bem explicando os vários movimentos, mas o cara é um put* dum preconceituoso mal informado. Totalmente tendenciosa a matéria. Vendo de onde tiraram a matéria fica evidente o porque disso tudo. Nunca vi outros tipos de fãs denigrirem tanto assim a imagem dos outros pra se impor.

A matéria do meio pra frente é praticamente imprestável e irrelevante. Nem se pode chamar isso de matéria.

Que os carros surgiram na europa e que portanto foi o berço do tuning (o real) isso é um fato incontestável. Mas na matéria dá a entender (e pra quem não é iniciado nesse mundo acaba caindo na lábia dele) que só existe real-tuning lá na europa mais especificamente na Alemanha.

As fotos só mostram o melhor da europa e quase a escória do resto.

Ignorando totalmente grandes nomes do tuning mundo afora, sem contar as grandes empresas de tuning sério nos mesmos moldes da Oettinger, Carlsson, AMG, Brabus. Faltou citar Shelby, Jun, Mugen, Rally Art, TRD, Abarth. Até algumas empresas sérias nacionais, Nascar Chips, Esther, Batistinha

Faltou abordar outras vertentes de estilo, como DUB, Lowrider, VIP Style, JDM, Rat hood, Hot Rod.

Muita prepotência dele achar que carros são só performance e que o visual tem de estar totalmente ligado a isso, o carro deixou de ser há muito tempo somente um meio de transporte. É um meio de expressão e assim como existem milhares de tribos sociais, os carros acompanharam seus donos e foram se tornando cada vez mais únicos.

E sobre o que tá acontecendo aqui no Brasil ele voltou a ser parcial e observou tudo só por um lado, esqueceu que aqui no país o governo além de observar esse mundo de oportunidades com relação à personalização dos carros resolveu vetar toda e qualquer modificação nos automóveis o que empurrou a maioria das oficinas que pretendiam fazer um trabalho sério à marginalidade e nisso praticamente não abre espaço pro desenvolvimento de equipamentos adequados e nem uma orientação séria p/ os proprietários interessados em modificar seus carros.

Enfim o cara fez uma matéria pra APzeiro ler e punhetar encima, porque se ele pretendia algo sério, ele passou beeeem longe. E acabou perdendo totalmente a credibilidade.
 

Hitokiri-Ken

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
35.028
Reações
26.015
Pontos
899
Aliás, só pra não causar muita confusão.

Eu NÃO sou adepto do tunin, não gosto. O proprietário tem todo o direito de personalizar o carro do jeito que ele quiser, não afetando a segurança do mesmo pros passageiros ou pra terceiros pra mim tá OK.

Se o cara acha que andar com uma tábua de passar roupas no teto é foda e tá abafando deixa ele. Se aquilo não atrapalhar a segurança do carro pra mim tanto faz deixa o cara ser feliz.
 
Topo Fundo