O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


[Tutorial] Como configurar a internet do PS4 corretamente

Status
Não está aberto para novas respostas.

Trendkill

Die Hard
Mensagens
37.037
Reações
47.459
Pontos
2.009
Este tópico ficou desatualizado, inclusive com as imagens quebradas. Eu fiz um novo para ajudar o pessoal, acessem o link abaixo:


















Tutorial Conexão de Internet no PS4.

Muitos aqui estão tendo problemas para configurar a conexão do PS4 com a internet. Basicamente, o PS4 (mas também vale para qualquer outro console) precisa se comunicar diretamente com a internet para que todas as funcionalidades online trabalhem normalmente (comunicação por voz, downloads, etc).

Para isso ocorrer, é preciso que os equipamentos de internet (modem, roteador, etc) estejam configurados corretamente.

Atualmente, a maioria dos planos de operadora internet fornecem um equipamento próprio e previamente configurado pra você ligar os aparelhos e sair usando. Porém isso acarreta muitos problemas para os que precisam de uma configuração avançada, que é o nosso caso.

1) Vou começar detalhando o uso do PS4 em um plano de internet GVT sem assinatura de TV (serve também para outras conexões adsl, ex: Oi, velox, etc)

Neste caso, eles entregam um modem simples de tecnologia ADSL, na minha casa já deixaram modems D-link e Technicolor. Obviamente eu não uso esses modems, pois são de baixa qualidade e muitos vem com o firmware customizado pela GVT de forma que não permite grandes configurações avançadas.

No meu caso, comprei em 2007 o modem 3com Office Connect ADSL Wireless 11g (part number 3crwdr101a-75). Este aparelho já é modem ADSL com router wireless integrado, isso facilita em muito a configuração. Explicarei como uso ele com o PS4, mas o princípio é o mesmo pra qualquer outro modem ADSL que já seja roteador wireless.

Primeiro é preciso entender a faixa de IP que o modem distribui. Neste aqui ele funciona na faixa 192.168.1.2 ~ 192.168.1.254. Então escolhi o IP 192.168.1.50 para o PS4, e fixei pelo mac address na aba LAN > DHCP Clients List

658539fc8ae79aef1d9803f3d5d1450e.jpg


Feito isso, é preciso colocar este número IP do PS4 no DMZ do modem/router. DMZ é a zona desmilitarizada, e desta forma o PS4 consegue se comunicar diretamente com a internet.
(a figura abaixo é apenas ilustrativa, não consegui tirar os prints da tela do modem e editar pois estou no tablet).

b8785f4d85164de4e1ae68b4264b9bff.jpg



Basicamente no modem/router é só isso que precisa ser feito. Porém isso varia conforme o plano e equipamentos que são usados. Vou detalhar a configuração do PS4 e depois comentarei outras opções de plano e equipamentos.


No PS4 basta seguir a sequencia no menu configurações:
adda26f2a389d7b9e8a8da29fa768cc7.jpg

a6f9511f734bf828df129610a22af438.jpg



Aqui será preciso definir se a conexão será cabeada ou wi fi. A conexão por cabo é sempre a mais recomendada, pois a resposta é mais rápida e sofre menos interferências.

26d758e8a3bbf9374169fe9c5cf9f239.jpg


Aqui deverá ser feita a configuração personalizada, pois será necessário inserir um IP fixo pro PS4 (escolhido aqui ou já fixado no servidor DHCP do seu modem/router).

cb4dc01c162ea0259c38fa21707caa97.jpg


Aqui será inserido os dados da conexão. Endereço IP será o mesmo definido anteriormente e fixado no modem/router. Máscara padrão da sua rede. Gateway é o endereço do seu aparelho que fornece a conexão internet pro PS4.

O DNS é um capítulo a parte, pois o PS4 as vezes apresenta problemas nos downloads. O que eu fiz foi definir o DNS primário da minha operadora e região, e o DNS secundário da Google. Isso não prejudicou a velocidade da conexão e eliminou os erros de DNS.

Cada operadora possui diferentes números de DNS, e eles podem variar conforme a localidade. Recomendo consultar a operadora (ou a página de status do modem/router) para obter os endereços.

Também não é obrigatório utilizar os DNS da Google. Tem gente que usa Giga e outros provedores.




1b3cfba83745c0287a186e17814f55e4.jpg



O MTU eu deixo automático em 1492, porém também é um valor calculado. Ele atua na fragmentação dos pacotes, porém aqui não tem problema deixar automático.
99576c6c4f76f2c715d06fbdb9d72481.jpg



60f2aa7e17aeae53201b7a840429724f.jpg


Servidor proxy não é necessário utilizar.

fa72e7d88d0aea5abffa4f5a23d5374e.jpg



390a826d27b10a9076478ed2d13274c4.jpg



O teste mostra a conexão com uma velocidade compatível com meu plano de 10mb, com uma ou outra variação. O importante aqui é reparar no tipo de NAT, que vou explicar logo abaixo.
aab6330d17e7bc70157083088bf803d4.jpg



NAT 1 significa conexão direta do PS4 com um modem. Neste cenário o PS4 vai receber um ip real de internet, do tipo 200.xxx.xxx.xxx.

NAT 2 significa que o PS4 está conectado em uma rede interna. Neste cenário ele vai receber um ip do tipo 192.168.x.x.

NAT 3 signifca que o PS4 está conectado em uma rede interna, parecido com o cenário acima. Porém neste caso o NAT 3 indica problemas de comunicação (portas que precisam ser liberadas no modem/router).

O ideal é receber o NAT 2, mas isso por si só não significa que o PS4 funcionará online sem problemas. Isso porque o simples fato do roteador ter uPnp já faz com que o Ps4 mostre NAT 2 no teste de internet. O ideal é sempre fazer a configuração de DMZ.
 
Ultima Edição:

Trendkill

Die Hard
Mensagens
37.037
Reações
47.459
Pontos
2.009
2) Plano de internet GVT com assinatura de TV e outras tecnologias (VDSL)

gvtreck.jpg

Nunca assinei este plano, tentarei ajudar quem possui mas não posso opinar com tanta propriedade. Sei que será necessário fazer as mesmas configurações acima. O problema é que a GVT entrega um modem que vem com um firmware totalmente capado que mais atrapalha do que ajuda.

Com isso, muitas pessoas acabam comprando um roteador pra colocar depois desse modem e é aqui que os problemas começam pois o PS4 fica com as portas bloqueadas em dois aparelhos.



Pra quem quer utilizar um segundo roteador administrando toda a conexão é preciso configurar o modem em modo bridge. Quando o modem estiver em modo bridge as funções de wi-fi, firewall, dhcp, etc ficarão totalmente desabilitada. Toda a gestão da rede ficará por conta do roteador.

Eu não sei como colocar este modem em bridge, porém existem vários tutoriais pela internet. Inclusive no mercado livre já vendem esse modem configurado em bridge.



edit: hoje tive a chance de conversar com um técnico da GVT que me passou mais informações sobre a internet com planos de TV. Ele disse que possuem dois planos, em um deles o modem entregue é apenas um modem de internet sem qualquer integração com o decodificador da TV. Neste caso, não há problema colocar o modem em bridge e usar um roteador para gerenciar a conexão.

O outro caso, que é o que possui integração do modem com a tv. Existe uma conexão por cabo entre o modem e o aparelho decodificador, que é feita por um cabo coaxial. Neste caso não é possivel alterar a configuração do modem.



3) Planos de internet a radio, predial, compartilhada, etc

Neste caso, o seu PS4 terá problemas de conexão sempre. Pois como o modem não fica sob o seu controle não será possível fazer as configurações de DMZ. A menos que seja possível falar com quem tem o gateway de internet e pedir pra liberar as portas na origem.


4) NET Virtua
Atualização: os novos planos da NET vem com o modem em cgnat. Verifiquem suas conexões antes de partirem pra qualquer tipo de solução




A NET nos planos acima de 10mb utiliza modelos de modem que já são modem/roteador no mesmo aparelho. Porém vários usuários estão tendo problemas com modems de baixa qualidade.

A recomendação é que seja usado o modem em modo bridge e seja usado um roteador para cuidar do resto da conexão.

Lista de modems:

http://www.netcombo.com.br/internet/como-funciona/manuais-de-equipamentos



Configuração do modem Humax em bridge:

http://forum.outerspace.terra.com.b...teador-humax-hg100r-l2-em-modo-bridge.390306/



Configuração do modem Cisco em bridge (Créditos ao user jnr_05 )


1º- Acesse o modem utilizando um cabo, pelo IP 192.168.0.1
2º- Apos realizar login, no guia Setup > Quick Setup. Desative o Wi-Fi
3º- Espere um pouco e veja se a internet esta funcionando utilizando o cabo.
4º- Novamente na configuração do roteador, va na parte Administration > Management. Vai estar na opção Router Mode, coloque para Bridge Mode.

OBS: Apos o quarto passo, o modem vai reiniciar e vai demorar um pouco, o meu demorou uns 3 minutos para voltar a internet, depois de voltar a internet o seu roteador virou um modem.

No meu caso:

Apos o passo 4, conecte o cabo utilizando qualquer porta do modem, para a porta Wan do roteador (( Uso um TP-link ))

Configure seu roteador normalmente, habilite ele como DHCP, configure o Wifi e pronto. Seus problemas devem acabar, no meu caso acabou.


OBS: Quem tiver usando planos antigs, com modem docsys 2.0 não precisa configurar em bridge (ele já vem assim).Basta ligar um roteador depois dele e fazer as configs de DMZ no roteador.





5) outros serviços de fibra ótica

Aqui entra o mesmo princípio do Net virtua. Modem oferecido pela operadora.. O ideal é colocar em modo bridge e usar um roteador para gerenciar a conexão.
 
Ultima Edição:

Trendkill

Die Hard
Mensagens
37.037
Reações
47.459
Pontos
2.009
Outras fontes de consulta

http://www.abusar.org/dns.html


http://forum.outerspace.terra.com.b...da-net-ruim-vamos-ajudar-docsis-humax.389936/

Como saber se a psn ta on ou off:

https://status.playstation.com/en-us/


Outro tutorial Net Virtua

http://forum.outerspace.terra.com.b...a-velocidade-de-conexão-da-psn-no-ps4.428948/



Como tirar suas dúvidas neste tópico?

Como acredito que vão surgir muitas dúvidas aqui, penso em organizar uma forma meio padrão pra fazê-las. Assim fica mais fácil ajudar quem precisa. Algo do tipo:

1- qual sua operadora internet?
2- tipo de plano ? (Ex: adsl sem tv, adsl com tv, etc)
3- usa o modem da operadora? Este modem já possui router integrado?
4- usa roteador próprio depois do modem da operadora?
5- fez a configuração de internet no ps4 no modo fácil ou personalizado?

Essas infos ajudariam para que eu pudesse responder de forma mais direta, em vez de eu responder com essas perguntas.
 
Ultima Edição:

DarkMorten

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
24.219
Reações
19.157
Pontos
614
grande tópico

irei maximizar os dados de internet do PS4 ... fiz quase tudo no automático

mas ficou uma duvida Trend ... como obter nat 1 ?

ativando o DMZ o console vai entrar na internet com NAT 1 ?
 

Trendkill

Die Hard
Mensagens
37.037
Reações
47.459
Pontos
2.009
grande tópico

irei maximizar os dados de internet do PS4 ... fiz quase tudo no automático

mas ficou uma duvida Trend ... como obter nat 1 ?

ativando o DMZ o console vai entrar na internet com NAT 1 ?

Nat 1 só ligando o ps4 direto no modem em bridge. É praticamente inútil porque hoje em dia as pessoas usam vários aparelhos.

Então o ideal é o nat2 com o dmz configurado certinho.
 

DarkMorten

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
24.219
Reações
19.157
Pontos
614
Nat 1 só ligando o ps4 direto no modem em bridge. É praticamente inútil porque hoje em dia as pessoas usam vários aparelhos.

Então o ideal é o nat2 com o dmz configurado certinho.

entendi

bom .. com o teste, deu 27mb de velocidade ... boa melhorada .. tava em torno de 6
 


TarcísioBrito

Mil pontos, LOL!
Mensagens
3.600
Reações
2.912
Pontos
1.264
Segui o tutorial e resolvi meu problema de download que estava acontecendo no driveclub. vlw! :rox

Edit: Voltou a dar problema de novo. Erro CE-32937-4 :kgrr
 

Trendkill

Die Hard
Mensagens
37.037
Reações
47.459
Pontos
2.009
Segui o tutorial e resolvi meu problema de download que estava acontecendo no driveclub. vlw! :rox

Edit: Voltou a dar problema de novo. Erro CE-32937-4 :kgrr

Aparentemente é algo relacionado ao DNS. Vc está usando modem e roteador (dois aparelhos)? Ou um aparelho pra tudo?
 

DarkMorten

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
24.219
Reações
19.157
Pontos
614
postando aqui para melhor visualização:

Novo

Trend, hoje fui ligar o PC e os via cabo (que vão até um segundo roteador como te falei no primeiro post) não estão entrando na internet

entrei nas configurações do router lá . é um Dlink610 .. não achei onde colocar ele em bridge também .. seria isso ?

depois vim até o meu pc ligado por wifi e ele também não conectava ... ai ele verificou sozinho e entrou na minha rede mas usando tipo ... o nome do meu SSID é digamos ABCD .. ao invés de entrar com ABCD, entrou com ABCD2 .. mas tá navegando normal (tanto que tô aqui)

o PS4 ao contrario dos pcs, tá entrando na net sem probleminha algum ...

tem como resolver esse rolo todo ou vou ter de voltar tudo como tava antes ?
 

Trendkill

Die Hard
Mensagens
37.037
Reações
47.459
Pontos
2.009
postando aqui para melhor visualização:

Novo

Trend, hoje fui ligar o PC e os via cabo (que vão até um segundo roteador como te falei no primeiro post) não estão entrando na internet

entrei nas configurações do router lá . é um Dlink610 .. não achei onde colocar ele em bridge também .. seria isso ?

depois vim até o meu pc ligado por wifi e ele também não conectava ... ai ele verificou sozinho e entrou na minha rede mas usando tipo ... o nome do meu SSID é digamos ABCD .. ao invés de entrar com ABCD, entrou com ABCD2 .. mas tá navegando normal (tanto que tô aqui)

o PS4 ao contrario dos pcs, tá entrando na net sem probleminha algum ...

tem como resolver esse rolo todo ou vou ter de voltar tudo como tava antes ?

Em bridge só o modem da net. Ja respondi tua mp, continuo por lá.
 

rafael_nob

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.692
Reações
2.127
Pontos
744
Trend,

Logo quando peguei o PS4 fiz a configuração do modem em brigde e o router com DMZ. Melhorou bastante, mas é bem inconstante a velocidade de download. É normal isso? O DNS do google no meu caso piorou quando coloquei como principal. Coloquei o gateway padrão como DNS primário. Usei um programa para verificar qual o melhor DNS para minha conexão e deixei ele como secundário.

Enviado de meu Nexus 5 usando Tapatalk
 

Trendkill

Die Hard
Mensagens
37.037
Reações
47.459
Pontos
2.009
Não tem modem, a conexão e PPPoe feita pelo roteador, a net aqui é de interior fornecida via cabo de rede. 5 megas de down e 2 de up.

Teu caso é o número 3 do meu tuto. Infelizmente não tem como você liberar as portas na origem.

Vc pode até fazer configs de dmz, mas como vc não tem controle sobre o modem não vai adiantar nada.
 

Trendkill

Die Hard
Mensagens
37.037
Reações
47.459
Pontos
2.009
Trend,

Logo quando peguei o PS4 fiz a configuração do modem em brigde e o router com DMZ. Melhorou bastante, mas é bem inconstante a velocidade de download. É normal isso? O DNS do google no meu caso piorou quando coloquei como principal. Coloquei o gateway padrão como DNS primário. Usei um programa para verificar qual o melhor DNS para minha conexão e deixei ele como secundário.

Enviado de meu Nexus 5 usando Tapatalk

Não é normal. Mas aí pode ser n coisas que eu nem prefiro ficar especulando sem poder analisar corretamente.

O dns do google como principal também prejudicou minha conexão, por isso recomendo e uso o da operadora no primário e o do google no secundário.

O dns do google ajuda a eliminar o erro de dns nos downloads.
 

TarcísioBrito

Mil pontos, LOL!
Mensagens
3.600
Reações
2.912
Pontos
1.264
Teu caso é o número 3 do meu tuto. Infelizmente não tem como você liberar as portas na origem.

Vc pode até fazer configs de dmz, mas como vc não tem controle sobre o modem não vai adiantar nada.

Qual portas devem ser liberadas, é que conheço a galera do provedor.
 

konde10

Lenda da internet
Mensagens
14.872
Reações
19.637
Pontos
1.689
Alguma ideia do porque o DNS das operadoras impedem o PS4 de fazer downloads? Engraçado que tudo funciona normalmente, jogos onlines, feeds, tudo exceto os downloads. Obrigatoriamente tenho que usar o DNS do Google para conseguir downloads, mas obviamente a velocidade não é tão boa quanto da minha operadora.
 

Trendkill

Die Hard
Mensagens
37.037
Reações
47.459
Pontos
2.009
Alguma ideia do porque o DNS das operadoras impedem o PS4 de fazer downloads? Engraçado que tudo funciona normalmente, jogos onlines, feeds, tudo exceto os downloads. Obrigatoriamente tenho que usar o DNS do Google para conseguir downloads, mas obviamente a velocidade não é tão boa quanto da minha operadora.

Também estranho esse fato, mas isso começou a ocorrer de uns tempos pra cá. Antes não dava isso.

De qualquer forma, dá pra resolver deixando o dns primário da operadora e secundário do google. Não prejudica a velocidade e não precisa ficar trocando.
 

iCeburg_sLim

Veterano
Mensagens
440
Reações
329
Pontos
104
Também estranho esse fato, mas isso começou a ocorrer de uns tempos pra cá. Antes não dava isso.

De qualquer forma, dá pra resolver deixando o dns primário da operadora e secundário do google. Não prejudica a velocidade e não precisa ficar trocando.

Onde eu encontro qual é o DNS primario da NET?
 

Kratiz

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
16.595
Reações
17.997
Pontos
569
hoje a NET aumentou minha velocidade pra 30 MB e mudou modem pra um Humax, a conexão ta um lixo :kzangado
 

Trendkill

Die Hard
Mensagens
37.037
Reações
47.459
Pontos
2.009
hoje a NET aumentou minha velocidade pra 30 MB e mudou modem pra um Humax, a conexão ta um lixo :kzangado

Le aí o tuto do humax. Muito bem feito por sinal.

Com os dois tutos e um bom roteador vc consegue configurar e usufruir dos 30mb certinho.
 

Kratiz

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
16.595
Reações
17.997
Pontos
569
Le aí o tuto do humax. Muito bem feito por sinal.

Com os dois tutos e um bom roteador vc consegue configurar e usufruir dos 30mb certinho.


to ferrado então porque to sem dinheiro pra comprar um roteador, to vendo que o jeito vai ser pedir pra NET outro modem e isso se tiverem boa vontade :ksnif
 

Trendkill

Die Hard
Mensagens
37.037
Reações
47.459
Pontos
2.009
to ferrado então porque to sem dinheiro pra comprar um roteador, to vendo que o jeito vai ser pedir pra NET outro modem e isso se tiverem boa vontade :ksnif

Porque outro modem? Pelo que vi por aí todos são problemáticos com as portas.
 

Kratiz

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
16.595
Reações
17.997
Pontos
569
Thomsom e cisco são os melhores da net. Os outros são todos fracos, mas funcionam em bridge.


eu vou tentar trocar por um Thomson pra ver se dar certo, porra não queria gastar dinheiro com isso, tenho que comprar uma placa mãe pro PC e The Witcher 3 pra PS4, pqp não queria gastar dinheiro com isso
 

Trendkill

Die Hard
Mensagens
37.037
Reações
47.459
Pontos
2.009

Olha, particularmente eu não gosto de recomendar aparelhos. Pois cada necessidade, preço, uso, etc é muito específica. Fico meio cabreiro de recomendar um modelo e não atender a necessidade da pessoa.

Na verdade eu só recomendaria aparelhos bons mesmo, tipo netgear, buffalo, cisco, etc.

Esses d-link, multilaser, intelbras, etc eu não recomendo. Até os tp-link, que é uma marca que eu vejo o pessoal usar e recomendar aqui, eu já tive problemas e não recomendaria.
 

Trendkill

Die Hard
Mensagens
37.037
Reações
47.459
Pontos
2.009
2) Plano de internet GVT com assinatura de TV e outras tecnologias (VDSL)


edit: hoje tive a chance de conversar com um técnico da GVT que me passou mais informações sobre a internet com planos de TV. Ele disse que possuem dois planos, em um deles o modem entregue é apenas um modem de internet sem qualquer integração com o decodificador da TV. Neste caso, não há problema colocar o modem em bridge e usar um roteador para gerenciar a conexão.

O outro caso, que é o que possui integração do modem com a tv. Existe uma conexão por cabo entre o modem e o aparelho decodificador, que é feita por um cabo coaxial. Neste caso não é possivel alterar a configuração do modem.


Editei o segundo post do tutorial pra acrescentar informações obtidas por um técnico da gvt. Se alguém for assinante de um desses planos e quiser colocar fotos detalhadas dos aparelhos aqui eu agradeço.
 

Edujb

Veterano
Mensagens
522
Reações
439
Pontos
124
É necessário mesmo fixar o ip do ps4 na configuração do ps4 e no dhcp do roteador. Achava que apenas 1 desses, ou um ou outro, ja bastava.

Enviado de meu XT920 usando Tapatalk
 

Trendkill

Die Hard
Mensagens
37.037
Reações
47.459
Pontos
2.009
É necessário mesmo fixar o ip do ps4 na configuração do ps4 e no dhcp do roteador. Achava que apenas 1 desses, ou um ou outro, ja bastava.

Enviado de meu XT920 usando Tapatalk

Eu sempre recomendo, just in case.
 
Status
Não está aberto para novas respostas.
Topo Fundo