O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


[Tutorial] Como deixar 30 fps igual dos consoles

Falkner

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.634
Reações
10.619
Pontos
753
Bom, não é algo que um usuário convencional vá descobrir como resolver. Tem que dar uma pesquisada e usar as ferramentas certas.
 

arqueiro182

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
15.026
Reações
66.067
Pontos
553
Interessante os settings, sempre falei isso aqui, que jogar a 30 no PC me parecia pior que no console.

De fato é pior, pois quando se trava a 30fps "cru" não há a interpolação que tem nos consoles. Os 30fps dos consoles não são simplesmente 30fps travados do PC eles interpolam os quadros assim deixando mais suave a jogabilidade.
 

Heavenbless

Mil pontos, LOL!
Mensagens
12.091
Reações
1.531
Pontos
1.109
De fato é pior, pois quando se trava a 30fps "cru" não há a interpolação que tem nos consoles. Os 30fps dos consoles não são simplesmente 30fps travados do PC eles interpolam os quadros assim deixando mais suave a jogabilidade.

Bom os 3 jogos de PS4 que conseguem manter 30 fps estáveis devem ser maravilhosos então.
 

Heavenbless

Mil pontos, LOL!
Mensagens
12.091
Reações
1.531
Pontos
1.109
Eu me pergunto porque será que depois de tantos anos as empresas de hardware como nVidia e AMD não conseguiram criar uma solução semelhante? Será que é patenteado especificamente por Sony e Microsoft? Será que elas não tem tecnologia ainda?

Me parece que seria um grande ponto de venda, imagina, "A SUAVIDADE DOS CONSOLES AGORA NO SEU PC, 30 FPS NUNCA MAIS SERÁ O MESMO".

E outra, pelo que o Xint disse, 30 fps nos consoles > 60 fps no PC, será que é graças a essa tecnologia patenteada/secreta?

Algo de outro mundo mesmo!!
 


XINTSUAI2

Mil pontos, LOL!
Mensagens
42.172
Reações
33.361
Pontos
1.029
Bom, não é algo que um usuário convencional vá descobrir como resolver. Tem que dar uma pesquisada e usar as ferramentas certas.

Exatamente, eu só baixo, e rodo o game, no máximo vou nos settings para baixar algumas coisas para rodar melhor. Rodo o game como foi feito para rodar (e garanto que 90% só faz isso mesmo), agora se dá pra arrumar usando programas externos, vai saber.

Depois vou tentar algumas dessas configs.

A própria existência desse tópico só confirma o que sempre falei.
 

rodrigoxm49

Bam-bam-bam
Mensagens
5.536
Reações
5.264
Pontos
403
De fato é pior, pois quando se trava a 30fps "cru" não há a interpolação que tem nos consoles. Os 30fps dos consoles não são simplesmente 30fps travados do PC eles interpolam os quadros assim deixando mais suave a jogabilidade.
Não é bem interpolação. E não há mágica nos consoles, cara, funciona exatamente como no PC quando ligado sincroniza pela metade da atualização do monitor. O frame é repetido mesmo pra preencher os espaços não preenchidos. Mas isso desde que ligue o Vsync, como disse. Ligando em Half Refresh, como fazem os cosnoles, então nenhum frame é repetido na verdade. O encapsulamento é perfeito. Essa é a vantagem e por isso não há sensação de engasgo/stuttering.

Por isso simplesmente travar em 30FPS num painel 60Hz é uma doidera total. Além dos frames ficarem em total desordem de encapsulamento, não conseguem preencher de frames os 16ms do monitor e saem repetindo frames em total desordem. Fica horrível mesmo. Além do tearing absurdo.

Interpolação é o que TVs fazem pra emular 120Hz, por exemplo. E fica legal no visual, mas aumenta brucamente o input lag.
 
Ultima Edição:

rodrigoxm49

Bam-bam-bam
Mensagens
5.536
Reações
5.264
Pontos
403
@Falkner O que acha da gente dar uma organizada e atualizada nesse primeiro post? Deixar como primeiro método o mais prático. Cap ingame e Half Refresh no jogo (muitos jogos já tem). Segunda opção seria simplesmente ligar o Vsync mesmo, normal, e capar o jogo em 30FPS. Terceira usar o nVidia Inspector pra quem tem nVidia e o quarto, mais complicado e chato, Scanline Sync. Assim ficaria mais prático pra galera começar pelo mais simples até o mais complicado.

E explicar que o Scanline Sync é o único com zero input lag adicionado também, enquanto os outros adicionam bastante input lag, deixando o controle do mouse bem menos responsivo.

Exatamente, eu só baixo, e rodo o game, no máximo vou nos settings para baixar algumas coisas para rodar melhor. Rodo o game como foi feito para rodar (e garanto que 90% só faz isso mesmo), agora se dá pra arrumar usando programas externos, vai saber.

Depois vou tentar algumas dessas configs.

A própria existência desse tópico só confirma o que sempre falei.
Hoje em dia praticamente todos os jogos já vem com opção de ligar o Half Refresh. Nem precisa do software de driver ou nVidia Inspector pra isso mais.

Acho que nem lembro do último que não tem desses todos que sairam esse ano. Mas, de fato, os desenvolvedores poderiam deixar mais claro e colocar uma opção bem clara escrevendo algo do tipo: console performance (30Hz+30FPS). Seria mais prático. Talvez esteja caminhando pra isso.

Mas, seja como for, me desculpe, o cara mais básico tem mesmo é que jogar video game. PC não é pra esses tipos. PC é pra gente interessada, gente que quer ir além. Se não está pronto pra isso, vai de console.
 
Ultima Edição:

arqueiro182

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
15.026
Reações
66.067
Pontos
553
Bom os 3 jogos de PS4 que conseguem manter 30 fps estáveis devem ser maravilhosos então.

Aham...

"No meu PC isso nunca acontece"

Hehe..

Ninguém compra PC pra jogar 30fps mesmo que seja suavizado.

PC sempre foi e sempre será 60fps (se eu quisesse jogar a 30fps capado pegaria um console).

Aliás pra consolista SSD, 60fps e Ray Tracing não faziam a mínima diferença. Hoje em dia é Must Have.
 

estupido online

Supra-sumo
Mensagens
533
Reações
667
Pontos
183
eu tava testando aqui o scanline sync /2 + rdeon anti-lag (como explicaram ai no tpc serve para diminuir o imput lag)

e pra minha surpresa eu não percebi nenhum tearing, eu achei que tinha acertado o scanline de primeira (comecei com -30) mas depois eu botei outros valores e nenhum deles gerou nenhum tearing, ou pelo menos não notei

pra conferir se o scanline estava funcionando mesmo eu desliguei o framecap ingame e no RTSS (o vsync já estava desligado) e o jogo continuou travado a 30fps da maneira como deveria,
 

estupido online

Supra-sumo
Mensagens
533
Reações
667
Pontos
183
eu tava testando aqui o scanline sync /2 + rdeon anti-lag (como explicaram ai no tpc serve para diminuir o imput lag)

e pra minha surpresa eu não percebi nenhum tearing, eu achei que tinha acertado o scanline de primeira (comecei com -30) mas depois eu botei outros valores e nenhum deles gerou nenhum tearing, ou pelo menos não notei

pra conferir se o scanline estava funcionando mesmo eu desliguei o framecap ingame e no RTSS (o vsync já estava desligado) e o jogo continuou travado a 30fps da maneira como deveria,
passei algumas horas jogando com esse metodo do RTSS e eu não consegui gostar dele
acho muito mais agradavel o vsync/2, o aumento no imput lag não me incomoda

alias, o scanline /2 não deveria fazer a mesma coisa que o vsync/2? sera que é algum placebo meu?
 

Ero_Seenin

Spaaaaaace Geek
Mensagens
24.042
Reações
25.723
Pontos
1.484
Uma outra alternativa que pra mim funciona bem: Travar os jogos a 45 FPS.
É muito mais fácil de manter com os gráficos no alto, e fica mais suave do que os 30.

mas aí precisa ter free sync, senão fica tudo dessincronizado.
 

rodrigoxm49

Bam-bam-bam
Mensagens
5.536
Reações
5.264
Pontos
403
passei algumas horas jogando com esse metodo do RTSS e eu não consegui gostar dele
acho muito mais agradavel o vsync/2, o aumento no imput lag não me incomoda

alias, o scanline /2 não deveria fazer a mesma coisa que o vsync/2? sera que é algum placebo meu?
SS/2 não faz o mesmo que VS/2, mas similar. Sem input lag, sem buffer e garantia dos primeiros frames produzidos. É o mundo ideal. Mas pode ser meio malinha configurar.

Pra usar mouse e teclado, eu diria que SS/2 é necessário. Não é nem frescura, é necessário mesmo. Melhora absurdamente.

mas aí precisa ter free sync, senão fica tudo dessincronizado.
É, mas no final das contas, mesmo sem sincronia na distribuiçao dos frames, não passa a impressão do jogo ficar zoado não. Isso com Vsync, claro.
 

sanchies

Mil pontos, LOL!
Mensagens
18.504
Reações
35.239
Pontos
1.053
ligando o vsync até que fica bom.
o painel vai exibir normal os frames, e com o frametime liso.
não precisa necessariamente estar rodando a 60 ou 30.

Acho que ele está se referindo com o diferença entre o refresh rate e o framerate, porque o framepacing*** é prejudicado. 30 ou 60fps não tem problema, desde que o monitor seja 60Hz, pois 30 e 60 são múltiplos entre si e por isso você consegue ligar o V-Sync 1/2.

Mas se alguém tiver um monitor de 75Hz por exemplo, ai tem que abaixar o refresh rate para 60Hz para poder utilizar os métodos apresentados pelo tópico. Caso a pessoa tenha um monitor de 144Hz, ela tem a opção de abaixar para 120Hz e usar V-Sync 1/4 para o alvo de 30fps ou deixar em 144Hz e usar V-Sync 1/4 para o alvo de 36fps.

***: nota para o problema de framepacing que é sentido menos quando você joga em um monitor de alto refresh rate como os fornecidos em campeonatos profissionais (ex: Intel Extreme Masters, Ligas de Counter-Strike)
 

estupido online

Supra-sumo
Mensagens
533
Reações
667
Pontos
183
Pra usar mouse e teclado, eu diria que SS/2 é necessário. Não é nem frescura, é necessário mesmo. Melhora absurdamente.
sim, eu acho
pq quando eu usava o half sync da nvidia eu sempre jogava com controle, nunca com mouse e teclado
e tbm não jogava muitos jogos que requerem presisão no controle, tipo um jogo de lutinha ou carrinho, talvez por isso eu seja ok com o input lag adicional
 

Heavenbless

Mil pontos, LOL!
Mensagens
12.091
Reações
1.531
Pontos
1.109
Mas, seja como for, me desculpe, o cara mais básico tem mesmo é que jogar video game. PC não é pra esses tipos. PC é pra gente interessada, gente que quer ir além. Se não está pronto pra isso, vai de console.

Falou tudo, pra gente interessada. Senão melhor mesmo é ficar limitado aos 22fps dos consoles, muito melhor a experiência,
 

rodrigoxm49

Bam-bam-bam
Mensagens
5.536
Reações
5.264
Pontos
403
Falou tudo, pra gente interessada. Senão melhor mesmo é ficar limitado aos 22fps dos consoles, muito melhor a experiência,
E nem estou querendo rebaixar ou reduzir a pessoa por isso. Tem pra tudo. Mas quem tá no PC, precisa saber que as coisas não vem de mão beijada não. Nada é realmente plug and play. Se quiser essa outra experiência, tem os consoles aí disponíveis e são ótimos dentro de suas propostas. A do PC é outra mesmo.
 

Falkner

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.634
Reações
10.619
Pontos
753
PC tem que manjar mesmo, não adianta.
Hora ou outra precisa mexer em algo, e saber pesquisar é fundamental.

Mas eaí, temos algum "veredito" dos 30 fps? Pra mim até agora foi o scanline -30, junto com o framerate limiter.
e a opinião impopular dos 45 fps.
 

Heavenbless

Mil pontos, LOL!
Mensagens
12.091
Reações
1.531
Pontos
1.109
PC tem que manjar mesmo, não adianta.
Hora ou outra precisa mexer em algo, e saber pesquisar é fundamental.

Mas eaí, temos algum "veredito" dos 30 fps? Pra mim até agora foi o scanline -30, junto com o framerate limiter.
e a opinião impopular dos 45 fps.

Acho que seria legal categorias:
Melhor p AMD
Melhor pra nVidia
 

rodrigoxm49

Bam-bam-bam
Mensagens
5.536
Reações
5.264
Pontos
403
PC tem que manjar mesmo, não adianta.
Hora ou outra precisa mexer em algo, e saber pesquisar é fundamental.

Mas eaí, temos algum "veredito" dos 30 fps? Pra mim até agora foi o scanline -30, junto com o framerate limiter.
e a opinião impopular dos 45 fps.
45FPS + Vsync acho ótimo também. Framepace fica cagada pq encapsula tudo torto, mas no final das contas eu não consigo sentir. Especialmente se não rolar GPU Bound, pois aí os frames ficam tortos, mas sempre encapsulados do mesmo modo. Então é bom ter em mente dar uma folguinha pra VGA ali de uns 10% de uso de GPU. Se possível, claro. Já joguei vários jogos assim. RDR2 na RX470 foi desse jeito. Zerei assim, pq ficava variando de 45 pra 60, então travei logo em 45 e liguei o Vsync pra me livrar dos tearing. Como joguei no controle, input lag não importa tanto.

SS + FrameCap (AMD Chill, nVidia Inspector ou RTSS) é o melhor que dá pra fazer a 30FPS. Convido a todos a fazer um teste de Half Refresh x SS+FC com mouse e teclado em qualquer jogo. A diferença de resposta do mouse é absurda. Chega a assustar pq 30FPS nem fica parecendo tão 30FPS. Não achou?

Acho que seria legal categorias:
Melhor p AMD
Melhor pra nVidia
Boa.
 

Leo Alves

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.106
Reações
1.560
Pontos
603
Usei bastante essa técnica do half refresh+low latency+rtss quando jogava no desktop, infelizmente não funciona tão bem no meu notebook pois o vsync do painel de controle só funciona numa tv ou monitor externo, e o half refresh não parece funcionar.

Outra coisa boa do PC é poder jogar em várias taxas de atualizações diferentes, por exemplo em alguns jogos que não consigo segurar os 60fps mas que ainda ficam oscilando nos 50, eu seto pra jogar à 50Hz e travo o fps no RTSS à 50 com o vsync ligado, fica bem melhor que jogar oscilando constantemente entre 51~59, e bem melhor que diminuir pra 30.

45, 40 infelizmente não fica tão suave mas dá pra jogar também.
 
Ultima Edição:

estupido online

Supra-sumo
Mensagens
533
Reações
667
Pontos
183
passei algumas horas jogando com esse metodo do RTSS e eu não consegui gostar dele
acho muito mais agradavel o vsync/2, o aumento no imput lag não me incomoda

alias, o scanline /2 não deveria fazer a mesma coisa que o vsync/2? sera que é algum placebo meu?
eu retiro o que eu disse aqui
nesse post eu só tinha testado o scanline em cyberpunk, pq é o unico jogo no meu PC que tem half-sync ingame pra eu comparar
e nele eu senti varios sttuters usando o SS, eles não eram causados por nenhuma variação no framerate ou frametime

mas agora eu testei a mesma coisa em outros jogos, metro redux, ac odyssey e halo anniversary
e não senti sttutering em nenhum deles, ficaram bem lisinhos e solidos, jogando no controle aqui
 

Rand al'Thor

Bam-bam-bam
Mensagens
1.658
Reações
7.591
Pontos
453
@rodrigoxm49, @Heavenbless, @sanchies

Se vocês conseguirem tirar uma dúvida minha ou dar um help, eu agradeceria. Seguinte, uso o half refresh no nvidia inspector e em certos jogos, essa opção não funciona. Pelo que constatei, são jogos que usam a API Directx. Porque não funciona? Revirei a Internet e não encontrei alguma explicação ou solução.
 

FXD

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
754
Reações
294
Pontos
769
PC tem que manjar mesmo, não adianta.
Hora ou outra precisa mexer em algo, e saber pesquisar é fundamental.

Mas eaí, temos algum "veredito" dos 30 fps? Pra mim até agora foi o scanline -30, junto com o framerate limiter.
e a opinião impopular dos 45 fps.
estava jogando cyberpunk em 30fps usando o framerate limiter do riva, depois de ler o topico adicionei esse scanline -30 e achei melhor com essa opção.
 

#0352@

Mil pontos, LOL!
Mensagens
28.352
Reações
34.397
Pontos
1.354
É um bom tópico, mas eu não vivo sem freesync.
Pra mim nada supera ele, o negócio deixa tudo bem "macio", zero stutter e movimentação muito fluída.
Pra mim é obrigatório jogar em 60fps (pra ficar dentro do range do meu monitor freesync é claro, se ele tivesse range até 30fps, eu não reclamaria tb rs)
 

Falkner

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.634
Reações
10.619
Pontos
753
@rodrigoxm49, @Heavenbless, @sanchies

Se vocês conseguirem tirar uma dúvida minha ou dar um help, eu agradeceria. Seguinte, uso o half refresh no nvidia inspector e em certos jogos, essa opção não funciona. Pelo que constatei, são jogos que usam a API Directx. Porque não funciona? Revirei a Internet e não encontrei alguma explicação ou solução.

deixou igual da imagem aqui? pesquisou o nome do jogo ali na barra de profiles? veja se no driver nvidia como está o vsync.

161593

É um bom tópico, mas eu não vivo sem freesync.
Pra mim nada supera ele, o negócio deixa tudo bem "macio", zero stutter e movimentação muito fluída.
Pra mim é obrigatório jogar em 60fps (pra ficar dentro do range do meu monitor freesync é claro, se ele tivesse range até 30fps, eu não reclamaria tb rs)

aqui no meu monitor eu uso pra tudo o gsync tbm.
foda que no caso do ac valhalla, a gpu não aguenta manter 60 fps, chegando a cair a 40 nas cidades.
daí incomoda essas quedas.
 

estupido online

Supra-sumo
Mensagens
533
Reações
667
Pontos
183
@rodrigoxm49, @Heavenbless, @sanchies

Se vocês conseguirem tirar uma dúvida minha ou dar um help, eu agradeceria. Seguinte, uso o half refresh no nvidia inspector e em certos jogos, essa opção não funciona. Pelo que constatei, são jogos que usam a API Directx. Porque não funciona? Revirei a Internet e não encontrei alguma explicação ou solução.
os jogos estão em fullscreen?
 

Heavenbless

Mil pontos, LOL!
Mensagens
12.091
Reações
1.531
Pontos
1.109
@rodrigoxm49, @Heavenbless, @sanchies

Se vocês conseguirem tirar uma dúvida minha ou dar um help, eu agradeceria. Seguinte, uso o half refresh no nvidia inspector e em certos jogos, essa opção não funciona. Pelo que constatei, são jogos que usam a API Directx. Porque não funciona? Revirei a Internet e não encontrei alguma explicação ou solução.

Tenta desativar otimizações de tela cheia no atalho do jogo. Propriedades - compatibilidade - desativar otimizações de tela cheia.
 

sanchies

Mil pontos, LOL!
Mensagens
18.504
Reações
35.239
Pontos
1.053
É um bom tópico, mas eu não vivo sem freesync.
Pra mim nada supera ele, o negócio deixa tudo bem "macio", zero stutter e movimentação muito fluída.
Pra mim é obrigatório jogar em 60fps (pra ficar dentro do range do meu monitor freesync é claro, se ele tivesse range até 30fps, eu não reclamaria tb rs)

Se o seu range for [48...144] não tem problema deixar em 30, porque ele usa o LFC para se manter dentro do range.

Agora se o seu range for [48...75] ai tem que deixar em 60 mesmo.


@rodrigoxm49, @Heavenbless, @sanchies

Se vocês conseguirem tirar uma dúvida minha ou dar um help, eu agradeceria. Seguinte, uso o half refresh no nvidia inspector e em certos jogos, essa opção não funciona. Pelo que constatei, são jogos que usam a API Directx. Porque não funciona? Revirei a Internet e não encontrei alguma explicação ou solução.

Mas você colocou Half Refresh no perfil global ou criou um perfil novo para o seu jogo em específico ?

Além disso qual a versão da API desse jogo ? Tem algumas funções do driver que só funciona em Direct X 9 pra cima.
 

#0352@

Mil pontos, LOL!
Mensagens
28.352
Reações
34.397
Pontos
1.354
Se o seu range for [48...144] não tem problema deixar em 30, porque ele usa o LFC para se manter dentro do range.

Agora se o seu range for [48...75] ai tem que deixar em 60 mesmo.




Mas você colocou Half Refresh no perfil global ou criou um perfil novo para o seu jogo em específico ?

Além disso qual a versão da API desse jogo ? Tem algumas funções do driver que só funciona em Direct X 9 pra cima.
É 48-144.
Não sabia disso, vlw.
 
Topo Fundo