rafacardona;9513882 disse:
É tão importante que a loja parou de enviar pra cá. (zavvi)
A realidade é que o defeito esta no correio brasileiro e não na loja. Eu acho que perdi dois jogos vindo da estarland e não me passa pela cabeça pedir refund porque essa loja abastece vários gamers brasileiro inclusive a mim.
Depois de mais de 20 compras lá prefiro arcar com o prejuízo à responsabilizar alguém que não tem nada a ver com isso.
Não é roubo pedir refund, mas é como pedir para alguém que não tem culpa pagar por um erro que também é teu. Afinal, tu pediu a mercadoria e sabia dos riscos.
Perdas, demoras e extravios é a realidade desse período de maré vermelha. Get over it!
Óbvio que não há como culpar a loja pela não entrega/demora do produto, mas ela tem o dever de entregar a sua mercadoria, e nós apenas de receber, ou seja, se você comprou elá deverá fornecer meios e subsídios para que a encomenda chegue até a sua casa tranquilamente.
Mas todos sabemos que no Brasil isso não funciona corretamente, visto a falta de estrutura e pessoal nos Correios e Receita Federal, e claro não só aqui como em vários outros países, por isso a loja estipula um prazo X para que você possa pedir o estorno caso sua encomenda não chegue.
Sei que devemos o máximo evitar utilizar desse recurso, mas tenho certeza que a empresa/loja não arca com o prejuízo totalmente, devendo haver um sistema de seguro da mercadoria junto ao Royal Mail ou USPS.
Com relação aos riscos, devemos lembrar que tudo o que fazemos na vida tem algum risco. Por ex. ao sair na rua podemos ser assaltados ou não por um meliante. É um risco, mas aí entra a obrigação e o dever do Estado em fornecer segurança, dentre várias outros direitos.
No nosso caso, ao efetuarmos uma compra, a loja tem a OPÇÃO de disponibilizar o estorno ou não, o risco não deve ser suportado por nós, hipossuficientes, mas sim pela empresa que realiza as entregas (Correios e etc) ou pela loja, claro que não se deve levar isso à risca.
Portanto se a empresa disponibiliza o "refund" não temos que arcar com os riscos decorrentes de uma importação, mas se ela não o fizer assumimos, então, 100% dos riscos pelo extravio.
Algumas lojas não oferecem opção de reembolso, e mesmo assim compramos, pouco importando se tem ou não estorno, pois todos queremos os produtos e não nosso dinheiro.
A estipulação de um prazo curto para reembolso gero um maior número desses pedidos, sendo que muitas vezes o produto chega no dia seguinte ao prazo máximo estipulado, valendo destacar que o problema do "refund" vai muito além do simples fato do extravio, devendo ser poucas encomendas que extraviem, sendo o mau-caratismo o principal fator nas encomendas sem rastreio, visto que o sujeito ao pedir o "refund" recebe o produto mas não solicita nova cobrança ou recebe o produto e mesmo assim pede reembolso, o que faz com que as lojas parem de enviar para as terras tupiniquins.
Pra finalizar, não vejo óbice algum em você exercer o seu direito de pedir "refund" na eStarland pelos dois jogos extraviados. Não é por sua causa que eles vão parar de enviar para cá, porque como você disse, já foram feitas mais de 20 compras lá, então eles tem um histórico positivo das suas transações e, imprevistos acontecem. Como eu disse acima, o problema é a má índole que alguns (vários) compradores tem na hora de pedir reembolso.