O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


[Tutorial] CRT Emudriver + Retroarch Passo a Passo

brunolloko

Ser evoluído
Mensagens
32
Reações
52
Pontos
28
Fala pessoal! Beleza? Sou o novato que chegou ontem no fórum.
É o seguinte: dei uma vasculhada internet a fora e me dei conta que um tutorial bem detalhado sobre todo esse universo de Emulação na CRT tá em falta aqui no BR.
Uns mostram apenas como instalar o CRT emudriver e algumas modelines e ficam por isso mesmo. Outros estão bem desatualizados perante a versão mais recente do Switchres.
Inclusive vi aqui que tem um pessoal que ainda não conseguiu alcançar 100% do funcionamento do sistema, então resolvi criar este tópico.
Espero muito que, por meio desta publicação, consiga ajudar os amigos retrogamers espalhados pelo BR.

OBS: Vou postar em partes porque tem limite de imagens.

Bora começar então!

PARTE 1 - FERRAMENTAS
1 - Windows 7, 8.1 ou 10 64-bits:
Recomendo o 7 se seu PC for compátivel, pois o 8.1 e o 10 por diversas vezes atualiza o driver de video automáticamente, removendo o crt emudriver. Já pesquisei varias soluções para isso, mas nunca obtive sucesso.

2 - Codecs e runtimes:
Muita gente se esquece deles, aí tentam abrir o swanstation no Retroarch e nada de funcionar... Ou vídeos no frontend que se recusam a reproduzir...
Baixe esses dois carinhas aqui e fique livre destes problemas:

K-Lite Mega Codec Pack
All in One Runtimes (Sim, o site é alemão mesmo. E tbm, uso esse pacote a anos e nunca tive problemas)

3 - Conversor de vídeo, Placa de vídeo e CRT Emudriver:

Para uso na TV:

Garanta a aquisição do conversor de vídeo.
O que eu uso é o VGA to Component do JASNet e funciona muito bem - https://www.jasnet.com.br/products/vgaconverter/vgaconvv1_eng_v1.html

Para uso no Monitor VGA:
Se for Monitor VGA CRT, basta plugar o cabo VGA na placa de video. Note que a maioria só funciona em 31Khz.

Placa de vídeo:
Para as placas de vídeo, possuindo saídas de vídeo analógicas como VGA ou DVI, o funcionamento é praticamente garantido, mas siga a lista de compatibilidade do Calamity e seja feliz.
Vale relembrar que CRT Emudriver é compativel APENAS com placas Ati/AMD.

Lista de compatibilidade + link com Driver correto aqui:

Para placas mais antigas use o driver Catalyst 12.6:
Desktop:

AMD Radeon™ HD 2000, HD 3000, HD 4000 series

Para placas SEM GCN* use o driver Crimson 16.2.1 non-GCN:
Desktop:

AMD Radeon™ HD 5000, HD 6000 Series, HD 7000-7600, HD 8000-8400 Series
AMD Radeon™ R5 235X, R5 235, R5 230, R5 220 Series
PC All-in-One:
AMD Radeon™ HD 6350A, HD 6600A, HD 7450A, HD 7600A Series
APUs:
AMD Radeon™ HD 6000D, HD 7000D, HD 8000D, HD 6000G, HD 7000G, HD 8000G Series
Notebooks:
AMD Radeon™ HD 5000M, HD 6000M Series

Para placas COM GCN* use o driver Crimson 16.2.1 GCN:
Desktop:

AMD Radeon™ HD 7700-7900, HD 8500-8900 Series
AMD Radeon™ R7 200, R7 300, R9 200, R9 300, R9 Nano, R9 Fury Series
APUs:
AMD A-Series APUs with Radeon™ R4, R5, R6, or R7 Graphics
AMD Pro A-Series APUs with Radeon™ R5 or R7 Graphics
AMD Athlon™ Series APUs with Radeon™ R3 Graphics
AMD Sempron™ Series APUs with Radeon™ R3 Graphics
AMD A-Series APUs with Radeon™ R3, R4, R5, R6, R7, or R8 Graphics
AMD Pro A-Series APUs with Radeon™ R5, R6, or R7 Graphics
AMD FX-Series APUs with Radeon™ R7 Graphics
AMD E-Series APUs with Radeon™ R2 Graphics
AMD Radeon™ HD 8180 - HD 8400 Series Graphics
Notebooks:
AMD Radeon™ R9 M300, R7 M300, R9 M200, R7 M200, R5 M200 Series
AMD Radeon™ HD 7700M-7900M, HD 8500M-8900M Series

Para placas mais recentes COM GNC* use o driver Adrenalin 18.5.1 GCN Win 7/8 ou Adrenalin 18.5.1 GCN Win 10:
Desktop:
Radeon RX Vega Series Graphics
Radeon™ RX 500 Series Graphics
Radeon™ RX 400 Series Graphics
AMD Radeon™ Pro Duo
AMD Radeon™ R7 300 Series Graphics
AMD Radeon™ R7 200 Series Graphics
AMD Radeon™ R9 Fury Series Graphics
AMD Radeon™ R5 300 Series Graphics
AMD Radeon™ R9 Nano Series Graphics
AMD Radeon™ R5 200 Series Graphics
AMD Radeon™ R9 300 Series Graphics
AMD Radeon™ HD 8500 - HD 8900 Series Graphics
AMD Radeon™ R9 200 Series Graphics
AMD Radeon™ HD 7700 - HD 7900 Series Graphics
Ryzen:
AMD Ryzen 5 2400G, AMD Ryzen 3 2200G
Notebooks:
AMD Radeon™ R9 M300 Series Graphics
AMD Radeon™ R7 M200 Series Graphics
AMD Radeon™ R7 M300 Series Graphics
AMD Radeon™ R5 M200 Series Graphics
AMD Radeon™ R5 M300 Series Graphics
AMD Radeon™ HD 8500M - HD 8900M Series Graphics
AMD Radeon™ R9 M200 Series Graphics
AMD Radeon™ HD 7700M - HD 7900M Series Graphics
APUs:
AMD A-Series APUs with Radeon™ R4, R5, R6, or R7 Graphics
AMD A-Series APUs with Radeon™ R3, R4, R5, R6, R7, or R8 Graphics
AMD Pro A-Series APUs with Radeon™ R5 or R7 Graphics
AMD Pro A-Series APUs with Radeon™ R5, R6, or R7 Graphics
AMD Athlon™ Series APUs with Radeon™ R3 Graphics
AMD FX-Series APUs with Radeon™ R7 Graphics
AMD Sempron™ Series APUs with Radeon™ R3 Graphics
AMD E-Series APUs with Radeon™ R2 Graphics
AMD Radeon™ HD 8180 - HD 8400 Series Graphics

*GCN = Graphics Core Next

4 - VM Maker e ArcadeOSD:
Os itens mais importantes da pós instalação do CRT Emudriver, com eles você configura o tipo de CRT que está usando, instala modelines e ajusta a proporção da tela para cada resolução.
Geralmente já vem na mesma pasta do CRT Emudriver que baixou acima, mas se não vieram baixe-os neste link:

5 - RetroArch:
Baixe a versão mais recente e estável direto do site oficial - https://www.retroarch.com/?page=platforms

Sério! Testei vários emuladores standalones para a utilização com o CRT, simplesmente não foram feitos para isso.
Dizem também para usar o GroovyMame para jogos de arcade, mas achei redundante e muitos relatam problemas usando ele e o Retroarch dizendo que bagunça as configurações.
Então, acho que é mais simples deixar tudo por conta de um emulador só para não ter mais trabalho...

6 - SwitchRes.ini:
Baixe o arquivo direto do github oficial - https://github.com/antonioginer/switchres

Esse é um dos pulos do gato, que quando finalmente aprendi a usar, resolveu todos os meus problemas (pelo menos até agora).
Com ele você força o Retroarch a seguir suas configurações para o CRT, evitando que o mesmo dê bypass nas suas configurações no ArcadeOSD por exemplo.

7 - Frontend e Scrapers:
Aqui é muito opcional então não farei um tutorial para isto (pelo menos por enquanto).
Basta você encontrar o frontend que melhor se adequa ao seu gosto e a facilidade/familiaridade de configuração do mesmo. Desde que sejam compatíveis com o CRT e abram os jogos da forma correta, varios frontends pela internet farão seu papel. (Fique longe do RetroBat, pois este já é preconfigurado e não funciona junto com o CRT)
O que eu uso e é o que melhor se adaptou para a configuração CRT é o AttractMode, que possui uma vasta gama de customização de temas e uma comunidade até que bem ativa.
Outro que já usei também é o Pegasus Frontend, sua configuração é um pouco mais facilitada que a do Attract Mode, porem, não achei muito acessivel a questão de customização. poucos temas são bons para CRT no fim das contas...

Quanto aos scrapers, recomendo fortemente o uso do Skraper e/ou do ARRM - Necessario conta no https://www.screenscraper.fr/
São os melhores quando o assunto é baixar imagens, vídeos e metadata dos jogos.
PARTE 2 - INSTALAÇÃO
Tendo baixado todos os itens acima, vamos partir para instalação. Seguindo esses passos na ordem e à risca, as chances de não dar certo no seu PC é muito baixa.

OBS: Durante toda esta etapa, sua TV ou Monitor DEVEM estar desconectados do PC. Use no lugar um outro monitor que possua EDID e também possua entrada VGA para o processo de instalação e configuração. Ligaremos a TV ou Monitor CRT apenas na etapa final.
OBS 2: Embora nos tutoriais oficiais do Calamity usar a porta DVI para configuração, eu não consegui resultados desta maneira, funcionando para mim apenas ligando o monitor de configuração na saída VGA da placa de vídeo.


Pra começar bem, a primeira coisa a se fazer é já deixar sua partição ou HD dedicado às roms, frontend e emuladores já preparado. Quanto mais organizado, melhor. Vai por mim!
No meu caso fiz assim: Tenho um SSD dedicado ao windows 7 (Sim, uso o windows 7 pois no meu Dell Optiplex 745 foi o que se deu melhor devido a limitação de processador) e um HD de 2TB dedicado aos jogos, saves e demais sistemas como Retroarch, Attract Mode, Arcade OSD etc. Ou seja, se der problema no windows, é menos coisa para refazer.

1 - Instale o windows:
Faça a instalação do windows normalmente porém na partição ou HD dedicado à ele.
Se estiver instalado o Windows 7, atualize-o agora. Pelo menos para ter o windows defender funcionando. Desmarque quaisquer drivers de video que aparecerem no windows update.

2 - Instale os Codecs, Runtimes e o CRT Emudriver
Após a instalação do Windows e seus updates, instale os Codecs e Runtimes. Reinicie o PC.

Após a reinicialização, instale o CRT Emudriver para o sua placa de vídeo em específico.

OBS: Algumas imagens e textos a seguir foram obtidos no site do tutorial de instalação do CRT Emudriver feitas pelo Calamity. Todos os créditos à ele.

Na pasta com os arquivos do CRT Emudriver abra o Setup.exe. Na caixa de diálogo do instalador mostrará um dispositivo se sua placa de vídeo for compatível. Clique em Install driver.

crt emudriver pt1.jpg

O instalador pedirá para habilitar o TESTSIGNING. Esta etapa é necessária para executar drivers modificados. Clique em Aceitar. Agora o instalador pedirá para reiniciar o sistema para que o TESTSIGNING seja aplicado. Ele mostrará um erro dizendo que não pode continuar a instalação mas é normal, apenas clique em REINICIAR.

crt emudriver pt2.jpg

Após a reinicialização, note que há uma marca d'água dizendo Modo de teste no canto inferior direito da área de trabalho. O que indica que agora podemos prosseguir com a instalação.

20160105_124732.jpg

Abra o Setup.exe do CRT Emudriver novamente e clique em Install driver. Agora o instalador pede para adicionar "Calamity" como um editor confiável. Isso é necessário para que o Windows aceite a assinatura e permita que os drivers modificados sejam realmente carregados durante a inicialização. Clique em Aceitar.

20160105_124819.jpg

A instalação do driver começa, a tela liga e desliga algumas vezes enquanto os novos arquivos são carregados. Após um minuto, o instalador diz que os drivers foram instalados com sucesso.

Agora a Placa é mostrada com o nome da sua placa seguido do nome do driver que é CRT Emudriver.

20160105_124941.jpg

Para confirmar, pode ir no gerenciador de dispositivos e verá que sua placa de vídeo constará como sendo CRT Emudriver:

confirmação do driver.png

Continua no proximo post!
 

brunolloko

Ser evoluído
Mensagens
32
Reações
52
Pontos
28
PARTE 3 - CONFIGURAÇÃO DO VM MAKER

Para placas antigas usando o driver Catalyst 12.6:


Este é o setup que não tenho familiaridade pois não tenho placas compativeis com esse driver. Mas, se for o seu caso, siga à risca o tutorial do Calamity e sei que provavelmente dará certo no final também:
Este é o tutorial oficial do calamity - https://geedorah.com/eiusdemmodi/forum/viewtopic.php?pid=1016#p1016

Para placas usando o driver Crimson 16.2.1:

Este é o setup que eu uso. Possuo uma HD 5450 e funciona lindamente. (Fotos ao final do tópico)

OBS: Atente-se de que este guia serve para os dois modelos de drivers da linha Crimson 16.2.1, ou seja: Tanto as placas com GCN quanto as placas sem GCN é o mesmo processo.

Instale o driver adequado à sua placa de vídeo e então siga à risca o guia a seguir.

Este é o tutorial oficial do calamity - https://geedorah.com/eiusdemmodi/forum/viewtopic.php?pid=1052#p1052
Mas deixarei aqui a versão que funcionou no meu sistema e com prints do meu setup para ilustrar o guia.
Caso não funcione para você, tente seguir o guia oficial no link acima.

Após toda a instalação do CRT Emudriver abra o vmmaker.exe e clique em Edit Settings.
Note que, no meu caso que já está tudo configurado e tanto a TV como o monitor estão devidamente conectados e em pleno funcionamento, esta tela inicial vai parecer diferente para você. Mas já dá pra notar que o vmmaker já confirma novamente que o CRT Emudriver foi instalado com sucesso e sua placa de video e o monitor é reconhecido, ou seja, não constará como driver genérico ou monitor genérico. No seu caso, deverá constar apenas o nome do seu monitor e o nome da sua placa de vídeo, assim como a informação do CRT Emudriver no fim da tela.

vmmaker.png

Na aba Monitor Settings, Selecione seu tipo de tela. Se usa uma TV, pode escolher entre 'Generic 15.7 KHz' ou 'Arcade 15.7 KHz Standard resolution'.
Seguindo a recomendação do Calamity, eu vou de 'Arcade 15.7 KHz Standard resolution' mesmo. Funciona muito bem e segundo ele, diz que suporta mais resoluções nesse modo.

Sem título.png

Agora, na aba User Modes que a coisa começa a ficar "legal". Nessa aba você vai deixar marcada a opção 'Get video modes from user list' e em browse vai selecionar o seu arquivo .ini preferido. Junto do Vm Maker vem dois arquivos com as modelines (as resoluções que iremos instalar na TV/Monitor): 'user_modes.ini' e 'user_modes - super.ini'. A primeira vem com um set de resoluções nativas e a segunda com set de Super Resolutions em 2560.
O que eu recomendo é que, a partir daqui, seja mais criterioso com o que for jogar. Por exemplo, Preferir regiões NTSC ao invés de PAL na emulação de consoles vai diminuir bastante o número de resoluções para calibrar no ArcadeOSD depois. No Meu caso deixei apenas NTSC e algumas Super Resolutions para ajudar com os arcades. Segue as minhas modelines como exemplo:

## Desktop ##

640 x 480 @ 30.000000 desktop

## Native Resolutions ##

512 x 240 @ 60.098812 SNESntsc
512 x 224 @ 60.098812 SNESntsc
512 x 448 @ 60.098812 SNESntsc
256 x 240 @ 60.098812 SNESntsc
256 x 448 @ 60.098812 SNESntsc

320 x 240 @ 59.922745 MDntsc
320 x 448 @ 59.922745 MDntsc
320 x 480 @ 59.922745 MDntsc
256 x 192 @ 59.922745 MDntsc
320 x 224 @ 59.922745 MDntsc
256 x 224 @ 59.922745 MDntsc

256 x 240 @ 60.098812 NESntsc

640 x 480 @ 60.130001 N64ntsc
640 x 237 @ 60.130001 N64ntsc
640 x 240 @ 60.130001 N64ntsc

320 x 240 @ 59.941002 PSXntsc
384 x 240 @ 59.941002 PSXntsc
512 x 240 @ 59.941002 PSXntsc
640 x 240 @ 59.941002 PSXntsc
256 x 480 @ 59.941002 PSXntsc
384 x 480 @ 59.941002 PSXntsc
512 x 480 @ 59.941002 PSXntsc
640 x 480 @ 59.941002 PSXntsc

352 x 240 @ 59.820000 Saturn/SGFX_NTSCp

704 x 240 @ 59.820000 SaturnNTSCp

352 x 480 @ 59.820000 SaturnNTSCi
704 x 480 @ 59.820000 SaturnNTSCi

240 x 160 @ 59.730000 GBA

320 x 200 @ 60.000000 Doom

400 x 254 @ 54.706841 MK

384 x 224 @ 59.637405 CPS1

## Super Resolutions ##

2560 x 192 @ 60.000000
2560 x 200 @ 60.000000
2560 x 240 @ 60.000000
2560 x 224 @ 60.000000
2560 x 237 @ 60.000000
2560 x 256 @ 50.000000
2560 x 254 @ 55.000000
2560 x 448 @ 60.000000
2560 x 480 @ 60.000000

Sem título4.png

Na Aba Video Card, garanta que a opção 'Extend desktop automatically on device restart' esteja desmarcada.

Sem título2.png

Em seguida, na mesma aba, iremos habilitar a emulação de EDID. Para isso, detecte qual é a sua saída VGA na caixa de seleção 'Output'.
Você precisa descobrir qual das 'Analog' se refere à sua porta VGA (ou a saída que você irá usar com o conversor de vídeo para sua TV/Monitor caso for usar outro tipo de conversor se sua placa não possuir VGA e apenas DVI).
Note que, no meu caso, é a opção 'Analog_1-VGA' e que já está marcada como 'enabled'. No seu caso, todas estarão como 'disabled' por padrão.

Encontrando a saída correta, basta clicar em Enable EDID Emulation. A Tela piscará e em ficará com a resolução 640x480i 30KHz. Então já pode conectar sua TV.
Clique em OK para salvar as configurações e retornar a tela inicial do VM Maker.


Sem título3.png

De volta ao menu principal, clique em Generate Modes para gerar as resoluções e em seguida em Install modes

generate modes.png

Se tudo correu bem até agora, sua TV/monitor passará a ser reconhecida com o nome do tipo de tela que escolheu em Monitor settings.
Vá nas configurações de resolução de tela e verifique se reconhece com o nome e se estão disponiveis as resoluções instaladas.

resolutions.png

Para placas mais novas usando o driver Adrenalin 18.5.1 GCN:

Não encontrei tutoriais para estas placas, mas acredito que basta seguir o guia anterior da Crimson 16.2.1 e também funcionará.
Para quem testar e conseguir fazer funcionar, poste aqui no tópico para ajudar os amigos!

Continua no proximo post!
 
Ultima Edição:

brunolloko

Ser evoluído
Mensagens
32
Reações
52
Pontos
28
PARTE 4 - CONFIGURAÇÃO DO ARCADEOSD E SERVICE MENU DA TV

Esta é a parte mais delicada do processo. Tenha muito cuidado ao efetuar estes passos pois se forçar a barra, pode DANIFICAR sua TV!
Faça por sua conta e risco! Se estiver inseguro, passe para a próxima parte!


Após ter instalado as modelines, agora é a parte em que iremos testar e calibrar cada uma das modelines escolhidas. Pois muitas delas, dependendo da sua TV, pode acabar tendo as bordas Verticais e Horizontais com um overscan alto, ou até mesmo nem funcionar, dando aquele problema da tela ficar duplicada e etc.
Aqui que fará sentido ter selecionado melhor as regiões dos jogos que for emular. Vai fazer diferença. Primeiro que o Vm Maker não coloca duas resoluções iguais com taxa de atualização diferente (por exemplo 640x480 @60.00000 e 640x480 @50.00000). o programa achará redundante e instalará apenas a com a taxa mais alta. Segundo que vai te poupar muito trabalho na hora de regular as resoluções. Se optou por Super Resolutions, será menos ainda.

Qual a maior diferença entre Native Resolution e Super Resolution?
Na minha experiencia e pelo que já pesquisei em foruns gringos, o proprio Ben Templeman (Alphanu do MME4CRT) diz que Super Resolutions tem a vantagem de trocar um pouco mais rápidamente as resoluções (Chrono Cross por exemplo, que tem mudança entre a gameplay e o menu). A desvantagem desta é que, ao usar retroachievements no Retroarch com os graphical widgets... bem a resolução do jogo fica bonita, porem o gui do retroarch fica esticado e/ou comprimido... ficando impossivel de ler o que se está escrito. Veja na imagem: a esquerda a Super Resolution e na direta Native Resolution.

IMG_20220817_201859_015CS.jpg IMG_20220817_201837_008CS.jpg

Primeiro, se no Service Menu da sua TV possuir a opção de calibrar geometria vertical e horizontal, ótimo. regule a tv tendo em base o 640x480, pois esta é uma das maiores resoluções que vai conseguir num jogo até a era do PS1 se não estou enganado. você pode usar como base uma grid em 6480x480 ou abrir uma janela do windows em tela cheia e calibrar a tv com base nela. quando estiver tudo ajustado ao seu gosto, tudo certo. Se tiver apenas a calibração vertical, faça pela TV e então use o ArcadeOSD para calibrar a horizontal. Para isso, coloque sua TV como tela principal, abra o ArcadeOSD e dê enter em Video Modes.

arcade osd 1.png

Aqui verá todas as resoluções disponiveis (menos as que o programa bloqueia por não ser suportado pelo monitor). dê enter na primeira resolução.

arcade osd 2.png

Entrará em tela cheia, com um grid no fundo e oções para selecionar:
Em mode number pressionando as teclas direita e esqueda do teclado, selecionara as outras resoluções.
Em Horizontal Geometry entrará no modo de edição da geometria horizontal. entre nela

IMG_20220817_203834_338.jpg

Aqui seja cauteloso, qualquer erro que der na tela durante a edição e teste, pressione a tecla Esc imediatamente para cancelar a edição.
Queremos mexer apenas em duas opções aqui na maioria das resoluções: H Front Porch e H Back Porch. A primeira regula a proporção do lado direito e a outra do lado esquerdo. H Center ajuda a centralizar as vezes, mas irá usar muito raramente pois as mudanças nesses parametros são muito sensiveis. H Sync Pulse ajuda a "alinhar" o que configurou em H Front e H Back, só mexa neste se ficar com muito underscan na regulagem... tendo isso em mente, vamos lá. o que queremos é ajustar apenas as resoluções que ficam com as bordas pra fora da tela, então adicione 1ch em ambos H front e H back e dê enter para testar. Vá adicionando ou removendo Ch até encontrar a proporção de tela ideal. como no exemplo da minha imagem:


IMG_20220817_204209_987.jpg

Configurada a resolução, volte ao menu anterior e dê enter em Save Changes.
Faça isso com todas as resoluções do seu modeline e garantirá que a maioria dos jogos abra em tela cheia e/ou sem bordas cortadas.
OBS: Algumas resoluções é normal ficar com bordas pretas na vertical. como a resolução do Master System por exemplo.
Não mexa na geometria Vertical pelo ArcadeOSD! E vá com calma na hora da calibração. É um processo chato e cirurgico mesmo, mas você consegue.


Exemplo de jogos rodando já com a geometria calibrada:

sonic2.jpg fft.jpg


Proxima parte é a final. Onde Focarei no RetroArch e na Switchres.ini!
 

brunolloko

Ser evoluído
Mensagens
32
Reações
52
Pontos
28
PARTE 5 - CONFIGURAÇÃO DO SWITCHRES.INI E RETROARCH

Tá louco pra jogar, né? kkkk Tá quase.

Configuração do Switchres.ini

Pois bem. Temos agora, depois que portaram o switchres do GroovyMame para o Retroarch a possibilidade de forçar algumas coisas com um arquivo .ini.
Este arquivo deve estar em sua pasta do retroarch e então, dentro de uma pasta chamada ini e o nome do arquivo tem que ser switchres.ini.

aqui um exemplo do meu:

#
# Switchres config
#

# Monitor preset. Sets typical monitor operational ranges:
#
# generic_15, ntsc, pal Generic CRT standards
# arcade_15, arcade_15ex Arcade fixed frequency
# arcade_25, arcade_31 Arcade fixed frequency
# arcade_15_25, arcade_15_25_31 Arcade multisync
# vesa_480, vesa_600, vesa_768, vesa_1024 VESA GTF
# pc_31_120, pc_70_120 PC monitor 120 Hz
# h9110, polo, pstar Hantarex
# k7000, k7131, d9200, d9800, d9400 Wells Gardner
# m2929 Makvision
# m3129 Wei-Ya
# ms2930, ms929 Nanao
# r666b Rodotron
#
# Special presets:
# custom Defines a custom preset. Use in combination with crt_range0-9 options below.
# lcd Will keep desktop's resolution but attempt variable refresh, use in combination with lcd_range
#
monitor arcade_15

# Define a custom preset, use monitor custom to activate
# crt_range0-9 HfreqMin-HfreqMax, VfreqMin-VfreqMax, HFrontPorch, HSyncPulse, HBackPorch, VfrontPorch, VSyncPulse, VBackPorch, HSyncPol, VSyncPol, ProgressiveLinesMin, ProgressiveLinesMax, InterlacedLinesMin, InterlacedLinesMax
# e.g.: crt_range0 15625-15750, 49.50-65.00, 2.000, 4.700, 8.000, 0.064, 0.192, 1.024, 0, 0, 192, 288, 448, 576
crt_range0 auto
crt_range1 auto
crt_range2 auto
crt_range3 auto
crt_range4 auto
crt_range5 auto
crt_range6 auto
crt_range7 auto
crt_range8 auto
crt_range9 auto

# Set the operational refresh range for LCD monitor, e.g. lcd_range 50-61
lcd_range auto

# Force a custom modeline, in XFree86 format. This option overrides the active monitor preset configuration.
modeline auto

# Forces an user mode, in the format: width x height @ refresh. Here, 0 can used as a wildcard. At least one of the three values
# must be defined. E.g. user_mode 0x240 -> SR can freely choose any width based on the game's requested video mode, but will
# force height as 240.
user_mode auto


#
# Display config
#

# Select target display
# auto Pick the default display
# 0, 1, 2, ... Pick a display by index
# \\.\DISPLAY1, ... Windows display name
# VGA-0, ... X11 display name
display auto

# Choose a custom video backend when more than one is available.
# auto Let Switchres decide
# adl Windows - AMD ADL (AMD Radeon HD 5000+)
# ati Windows - ATI legacy (ATI Radeon pre-HD 5000)
# powerstrip Windows - PowerStrip (ATI, Nvidia, Matrox, etc., models up to 2012)
# xrandr Linux - X11/Xorg
# drmkms Linux - KMS/DRM (WIP)
api auto

# [Windows] Lock video modes reported as unsupported by your monitor's EDID
lock_unsupported_modes 1

# Lock system (non-custom) video modes, only use modes that have full detailed timings available
lock_system_modes 1

# Ignore video mode's refresh reported by the OS when checking ranges
refresh_dont_care 0

# Keep changes on exit (warning: this skips video mode cleanup)
keep_changes 0


#
# Modeline generation config
#

# Enable on-the-fly generation of video modes
modeline_generation 0

# Allow interlaced modes (existing or generated)
interlace 1

# Allow doublescan modes (warning: doublescan support is broken in most drivers)
doublescan 0

# Force a minimum dotclock value, in MHz, e.g. dotclock_min 25.0
dotclock_min 0

# Maximum refresh difference, in Hz, allowed in order to synchronize. Below this value, the mismatch does not involve penalization
sync_refresh_tolerance 2.0

# Super resolution width: above this width, fractional scaling on the horizontal axis is applied without penalization
super_width 2560

# Physical aspect ratio of the target monitor. Used to compensate aspect ratio when the target monitor is not 4:3
aspect 4:3

# [Experimental] Attempts to compensate consumer TVs vertical centering issues
v_shift_correct 0

# Apply geometry correction to calculated modelines
h_size 1.0
h_shift 0
v_shift 0

# Calculate horizontal borders with 1-pixel precision, instead of the default 8-pixels blocks that were required by old drivers.
# Greatly improves horizontal centering of video modes.
pixel_precision 1

# Calculate all vertical values of interlaced modes as even numbers. Required by AMD APU hardware on Linux
interlace_force_even 0


#
# Custom video backend config
#

# [X11] adjusts the crtc position after a new video mode is set, maintaining the relative position of screens in a multi-monitor setup.
screen_compositing 0

# [X11] stacks the screens vertically on startup to allow each screen to freely resize up to the maximum width. Useful to avoid video
# glitches when using super-resolutions. screen_reordering overrides screen_compositing.
screen_reordering 0

# [Windows] dynamically adds new modes or updates existing ones, even on stock AMD drivers*. This feature is experimental and is
# disabled by default. It has the following limitations and problems:
# - Synchronization is not perfect yet and the new modes may not always be ready on time for mode switching, causing a wrong display
# output.
# - A plug-n-play audio notification will be present on startup and exit, if the explorer shell is used.
# - Refreshing the hardware is an expensive task that takes time, specially if the app has already entered fullscreen mode. This
# makes it unpractical for games that switch video modes more than once.
# * When used with stock AMD drivers instead of CRT Emudriver, usual limitations apply: no support for low resolutions (below 640x480)
# nor low dotclocks.
# Not a problem however if you're using a 31 kHz monitor.
allow_hardware_refresh 0

# Pass a custom video timing string in the native backend's format. E.g. pstring timing for Powerstrip
custom_timing auto


#
# Logging
#

# Enables verbose mode (0|1)
verbose 0

# Set verbosity level (from 0 to 3)
# 0: no messages from SR
# 1: only errors
# 2: general information
# 3: debug messages
verbosity 2

O que precisamos aqui é setar novamente o tipo de monitor estamos usando, que no meu caso é o Arcade_15.
O restante pode ler e ir fuçando o que achar necessario. Mas lembra do pulo do gato disso aqui forçar o retroarch a usar as configurações do Vm Maker e do ArcadeOSD?
Na guia:
# Enable on-the-fly generation of video modes
modeline_generation 0
deixe em 0 e o Retroarch vai usar apenas as resoluções que você editou no ArcadeOSD. Ou seja, as resoluções com a geometria corrigida.
Eu recomendo é que você copie e cole a minha configuração inteira no seu arquivo .ini e altere apenas a parte do monitor para o que você setou no Vm Maker.

Configuração do RetroArch

Agora no Retroarch você deverá configurar algumas coisas:

Primeiro vá ao menu de configurações, entre em Interface de usuário e deixe a opção Menu no modo Rgui e a opção Mostrar Configurações avançadas em On (Ligado). Volte ao menu principal e reinicie o retroarch para que as alterações entre em vigor.

Em seguida, volte para o menu de configurações e entre no menu Vídeo:
Em Sincronização e ligue a Sincronização vertical e a Sincronia rígida de CPU. Em Quadros de Sincronia Rígida de CPU coloque em 2.
Em Modo tela cheia Ligue as opções Iniciar em Tela cheia e Modo Janela em Tela cheia. Em Largura e Altura coloque respectivamente 320 e 240.
Em Saída deixe Vídeo em modo gl.
Em Indice de monitor deixe o que representa a sua TV (muito provavelmente será a 2, ou deixe em automatico se setou sua TV como tela principal no windows).
Agora em Trocar para resolução CRT, na opção Trocar para resolução CRT selecione INI, em Super Resolução CRT deixe em Native (se instalou modelines em resolução nativa) ou 2560 (se instalou modelines Super Resolution).

Acho que é isso, de resto, vão fuçando aí porque vai ser mais pessoal, como configurar retroachievements, pasta de saves e bios, controles etc...
Qualquer dúvida é só postar aqui e eu respondo assim que possivel! Ansioso para ver as fotos do setup de vocês rodando os jogos. Forte Abraço a todos.

Algumas fotos aqui de alguns jogos...
Mas minha câmera não é muito boa e a TV muito menos. Mas ta muito bom jogar assim na resolução nativa.

IMG_20220817_221604_626.jpg

IMG_20220817_221753_281.jpg

IMG_20220817_222138_357.jpg

IMG_20220817_222349_755.jpg
 

brunolloko

Ser evoluído
Mensagens
32
Reações
52
Pontos
28
No fim das contas pra fazer o sistema rodar é muito simples. O mais chato é o ArcadeOSD mesmo. Espero que consiga.
 


Povo da Areia

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.596
Reações
6.274
Pontos
703
Ótimo tópico, recentemente eu postei umas imagens no tópico de CRT, usei um software no windows para "enviar" resolução 240p para um monitor CRT via retroarch.

Fica muito bom, porém, não deixa de ser emulação, não curti, é muito trabalho para continuar sendo emulação, melhor emular em um LCD de 17'' LG que eu tenho aqui.

Mas, boa sorte para quem deseja se aventurar, as scanlines ficam realmente excelentes.
 

brunolloko

Ser evoluído
Mensagens
32
Reações
52
Pontos
28
Ótimo tópico, recentemente eu postei umas imagens no tópico de CRT, usei um software no windows para "enviar" resolução 240p para um monitor CRT via retroarch.

Fica muito bom, porém, não deixa de ser emulação, não curti, é muito trabalho para continuar sendo emulação, melhor emular em um LCD de 17'' LG que eu tenho aqui.

Mas, boa sorte para quem deseja se aventurar, as scanlines ficam realmente excelentes.
Bom, a única emulação no caso do RetroArch são os cores mesmo. Pq o que o switchres faz não é emulação. Ere realmente vai setar a resolução do console, só q no sinal RGB e não no 480i dos consoles reais plugados em vídeo composto. Vale muito a pena e sai mais barato que comprar cabo ou fazer mod RGB nos consoles reais. Vou atrás dessas fotos que mencionou. Fiquei curioso.

Edit ---

Vi lá seu post, com monitor vga é embassado mesmo, e como só roda em 31KHz via super resolutions ele de fato não vai rodar em resolução nativa... E a taxa de atualização dele é pior que os das TVs... Chrono Cross fica injogavel na minha opinião pq demora muito pra tela atualizar quando vc entra ou sai do menu. Mas as scanlines ficam muito boas mesmo, mas prefiro scanline de TV. Por isso peguei essa por enquanto. A única vantagem do monitor vga é o tamanho e não precisar de conversor. E tbm não precisa do ArcadeOSD pq basta ajustar o vertical e horizontal direto do menu do monitor. O meu aqui ele salva pra cada resolução. Ou seja, se fiz ajuste em 2560x240 ele não vai sobrescrever o ajuste do 2560x224 por exemplo.
 
Ultima Edição:

Chris_Arcade

Bam-bam-bam
Mensagens
576
Reações
871
Pontos
293
Uso e recomendo.
Só recentemente comecei a usar o retroarch junto do cremudriver.
Antes só usava o groovymame.
Tem um detalhe muito importante que deixa esse setup de emulação superior: input lag.
Rretroarch tem o runahead e Groovymame tem o framedelay.
Tenho algumas placas arcade e digo que fica muito próximo do original.
 
Ultima Edição:

brunolloko

Ser evoluído
Mensagens
32
Reações
52
Pontos
28
Uso e recomendo.
Só recentemente comecei a usar o retroarch junto do cremudriver.
Antes só usava o groovymame.
Tem um detalhe muito importante que deixa esse setup de emulação superior: input lag.
Rretroarch tem o runahead e Groovymame tem o framedelay.
Tenho algumas placas arcade e digo que fica muito próximo do original.
Até que ponto o runahead é necessario? Usando somente o v-sync e o Hard GPU Sync em 2 já fica bem bacana na minha opinião. Mas não sou de emular Arcades, só consoles então não tenho muito conhecimento nesse ponto.
 

brunolloko

Ser evoluído
Mensagens
32
Reações
52
Pontos
28
Mais algumas fotos pra vocês aqui do meu setup. Tô aqui na luta pra calibrar Cor, Brilho e Contraste. Mas sinto que tô quase lá... pelo menos a questão da convergencia já melhorou muito. Tava muito estourado antes, fazendo as bordas das imagens ficarem muito feias.

IMG_20220819_192126_520.jpg IMG_20220819_193410_659.jpg IMG_20220819_193435_585.jpg IMG_20220819_194648_200.jpg
 

onewaytrigger

Bam-bam-bam
Mensagens
1.023
Reações
1.181
Pontos
353
Bacana, depois vou ler com calma. Eu uso a uns 2 anos, tem também o Groovy Arcade que é outra ótima opção. Já até tinha pensado em fazer um tutorial assim, mas tem gente que torce o nariz e tem preguiça de usar só o retroarch até hoje, imagine retroarch na CRT que não sei se compensaria o trampo de fazer um tutorial assim... mas legal a iniciativa
 

brunolloko

Ser evoluído
Mensagens
32
Reações
52
Pontos
28
Bacana, depois vou ler com calma Eu uso a uns 2 anos, tem também o Groovy Arcade que é outra ótima opção. Já até tinha pensado em fazer um tutorial assim, mas tem gente que torce o nariz e tem preguiça de usar só o retroarch até hoje, imagine retroarch na CRT...
Sim, bem isso mesmo hahaha. Cara, até tentei usar o GroovyArcade, mas o sistema ainda não está muito estável, e tbm tem o problema da proporção da tela. Então, na minha situação, só no Windows mesmo pra conseguir 100% do que eu queria. Todos os jogos que testei de consoles rodam perfeito com a proporção correta na tela e sem cortar nenhuma borda. Testei poucos jogos de Arcade, mas os poucos que testei tão na mesma situação, Marvel Vs capcom e Darkstalkers tão muito bonitos aqui na minha TV, antes de aprender a usar o ArcadeOSD era uma tristeza, sempre as bordas cortadas...
Infelizmente minhas fotos são uma bela porcaria haha. Só pessoalmente pra conseguir enchergar as scanlines mesmo... Por ser uma TV de 20 polegadas, são bem discretas e na foto é dificil capturar.
 

onewaytrigger

Bam-bam-bam
Mensagens
1.023
Reações
1.181
Pontos
353
Sim, bem isso mesmo hahaha. Cara, até tentei usar o GroovyArcade, mas o sistema ainda não está muito estável, e tbm tem o problema da proporção da tela. Então, na minha situação, só no Windows mesmo pra conseguir 100% do que eu queria. Todos os jogos que testei de consoles rodam perfeito com a proporção correta na tela e sem cortar nenhuma borda. Testei poucos jogos de Arcade, mas os poucos que testei tão na mesma situação, Marvel Vs capcom e Darkstalkers tão muito bonitos aqui na minha TV, antes de aprender a usar o ArcadeOSD era uma tristeza, sempre as bordas cortadas...
Atualmente uso o CRT Emudriver no W11 mas já testei o GA e quero voltar a usar ele quando chegar um HD que comprei pra deixar tudo de emulação só nele. Inclusive nele vai ser possível uma transição entre resoluções mais rápidas como nesse exemplo que vc citou do Chrono Cross que vai de 240p a 480i ao entrar no menu. O input lag dos controles em si tbm seria menor no GA.
Sobre resolução nativa ou super resolução eu já usei os dois e não notei diferença de imagem já que a vertical permanece a mesma. Inclusive se usar super resolução você não precisa adicionar e editar uma penca delas pra ajustar a geometria. Isso eu tambem não faço mais, uso somente um switchres.ini ajustado pra geometria da minha TV e nem preciso ajustar no ArcadeOSD.
 

brunolloko

Ser evoluído
Mensagens
32
Reações
52
Pontos
28
Eu li em fórum gringo sobre isso de setar a geometria específica da TV no switchres.ini. o problema é encontrar os números exatos... Ainda mais da minha tv em particular. Felizmente não foi tão difícil ajustar o ArcadeOSD pras minhas necessidades. Mas assim que o Groovy Arcade der uma melhorada na estabilidade eu dou outra chance pra ele. (No meu PC essa versão 2022 nem sequer instala, deve ser incompatível com a Dell... Pq no meu ryzen 3 instalou de boa, mas não vou sacrifica um PC moderno pra isso... Kkk).

Assim que montar seu setup, mostra aí pra nós. Tô curioso pra ver as imagens.
 

mlooborte

Mil pontos, LOL!
Mensagens
8.044
Reações
11.487
Pontos
1.024
Eu não tenho muita paciência pra essas coisas, mas deixei minha curtida pelo esforço. Já tentei usar um raspberry na minha CRT e achei meio complicado na época, acabei desistindo (até pq já tenho uma caraiada de everdrive).
 

brunolloko

Ser evoluído
Mensagens
32
Reações
52
Pontos
28
Eu não tenho muita paciência pra essas coisas, mas deixei minha curtida pelo esforço. Já tentei usar um raspberry na minha CRT e achei meio complicado na época, acabei desistindo (até pq já tenho uma caraiada de everdrive).
Valeu, maninho. O importante é jogar mesmo haha, se tem o hardware original, vai nele mesmo. Eu passei todos os meus pra frente pq tava impraticável comprar jogos, e o proprio everdrive tava caro. Mas minha tara pelo retroachievements foi uma das razões da minha decisão tb.
 

Lagartixo

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.082
Reações
1.932
Pontos
844
Aí fica a pergunta: E o delay nos comandos? Tem pelo Retroarch?
 

brunolloko

Ser evoluído
Mensagens
32
Reações
52
Pontos
28
Aí fica a pergunta: E o delay nos comandos? Tem pelo Retroarch?
V-sync e o hard gpu sync em 2 ajudam ainda mais. Mas mesmo com eles desativados não sinto delay nenhum, eles ajudaram mais no screen tearing que dá quando se usa duas telas. Mas a CRT não tem delay.
 

seatle94br

Mil pontos, LOL!
Mensagens
6.561
Reações
2.598
Pontos
1.104
Mano, que trabalheira para desenvolver, organizar isso aí! Provavelmente não irei testar, mas que trabalho bonito hheim! Parabéns!

Aqui to satisfeito com meu setup atual, Wii, Ps2 ligado na tv de tubo, restante que eles não rodam, to usado o PC com retroarch, filtros etc.

Uma vez, montei meu retrobox na tv de tubo, ficou bonitão :D
 

brunolloko

Ser evoluído
Mensagens
32
Reações
52
Pontos
28
Mano, que trabalheira para desenvolver, organizar isso aí! Provavelmente não irei testar, mas que trabalho bonito hheim! Parabéns!

Aqui to satisfeito com meu setup atual, Wii, Ps2 ligado na tv de tubo, restante que eles não rodam, to usado o PC com retroarch, filtros etc.

Uma vez, montei meu retrobox na tv de tubo, ficou bonitão :D
Hahaha, sim, deu um put* trabalho, mas fiz pq realmente senti carência de material assim em PT-BR e tbm vi aqui no fórum um ou outro cara em outro tópico dizendo q não tinha chegado nos 100%. Mas obrigado pelo elogio!

Eu fiquei por muito tempo usando Wii e Ps2 tb, mas o que me pega é a questão de controle... eu sou daqueles que mega drive (console do coração) tem q ser jogado com controle de 6 botões do mega mesmo kkkk. tô aqui com meu 8BitDo e não me arrependo. No mais, a comodidade dos emuladores e o uso de retroachievements tem um fator decisivo muito grande de me desfazer dos consoles e seguir nessa empreitada. Só que usar TV moderna é muito input lag e os filtros não são a mesma coisa que CRTs... depois que descobri essa parada de forçar 240p no PC minha cabeça explodiu... Aí veio outro Problema... pq eu já tinha um monitor VGA, e aí descobri que, como ele é só 31KHz ia cagar na questão de troca de resolução... é realmente muito lenta nesse tipo de monitor... daí tinha pegado uma TV de 29, mas percebi que aqui ocupava muito espaço kkk, até que, no fim de tudo, consegui uma TV de 20 que fica muito bem aqui no meu espaço e o setup do CRT Emudriver feito corretamente... Cê tá maluco... superou muito as expectativas... roda super bem todos os cores que já testei, com zero delay (ou muito proximo disso, pq realmente não sinto lag nenhum...) e qualidade de imagem incrivel (embora não seja PVM ou Trinitron da vida) que me cativaram bastante.

Minha ideia agora é deixar o monitor VGA pra rodar só arcades (Pq as scanlines dele é bem mais bonito e nesse caso os jogos não ficam trocando de resolução), e a TV só pra consoles. mas vou vendo direitinho. Atualizo aqui com o tempo.
 

Lagartixo

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.082
Reações
1.932
Pontos
844
V-sync e o hard gpu sync em 2 ajudam ainda mais. Mas mesmo com eles desativados não sinto delay nenhum, eles ajudaram mais no screen tearing que dá quando se usa duas telas. Mas a CRT não tem delay.
ah é, esqueci que estava em um crt. Pena que daqui a uns 20 anos essas telas serão absurdamente raras funcionando ou até extintas.
 

Lagartixo

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.082
Reações
1.932
Pontos
844
Eu aqui tenho um velho MSX no depósito, que curiosamente ainda funciona. Pretendo retirar todo o conteúdo da carcaça dele e colocar um pc simples lá, com windows xp ou 7 e um mame puro. Comprei tem uns anos um monitor crt de 17, zerado da LG, vou colocar sobre o gabinete do pc e usar ele. No local onde há a entrada de controles do MSX, colocarei duas entradas usb para os controles, que provavelmente será de Mega Drive adaptado. Só quero o MAME mesmo.
 

brunolloko

Ser evoluído
Mensagens
32
Reações
52
Pontos
28
Eu aqui tenho um velho MSX no depósito, que curiosamente ainda funciona. Pretendo retirar todo o conteúdo da carcaça dele e colocar um pc simples lá, com windows xp ou 7 e um mame puro. Comprei tem uns anos um monitor crt de 17, zerado da LG, vou colocar sobre o gabinete do pc e usar ele. No local onde há a entrada de controles do MSX, colocarei duas entradas usb para os controles, que provavelmente será de Mega Drive adaptado. Só quero o MAME mesmo.
Nesse caso recomendo o Windows 7 e o GroovyMame. O Mame puro não roda na resolução nativa, faz sempre upscaling pra cima dos 480p. se vc vai usar monitor CRT vale mais a pena tentar a resolução nativa ou as super resolutions que o groove mame roda tranquilo. Vai ter a vantagem do zero delay e aproveitar scanlines reais do monitor desse jeito. É o que tô planejando fazer com o meu monitor aliás. Fica bonito de mais, mano. Infelizmente não tenho fotos... Qualquer coisa te ajudo nisso quando vc for começar essa empreitada. No seu caso, será muito mais fácil configurar já q é só o mame. Vai ficar muito top.
 

seatle94br

Mil pontos, LOL!
Mensagens
6.561
Reações
2.598
Pontos
1.104
Hahaha, sim, deu um put* trabalho, mas fiz pq realmente senti carência de material assim em PT-BR e tbm vi aqui no fórum um ou outro cara em outro tópico dizendo q não tinha chegado nos 100%. Mas obrigado pelo elogio!

Eu fiquei por muito tempo usando Wii e Ps2 tb, mas o que me pega é a questão de controle... eu sou daqueles que mega drive (console do coração) tem q ser jogado com controle de 6 botões do mega mesmo kkkk. tô aqui com meu 8BitDo e não me arrependo. No mais, a comodidade dos emuladores e o uso de retroachievements tem um fator decisivo muito grande de me desfazer dos consoles e seguir nessa empreitada. Só que usar TV moderna é muito input lag e os filtros não são a mesma coisa que CRTs... depois que descobri essa parada de forçar 240p no PC minha cabeça explodiu... Aí veio outro Problema... pq eu já tinha um monitor VGA, e aí descobri que, como ele é só 31KHz ia cagar na questão de troca de resolução... é realmente muito lenta nesse tipo de monitor... daí tinha pegado uma TV de 29, mas percebi que aqui ocupava muito espaço kkk, até que, no fim de tudo, consegui uma TV de 20 que fica muito bem aqui no meu espaço e o setup do CRT Emudriver feito corretamente... Cê tá maluco... superou muito as expectativas... roda super bem todos os cores que já testei, com zero delay (ou muito proximo disso, pq realmente não sinto lag nenhum...) e qualidade de imagem incrivel (embora não seja PVM ou Trinitron da vida) que me cativaram bastante.

Minha ideia agora é deixar o monitor VGA pra rodar só arcades (Pq as scanlines dele é bem mais bonito e nesse caso os jogos não ficam trocando de resolução), e a TV só pra consoles. mas vou vendo direitinho. Atualizo aqui com o tempo.


Eu tenho também um 8bit m30, para mega e saturn Top demais! Sobre o inputlag, eu não vejo (é serio hahahah), retroarch tem opções para melhorar ele. Tem tutorial para adaptar um bluetooth no wiiremote (wii mod brasil tem), dai vc sincroniza qualquer controle via bluettoh.
 

brunolloko

Ser evoluído
Mensagens
32
Reações
52
Pontos
28
Eu tenho também um 8bit m30, para mega e saturn Top demais! Sobre o inputlag, eu não vejo (é serio hahahah), retroarch tem opções para melhorar ele. Tem tutorial para adaptar um bluetooth no wiiremote (wii mod brasil tem), dai vc sincroniza qualquer controle via bluettoh.
Eu sinto bastate input lag em jogo de luta e plataforma, por isso parei total de usar tv moderna e usar filtro ctr não rola, pesa mais ainda o sistema. Agora só tubo mesmo kk.
Quanto a fazer mod no wii remote nunca ouvi falar. Mas aí entra a questão da bateria haushauhsua. Tô bem usando meus controles via cabo mesmo nesse setup. No meu caso é melhor. Fora q meu controle é o m30 2.4g, o de mega drive mesmo. Então o wireless dele só é compatível com o console. No PC pesquisei em todo canto e essa versão é so via cabo mesmo nos PCs e consoles compatíveis. Ele é xinput no PC.
 

brunolloko

Ser evoluído
Mensagens
32
Reações
52
Pontos
28
@brunolloko vc pode fazer um favor, testa psp ai, na epoca que liguei o retrobox ele não funcionava na tv de tubo.
Esse meu PC é fraco, então quase ctz q não vai rodar. Saturno e mame mais atual fica capenga no meu setup tb. Mas vou testar ver se pelo menos seta a resolução. Mas na real nem aconselho. Já q psp é 16:9, vale mais a pena usar na TV moderna mesmo com o PPSSPP standalone. É o q faço aqui do PS2 pra cima na real. Mas vou testar e logo menos te mando imagens do que eu conseguir.
 

brunolloko

Ser evoluído
Mensagens
32
Reações
52
Pontos
28
@seatle94br tenho boas e más notícias...

A Boa é q, em teoria, daria pra setar a resolução do PSP na CRT via modeline sim...
A ruim é que, pelo menos aqui, a resolução é incompatível com minha tela, mesmo no modo super resolution ele nem encontra pra setar.

O que consegui fazer foi usar custom resolution no retroarch usando a super resolução 480i como base (2560x480i). Mas eu realmente não recomendo, os textos ficam feios e a proporção da imagem provavelmente ta errada (ou ficou esticada de mais ou comprimida de mais, teria q pegar algum jogo ou um 240p test suite da vida pra testar...) e é aquilo que falei, ele é feito pra LCD 16:9... então o melhor caminho ou é um tablet, um smartfone ou TV moderna mesmo, q fica muito bom por sinal.


IMG_20220821_141826_280.jpg IMG_20220821_142240_723~2.jpg
 

seatle94br

Mil pontos, LOL!
Mensagens
6.561
Reações
2.598
Pontos
1.104
@seatle94br tenho boas e más notícias...

A Boa é q, em teoria, daria pra setar a resolução do PSP na CRT via modeline sim...
A ruim é que, pelo menos aqui, a resolução é incompatível com minha tela, mesmo no modo super resolution ele nem encontra pra setar.

O que consegui fazer foi usar custom resolution no retroarch usando a super resolução 480i como base (2560x480i). Mas eu realmente não recomendo, os textos ficam feios e a proporção da imagem provavelmente ta errada (ou ficou esticada de mais ou comprimida de mais, teria q pegar algum jogo ou um 240p test suite da vida pra testar...) e é aquilo que falei, ele é feito pra LCD 16:9... então o melhor caminho ou é um tablet, um smartfone ou TV moderna mesmo, q fica muito bom por sinal.


Visualizar anexo 273612 Visualizar anexo 273613


Top vlw pelo teste!
 

brunolloko

Ser evoluído
Mensagens
32
Reações
52
Pontos
28
Pessoal, trago um update para vocês bem importante!
Realmente o ArcadeOSD pode ser "esquecido" e o uso do switchres.ini fica beeeeem facil depois de finalmente aprender a usar da forma correta :klolwtf

Irei atualizar o tutorial em breve, mas deixarei aqui um resumo da solução para quem já visitou o tópico:

Como o proprio @onewaytrigger mencionou (muito obrigado mesmo pelo seu comentário, mano. Depois de uma boa estudada e seguindo dicas do Alphanu, finalmente entendi o funcionamento disso.), basta realmente ajustar a geometria utilizando o switchres.ini apenas editando o tipo de monitor para custom e então adicionar a custom crt range como podem ver abaixo:

#
# Switchres config
#

# Monitor preset. Sets typical monitor operational ranges:
#
# generic_15, ntsc, pal Generic CRT standards
# arcade_15, arcade_15ex Arcade fixed frequency
# arcade_25, arcade_31 Arcade fixed frequency
# arcade_15_25, arcade_15_25_31 Arcade multisync
# vesa_480, vesa_600, vesa_768, vesa_1024 VESA GTF
# pc_31_120, pc_70_120 PC monitor 120 Hz
# h9110, polo, pstar Hantarex
# k7000, k7131, d9200, d9800, d9400 Wells Gardner
# m2929 Makvision
# m3129 Wei-Ya
# ms2930, ms929 Nanao
# r666b Rodotron
#
# Special presets:
# custom Defines a custom preset. Use in combination with crt_range0-9 options below.
# lcd Will keep desktop's resolution but attempt variable refresh, use in combination with lcd_range
#
monitor custom

# Define a custom preset, use monitor custom to activate
# crt_range0-9 HfreqMin-HfreqMax, VfreqMin-VfreqMax, HFrontPorch, HSyncPulse, HBackPorch, VfrontPorch, VSyncPulse, VBackPorch, HSyncPol, VSyncPol, ProgressiveLinesMin, ProgressiveLinesMax, InterlacedLinesMin, InterlacedLinesMax
# e.g.: crt_range0 15625-15750, 49.50-65.00, 2.000, 4.700, 8.000, 0.064, 0.192, 1.024, 0, 0, 192, 288, 448, 576
crt_range0 15625-16200, 49.50-65.00, 3.500, 4.700, 9.200, 0.064, 0.192, 1.024, 0, 0, 192, 288, 448, 576
crt_range1 auto
crt_range2 auto
crt_range3 auto
crt_range4 auto
crt_range5 auto
crt_range6 auto
crt_range7 auto
crt_range8 auto
crt_range9 auto

O Pulo do gato está em você pegar primeiro o crt range que melhor funcionar na sua TV, que no meu caso seria o Arcade_15 e usa-lo como a base para a edição destes campos (marcados em vermelho) que vão representar os mesmos H Front Porch e H Back Porch que editava lá no ArcadeOSD:

crt_range0 15625-16200, 49.50-65.00, 3.500, 4.700, 9.200, 0.064, 0.192, 1.024, 0, 0, 192, 288, 448, 576

Com o retroarch aberto, conseguirá ver os resultados salvando a edição feita no switchres.ini e reiniciando o retroarch a cada edição. Notará as bordas horizontais se ajustando a sua tela a cada edição. quanto maior o numero colocado, menos overscan terá. Quanto a escala vertical, basta ajusta-lá no service menu da sua TV.

Agora faz todo sentido pq o switchres.ini estava sobreponto as configurações do ArcadeOSD e do VM Maker... Facilitou muito a vida, bastando agora apenas editar esse arquivo após instalar as modelines no VM Maker.
OBS: Pra quem for usar distro Linux como o GroovyArcarde, não precisa instalar modelines, basta apenas setar essa crt_range mesmo.
 

seatle94br

Mil pontos, LOL!
Mensagens
6.561
Reações
2.598
Pontos
1.104
Adivinha se eu não tô formatando um notebook aqui, para poder testar....

Vídeo é Intel, não achei ainda o drive para ele (porém, tive pouco tempo para buscar).

Enviado de meu M2003J15SC usando o Tapatalk
 

brunolloko

Ser evoluído
Mensagens
32
Reações
52
Pontos
28
Vai de Windows e Soft 15KHz? Acho que deve funcionar de boa tb. Só q acredito q rode somente Super Resolution.
 
Topo Fundo